O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Vídeo Resposta]A ditadura do Canal Nostalgia

farrokh_bulsara

Bam-bam-bam
Mensagens
3.386
Reações
3.192
Pontos
303
Pra quê?
Pra depois vc vir dizer que tá errado?
Por favor, cale nossa boca.
Ensine-nos qual foi o real legado de Marx.
Claro que não, os links estão aí, vem de tudo quanto é fonte (e posicionamento) político, escolha a sua. Só está errado quem fala por achismo (sem ler nada, assumindo uma suposição).

Basicamente, foi Marx o primeiro a estudar a história do ponto de vista do produto e dos meios de produção da mercadoria. Antes de ter o seu juízo (ou profecia) sobre a revolução, ele se propôs a descrever, entender, com a precisão cientifica com a qual se entende uma máquina ou um organismo vivo, a cadeia de produção e consumo do capitalismo, sua trajetória na história... Trabalho de uma vida que tem desdobramentos na história, na economia, na sociologia, na administração, no direito, enfim... O cara não ficou apenas repetindo a mesma coisa, como dá a entender a opinião preconceituosa sobre ele.

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
 

farrokh_bulsara

Bam-bam-bam
Mensagens
3.386
Reações
3.192
Pontos
303
Patético que eu tenha que fazer isso pra "calar a boca" de vocês.

São informações básicas que o puro preconceito anti-esquerdista de vocês lhes tira o acesso.

Qualquer pessoa acima do nível Nando Moura de leitura já topou e entendeu um pouco do que Marx escreveu. Mesmo os heróis liberalóides do Mises, os direitosos, todos passam inevitavelmente por Marx, é um degrau da filosofia moderna.

Negar ele é meio patético, não significa nada.

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
 

Oh Dae-su

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.665
Reações
30.095
Pontos
1.404
Você lá conhece "toda a base" do marxismo, pra falar assim dela?

Desconfio que está falando do que não conhece. Marx apenas colocou os alicerces para a compreensão da história do séc XX, antes dele falar em luta de classes e ditadura do proletariado, ele sistematizou a porra toda, criou as pecinhas que nós usamos nos nossos debates de botequim, seja você mimimises, olavete, bolsominion, mortadeleiro, psolista, anarcomiguxo, ou qualquer outro meme de sua preferência aqui.

O comunismo foi APENAS UMA das VÁRIAS conclusões que ele tirou ao longo da vida de historiador/filósofo que teve. E foi em cima dessas várias outras que os miguxos da época seguinte tiraram os seus próprios (outros) ismos.

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk

Isso foi antes ou depois dele fraudar os dados econômicos para colocar no livro dele??
Só pra esclarecer.

Claro que não, os links estão aí, vem de tudo quanto é fonte (e posicionamento) político, escolha a sua. Só está errado quem fala por achismo (sem ler nada, assumindo uma suposição).

Basicamente, foi Marx o primeiro a estudar a história do ponto de vista do produto e dos meios de produção da mercadoria. Antes de ter o seu juízo (ou profecia) sobre a revolução, ele se propôs a descrever, entender, com a precisão cientifica com a qual se entende uma máquina ou um organismo vivo, a cadeia de produção e consumo do capitalismo, sua trajetória na história... Trabalho de uma vida que tem desdobramentos na história, na economia, na sociologia, na administração, no direito, enfim... O cara não ficou apenas repetindo a mesma coisa, como dá a entender a opinião preconceituosa sobre ele.

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk

Ta mas isso foi antes ou depois de fraudar os dados??
E a mais valia, a idéia mais estupida sobre economia ja escrita, ele teve quando? Antes ou depois da fraude?
 
Ultima Edição:

farrokh_bulsara

Bam-bam-bam
Mensagens
3.386
Reações
3.192
Pontos
303
Isso foi antes ou depois dele fraudar os dados econômicos para colocar no livro dele??
Só pra esclarecer.



Ta mas isso foi antes ou depois de fraudar os dados??
E a mais valia, a idéia mais estupida sobre economia ja escrita, ele teve quando? Antes ou depois da fraude?
Isso mesmo, amiguinho. Essa anedota de blog olavete - sem querer desmerecer, mas nunca vi fonte séria - desautoriza totalmente a obra de Marx. Você, que não leu, é mais inteligente do que todo mundo que passou século e meio estudando, pesquisando, pensando em cima e desenvolvendo saber sobre as bases que ele trouxe.

Não sei o que o ocidente esteve tanto fazendo em cima de Marx, hehehehe.

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
 

Oh Dae-su

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.665
Reações
30.095
Pontos
1.404
Isso mesmo, amiguinho. Essa anedota de blog olavete - sem querer desmerecer, mas nunca vi fonte séria - desautoriza totalmente a obra de Marx. Você, que não leu, é mais inteligente do que todo mundo que passou século e meio estudando, pesquisando, pensando em cima e desenvolvendo saber sobre as bases que ele trouxe.

Não sei o que o ocidente esteve tanto fazendo em cima de Marx, hehehehe.

