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Pormenon

Bam-bam-bam
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Saiu uma matéria da DF sobre a " Scorpio Engine" do Monstro!!! Especificamente para quem gosta de saber sobre estes detalhes e pormenores.
http://www.eurogamer.net/articles/digitalfoundry-2017-the-scorpio-engine-in-depth

Meu entendimento, bem chulo, sobre o artigo: Os consoles de meia geração, apesar de usarem tecnologia AMD, para produção, como o jaguar e a polaris, implementaram tantas features, que quase se pode dizer que criaram "uma arquitetura dentro da arquitetura". Já foi assim com o Pro (muitos zoam o checkboard, mas é uma implementação nativa não implementada nos Chips gráficos comerciais), mas o Scorpio leva isto a outro nível. Por exemplo, a implementação das rotinas que a microsoft fez no "Stock" Jaguar, faz a mesma se referir a ele como uma arquitetura diferente, montada sobre a linha de produção do jaguar.

Um exemplo: Se num Pc você quer fazer alguma rotina, tem que se acionar o processador, que trabalha como um gestor de tudo no sistema. Já no Scorpio, bem parecido com a arquitetura Risc e no modelo dos coprocessadores customizados (me lembrou as placas Vodoo), se alguma função (Dvr, Som, Dx12, etc...) precisa ser realizada o "Jaguar" apenas faz o repasse para o harware especialzado.

Outro fator é que graçaa ao PIX (gestor de performance) eles tiveram a chance de testar com vários jogos, onde estava tendo gargalo. Ex. (meu) se o processador se comunica com o chip "Sonoro, mas esta comunicação está gastando muito mais ciclos de CPU do que se espera". A microsoft fez várias destas simulacões e pode verificar quais alteracões mantinham o sistema coeso (ex. alterar a voltagem, aumentar o numéro de registradores, cache de memória, etc...)

Exemplo da microsoft: "Typically, you get something like 1Hz or one cycle per second if you run on standard simulators. These things let us now run at half a MHz or more, which is 500 thousand cycles per second. We had these running 24/7 for several months, calculating effectively one hundred trillion cycles - it's absolutely amazing what we managed to achieve here. There are parts of the design that were designed at Microsoft. Microsoft engineers handed logic to AMD for integration."

Artigo é bem longo, leiam lá. Uma coisa interessante é que dizem que fizeram mais de 30 mil execuções de PIX sobre o Scorpio, pra garantir a compatibilidade total com o One.

Floz.
 
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Mr Bones

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Este ganho de performance do CPU no Scorpio, clock mais alto que do One e estas costumizacoes seria suficiente para proporcionar ganho maior que 2x em relação ao CPU do One? Seria suficiente para um jogo 30fps no One rodar a 60fps no Scorpio?
 

Leonis Semog

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Este ganho de performance do CPU no Scorpio, clock mais alto que do One e estas costumizacoes seria suficiente para proporcionar ganho maior que 2x em relação ao CPU do One? Seria suficiente para um jogo 30fps no One rodar a 60fps no Scorpio?

O Scorpio, pelo visto, tem poder para isso, mas a maioria dos jogos você já tem de fábrica a trava no FPS, então vai acabar com o jogo com o mesmo 30FPS. Agora jogos que são sem limites de FPS devem rodar todos com 60FPS.

Sobre FPS tem a questão dos devs quererem também, afinal dá para diminuir FPS e ter outros ganhos gráficos. Fora a questão de deixar o jogo homogênio com o Xbox One. Um modo competitivo ou co-op com mais FPS no Scorpio do que no Xone favoreceria os jogadores do Scorpio e os devs não querem desigualdade no online.

Então espere ver jogos 30FPS no Scorpio também.
 

OUTKAST

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O Scorpio, pelo visto, tem poder para isso, mas a maioria dos jogos você já tem de fábrica a trava no FPS, então vai acabar com o jogo com o mesmo 30FPS. Agora jogos que são sem limites de FPS devem rodar todos com 60FPS.
Sobre FPS tem a questão dos devs quererem também, afinal dá para diminuir FPS e ter outros ganhos gráficos. Fora a questão de deixar o jogo homogênio com o Xbox One. Um modo competitivo ou co-op com mais FPS no Scorpio do que no Xone favoreceria os jogadores do Scorpio e os devs não querem desigualdade no online.

Então espere ver jogos 30FPS no Scorpio também.

Mas os devs podem soltar patchs/updates pra liberar FPS ou melhorar outras coisas não?

