O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Modem/roteador Humax HG100R-L2 em modo bridge

Geazi Correa

Larva
Mensagens
1
Reações
0
Pontos
0
Pessoal

Tbem tenho este modem/roteador da NET (que veio junto com a troca de 10 para 30 Mega). No início tive problemas como todos, porém, já faz algum tempo que esta bastante estável, por isto ainda não tomei a iniciativa de fazer o recomendado aqui, embora tenha dois roteadores ligados nele e necessariamente vou ter em algum momento fazê-lo.

Estou tendo outro problema, que é o bloqueio do acesso da minha rede externamente. Não consigo acessar nenhum equipamento que esta ligado na minha rede, mesmo com o Teamviewer, que é um software que permite tais acessos. Ao acessar meu computador, por exemplo, a mensagem que recebo é que este acesso esta bloqueado.

Segundo vi em relato por alguem (não consigo achar novamente esta informação na internet) a NET bloqueou o acesso externo. Parece-me que é necessário desbloquear a porta de acesso e neste caso, só se você inibir a função de roteador. e fazer alguns ajustes no modem.

Alguem tem esta informação?

Abs
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Aproveitando este tópico altamente informativo gostaria de perguntar se tem como fazer com que este modem atinja velocidades aceitáveis no Wifi. Aqui ele entrega apenas 5mbps e minha conexão normal é de 60 mbps. Tem como resolver isso?

Obrigado a quem ajudar.

EDIT: Resolvi o problema. Depois de muita pesquisa resolvi tentar mudar a banda do modem, que vem originalmente para funcionar a 2.4ghz, para 5ghz e então, voalá! O Wifi horrível e que só funcionava a 5 mbps está pegando 25mbps e nas propriedades da rede do celular informa 54 mbps.

Meu problema é mais alongado que isso, mas para quem estiver tendo algo semelhante a este problema descrito tente este método que pode ser a solução para este drama.
 

wallpim

Supra-sumo
Mensagens
20
Reações
6
Pontos
163
Eu sou da opinião do amigo "oneaty" - prefiro ter um Roteador proprio - primeiro pela liberdade, podendo gerenciar minha rede melhor, e com um aparelho infinitamente melhor do que o limitado que eles dão!
Segundo, pela privacidade mesmo - podem achar que seja a Teoria da Conspiração o que for, mas a ideia das empresas "monitorarem tudo ligado a internet" é justamente essa mesmo - NOS CONTROLAR! - pronto falei kkk
Quanto menos eu puder ficar exposto, assim é melhor. Se da forma que esta, eles ja sabem bem nossos passo, imagina deixar " porta de casa aberta" de vez rsrs.
Sobre a função Switch Mode, que um amigo mais acima relatou que bastou desabilitar ele e o Humax ja fica em Bridge, - é interessante frisar, que foi a última opçao que desabilitei, e antes disso, mesmo tendo melhorado uns 80% - a conexão ainda ficava instavel em alguns momentos do dia! Acho que desabilitando o Switch Mode e o DHCP a coisa ja deve ser suficiente - mas nada demais aproveitar e Desabilitar junto o Firewall e o Wifi.
De resto, ainda continuo com essa bagaça aqui e vamos ver ate onde vai kkk
 

YuriSousa

Larva
Mensagens
1
Reações
0
Pontos
1
Galera!

Sou o maior Zé-ruela daqui nesse assunto, pelo que estou vendo! Rs! Então parabéns pelo tutorial e pela discussão!

No meu caso, copiei todos os passos, inclusive ligar/desligar etc. A conectividade fica limitada, e dai peço ao Windows 7 que solucione o problema. Ele diz que o "servidor DNS não foi encontrado." O que o bocó aqui fez de errado?!? Kkkkkkk
 

FYG

Larva
Mensagens
1
Reações
0
Pontos
0
Oneaty, troquei oi velox para net com modem humax 120 L e como roteador linksys cisco, minha internet e de 30 mg, como devo configurar o humax e o cisco para acessar minhas cameras no dvr que antes funcionava no oi velox
 
Mensagens
2
Reações
0
Pontos
0
Pessoal,

Após umas boas trocas de idéia neste tópico e umas boas fussadas na internet, acabei conseguindo colocar o Humax HG100R-L2 em modo bridge.

Em resumo, a idéia é
1) Desativar o wifi
2) Desativar as redes wireless primária e guest
3) Desativar o servidor DHCP
4) Desativar o firewall
5) Desativar a NAT
6) Informar o MAC address do dispositivo que irá fazer o roteamento
7) Desabilitar obtenção de IP externo pelo Humax (somente o seu roteador irá obter IP do provedor, não o Humax)

Lembrando que isto só interessa a quem tem um roteador wifi já preparado para gerenciar a sua rede doméstica e quer que o Humax funcione apenas como modem.

