O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Você acredita no diabo, satanás, cramulhão ou capiroto?

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.001
Reações
63.781
Pontos
554
@Berofh Erutron ,eu não trabalho, ou estudo formalmente psicologia. Na verdade, acredito que no momento existe um abuso de práticas relacionadas a terapia psicológica e poucos resultados. Mas, as perspectivas e pensamentos expressados por Jung e por Freud sempre me geraram boas inspirações e nas escritas de ambos vejo percepções bem construídas e interessantes sobre o "Eu", sobre o universo interior, sobre a vida e sobre sociedade.

Eu não exatamente racionalizo os aspectos sobrenaturais, acredito que o lado "subjetivo" da vida, além de inspirador é complementar. Quando vejo certos aspectos como manifestações do subconsciente e do inconsciente, não estou removendo a "magia sobrenatural" da ação do "mundo interior" perante a nossa vida e ao "mundo exterior".

Mas colocando de lado a minha perspectiva e crenças pessoais em relação ao "oculto", eu gosto de conversar e estudar sobre religiosidade, alegorias, mitos e a relação desses pontos com a vida natural e a condição humana. Você se intitula como ocultista?

Gostou dos livros, @Land Stalker ?
Eu recomendo intensamente o Ninth Configuration, não é "assustador" como o Exorcista, mas é uma bela obra sobre temas relacionados.

O livro explica que ele não buscou realmente e que talvez, no final a provação maior tenha sido em relação aos padres e não ao garoto.
Eu não descartaria a possibilidade do menino estar psicologicamente perturbado. Mas mesmo assim, as ações dos padres acabaram ajudando, tendo uma ação direta no consciente, no inconsciente e no subconsciente do garoto.

Nos terreiros de Umbanda, Candomblé, Quimbanda e Mesa Branca existe a prática de incorporações (na Santeria, na religião Bon Tibetana e em outras também, mas estão distantes da realidade brasileira).

No Candomblé não existe o contato verbal, a "entidade" é mais uma força natural do que um "indivíduo", na Umbanda e na Quimbanda existe a incorporação e o dialogo com as supostas entidades. Eu sugeri que você tenha um contato com Exus, pois estão mais próximos dos conceitos terrenos e não tão enraizados nos maneirismos culturais típicos, diferente de outras falanges.

Na minha opinião, existem casos onde não passa de auto sugestão, mas também existem casos de transe profundo, onde existe uma manifestação do inconsciente da pessoa. Se essa manifestação é realmente um espirito, um lampejo de um sonho, um mero personagem, ou um exemplo claro do inconsciente coletivo, é algo que nós sempre devemos questionar. A mente inquisitiva e a curiosidade são sempre caminhos válidos, concorda?

Minha conclusão? Mesmo sendo um lampejo de um sonho, uma personalidade que vive na nossa mente adormecida, o contato com a subjetividade da vida gera inspiração para a vida prática e assim torna-se real.

Eu tenho visto no Brasil alguns terreiros e grupos que se auto intitulam Luciferianos, Devotos do Caminho da Mão Esquerda e Quimbanda, mas que na verdade são uma forma equivocada e rasa de todos esses. Parece que o termo Quimbanda se perdeu.

Achei essa explicação sobre "certo e errado" totalmente simplista.

A natureza pode ser completamente injusta aos nossos olhos, na lei universal muitas vezes uma força dominante consome e subjuga forças mais fracas. Muitas vezes um ato destrutivo gera transformações que futuramente são construtivas. Mas a partir do momento que um ato gera culpa interna, ele se torna mau para o atuante. Essa discussão não é tão simples.

Eu passei um pouco da minha perspectiva.
Conhecendo o mundo interior, conhecendo a sua sombra, permitindo que o subjetivo (ou sobrenatural) te inspire, é possível aprimorar-se, é possível conhecer mais sobre a condição humana, é possível inspirar-se.
A subjetividade e as alegorias ornamentam a vida, além de trazerem respostas que mesmo quando não são claras, são inspiradoras.

Sem contar meu apreço por arte, e a união do Diabo, da Condição Humana e do Sobrenatural sempre foram temas altamente frutíferos em diferentes linguagens artísticas.

Claro, cada indivíduo possui diferentes buscas, alguns querem somente se conectar com a comunidade, socializar-se com o pessoal da igreja, do terreiro, do culto. Outros querem somente seduzir alguém, ou cometer uma maldade mesquinha que de forma direta são incapazes, alguns querem receber aprovação divina e ficarem ricos em retorno do dizimo...

