O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Tópico oficial] - Playstation 2, tudo (ou quase) que você precisa.

danitokaawa

Bam-bam-bam
Mensagens
7.253
Reações
5.618
Pontos
353
Chegou o memory card adapter PS2 to PS3 da Russia, mas estou com 2 problemas.
O primeiro eu acho que não tem como resolver.O memory card Neo não é reconhecido pelo adaptador e fala que tem que formatar.Só que se eu fizer isso, eu perco tudo.Pior é que TODOS os meus saves de Persona 3 estavam nele :kwow
O segundo problema acho que tem como resolver.Eu consegui acessar o memort card do PS2 e copiei os saves.Só que só abre a possibilidade de copiar para um memory card interno e não aquele que esta ligado aos jogos de PS2 que comprei para PS3.Existe 2 guias no menu do PS3.Um é do memory card utility e outro do PS2 internal card.Só consegui copiar para o memory card utility e assim eu comecei a jogar Odin Sphere e ao dar Load Game, não apareceu nada.Alguém poderia me ajudar? :kcry
 

D.Toretto

Bam-bam-bam
Mensagens
3.420
Reações
2.109
Pontos
453
To com meu PS2 largado aqui a anos já, cabo flat e leitor zoados, queria saber se rola algum esquema pra ressuscitar ele rodando os jogos através de pen drive ou HD externo ... é possível ?
 

danitokaawa

Bam-bam-bam
Mensagens
7.253
Reações
5.618
Pontos
353
EU QUERUA QUE ALGUÉM ME RESPONDESSE.O Memory Card Utility NÃO CONVERSA com o Saved Data Uility (PS2) e Saved Data Utility (PS3).O QUE EU TENHO QUE FAZER?Devo deixar o memory card do PS2 plugado para o jogo detectar o save?
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.742
Reações
4.317
Pontos
703
EU QUERUA QUE ALGUÉM ME RESPONDESSE.O Memory Card Utility NÃO CONVERSA com o Saved Data Uility (PS2) e Saved Data Utility (PS3).O QUE EU TENHO QUE FAZER?Devo deixar o memory card do PS2 plugado para o jogo detectar o save?

Calma ae cara ou voce acha que o pessoal fica 24h no forum ? Quando alguem ver a sua pergunta e souber vão responder numa boa, até la não precisa ficar upando ele
 

GillBert

Veterano
Mensagens
595
Reações
894
Pontos
134
Valeu pela resposta!:kjoinha
Será que um desses adaptadores universais faz essa conversão?:ksnif
Infelizmente não.
To com meu PS2 largado aqui a anos já, cabo flat e leitor zoados, queria saber se rola algum esquema pra ressuscitar ele rodando os jogos através de pen drive ou HD externo ... é possível ?
Você precisa informar qual o modelo do seu PS2, se ele é travado/destravado, se possui chip, se sim qual etc etc.
Mas de modo geral, sim, é possível rodar jogos via USB mesmo com o PS2 sem leitor.
 

D.Toretto

Bam-bam-bam
Mensagens
3.420
Reações
2.109
Pontos
453
Infelizmente não.

Você precisa informar qual o modelo do seu PS2, se ele é travado/destravado, se possui chip, se sim qual etc etc.
Mas de modo geral, sim, é possível rodar jogos via USB mesmo com o PS2 sem leitor.
PS2 Slim sem ser daquele ultimo modelo, destravado com Matrix Infinity eu acho ...

Sent from my LG G3 D855P
 


GillBert

Veterano
Mensagens
595
Reações
894
Pontos
134
PS2 Slim sem ser daquele ultimo modelo, destravado com Matrix Infinity eu acho ...
Com o Matrix, é possível iniciar o console usando o boot por memory card, por exemplo iniciando o programa uLaunchELF (que é um explorador/executor de arquivos e programas) e daí você pode usar qualquer outro programa como exemplo o Open PS2 Loader (OPL) para rodar jogos a partir da USB ou até mesmo rede PC-PS2.

