O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Vale a pena instalar Linux? Se sim, como instalá-lo?

Ecce Animus

Bam-bam-bam
Mensagens
1.531
Reações
2.687
Pontos
303
Olá, galerinha, gostaria de saber se vale a pena instalar Linux. Tô habituado com o windão aqui no PC, mas tenho pensado severamente por questões de segurança, vírus e etc. Poderia dissertar sobre?
 

JulioCésar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.101
Reações
592
Pontos
563
Depende muito, ja testei ele por um tempo porem se é utilizado para jogor nao tem o que fazer windows reina
 

RenanDCS

Bam-bam-bam
Mensagens
1.762
Reações
644
Pontos
204
Cara, pra PC antigo roda que é uma beleza, uso o Ubunto Studio em um note com 2gb de RAM e um Turion 64, dá até pra editar umas faixas de áudio e umas imagens no GIMP. Não se compara com o Windows em questão de usabilidade, mas impressiona pelo que entrega.
 

filipeseiti

Ser evoluído
Mensagens
78
Reações
32
Pontos
29
Depende do que busca, precisa ver melhor qual uso que pretende dar pra máquina... Dependendo do uso a curva de aprendizado é alta pra caramba, nada que a internet não resolva, mas as vezes tem uns bugs chatos q vc vai ter um trabalho chato... Sobre distros, existem várias, com usos diferentes tb, pra jogos, edição de imagem, som, etc... Se for só pra internet, o básico, aconselho a troca inclusive... Mas lembrando que muitos dos problemas estão nos softwares, não no sistema em si, em resumo, usar Firefox no Windows e Linux te expõe de formas muito parecidas aos problemas de segurança... Eu particularmente, e não pergunta qual melhor distro na NET que pode ter morte, tem mto ista nesse mundo... Gosto muito do Linux mint, é simples de usar pq a base é o Ubuntu, q tem tutorial e suporte de tudo... Além da interface gráfica que por ser parecida aos windows 7 e 10 (com um menu iniciar)...

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
 

CidoLoco

Bam-bam-bam
VIP
Mensagens
3.138
Reações
2.083
Pontos
354
Depende do que tu quer fazer... Pra uso básico e de boa, mas qualquer coisa específica tem que ver se tem algum software que faz o que tu precisa. Pra jogos não serve. Melhor alternativa ao meu ver é rodar em uma VM e fazer as coisas "sensíveis" dentro da VM.

Enviado de meu Quantum Go usando Tapatalk
 


Math Dealer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.521
Reações
4.988
Pontos
819
curva de aprendizado é longa e tem que gostar de fuçar no google muito, ainda não tem como escapar da linha de comando mas já foi bem pior. Eu comecei a usar quando a nvidia não dava suporte oficial ainda e dual boot com UEFI era zoado, quebrei a instalação várias vezes tentando arrumar o note que tinha uma vga nvidia com prime. Eu fui meio que forçado a usar linux na faculdade, odiei por muito tempo, mas agora prefiro usar linux pra tudo menos pra jogar (porque não dá simplesmente), especialmente porque o windows 10 que adicionou muita frescura pro meu gosto, tanto em funcionalidade quanto na interface. Uso o linux mint MATE que a interface é limpa mas moderna, é user friendly e a comunidade dá dicas e explicações simples de entender. Galera hardcore vai pra debian, gentoo, archlinux. Agora ta surgindo distros que tem interface maneira tbm e é bastante user friendly, tipo endless OS (nunca testei).
Se você não precisar de softwares profissionais pra edição de imagem/audiovisual, ou CAD, dá pra usar as alternativas open source de boa.
 
Ultima Edição:

Stiker

Bam-bam-bam
Mensagens
1.646
Reações
2.335
Pontos
303
Pra jogos? Não!

Vai depender do que tu vai querer fazer com o PC cara, se teu pc for aqueles mais antigos é uma boa sim, pois o linux é mais leve =)
 

Offline.os

Bam-bam-bam
Mensagens
1.660
Reações
2.831
Pontos
303
Pra novato recomendo usar o Linux Mint, muito prático e de fácil aprendizado.
Mas assim... Se você gosta de jogar no PC, recomendo que fique no Windows ou ao menos faça um dualboot.
Se for usar pra programar ou só pra acessar a internet mesmo não vejo problema algum.

Eu particularmente passo mais tempo no Linux programando, passando o tempo ou jogando um Dotinha... só entro no Windows mesmo quando preciso programar algo em particular lá, ou jogar algum jogo que não é compatível.
 