O que importa para você é, o que desperta a sua curiosidade? A busca por informação, por conhecimento, a atração pelo misterioso, o interesse no seu "mundo interior", a busca por uma verdade maior?
A Nona Configuração já adquiri faz um tempo e está no backlog de livros. Logo, o lerei.

Gostei de ambos os livros. O Exorcista, por ser um romance feito por escritor, é mais fácil de ler. Exorcismo está mais para trabalho jornalístico, chega a ser maçante em alguns pontos.

Mas é válido. Achei bem racional e coerente e concordo quando diz que quem mais sofreu foram os padres. Longe de ser como esses supostos exorcimos com contornos de espetáculo que rolam em igreja universal da vida, o negócio parece ser grave, sério, denso, perturbador, perigoso e cansativo. Não tem espetáculo, nem é bonito.

Enfim, minha opinião é que algo desconhecido se apoderou do moleque, embora deva se ter cuidado para não confundir doenças mentais com possessão, tenho a impressão de que tem coisas que estão além das doenças.

Minhas indagaçoes são: como e por quê? E, mais ainda, o quê, afinal, possuiu o menino?

Também indago quanto aos riscos das práticas de invocação e magia, bem como se tais riscos valem a pena. Nas minhas pesquisas de leigo, tais práticas sempre ou quase sempre se destinam à obtenção de algum benefício terreno, riqueza, vingança, prosperidade.

Pessoalmente, acho medíocre, tal como é medíocre a famigerada prática de dar o dízimo esperando algo em troca. Não vejo diferença na essência.

Quanto às questões de moralidade, é duro concordar e aceitar determinada linha religiosa ou espiritual que abertamente nega a moral e deliberadamente não vê problema em prejudicar outras. Certas coisas não se relativizam.

Pensemos, a título de exemplo, daquele caso de políticos e pessoas da alta sociedade que tinham uma rede de pedofilia. Não há espaço para relativização, nem para posterior construção em decorrência de ato destrutivo. É simplesmente errado.

Por que eu busco essas coisas? Nem eu sei, sou curioso e auto didata, além de ler de tudo um pouco e, em especial, tenho fascínio por coisas obscuras. Não faço a mínima idéia porquê.
 

Heretic.abortion

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.633
Reações
6.703
Pontos
1.224
Me considero um cara que tende mais a lógica, porém tive algumas experiências quando mais jovem (15 anos de idade) que me fazem pensar que, no mínimo, pode haver alguma dimensão em nosso universo cujos seres consigam interferir na nossa, de forma indireta (?), no mínimo, conseguindo nos impressionar/assustar/etc...
 

Dark Texugo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.726
Reações
9.469
Pontos
503
Não, pq sou ateu.

Mas partindo do pressuposto que Deus existe, se o Diabo existe, Deus ou não é onipotente ou não é totalmente bom.

Acho que nem a maldade entre homens é condizente, mesmo contrapondo a livre arbítrio.

Se deus não pode criar o livre arbítrio sem o mal, ele não é todo poderoso.

Se ele pode criar o livre arbítrio sem o mal e não o fez, não é todo bom.

A verdadeira bondade é boa porque é justa, e a verdadeira justiça busca a liberdade.
Poder não subordinado e não direcionado a esses princípios é irracional, como a natureza por exemplo, que tem força mas não julga, apenas segue um curso inevitável, programado.

"Se deus não pode criar o livre arbítrio sem o mal, ele não é todo poderoso"

Eu diria que a questão não é a de poder ou não poder, a questão é se seria justo(e portanto bom), criar consciências como as dele, que não possam compartilhar da mesma liberdade de escolher o que é justo.

Consciências podem ser influenciadas pela experiência ou conhecimento, sujeitá-las a algum tipo de controle, não está de acordo com a perfeita e reta justiça, não está de acordo com o amor.




Esse tipo de lógica que você descreveu, não se aplica ao Criador revelado em quem acredito, pois é consciência, e se é chamado bom (segundo o que dele se pode conhecer) é bom porque é justo.
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.774
Reações
18.254
Pontos
784
Me considero um cara que tende mais a lógica, porém tive algumas experiências quando mais jovem (15 anos de idade) que me fazem pensar que, no mínimo, pode haver alguma dimensão em nosso universo cujos seres consigam interferir na nossa, de forma indireta (?), no mínimo, conseguindo nos impressionar/assustar/etc...
Tambem acho possível felizmente já descobriram a materia escura que pode nos dar pistas do que é invisivel.
Nada impede que particulas de materia escura não se aglutinem, formem coisas e seres inteligentes. Mas não conseguimos ve-los nem nos comunicar com eles.
 