É preciso porém que o arquivo de boot esteja previamente instalado no memory card, ele precisa estar nomeado como BOOT.ELF e dentro de uma pasta de nome BOOT (tudo em maiúsculas). O boot se dá pressionando o botão R1 assim que liga o PS2, ou então pode definir o modo DEV1 automático ajustando dentro do menu de funções do Matrix.

Caso ainda não tenha o arquivo de boot instalado no memory card, deverá usar um outro PS2 destravado para instalar o boot.
 

D.Toretto

Bam-bam-bam
Mensagens
3.420
Reações
2.109
Pontos
453
Com o Matrix, é possível iniciar o console usando o boot por memory card, por exemplo iniciando o programa uLaunchELF (que é um explorador/executor de arquivos e programas) e daí você pode usar qualquer outro programa como exemplo o Open PS2 Loader (OPL) para rodar jogos a partir da USB ou até mesmo rede PC-PS2.

É preciso porém que o arquivo de boot esteja previamente instalado no memory card, ele precisa estar nomeado como BOOT.ELF e dentro de uma pasta de nome BOOT (tudo em maiúsculas). O boot se dá pressionando o botão R1 assim que liga o PS2, ou então pode definir o modo DEV1 automático ajustando dentro do menu de funções do Matrix.

Caso ainda não tenha o arquivo de boot instalado no memory card, deverá usar um outro PS2 destravado para instalar o boot.
E onde posso conseguir esses arquivos ? Teria algum tutorial em video ?

Sent from my LG G3 D855P
 

GillBert

Veterano
Mensagens
595
Reações
894
Pontos
134
E onde posso conseguir esses arquivos ? Teria algum tutorial em video ?

Open PS2 Loader está disponível neste tópico mesmo, na primeira página, bem como um tutorial. Há também o programa PS2ESDL para rodar jogos via USB.

Sobre o processo de instalação, o segredo é aprender a usar o programa uLaunchELF, ele é a base de tudo no que se refere a operar programas de PS2. Eis um tutorial: http://ps2home.forumeiro.com/t3-ulaunchelf
Convém também saber operar o Matrix: http://ps2home.forumeiro.com/t38-matrix-infinity

Os passos resumidos que terá de fazer são:
- Ter acesso a outro PS2 destravado e instalar o boot (uLaunchELF) no seu memory card;
- Com o boot funcionando no seu PS2, você poderá usar o uLaunchELF para executar o Open PS2 Loader ou qualquer outro programa de PS2 em formato ELF.
- Siga algum tutorial do Open PS2 Loader para rodar jogos via USB ou Rede.

Alternativamente há também a possibilidade de instalar o programa FreeMC Boot no seu memory card (FMCB), que é uma espécie de "destrave por software", mas irá precisar do uLaunchELF de qualquer maneira para instalá-lo, além de quê o FMCB não é necessário em PS2 que tenha modchip com função boot por MC (DEV1), seria uma redundância.

Tudo é apenas uma questão de ler alguns tutoriais e por em prática.
 

danitokaawa

Bam-bam-bam
Mensagens
7.253
Reações
5.618
Pontos
353
Eu paguei 189 REAIS num memory card adapter que veio da Russia e eu PRECISAVA FAZER ELE FUNCIONAR.Os saves ficam presos no memory card interno.Não tenho como acessa-los.
Os tutoriais da internet como esse
http://manuals.playstation.net/document/pb/ps3/current/game/mcsavedata.html
são inúteis e as conversões de saves de PS2 para PS3 são só com o uso do UlaucherElf, que ja expliquei que é INÚTIL para mim.Por favor, me ajude, nem que seja para passar algum link ÚTIL!
 

danitokaawa

Bam-bam-bam
Mensagens
7.253
Reações
5.618
Pontos
353
Vocês não estão entendendo uma coisa.Se eu NÃO descobrir uma forma de passar os saves do Memory Card Utility para o Saved Data Utility (PS20 e Saved Data Utility (PS3), é COMO SE EU TIVESSE JOGADO 200 REAIS FORA!!!
 