Aconselho a quem quiser tentar que antes faça um backup da configuração atual (que deve estar funcionando), nesta tela:

Imagem 1

Caso tenham algum problema e queiram recomeçar do zero, basta fazer o seguinte:

1 - Resetar o Humax para a configuração de fábrica (pressionar o botão reset localizado na traseira do aparelho por mais ou menos 7 segundos e aguardar uns bons minutos até que ele termine de fazer o boot)
1 1/2 - Aguardar mais alguns minutos pois o Humax vai se comunicar com o provedor provavelmente para pegar algum tipo de atualização. Ele vai fazer reboot sozinho.
2 - Acessar a página do Humax e restaurar a configuração que vocês salvaram antes, na mesma tela acima.

Para colocar o Humax em modo bridge acesse as telas indicadas nas figuras e modifique as configurações de acordo.

IMPORTANTE:

ATUALIZAÇÃO: 0 - Desconecte o seu computador (aquele que irá se conectar ao Humax e de onde você fará as modificações) de todas as redes:
a) se ele estiver usando wifi, desabilite a rede wifi no seu computador;​
b) se ele estiver conectado ao seu roteador via cabo ethernet, desconecte o cabo do seu roteador (e use essa ponta do cabo para se conectar ao Humax)​

1 - Antes de iniciar as modificações, configure o seu computador com um ip estático com a mesma máscara do ip do Humax, ou seja, 192.168.0.n, onde n > 1. Isto será fundamental para você acessar o Humax depois que desabilitar o DHCP.

2 - Após fazer as modificações numa tela, clique sempre no botão Apply antes de passar para a próxima, senão, as modificações serão perdidas

1) Desativar o wifi

Imagem 2

2) Desativar as redes wireless primária e guest

Imagem 3

e

Imagem 4

3) Desativar o servidor DHCP

Imagem 5

e

Imagem 6

NOTA: Neste momento, o Humax vai fazer reboot sozinho. A partir daqui, é fundamental que você tenha configurado o seu computador com um ip estático com a mesma máscara do ip do Humax: 192.168.0.n, n > 1

4) Desativar o firewall

Imagem 7

e

Imagem 8

5) Desativar a NAT

Imagem 9

e

Imagem 10

6) Ainda na tela do passo anterior, no final, informar o MAC address da porta WAN do seu roteador

Imagem 11

Nesta tela, em PassThrough MAC Addresses, informar o MAC da porta WAN do seu roteador e clicar no botão "Add Mac Address". Feito isso, o MAC que você informou será listado abaixo ("Addresses entered"). Como em todas as alterações nas demais telas, finalize clicando no botão "Apply"

7) Desabilitar obtenção de IP externo pelo Humax
(Contribuição do usuário otaja)

Imagem 12

Ao desabilitar a obtenção de IP do Humax, apenas o seu roteador obtém um IP do provedor. Após esta alteração (quando clicar em Apply), o Humax vai fazer boot sozinho. Não faça nada até que ele sincronize com o provedor (ou seja, até que todas as luzes - menos wifi e tel2 - estejam acesas e sem piscar).

ATUALIZAÇÃO: Se após as alterações você não conseguir acesso à internet, verifique:

1 - Que você conectou a LAN do Humax (qualquer uma das duas) à WAN do seu roteador;

2 - Que, com a LAN do Humax conectada à WAN do seu roteador, e com o seu roteador ligado, você desligou por uns 20s o Humax e voltou a ligá-lo, aguardando que todas as luzes acendam e fiquem sem piscar (exceto, claro, a do wifi, já que o desativamos, e a do segundo telefone, se você só tem um telefone ligado ao Humax);

3 - Que, após ter seguido os dois passos anteriores, você desligou o seu roteador por uns 20s e voltou a ligá-lo, aguardando os minutos necessários para que ele termine o processo de boot.

ATUALIZAÇÃO: Algumas dicas para aumentar a chance de sucesso:

1 - Escolha um momento mais tranquilo do seu dia e peça para ninguém interrompê-lo;
2 - Reserve 1 hora ou mais para a atividade. Se tudo der certo à primeira tentativa, provavelmente você não perderá mais do que 20 minutos, mas esteja preparado psicologicamente para repetir tudo mais de uma vez.
3 - Se precisar repetir o processo, aconselho partir do zero, ou seja, resetar o Humax:
  • Pressionar com a ponta de um lápis o botão Reset localizado na traseira do Humax por uns 10 a 20 segundos;
  • Aguardar ele concluir o boot
  • Aguardar uns minutos enquanto ele atualiza automaticamente o firmware com o provedor. Após essa atualização, ele irá fazer boot sozinho. Aguardar ele terminar de sincronizar (todas as luzes estabilizarem, geralmente dura 2 a 3 minutos)
4 - Se você for uma pessoa acostumada a fazer as coisas com muita rapidez, tente controlar essa característica pessoal neste momento. Uma ideia é imprimir o tutorial, e ir ticando os passos à medida que eles forem sendo completandos.

