O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


ajuda com cooler e/ou processador e/ou upgrade

Jujuba o cão idealista

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.958
Reações
22.369
Pontos
1.409
seguinte, tenho esse pc aqui, montado em 2010 com ajuda de vocês, nobres colegas:

Processador AMD Phenom II X4, AM3 955, 3.2GHZ, 8MB CACHE
2x Memória Kingston DDR3 2GB 1333MHz
MotherBoard ASRock p/ AMD M3A770DE AM3 Box
XFX ATI Radeon HD 5770
HD Seagate SATA II 1TB 7200 RPM
Fonte 3R System 500W iCEAGE ATX2.3 500HP80
Gravador DVD LG GH22NS50 DVD+-RW Dual Layer, 22x, SecurDisc, Sata
Gabinete Thermaltake V3 Black Edition VL80001W2Z


o negócio é o seguinte: o cooler do processador (e também um pouco da vga) faz MUITO barulho. parece um secador de cabelo essa m****. e tem me incomodado a ponto de eu não usar o pc pra ouvir músicas - o que é um belo problema.
já me sugeriram trocar o cooler do processador (nem lembro pra qual).

daí vem a dúvida: vale eu comprar o tal cooler ou já aproveito e faço um up? pelo menos no processador e tal.

a real é que eu não quero gastar muito e pra jogo eu ainda até que tô de boas com o que ele faz. por outro lado, se sair mais em conta eu já investir em uma cpu nova, por exemplo, vamo que vamo. o que não sei é se precisaria trocar mais peças e tal (sou deveras noob).

não tenho como colocar um teto de dinheiro. vejamos as necessidades, mas não queria nem gastar 1k.
 

Rodpunisher

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.688
Reações
15.123
Pontos
1.174
É o cooler da CPÙ ou da VGA? Se for da CPU, compre um Cooler Master Hyper 212 que já ajudará bastante. Se fizer up da CPU terá o mesmo problema, pois continuará usando o cooler box. Se é apenas o barulho que te incomoda e não o desempenho do PC, não tem pq fazer up pois o up de CPU não vai resolver o problema.

Se for da VGA, aí valeria a pena pegar uma com cooler não padrão, pois são mais eficientes e menos barulhentas tb.

Por ultimo, tentaria dar uma limpada no PC, inclusive trocar pasta termica. Pode ajudar a manter o sistema mais frio, e o fan rodar em rotações menores.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.106
Reações
172.170
Pontos
2.599

Jujuba o cão idealista

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.958
Reações
22.369
Pontos
1.409
É o cooler da CPÙ ou da VGA? Se for da CPU, compre um Cooler Master Hyper 212 que já ajudará bastante. Se fizer up da CPU terá o mesmo problema, pois continuará usando o cooler box. Se é apenas o barulho que te incomoda e não o desempenho do PC, não tem pq fazer up pois o up de CPU não vai resolver o problema.

por isso perguntei mesmo. tipo, considerei a possibilidade de que um outro processador não tivesse esse problema, então era melhor, ao invés de investir 100~150 num cooler pro atual, pegar esse dinheiro e investir num processador já novo.
alguma fonte não confiável disse que cooler barulhento é coisa da amd. isso é true?

Se for da VGA, aí valeria a pena pegar uma com cooler não padrão, pois são mais eficientes e menos barulhentas tb.

a vga faz barulho, mas é beeem menos. acho que se resolver a cpu ela não vai incomodar.

Por ultimo, tentaria dar uma limpada no PC, inclusive trocar pasta termica. Pode ajudar a manter o sistema mais frio, e o fan rodar em rotações menores.


farei isso. não vai resolver porque ele era barulhento também quando novo, mas ele deve estar nojento de sujo.
 