HaYaBuSa_RyU

Habitué da casa
Mensagens
635
Reações
100
Pontos
79
Amigo, se ninguém respondeu ainda é pq ou não sabemos ou ainda não tiveram tempo. Tenha paciência, OK?

Me manda MP detalhando melhor o q VC quer fazer que eu tento t ajudar.

Tenha em mente que aqui é um espaço colaborativo e ninguém tem a obrigação de resolver seu problema na hora em que VC quiser.

Manda MP que a gente tenta resolver juntos e o tópico não se desvirtua.

Abraços.

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk
 

Ren Vercetti

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.849
Reações
1.273
Pontos
859
Li o tópico inteiro.

Tenho um PS2 fat 5001 mas nao sei qual é o modchip.

Consegui rodar o ulauncher pelo cd e o OPL no pendrive. Tentei fazer o boot com memory card segurando o R1 e nao foi.
Tem outra maneira de dar boot pelo memory card ?

Tem mais problemas:
Eu ainda preciso formatar o Hd de 250gb no formato do PS2 só q eu nao consigo por essa hd no meu notebook e fazer por ele pois estou sem o case adaptador de ide. Entao tem q formatar no PS2 mesmo, e pelo q vi só e possível com o HDLauncher o OPL nao formata a Hd.
Pra fazer isso acredito q é só gravar o dvd do megapackbr e rodar o HDLauncher.
Mas eu to querendo colocar o HDLauncher no pendrive pra evitar d eu ficar correndo atras d mídia virgim (acreditem, fui na americanas hoje e nao encontrei) e nao achei nenhum elf dele pra por no pen drive.

E eu to torcendo pra conseguir passar os jogos por rede d boa, caso contrário vou ter q gastar com um case ide.

Mas a maior preocupação é o boot. Queria usar o memory card pra entrar direto no opl e nao ter q usar o cd do ulauncher e depois executar o opl q esta no pendrive. Se pelo menos tivesse um cd boot do opl já ficava menos pior.
 

GillBert

Veterano
Mensagens
595
Reações
894
Pontos
134
Consegui rodar o ulauncher pelo cd e o OPL no pendrive. Tentei fazer o boot com memory card segurando o R1 e nao foi.
Tem outra maneira de dar boot pelo memory card ?

Sim, usando o programa Free MC Boot (FMCB), que implementa uma função "DEV1" (boot por memory card). Muito embora possa haver conflitos entre FMCB e o seu modchip, mas só testando pra saber e na maioria das vezes há maneiras para contornar isso.

Eu ainda preciso formatar o Hd de 250gb no formato do PS2 só q eu nao consigo por essa hd no meu notebook e fazer por ele pois estou sem o case adaptador de ide. Entao tem q formatar no PS2 mesmo, e pelo q vi só e possível com o HDLauncher o OPL nao formata a Hd.
Pra fazer isso acredito q é só gravar o dvd do megapackbr e rodar o HDLauncher.
Para formatar o HDD em formato PS2, é muito fácil, não precisa de mais nada a não ser o uLaunchELF: Rode o uLe, vá em "MISC:/" depois em "HDD Manager >> R1 >> format". Pronto.

E eu to torcendo pra conseguir passar os jogos por rede d boa, caso contrário vou ter q gastar com um case ide.
Sim, é plenamente possível, há informações completas sobre o assunto no Manual do Megapack, terá de usar um programa chamado HDL Dump, rodando um server no PS2 e um client no PC, embora a velocidade de transferência via rede seja bem inferior comparada a usar o HD diretamente conectado ao PC. Há variações desse programa inclusive um mais novo que permite um pouco mais de velocidade de transferência.
 

Ren Vercetti

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.849
Reações
1.273
Pontos
859
Cara muito obrigado mesmo.