5 - Antes de passar para o próximo passo, releia as instruções relativas àquele passo e confira se fez tudo certo. Só então vá para o próximo passo.
6 - Finalmente, paciência, paciência, paciência... e paciência.

NOTAS:

1 - Com esta configuração, o Humax desativa a sua função de roteador e fica apenas como modem. Isso significa que o seu roteador deverá estar preparado para solicitar um IP externo ao provedor (normalmente, eles já vêm configurados para isso, por padrão, e, em princípio, você não precisa fazer nada aqui). Essa opção varia de marca/modelo/firmware, mas geralmente se chama "IP dinâmico", "DHCP", "Cliente DHCP", na tela de configuração da interface WAN. (Ver este post) (Contribuição do usuário GPrad)

Fonte: http://fascinated.fm/post/2379188731/getting-a-motorola-sbg6580-into-bridge-mode-on

Boa noite!
Quando eu fizer esse procedimento o net phone vai funcionar ou não?
Achei no youtube um cara ensinando a colocar esse roteador em bridge de modo mais simples, testei e funcionou, mas fica caindo a conexão, acho que tenho que desabilitar o dhcp do humax. Segue o link>

bridge
 


Mensagens
3
Reações
0
Pontos
1
Olá pessoal

Li o post todo e gostaria primeiramente de dar os parabéns pelo trabalho, pois não achei nada parecido na net sobre o assunto.

Meu problema é o seguinte, eu tinha um modem net comum e ligado a ele um roteador TPlink wr841nd e como repetidor, na parte de baixo da casa, um wr841n, e lembro que deu um trabalho danado para configurar tudo na ocasião.

Devido a mudança de velocidade de 10mb para 20mb trocaram o modem por esse Humax HG100R-L2 e com isso meus roteadores ficaram "largados" aqui.

Gostaria de voltar a utiliza-los como antes, até porque moro em um sobrado e o sinal wireless na parte de baixo da casa não está 100%

Pergunto se devo fazer todo o procedimento da primeira página do tópico ou há alguma maneira mais simples para eu voltar tudo como estava antes, utilizando meu roteador e meu repetidor?

Obrigado.
 

wallpim

Supra-sumo
Mensagens
20
Reações
6
Pontos
163
Melhor coisa é fazer como o amigo que criou o topico ensinou - eu possuia quase o mesmo caso que voce - so que eu tinha 10mb de velox e os aparelhos que possuo são o Tplink 941nd (roteador) e Tplink 901nd (repetidor) - no caso assim que assinei a Net com 30mb me forneceram essa bagaça kkk - como não podia usar somente o aparelho deles, pela limitação e instabilidade - fui desabilitando algumas coisas e como mesmo assim vinha tendo instabilidades, me deparei pela internet, com varios usuarios relatando problemas parecidos, ate chegar a esse forum. Basicamente voce desativara o WIFI - RADIO - FIREWALL - DHCP e o Swith Mode (acho que é o mais importante) - esse ultimo tinha esquecido, e mesmo assim tinha algumas quedas as vezes, no que desativei, parou. As quedas que venho tendo é mais de manutenção aqui na area ou quando meu proprio Roteador trava. Siga o passo a passo do inicio do topico que nao tera problemas. No roteador e repetidor não precisara mexer em nada, no seu caso que ja usava o combo na net mesmo
 
Mensagens
3
Reações
0
Pontos
1
Aqui não deu certo, fiz o procedimento duas vezes para me certificar que fiz tudo certo, mas no final não rolou.

Postei no dropbox a imagem com o diagnostico do windows:

A mensagem diz que o DHCP não está habilitado para conexão local.

https://www.dropbox.com/s/2k6zjv0n0uq39pc/tela.jpg?dl=0

https://www.dropbox.com/s/tvg6ncs7u0fnkck/tela2.jpg?dl=0

Tem certeza que não preciso alterar nada nos TPlink? Um deles, o principal está com ip igual ao Humax, isso seria um problema?
Outro fator é que meu roteador estava distribuindo o sinal wi fi para o outro tplink que está configurado como repetidor, isso também não muda nada?