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk

Se acha que foi o Olavo que falou que os dados do Capital são fraudados?? Jura??
Caso perdido mesmo.
 


farrokh_bulsara

Bam-bam-bam
Mensagens
3.386
Reações
3.192
Pontos
303
Se acha que foi o Olavo que falou que os dados do Capital são fraudados?? Jura??
Caso perdido mesmo.
Não falei isso, falei que ninguém sério sustenta isso como descrédito do pensamento marxista.

Distorçãozinha básica de post falhou.

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
 

Oh Dae-su

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.665
Reações
30.095
Pontos
1.404
Não falei isso, falei que ninguém sério sustenta isso como descrédito do pensamento marxista.

Distorçãozinha básica de post falhou.

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk

Paul Johnson, jornalista, escritor e historiador formado em Oxford serve pra vc??
Claro que não né?? Teu professor de humanas com certeza sabe mais.

“se utilizou de fontes obsoletas porque as ainda válidas não confirmavam suas alegações”, “escolheu determinadas indústrias onde as condições de trabalho eram particularmente ruins como sendo típicas do capitalismo. Sua tese era de que o capitalismo dá lugar a condições de vida cada vez piores; quanto mais capital é empregado, pior os trabalhadores devem ser tratados para que assegurem rendimentos convenientes (...). Desse modo, Marx lida com condições pré-capitalistas, e ignora a verdade que salta aos olhos: quanto mais capital, menos sofrimento”.
 

farrokh_bulsara

Bam-bam-bam
Mensagens
3.386
Reações
3.192
Pontos
303
Paul Johnson, jornalista, escritor e historiador formado em Oxford serve pra vc??
Claro que não né?? Teu professor de humanas com certeza sabe mais.

“se utilizou de fontes obsoletas porque as ainda válidas não confirmavam suas alegações”, “escolheu determinadas indústrias onde as condições de trabalho eram particularmente ruins como sendo típicas do capitalismo. Sua tese era de que o capitalismo dá lugar a condições de vida cada vez piores; quanto mais capital é empregado, pior os trabalhadores devem ser tratados para que assegurem rendimentos convenientes (...). Desse modo, Marx lida com condições pré-capitalistas, e ignora a verdade que salta aos olhos: quanto mais capital, menos sofrimento”.
Hahahahahahahahahaha, como eu disse, fonte séria não há.

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
 

Oh Dae-su

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.665
Reações
30.095
Pontos
1.404
Hahahahahahahahahaha, como eu disse, fonte séria não há.

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk

Claro que não, fonte séria e teu professo de historia...admite que vc nem sabe quem é Paul Johnson.
Agora bateu o desespero de vez. :klol


Depois não sabe pq é:viraolho tão ridicularizados. tadinho.
 

farrokh_bulsara

Bam-bam-bam
Mensagens
3.386
Reações
3.192
Pontos
303
"escolheu determinadas indústrias" como se ele tivesse que escolher a "melhorzinha" da época dele.

Como se o que ele escreveu não fizesse sentido no mundo real, pra além de uma escolha de dados ou exemplos aqui e ali. Como se século e meio de gente séria estudando Marx não fosse o suficiente pra desmascarar um charlatão...

Aí vem um oxfordiano x e "desmascara" porque "quanto mais capital, melhor é a vida".

Hahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha.




Hahahahahahahahahaha.



Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
 

Oh Dae-su

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.665
Reações
30.095
Pontos
1.404
"escolheu determinadas indústrias" como se ele tivesse que escolher a "melhorzinha" da época dele.

Como se o que ele escreveu não fizesse sentido no mundo real, pra além de uma escolha de dados ou exemplos aqui e ali. Como se século e meio de gente séria estudando Marx não fosse o suficiente pra desmascarar um charlatão...

Aí vem um oxfordiano x e "desmascara" porque "quanto mais capital, melhor é a vida".

Hahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha.




Hahahahahahahahahaha.



Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk


Não disse??
Ta se debatendo como minhoca no sol.:klol

O desespero é tal que o camarada ta tentando negar a realidade, que mais capital gera melhor condição de trabalho, que foi o que o Paul Johnson disse, mas acho que o vermelhinho ai nem leu.
 

farrokh_bulsara

Bam-bam-bam
Mensagens
3.386
Reações
3.192
Pontos
303
Claro que não, fonte séria e teu professo de historia...admite que vc nem sabe quem é Paul Johnson.
Agora bateu o desespero de vez. :klol


Depois não sabe pq é:viraolho tão ridicularizados. tadinho.
Paul Johnson, perto de Marx, fica quietinho e entra na fila, coração. Não é que eu desmereça o cara, mas pra falar de igual pra igual com Marx demora, é muito trabalho, dedicação, não é questão de provar que o capitalismo querido é coisa boa de Deus, não é essa pequenice de boteco não.



Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
 

farrokh_bulsara

Bam-bam-bam
Mensagens
3.386
Reações
3.192
Pontos
303
Não disse??
Ta se debatendo como minhoca no sol.:klol

O desespero é tal que o camarada ta tentando negar a realidade, que mais capital gera melhor condição de trabalho, que foi o que o Paul Johnson disse, mas acho que o vermelhinho ai nem leu.
O seu Paul Johnson só faz parafrasear o conto da carochinha liberal que nunca se realiza sem luta trabalhista, greve etc.



Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
 

Flango Chines

Bam-bam-bam
Mensagens
1.387
Reações
2.494
Pontos
293
Claro que não, os links estão aí, vem de tudo quanto é fonte (e posicionamento) político, escolha a sua. Só está errado quem fala por achismo (sem ler nada, assumindo uma suposição).

Basicamente, foi Marx o primeiro a estudar a história do ponto de vista do produto e dos meios de produção da mercadoria. Antes de ter o seu juízo (ou profecia) sobre a revolução, ele se propôs a descrever, entender, com a precisão cientifica com a qual se entende uma máquina ou um organismo vivo, a cadeia de produção e consumo do capitalismo, sua trajetória na história... Trabalho de uma vida que tem desdobramentos na história, na economia, na sociologia, na administração, no direito, enfim... O cara não ficou apenas repetindo a mesma coisa, como dá a entender a opinião preconceituosa sobre ele.

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
Patético que eu tenha que fazer isso pra "calar a boca" de vocês.

São informações básicas que o puro preconceito anti-esquerdista de vocês lhes tira o acesso.

Qualquer pessoa acima do nível Nando Moura de leitura já topou e entendeu um pouco do que Marx escreveu. Mesmo os heróis liberalóides do Mises, os direitosos, todos passam inevitavelmente por Marx, é um degrau da filosofia moderna.

Negar ele é meio patético, não significa nada.

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk

Olha cara, vou ser honesto com vc:
vc falou, falou, falou, mas não respondeu minha pergunta.
Eu perguntei:
Quais foram as outras conclusões que eletirou ao longo da vida?
E vc me responde:
Ele foi o primeiro a estudar isso e aquilo.
Eu não perguntei se ele foi o primeiro, nem o que ele estudou.
Perguntei quais forams essas outras conclusões das quais vc falou.
Vc poderia responder?
 

Oh Dae-su

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.665
Reações
30.095
Pontos
1.404
Paul Johnson, perto de Marx, fica quietinho e entra na fila, coração. Não é que eu desmereça o cara, mas pra falar de igual pra igual com Marx demora, é muito trabalho, dedicação, não é questão de provar que o capitalismo querido é coisa boa de Deus, não é essa pequenice de boteco não.



Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk

Lindo ver a mascara de um comuna caindo, delicioso.
Deixa eu te contar um segredinho, as fraudes de Marx sao contadas em livros lançadas Paul Johnson, agora sabe o que não tem?? Gente contestando os livros do Paul Johnson. :klol:klol:klol
 
Ultima Edição:

farrokh_bulsara

Bam-bam-bam
Mensagens
3.386
Reações
3.192
Pontos
303
Lindo ver a mascara de um comuna caindo, delicioso.
Deixa eu te contar um segredinho, as fraudes de Marx sao contadas em livros lançadas Paul Johnson, agora sabe o que não tem?? Gente contestado os livors do Paul Johnson. :klol:klol:klol
Como se Paul Johnson e seu apego a detalhes irrelevantes mudasse alguma coisa, fosse digno de atenção, hehehehehe.

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
 

farrokh_bulsara

Bam-bam-bam
Mensagens
3.386
Reações
3.192
Pontos
303
Olha cara, vou ser honesto com vc:
vc falou, falou, falou, mas não respondeu minha pergunta.
Eu perguntei:
Quais foram as outras conclusões que eletirou ao longo da vida?
E vc me responde:
Ele foi o primeiro a estudar isso e aquilo.
Eu não perguntei se ele foi o primeiro, nem o que ele estudou.
Perguntei quais forams essas outras conclusões das quais vc falou.
Vc poderia responder?

Hahahahahahahahahaha, mano se você não entendeu o problema não está na minha resposta, lamento.

Se tudo o que você aprendeu na vida, teve que esperar alguém te dar mastigadinho assim, pedindo feito criança mimada e não prestando atenção ao lido, não posso fazer nada.

Vai sentar a bunda e ler, é o mínimo que você pode fazer por si mesmo. Ninguém vai te enumerar as contribuições de Marx - que são inúmeras, tema de livros inteiros - porque vossa beleza tem preguicinha de ler texto.

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
 

Flango Chines

Bam-bam-bam
Mensagens
1.387
Reações
2.494
Pontos
293
Hahahahahahahahahaha, mano se você não entendeu o problema não está na minha resposta, lamento.

Se tudo o que você aprendeu na vida, teve que esperar alguém te dar mastigadinho assim, pedindo feito criança mimada e não prestando atenção ao lido, não posso fazer nada.

Vai sentar a bunda e ler, é o mínimo que você pode fazer por si mesmo. Ninguém vai te enumerar as contribuições de Marx - que são inúmeras, tema de livros inteiros - porque vossa beleza tem preguicinha de ler texto.

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk

Cara, eu não entendo pq tanta grosseria.
Vc fala num tom jocoso, como se estivesse ridicularizando o outro de cima do seu pedestal.
Vc fez afirmações aqui, eu pedi uma simples resposta, e tudo oq vc retruca são palavras ridicularizadoras.
Inclusive citou vários chavões, como olavete, mimimises, bolsominion etc.
Vc veio neste tópico para ter um diálogo legal ou só para causar?
 

biglinux

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.122
Reações
4.277
Pontos
984
Pra saber mais de economia que do que o Marx até o filho do Bolsonaro, na verdade qualquer um que tenha terminado o primeiro grau e aprendido a fazer regra de 3 e calcular % já sabe mais de economia do que Marx.
 