Pelo menos nos lançamentos futuros talvez já pensem em algo do tipo...
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
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Já comentei que melhoria que a Microsoft pode ter feito no processador pode ser coisas mais "simples" como diminuir a latência entre os dois conjuntos de cores, fora isso não acredito em melhorias de verdade na arquitetura.
O que entendo é que as mudanças são para melhorar o aproveitamento da GPU e ela não ser prejudicada pela CPU. Mover parte do software que controla como os dados são levados para a GPU para o próprio hardware faz parte disso.
 


Pormenon

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Já comentei que melhoria que a Microsoft pode ter feito no processador pode ser coisas mais "simples" como diminuir a latência entre os dois conjuntos de cores, fora isso não acredito em melhorias de verdade na arquitetura.
O que entendo é que as mudanças são para melhorar o aproveitamento da GPU e ela não ser prejudicada pela CPU. Mover parte do software que controla como os dados são levados para a GPU para o próprio hardware faz parte disso.

Os CPUs de mesa usam a arquitetura CISC (conjunto complexo de instruções), onde o processador é super dinâmico e o verdadeiro "cêrebro" do sistema. E tem que ser assim, pois os Pcs são voltados a todo tipo de aplicação. Isto deu valor ao processador, pois funcões que exigiam placas auxiliares, foram colocadas "On Board", sendo sua função lógica colocada dentro da CPU.

Então, só de o Scorpio voltar ao modelo antigo onde o processador e desafogado, sendo uma função especifíca passada a um componente especializado já acredito ser uma mudança "na" (e não "de") arquitetura, pois o jaguar ainda é um processador CISC como qualquer outro de mesa.

Em resumo, quando compras um i7 tens a garantia que o mesmo vai executar tão bem gráficos de games, quanto fazer um modelo de um prédio no Autocad. Pra isto, o processador tem que passar por várias centenas de "ciclos" genéricos pra garantir boa performance pra tudo.

No Scorpio, se vais executar um jogo dx12, precisas só de menos de uma dezena de ciclos, pra fazer uma chamada a um processador de comandos dx12 integrado na GPU, pois em teoria, não tens ganhos de comprar um console pra executar um autocad não é mesmo?
 
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leonardo__cruz

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Este ganho de performance do CPU no Scorpio, clock mais alto que do One e estas costumizacoes seria suficiente para proporcionar ganho maior que 2x em relação ao CPU do One? Seria suficiente para um jogo 30fps no One rodar a 60fps no Scorpio?
Eu não esperaria grandes mudanças nessa questão de FPS porque eles tem que equilibrar os jogos no multiplayer online. Imagina um jogador em 60fps enquanto a maioria estaria a 30fps por estar no XONE antigo? Sei lá, essas coisas todas vão entrar na equação.

Em jogo que são single-player porém - como um Final Fantasy XV da vida, eles poderiam fazer essas puxadas de performance.
 

Mega_X

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Eu não esperaria grandes mudanças nessa questão de FPS porque eles tem que equilibrar os jogos no multiplayer online. Imagina um jogador em 60fps enquanto a maioria estaria a 30fps por estar no XONE antigo? Sei lá, essas coisas todas vão entrar na equação.

Em jogo que são single-player porém - como um Final Fantasy XV da vida, eles poderiam fazer essas puxadas de performance.

Na verdade a solução seria limitar os fps em 30 no online, qd for preciso, e liberar os 60fps no single como algo default.
 

armachad

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Já comentei que melhoria que a Microsoft pode ter feito no processador pode ser coisas mais "simples" como diminuir a latência entre os dois conjuntos de cores, fora isso não acredito em melhorias de verdade na arquitetura.
O que entendo é que as mudanças são para melhorar o aproveitamento da GPU e ela não ser prejudicada pela CPU. Mover parte do software que controla como os dados são levados para a GPU para o próprio hardware faz parte disso.
Pelo que os engenheiros da MS afirmaram, eles mexeram tanto no CPU que nem podem mais chamar de Jaguar. Tanto que nas specs oficiais no Xbox One aparece Jaguar e no Scorpio não aparece a qual família pertence.

Fonte para uma leitura melhor: http://www.eurogamer.net/articles/digitalfoundry-2017-the-scorpio-engine-in-depth
 

Mega_X

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Pelo que os engenheiros da MS afirmaram, eles mexeram tanto no CPU que nem podem mais chamar de Jaguar. Tanto que nas specs oficiais no Xbox One aparece Jaguar e no Scorpio não aparece a qual família pertence.

Sim, mas todo mundo ignora isso e fica chamando a CPU de Jaguar. XD
 

armachad

Bam-bam-bam
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Eu não esperaria grandes mudanças nessa questão de FPS porque eles tem que equilibrar os jogos no multiplayer online. Imagina um jogador em 60fps enquanto a maioria estaria a 30fps por estar no XONE antigo? Sei lá, essas coisas todas vão entrar na equação.