O ip estatico do pc eu setei através das propriedades do adaptados de rede, coloquei final 15.
 

wallpim

Supra-sumo
Mensagens
20
Reações
6
Pontos
163
Bom, se voce desabilitou o DHCP do Humax, colocou o Mac Adress do 841nd no Humax e esta conectando a Lan 1 do Humax na WAN do 841nd - ja era para funcionar! Sobre o Wireless do 841nd esta sendo repetido pelo 801nd, nao tem problemas...eu uso aqui da mesma maneira, e inclusive com ambos os tplinks com DHCP habilitado. Acho que o que esta diferente, é que no caso o IP do seu Tplink parece ser igual o do Humax "192.168.0.1" - o meu de fabrica ja veio como "192.168.1.1" - somente essa deve ser nossas diferenças..mas como voce desabilitou o dhcp do humax isso ja evitaria qualquer conflito. Voce setou um ip na placa de rede, creio eu para ter acesso ao HUmax, depois que desativou o dhcp dele...experimenta deixar agora em IP automatico no seu pc e ver no que da. Tenta antes, resetar o Humax por completo, padrões de fabrica e repita o processo. Se puder, refaça as configurações do seu roteador tambem, veja se tudo de fato esta certo nele.
 

Darkseid

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.162
Reações
682
Pontos
859
Só digo uma coisa: esse modem é um lixo. Se puderem, abram visita técnica na Net e troquem por um Cisco ou Motorola. Ele altera o sinal que chega pelo cabo da net causando lentidão, quedas e travamentos. Claro que não é em todos os casos mas na maioria acontece isso.
 
Mensagens
3
Reações
0
Pontos
1

eduardojapa

Larva
Mensagens
1
Reações
0
Pontos
0
fala galera.

muito bom este fórum, bem informativo.

vou relatar minha experiencia com essa "bucha" opa... humax.

moro em sp capital, minha net é combo e tinha velocidade de 10mb, liguei para cancelar e me deram uma promoção com fidelidade e 120mb de velocidade com o msm combo por um valor menor " achei excelente".
mas trocaram meu modem que era um thompson por esse humax.

antes usava ele com cabo direto no pc + um roteador tp link 941 nd e 2 repetidores ( minha casa é meio assombrada, o sinal não flui) os 2 roteando wifi. nunca tive problemas.
com o humax, tentei a msm config. ficou terrivel, desliguei o tp link e fiquei só com o wifi do humax e 2 repetidores. "piorou".

foi ai que cheguei aki após algumas pesquisas.
no meu caso, não manjo quase nada, eu optei por uma config mais simples:

desabilitando o swith mode e wifi. e usando apenas meu tp link para rotear "inclusive meu pc" que antes era direto do modem.

resumindo: a conexão parece mais estável e o wifi não caiu mais.

antes mostrava conectado mas sem internet e o wifi parava por 1 ou 2 min. direto.

já faz 2 dias que estou usando dessa forma e por enquanto nenhuma queda.

eu ia tentar a config. completa como indicado mas não manjo quase nd. quando vi aquela parada de ip estatico "vixe" virou um bicho de 11 cabeças para mim. rsrsrs

mas agradeço a todos por compartilharem essas informações.

qualquer novidade volto a relatar aki no fórum. abraços.
 

Storani

Larva
Mensagens
2
Reações
0
Pontos
0
Amigos bom dia.
entrei para o mundo vírtua ontem e já estou atrás de configurar as coisas aqui em casa sem causar maiores dores de cabeça. São muitos equipamentos utilizando o wifi e outros (cerca de 4 a 5) usando rede com fio.

A opção mais simples seria usar um switch em uma das portas do modem para alimentar impressoras e HD (via rede); mas temo por ter problemas; e sair reconfigurando todos os equipamentos wifi.

As outras opções que envolvem usar o modem HG 100R-L2 como bridge seriam usar o modem/router que era da GVT (RTA-04N1T1R) somente como router - para mim seria a melhor opção porque tudo está configurado para ele; ou então usar um TL-W541G como Router.
Antes de migrar para o vírtua, eu estava tentando usar esse TP-Link como AP do RTA, ma snão consegui devido à configuração de senha (ele não aceita wpa quando está em modo AP)

Então, o que acham que seria melhor?
Será que consigo configurar esse RTA para uso somente como router?

Minhas necessidades são:
1) maior Nr de portas Ethernet
2) Maior alcance do wifi por conta dos equipamentos que estão mais longe (TV no qaurto, TV na sala, xbox, etc)

Então, o que acham?
 

oneaty

Ser evoluído
Mensagens
127
Reações
36
Pontos
43
Pessoal, ainda não estou totalmente convencido de que o Switch Mode off coloque o Humax em modo bridge.