Tilak

Bam-bam-bam
Mensagens
4.447
Reações
9.411
Pontos
303
Típico Paradoxo de Epícuro. (que a propósito já foi resolvido)
paradoxo%2Bde%2Bepicuro.jpg
Foi resolvida?
Cara, então me passa a resposta, porque achei duas respostas diferentes pela Internet. ...
Uma me chamou de criança mimada ao desafiar a lógica de Deus.... E a outra diz que Deus não se importa com o homem
 


Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
Taí uma das inúmeras questões que se forem perguntadas para algum crente, eles tergiversarão ou usarão a famosa saída pela tangente: "essa questão é um mistério divino e não cabe a nós sabermos/é uma questão de fé". As famosas respostas ''curingas''.

Foi resolvida?
Cara, então me passa a resposta, porque achei duas respostas diferentes pela Internet. ...
Uma me chamou de criança mimada ao desafiar a lógica de Deus.... E a outra diz que Deus não se importa com o homem

Caras, eu queria poder colocar um resumo dessa refutação de Epícuro. Porém estou sem tempo, com isso, vou colocar aqui um artigo de uma página que responde. Não é um artigo grande.
http://logosapologetica.com/tecnica...ent_id=412199695562628_41216186#axzz4iBoiuCNA
 

ME110

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.166
Reações
16.605
Pontos
1.379
Voce pode nao acreditar nele.
Mas ele realmente acredito em voce.....

Abraço a todos.
 

Tilak

Bam-bam-bam
Mensagens
4.447
Reações
9.411
Pontos
303
Caras, eu queria poder colocar um resumo dessa refutação de Epícuro. Porém estou sem tempo, com isso, vou colocar aqui um artigo de uma página que responde. Não é um artigo grande.
http://logosapologetica.com/tecnica...ent_id=412199695562628_41216186#axzz4iBoiuCNA
É uma boa resposta, do ponto de vista Deísta não católico. Me parece ter problemas com o "lore" puro-católico.

O paraíso seria pior que a vida na terra, já que lá não há livre arbítrio. E o "bem vencerá o mal" é um lema bem comum encontrado em toda a Bíblia...

Mas enfim. Boa resposta...
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
É uma boa resposta, do ponto de vista Deísta não católico. Me parece ter problemas com o "lore" puro-católico.

O paraíso seria pior que a vida na terra, já que lá não há livre arbítrio. E o "bem vencerá o mal" é um lema bem comum encontrado em toda a Bíblia...

Mas enfim. Boa resposta...
Metafisicamente o mau não existe como coisa. O mau é o não ser. É um bem ou qualidade que deveria existir e deixa de estar presente numa coisa ou num ser/criatura. Com isso, aquele mau é uma deficiência que deveria existir no ser.
Quanto ao paraíso, a Teologia fala da posse total do ser. Vc na eternidade possui a posse completa de si, mas não por si, mas em Deus.
Outra coisa é o conhecimento de Deus. A eternidade é o conhecimento da essência divina. Se nessa vida vivemos e buscamos felicidade presente em coisa material que é contingente e passageira, imagine na eternidade que teremos a felicidade sem fim e baseada em coisas que não passam, mas que são no momento que nunca passa.
Enfim, o conceito de eternidade é pouco conhecido até pelos Cristãos atuais pois estão muito seculares e buscando apenas o prazer oferecido pelo mundo.
 
Ultima Edição:

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
O título desse tópico me fez lembrar dessa cena de Constantine.
 

G².

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.335
Reações
25.913
Pontos
803
Não só acredito como já chutei tanto o rabo dele em DOOM que toda vez que lembro dele só dou risada. Porém não acredito muito em God ou Chessuis (desse eu tenho pena, morreu pra salvar uma galera que nem merecia) não.
 

Gargantua

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
2.533
Reações
6.101
Pontos
719
A Nona Configuração já adquiri faz um tempo e está no backlog de livros. Logo, o lerei.

Gostei de ambos os livros. O Exorcista, por ser um romance feito por escritor, é mais fácil de ler. Exorcismo está mais para trabalho jornalístico, chega a ser maçante em alguns pontos.