Em jogo que são single-player porém - como um Final Fantasy XV da vida, eles poderiam fazer essas puxadas de performance.
Na verdade a solução seria limitar os fps em 30 no online, qd for preciso, e liberar os 60fps no single como algo default.
Eu acho que enquanto tivermos o XOne produzido, teremos o mesmo frame rate em ambos e no Scorpio o frame rate seria cravado. Se forem fazer alguma customização para o Scorpio, a preferências seria um boost nos gráficos em primeiro lugar e frame rate somente se sobrar processamento para isso.
Não acho impossível não fazerem isso, pois já tivemos nessa geração jogo 30fps no One e 60fps no PS4, mas não vejo como prioridade.
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
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Os CPUs de mesa usam a arquitetura CISC (conjunto complexo de instruções), onde o processador é super dinâmico e o verdadeiro "cêrebro" do sistema. E tem que ser assim, pois os Pcs são voltados a todo tipo de aplicação. Isto deu valor ao processador, pois funcões que exigiam placas auxiliares, foram colocadas "On Board", sendo sua função lógica colocada dentro da CPU.

Então, só de o Scorpio voltar ao modelo antigo onde o processador e desafogado, sendo uma função especifíca passada a um componente especializado já acredito ser uma mudança "na" (e não "de") arquitetura, pois o jaguar ainda é um processador CISC como qualquer outro de mesa.

Em resumo, quando compras um i7 tens a garantia que o mesmo vai executar tão bem gráficos de games, quanto fazer um modelo de um prédio no Autocad. Pra isto, o processador tem que passar por várias centenas de "ciclos" genéricos pra garantir boa performance pra tudo.

No Scorpio, se vais executar um jogo dx12, precisas só de menos de uma dezena de ciclos, pra fazer uma chamada a um processador de comandos dx12 integrado na GPU, pois em teoria, não tens ganhos de comprar um console pra executar um autocad não é mesmo?

Pelo que os engenheiros da MS afirmaram, eles mexeram tanto no CPU que nem podem mais chamar de Jaguar. Tanto que nas specs oficiais no Xbox One aparece Jaguar e no Scorpio não aparece a qual família pertence.

Fonte para uma leitura melhor: http://www.eurogamer.net/articles/digitalfoundry-2017-the-scorpio-engine-in-depth

Vocês "estão loucos".
Otimizar o processador não é o mesmo que fazer a arquitetura dela. Faz sentido dizer que esse processador não é mais o Jaguar de tanto que mexeram nele se tiveram que mantar o Jaguar por causa da retrocompatibilidade? Como fica a compatibilidade dos jogos antigos em uma CPU que não é a mesma?

O @Pormenon está sonhando alto demais nessa história de o processador não precisar fazer isso e aquilo no Scorpio, porque já é assim nos consoles faz tempo, décadas. No PC o processador só faz cálculos de mídia, som, renderização, etc, quando não há hardware otimizado para isso (como placa de som, GPU) E software compatível. Veja o próprio caso de as rotinas do DX12 não serem processadas pelo processador do Scorpio, no PC é assim com GPUs AMD, elas usam hardware scheduler, nas da Nvidia esse trabalho é feito mais pela CPU, pelo software scheduler do driver da Nvidia. Podem reparar algo que está aparecendo em testes de desempenho com essss novos processadores Ryzen, em DX12 o desempenho das GPUs AMD é muito superior a quando se usa GPU Nvidia, porque o software scheduler do driver da Nvidia não dá conta da arquitetura e excesso de núcleos, problema que não existe quando se usa GPU AMD porque o hardware da placa faz esse trabalho. No Scorpio é assim que irá funcionar também.

Não discordo que a Microsoft fez todas as otimizações que foi possível fazer no Scorpio, só que a CPU ainda é a mesma CPU Jaguar, por mais otimizações que possam ter feito. Jaguar Rev.2 se quiserem, mas a arquitetura ainda é a mesma, mesmo que tenham melhorado questão de comunicação com outros componentes, cache e outras coisas menores.
Hardware para Som todos os consoles hoje possuem, hardware para comunicação e dados também. É normal, é esperado, hardware dedicado para tudo possível, agora dizer que não dá mais para dizer que não é a mesma CPU, que o nome não vale mais... mais do que exagero isso é pura jogada de marketing.
 

armachad

Bam-bam-bam
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Vocês "estão loucos".
Otimizar o processador não é o mesmo que fazer a arquitetura dela. Faz sentido dizer que esse processador não é mais o Jaguar de tanto que mexeram nele se tiveram que mantar o Jaguar por causa da retrocompatibilidade? Como fica a compatibilidade dos jogos antigos em uma CPU que não é a mesma?

