O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Violão para iniciante

HarambeIsNotDead

Supra-sumo
Mensagens
976
Reações
1.261
Pontos
183
Não sei qual a diferença de um pra outro e nem as qualidades especiais que os preços super altos dão pra alguns violões hiper caros.

Quero um barato pra começar, mas que não seja muito descartável e pouco durável.
 

Maedhros

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.539
Reações
6.814
Pontos
969
Começa com um desses de estudante da gianini. É besteira gastar muito dinheiro em um instrumento caro para quem ainda vai começar.
 

educastro9

Bam-bam-bam
Mensagens
2.313
Reações
11.233
Pontos
453
Isso, primeiro verifique quanto vc pretende gastar , se quer um de aço ou nylon (nylon costuma ser mais confortável pra começar, apesar de eu te começado num de aço). Giannini e Di Giorgio tem ótimos modelos pra iniciantes . Fuja desses violões de 150 reais (kashima e similares). Recomendo que se tiver uma graninha extra compre um violão com afinador embutido ou se não tiver com tanta grana compre um afinador , muita gente desiste de aprender por não conseguir afinar o violão
 

HarambeIsNotDead

Supra-sumo
Mensagens
976
Reações
1.261
Pontos
183
Isso, primeiro verifique quanto vc pretende gastar , se quer um de aço ou nylon (nylon costuma ser mais confortável pra começar, apesar de eu te começado num de aço). Giannini e Di Giorgio tem ótimos modelos pra iniciantes . Fuja desses violões de 150 reais (kashima e similares). Recomendo que se tiver uma graninha extra compre um violão com afinador embutido ou se não tiver com tanta grana compre um afinador , muita gente desiste de aprender por não conseguir afinar o violão

Meu irmao comprou uma guitarra e um afinador, só que ele era muito novo e deixou de lado porque não sabia afinar. Pelo menos eu aprendi com ele que devia ter mais vontade pra realmente aprender a tocar um instrumento.
 

firulero

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
37.637
Reações
46.262
Pontos
877
Vai numa loja e compra qualquer um mais barato da Tagima ou Gianinni.

Pra aprender do zero você não precisa de muita coisa não, basta o braço não estar muito empenado que o resto só depende de sua dedicação.
 

Maedhros

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.539
Reações
6.814
Pontos
969
Nem precisa comprar afinador, baixa o app do cifra club que vc afina o violão pelo celular.
 


da19x

Bam-bam-bam
Mensagens
4.362
Reações
13.943
Pontos
453
Se a grana tiver curta, procure um usado (Giannini, Di Giorgio, Tagima - não o Tagima Memphis) na Olx. Dá para conseguir coisas melhores por um valor mais acessível. Se tiver algum amigo que já toque, peça para ele lhe acompanhar para testar o instrumento.

Bom, nesse caso, procure se informar das diferenças estruturais entre um violão de nylon e um de aço para não pegar um que usaram as cordas erradas (cordas de aço em violão de nylon - empena o braço) e sobre como ver se o braço está ou não empenado. Este último ponto é especialmente importante em violões de nylon, pois geralmente não possuem tensor (uma haste de ferro por dentro do braço) o que faz com que o empeno seja um problema, já que não vai dar para corrigir. O tensor é o que permite fazer uma correção do empeno, além de diminuir a chance disso ocorrer.

Ah, não compre violão com qualquer dano estrutural ou sem cordas. Violão sem cordas está mais susceptível a empeno do braço. Arranhados, ok, são normais.
 

Maedhros

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.539
Reações
6.814
Pontos
969
Pra quem nunca tocou na vida o primeiro violão tem que ser de cordas de nylon. Cordas de aço vão arrebentar os dedos.
 

Negão da Piroca

Bam-bam-bam
Mensagens
2.957
Reações
15.143
Pontos
303
Começa com um desses de estudante da gianini. É besteira gastar muito dinheiro em um instrumento caro para quem ainda vai começar.
Mas isso só é bom pra quem tem grana. Vc começa com um fodido mas depois se quiser ir para um bom tem que ter dinheiro.
Acho melhor juntar mais dinheiro e comprar um folk ou jumbo com cordas de aço e já começar a aprender em um bom instrumento.
 

firulero

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
37.637
Reações
46.262
Pontos
877
Mas isso só é bom pra quem tem grana. Vc começa com um fodido mas depois se quiser ir para um bom tem que ter dinheiro.
Acho melhor juntar mais dinheiro e comprar um folk ou jumbo com cordas de aço e já começar a aprender em um bom instrumento.
Desculpa, mas um violão de aço grande para quem vai aprender o instrumento do zero é a coisa menos recomendável do mundo.