Jujuba o cão idealista

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.958
Reações
22.369
Pontos
1.409
Pelo que vi no site da ASRock, a placa não suporta AM3+

http://www.asrock.com/mb/AMD/M3A770DE/?cat=CPU

Ou seja, não poderá colocar um FX-XXXX nela e fazer um upgradezin. Seria uma mão na roda.

aproveito e te pergunto, então: se eu for fazer um up marromenos futuramente, há algo aproveitável nesse pc?



compre um Cooler Master Hyper 212 que já ajudará bastante

putz, indisponível. dei uma googlada e não achei por aí. tem algo equivalente?
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.106
Reações
172.170
Pontos
2.599
aproveito e te pergunto, então: se eu for fazer um up marromenos futuramente, há algo aproveitável nesse pc?






putz, indisponível. dei uma googlada e não achei por aí. tem algo equivalente?

Está foda achar. Só imagino mesmo no Mercado Livre.
 


LHand

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.251
Reações
50.038
Pontos
624
Então, há uma diferença bem grande no valor gasto só pra trocar o cooler ou trocar outras peças. Se o desempenho está OK, não acho necessário gastar mais dinheiro, a não ser que você realmente queira.

Quanto à sua pergunta sobre reaproveitar peças num eventual upgrade, você poderia trocar a placa de vídeo e manter o resto.

Não valeria à pena gastar com uma placa muito cara porque aí o processador iria começar a dar o famigerado gargalo. Como o antonioli falou, você não conseguirá trocar o processador com essa placa mãe.

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk
 

Jujuba o cão idealista

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.958
Reações
22.369
Pontos
1.409
Quanto à sua pergunta sobre reaproveitar peças num eventual upgrade, você poderia trocar a placa de vídeo e manter o resto.

sobre isso, tem alguma placa com um baita cxb que valha a pena ser comprada? daí eu curtiria um pouco gráficos algo melhores e num futuro distante de vacas gordas eu montaria um pc inteiro melhor.

ah, mais 4 gb de memória é relevante?




boa dica. se ninguém se manifestar contra a dica, boletarei.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.106
Reações
172.170
Pontos
2.599
Na prática nem trocaia nada também, exceto por mais memória é um uma placa de vídeo no fútero se algo peidar. Aí deixaria tudo engatilhado para trocar mobo e processador por algo que valha.

Porém, meu pai, meu irmão e minha molier têm Phenom X4 com cooler box. É uma turbina de avião. É muito, mas muito alto.
 

AlefKSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
11.004
Reações
14.527
Pontos
553
Na prática nem trocaia nada também, exceto por mais memória é um uma placa de vídeo no fútero se algo peidar. Aí deixaria tudo engatilhado para trocar mobo e processador por algo que valha.

Porém, meu pai, meu irmão e minha molier têm Phenom X4 com cooler box. É uma turbina de avião. É muito, mas muito alto.
Em compensação o da intel é silencioso mas deixa o meu i5 a 89 graus
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.106
Reações
172.170
Pontos
2.599
Em compensação o da intel é silencioso mas deixa o meu i5 a 89 graus
O meu tá batendo 90 e poucos.

Mas o problema é que o desses Phenom tem algo estranho. Mesmo em baixa rotação faz barulho demais.
 

LHand

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.251
Reações
50.038
Pontos
624
sobre isso, tem alguma placa com um baita cxb que valha a pena ser comprada? daí eu curtiria um pouco gráficos algo melhores e num futuro distante de vacas gordas eu montaria um pc inteiro melhor.

ah, mais 4 gb de memória é relevante?

Uma R7 260X é uma boa VGA sem gastar muito:

R$420
http://www.kabum.com.br/produto/488...bit-pci-express-3-0-11222-06-20g/?tag=r7 260x

Comparativo com a 5770
http://www.anandtech.com/bench/product/1044?vs=1078

Memória é relevante sim, mas não é algo tão primordial. O problema é que as memórias estão custando caro e não vão te dar tanta vantagem assim como a troca de VGA, mas pode e deve ajudar principalmente em multitarefa. Pra jogos, será bem raro algum precisar de mais de 4GB.
 

Jujuba o cão idealista

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.958
Reações
22.369
Pontos
1.409

carajo, ele come o cu da 5770. vou considerar a compra, sim. valeu.
sabe se ela é especialmente barulhenta?