Por uma simples razão: ele continua disponibilizando o wifi.

Se um modem disponibiliza uma conexão wifi, então ele não é apenas um modem, mas também roteador. Porque para o aparelho disponibilizar a conexão wifi, ele precisa atribuir um ip para o aparelho que quer se conectar via wifi, e a função que atribui ips é a função de roteador.

Pelo video que o colega linkou acima, quando o Humax está com Switch Mode off, ele oculta um monte de opções do menu, o que me preocupa mais, pois isso significa que o Humax continua roteando, mas de uma forma que eu não consigo interferir. Se a opção wifi do menu também desaparecesse quando coloca switch mode off, aí eu começaria a acreditar que de fato ele estaria em bridge.

Não estou aqui querendo defender a "minha" solução ( até porque ela não é minha, mas do colega gringo que eu linko no final do tutorial), apenas querendo estabelecer um critério que fuja do método da tentativa e erro, do "achismo".

Além do mais, até onde eu sei, switch se refere às portas lan ( no caso do Humax, duas), e em princípio não tem nada a ver com roteamento. (tanto que com switch off o Humax continua roteando conexões wifi)

De qualquer forma, continuo operando do jeito definido pelo tutorial sem problemas.
 

oneaty

Ser evoluído
Mensagens
127
Reações
36
Pontos
43
Só digo uma coisa: esse modem é um lixo. Se puderem, abram visita técnica na Net e troquem por um Cisco ou Motorola. Ele altera o sinal que chega pelo cabo da net causando lentidão, quedas e travamentos. Claro que não é em todos os casos mas na maioria acontece isso.
Qual foi o método que você usou para testar a conexão e concluir que ele "altera o sinal"? Aliás, o que é "alterar o sinal"? Você usou algum monitor de tráfego para concluir isso? Qual? O Wireshark?
Seria interessante você postar um log do Wireshark provando essa alteração de sinal.
 

oneaty

Ser evoluído
Mensagens
127
Reações
36
Pontos
43
Qual foi o método que você usou para testar a conexão e concluir que ele "altera o sinal"? Aliás, o que é "alterar o sinal"? Você usou algum monitor de tráfego para concluir isso? Qual? O Wireshark?
Seria interessante você postar um log do Wireshark provando essa alteração de sinal.
Segue uma sugestão para um roteiro de teste para você comprovar essa "alteração de sinal:

1- Num computador conectado à Internet através de um celular, ativar o monitoramento de rede no Wireshark, enviar um email de teste para você mesmo, desativar o monitoramento do Wireshark, e salvar o log de monitoramento;
2 - Em outro computador conectado à Internet através do Humax, ativar o monitoramento de rede no Wireshark, ler o email de teste, desativar o Wireshark, e salvar o log de monitoramento;
3- Comparar os dois logs. Se os bytes relativos ao texto do email diferirem nos dois logs, está comprovada a "alteração de sinal".

Não deixe de compartilhar os logs aqui.

Caso tenha alguma dúvida no procedimento de teste, estou à disposição.
 

lesiqueira

Larva
Mensagens
1
Reações
0
Pontos
0
Tenho um airport express da apple e tentei fazer as modificações pra tentar usá-lo, mas não consegui.
Segui os passos duas vezes e sem sucesso.
Alguma configuração que posso estar esquecendo? Ou não é possível este procedimento com este roteador?
 

Darkseid

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.162
Reações
682
Pontos
859
Qual foi o método que você usou para testar a conexão e concluir que ele "altera o sinal"? Aliás, o que é "alterar o sinal"? Você usou algum monitor de tráfego para concluir isso? Qual? O Wireshark?
Seria interessante você postar um log do Wireshark provando essa alteração de sinal.


A alteração de sinal que me refiro é o sinal que vem da rede até seu emta (ou modem como vocês dizem). Normalmente as pessoas tem problema de lentidão e queda de sinal com esse aparelho porque, falando a grosso modo, ele altera muito o sinal que vem da rede causando esses problemas.