Oh Dae-su

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.665
Reações
30.095
Pontos
1.404
Cara, eu não entendo pq tanta grosseria.
Vc fala num tom jocoso, como se estivesse ridicularizando o outro de cima do seu pedestal.
Vc fez afirmações aqui, eu pedi uma simples resposta, e tudo oq vc retruca são palavras ridicularizadoras.
Inclusive citou vários chavões, como olavete, mimimises, bolsominion etc.
Vc veio neste tópico para ter um diálogo legal ou só para causar?

Ele ta aqui para passar vergonha mesmo.
 

farrokh_bulsara

Bam-bam-bam
Mensagens
3.386
Reações
3.192
Pontos
303
Cara, eu não entendo pq tanta grosseria.
Vc fala num tom jocoso, como se estivesse ridicularizando o outro de cima do seu pedestal.
Vc fez afirmações aqui, eu pedi uma simples resposta, e tudo oq vc retruca são palavras ridicularizadoras.
Inclusive citou vários chavões, como olavete, mimimises, bolsominion etc.
Vc veio neste tópico para ter um diálogo legal ou só para causar?
Eu te dei um caminho para a resposta, não usei chavões pra ridicularizar ninguém, acho você acomodado demais, querendo uma resposta que transcende a minha disponibilidade para parar, sentar, escrever, revisar leituras...

Achei que a sua insistência estava no nível das provocações dos outros, mas pelo jeito é só ingenuidade mesmo. Enfim, é preciso sentar e ler, ainda assim.

Comece por aqui, talvez:
http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/3190_1502.pdf




Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.869
Pontos
553
Em 1996, um fã de livros, filmes e RPG chamado Peter Anspech criou uma lista hilária sobre senhores do mal "If I was an Evil Overlord" Que tirava sarro com vilões dessas mídias aí em cima, que tinham filhas que se apaixonavam pelo herói e traiam o pai, ou tinham conselheiros que aconselhavam ele e ele ignorava, ou deixava vivo o herói porque achava que ele sofreria mais vivo... E invariavelmente por agirem assim esses Senhores do Mal morriam.

Entao,a lista dele seria coisas que ele não faria para ter um destino diferente.

Um deles me chamou a atencao: "12.One of my advisors will be an average five-year-old child. Any flaws in my plan that he is able to spot will be corrected before implementation."

12 - Um de meus conselheiros será uma criança mediana de 5 anos. Qualquer falha em meus planos que ele puder encontrar, será corrigida antes do plano ser posto em execução.

Imagina o diálogo:

Marx: Com esse plano todas as pessoas serão iguais e, portanto, felizes.

Garoto: Mas as pessoas não são iguais. Se vc der um suprimento eterno de sorvete de chocolate pra todo mundo, quem gosta de sorvete de morango não vai ser feliz.

Marx: Mas todos gostam de chocolate, quem não gosta, ao ver todo mundo feliz comendo chocolate, vai querer comer sorvete de chocolate tbm.

Garoto: Não, quem não gosta de chocolate não vai passar a gostar só porque os outros gostam!

Marx: Guri, vamos forçar quem não gosta de sorvete de chocolate a gostar. Eles vão ser felizes!

Garoto: Você não pode forçar as pessoas a serem felizes!

Marx: Para de me encher, encontrei a fórmula da felicidade para todos e ela vai funcionar.

Aí, um século depois, em que milhões de pessoas que gostavam de sorvete de chocolate mataram milhões e milhões de pessoas só porque elas não gostavam, em que se viu que obrigar as pessoas a gostarem de chocolate à força não as faz gostar, em que pessoas fugiam (ao ponto dos muros nas fronteiras não serem para impedir as pessoas de entrarem, mas de sairem) e em que os países que deixam as pessoas escolherem o sabor do sorvete, ainda tem gente defendendo Marx e seu sorvete libertador para todos?

É meio maluco isso.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
 

Lost Brother

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
17.503
Reações
28.200
Pontos
554
O Marx atualmente está desatualizado e foi ultrapassado. Mas naquela época suas criticas ao capitalismo foram extremamente importantes.
Num paraiso capitalista sem direitos trabalhistas, sem regulações estatais, sem o Estado atrapalhar os geradores de riqueza, sem burocracia, mas com jornadas de trabalhos insanas (+ 15 horas por dia sem férias, sem descanso semanal, sem direito algum), trabalho infantil, mulheres grávidas trabalhando em industrias pesadas, graves acidentes de trabalho eram rotina e etc. Graças a essa época vejo o quanto é importante a existencia razoável de direitos trabalhistas, regulações estatais, sindicatos. Se o Marx e cia (movimentos trabalhistas, sindicatos) não tivessem ido contra os abusos do capitalismo da época o mundo seria totalmente diferente. Provavelmente não teriamos tantos avanços na relação trabalhista como férias, menor tempo de jornada de trabalho, EPI (Equipamento de proteção individual), licença maternidade. Negar a importancia do Marx na historia da humanidade não passa de ignorancia historica, questionar as suas ideias é saud

A galera precisa enxergar além do seu proprio viés ideologico. Como critico do capitalismo da sua época o Marx é um excelente pensador politico, não dá para querer seguir as suas ideias como se fossem a receita para um sistema socia-economico melhor. Dá para retirar sempre algo de bom dos principais pensadores politico da atualidade, eu tenho o desejo de estudar a escola de frankfurt, a escola austriaca, marx, john locke, rosseau, focault, adam smith para isso.
 

