O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Uma volta ao passado! Quando vocês descobriram a emulação? Quais sites visitavam na época?

wario121

Habitué da casa
Mensagens
109
Reações
86
Pontos
69
Vou reproduzir aqui, mais uma vez, um post meu lá no Clube da Jogatina do Facebook, como forma de interagir com o pessoal e descobrir histórias interessantes da galera das antigas! Espero que gostem!

21728483_355807461507194_4252391883499132682_n.jpg

Acredito que enorme maioria que frequenta aqui faça uso da emulação para se divertir com consoles antigos. Então, a pergunta hoje é mais do que interessante: quando começaram a emular esses consoles? Qual ano, precisamente? Quais foram os primeiros emuladores que baixaram? E vcs lembram os primeiros sites de emulação que frequentaram?

Eu comecei com esse negócio de emulação em 1999, quando ganhei meu primeiro PC (um Pentium 3 com 64mb de RAM)! Acho que a primeira coisa que eu fiz, ainda nos tempos de internet discada, foi acessar o site do IG e mostrar pra minha mãe hahaha! Mas, naquele mesmo dia, já após a meia noite (lembre-se: pulso único após meia noite), eu adentrei o mundo da internet com meus 50kbps e fui atrás das palavrinhas MEGA DRIVE e EMULADOR no saudoso site do CADÊ!

Como era bem lento, baixar uma ROM de 2 MB era uma vida e demorava horrores, mas era uma vitória sempre que alguma nova ROM chegava e o GET RIGHT avisava no cantinho da tela (alguém mais usava o GET RIGHT?).

Os sites que eu visitava sempre eram o AirBag Emulators, o GDicas, Emulando e também um que até hoje existe e eu ainda uso, que é o saudoso Planetemu! Outro que eu frequentava, geralmente para pegar screenshots ou ver algum final de jogo era o VGMuseum, que também existe até hoje!

Mas, e vocês? Lembram-se de tudo isso? Vamos compartilhar essa experiência interessante, de uma época de ouro que só quem viveu sabe o quanto era sofrido e bom ao mesmo tempo!

Faz tanto tempo que nem sei dizer qual o emulador e tal, mas a primeira vez que tive notícias de um emulador e me encantei foi quando um amigo meu comprou um PC e me chamou pra jogar na casa dele, pois tinha conseguido um CD com 500 jogos de megadrive. Fiquei embasbacado, pois não achava possível um fato desses ser real, daí fui a casa dele e começava aí minha saga, primeiro pra comprar um PC depois pra descobrir e me aprofundar no mundo dos emuladores.
 

dinger01

Bam-bam-bam
GOLD
Mensagens
10
Reações
13
Pontos
273
No meu caso, foi no ano de 1998, só não me lembro realmente como tudo começou, mas minha primeira experiência foi com o saudoso nesticle. Foi maravilhoso ver aqueles clássicos rodando no meu PC. Depois parti pro kgen e genecyst, além de um emulador de 2600 que não lembro o nome.

Lembro que me acordava todo dia às 4 da manhã e baixava rom até 6 horas. Sábado a partir de 14 horas, também era de lei (foda quando minha mãe pegava o telefone pra ligar, lá caía a minha precária conexão). Com o tempo, fui conhecendo emuladores de outros sistemas, como mame, no$gb, meka e etc.

Lembro também dos inúmeros controles meia boca que eu comprava e passava horas da minha vida configurando e tentando fazer funcionar nos emuladores. Lembro também que comprei um cd com umas 400 roms de mega drive, que foi fonte de alegria por muito tempo. Meu sobrinho, que hoje tem 19 anos, jura de pé junto que esse cd existe até hoje.

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.161
Reações
23.224
Pontos
1.619
Em 98, pouco tempo depois que minha mãe morreu, eu vi num 486 um emulador rodando meu fodástico Shinobi (arcade) SEM AUDIO e LENTO PRA ENCARDIR!

