O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Desatualizado]Como é a vida comum de um brasileiro comum no Japão / emprego / moradia / lingua!

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.717
Reações
92.733
Pontos
1.353
Introdução A Introdução:

Direto alguém me pergunta isso ou aquilo a respeito de emprego no Japão. Alguns são bem respeitosos na pergunta e eu respondo na boas, outros nem vale a pena,
outros respondo no sarcasmo mesmo.

As vezes detalho algum ponto em algum post meu, mas fica perdido em tópicos nada a ver (descrevi até bem no meu tópico da hikikomori). Mas depois de tomar um monte de remédio pra gripe e whisky (1 semana sem beber). Venho aqui por meio deste, dizer a respeito de como é a contratação, como é a "lei da selva" aqui, como vivem os brasileiros.
Claro que posso estar sendo discordante de outros que fazem o mesmo pelo youtube a fora, e que tudo que vou falar aqui pode, e deve, ter algumas exceções, mas como a palavra já diz, são exceções.

Escrevendo esse post ao som de Haggard, mais precisamente o album Eppur Si Muove. Porque? porque foi o album que escutei na minha primeira "explorada" sozinho em território niponico.

Como consegui entrar aqui:

Parentesco, sou neto de japoneses. Também sou neto de italianos, mas foi a descendencia japonesa que me possibilitou tirar visto de trabalho para o Japão. O Japão não foi meu primeiro target, mas era "o que tinha pro dia", minha pressa de sair do Brasil era grande o suficiente pra eu "ir pra onde pudesse ir mais rápido". Então, meu nick não é homenagem a nenhum anime, é abreviatura do meu nome mesmo.

Então, pesquisando no site do consulado japones, há como vir pra trabalhar se for até neto de japoneses originai. Ou trabalhar em alguma multinacional e a mesma pedir pro governo um visto pra você. Ou por convite de outro parente. Mas nesse caso é pra visita, não pra trabalho.

Ou casar com uma decendente e a mesma o acompanhar até o Japão, nunca precisei disso mas pelo que meus parentes comentam, além de precisar estar casado 1 ano, o descendente precisa estar junto ao conjuge pro conjuge conseguir passar pela alfandega. E o visto inicial do Conjuge é de apenas 1 ano (precisando renova-lo quase que imediatamente pelo tempo que demora pra sair visto as vezes), também precisa estar com o conjuge presente na renovação, senão me engano. Enfim, mesmo se não estiver presente, precisa do aval do descendente pro visto sair. Logo...

Pode trabalhar ilegal aqui? Não... simples assim. Claro que há os ilegais por aqui, conheço 1 que nem sei onde tá, quer dizer, eu sei que ele esta ilegal por causa de tretas que vai ficar cumprido demais se eu ficar falando sobre. Mas não sei onde está, o vi uma vez perdido no meio das montanhas, mas foi algo tão aleatório e a tanto tempo que não acredito que ele esteja por lá ainda.

Pra descendente o visto comum é de 3 anos, podendo tirar de 5 anos. O meu é permanente, pra permanente tem uma série de regras que pra liberar o Troféu, precisa estar nesse gameplay a algum tempo.

O primeiro, pra 3 anos, eu recorri a uma agencia no Brasil, lá no Bairro da Liberdade, eles traduziram os documentos necessários pra mim, deram entrada, enfim, o maior trabalho que tive foi levantar os documentos e mandar pra ela (a dona da agencia é uma senhora japonesa mó simpatica, mas infelizmente não lembro o nome da agencia pra fazer propaganda aqui, fica quase em frente a estação da Liberdade). E paga-la, claro.


Emprego:

Muitos aqui não querem largar o seu posto "conquistado com anos de estudo" (ou bancados pelos papis a Particular), sei disso porque não canso de ler isso no Forum toda vez que alguém me pergunta algo sobre o Japão.

Mas basicamente, no Brasil, há diversos escritórios e agencias que "acham gente vindo pra cá" e fazem entrevista ai mesmo pra emprego aqui. Acredito que muitas vezes nem entrevista deve rolar, pelo nivel de muitos que encontrei por aqui.

O meu primeiro eu consegui quando fui pegar o passaporte na agencia em si, sai da cidade que eu morava (lá no MT), meio que sem emprego. Pelo que me falam essas agencias que auxiliam no visto costumam te indicar o canal pra arrumar emprego aqui.

Mas jamais confie nas promessas de ganhar X por mês. Há motivos pelo desespero de tais empresas conseguirem funcionários. Vou dizer mais pra frente a respeito.