O @Pormenon está sonhando alto demais nessa história de o processador não precisar fazer isso e aquilo no Scorpio, porque já é assim nos consoles faz tempo, décadas. No PC o processador só faz cálculos de mídia, som, renderização, etc, quando não há hardware otimizado para isso (como placa de som, GPU) E software compatível. Veja o próprio caso de as rotinas do DX12 não serem processadas pelo processador do Scorpio, no PC é assim com GPUs AMD, elas usam hardware scheduler, nas da Nvidia esse trabalho é feito mais pela CPU, pelo software scheduler do driver da Nvidia. Podem reparar algo que está aparecendo em testes de desempenho com essss novos processadores Ryzen, em DX12 o desempenho das GPUs AMD é muito superior a quando se usa GPU Nvidia, porque o software scheduler do driver da Nvidia não dá conta da arquitetura e excesso de núcleos, problema que não existe quando se usa GPU AMD porque o hardware da placa faz esse trabalho. No Scorpio é assim que irá funcionar também.

Não discordo que a Microsoft fez todas as otimizações que foi possível fazer no Scorpio, só que a CPU ainda é a mesma CPU Jaguar, por mais otimizações que possam ter feito. Jaguar Rev.2 se quiserem, mas a arquitetura ainda é a mesma, mesmo que tenham melhorado questão de comunicação com outros componentes, cache e outras coisas menores.
Hardware para Som todos os consoles hoje possuem, hardware para comunicação e dados também. É normal, é esperado, hardware dedicado para tudo possível, agora dizer que não dá mais para dizer que não é a mesma CPU, que o nome não vale mais... mais do que exagero isso é pura jogada de marketing.
No que eu estou louco?

Conte pra gente quantos anos você tem em desenvolvimento de CPU? Ou você sabe mais que os engenheiros da MS sobre a CPU do Scorpio para afirmar que eles estão errados?
Cada uma!
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
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No que eu estou louco?

Conte pra gente quantos anos você tem em desenvolvimento de CPU? Ou você sabe mais que os engenheiros da MS sobre a CPU do Scorpio para afirmar que eles estão errados?
Cada uma!

É modo de falar (apesar de que estou escrevendo). É exagero demais discutir o que a Microsoft fez com o Scorpio messe tom como se ela tivesse praticamente desenvolvido uma nova CPU para o console.
Digo novamente, muito do que se diz, como se diz, é marketing. Essa questão de mover o DX12 para a GPU basicamente faz parte do que Mark Cerny disse anos atrás sobre o PS4 permitir programar "mais próximo do metal". Lembra que a GPU do PS4 tinha mais Command Processors que a do Xone, que só tinha um? Pois é...
Sobre a questão da memória do sistema também não é como se tivessem reinventado a roda por mais que tenha havido grandes mudanças ali. Afinal o controlador de memória que antes lidava com DDR3 teve que ser trocado para usar GDDR5. Isso quer dizer que a Microsoft fez um grande investimento reinventando algo? Não.
Otimizar é diferente de refazer, a Microsoft não criou nada do zero, apenas atualizou, e isso também não quer dizer que é "menos bom". Alguns podem dizer que agora a memória do sistema tem uma latência maior e pior, DDR3 > GDDR5 por causa disso, etc, só que GPUs da AMD adoram banda de memória e uma das melhores vantagens que o Scorpio tem para o Pro é essa, essa banda de memória extra fará mais diferença do que os Flops a mais de processamento. Isso é bom, isso é ótimo, mas não é nada de extraordinário, não quer dizer que a Microsoft foi para a prancheta e criou algo novo para esse console. Temos que conter a excitação.
 

