O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Som voltado para Qualidade Sonora(SQ), quem tem aqui?

Wardini

Ser evoluído
Mensagens
50
Reações
9
Pontos
18
Tenho uma SD 700.1 e quero dar um up no grave, pois só esta ligado nele um bomber upgrade de 10 polegadas. O que acham do Questo qsx555 de 600rms 8 polegadas? ou é muito melhor pegar 2 de 10 ou 12 polegadas de 300 rms?
Qual carro? Hatch e Sedan? Tenho um Sedan Voyage e gosto de grave, coloquei uma selada de 12 da Soundstream e ficou show parece que o grave está na minhas costas. Montei uma pro meu cunhado igual em um Siena mas com sub da Soundstream de 10 e também ficou muito bom.
 

Wardini

Ser evoluído
Mensagens
50
Reações
9
Pontos
18
Uma mivi van, renault scenic.
Então a cx fica legal no seu carro. Mas se gosta de grave mesmo compra logo um de 12 que ai você pode regular, não precisa escutar sempre no máximo, mas tem músicas que pedem mais....sabe como é né rsssss

Olha esse aqui, veja qual impedância casa com seu modulo se é de 2 ou 4 ohms
Aproveita que se comprar pelo aplicativo do shoptime no celular tem mais 10% com cupom, tem que ver na net qual cupom.
Separei esses aqui:
http://www.shoptime.com.br/produto/...-bobina-dupla-2-ohm-350w-pxw-10-2-soundstream
http://www.shoptime.com.br/produto/...-c-bobina-dupla-4-ohm-450w-rbw-10-soundstream
http://www.shoptime.com.br/produto/5669574/subwoofer-automotivo-bravox-uxp12d-4-12-500-wrms
Como seu carro da pra ver a cx esse sony iluminado vai ficar meio boate rsssss
http://www.shoptime.com.br/produto/125130124/subwoofer-sony-12-xs-ledw12-1800w

Abraços
 

egou

Ser evoluído
Mensagens
35
Reações
12
Pontos
28
Pessoal, to querendo instalar meu 2 vias bi-amplificado. E quero manter o multimidia original do Corolla. Ele não tem saída RCA. Estou pensando um usar um crossover ativo. Conhecem algum modelo que tenha entrada pra fio para que eu não tenha que colocar um conversor antes? Agradeço a ajuda.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
^Pessoal, ninguém pra dar uma opinião?
 

Wardini

Ser evoluído
Mensagens
50
Reações
9
Pontos
18

egou

Ser evoluído
Mensagens
35
Reações
12
Pontos
28
Coloca um módulo desse da Boss, comprei pro meu kit 2 vias da Beyma. Tá com preço de banana. Boss é americana e tem um ótimo rendimento, pra tocar 2 vias melhor um AB que pega todas as frequências. Compra pelo aplicativo do submarino no celular que tem cupom de mais 10% no final sai a 180 reais.
http://www.submarino.com.br/produto/125509767/amplificador-de-potencia-boss-mosfet-de-4-canais

Wardini, valeu pela dica. O caso é que eu já tenho um amplificador BOSE e queria usá-lo. Mas ele só tem entrada RCA. Por isso perguntei sobre Crossover com entrada de fio. Aí faria os cortes e usava meu amplificador pro 2 vias
 


LRocker

Ser evoluído
Mensagens
11
Reações
2
Pontos
23
E aí pessoal...

Já li e reli todos os posts desse tópico, entre outros, após tudo isso, ainda não consegui chegar a uma conclusão e tomar a decisão de qual 2 vias me agradaria mais. Criei um tópico especial para a minha dúvida, mas percebi que errei. Deveria ter continuado as questões por aqui. Corrigindo então, está mais ou menos explicado na transcrição abaixo:
Hertz ESK 130 x NAR 525 CS3. Qual é o melhor?
O assunto é bastante abrangente, de gosto pessoal, e até, muito específico à característica auditiva de cada pessoa. Dentro do meu limite de conhecimento, sempre busquei equilíbrio sonoro antes de potência e barulho. Os estilos musicais que escuto, são: MPB, bossa nova, rock (clássico, alternativo, indie, etc), jazz, blues, clássica, orquestra, raggae, eletrônica. Também, muitos artistas novos, trazendo músicas de qualidade com as mais diversas influências.

Mas, indo direto ao assunto, preciso de um kit 2 vias para substituir o meu bravox CS50D que estourou um dos mids. Independentemente da referência e qualidade do restante do equipamento que tenho, gostaria de adquirir a melhor opção, no que tange a fidelidade e resposta plana das frequências, dentro do melhor custo-benefício avaliando os valores médios dos kits colocados sob análise.

Eu estava quase fechado com o kit da Hertz DSK 130, porém, quando comecei a pesquisar, surgiram cada vez mais dúvidas e receios em relação a alguns pontos. Não queria pagar acima dos 400,00, portanto, esse kit se encaixaria. Depois, vi que a linha ESK poderia ser bem superior, foi quando trabalhei a ideia de pagar 750,00. Por último, surgiu a possibilidade do NAR CS3, na média dos 650,00.

Baseado em tudo que li, acho que o kit que mais me satisfaria, seria o MOREL, por causa do tweeter. No entanto, os preços subiram estratosfericamente. Kit que custava 500,00, agora está por mais de 1000,00.