Então, resumindo, caso você tenha possibilidade de tirar visto pra entrar no Japão pra trabalhar, não é dificil arrumar o primeiro emprego no Brasil mesmo. mesmo não sabendo nada de japones (pelo que já vi, não precisa saber nem português).

Mas sair do Brasil com emprego marcado é tipo uma roleta russa, você pode ir trabalhar tanto em um grande centro tipo Nagoya, quanto ir parar em um fim de mundo tipo Izumo (Shimane). Você não escolhe normalmente, e mesmo se negar é praticamente certeza que vão dizer "é o que tem pra hoje", mas não se engane, de todas as histórias que escutei que o final não era feliz tinha um padrão. A agencia dizia que você ia pra lugar X, mas bem perto de embarcar dizia que você ia pra lugar Y, a menos que você tivesse Ball of Steels e tacar o f**a-se, acaba aceitando ir pro fim do mundo pela falta de tempo... e tem vezes que nem isso basta pra te foder, depois eu discorro a respeito.

Primeira Moradia / Bens necessários:


O Japão possui uma lingua complicada de se aprender, além de muitas regras pra quase tudo legalmente que você vá fazer. Logo, é teoricamente dificil fazer um monte de coisas simples que se faz no Brasil, antigamente eu concordava com esse pensamento, hoje em dia não.

Lembra das agencias que te arrumam emprego aqui. Pois é, praticamente em todos são em empreiteiras (pelo que vejo nos anuncios pela internerds, pesquisei antes de começar a digitar esse post pra ver se mudou algo nesse tempo todo). Então, eles costumam te arrumar um apartamento semimobiliado (diga-se geladeira, fogãol, uma TV vagabunda e futon).

Mas não se engane, isso não é esmola e nem ato de gratificação, apartir do momento em que você colocou o pé aqui e assinou o contrato, as empreiteiras de brasileiro costumam tentar sugar até o ultimo caroço de você.

Começemos a falar da moradia em si. Você não escolhe onde vai morar, pode até ser que role um dialogo com o tantousha (que em japones mais correto é kantoukusha), de te mudar pra algum outro lugar. Mas vai ser sempre limitado ao que a empresa já alugou. Você pode dar sorte de pegar um em um bom lugar e limpo, ou não. O aluguel, não digo todos, mas das que eu trabalhei, superfaturam o aluguel, por isso sempre evitei ficar em apartamento deles por muito tempo. Já aconteceu de chegarem em mim e falar "vai ter que se mudar porque vamos devolver o apartamento", simples assim, f**a-se você.

Imagine acabar de chegar no Japão, só com uma mochila com roupa e um PSP e ser jogado pra morar no meio das montanhas a 3km da cidade e quando pedir pra te tirarem de lá escutar o grande e sonoro "se vira, você é jovem"? pois é. Acontece..

geladeira, fogão e TV eles costumam alugar, t ipo o conjunto por 2000~3000 yens por mês, acredito que tenha lugar que empreste, nunca trabalhei em um assim, mas já ouvi falar. Não esperem coisas novas em nenhum caso, já cheguei a entrar em um apartamento que eu simplismente joguei o fogão fora, comprei outro e acabei dando pra empresa quando sai (porque joguei o que tava lá fora na raiva).

Ah, mas não venha pensando "vou alugar um apartamento logo de cara", a menos que você more em grandes centros de brasileiros que eu sinceramente não sei exatamente como funciona, mas pelo que o povo fala parece ser mais facil. Alugar precisa de fiador japones, precisa saber japones pelo menos pra entender o contrato e precisa de tempo pra "prepararem o apartamento" pra você. além de é claro, luva, trocentos seguros, chave, etc...

Primeiro Telefone:


grandes aglomerados de brasileiros costumam ter algum vendedor brasileiro pra celular. A Softbank é a queridinha dos brasileiros, eu sinceramente acho essa empresa uma bandida filho de uma put* desgraçada que saiu das profundezas do inferno. Logo, deve ser por isso que brasileiro gosta desse lixo, se sente mais em casa com essa b*sta.

Lugar onde não há, a empreiteira costuma arrumar algum tradutor pra ir contigo na loja, afinal, é bom pra eles terem um meio de se comunicar com você.
Enfim, não é dificil mas as empresas de telefonia aqui exigem um visto de pelo menos 2 anos restantes pra vender um celular pra ti, caso você seja brasileiro. Porque? porque a muito tempo atras HUEzaram a porra toda, literalmente.

Pra internet e outras coisas "que a empreiteira não precisa saber", eles costumam ligar o f**a-se, alguém que trabalha neles pode até ajudar na camaradagem, mas não conte com isso.