armachad

Bam-bam-bam
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É modo de falar (apesar de que estou escrevendo). É exagero demais discutir o que a Microsoft fez com o Scorpio messe tom como se ela tivesse praticamente desenvolvido uma nova CPU para o console.
Digo novamente, muito do que se diz, como se diz, é marketing. Essa questão de mover o DX12 para a GPU basicamente faz parte do que Mark Cerny disse anos atrás sobre o PS4 permitir programar "mais próximo do metal". Lembra que a GPU do PS4 tinha mais Command Processors que a do Xone, que só tinha um? Pois é...
Sobre a questão da memória do sistema também não é como se tivessem reinventado a roda por mais que tenha havido grandes mudanças ali. Afinal o controlador de memória que antes lidava com DDR3 teve que ser trocado para usar GDDR5. Isso quer dizer que a Microsoft fez um grande investimento reinventando algo? Não.
Otimizar é diferente de refazer, a Microsoft não criou nada do zero, apenas atualizou, e isso também não quer dizer que é "menos bom". Alguns podem dizer que agora a memória do sistema tem uma latência maior e pior, DDR3 > GDDR5 por causa disso, etc, só que GPUs da AMD adoram banda de memória e uma das melhores vantagens que o Scorpio tem para o Pro é essa, essa banda de memória extra fará mais diferença do que os Flops a mais de processamento. Isso é bom, isso é ótimo, mas não é nada de extraordinário, não quer dizer que a Microsoft foi para a prancheta e criou algo novo para esse console. Temos que conter a excitação.
Eu não estou excitado com nada, só estou me atendo ao que é divulgado.
Assim, falando de compatibilidade em x86, estamos falando de muitas famílias de processadores que tem um instruções básicas parecidas e mesmo assim não podemos comparar e falar que um i7 é igual a um Pentium como melhorias. Acho que nesse ponto você está querendo desmerecer qualquer trabalho e esforço que a MS fez. Claro que o núcleo Jaguar está presente, mas se for olhar bem nenhuma família de processadores sai do zero sem levar o que existe nas famílias anteriores por conta dessa compatibilidade. Aí cabe entender o que define uma família de processador.

O Xbox One já tinha instruções DX12 na GPU, para o Scorpio só estão aprimorando e a Eurogamer foi leiga em afirmar que estavam implementando isso no Scorpio pela primeira vez (a MS corrigiu essa informação) e quem tem mais Command Processor é o Xbox One (veja figura abaixo). Esse negócio de mais próximo do metal tem haver com nível de abstração e nos consoles sempre foi baixo, o nível de abstração maior só aparecia nos consoles da MS por conta do DirectX.

xbox-one-gpu-bus-overview.jpg


Relendo seu outro post, cabe uma correção: o PS4 não tem processador de áudio 100% independente. São detalhes da arquitetura, mas desde que a Sony e MS resolveram fazer um console x86-64 com peças próximas ao PC, não há nenhuma invenção da roda. Essa geração atual foi a que menos ousou na história e o PS4 Pro e Scorpio seguem a mesma linha e, arrisco em falar, nas futuras gerações será a mesma coisa, nada do outro mundo a não ser que seja uma feature nova já sendo implementada nos PCs, como aconteceu com o XOne em trazer a DX12 já implementada.
 

Epic Sax CEO

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É que o @Pormenon me pareceu começar a entrar no campo da fantasia ao falar de "CISC".

Eu não estou excitado com nada, só estou me atendo ao que é divulgado.
Assim, falando de compatibilidade em x86, estamos falando de muitas famílias de processadores que tem um instruções básicas parecidas e mesmo assim não podemos comparar e falar que um i7 é igual a um Pentium como melhorias. Acho que nesse ponto você está querendo desmerecer qualquer trabalho e esforço que a MS fez. Claro que o núcleo Jaguar está presente, mas se for olhar bem nenhuma família de processadores sai do zero sem levar o que existe nas famílias anteriores por conta dessa compatibilidade. Aí cabe entender o que define uma família de processador.

Até entendo por esse lado, é o mesmo, mas não é igual. Só que também não é diferente entende? É o bom e velho Jaguar e ponto.

O Xbox One já tinha instruções DX12 na GPU, para o Scorpio só estão aprimorando e a Eurogamer foi leiga em afirmar que estavam implementando isso no Scorpio pela primeira vez (a MS corrigiu essa informação) e quem tem mais Command Processor é o Xbox One (veja figura abaixo). Esse negócio de mais próximo do metal tem haver com nível de abstração e nos consoles sempre foi baixo, o nível de abstração maior só aparecia nos consoles da MS por conta do DirectX.

xbox-one-gpu-bus-overview.jpg


Relendo seu outro post, cabe uma correção: o PS4 não tem processador de áudio 100% independente. São detalhes da arquitetura, mas desde que a Sony e MS resolveram fazer um console x86-64 com peças próximas ao PC, não há nenhuma invenção da roda. Essa geração atual foi a que menos ousou na história e o PS4 Pro e Scorpio seguem a mesma linha e, arrisco em falar, nas futuras gerações será a mesma coisa, nada do outro mundo a não ser que seja uma feature nova já sendo implementada nos PCs, como aconteceu com o XOne em trazer a DX12 já implementada.