Um violão grande com cordas de aço vai requerer uma adaptação física MUITO maior que um menor, de nylon. Não tem a menor necessidade um cidadão que nunca encostou num violão gastar mais dinheiro num instrumento que vai impor mais dificuldades físicas no aprendizado de coisas tão básicas.

Reitero o que falei para o op: compre o violão mais acessível que tiver na loja e vá treinando o básico. Quando tiver confiante na sua técnica e com dinheiro sobrando, compre um instrumento melhor.
 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.351
Reações
46.927
Pontos
1.454
uma outra coisa, eu levaria o violão para um luthier da cidade para dar uma regulada no violão/abaixar as cordas.
esses violões baratos de nylon tem cordas bem altas e dificultam bastante o aprendizado, uma vez que vc não tem os músculos dos dedos desenvolvidos.
 

da19x

Bam-bam-bam
Mensagens
4.362
Reações
13.943
Pontos
453
Vixe! Daqui a pouco aparece alguém pra dizer que para tocar guitarra é preciso aprender violão primeiro. rs

Só para exemplificar, uma das coisas que mais me desanimavam quando eu estava tocando violão era o som "sem graça" que o meu de nylon fazia. Calos nos dedos se ganha, força nos dedos se treina, mas insistir em algo que não é estimulante retarda MUITO o aprendizado. Se ele preferir o som do aço, que comece com o aço. Os dedos vão doer no começo mas logo passa.
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.227
Reações
12.875
Pontos
503
3814516821_frt_wlg_001.bmp
 

firulero

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
37.637
Reações
46.262
Pontos
877
Vixe! Daqui a pouco aparece alguém pra dizer que para tocar guitarra é preciso aprender violão primeiro. rs

Só para exemplificar, uma das coisas que mais me desanimavam quando eu estava tocando violão era o som "sem graça" que o meu de nylon fazia. Calos nos dedos se ganha, força nos dedos se treina, mas insistir em algo que não é estimulante retarda MUITO o aprendizado. Se ele preferir o som do aço, que comece com o aço. Os dedos vão doer no começo mas logo passa.
Guitarra é guitarra, violão é violão.

Eles podem até ter o mesmo número de cordas e afinação similares, mas cada um desses instrumentos tem técnicas próprias que requerem treinos diferentes para a sua melhor aplicação. Se tem vontade de aprender a tocar violão, então nada melhor que comprar um violão e começar a estudar as técnicas de violão.
 

Maedhros

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.539
Reações
6.814
Pontos
969
O importante é não gastar muito dinheiro numa coisa que não se sabe se a pessoa vai gostar ou não. Muita gente começa a fazer aulas com empolgação, mas depois de um tempinho desiste ou fica desanimada pq não está fazendo progressos. Isso é bem comum.

Sem falar no fato de que o violão de estudante tem o braço um pouco mais largo e isso ajuda muito no começo para aprender os acordes e fazer exercícios de digitação.
 

da19x

Bam-bam-bam
Mensagens
4.362
Reações
13.943
Pontos
453
Guitarra é guitarra, violão é violão.

Eles podem até ter o mesmo número de cordas e afinação similares, mas cada um desses instrumentos tem técnicas próprias que requerem treinos diferentes para a sua melhor aplicação. Se tem vontade de aprender a tocar violão, então nada melhor que comprar um violão e começar a estudar as técnicas de violão.

Concordo com você. É a mesma coisa com violões de aço e nylon. Apesar de serem mais próximos entre eles que vilão x guitarra, as técnicas envolvidas são consideravelmente diferentes, até por conta das características dos instrumentos (distância entre cordas, tensão, sonoridade, etc ).
 

CoyoteBoicote

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.653
Reações
13.897
Pontos
754
Eu ia justamente abrir um tópico sobre isso, creio que aqui já responderam boa parte das minhas dúvidas porém eu tenho algumas ainda, tem que ser com os dedos? Não pode ser com palhetas? Já foi dito que as técnicas de se tocar uma guitarra e um violão são diferentes mas afinal, pra aprender tocar guitarra tenho que passar primeiro pelo violão ou já posso ir direto pra guitarra?
 

Maedhros

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.539
Reações
6.814
Pontos
969
Eu ia justamente abrir um tópico sobre isso, creio que aqui já responderam boa parte das minhas dúvidas porém eu tenho algumas ainda, tem que ser com os dedos? Não pode ser com palhetas? Já foi dito que as técnicas de se tocar uma guitarra e um violão são diferentes mas afinal, pra aprender tocar guitarra tenho que passar primeiro pelo violão ou já posso ir direto pra guitarra?
Vc pode tocar violão com os dedos ou com a palheta, depende do que vc quer aprender e de que tipo de música quer tocar. É bom saber um pouco de cada.