Médico... Prefeitura...comofas?

empreiteiras costumam demandar tradutor pra isso.
Quando você chega obrigatoriamente vai ter que fazer exame geral, tomar agulhada, mijar no copinho, etc.

Na prefeitura, pelo menos registrar o endereço você precisa.
 
Ultima Edição:

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.717
Reações
92.733
Pontos
1.353
Como funciona o emprego se não sei Japonês:

Basicamente, você não precisa saber japonês pra trabalhar em boa parte dos locais onde brasileiro trabalha. As maquinas, os corredores, tudo costuma estar em japonês, mas se é pra colocar brasileiro no lugar, eles estão cientes, e acabam que outro brasileiro ensina um que não sabe a fazer o trabalho.
Muitos exigem pelo menos que saiba katakana e hiragana, 2 grupos de caracteres super faceis de aprender a pelo menos ler. Se nem isso você quizer aprender, pode se matar que estará fazendo um favor a natureza.

Dentro de fabrica costuma ser meio "grupos" de brasileiros trabalhando junto... Felizmente sai dessa vida a muito tempo, mas conheci gente muito boa nesse meio, que tenho contato até hoje.

Vivem aglomerados de brasileiros que acabam não tendo muito contato com japoneses.

Basicamente uma empreiteira de brasileiro sempre vai ter um tradutor ali pra traduzir coisas importantes pra ti. Principalmente empreiteira grande em empresa grande.

Não tem muito o que falar, além de "não precisa saber japones pra trabalhar no Japão se você aceitar qualquer coisa ou tem preguiça de aprender".
Claro, se souber se comunicar decentemente você arruma uns trampos melhores, continua sendo pau mandado (afinal, quem não é mesmo no Brasil?).


Empreiteiras...empreiteiras... empreiteiras... mas que diaxo é isso? é coisa do Lava-Jato?


Boa parte do trabalho no Japão é por meio de serviços tercerizados. Um exemplo é a queridinha Sony, ela contrata outras empresas, empreiteiras, aqui chamada de hakken kaishas, pra colocar gente pra trabalhar lá. Dentro da Sony, quando trabalhei em uma, tinha 4 empreiteiras nela.
Então, se um brasileiro posta no facebook "trabalho na Sony", não se engane, ele até trabalha lá, mas não "pra Sony".

O porque fazem isso? por causa das leis trabalhistas japonesas, demitir um trabalhador fixo dá muito prejuizo. Um terceirizado pode ser cortado assim que a produção cair. Então... ser tercerizado aqui você tem diversos beneficios trabalhistas também, mas por causa do contrato, te demitir é muito mais facil.


Então, há diversas variaves aqui. Você trabalha em uma empreiteira que presta serviço pra uma fabrica. Nessa fabrica existe diversas empreiteiras, as empreiteiras não costumam se misturar. Costuma rolar tretas ali de empreiteira "pegando setor" de outra, etc. Empreiteira de japones, empreiteira de brasileiro, de chines, de filipino, existe diversos tipos aqui. Enfim, você pode até trabalhar bem, mas por "jogada" de outra empreiteira você perder sua vaga de trabalho porque a sua não foi boa o suficiente pra resistir ao olé da "rival".

A maior senão me engano é a World Intec, a com a maior quantidade de mão-de-obra no Japão, a da minha musa do outro tópico. De brasileiro senão me engano é a Avance (um lixo, diga-se de passagem). Um gerente da World Intec certa vez (recentemente) me perguntou se eu não queria ir trabalhar com eles, mas não é empreiteira de brasileiro, "meu caso foi exceção", mas o salário é muito baixo.

na minha experiencia, quanto maior a empreiteira pior ela é.

Você pode até dar cara a tapa e tentar emprego "direto" na fabrica. Já trabalhei assim também, pra mim não muda muito porque acabo que saio do trampo depois de um tempo. Mas não é algo facil de se conseguir pra um brasileiro.

já trabalhei em lugar que eu só via o Tantousha a cada 3 meses (quando ele levava o contrato pra eu assinar), até o olerite ele mandava por correio.


Dentro da fabrica, qual a diferença entre ser "direto" ou "tercerizado"?


Olha, isso vai depender da fabrica, quanto maior pior, isso é algo que eu percebi por experiencia própria. Então tudo que vou dizer a seguir nesse capitulo pode ser diferente em outro lugar.