Pensando bem... acho que enquanto pensava sobre isso eu confundi os CE com ACE.
Ponto para a Microsoft, essas atualizações adicionais do Scorpio deixam o console em linha com o hardware atual no mercado.
Mas o PS4 tem sim hardware para áudio, baseado no TrueAudio da AMD igual ao Xone.

Entrei na discussão mais por discordar do rumo que ela poderia tomar, que daqui a pouco poderia levar ao risco de se criar alguns mitos sobre o hardware, uma nova "GPU oculta", um novo "molho secreto".
 

armachad

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É que o @Pormenon me pareceu começar a entrar no campo da fantasia ao falar de "CISC".
Até entendo por esse lado, é o mesmo, mas não é igual. Só que também não é diferente entende? É o bom e velho Jaguar e ponto.
Pensando bem... acho que enquanto pensava sobre isso eu confundi os CE com ACE.
Ponto para a Microsoft, essas atualizações adicionais do Scorpio deixam o console em linha com o hardware atual no mercado.
Mas o PS4 tem sim hardware para áudio, baseado no TrueAudio da AMD igual ao Xone.

Entrei na discussão mais por discordar do rumo que ela poderia tomar, que daqui a pouco poderia levar ao risco de se criar alguns mitos sobre o hardware, uma nova "GPU oculta", um novo "molho secreto".
Nessa geração Sony e MS foram bem menos ousadas, mas não podemos falar que o CPU dos consoles é um Jaguar puro. Nem sequer o código dos jogos são 100% iguais, mesmo em um jogo que rode 1080p@30fps cravado em ambos. Não sei o que você chama de bom e velho Jaguar, mas acho que é mais por questão de a afirmação de ter vindo da MS e você querer desmerecer do que baseado em conhecimento técnico sobre a CPU do Scorpio.

O Scorpio está em dia com algumas tecnologias presentes nas GPU's atuais e nada além disso pelo que a MS está comentando. Apesar que a MS tem seu próprio método de trabalhar e não segue bem uma tendência do mercado.
A história do processador de áudio mostra bem isso. Quem começou a implantar foi a MS e depois a AMD colocou o TrueAudio baseado nessa tecnologia que depois a Sony baseou algumas coisas na versão da AMD, mas não há como afirmar que é TrueAudio conforme a DF apurou.

 

alex_seph

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Falaram alguma coisa sobre o processo de troca de HD? NO PS4 é bem de boa, mas no XONE é impossível. Depois que coloquei um HD Hibrido no PS4 notei uma diferença boa, imagino que se for fácil colocar um no Scorpio seria válido fazer a troca para ter uma performance maior ainda.
 

Pormenon

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É que o @Pormenon me pareceu começar a entrar no campo da fantasia ao falar de "CISC".



Até entendo por esse lado, é o mesmo, mas não é igual. Só que também não é diferente entende? É o bom e velho Jaguar e ponto.



Pensando bem... acho que enquanto pensava sobre isso eu confundi os CE com ACE.
Ponto para a Microsoft, essas atualizações adicionais do Scorpio deixam o console em linha com o hardware atual no mercado.
Mas o PS4 tem sim hardware para áudio, baseado no TrueAudio da AMD igual ao Xone.

Entrei na discussão mais por discordar do rumo que ela poderia tomar, que daqui a pouco poderia levar ao risco de se criar alguns mitos sobre o hardware, uma nova "GPU oculta", um novo "molho secreto".

Nada. Eu só quis mostrar que está briga de CPU bound entre intel e amd não faz muito sentido aqui, pois não estamos falando em máquinas genéricas e sim aparelhos customizados.

E sim, pelo que a ms falou eles mecheram em muita coisa na CPU ... implementação de filas Fifo, comunicação com o barramento, eliminação de ciclos ociosos. Bem, mas se a pessoa só acredita que é possível ter um CPU boa se for da intel (ou o Ryse) os Pcs estão ae pra todos os gostos.

Edit: OBS1: Eu entendo pq gerei tanta discussão, mas se for ver eu botei entre aspas que a mudança era "na" e não "de" arquitetura. OBS2: Eu discordo de vc ... o ato de usar tecnologias antigas para proveitos novos é sim uma coisa nova. O problema é que fomos doutrinados pelo "estilo iphone" de só achar inovação nas coisa feitas do zero.
 
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armachad

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Falaram alguma coisa sobre o processo de troca de HD? NO PS4 é bem de boa, mas no XONE é impossível. Depois que coloquei um HD Hibrido no PS4 notei uma diferença boa, imagino que se for fácil colocar um no Scorpio seria válido fazer a troca para ter uma performance maior ainda.
Até o momento nada sobre isso. No XOne S também não pensaram em colocar essa alternativa e acho difícil que ela coloque no Scorpio, já que a opção de HD externo aumenta a capacidade de armazenamento e há a opção de usar HDD hibrido ou mesmo SSD.
 