Mas é válido. Achei bem racional e coerente e concordo quando diz que quem mais sofreu foram os padres. Longe de ser como esses supostos exorcimos com contornos de espetáculo que rolam em igreja universal da vida, o negócio parece ser grave, sério, denso, perturbador, perigoso e cansativo. Não tem espetáculo, nem é bonito.
@Land Stalker ,os livros do William Peter Blatty são realmente prazerosos de ler, mas eu gostei do fato do Exorcismo do Thomas B. Allen ser quase uma peça jornalística, sim ele é um pouco cansativo em alguns momentos, mas felizmente não apela para o sensacionalismo.
Enfim, minha opinião é que algo desconhecido se apoderou do moleque, embora deva se ter cuidado para não confundir doenças mentais com possessão, tenho a impressão de que tem coisas que estão além das doenças.

Minhas indagaçoes são: como e por quê? E, mais ainda, o quê, afinal, possuiu o menino?

Também indago quanto aos riscos das práticas de invocação e magia, bem como se tais riscos valem a pena. Nas minhas pesquisas de leigo, tais práticas sempre ou quase sempre se destinam à obtenção de algum benefício terreno, riqueza, vingança, prosperidade.

Pessoalmente, acho medíocre, tal como é medíocre a famigerada prática de dar o dízimo esperando algo em troca. Não vejo diferença na essência.

Quanto às questões de moralidade, é duro concordar e aceitar determinada linha religiosa ou espiritual que abertamente nega a moral e deliberadamente não vê problema em prejudicar outras. Certas coisas não se relativizam.
Ainda sobre a forma que esses textos e alguns grupos expressam a visão sobre amoralidade e dualidade, afirmo que além de expressarem de forma rasa, parecem estar equivocados sobre a perspectiva em relação a dualidade interior e a amoralidade da vida natural.

Sobre a busca pessoal de cada um, concordo que algumas buscas soam medíocres, outras puramente mesquinhas. Mas pessoas diferentes possuirão buscas diferentes. Para muitos, o mais raso e imediato será inevitavelmente mais atraente.

Sobre a dualidade e a amoralidade, ambos fazendo parte do universo interior completo, darei um exemplo abaixo:

1200px-Baphomet.png


Baphomet

Para muitos é um "demônio" e você verá até mesmo "simpatizantes" equivocados, usam a imagem de Baphomet como um demônio para impressionar os outros.

Baphomet sequer é uma entidade, Baphomet é na realidade um símbolo. Baphomet é o trono da comunhão entre o consciente, o inconsciente e o subconsciente, é a união do supra racional e da mente desperta, com a sexualidade intensa e o corpo saudável. Simboliza a união do nosso universo interno com o externo, a união da mente com o corpo, a união do lado racional com o lado animal, do lado feminino com o lado masculino. A união do natural com o imaginário.

Os detalhes animalescos representam a intensidade instintiva, o humano vivo como animal, a chama na cabeça representa o intelecto ativo, a mente desperta, os detalhes femininos e masculinos representam a comunhão entre a sensibilidade e a impetuosidade, a união do lado que sente e imagina, com o lado que penetra e faz. Enquanto uma mão conserva e cicatriza, a outra dissolve e transforma.

Perceba que Baphomet antes de tudo é uma imagem positiva, não negativa.

Mesmo com o pentagrama invertido, a inversão representa a introspecção, o mundo interior, a comunhão com a sua própria sombra.

A amoralidade e a comunhão com a dualidade muitas vezes significam você conhecer bem todas as suas próprias facetas, capaz de compreender tanto o bem, quanto o mal que pode causar. Compreensão leva ao balanço e na minha visão afasta a mesquinharia, deixando claro que cometer maldades, muitas vezes é mais improdutivo e destrutivo para você mesmo, do que para os outros.

Bom, minha postagem já está grande demais e se eu continuar comentando sobre simbologia e alegorias, a postagem se tornará ainda mais tediosa.
Pensemos, a título de exemplo, daquele caso de políticos e pessoas da alta sociedade que tinham uma rede de pedofilia. Não há espaço para relativização, nem para posterior construção em decorrência de ato destrutivo. É simplesmente errado.

Por que eu busco essas coisas? Nem eu sei, sou curioso e auto didata, além de ler de tudo um pouco e, em especial, tenho fascínio por coisas obscuras. Não faço a mínima idéia porquê.
Sobre o fascínio, sobre a atração que você sente por esse lado, vejo que existe motivação e curiosidade por acumular informação, descobrir o novo, portanto é um fascínio positivo.