Basicamente, você responde ao tantousha, o tantousha é o responsavel por você e pelos funcionarios da sua empreiteira lá dentro da fabrica (e fora dependendo do que é o tantousha). Se um chefe japones muda uma regra, ela passa pro tantousha e o tantousha passa pra você. Mas isso pode rolar problemas por maldade mesmo (vi direto).

Um tantousha pode designar pessoas a serem lideres em determinados setores, principalmente depois da implatanção do sistema OKeoi (sei lá como escreve isso em romano), cujo um lider "direto" não pode dar "pitaco diretamente" no setor "alugado".
Mas tantousha tem como cliente, a fabrica, logo, sempre disconfie se ele não está puxando sardinha pro "shain".

Um tantousha de uma empreiteira não pode dar pitaco em trabalho de um funcionário de outra empreiteira. Basicamente cria-se ambientes separados dentro do mesmo ambiente.

O que entra o que eu falei lá no começo. É interessante pra empreiteira ter um monte de gente trabalhando pra eles, porque eles recebem por cabeça dentro da fabrica, e quanto mais gente "pra colocar", mais facil de arrumar setor, que outra empreiteira esta com dificuldades em colocar gente (seja porque o lugar é dificil de exercer a função sem erros ou porque é ruim de trabalhar).


Como funciona esse tal contrato?

Então, por empreiteira, o salário costuma ser por hora trabalhada, tipo prostituta. Embora pra "contrato direto" o meio de calcular o salário base seja por hora também.
A exemplo, onde eu trabalhei até o final desse mês, o meu salário era de 1300 Yens /H, tinha os adicionais nos pormenores ai. Então, se tem folga = não recebe. Tem as remuneradas de direito, mas essas são calculadas tipo "seu salário Yens / h X 8 horas" (8 horas é o tempo máximo de um "teiji", horas trabalhadas normais em um dia).

Cada contrato vai de mes a mes, de 2 meses a 2 meses, de 3 meses a 3 meses, isso varia de acordo com a empreiteira.

Um dos motivos de brasileiro costumar a ser nomade por aqui. Alguns até me zoam porque estou a tempo demais na mesma cidade.
 
Ultima Edição:

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.717
Reações
92.733
Pontos
1.353
Porque você, Kani-San, as vezes diz que pessoa X não gosta da sua independencia ai?

Porque apartir do momento em que eu dou minha cara a tapa, eles não podem inventar coisas, não tem como me controlar. Eu posso mandar eles tomarem no cu e arrumar outro trampo, sem precisar sair da minha residencia atual, sem nenhum problema. Posso ir no orgão trabalhista fazer perguntas que eles não querem que você saiba a resposta.

Enfim, controlar ignorante é muito mais facil e é assim que empreiteira grande tenta te manter, um ignorante dependente. Há quem goste desse falto protencionismo, afinal. Nem o vencimento do visto você precisa se preocupar se estiver trabalhando em uma empreiteira grande. Eles vão te lembrar, vão atrás pra ti, vão fazer tudo que for possivel eles fazerem. Mas claro, sempre existe um preço a ser pago por isso (tanto monetario quanto permanecer na escuridão). Imaginem a cara de cu do gerente da empreiteira que eu tava quando eu apareci com um visto permanente lá.

Ficar "indo na onda das empreiteiras" também facilita pagar os impostos, declarar os dependentes, dentre tantas outras coisas que eu já me fodi legal(no sentido de se sentir um palhaço e suar frio pensando "to falando certo mesmo?") pra conseguir fazer sozinho sem auxilio.

Alugar apartamento por conta corta praticas abusivas por parte deles (desde cobrar aluguel mais caro a ameaçar cobrar 2 alugueis caso você não cumpra o aviso prévio).

Enfim, se você tem preguiça de aprender mas quer viver no Japão, entre em uma Suri-Emu, Fujiarte, Avance, Sankyo da vida e seja feliz sendo uma ovelha branca no pasto deles.

Esse povo acostuma os brasileiros tão mal que não era incomum eu dar de cara com pessoa que tá aqui a 15~20 anos e que eu, com bem menos tempo que isso, tinha que ser o tradutor deles no trabalho "porque o Kani-kun tá perto e o tantousha tá lá longe".


Tenho diploma de Engenheira, ganhava 8k no BR e tenho piroka de 30cm... Vou chegar sendo fodão?

Não, a menos que você venha por outros meios, , ou já venha meio que tudo engatilhado pra conseguir validar seu diploma aqui e saiba japones o suficiente pra fazer absolutamente tudo sozinho logo de cara, além de ter JLPT N1~2.
e mesmo assim, por mais que eu e muitos vão admirar seu esforço em sair desse ciclo, aqui não há muito dessa de dar carteirada "voce sabe com quem tá falando?" Alias, fizer isso ninguém vai gostar de você.