Tatu Caolho

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Eu não esperaria grandes mudanças nessa questão de FPS porque eles tem que equilibrar os jogos no multiplayer online. Imagina um jogador em 60fps enquanto a maioria estaria a 30fps por estar no XONE antigo? Sei lá, essas coisas todas vão entrar na equação.

Em jogo que são single-player porém - como um Final Fantasy XV da vida, eles poderiam fazer essas puxadas de performance.
Há males que vem pro bem. O jogador do Xone (capado nos 30fps) vai começar a tomar taca do cara no Scorpio (60-glorious-fps) e vai sentir a necessidade de fazer o upgrade. E aí o mundo segue girando. :klol

Mas que é sacanagem, ah é! :kpensa
 

Jows

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Há males que vem pro bem. O jogador do Xone (capado nos 30fps) vai começar a tomar taca do cara no Scorpio (60-glorious-fps) e vai sentir a necessidade de fazer o upgrade. E aí o mundo segue girando. :klol

Mas que é sacanagem, ah é! :kpensa
Mas isso tudo é culpa tanto da Sony (PS4 Pro) e M$ (Scorpio) por lançarem um aparelho já defasado (PS4 e Xone) e depois querer corrigir no meio de sua vida util e continuarem usando a mesma rede e sistema.
 

Grave Uypo

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Este ganho de performance do CPU no Scorpio, clock mais alto que do One e estas costumizacoes seria suficiente para proporcionar ganho maior que 2x em relação ao CPU do One? Seria suficiente para um jogo 30fps no One rodar a 60fps no Scorpio?
não.

é suficiente pros jogos que dropam pra 20fps ficarem mais colados em 30. só isso. não espere ver muitos titulos fazendo esse pulo. mais remasters e outros que ja eram muito gpu-bound e tinha cpu sobrando (oq é raro com um cpu escroto de lento desses --- sim, escroto de lento. não tem mérito nenhum em mal conseguir acompanhar um q6600 de 10 anos atrás. a decepção por não sei ryzen não é por pouco. foi a diferença desse scorpio ser um "next gen" e só um HD remake do que ja tinha)
 
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Pormenon

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não.

é suficiente pros jogos que dropam pra 20fps ficarem mais colados em 30. só isso. não espere ver muitos titulos fazendo esse pulo. mais remasters e outros que ja eram muito gpu-bound e tinha cpu sobrando (oq é raro com um cpu escroto de lento desses --- sim, escroto de lento. não tem mérito nenhum em mal conseguir acompanhar um q6600 de 10 anos atrás. a decepção por não sei ryzen não é por pouco. foi a diferença desse scorpio ser um "next gen" e só um HD remake do que ja tinha)

Depende, se for a 1080p não vejo por que um jogo do One não rode a 60 fps, já que o console é muito mais poderoso. Agora se for a 4k, a microsoft garante que se o jogo já rodava a 60 fps (como forza) no One, irá rodar a 4k 60 fps no Scorpio, pois o sistema foi otimizado para garantir o aumento de resolução sem prejudicar o framerate, e vamos dar um crédito ... estamos especulando ao estilo "sexo dos anjos", enquanto eles usaram uma ferramenta de análise de código por messes com mais de 30 mil execuções (horas e horas de análise de código).

Os jogos a 30 fps devem ficar estáveis no Scorpio, mas para alcançar framerates melhores a 4k, vão necessitar de otimização, o que vai depender da publisher.
 

Grave Uypo

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Depende, se for a 1080p não vejo por que um jogo do One não rode a 60 fps, já que o console é muito mais poderoso. Agora se for a 4k, a microsoft garante que se o jogo já rodava a 60 fps (como forza) no One, irá rodar a 4k 60 fps no Scorpio, pois o sistema foi otimizado para garantir o aumento de resolução sem prejudicar o framerate, e vamos dar um crédito ... estamos especulando ao estilo "sexo dos anjos", enquanto eles usaram uma ferramenta de análise de código por messes com mais de 30 mil execuções (horas e horas de análise de código).