Falando sobre os círculos de pedofilia, que são exemplos de onde a arrogância pode levar o ser humano e a desgraça que o abuso de poder pode causar. Procure pelo caso Meninas de Guarus e as atrocidades que o Jimmy Savile cometeu (claro, se tiver interesse e estomago).
Me considero um cara que tende mais a lógica, porém tive algumas experiências quando mais jovem (15 anos de idade) que me fazem pensar que, no mínimo, pode haver alguma dimensão em nosso universo cujos seres consigam interferir na nossa, de forma indireta (?), no mínimo, conseguindo nos impressionar/assustar/etc...
@Heretic.abortion ,não gostaria de relatar essas experiências? Tenho certeza que muitos gostariam de ler.
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.774
Reações
18.254
Pontos
784
:kpensauma coisa que sempre fiquei de cara que as tais entidades não demonstravam grande capacidade intelectual.
me parecia mais proveitoso falar com alguma pessoa real que com estas aparições demoniacas. era esperado que tivessem as chaves do conhecimento universal por serem entidades malignas de milênios mas isso nunca ocorria.
foi então que percebi o óbvio. :viraolho:viraolho
mas tem muito cara que jura de pé junto que está falando mesmo com anjo Gabriel!
 

Berofh Erutron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.862
Reações
9.189
Pontos
1.094
Caras, eu queria poder colocar um resumo dessa refutação de Epícuro. Porém estou sem tempo, com isso, vou colocar aqui um artigo de uma página que responde. Não é um artigo grande.
http://logosapologetica.com/tecnica...ent_id=412199695562628_41216186#axzz4iBoiuCNA

Assim que tiver um tempo lerei.
Grato por compartilhares.

:kpensauma coisa que sempre fiquei de cara que as tais entidades não demonstravam grande capacidade intelectual.
me parecia mais proveitoso falar com alguma pessoa real que com estas aparições demoniacas. era esperado que tivessem as chaves do conhecimento universal por serem entidades malignas de milênios mas isso nunca ocorria.
foi então que percebi o óbvio. :viraolho:viraolho
mas tem muito cara que jura de pé junto que está falando mesmo com anjo Gabriel!

Muitas pessoas antropomorfizam um conhecimento superior na forma de anjos dada a relação que construíram em crenças que participaram, quase sempre onde há o sentido de que o bom é angelical.
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.774
Reações
18.254
Pontos
784
Assim que tiver um tempo lerei.
Grato por compartilhares.



Muitas pessoas antropomorfizam um conhecimento superior na forma de anjos dada a relação que construíram em crenças que participaram, quase sempre onde há o sentido de que o bom é angelical.
eram estes que eu tentei contactar infelizmente não obtive sucesso. o stress mental era grande demais e achei que não valeria a pena o risco e o esforço.
por isto larguei isto de mão
 

Tilak

Bam-bam-bam
Mensagens
4.447
Reações
9.411
Pontos
303
Metafisicamente o mau não existe como coisa. O mau é o não ser. É um bem ou qualidade que deveria existir e deixa de estar presente numa coisa ou num ser/criatura. Com isso, aquele mau é uma deficiência que deveria existir no ser.
Quanto ao paraíso, a Teologia fala da posse total do ser. Vc na eternidade possui a posse completa de si, mas não por si, mas em Deus.
Outra coisa é o conhecimento de Deus. A eternidade é o conhecimento da essência divina. Se nessa vida vivemos e buscamos felicidade presente em coisa material que é contingente e passageira, imagine na eternidade que teremos a felicidade sem fim e baseada em coisas que não passam, mas que são no momento que nunca passa.
Enfim, o conceito de eternidade é pouco conhecido até pelos Cristãos atuais pois estão muito seculares e buscando apenas o prazer oferecido pelo mundo.
Por isso eu escrevi "me parece", até porque o "lore" católico é muito subjetivo as diversas interpretações.
 

Berofh Erutron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.862
Reações
9.189
Pontos
1.094
@Land Stalker ,os livros do William Peter Blatty são realmente prazerosos de ler, mas eu gostei do fato do Exorcismo do Thomas B. Allen ser quase uma peça jornalística, sim ele é um pouco cansativo em alguns momentos, mas felizmente não apela para o sensacionalismo.

Ainda sobre a forma que esses textos e alguns grupos expressam a visão sobre amoralidade e dualidade, afirmo que além de expressarem de forma rasa, parecem estar equivocados sobre a perspectiva em relação a dualidade interior e a amoralidade da vida natural.

Sobre a busca pessoal de cada um, concordo que algumas buscas soam medíocres, outras puramente mesquinhas. Mas pessoas diferentes possuirão buscas diferentes. Para muitos, o mais raso e imediato será inevitavelmente mais atraente.