Ter diploma, falar 10 linguas (que nenhuma seja japones), ter Camaro Amarelo, fazendas. No Japão, se você vier pelos meios comuns. Você é só mais um peão como todos os demais. Então, por favor, se você esta lendo isso e esta vindo pra cá trabalhar em fabrica, pela mor desça do salto e poupe seu "treinador" de ficar te aguentando.

Pra um japones comum, um hancho da vida. não interessa muito se você era um milionario ou dono de metade do MT, ou inventou um robô. Aqui ele vai te respeitar pelo que você sabe se você demonstrar trabalhando.

Não tenho dinheiro pra passagem... comofas?

As empreiteiras grandes costumam financiar a passagem, eu recomendo, se possivel, pagar por conta própria porque a diferença é muito grande no valor.
Mas é uma solução pra quem não tem dinheiro pra sair do Brasil. Rola até uns vales meio gordos pra iniciar a vida aqui. Felizmente eu trabalhava no Brasil e não tinha muita responsabilidades pra pagar (eu pagava as contas de casa, mas ainda sim juntei uma grana).

Porém, se você esta "pagando a passagem" (giria daqui entre os brasileiros), as empreiteiras deitam e rolam no seu cu. Você pode sair dessa vida dando outros jeitos, mas não é todo mundo com culhões pra tal.


Cheguei por uma empreiteira aqui lá no cu do mundo, como faz pra sair disso?


Como eu disse, você pode até não conseguir controlar pra onde vai cair aqui. Mas arrumar outro trampo por aqui não é dificil. A partir do momento em que esta aqui você pode recorrer a revistas de brasileiros, Alternativa é um exemplo. Onde há anuncios de empregos. Aqui tem bem mais disponibilidade de empreiteiras que há no Brasil por motivos óbvios, tem as pequenas, as médias e as grandes.
Algumas até compram sua "divida" caso você tenha vindo financiado. Vai de você querer algo melhor. Mas claro trocar uma empreiteira por outra pode não mudar nada, mas pode fazer total diferença da maneira que é tratado aqui. Ou simplismente por ter saido daqui.

Agora se quer tentar sair dessa vida de "empreiteira", ai é bom se esforçar pra ter um nivel rasoavel de nihongo. Porque não há conquista decente sem esforço. Já recebi até proposta de virar professor escolar substituto de futebol em escola primaria, vi isso como preconceito. Mas felizmente eu tava conseguindo conversar de boas com a mulher da agencia de emprego, e estou em uma cidade sem quase brasileiro, muito menos que saiba japones o suficiente pra ir na agencia de emprego sozinho.

Direto eu escuto meio que com um ar de "sorte sua!" depois das tretadas que eu tinha com a empreiteira, coisa tipo "ah, você sabe japones, sair daqui arruma outro rapidinho, eu tenho que ficar". Não foi sorte, foi muito murro da vida que eu tomei....e tapa da namorada....

Quero ser independente da empreiteras, comofas?

aprenda japones e de sua cara a tapa, você vai tomar tanto murro da vida aqui que vai ficar esperto. Basicamente é isso.
Mas pelo menos vai ter cartas na manga que a maioria do "ordinary People"[parafraseando meu querido Finch do Person of Interest], não tem.

Isso vai mudar alguma coisa na vida?
dependendo do ponto de vista mais ordinario, não... você continua sendo pau mandado. mas lembre-se, a menos que você tenha uma empresa própria, você sempre será pau mandado em qualquer lugar do mundo.

Mas dar sua cara a tapa te dá gratificações, a exemplo, só esse mês eu recusei 2 propostas de empregos que eu não estava procurando. Tudo de empresas 100% japas.

Quais as minhas considerações a respeito de viver fora do Brasil essa "vidinha de dekasegi"

Olha, vendo as demais pessoas eu me acho meio estranho.
Eu não ligo em ser pau mandado, eu prefiro ter um trabalho que deu o sinal "Adios trabalho e até amanhã", do que ter alguma responsabilidade que passe
do horario demarcado em algum lugar, geralmente no contrato.
Tinha responsabilidades no meu trampo no Brasil e odiava aquilo.
Aqui você estando empregado em uma fabrica qualquer não demonstra que você é um "zé ninguém", afinal, mesmo engenheiro você continua sendo um zé ninguém a menos que seja O Gênio. Aqui o pessoal japones não liga muito não. Brasileiro que costuma ter essa de "ah, eu trabalho a X anos em tal lugar, çou fódá!", "olha, eu trabalho fazendo cópia de documentos, sou melhor que você que trabalha em fabrica".