Málocco Meeeermo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.098
Reações
5.855
Pontos
1.049
Compra um pendrive de uns 8 ou 16GB e instala uma distro. Sempre que quiser usar, só dar o boot pelo pen(cd/dvd o boot é bem mais lento e não permite gravações uma vez o sistema estar "bootado"). Assim você mantém o windows como sistema principal e terá uma distro linux sempre que quiser. Outra opção é instalar via dual boot no seu hd.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.850
Reações
10.500
Pontos
1.069
Se você tem paciência para aprender e se o sistema tem os programas que você precisa vai fundo. Recomendo começar pelo Ubuntu ou o Linux Mint.

É um sistema operacional bem diferente do Windows, ainda tem uma curva de aprendizagem, que felizmente diminuiu muito desde que o Ubuntu apareceu. Hoje em dia o Linux tem um substituto para praticamente qualquer programa do Windows com exceção dos jogos, da minha lista do Steam de 180 jogos só 45 estão disponíveis no Linux. A falta de games é o principal calcanhar de aquiles do sistema hoje.

Linux é para quem precisa de um sistema estável e seguro, é por isso que 70% dos servidores da internet (até mesmo a Microsoft usa nos sevidores da Azure) e 99% dos supercomutadores do mundo utilizam Linux.
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Dica universal do Jugula a todos os aspirantes a linuxeiros: Se vc precisa abrir um tópico para perguntar qualé e não teve a iniciativa de buscar as infos sozinho aconselho a esquecer do Linux.

Sério... não é te tirando de noob nem nada disso... pq pra aprender a usar o sistema (seja lá qual distro) vc gastará infinito tempo no Google e tb lendo tutoriais. Se vc ta interessado no sistema e ainda não foi atrás de todo o básico é melhor nem começar, pq imagina depois pra aprender o resto.

PS: Se quiser só usar ele pra navegar na internet é bem simples de usar... mas não é o Linux que vai aumentar sua segurança, caso seja essa sua única preocupação.
 

Hans Castorp

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.203
Reações
20.421
Pontos
1.129
Sempre considero instalar uma distro de linux em minha máquina para fins autoeducativos. Mas a falta de tempo não me deixa.
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
Eu fiz isso uma vez, nunca tinha mexido, peguei uma distribuição que recomendaram e depois de um pouco de trabalho pra aprender instalar eu instalei, estava tudo lindo, então eu precisei usar o site do banco do Brasil, foi tanta pesquisa e linha de comando pra um negócio tão simples, que depois que eu consegui eu apaguei do meu HD, rsrs.

Eu não tenho paciência mais pra isso.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.850
Reações
10.500
Pontos
1.069
Dica universal do Jugula a todos os aspirantes a linuxeiros: Se vc precisa abrir um tópico para perguntar qualé e não teve a iniciativa de buscar as infos sozinho aconselho a esquecer do Linux.

Sério... não é te tirando de noob nem nada disso... pq pra aprender a usar o sistema (seja lá qual distro) vc gastará infinito tempo no Google e tb lendo tutoriais. Se vc ta interessado no sistema e ainda não foi atrás de todo o básico é melhor nem começar, pq imagina depois pra aprender o resto.

PS: Se quiser só usar ele pra navegar na internet é bem simples de usar... mas não é o Linux que vai aumentar sua segurança, caso seja essa sua única preocupação.
Nem acho o Linux tão difícil hoje em dia, depois que o Ubuntu surgiu o negócio ficou muito mais simples, o que mais lascava os amadores antigamente era a falta de drivers para a maioria do hardware no Linux e ter que instalar pelo terminal, me lembro uns 10 anos atrás eu passava dias tentando instalar uma placa de rede no Kurumin. Hoje em dia esse problema é raro, principalmente em distros que já vem bem completas como o Linux Mint.

Antigamente você tinha que montar um cd manualmente, tinha que sair caçando o código fonte dos programas e ainda tinha que compilar, tinha que ter uma senha pro su e outra pro sudo (algumas distros ainda tem isso) e tudo era feito pelo terminal. Hoje você pode fazer tudo pela interface gráfica, existem app stores e repositórios da comunidade e os drives externos são montados automaticamente.

O negócio é que o Linux é diferente do Windows e muita gente não tem paciência para passar da fase de aclimatação. A mesma coisa acobtece com quem muda do Windows pro macOS. Tem que estar disposto a tentar se acostumar com o novo.
 
Ultima Edição:

Offline.os

Bam-bam-bam
Mensagens
1.660
Reações
2.831
Pontos
303
Uma das coisas que acho mais divertidas no Linux é o pós-instalação, a hora de instalar aplicativos, configurar temas, instalar plugins... bom demais. :klingua
 

CloudNine

Bam-bam-bam
Mensagens
5.935
Reações
19.905
Pontos
353
Dica universal do Jugula a todos os aspirantes a linuxeiros: Se vc precisa abrir um tópico para perguntar qualé e não teve a iniciativa de buscar as infos sozinho aconselho a esquecer do Linux.