Mas foi só ver aquilo que fiquei louco! O emulador no caso, era o MAME em padrão DOS. Com um tempinho, me surge o Robocop (arcade) rodando com som e jogabilidade perfeitas (usando um controle que só funcionava 4 botões num padrão em Z. NOTA: O controle é da Dynacom, parecia com o controle de 3 botões do mega e era um PARTO pra se instalar e configurar...)

Levei na casa de um primo meu e o fiz chorar quando ele viu o Robocop e o Elevator Action rodando no pc dele, de forma igual aos arcades! Mas, no meu caso, CONHECER e TER um diskette com esses jogos era boa coisa, mas eu mesmo, não tinha um computador que desse conta do recado!

Em 99, eu tinha conseguido vender minha coleção de videogames e fui pros EUA (onde fui preso e deportado, mas isso já é uma outra história...) e a única vantagem que tive foi nula, pois quando voltei, não tinha mais nada no meu quarto.

Graças ao meu irmão Carlos (vulgo Voltran) eu consegui trocar um Sega Saturn que eu havia revivido e uma TV CCE de 20'' em um Pentium 133 com 64 Mb de Ram e um HD de 512 megas, REPLETO de Bad blocks (mas funcionava!), e com isso, voltei ao mundo da informática.

Sofri horrores com aquela máquina: Problemas na placa mãe (curto lógico) torrou duas placas de rede, além dele só reconhecer a placa de audio depois de dar uma pancada nela! E isso sem contar que me roubaram meu processador quando a levei pra fazer uma manutenção em outro cara, que falou que tinha peças com preços em conta. Nisso, eu volto a ter um P100...

Comecei rodando dois emuladores: MAME e o Raine. Cada um tinha algumas diferenças, mas o Raine rodava os jogos com som e não era pesado pra minha configuração! Quando troquei a placa de video (de uma TGUI 9440 para uma 9680 com memória extra instalada nos dois slots, aí começava a felicidade! Ah sim, a 9440 começou sem memória extra, usando apenas 1 mega de video. Quando colocamos as memórias (que a elevava para 2 brutos megas) ela trabalhava muito bem!

Engraçado dizer que, comecei com os emuladores de videogames caseiros BEM DEPOIS de sair brigando com os arcades em casa. Daí conheci muitos jogos que eu nem tinha visto! Só que... Mesmo assim, com os emuladores em mãos, com mihares de outros jogos e a chance de conseguir conhecer mais, parece que a minha vontade de sair comprando os videogames e jogando em casa, foi se realçando mais e mais até voltar a colecionar de novo!
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.410
Reações
7.479
Pontos
453
Não lembro muito bem em que ano entrei no mundo da emulação mas provavelmente foi entre 1999 ou 2001, quando Pokémon Gold e Silver foram lançados. Se não me engano, algum amigo da minha família havia colocado o NO$GB (emulador de Game Boy) no meu PC junto com a ROM japonesa do Silver pois ouviu dizer eu queria muito jogá-los.

Quando atualizaram o meu Windows para a versão Millenium, conheci o ZSNES. O técnico que mexeu no computador colocou um Yoshi's Island executável com o emulador já embutido.

Com o passar dos anos, fui conhecendo muitos outros: Project64, NeoRageX, MAME, Kawaks, Final Burn Alpha, NO$GBA, Demul, etc.

Sobre sites...não me recordo muito bem mas Zophar's Domain, Rom Hustler e um endereço chinês cujo o nome não me vem a mente (esse costumava a ser um dos primeiros pontos onde as ROMs novas de GBA eram disponibilizadas) eram os que eu mais visitava.
 