Então,
Dificilmente eu trocaria minha vida aqui por a que eu tinha no Brasil. Posso até trocar por outra (até ir atrás de como entrar no Himalaia eu já fui), mas sei lá, vai de cada um..



Limite legal de hora extras:

Dando uma olhada aqui, descobri porque a empresa que eu tava (4x2~12hs) rolava altas folgas bizarras no meio do mês, que ninguém sabia dizer o porque.
http://www.mhlw.go.jp/file/06-Seisakujouhou-11200000-Roudoukijunkyoku/0000123090.pdf

Limite de horas extras prolongadas
1 semana: 15 horas
2 semanas: 27 horas
4 semanas: 43 horas
1 mês: 45 horas
2 meses: 81 horas
3 meses: 120 horas
1 ano: 360 horas

A quantidade hora de horas pode chegar a 60h/mês em casos especificos,
mas a mesma não pode passar de 1 semestre durante o ano,


Não precisa nem saber japonês,
10segs no google digitando "lei trabalhistas horas" em pt no google e eu achei~provavel que quem esteja no BR precise adicionar "Japão" na frente.
http://mundo-nipo.com/servicos/estu...o-japao-ferias-remuneradas-salarios-e-folgas/

inclusive o próprio site do governo (de Shiga) tem parte da legislação em pt-br (que eu também desconhecia)
http://www.s-i-a.or.jp/language/portugal/consultas/index.htm
 
Ultima Edição:


bolO

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.678
Reações
5.524
Pontos
799
Faca de 2 gumes
Ser otário do governo aqui ou ser cachorro com pulgas no japão ? :kpensa
 

Meninosapeca

Bam-bam-bam
Mensagens
4.234
Reações
11.548
Pontos
303
Bom tópico.
Acompanhando.
Tem que ter culhão pra aguentar essas porras todas em.
 

soltonatural

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.835
Reações
16.534
Pontos
1.004
Quero ver falar de ppk
Zoando. E como fica para estrangeiros com Ensino Superior para trabalhar no Japão? Já fiquei sabendo que na China eles pegam qualquer para ensinar Inglês, agora não sei como é no Japão.
 

ROLGENIO

Lenda da internet
Mensagens
23.368
Reações
71.554
Pontos
1.763
Marcando lugar na 1° página desse tópico épico.

Dou meia hora de bunda pro @kani-san se tiver 200 curtir.

:coolface
 

Acir M

One-Above-All
VIP
Mensagens
8.379
Reações
14.280
Pontos
1.014
Não sei por que eu ri quando li "comum" no título!

Acompanhando aqui.
 

Roveredo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.437
Reações
29.697
Pontos
503
Estou esperando para saber como as "primas" japonesas tratam os HUEbrs.
 

Maximu's

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.672
Reações
14.928
Pontos
1.454
Bom tópico Kani,

Mas me responda, esta feliz com sua vida, e a vida social? Esta conseguindo atingir objetivos? Ta se extressando?. Essas coisas...

Força cara, queria pode mandar a dilma ai pro canto do himalaia, mas nao posso..
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.192
Reações
172.344
Pontos
2.599
E quando não está labutando?
 

yugi moto

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.397
Reações
31.981
Pontos
1.059
tava vendo um canal no youtube de BR que mora no japão e Falaram que as GP dai (shinjuko eu acho) você não pode ter relações com elas procede isso ? ou melhor até consegue mas tudo vai depender do momento :kkk
 

VinceVega

Condenado a ser livre!
VIP
Mensagens
5.252
Reações
9.496
Pontos
1.229
Pois é, fale mais da parte social dos japoneses! Me interesso pelas "coisas incomuns" da cultura japonesa.
 

eddyeddy

Bam-bam-bam
Mensagens
815
Reações
1.952
Pontos
283
Não entendi muito. Isso é pra quem é Dekassegui?

Enviado de meu ASUS_Z002 usando Tapatalk
 

Marcelodoom

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.079
Reações
7.239
Pontos
1.034
Já repassei o link do seu tópico para um casal amigos meu que estão embarcando para o Japão no mês que vem !!!!!
 

Ch4polin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.184
Reações
9.962
Pontos
784
Mas com um pika de 30 cm não dá pra começar uma carreira pornô no Japão?
 

Meninosapeca

Bam-bam-bam
Mensagens
4.234
Reações
11.548
Pontos
303
Você mantém contato frequente com sua familia aqui no Brasil?
Pegou de surpresa para eles sua ida para ai, ou foi algo que você conversou com eles antecipadamente?
 