Lost Brother

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
17.503
Reações
28.200
Pontos
554
Eu vou pegar uns trecho de um texto marxista de uma faculdade federal de historia (foi o primeiro link decente que encontrei, tenho pesquisa de procurar fontes melhores) para ilustrar a pessima condição de trabalho da época e o desdem dos geradores de riqueza da época, por favor, ignorem o teor marxista do texto.

"Os trabalhadores, submetidos a esta nova ordem, muito sofreram em busca de melhorias de vida que nunca chegavam, devido ao salário extremamente baixo. Acabavam, assim, realizando seus serviços pela própria subsistência, sob péssimas condições de trabalho, em jornadas extremamente longas – às vezes de 16 horas diárias – trabalhando até o limite das forças e, não raro, tidos por negligentes e insubordinados pelos seus empregadores, ainda que tal se desse pela exaustão física. Ademais, tiveram que aprender a trabalhar de maneira regular e ininterrupta, de forma que o trabalho rendesse"

"Importante ressaltar a preferência de certos burgueses pela utilização em larga escala da mão-de-obra considerada mais “dócil” e – claro – mais barata, como as mulheres (principalmente para a tecelagem), crianças e rapazes abaixo dos 18 anos de idade, o que levava ao desemprego dos homens adultos.
Dessa forma, a miséria e a fome não tardaram a aparecer, assim como doenças como a cólera e o tifo nas humildes regiões habitacionais, devido às péssimas condições de higiene, escassez do fornecimento de água e pelo fato de não terem como se protegerem do frio. Tal quadro levou à morte inúmeros trabalhadores pobres.
A triste realidade da classe trabalhadora não se restringiu à população urbana. Da mesma forma, os camponeses, desprovidos de terra ou assentados em terrenos inférteis, também sofriam com a fome"

"Apesar disso, a classe dominante manteve-se insensível a tal realidade, preferindo ignorar os problemas sociais, pois não se sentia diretamente atingida por eles. Era mais cômodo e fácil fingir que nada via e tratar seus empregados como se não fossem seres humanos.
A cidade se expandia e as habitações populares passaram a crescer ao redor delas causando um ambiente pouco atrativo e um empobrecimento das cidades fabris. F. Engels, em sua obra “A condição da classe trabalhadora na Inglaterra[1] diz: “Um dia andei por Manchester com um destes cavalheiros da classe média. Falei-lhes das desgraçadas favelas insalubres e chamei-lhe a atenção para a repulsiva condição daquela parte da cidade em que moravam os trabalhadores fabris. Declarei nunca ter visto uma cidade tão mal construída em minha vida. Ele ouviu-me pacientemente e na esquina da rua onde nos separamos comentou: ‘E ainda assim, ganham-se fortunas aqui. Bom dia, senhor!’”.

Uma parte do operariado, acreditando na mensagem ideológica da burguesia de que quanto mais se trabalhasse, mais ganharia, não desistia e labutava dia após dia. Porém, muitos outros, desiludidos e desmoralizados pela extrema exploração e o constante empobrecimento, caíam no alcoolismo, demência, suicídio e as mulheres, na prostituição ou – em muitos outros casos –, buscavam refugiar-se na promiscuidade.

No entanto, parte desse contingente de miseráveis via a saída na rebelião, na revolta, revolução. Fizeram greves, revoltas armadas ou não, rebeliões e – muito importante – formaram os sindicatos - as trade unions, visando a sua segurança, melhoria das condições de trabalho e o fortalecimento da luta operária. Indispensável ressaltar que, quando tomam consciência do seu papel na sociedade, reconhecessem-se como agentes sociais e transformadores, ou seja, não seria mais ou “pobre” enfrentando o “rico”, e sim a classe operária explorada e consciente enfrentando o seu explorador, responsável pela sua miséria e desgraça, o burguês capitalista".

A canção dos tecelões de Lyon (França), citada por Eric Hobsbawn em sua obra A Era das Revoluções:

Reflexão de A. de Toqueville, extraída da obra A Era das Revoluções de Eric J. Hobsbawn:

Desta vala imunda a maior corrente da indústria humana flui para fertilizar o mundo todo. Deste esgoto imundo jorra o ouro puro. Aqui a humanidade atinge o seu mais completo desenvolvimento e sua maior brutalidade, aqui a civilização faz milagres e o homem civilizado torna-se quase um selvagem.” – A. de Toqueville a respeito de Manchester.(TOQUEVILLE, A. de, Journeys to England and Ireland, ed. Mayer, 1958, p. 107-8.)