Sério... não é te tirando de noob nem nada disso... pq pra aprender a usar o sistema (seja lá qual distro) vc gastará infinito tempo no Google e tb lendo tutoriais. Se vc ta interessado no sistema e ainda não foi atrás de todo o básico é melhor nem começar, pq imagina depois pra aprender o resto.

PS: Se quiser só usar ele pra navegar na internet é bem simples de usar... mas não é o Linux que vai aumentar sua segurança, caso seja essa sua única preocupação.

Discordo...Para uso basico(internet,documentos)Têm distros linux bem amigaveis para o usuario final que o cara nem precisa tocar no "terminal".Isso claro se o uso for básico.
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Nem acho o Linux tão difícil hoje em dia, depois que o Ubuntu surgiu o negócio ficou muito mais simples, o que mais lascava os amadores antigamente era a falta de drivers para a maioria do hardware no Linux e ter que instalar pelo terminal, me lembro uns 10 anos atrás eu passava dias tentando instalar uma placa de rede no Kurumin. Hoje em dia esse problema é raro, principalmente em distros que já vem bem completas como o Linux Mint.

Antigamente você tinha que montar um cd manualmente, tinha que sair caçando o código fonte dos programas e ainda tinha que compilar, tinha que ter uma senha pro su e outra pro sudo (algumas distros ainda tem isso) e tudo era feito pelo terminal. Hoje você pode fazer tudo pela interface gráfica, existem app stores e repositórios da comunidade e os drives externos são montados automaticamente.

O negócio é que o Linux é diferente do Windows e muita gente não tem paciência para passar da fase de aclimatação. A mesma coisa acobtece com quem muda do Windows pro macOS. Tem que estar disposto a tentar se acostumar com o novo.
Mas talvez por vc usar Linux a uma cara já está acostumado.

E, sim... tb acho o Umbutu relativamente fácil (é exatamente o que mais usei)... mas eu nunca abri tópico pra perguntar e tenho costume de pular de cabeça nessas coisas, então pra mim não foi frustrante aprender (não achei fácil).

Discordo...Para uso basico(internet,documentos)Têm distros linux bem amigaveis para o usuario final que o cara nem precisa tocar no "terminal".Isso claro se o uso for básico.
Na verdade vc não "discorda", apenas não leu minha postagem... lê novamente o que falo sobre uso básico:

PS: Se quiser só usar ele pra navegar na internet é bem simples de usar... mas não é o Linux que vai aumentar sua segurança, caso seja essa sua única preocupação.
 

CloudNine

Bam-bam-bam
Mensagens
5.935
Reações
19.905
Pontos
353
Mas talvez por vc usar Linux a uma cara já está acostumado.

E, sim... tb acho o Umbutu relativamente fácil (é exatamente o que mais usei)... mas eu nunca abri tópico pra perguntar e tenho costume de pular de cabeça nessas coisas, então pra mim não foi frustrante aprender (não achei fácil).


Na verdade vc não "discorda", apenas não leu minha postagem... lê novamente o que falo sobre uso básico:

y55t68.jpg
 

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.750
Reações
133.975
Pontos
2.139
Linux Mint pra alguém que precisa apenas navegar e uma suite de escritório tá redondinho e tranquilo de usar hoje em dia. Se tudo que vc precisa rodar pode ser acessado via browser, então pode abraçar o sistema sem medo. Eu mesmo poderia rodar um Mint aqui no trabalho (preciso apenas de planilhas, Google analytics/Adwords e o Gerenciados de Negócios do FB).
 

Jeovas

Bam-bam-bam
Mensagens
8.490
Reações
5.331
Pontos
434
Então. Eu uso Linux boa parte do tempo, mas isso porque trabalho com desenvolvimento de software. Neste âmbito, tirando as plataformas proprietárias da microsoft (.net / visual studio), todo o resto funciona melhor em Linux.

Para o uso no dia a dia (internet, editores de texto, planilhas, calculadora, etc), o Ubuntu e o Mint são distribuições muito fáceis de instalar e utilizar. A única dificuldade que você encontrará, num primeiro momento, será fazer algo pelo terminal. E não é difícil, é que simplesmente não estamos acostumados. Quando você entrar no mindset de entrar no terminal e digitar "sudo apt-get install NOMEDOPROGRAMA" ao invés de ficar, como no windows, procurando o programa no google, fazendo download e clicando next->next->next->finish (e tomando todo cuidado do mundo p/ não instalar um trojan junto), vai ver que o terminal muito mais te ajuda do que atrapalha.