Tião esqueletico

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.786
Reações
9.030
Pontos
753
As duas vezes que tive contato e conversei com pessoas que viveram no Japão

1 - no meu primeiro emprego quando tinha 18 anos , os donos eram japoneses e ficaram 5 anos la trabalhando para juntar dinheiro , voltar ao Brasil e abrir sua empresa . Um dos irmãos trabalhava como engenheiro (ambos formados ) e o outro alimentava o forno com carvao e uma pá , quem ganhava mais ?

O peão claro , kkkkk , pra japones trabalho braçal é desonra , portanto eles pagavam bem para os imigrantes fazerem o trabalho sujo .

2 - tive um colega quando trabalhei numa multinacional como operador de usinagem CNC , isso em 2006 . Ele havia passado 3 anos la e nao queria voltar nunca mais .
Os contras que ele falava eram : pessoas frias demais , td é apertado ,frioooo da preula ,trabalha demais e custo de vida não é barato ,com exceção dos eletrônicos , lembro que na epoca ele falava que comer carne era luxo , 1 Kg de carne eram uns 90 reais e aqui uns 10 , isso em 2006 .

Pros , falava em organização e educação , carros e eletrônicos , la o pessoal troca de carro como troca de roupa , existe um lixao de eletrônicos que ele disse que foi e pra surpresa dele as coisas eram todas praticamente novas , nada de sucata , inclusive havia achado um celular melhor que o dele la kkkkk
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.717
Reações
92.733
Pontos
1.353
Bom tópico Kani,

Mas me responda, esta feliz com sua vida, e a vida social? Esta conseguindo atingir objetivos? Ta se extressando?. Essas coisas...

Força cara, queria pode mandar a dilma ai pro canto do himalaia, mas nao posso..

o objetivo primordial era sair do Brasil, então atingi.
Os demais que eu acabo criando durante minha eu costumo conseguir.


Se extressar eu me stresseva direto com o povo das empreiteiras, voltei pra uma meio que "traido por um amigo", cumpri o que eu falei que ia cumprir,
fiquei mais um tempo tanto os japas pedirem, tretei denovo e to voltando pra "vida de japonês", bem mais sussa.

E quando não está labutando?

só faltou a parte boa, lol
- como é a vida social?
- você se diverte como ai?
- é feliz?

Ai vocês querem saber demais :klolz

depois discorro melhor a respeito,
mas vida social de um "brasileiro ordinario" consiste em sair com outros brasileiros, tem muita coisa pra fazer por aqui, maioria envolve comida, mas brasileiro comum desconheçe e acredita que japones quando sai do trabalho,
ou vai vegetar em casa ou vai pro Pachinko.

Um exemplo pra resposta não ficar vaga demais, no meu primeiro lugar aqui no Japão, onde concentrava brasileiros até transbordar HUEs, o povo se juntava e ia em um Joyfull, ou em Kamimaezu lá em Nagoya (sei lá como chama isso).

Não entendi muito. Isso é pra quem é Dekassegui?

Enviado de meu ASUS_Z002 usando Tapatalk

Não entendi sua dúvida.

mas caso queira saber,
dekasegi é uma palavra meio que usada erroneamente no Brasil,
serve pra japones também, um exemplo é a protagonista (e o pai dela) da minha epópeia do outro tópico. Eles são japoneses, mas são considerados dekasegis porque sairam da sua região de origem pra trabalhar em outra (essa).

Você mantém contato frequente com sua familia aqui no Brasil?
Pegou de surpresa para eles sua ida para ai, ou foi algo que você conversou com eles antecipadamente?

Não e não.

Minha mãe mesmo só foi acreditar quando eu tava arrumando as malas, horas antes de pegar o busão.


Cheguei neles e falei "to querendo sair do Brasil",
tempos depois, tentando visto pro Canada, cheguei e falei "vo pro Japão",
meu pai descreveu +- como era aqui e pra minha mãe, novela da Globo era mais importante.
Corri atrás do visto com 17 anos mesmo, arrumei e sai vazado no primeiro avião que eu consegui subir.
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.717
Reações
92.733
Pontos
1.353
Nossa cara, quando eu li dekassegui lembrei de uma reportagem que eu vi faz muito tempo na super interessante, ela é um diario de um brasileiro que passou dois meses trabalhando no japao

Fui procurar na net e achei

http://super.abril.com.br/historia/diario-de-um-arubaito-dois-meses-ralando-no-japao

Sabia que fazia tempo, mas nao tanto assim, 9 anos ja, putz o tempo passa rapido demais

li aqui e é bem isso mesmo,
sem dúvidas uma das materias mais "lucidas" que li a respeito,
todos que vejo pela internerds a fora parece ser um mar de rosas ou um inferno total.