Já tinha perdido duas mídias gravando o megapack e nao tava conseguindo formatar o hd.
Pra mim no ulauncher nao tinha ferramentas era só gerenciador de arquivos. Vacilo meu nao ter fuçado mais nele, tb mexi ontem as pressas.

Já estou passando um jogo via HDL Dump e parece ser bem demorado mesmo, velocidade nem chega a 1 mb. Mas melhor q nada.

Vou ver como instala esse FMCB.

Se por boot no hd e executar direto tb é preciso q o modchip permita tb ? Seria a mesma coisa de segurar o R1 pra iniciar ?
 

GillBert

Veterano
Mensagens
595
Reações
894
Pontos
134
Já estou passando um jogo via HDL Dump e parece ser bem demorado mesmo, velocidade nem chega a 1 mb. Mas melhor q nada.
Deve estar usando o HDL Dump 0.8.6, certo? Existe o client 0.9.0 juntamente com o server 0.9.3 que pode alcançar até 5MB/s, mas isso claro depende de muitos fatores, como por exemplo sua conexão (cabo crossover direto, switch, router...) e sistema operacional usado (essa velocidade é fácil de ser alcançada em Win XP e Linux, em Win7/8 é mais difícil).
Eis o HDL Dump server atual que estou me referindo (deve ser usado em conjunto com qualquer HDL Dump Client versão 0.9.0:
http://ps2home.forumeiro.com/t37-hdl-dump-093-prototipo

Vou ver como instala esse FMCB.
http://psx-scene.com/forums/f153/fmcb-v1-9-series-release-thread-116247/
Simplesmente coloque a pasta do FMCB em um Pen Drive (formatado em FAT32) e com o uLe execute o "fmcbinstaller.elf".
Seção geral do FMCB no PSX Scene:
http://psx-scene.com/forums/official-free-mc-boot-forums/

Se por boot no hd e executar direto tb é preciso q o modchip permita tb ? Seria a mesma coisa de segurar o R1 pra iniciar ?
Pra dar boot por HD tem de instalar o Free HDD Boot (FHDB) que está presente no instalador do FMCB versões 1.9x. E sim, dependerá também da compatibilidade entre o FHDB/FMCB e o modchip.
É possível configurar o boot do FMCB/FHDB de várias maneiras, pode ser via "launchkeys" apertando R1, L1 ou qualquer outro botão que queira e o programa que queira (uLe, OPL etc), ou então é possível dar boot direto sem precisar apertar nada, basta configurar adequadamente.

Em tempo, a antiga versão 1.8c do FMCB costuma ser menos sensível a interferência de modchips.
 

Ren Vercetti

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.849
Reações
1.273
Pontos
859
FMCB instalado e boot opl de boa. Testei um jogo aqui e ta pegando. Muito obrigado novamente.

Sobre o HDL Dump estou usando esse mesmo postado. Consegui aumentar a velocida para 1.6 mb colocando o programa para abrir com compatibilidade windows xp (to usando o 7).
Mas nao to entendendo essa linguagem d server e client. O q fiz aqui foi rodar o elf no ps2 e abrir o HDL Gui no pc e colocar pra transferir o game. Tenho q rodar mais algum programa no pc ?

Coloquei o Manhunt 2 aqui e nao rodou. Alguem sabe se ele pega no OPL ?
 

GillBert

Veterano
Mensagens
595
Reações
894
Pontos
134
Mas nao to entendendo essa linguagem d server e client. O q fiz aqui foi rodar o elf no ps2 e abrir o HDL Gui no pc e colocar pra transferir o game. Tenho q rodar mais algum programa no pc ?
Está OK, fez o procedimento correto.

Server = O ELF que roda no PS2.
Client = O programa que roda no PC.

Eu costumo fazer essa diferenciação porque é possível usar combinações de clients e servers de uma mesma versão.

Coloquei o Manhunt 2 aqui e nao rodou. Alguem sabe se ele pega no OPL ?
Nunca testei Manhunt 2, somente o 1 (que funciona normalmente), creio que o 2 funcione também, está usando qual versão do OPL? Tente algum modo de compatibilidade, especialmente o modo 3.
 