Os jogos a 30 fps devem ficar estáveis no Scorpio, mas para alcançar framerates melhores a 4k, vão necessitar de otimização, o que vai depender da publisher.
baixar resolução não diminui nem um pouco a carga do cpu. a gpu poderia tem 985 teraflops que o scorpio nao rodaria maioria dos jogos do xone a 60fps ainda.

tecnicamente um jogo 30fps do xone rodaria a "41 fps" no scorpio, se o cpu for o fator limitante (e é na maioria). e os que estiverem faltando gpu nao vao aguentar mandar pra 4k60 pq vai faltar gpu
 
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armachad

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baixar resolução não diminui nem um pouco a carga do cpu. a gpu poderia tem 985 teraflops que o scorpio nao rodaria maioria dos jogos do xone a 60fps ainda.

tecnicamente um jogo 30fps do xone rodaria a "41 fps" no scorpio, se o cpu for o fator limitante (e é na maioria). e os que estiverem faltando gpu nao vao aguentar mandar pra 4k60 pq vai faltar gpu
Eu entendo seu ponto de vista e concordo com ele em partes. A MS falou que tem 31% a mais de poder bruto, mas o que importa é o resultado liquido. Um jogo que rode com quedas no XOne pode rodar sem quedas no Scorpio, mas para um jogo rodar 30fps cravado ele precisa estar acima disso. Pode ser que a dev achou que 30fps é suficiente e não quis liberar para 60fps por estar 30 cravado, mas pode ser que com frame solto ele rode acima de 40fps e com o Scorpio possa chegar acima dos 50fps. Não dá pra cravar uma resposta precisa nesse ponto sem saber o jogo em si.
 

Grave Uypo

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Eu entendo seu ponto de vista e concordo com ele em partes. A MS falou que tem 31% a mais de poder bruto, mas o que importa é o resultado liquido. Um jogo que rode com quedas no XOne pode rodar sem quedas no Scorpio, mas para um jogo rodar 30fps cravado ele precisa estar acima disso. Pode ser que a dev achou que 30fps é suficiente e não quis liberar para 60fps por estar 30 cravado, mas pode ser que com frame solto ele rode acima de 40fps e com o Scorpio possa chegar acima dos 50fps. Não dá pra cravar uma resposta precisa nesse ponto sem saber o jogo em si.
meu ponto é: pra fazer um jogo 30fps bem espremido rodar a 60, teria que dobrar a potencia da cpu.

agora jogo cravado 30fps na verdade roda com média de uns 42~ fps ja. então tecnicamente, se o dev nao se importar, da pra empurrar um modo unlocked que vai beirar 60 a maioria do tempo.

mas como os jogos a maioria ja tem drop de 30, dificilmente isso é algo pratico.
 

OUTKAST

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We exclusively revealed that Project Scorpio would be able to provide various visual enhancements, even on 1080p TVs thanks to supersampling. The 4K images powered by Project Scorpio will provide noticeable improvements even without a 4K TV. Now we have a look at some of the ways Microsoft privately demonstrated these capabilities to its partners.

scorpio-lady-render-4k-closer.png


scorpio-lady-xboxone-supersampled-scorpio.png

Xbox One @ 1080p (left) | Scorpio @ 4K on a HD display (center) | Scorpio @ 4K native (right)
 

Tokyo Blade

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Nossa senhora aparecida,está feio nas 3 resoluções,por isso nos caixistas somos zuados no forum :kkk
 

Pormenon

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meu ponto é: pra fazer um jogo 30fps bem espremido rodar a 60, teria que dobrar a potencia da cpu.

agora jogo cravado 30fps na verdade roda com média de uns 42~ fps ja. então tecnicamente, se o dev nao se importar, da pra empurrar um modo unlocked que vai beirar 60 a maioria do tempo.

mas como os jogos a maioria ja tem drop de 30, dificilmente isso é algo pratico.

Meu ponto é: você esta especulando sobre o que ocorreu com o Pro. Porém, acontece que a ms, antes de mandar qualquer especificação do Scorpio pra AMD criou vários simuladores VM de Hardware e rodou a maioria dos jogos do One e otimizou ponto a ponto o que ela viu que estava dando gargalo.

Em resumo, estou dizendo que comparar o Pro e o Scorpio é meio dúbio, pois cada projeto foi por um caminho diferente. Apesar de serem construídos sobre a mesma tecnologia, cada um pode ter pontos de gargalos diferentes.

Edit: Estou triste é por que vi um site de tecnologia que analisa o cenário nacional, e ele me convenceu que o Scorpio não vai ser fabricado aqui tão cedo.
 

Zé Dorguinha

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Nestas imagens não consegui ver nenhuma diferença kkkk

Tem uma outra imagem da abelha, naquela sim, da pra ver a diferença.
 

Jows

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Só vê a diferença quando aumenta a imagem, o 3° rosto mais definido. Isso dai mostra q usar o scorpio em uma TV HD normal não faz tanta diferença do Xone mas é melhor tb, para aqueles mais fanaticos rsrsrsrs.
 
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