Só discordo em relação a hora extra,
não pode exceder 80 horas mensais, em 2005~2006 essa lei parece que não tinha entrado em vigor ainda.

e faz quem quer.
Quer um trabalho de 8 horas? facil arrumar...
quer um que trabalhe essas 80 horas extras todo mes? também é facil arrumar.
 

Kaiji

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.570
Reações
23.628
Pontos
1.154
oh kani, eu pergunto pq: vai que tem um fulano aqui no fórum achando que a felicidade está num país distante ou longe da família...
é importante saber a opinião de alguém que vive a situação... ;D
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.717
Reações
92.733
Pontos
1.353
oh kani, eu pergunto pq: vai que tem um fulano aqui no fórum achando que a felicidade está num país distante ou longe da família...
é importante saber a opinião de alguém que vive a situação... ;D


Felicidade é subjetivo né :)
pra alguns ela se encontra em platinar um joguinho eletronico, pra essa pessoa tanto faz fazer isso aqui ou lá na put* que o pariu.



Mas basicamente, tudo que vou dizer a seguir vai ter exceções:
brasileiro "comum" chega aqui por uma empreiteira. É "jogado" em algum apartamento, normalmente esse prédio vai ter outros brasileiros, porque a empreiteira costuma "alugar de muitos por imobiliaria".
Na fabrica vai conhecer outros.
No fim se aglomeram e vão "fazer coisas comuns". Conheço gente que se junta pra fazer comida na casa de alguém, tipo "coxinha" ou Pizza, ou feijoada, etc.
Outros se juntam e vão ao shopping nas folgas.
Outros vão em boates (isso é algo quase inexistente em muito lugar que tem brasileiro).
Outros ficam na deles,
Outros se juntam pra jogar Truco no fim de semana (eu fazia isso direto a 5 anos atrás),
As vezes saio pra jogar bilhar hoje em dia com outros brasileiros.
Tem gente que arruma algum hobby que não teria no Brasil, tipo controlar helicoptero de brinquedo,
ou brincar de Kart.

Depende também de onde você "caiu", for lá em Kameyama pro lado de Mie ou Izumo, Shimane, vai ter que se contentar com "depatto" e fazer comida na casa dos outros. Ou pescar no mar,
se for homem, tem os sunakkos também. Ou Pachinko.

E boa parte das "amizades" que você faz aqui, acabam que saem da sua vida meio rápido, de todos os brasileiros que conheci nos meus primeiros aqui, só converso até hoje com 3.
E o pessoal que tá aqui a mais tempo acaba acostumando com isso, e infelizmente trás problemas de comunicação direto. Afinal, todo mundo que tá aqui sabe que é temporario, o cara pode mentir o que for que "não tem como o outro provar",
conheci desde dono de fazenda a filho de dono de multinacional, dono de trocentos apartamentos em SP e meio recentemente, um cara que se dizia dono de uma Empreiteira que construiu um dos estadios da Copa de 2014/

Teve um aqui que conheci fim do ano passado, eu acho o cara um folgado filhinho de mamãe que nunca levou um tapa da vida. Veio, chegou aqui falando "vou colocar uma mochila nas costas e sair pra conhecer o Japão, vocês são tudo frouxo de ficar aqui",
meses depois ele resolve tentar colocar o plano dele em pratica e volta 3 horas depois "porque é dificil demais".



Eu particularmente sempre fui "meio antisocial", não sou lá muito fã de aglomerados de gente (Embora daqui a pouco eu esteja indo em um churrasco de japonês).
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.717
Reações
92.733
Pontos
1.353
Lembro da crise que teve em 2008:

23/04/2009 - 03h20
Japão paga para trabalhadores estrangeiros voltarem para casa, para sempre

http://noticias.bol.uol.com.br/inte...rangeiros-voltarem-para-casa-para-sempre.jhtm

ofereceram essa "bolsa esmola" pra mim na época,
minha prima chegou a pegar.
Mas tinha uma clausula, "se pegar jamais poderá tirar visto denovo". Na crise de 2008~2009 era mais barato pagar a passagem pro manolo voltar do que ficar pagando seguro-desemprego pra ele.

A alguns anos atrás voltaram atrás e quem voltou por essa "bolsa", agora pode tirar visto denovo (mas parece uqe é um pouco mais limitado).
 
Topo Fundo