Sobre a dualidade e a amoralidade, ambos fazendo parte do universo interior completo, darei um exemplo abaixo:

1200px-Baphomet.png


Baphomet

Para muitos é um "demônio" e você verá até mesmo "simpatizantes" equivocados, usam a imagem de Baphomet como um demônio para impressionar os outros.

Baphomet sequer é uma entidade, Baphomet é na realidade um símbolo. Baphomet é o trono da comunhão entre o consciente, o inconsciente e o subconsciente, é a união do supra racional e da mente desperta, com a sexualidade intensa e o corpo saudável. Simboliza a união do nosso universo interno com o externo, a união da mente com o corpo, a união do lado racional com o lado animal, do lado feminino com o lado masculino. A união do natural com o imaginário.

Os detalhes animalescos representam a intensidade instintiva, o humano vivo como animal, a chama na cabeça representa o intelecto ativo, a mente desperta, os detalhes femininos e masculinos representam a comunhão entre a sensibilidade e a impetuosidade, a união do lado que sente e imagina, com o lado que penetra e faz. Enquanto uma mão conserva e cicatriza, a outra dissolve e transforma.

Perceba que Baphomet antes de tudo é uma imagem positiva, não negativa.

Mesmo com o pentagrama invertido, a inversão representa a introspecção, o mundo interior, a comunhão com a sua própria sombra.

A amoralidade e a comunhão com a dualidade muitas vezes significam você conhecer bem todas as suas próprias facetas, capaz de compreender tanto o bem, quanto o mal que pode causar. Compreensão leva ao balanço e na minha visão afasta a mesquinharia, deixando claro que cometer maldades, muitas vezes é mais improdutivo e destrutivo para você mesmo, do que para os outros.

Bom, minha postagem já está grande demais e se eu continuar comentando sobre simbologia e alegorias, a postagem se tornará ainda mais tediosa.

Sobre o fascínio, sobre a atração que você sente por esse lado, vejo que existe motivação e curiosidade por acumular informação, descobrir o novo, portanto é um fascínio positivo.

Falando sobre os círculos de pedofilia, que são exemplos de onde a arrogância pode levar o ser humano e a desgraça que o abuso de poder pode causar. Procure pelo caso Meninas de Guarus e as atrocidades que o Jimmy Savile cometeu (claro, se tiver interesse e estomago).

@Heretic.abortion ,não gostaria de relatar essas experiências? Tenho certeza que muitos gostariam de ler.

O que você entende por vida natural, moralidade e dualidade.

Poderia explicitar cada uma dessas coisas em sua visão?
 

Berofh Erutron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.862
Reações
9.189
Pontos
1.094
Metafisicamente o mau não existe como coisa. O mau é o não ser. É um bem ou qualidade que deveria existir e deixa de estar presente numa coisa ou num ser/criatura. Com isso, aquele mau é uma deficiência que deveria existir no ser.
Quanto ao paraíso, a Teologia fala da posse total do ser. Vc na eternidade possui a posse completa de si, mas não por si, mas em Deus.
Outra coisa é o conhecimento de Deus. A eternidade é o conhecimento da essência divina. Se nessa vida vivemos e buscamos felicidade presente em coisa material que é contingente e passageira, imagine na eternidade que teremos a felicidade sem fim e baseada em coisas que não passam, mas que são no momento que nunca passa.
Enfim, o conceito de eternidade é pouco conhecido até pelos Cristãos atuais pois estão muito seculares e buscando apenas o prazer oferecido pelo mundo.

Qual sua referência para esse ponto de compreensão metafisico do mal/mau?

Poderia discorrer?
 

Berofh Erutron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.862
Reações
9.189
Pontos
1.094
eram estes que eu tentei contactar infelizmente não obtive sucesso. o stress mental era grande demais e achei que não valeria a pena o risco e o esforço.
por isto larguei isto de mão

Nunca conseguiria por esforço mental, essas hierarquias transcendem "manas inferior" que seria a mente concreta, e inclusive manas superior que é a mente abstrata.

Estão no plano intuicional, você não chega com a lógica de manas aí, só com o coração.
Por isso se diz, pense com o coração e sinta com a mente.
Por trás de todo dito popular existe uma verdade oculta.
 

Tilak

Bam-bam-bam
Mensagens
4.447
Reações
9.411
Pontos
303
Assim que tiver um tempo lerei.
Grato por compartilhares.
Basicamente, diz que o mau existe para se ter pleno livre-arbítrio. E que essa liberdade plena é superior a "bondade eterna", o que transformaria Deus em um ditador.