Ryo_Sakazaki

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.096
Reações
11.976
Pontos
754
Acho que foi perto do fim dos anos noventa. Fui de viagem para o interior e um primo meu mostrou o PC dele rodando um emulador do Mega Drive. Acho que a vez que mais fiquei impressionado foi quando rodei o NEORAGE no meu PC. Aquilo ali era bruxaria demais, parecia impossível imaginar que Eu tinha todos os jogos de Neo Geo ali rodando na minha frente.
 

juggy

Supra-sumo
Mensagens
619
Reações
525
Pontos
164
Em 97 comecei a namorar uma garota e de quebra vieram 2 cunhados gente boa que tinham um PC (eu não tinha) e que gostavam de videogame. Daí fui apresentado aos emuladores. Os primeiros que usei foram o nesticle, o genecyst e o callus95. Os sites que mais visitei foram o emulatronia.com e o emuparadise. Atualmente baixo os emuladores mais atuais no emucr.com.
 


Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.020
Reações
49.436
Pontos
1.304
Não lembro como conheci, lembro do meu PC já ter emulador (acho que meu irmão pegou e colocou no PC) daí descobri as ROMs e como curtia muito RPG eu ficava basicamente na RPG-A e na EGL do @evil_gambit
 

M3troid

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.907
Reações
19.482
Pontos
553
O primeiro que lembro o nome, e que inclusive foi um dos primeiros a ter good roms foi o finado g-dicas.
 

Offline.os

Bam-bam-bam
Mensagens
1.660
Reações
2.831
Pontos
303
Parente meu passou pra minha mãe um site com emuladores de Megadrive e Master system quando eu tinha uns 5 anos.
Aqueles emuladores em DOS, com gota de sangue caindo na tela, tinha um outro com o console no fundo. Bons tempos.
 

Luiz35

Larva
Mensagens
12
Reações
22
Pontos
3
Romhustler acho que foi minha primeira referência, e lenbrar que baixava jogos de nes a 52 kbps no meu Pentium 2,bons tempos :rox:rox:rox
 

Barrigudinho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
907
Reações
1.558
Pontos
583
Em 1997, eu pesquisei no Altavista pra ver se encontrava o Golden Axe pra DOS pra baixar e testar pois sabia que uma versão DOS tinha sido feita. Após páginas e mais páginas de pesquisa acabei topando com a palavra “emulator” e as instruções pra jogar a ROM do Mega Drive. Quase não acreditei que era possível, mas nem consegui fazer funcionar.

Dias depois, comecei a pesquisar pela palavra “emulator” avidamente no altavista e consegui baixar a ROM de Super Mario World e o emulador SNES9x pra DOS. Consegui fazer funcionar, mas ficou muito lento num Pentium 100.

Alguns dias depos tinha conseguido baixar a ROM de Batman Forever do Megadrive e consegui fazer funcionar com uma velocidade aceitavel.

Porém, na conexão discada, baixar tudo e fazer funcionar no Windows 95 era um martirio. Como o computador não era meu, deixei pra lá.

Só quando ganhei meu computador em 1998, é que consegui numa tacada só baixar varios emuladores e ROMs, a muito custo nas madrugadas. Baixei um emulador de System 16 e joguei Golden Axe e Shinobi. Foi mágico demais cara. Jogar fliperama no PC era a realização de um sonho, até porque gastei uma boa grana em fliperamas no inicio dos anos 90.

Na mesma época, ainda em 1998 baixei o Callus e joguei Final Fight, outro feito inacreditável na época pra mim.

Com o passar dos anos fui emulando outros sistemas, principalmente Neo-Geo, que pra baixar as roms tinha que usar o Getright e focar HORAS esperando o download acabar.

Sites que me lembro na época:

Emux.com
Arcadeathome.com

Entre outros. Muita coisa eu baixei em sites pessoais no Geocities.

De curiosidade, descobri os emuladores na mesma época do MP3. Baixar uma música com qualidade de CD era incrivel. E muito dificil pra achar links funcionando tambem. Lembro do Winamp pra executar as musicas e do Oth.net pra buscar FTPs com as musicas.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Topo Fundo