É um assunto meio complexo de se explicar mas pelo menos até aqui, esse emta ainda não tá legal na rede da net. Se não quiser problemas, abra uma visita e peça para colocar um motorola ou cisco. Os dois pra colocar em bridge é ridiculamente fácil, rápido e funciona de boa. Fuja de Humax, Thomson e Arris.
 

wallpim

Supra-sumo
Mensagens
20
Reações
6
Pontos
163
Eu ainda estou usando esse Humax com 30mb - no momento estou com a configuração do inicio do Post - antes de desabilitar o Switch mode eu ainda tinha algumas quedas no dia dia - no que desabilitei a coisa parou e melhorou uns 90%. Utilizo um Tplink 941nd velho de guerra e a conexão chega ha uns 40mb com Internet Download Manager em varios pontos, inclusive um andar abaixo. No repetidor, tplink 901nd eu começo a ter percas, mas ai ja é natural. Tambem não curti esse Humax desde o inicio, aparelho feio e com interface podre. Tenho algumas quedas ainda, mas geralmente é manutenção aqui no RJ ou tecnico que esquece algum cabo frouxo pela rua. Ano que vem vou começar trocando meu roteador para um com tecnologia AC e cabos de rede Cat 6 - vou tentar aumentar a velocidade e irei ver como esse aparelho (se ainda sobreviver) se comportara - caso contrario, peço a troca de vez pelo Cisco ou MOtorola
 

oneaty

Ser evoluído
Mensagens
127
Reações
36
Pontos
43
Simples: Eu já trabalhei na net e conheço esse aparelho muito bem. A alteração de sinal que me refiro é o sinal que vem da rede até seu emta (ou modem como vocês dizem). Normalmente as pessoas tem problema de lentidão e queda de sinal com esse aparelho porque, falando a grosso modo, ele altera muito o sinal que vem da rede causando esses problemas.

É um assunto meio complexo de se explicar mas pelo menos até aqui, esse emta ainda não tá legal na rede da net. Se não quiser problemas, abra uma visita e peça para colocar um motorola ou cisco. Os dois pra colocar em bridge é ridiculamente fácil, rápido e funciona de boa. Fuja de Humax, Thomson e Arris.
Legal.

Você poderia fornecer mais detalhes sobre isso?

A que parâmetros você se refere exatamente para avaliar a qualidade do sinal?

É algum destes parâmetros:

Screenshotfrom2014-11-25161227_zps766d809c.png


O meu uptime é de "7 days 23h:34m:08s"
 

oneaty

Ser evoluído
Mensagens
127
Reações
36
Pontos
43
Simples: Eu já trabalhei na net e conheço esse aparelho muito bem. A alteração de sinal que me refiro é o sinal que vem da rede até seu emta (ou modem como vocês dizem). Normalmente as pessoas tem problema de lentidão e queda de sinal com esse aparelho porque, falando a grosso modo, ele altera muito o sinal que vem da rede causando esses problemas.

É um assunto meio complexo de se explicar mas pelo menos até aqui, esse emta ainda não tá legal na rede da net. Se não quiser problemas, abra uma visita e peça para colocar um motorola ou cisco. Os dois pra colocar em bridge é ridiculamente fácil, rápido e funciona de boa. Fuja de Humax, Thomson e Arris.

Outra pergunta: Essa avaliação do aparelho é feita em que contexto na Net? Em alguma fase de testes durante a aquisição dos aparelhos, antes de distribuí-los aos clientes ? Ou na casa do cliente? (Pessoalmente, nunca vi nenhum técnico fazendo qualquer tipo de teste, os caras vêm, ligam, pedem a ativação do sinal e vão embora)
 

Darkseid

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.162
Reações
682
Pontos
859
Legal.

Você poderia fornecer mais detalhes sobre isso?

A que parâmetros você se refere exatamente para avaliar a qualidade do sinal?

É algum destes parâmetros:

Screenshotfrom2014-11-25161227_zps766d809c.png


O meu uptime é de "7 days 23h:34m:08s"


Então,

As principais causas de quedas e lentidão são quando os níveis de Upstream e Downstream estão fora do padrão do que a net exige.

Os níveis para Downstream(RX) devem estar entre: -12db a +12db e de Upstream(TX) entre 40dbm até 51db. No seu caso, aparentemente não é pra vc ter problemas que citei, visto que a coluna SNR(que indica ruído vindo da rede ou dentro da sua casa, causado por equipamento defeituoso, conector do cabo coaxial mal feito, divisores com problema...) está com o valor muito bom, que no mínimo tem que ser 35db. O TX e RX estão, respectivamente, com 48,5db e 5,5db.

Já vi muitos casos em que o TX e RX estavam completamente fora dos valores que citei por causa desse aparelho. Quando substituído por um outro, os níveis voltaram para dentro dos parâmetros exigidos.