Entrevista realizada com o pai de duas meninas menores de idade à época:

1. Pergunta: A que horas vão as menores à fábrica?
Resposta: Durante seis semanas foram às três horas da manhã e voltaram às dez horas da noite.
2. Pergunta: Quais os intervalos concedidos durante as dezenove horas, para descansar ou comer?
Resposta: Quinze minutos para o desjejum, meia hora para o almoço e quinze minutos para beber.
3. Pergunta: Tinha muita dificuldade para despertar suas filhas?
Resposta: Sim. A princípio, tínhamos que sacudi-las para despertá-las e se levantarem, bem como vestirem-se antes ir ao trabalho.
4. Pergunta: Quanto tempo dormiam?
Resposta: Nunca se deitavam antes das onze horas, depois de lhes dar algo que comer, e então, minha mulher passava toda a noite em vigília ante o temor de não despertá-las na hora certa.
5. Pergunta: A que horas eram despertadas?
Resposta: Geralmente, minha mulher e eu nos levantávamos às duas horas da manhã para vesti-las.
6. Pergunta: Então, somente tinham quatro horas de repouso?
Resposta: Escassamente quatro.
7. Pergunta: Quanto tempo durou essa situação?
Resposta: Umas seis semanas.
8. Pergunta: Trabalhavam desde as seis horas da manhã até às oito e meia da noite?
Resposta: Sim, é isso.
9. Pergunta: As menores estavam cansadas com esse regime?
Reposta: Sim, muito. Mais de uma vez ficaram adormecidas com a boca aberta. Era preciso sacudi-las para que comessem.
10. Pergunta: Suas filhas sofreram acidentes?
Resposta: Sim, a maior, a primeira vez que foi trabalhar, prendeu o dedo em uma engrenagem e esteve cinco semanas no hospital de Leeds.
11. Pergunta: Recebeu o salário durante esse tempo?
Resposta: Não, desde o momento do acidente, cessou o salário.
12. Pergunta: Suas filhas foram remuneradas?
Resposta: Sim, ambas.
13. Pergunta: Qual era o salário em semana normal?
Resposta: Três shillings por semana, cada uma.
14. Pergunta: E quando faziam horas suplementares?
Resposta: Três shillings e sete pences e meio.
”. (NASCIMENTO, Amauri Mascaro, “A indignação do trabalho subordinado”, IN: Curso de Direito do Trabalho, Saraiva, São Paulo,1992, pág. 11-12.)

BIBLIOGRAFIA:

  • RODRIGUES, Antonio Edmilson Martins, “As Revoluções Burguesas”, IN: O século XX – O tempo das incertezas – Da formação do capitalismo à Primeira Grande Guerra, FILHO, Daniel Aarão Reis, FERREIRA, Jorge, ZENHA, Celeste (org.), Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 2000.
  • DOWBOR, Ladislau, “Acumulação do capital”, IN: O que é CAPITAL, Abril Cultural / Brasiliense, São Paulo, 1985, Coleção Primeiros Passos.
  • ANTUNES, Ricardo L. C., “O advento do capitalismo e o papel dos sindicatos” e “O nascimento do sindicalismo e das lutas operárias: os trade-unions”, IN: O que é SINDICALISMO, Abril Cultural / Brasiliense, São Paulo, 1985, Coleção Primeiros Passos.
  • HOBSBAWN, Eric J., “A Revolução Industrial”, “A carreira aberta ao talento” e “Os trabalhadores pobres”, IN: A Era das Revoluções: 1789 – 1848.”, Paz e Terra, São Paulo, 2005.
  • CODO, Wanderley. “O que é alienação”, IN: O que é ALIENAÇÃO, Nova Cultural / Brasiliense, São Paulo, 1986, Coleção Primeiros Passos.
  • DICIONÁRIO DO PENSAMENTO MARXISTA, BOTTOMORE, Tom (editor), Jorge Zahar, Rio de Janeiro, 1983
  • THOMPSON, E. P. “Plantando a árvore da liberdade”, IN: A formação da classe operária inglesa – A árvore da liberdade, Paz e Terra, São Paulo, 2004, Volume 1.
  • GIDDENS, Anthony, “As obras da Juventude Marx”, IN: Capitalismo e Moderna Teoria, Presença, Lisboa, 1994.
  • NASCIMENTO, Amauri Mascaro, “A indignação do trabalho subordinado”, IN: Curso de Direito do Trabalho, Saraiva, São Paulo,1992.
[1] F. Engels, Conditions of the working class in England, capítulo XII.
http://www.historia.uff.br/nec/condicoes-da-classe-operaria-epoca-da-revolucao-industrial

http://www.historia.uff.br/nec/condicoes-da-classe-operaria-epoca-da-revolucao-industrial
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.734
Reações
22.510
Pontos
1.129
Vale muito a pena ler Marx diretamente da fonte (sem as lentes de outrém), até porque boa parte das discussões de fórum sobre politica giram em torno de sua ideologia, ainda que não existam mais movimento marxista de grande porte no mundo real e a história o tenha deturpado.

Esse desenho aqui é um bom começo:



Depois dá pra ler a Crítica do Programa de Gotha, pra ver a opinião de Marx sobre os social-democratas

https://www.marxists.org/portugues/marx/1875/gotha/

E depois o 18 Brumário de Luís Bonaparte, pra ver a opinião de Max sobre autocracias individualistas

https://neppec.fe.ufg.br/up/4/o/brumario.pdf

Ou então não ler nada e que se foda, afinal a vida é curta mesmo.