Memória é relevante sim, mas não é algo tão primordial. O problema é que as memórias estão custando caro e não vão te dar tanta vantagem assim como a troca de VGA, mas pode e deve ajudar principalmente em multitarefa. Pra jogos, será bem raro algum precisar de mais de 4GB.


saquei.

acho que pra mim até compensa, sempre deixo trocentas coisas abertas ao mesmo tempo.
 

LHand

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.251
Reações
50.038
Pontos
624
carajo, ele come o cu da 5770. vou considerar a compra, sim. valeu.
sabe se ela é especialmente barulhenta?

Não sei te dizer, mas acredito sinceramente que não é. Não é uma placa especialmente quente que precise de muito esforço pra manter as temperaturas.
 

FGH

Bam-bam-bam
Mensagens
7.119
Reações
4.071
Pontos
384
Uma R7 260X é uma boa VGA sem gastar muito:

R$420
http://www.kabum.com.br/produto/488...bit-pci-express-3-0-11222-06-20g/?tag=r7 260x

Comparativo com a 5770
http://www.anandtech.com/bench/product/1044?vs=1078

Memória é relevante sim, mas não é algo tão primordial. O problema é que as memórias estão custando caro e não vão te dar tanta vantagem assim como a troca de VGA, mas pode e deve ajudar principalmente em multitarefa. Pra jogos, será bem raro algum precisar de mais de 4GB.
Montei pra um cliente i3 + R7 260x rodando tudo em 1080p claro que as vezes nem tudo em full.

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk
 

LHand

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.251
Reações
50.038
Pontos
624

AlefKSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
11.004
Reações
14.527
Pontos
553
Eu tenho um cooler S60D que tá num atlhon x2 aqui em casa

Só não ponho ele porque ai tamparia um slot de memoria.
 

Stud1

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
28.550
Reações
11.200
Pontos
744
eu investiria num cooler bom e silencioso e começaria a guardar dinheiro.

quando tiver uns bees and honey, trocaria tudo de uma vez. acho que com 1500 ou menos dá pra montar algo show
 

Jujuba o cão idealista

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.958
Reações
22.369
Pontos
1.409
eu investiria num cooler bom e silencioso e começaria a guardar dinheiro.

quando tiver uns bees and honey, trocaria tudo de uma vez. acho que com 1500 ou menos dá pra montar algo show


é o que farei.

o cooler que é pra ontem. não tá dando pra viver assim, cara.
 

dytaocavaco

Bam-bam-bam
Mensagens
4.344
Reações
1.527
Pontos
259
Por experiência própria, ao trocar do mesmo PII 955 para o i7 4770, não tive nenhum jogo dos que eu jogo aqui que tenha tido alguma melhora, já que que a antiga HD5870 (que equivale a 2x HD5770) continuou com ótimo desempenho.

Então na boa: troca só o cooler por um melhorzinho e menos barulhento e depois pode fazer o up da VGA se quiser, pois com certeza até uma HD 7870 ou similar não deve ter problemas com o processador.

E ainda tem a promessa do Mantle aliviar carga da CPU, além do nivelamento dos consoles que são fracos nesse ponto, então o cenário pode ficar ainda melhor.
 

marwinninja

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.332
Reações
5.327
Pontos
1.049
Cara, a primeira coisa que faria seria limpar o pc, colocar um pouco de óleo nos coolers (óleo de máquina mesmo, desses que tu põe na junta da porta para não ranger ao abrir, etc), se não resolver, seria bom comprar outro mesmo, aí segue as recomendações da galere. No geral tua config é boa, eu melhoraria só a vga por uma dessas de 500-600 reais que estão dando um banho de CxB
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.106
Reações
172.170
Pontos
2.599
Cara, a primeira coisa que faria seria limpar o pc, colocar um pouco de óleo nos coolers (óleo de máquina mesmo, desses que tu põe na junta da porta para não ranger ao abrir, etc), se não resolver, seria bom comprar outro mesmo, aí segue as recomendações da galere. No geral tua config é boa, eu melhoraria só a vga por uma dessas de 500-600 reais que estão dando um banho de CxB