Outra pergunta: Essa avaliação do aparelho é feita em que contexto na Net? Em alguma fase de testes durante a aquisição dos aparelhos, antes de distribuí-los aos clientes ? Ou na casa do cliente? (Pessoalmente, nunca vi nenhum técnico fazendo qualquer tipo de teste, os caras vêm, ligam, pedem a ativação do sinal e vão embora)


Então, os caras que instalam não são técnicos da empresa. São de empresas contratadas pela net. E o trabalho deles é esse mesmo: chegar na casa do cliente, instalar o aparelho (independente de qual marca seja), ativar e ir embora. Quando vc abre uma visita técnica, dependendo da cidade, vai o técnico da net mesmo, esse cara sabe avaliar o problema que vc pode ter.

A net, claro, testa os aparelhos antes de distribuí-los a seus clientes. A maioria dos problemas são de software, que ao longo do tempo são corrigidos via atualização de software que vc nem percebe que o aparelho faz. O Humax é um dos aparelhos mais recentes da net e por isso ainda não tá legal, em alguns casos apresentando alguns problemas.
 

oneaty

Ser evoluído
Mensagens
127
Reações
36
Pontos
43
Então,

As principais causas de quedas e lentidão são quando os níveis de Upstream e Downstream estão fora do padrão do que a net exige.

Os níveis para Downstream(RX) devem estar entre: -12db a +12db e de Upstream(TX) entre 40dbm até 51db.

Já vi muitos casos em que o TX e RX estavam completamente fora dos valores que citei por causa desse aparelho. Quando substituído por um outro, os níveis voltaram para dentro dos parâmetros exigidos.

A net, claro, testa os aparelhos antes de distribuí-los a seus clientes. A maioria dos problemas são de software, que ao longo do tempo são corrigidos via atualização de software que vc nem percebe que o aparelho faz. O Humax é um dos aparelhos mais recentes da net e por isso ainda não tá legal, em alguns casos apresentando alguns problemas.

Show!!

Então, provavelmente se eu voltar a configuração de fábrica (antes das mexidas descritas no tuto), quando eu - e um bando aqui do fórum - observava quedas periódicas de 1 em 1 hora, provavelmente verificarei que o SNR vai estar bem ruim (ou flutuando muito).

Como depois que eu fiz as alterações as quedas pararam, isso comprova que se trata de um problema de software, como já tinha sido intuído aqui no tópico, e você agora confirma.

Darkseid, muito obrigado pelas informações. Agora temos um critério mais preciso de avaliação da conexão do emta.

Por acaso você sabe se o Humax tem SNMP? Como habilitá-lo? Pergunto isto pois eu tenho um servidor Cacti monitorando a minha rede (principalmente os roteadores) e se o Humax tiver SNMP eu conseguirei plotar 24x7 o SNR.

Mais uma vez, obrigado pelas informações
 

wallpim

Supra-sumo
Mensagens
20
Reações
6
Pontos
163
O amigo Darkseid esta certissimo sobre os niveis de Dowstream (RX) e Upstream (TX) - os valores não estando nos parametros, influenciam e muito - nessas horas o Cabeamento, divisores e o que for tem que sempre ser revisados. Agora sobre o Humax com algum firmware bugado influenciar os niveis, mesmo eles estando ok, é tenso viu!
Quando coloquei esse ano, tive que trocar o cabeamento, pois o que passei não era o padrão da Net e estava tendo altas no TX - quando troquei o cabo, os niveis ficaram Ok mas a bomba do Humax continuava instavel. Só resolvi mesmo quando fiz um misto de configurações e as dicas aqui do tutorial.
 

tboy

Larva
Mensagens
2
Reações
2
Pontos
0
Pessoal
O Virtua tem uma página que mostra o nível de sinal e a relação sinal ruído de seu modem!
Ela é acessada pelo link http://niveis.virtua.com.br/
Basta informar o Código da Cidade (Primeiros 3 dígitos do seu código de assinante) e o MAC do modem.
 

Darkseid

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.162
Reações
682
Pontos
859
Show!!

Por acaso você sabe se o Humax tem SNMP? Como habilitá-lo? Pergunto isto pois eu tenho um servidor Cacti monitorando a minha rede (principalmente os roteadores) e se o Humax tiver SNMP eu conseguirei plotar 24x7 o SNR.

Mais uma vez, obrigado pelas informações

Cara, pra te falar a verdade não sei mas acredito fortemente que não há essa opção. Os modems são pra uso bem moderado e possuem poucas opções de configuração. O melhor seria deixar em bridge e deixar com que seu roteador tome conta de tarefas como essas.