Diego89

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.450
Reações
1.258
Pontos
854
Galera vcs que usam PS2 FAT com HD me tirem uma dúvida , o video game esquenta muito devido ao HD ficar interno dele?
 

danitokaawa

Bam-bam-bam
Mensagens
7.253
Reações
5.618
Pontos
353
Sinceramente PARA QUE QUE SERVE o memory card adapter PS2 to PS3, se o PS3 não LÊ OS SAVES?
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.477
Reações
60.345
Pontos
1.253
Preciso ressuscitar meu PS2.Sabem onde posso comprar o botão de ligar o videogame?

Enviado de meu GT-I8190 usando Tapatalk
 

seatle94br

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.561
Reações
2.598
Pontos
1.104
Slim ou tijolão?

Se não tiver com pressa, vai na DX ou Aliexpress. Caso contrário, mercadolivre mesmo..

Preciso ressuscitar meu PS2.Sabem onde posso comprar o botão de ligar o videogame?

Enviado de meu GT-I8190 usando Tapatalk
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.477
Reações
60.345
Pontos
1.253
Slim ou tijolão?

Se não tiver com pressa, vai na DX ou Aliexpress. Caso contrário, mercadolivre mesmo..
Slim.

Tem no ML mesmo?
Vlw.

Tô precisando comprar agr mesmo,mais tarde vou ficar um tempão sem tocar em videogames.

Ah e ótimo tópico,um dos melhores aqui na Retro.
Vai me ajudar bastante.

Enviado de meu GT-I8190 usando Tapatalk
 

GillBert

Veterano
Mensagens
595
Reações
894
Pontos
134
Slim.
Preciso ressuscitar meu PS2.Sabem onde posso comprar o botão de ligar o videogame?
Tem no ML mesmo?
Depende do que você está se referindo como "botão".

Se for a plaquinha interna, que possui junto os leds e conector do cabo flat, sim, tem de monte.
Se for o botão plástico externo, dificilmente, pois esse botão na verdade faz parte da carcaça (embora o botão seja removível).
 

Bergot

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.661
Reações
5.937
Pontos
704
Sinceramente PARA QUE QUE SERVE o memory card adapter PS2 to PS3, se o PS3 não LÊ OS SAVES?
Fera da uma olhada neste vídeo e vê se funciona contigo....Só lembrando que pra funcionar o save..o ps3 tem que ter retrocompatibildade com o PS2...jogos ps2 convertidos pra PSN...não funcionam.....
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.477
Reações
60.345
Pontos
1.253
Depende do que você está se referindo como "botão".

Se for a plaquinha interna, que possui junto os leds e conector do cabo flat, sim, tem de monte.
Se for o botão plástico externo, dificilmente, pois esse botão na verdade faz parte da carcaça (embora o botão seja removível).

Vou ter que olhar...acho que ainda tenho o botão.
Me lembro que o problema é na placa mesmo.

Vlw

Enviado de meu GT-I8190 usando Tapatalk
 

Ren Vercetti

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.849
Reações
1.273
Pontos
859
Estou com um problema no OPL. Aqui nao ta salvando o game settings. Entro nele e ativo os modos para alguns jogos pegar mas nao ta ficando salvo, quando entro d novo no settings volta tudo off.
 

Diego89

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.450
Reações
1.258
Pontos
854
Galera quanto acham que vale o um ps2 FAT (modelo 39xxx) + NA adapter original + memory card (original) + caixas e manuais + HD IDE 250 GB?
O mesmo não possui controles e tem toda a caixa com os manuais , não é destravado por modchip
 

danitokaawa

Bam-bam-bam
Mensagens
7.253
Reações
5.618
Pontos
353
Mas só os ps3 fat TEM retrocompatibilidade.O meu é Slim.
E os jogos Remaster em HD?
EU NÃO ACREDITO QUE GASTEI 200 REAIS A TOA!!:kzangado
 
Topo Fundo