Parece petista

21060310_20131122162556175.jpg
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
O Marx atualmente está desatualizado e foi ultrapassado. Mas naquela época suas criticas ao capitalismo foram extremamente importantes.
Num paraiso capitalista sem direitos trabalhistas, sem regulações estatais, sem o Estado atrapalhar os geradores de riqueza, sem burocracia, mas com jornadas de trabalhos insanas (+ 15 horas por dia sem férias, sem descanso semanal, sem direito algum), trabalho infantil, mulheres grávidas trabalhando em industrias pesadas, graves acidentes de trabalho eram rotina e etc. Graças a essa época vejo o quanto é importante a existencia razoável de direitos trabalhistas, regulações estatais, sindicatos. Se o Marx e cia (movimentos trabalhistas, sindicatos) não tivessem ido contra os abusos do capitalismo da época o mundo seria totalmente diferente. Provavelmente não teriamos tantos avanços na relação trabalhista como férias, menor tempo de jornada de trabalho, EPI (Equipamento de proteção individual), licença maternidade. Negar a importancia do Marx na historia da humanidade não passa de ignorancia historica, questionar as suas ideias é saud

A galera precisa enxergar além do seu proprio viés ideologico. Como critico do capitalismo da sua época o Marx é um excelente pensador politico, não dá para querer seguir as suas ideias como se fossem a receita para um sistema socia-economico melhor. Dá para retirar sempre algo de bom dos principais pensadores politico da atualidade, eu tenho o desejo de estudar a escola de frankfurt, a escola austriaca, marx, john locke, rosseau, focault, adam smith para isso.

Não é como se as críticas de Marx tivessem criado melhoras na sociedade ou no capitalismo. As melhoras que o capitalismo teve depois seriam naturais e aconteceriam de um jeito ou de outro.

Dois pontos à serem considerados:

- Marx não previu a existência da classe média, o que já refuta toda a teoria econômica dele.
- Marx escreveu durante a revolução industrial, onde as condições de vida eram bem ruins sim, porém melhores que anteriormente.
 

Lost Brother

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
17.503
Reações
28.200
Pontos
554
Não é como se as críticas de Marx tivessem criado melhoras na sociedade ou no capitalismo. As melhoras que o capitalismo teve depois seriam naturais e aconteceriam de um jeito ou de outro.

Dois pontos à serem considerados:

- Marx não previu a existência da classe média, o que já refuta toda a teoria econômica dele.
- Marx escreveu durante a revolução industrial, onde as condições de vida eram bem ruins sim, porém melhores que anteriormente.

Isso seria ter muita fé no capitalismo e nos geradores de riqueza daquela época. Tais mudanças provavelmente não aconteceria se o Marx ou qualquer outro individuo não tivesse batido de frente com a situação daquela epoca. A sociedade não muda sem muitos empurrãozinhos de contestadores.

A teoria economica do Marx já foi refutada faz tempo, isso é fato.

E anteriormente ninguém ganhava fortunas tão vasta com a exploração do trabalho alheio como foi no começo da revolução industrial. As condições de péssimas foram para muito ruim, não deixa de ser uma melhora.

O que eu acho desonestidade intelectual é negar a importancia do Marx pra época.


Vocês vão deixar de ser conservadores, capitalistas ou pegar fogo se derem o braço a torcer quanto a isso.
 

Oh Dae-su

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.665
Reações
30.095
Pontos
1.404
Não é como se as críticas de Marx tivessem criado melhoras na sociedade ou no capitalismo. As melhoras que o capitalismo teve depois seriam naturais e aconteceriam de um jeito ou de outro.

Dois pontos à serem considerados:

- Marx não previu a existência da classe média, o que já refuta toda a teoria econômica dele.
- Marx escreveu durante a revolução industrial, onde as condições de vida eram bem ruins sim, porém melhores que anteriormente.

Eram ruins, mas como eram antes no campo? Isso poucos pensam ne. A revolução industrial so começou de onde tudo estava.
 

Flango Chines

Bam-bam-bam
Mensagens
1.387
Reações
2.494
Pontos
293
Isso seria ter muita fé no capitalismo e nos geradores de riqueza daquela época. Tais mudanças provavelmente não aconteceria se o Marx ou qualquer outro individuo não tivesse batido de frente com a situação daquela epoca. A sociedade não muda sem muitos empurrãozinhos de contestadores.

A teoria economica do Marx já foi refutada faz tempo, isso é fato.

E anteriormente ninguém ganhava fortunas tão vasta com a exploração do trabalho alheio como foi no começo da revolução industrial. As condições de péssimas foram para muito ruim, não deixa de ser uma melhora.

O que eu acho desonestidade intelectual é negar a importancia do Marx pra época.


Vocês vão deixar de ser conservadores, capitalistas ou pegar fogo se derem o braço a torcer quanto a isso.