O amigo Darkseid esta certissimo sobre os niveis de Dowstream (RX) e Upstream (TX) - os valores não estando nos parametros, influenciam e muito - nessas horas o Cabeamento, divisores e o que for tem que sempre ser revisados. Agora sobre o Humax com algum firmware bugado influenciar os niveis, mesmo eles estando ok, é tenso viu!
Quando coloquei esse ano, tive que trocar o cabeamento, pois o que passei não era o padrão da Net e estava tendo altas no TX - quando troquei o cabo, os niveis ficaram Ok mas a bomba do Humax continuava instavel. Só resolvi mesmo quando fiz um misto de configurações e as dicas aqui do tutorial.

Sim, conectores, divisores e cabeamento fora do padrão dão muito problema na internet. Olha só:

uo3xuX


fBhfNo



lwZ69I
 

oneaty

Ser evoluído
Mensagens
127
Reações
36
Pontos
43
Cara, pra te falar a verdade não sei mas acredito fortemente que não há essa opção. Os modems são pra uso bem moderado e possuem poucas opções de configuração. O melhor seria deixar em bridge e deixar com que seu roteador tome conta de tarefas como essas.

Tranquilo.
Desculpe abusar, mas você sabe se eu consigo entrar no Humax através do terminal (ou para os usuários windows, pelo cmd ou putty)? Tipo acesso via ssh ou telnet...
Se eu conseguisse entrar nele por aí, ficaria mais fácil de ver se ele tem snmp, além de conseguir identificar de maneira precisa como ele ficou configurado após as alterações do tutorial.
Ele roda Busybox ou algum tipo de Linux?
 

oneaty

Ser evoluído
Mensagens
127
Reações
36
Pontos
43
Cara, pra te falar a verdade não sei mas acredito fortemente que não há essa opção. Os modems são pra uso bem moderado e possuem poucas opções de configuração. O melhor seria deixar em bridge e deixar com que seu roteador tome conta de tarefas como essas.

Hummm, devia ter pesquisado antes, foi mal.

Pela página da Humax, este emta tem sim SNMP:

Screenshotfrom2014-11-27093710_zps47b02db6.png


Putz, se a gente conseguisse descobrir como entrar nele via ssh ou telnet, daria para monitorar em tempo real uma série de parâmetros, entre eles, certamente, os níveis de conexão.

tboy, entendo que o link que você compartilhou mostra em tempo real esses níveis (assim como a tela do Humax que eu postei uns posts atrás).

Mas o que eu estou querendo é obter esses valores, por exemplo, de 1 em 1 minuto, e plotar num gráfico. Com isso, eu não precisaria ficar entrando toda hora nesse link (ou naquela tela) pra saber como estão os níveis: eu teria um gráfico mostrando o desempenho ao longo do dia, semana, mes, ano, etc.
 

SSJCH

Larva
Mensagens
1
Reações
0
Pontos
0
Sou novo aqui no fórum e não entendo muito de configuração de roteadores, por isso tive duvidas seguindo os passos do tutorial.

1) Como se faz para deixar o pc com ip estático?

2) O MAC da WAN que o tutorial menciona é do HUMAX ou do roteador que será usado após as configurações.
3) Onde encontrar esse MAC. No meu caso é uma TPLink TL-WR941ND.
4) No passo (imagem) 12, o IP Adress deve ficar 192.168.99.1 ou o ip estático que configurei antes de começar as modificações no HUMAX?
 

haas

Larva
Mensagens
1
Reações
0
Pontos
0
Não entendi como faço para colocar meu computador no modo ip estático, poderia me dar todas as coordenadas para por neste modo? Obrigado.
 

IcE_WiNd

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.549
Reações
16.997
Pontos
1.474
Hummm, devia ter pesquisado antes, foi mal.

Pela página da Humax, este emta tem sim SNMP:



Putz, se a gente conseguisse descobrir como entrar nele via ssh ou telnet, daria para monitorar em tempo real uma série de parâmetros, entre eles, certamente, os níveis de conexão.
Telnet e SsH geralmente estão desabilitados no firmware.
O acesso ao SNMP também, mas você pode tentar desbloquear com esse comando:
snmpset -v2c -c gesCM1 192.168.100.1 1.3.6.1.4.1.4413.2.99.1.1.1.2.1.2.1 s password
 

mmdsj250

Veterano
Mensagens
566
Reações
696
Pontos
143
Muito obrigado ao criador do tópico. Modem configurado rapidinho. ;)

Uma dúvida: a net já começou a implantar o IPV6 na rede dela e os usuários estão recebendo IPs do IPV6 e tals, mas com esses procedimentos, como faço pra receber o endereçamento IPV6 no meu roteador? (TP-Link com openwrt)

Percebi que durante a configuração, o IPV6 (acho que é o DHCP) é desativado. hmm
 
Topo Fundo