Não é necessário começar pelo violão, mas é bem mais barato. Com guitarra, amp e pedaleira vc vai gastar um bom dinheiro e o risco do instrumento acabar pegando poeira é bem grande.

Meu conselho para quem está começando é sempre: compre um violão baratinho, aprenda os acordes básicos, aprenda umas escalas básicas, pratique bastante digitação e palhetadas alternadas que depois já terá uma boa base para quando pegar uma guitarra.
 

CoyoteBoicote

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.653
Reações
13.897
Pontos
754
Vc pode tocar violão com os dedos ou com a palheta, depende do que vc quer aprender e de que tipo de música quer tocar. É bom saber um pouco de cada.

Não é necessário começar pelo violão, mas é bem mais barato. Com guitarra, amp e pedaleira vc vai gastar um bom dinheiro e o risco do instrumento acabar pegando poeira é bem grande.

Meu conselho para quem está começando é sempre: compre um violão baratinho, aprenda os acordes básicos, aprenda umas escalas básicas, pratique bastante digitação e palhetadas alternadas que depois já terá uma boa base para quando pegar uma guitarra.
Recomenda a compra de um novo ou pode ser usado?
 

Maedhros

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.539
Reações
6.814
Pontos
969

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.351
Reações
46.927
Pontos
1.454
Eu ia justamente abrir um tópico sobre isso, creio que aqui já responderam boa parte das minhas dúvidas porém eu tenho algumas ainda, tem que ser com os dedos? Não pode ser com palhetas? Já foi dito que as técnicas de se tocar uma guitarra e um violão são diferentes mas afinal, pra aprender tocar guitarra tenho que passar primeiro pelo violão ou já posso ir direto pra guitarra?
palheta é gosto, técnica e tonalidade (algumas músicas não ficam com sou bom ou são impráticas de tocar com palheta)
eu particularmente gosto e uso palheta, tem um amigo meu que só toca no dedo.

se você que tocar guitarra, é melhor comprar uma do que um violão, ele é bem diferente no som e na maneira de se tocar.
tem guitarras legais por preços baixos, só lembre de levar em um luthier para ele ajusta-la :)
e guitarra + um amp bacaninha e vc está servido por um bom tempo :)
 

CoyoteBoicote

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.653
Reações
13.897
Pontos
754

Jão77

Bam-bam-bam
Mensagens
2.383
Reações
1.685
Pontos
204
Não sei qual a diferença de um pra outro e nem as qualidades especiais que os preços super altos dão pra alguns violões hiper caros.

Quero um barato pra começar, mas que não seja muito descartável e pouco durável.
É simples. Peça para o vendedor da loja de instrumentos um violão para iniciante que ele vai te mostrar alguns de cordas de náilon por no máximo 200 reais de marcas como Gianinni, Memphis e algumas outras. Pra começar é disso que você precisa. Você vai pegar o violão e nem sabe se irá gostar de tocar, gastar muito com isso é bobeira, portanto opte pelo mais barato.
Obs: Há aplicativos de celular para afinadores que são bem úteis e mais importante: Grátis.

Eu ia justamente abrir um tópico sobre isso, creio que aqui já responderam boa parte das minhas dúvidas porém eu tenho algumas ainda, tem que ser com os dedos? Não pode ser com palhetas? Já foi dito que as técnicas de se tocar uma guitarra e um violão são diferentes mas afinal, pra aprender tocar guitarra tenho que passar primeiro pelo violão ou já posso ir direto pra guitarra?
Cara. Guitarra e violão são duas coisas diferentes que se complementam. Eu comecei pelo violão, comprando minha primeira guitarra uns 2 anos depois, e recomendo todos a fazerem o mesmo, porque:
O custo inicial é menor ;
Cordas de náilon são mais confortáveis nas mãos de um iniciante;
Você não tem o trabalho de ter que plugar cabos, ligar e mexer no amplificador;
Mas isso é só minha opinião, não há problema algum em começar pela guitarra.

Quanto a palheta, é uma questão de gosto. Eu atualmente toco somente com os dedos(devo isso muito ao fato de tocar violão de náilon há anos) e te garanto que isso não impõe limitação alguma na hora de tocar. Mas tocar com palheta é tão bom quanto.
 
Topo Fundo