Resolve o Paradoxo, mas cria conflito em outros lugares (que estou sem saco de discutir)
 

Heretic.abortion

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.633
Reações
6.703
Pontos
1.224
@Land Stalker ,os livros do William Peter Blatty são realmente prazerosos de ler, mas eu gostei do fato do Exorcismo do Thomas B. Allen ser quase uma peça jornalística, sim ele é um pouco cansativo em alguns momentos, mas felizmente não apela para o sensacionalismo.

Ainda sobre a forma que esses textos e alguns grupos expressam a visão sobre amoralidade e dualidade, afirmo que além de expressarem de forma rasa, parecem estar equivocados sobre a perspectiva em relação a dualidade interior e a amoralidade da vida natural.

Sobre a busca pessoal de cada um, concordo que algumas buscas soam medíocres, outras puramente mesquinhas. Mas pessoas diferentes possuirão buscas diferentes. Para muitos, o mais raso e imediato será inevitavelmente mais atraente.

Sobre a dualidade e a amoralidade, ambos fazendo parte do universo interior completo, darei um exemplo abaixo:

1200px-Baphomet.png


Baphomet

Para muitos é um "demônio" e você verá até mesmo "simpatizantes" equivocados, usam a imagem de Baphomet como um demônio para impressionar os outros.

Baphomet sequer é uma entidade, Baphomet é na realidade um símbolo. Baphomet é o trono da comunhão entre o consciente, o inconsciente e o subconsciente, é a união do supra racional e da mente desperta, com a sexualidade intensa e o corpo saudável. Simboliza a união do nosso universo interno com o externo, a união da mente com o corpo, a união do lado racional com o lado animal, do lado feminino com o lado masculino. A união do natural com o imaginário.

Os detalhes animalescos representam a intensidade instintiva, o humano vivo como animal, a chama na cabeça representa o intelecto ativo, a mente desperta, os detalhes femininos e masculinos representam a comunhão entre a sensibilidade e a impetuosidade, a união do lado que sente e imagina, com o lado que penetra e faz. Enquanto uma mão conserva e cicatriza, a outra dissolve e transforma.

Perceba que Baphomet antes de tudo é uma imagem positiva, não negativa.

Mesmo com o pentagrama invertido, a inversão representa a introspecção, o mundo interior, a comunhão com a sua própria sombra.

A amoralidade e a comunhão com a dualidade muitas vezes significam você conhecer bem todas as suas próprias facetas, capaz de compreender tanto o bem, quanto o mal que pode causar. Compreensão leva ao balanço e na minha visão afasta a mesquinharia, deixando claro que cometer maldades, muitas vezes é mais improdutivo e destrutivo para você mesmo, do que para os outros.

Bom, minha postagem já está grande demais e se eu continuar comentando sobre simbologia e alegorias, a postagem se tornará ainda mais tediosa.

Sobre o fascínio, sobre a atração que você sente por esse lado, vejo que existe motivação e curiosidade por acumular informação, descobrir o novo, portanto é um fascínio positivo.

Falando sobre os círculos de pedofilia, que são exemplos de onde a arrogância pode levar o ser humano e a desgraça que o abuso de poder pode causar. Procure pelo caso Meninas de Guarus e as atrocidades que o Jimmy Savile cometeu (claro, se tiver interesse e estomago).

@Heretic.abortion ,não gostaria de relatar essas experiências? Tenho certeza que muitos gostariam de ler.

Vou tentar resgatar aqui na Outer. Tenho certeza que já contei há alguns anos atras, mas não sei se ainda tá na base.
 

Marcelo Black

Bam-bam-bam
Mensagens
5.473
Reações
3.976
Pontos
353
Basicamente, diz que o mau existe para se ter pleno livre-arbítrio. E que essa liberdade plena é superior a "bondade eterna", o que transformaria Deus em um ditador.

Resolve o Paradoxo, mas cria conflito em outros lugares (que estou sem saco de discutir)
Perai, o o mau seria o equilíbrio?

Enviado de meu D2203 usando Tapatalk
 

Marcelo Black

Bam-bam-bam
Mensagens
5.473
Reações
3.976
Pontos
353
É uma boa resposta, do ponto de vista Deísta não católico. Me parece ter problemas com o "lore" puro-católico.