Vou fazer a mesma pergunta que fiz a outro usuário.
Acesse este tópico: http://forum.outerspace.com.br/index.php?threads/abrindo-a-sua-mente-as-6-lições.476363/
Leia o capítulo 1: Capitalismo.
Me diga quais foram as contribuições de Marx dentro dessa dinâmica que estava nascendo no final do sistema feudalista.
 

doutordoom

Lenda da internet
Mensagens
33.542
Reações
26.683
Pontos
1.954
Engraçado que eu ouço justamente o contrário, Pelo que o meu pai fala (e não é só ele), os militares nunca enchiam o saco de quem andava na linha, ele mesmo sempre foi tratado com respeito e cordialidade.

Olha, sendo bem honesto, não sei o suficiente sobre Jango pra saber se ele daria um golpe, mas continuo achando que não.
Apenas ele não teria força (no sentido de saber o que tem que fazer e agir, mesmo havendo mortes, prisões e etc) pra evitar esses grupos de ou tomarem o poder ou causar em mais dano e mortes que os militares causaram.

Mas não acho que ele seria que daria o golpe.


Foi a primeira coisa que passou pela minha cabeça.

A turma antiga, que já era adulta na época da ditadura, no geral acha que ela nem fedia nem cheirava, era boa em umas coisas (principalmente segurança e emprego) mas ruim pela falta de liberdade. Mas como a imensa maioria não fazia nada que pudesse ter sua liberdade ameaçada, não queria ditadura mas se tivesse, tava ok.

E tenho muitos tios e tias que até hoje falam bem da época.

Vale sempre pensar, alguém que nasceu em1977 e tem 40 anos hoje, tinha 11 anos de idade quando a ditadura acabou, usar opinião dessas pessoas ou ainda pior de gente mais nova, não acho coerente.

naquela época existia um alto indice de desemprego, não existia nenhum sistema publico de saude universal, a educação não era universal como é hoje, o indice de analfabetismo, mortalidade infantil, miséria eram enormes.

A midia comprovadamente alienava toda a população a respeito do regime, então como só existiam noticias boas ao respeito daquele momento existem um monte de viuvas.

E fora dos grandes centros urbanos a situação era mais calma.

Claro que numa ditadura a segurança seria melhor. Mas em troca de uma suposta sensação de segurança perdeu-se todo o restante (economia, liberdade, democracia...)

Link interessante sobre a questão: http://arte.folha.uol.com.br/especiais/2014/03/23/o-golpe-e-a-ditadura-militar/a-economia.html

Ditadura militar jogou sobre o Brasil um legado que foi uma verdadeira desgraça para o país. Esse legado maldito se manifesta até hoje na criação de estruturas de poder que teoricamente deveriam servir para proteger os representantes democraticamente eleitos de algum novo golpe, mas no fim acabaram servindo como mecanismos para apoiar corrupção através de protecionismo e privilégios três poderes.

O Princípio "nemo tenetur se detegere" (o direito de não produzir prova contra si mesmo) estabelecido na Constituição para evitar confissões sobre a tortura (tão utilizada por militares), hoje serve praticamente para legitimar mentiras nos tribunais. Usado para motoristas embriagados que não querem fazer teste de bafômetro ou mesmo para motoristas que atropelam e fogem sem dar primeiros socorros (sim, já usaram esse princípio para validar isso).

É interessante notar que por PIORES que tenham sido os problemas de Governos democráticos do PT e do PSDB em alguns aspectos, eles deixaram um legado muito melhor do que os militares.
 

Oh Dae-su

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.665
Reações
30.095
Pontos
1.404
Link interessante sobre a questão: http://arte.folha.uol.com.br/especiais/2014/03/23/o-golpe-e-a-ditadura-militar/a-economia.html

Ditadura militar jogou sobre o Brasil um legado que foi uma verdadeira desgraça para o país. Esse legado maldito se manifesta até hoje na criação de estruturas de poder que teoricamente deveriam servir para proteger os representantes democraticamente eleitos de algum novo golpe, mas no fim acabaram servindo como mecanismos para apoiar corrupção através de protecionismo e privilégios três poderes.

O Princípio "nemo tenetur se detegere" (o direito de não produzir prova contra si mesmo) estabelecido na Constituição para evitar confissões sobre a tortura (tão utilizada por militares), hoje serve praticamente para legitimar mentiras nos tribunais. Usado para motoristas embriagados que não querem fazer teste de bafômetro ou mesmo para motoristas que atropelam e fogem sem dar primeiros socorros (sim, já usaram esse princípio para validar isso).

É interessante notar que por PIORES que tenham sido os problemas de Governos democráticos do PT e do PSDB em alguns aspectos, eles deixaram um legado muito melhor do que os militares.


Se os militares quiserem assumir o poder novamente a primeira coisa a ser ignorada é estas supostas proteções constitucionais.
Em 88 os políticos só fizeram o que sempre fazem, aproveitaram o momento para se proteger e proteger seus roubos pq vamos pensar um pouco, todos estes recursos e proteções só sao respeitadas num estado democrático. Outro ponto, não existe direita no Brasil, nossa querida constituição de 88 foi feita por um misto de comunistas, com esquerdista tradicional e uma gotinha de centro esquerda. Com ou sem regime militar nossa constituição sempre foi uma m****, ou vc esqueceu o quanto esquerdista adora um criminoso?
 
Topo Fundo