Se o seu foco majoritariamente jogos, entretanto, deixe p/ lá. Por enquanto windows continua sendo a melhor plataforma para isso.

edit: além disso, se cê curte frescurinhas no desktop, o linux é perfeito p/ a tarefa, hahaha (meu desktop abaixo, como está atualmente. o papel de parede aparenta estar meio esquisito pois uso dois monitores. "ao vivo" fica legal)

Jg2sAAe.jpg
 
Ultima Edição:

rickrj

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.361
Reações
2.467
Pontos
984
Pra mim que não tenho paciência e quero tudo no clique e instantâneo o linux não é pra mim...linhas então de comando pufffff
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.652
Reações
22.027
Pontos
1.774
Bem eu acho uma boa sim, procure uma boa distribuição.
As mais fáceis de usar são Linux Mint, Deepin, Ubuntu, Manjaro (apesar que o Manjaro é Arch linux e é ligeiramente diferente das outras), Zorin OS, Challet OS, Elementary OS...
São muitas distribuições, recomendo ver no youtube cada uma delas e verificar qual lhe agrada.
Recomendo este canal do Youtube https://www.youtube.com/user/Diolinux e o Fast OS (https://www.youtube.com/channel/UCO9opgS6New-oZ_u0ad2YkQ) que tem reviews de distribuições Linux..
Em relação a jogos, aproximadamente 45% dos top 100 da Steam tem pra Linux. Ou seja não dependendo do jogo que você queira tem sim. Mas não são todos.

Pra uso corriqueira (internet, emails, facebook e demais redes sociais, trabalhos com office e etc ) é uma ótima pedida.
A menos que queira usar algo que só tem em Windows...

Eu recomendo o Linux Mint pois é bem completo e bem simples de usar. A interface não é lá tão bonita, mas é possível personalizar ela, deixando ela com a cara que você quiser...

Alguns exemplos de interfaces:
Gnome
17157363_1955495124679329_8079790422664377453_o.jpg


Manjaro KDE
17492630_1612549122106182_5581071926271677707_o.jpg


Zorin OS
12.png
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.652
Reações
22.027
Pontos
1.774
Adicionando,
Não esquente com "linhas de comando".
Existem distribuições Linux que o uso de linha de comando é quase nenhum...dá pra fazer tudo clicando com o mouse mesmo.
As centrais de programa são bem completas e por lá você instala com clique (como loja de aplicativos do Windows, Mac, Android e etc)...

Um exemplo de uma central de programas
deepin-sc-1.jpg
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.229
Reações
12.876
Pontos
503
Terminal é uma delícia, como pode ter alguém que não goste disso? :kbaba
Eu curto,debian user aqui,pois não curto coisa automática no linux,pois as vzs não fica como EU quero que fique,não que certo programa não vá se comportar corretamente,não,ele funciona 100%,mas quero que funcione de outro jeito e tb quando mais jovem li aquela bíblia grotesca do linux que vinha ainda o antigo red hat 6,e decorei tanto comando que as vzs no cmd digito um comando algo como um simples ls -a pra listar e kd?
Achei o livro,me roubaram na cara de pau....
https://www.amazon.com.br/dp/853461...e=asn&creative=380341&creativeASIN=8534611408
Emprestei pra um camarada e o mesmo ligou me dizendo tô indo pra minas,adeus,tá e meu livro?
Flw adeus e o livro foi
 

elbandido

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.185
Reações
233
Pontos
784
Instalei no notebook do meu pai(core 2 duo, 4Gbs de memória). Melhor coisa que fiz pois o coroa só usa internet.
 
Ultima Edição:

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.652
Reações
22.027
Pontos
1.774
Instalei no notebook do meu pai(core 2 duo, 4Gbs de memória). Melhor coisa que fiz pois o coroa só internet.
Fiz o mesmo no Desktop do meu pai. Ele só usa internet (inclusive internet banking).
Aliás por usar muito o banco pela internet e por ser leigo e ingênuo fiquei com medo dele cair naqueles emails "bait".
Ai coloquei o Linux Mint pra ele (o XFCE pq é um Core 2 Duo com 2gb de ram) e ficou perfeito.
Sem problemas há 1 ano...
 

Offline.os

Bam-bam-bam
Mensagens
1.660
Reações
2.831
Pontos
303
Eu curto,debian user aqui,pois não curto coisa automática no linux,pois as vzs não fica como EU quero que fique,não que certo programa não vá se comportar corretamente,não,ele funciona 100%,mas quero que funcione de outro jeito e tb quando mais jovem li aquela bíblia grotesca do linux que vinha ainda o antigo red hat 6,e decorei tanto comando que as vzs no cmd digito um comando algo como um simples ls -a pra listar e kd?
Achei o livro,me roubaram na cara de pau....
https://www.amazon.com.br/dp/853461...e=asn&creative=380341&creativeASIN=8534611408
Emprestei pra um camarada e o mesmo ligou me dizendo tô indo pra minas,adeus,tá e meu livro?
Flw adeus e o livro foi
Putz, que vacilão :facepalm
 
Topo Fundo