Não adianta. Convivi bastante com esses Phenom X4 e é um problema crônico nesses cooler box mesmo. Não é como se algo estivesse arrastando, agarrando, batendo ou alguma coisa que fizesse barulho. Nunca havia visto algo tão mal feito e achei que fosse até o da minha molier a ter problema. Porém, meu irmão comprou um Phenom parecido e meu pai depois também e todos têm esse cooler escroto e barulhento :kzangado
 

marwinninja

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.332
Reações
5.327
Pontos
1.049
Não adianta. Convivi bastante com esses Phenom X4 e é um problema crônico nesses cooler box mesmo. Não é como se algo estivesse arrastando, agarrando, batendo ou alguma coisa que fizesse barulho. Nunca havia visto algo tão mal feito e achei que fosse até o da minha molier a ter problema. Porém, meu irmão comprou um Phenom parecido e meu pai depois também e todos têm esse cooler escroto e barulhento :kzangado

Então acho que é algum problema de projeto mesmo, mas o óleo no cooler sempre ajudava a resfriar melhor, ensinamentos saudosos do meu pai na época que ele era o portador da bíblia Master Race de deus Gaben (quando Gaben ainda era um marceneiro na Judéia disseminando sua bondade)
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.106
Reações
172.170
Pontos
2.599
Então acho que é algum problema de projeto mesmo, mas o óleo no cooler sempre ajudava a resfriar melhor, ensinamentos saudosos do meu pai na época que ele era o portador da bíblia Master Race de deus Gaben (quando Gaben ainda era um marceneiro na Judéia disseminando sua bondade)

É uma b*sta porque mesmo se controlar a rotação manualmente e deixar baixa, o ruído ainda sim é muito alto. Por isso acho que não é normal.
 

marwinninja

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.332
Reações
5.327
Pontos
1.049
É uma b*sta porque mesmo se controlar a rotação manualmente e deixar baixa, o ruído ainda sim é muito alto. Por isso acho que não é normal.

Mas é ruído de turbina de avião? Porque isso é estranho, esse ruído deveria ser combatido mesmo com o óleo de máquina, ou então as pás do cooler são de um projeto ruim, que acabam fazendo força demais, talvez
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.106
Reações
172.170
Pontos
2.599
Mas é ruído de turbina de avião? Porque isso é estranho, esse ruído deveria ser combatido mesmo com o óleo de máquina, ou então as pás do cooler são de um projeto ruim, que acabam fazendo força demais, talvez

Ruído como se estivesse se esgoelando para rodar. Como se estivesse rodando mais do que deveria.
 

Jujuba o cão idealista

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.958
Reações
22.369
Pontos
1.409
Cara, a primeira coisa que faria seria limpar o pc, colocar um pouco de óleo nos coolers (óleo de máquina mesmo, desses que tu põe na junta da porta para não ranger ao abrir, etc), se não resolver, seria bom comprar outro mesmo, aí segue as recomendações da galere. No geral tua config é boa, eu melhoraria só a vga por uma dessas de 500-600 reais que estão dando um banho de CxB


boa dica, mas, como o menino antonioli falou, em seu melhor funcionamento o barulho do treco já é insuportável.
 

marwinninja

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.332
Reações
5.327
Pontos
1.049
Ruído como se estivesse se esgoelando para rodar. Como se estivesse rodando mais do que deveria.

boa dica, mas, como o menino antonioli falou, em seu melhor funcionamento o barulho do treco já é insuportável.

Nesse caso meu diagnóstico seria problema de projeto, mas como não entendo de mecânica ou algo assim, não posso dar uma análise muito melhor. No caso, sugiro que busque uma alternativa barata e silenciosa, mas não deixe nunca de dar manutenção ao seu pc, é sua forma de aumentar a durabilidade e demonstrar apreço por algo que você usa muito
 
Topo Fundo