O paraíso seria pior que a vida na terra, já que lá não há livre arbítrio. E o "bem vencerá o mal" é um lema bem comum encontrado em toda a Bíblia...

Mas enfim. Boa resposta...
Então seria uma resposta que nao corrobora com as características do deus Católico?

Enviado de meu D2203 usando Tapatalk
 

Tilak

Bam-bam-bam
Mensagens
4.447
Reações
9.411
Pontos
303
Perai, o o mau seria o equilíbrio?

Enviado de meu D2203 usando Tapatalk
Mais ou menos... melhor dizendo uma ferramenta.
Pra resolver o Paradoxo, a "bondade absoluta" se transformou no livre-arbítrio.
Então o Bem e mal meio que são necessários pra isso
 

Tilak

Bam-bam-bam
Mensagens
4.447
Reações
9.411
Pontos
303
Então seria uma resposta que nao corrobora com as características do deus Católico?

Enviado de meu D2203 usando Tapatalk
Depende da doutrina católica.

Por exemplo, contradiz com o livro do Apocalipse, de que o "bem vencerá o mal". MAS, há doutrinas católicas que dizem que o Apocalipse já ocorreu, e que a "Mal" era Roma
 

o espicialista

Bam-bam-bam
Mensagens
8.518
Reações
7.627
Pontos
399
Acho que medo é mais importante para outras espécies. Nós podemos ser muito racionais.

Não acredito no diabo como é retratado. Ao meu ver ele que teria de ser como um robô que foi programado para ser de uma maneira sem poder mudar de hábitos ou ideia.
Satanás ao meu ver é qualquer opositor ou desafiante. Se existir conflito entre dois os dois poderiam ser satanás.



Enviado da encruzilhada do passado e futuro
 

Poor_Boy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.881
Reações
40.450
Pontos
1.444
Não acredito, assim como não acredito em nenhuma divindade ou espiritualidade.

No mais, sem querer ofender quem acredita, mas o ser que mais se aproxima do que é um "diabo" é o proprio Deus. Me ame, me adore, me respeite, respeite minhas regras e vc tera meu amor eterno, caso contrario vai se foder eternamente. Ha, se vc for um assassino de criancas e se arrepender 1 segundo antes de morrer, pode vir ficar do meu lado.
 

Berofh Erutron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.862
Reações
9.189
Pontos
1.094
Não acredito, assim como não acredito em nenhuma divindade ou espiritualidade.

No mais, sem querer ofender quem acredita, mas o ser que mais se aproxima do que é um "diabo" é o proprio Deus. Me ame, me adore, me respeite, respeite minhas regras e vc tera meu amor eterno, caso contrario vai se foder eternamente. Ha, se vc for um assassino de criancas e se arrepender 1 segundo antes de morrer, pode vir ficar do meu lado.

Não entendo, você não acredita, mas tomou a crença como base da sua critica...
 

Marcelo Black

Bam-bam-bam
Mensagens
5.473
Reações
3.976
Pontos
353
Depende da doutrina católica.

Por exemplo, contradiz com o livro do Apocalipse, de que o "bem vencerá o mal". MAS, há doutrinas católicas que dizem que o Apocalipse já ocorreu, e que a "Mal" era Roma
Acho que o Apocalipse faz mais sentido se for visto como algo futuro, pois ele mostra o desfecho para a história que vemos na Bíblia , lá vemos o começo em Genesis, meio nos evangelhos e o fim em Apocalipse.
Mas ainda não entendi onde um paraíso atrapalharia nesse argumento

Enviado de meu D2203 usando Tapatalk
 

Marcelo Black

Bam-bam-bam
Mensagens
5.473
Reações
3.976
Pontos
353
Não acredito, assim como não acredito em nenhuma divindade ou espiritualidade.

No mais, sem querer ofender quem acredita, mas o ser que mais se aproxima do que é um "diabo" é o proprio Deus. Me ame, me adore, me respeite, respeite minhas regras e vc tera meu amor eterno, caso contrario vai se foder eternamente. Ha, se vc for um assassino de criancas e se arrepender 1 segundo antes de morrer, pode vir ficar do meu lado.
Essa é a versão católica, mas há outras por aí

Enviado de meu D2203 usando Tapatalk
 

LVX

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.530
Reações
4.915
Pontos
1.349
Você não pode acreditar, mas ele acredita em você.
 

Shotomensch

Bam-bam-bam
Mensagens
2.961
Reações
7.234
Pontos
453
"O maior truque que o diabo já realizou, foi convencer o mundo de que ele não existe."
 
Topo Fundo