Não me preocupo muito com o peso dos médio/graves no mid, o que pega realmente é o comportamento dos tweeters em ambos os kits. Prefiro um som limpo e suave, nada agressivo aos tímpanos. Vejo pessoas dizendo que os HERTZ são gritões e outros dizendo que soa muito parecido com os MOREL. Os tweeters do NAR para alguns são bastante altos e fadigantes. Então, a maior dúvida fica por conta dos TWEETERS.

Lembrando, que a comparação que tenho em relação a um kit duas vias é o BRAVOX C50D. Sempre achei que eles não entregavam o que eu queria ouvir. Mantinha os tweeters deles atenuados através do crossover em -3db, do contrário, ficava bem estridente.

A princípio, as opções que tenho em mente, são essas:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-680294633-kit-2-vias-componente-hertz-dsk-1303-5-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-703383455-kit-2-vias-hertz-esk-130-5-150wrms-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-680813629-kit-2-vias-componente-nar-525-cs3-5-_JM

Para conhecimento, a composição do meu equipamento atual:
2Din Pioneer AVH-P3180DVD (básico)
Amplificador Boss D-550.4M 3000 Watts // rms power 230 watts x 4 @ 4ohms (59mm x 279mm x 586mm = monstro) - Classe AB
Kit 2 vias Bravox Diamond CS50B 140w (à substituir)
Coaxial Bravox CX68B 120w
Cabos RCA Stetsom (Esse foi o único que eliminou o ruído do alternador). Taramps, oxigen e technoise apresentaram interferência. Não usei nada top, como knukonceptz. Não entendi porque o cabo mais barato eliminou o problema e aparentemente, trouxe um pouco mais de qualidade.

Possuo também, no porta-malas, um trio com caixa slim (89cm), feita sob medida, litrada e dutada, com sub hinor cruzader 12" 250W (bobina dupla (4+4ohms), super tweeter hinor 75w e driver h-buster 75w. Essa caixa pode ser desligada, conforme desejar.

A ligação consiste nos 2 vias ligados em 2 canais (4ohms, estéreo), os coaxias traseiros ligados diretamente ao player e a caixa(trio), nos outros 2 canais em TRI-MODE.

AS PORTAS ESTÃO TRATADAS.

Estou aberto a todas as opiniões e sugestões.

Desde já, agradeço a atenção de todos.
 

nettboxBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.246
Reações
2.950
Pontos
844
E aí pessoal...

Já li e reli todos os posts desse tópico, entre outros, após tudo isso, ainda não consegui chegar a uma conclusão e tomar a decisão de qual 2 vias me agradaria mais. Criei um tópico especial para a minha dúvida, mas percebi que errei. Deveria ter continuado as questões por aqui. Corrigindo então, está mais ou menos explicado na transcrição abaixo:
Hertz ESK 130 x NAR 525 CS3. Qual é o melhor?
O assunto é bastante abrangente, de gosto pessoal, e até, muito específico à característica auditiva de cada pessoa. Dentro do meu limite de conhecimento, sempre busquei equilíbrio sonoro antes de potência e barulho. Os estilos musicais que escuto, são: MPB, bossa nova, rock (clássico, alternativo, indie, etc), jazz, blues, clássica, orquestra, raggae, eletrônica. Também, muitos artistas novos, trazendo músicas de qualidade com as mais diversas influências.

Mas, indo direto ao assunto, preciso de um kit 2 vias para substituir o meu bravox CS50D que estourou um dos mids. Independentemente da referência e qualidade do restante do equipamento que tenho, gostaria de adquirir a melhor opção, no que tange a fidelidade e resposta plana das frequências, dentro do melhor custo-benefício avaliando os valores médios dos kits colocados sob análise.

Eu estava quase fechado com o kit da Hertz DSK 130, porém, quando comecei a pesquisar, surgiram cada vez mais dúvidas e receios em relação a alguns pontos. Não queria pagar acima dos 400,00, portanto, esse kit se encaixaria. Depois, vi que a linha ESK poderia ser bem superior, foi quando trabalhei a ideia de pagar 750,00. Por último, surgiu a possibilidade do NAR CS3, na média dos 650,00.

Baseado em tudo que li, acho que o kit que mais me satisfaria, seria o MOREL, por causa do tweeter. No entanto, os preços subiram estratosfericamente. Kit que custava 500,00, agora está por mais de 1000,00.

Não me preocupo muito com o peso dos médio/graves no mid, o que pega realmente é o comportamento dos tweeters em ambos os kits. Prefiro um som limpo e suave, nada agressivo aos tímpanos. Vejo pessoas dizendo que os HERTZ são gritões e outros dizendo que soa muito parecido com os MOREL. Os tweeters do NAR para alguns são bastante altos e fadigantes. Então, a maior dúvida fica por conta dos TWEETERS.

Lembrando, que a comparação que tenho em relação a um kit duas vias é o BRAVOX C50D. Sempre achei que eles não entregavam o que eu queria ouvir. Mantinha os tweeters deles atenuados através do crossover em -3db, do contrário, ficava bem estridente.

A princípio, as opções que tenho em mente, são essas:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-680294633-kit-2-vias-componente-hertz-dsk-1303-5-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-703383455-kit-2-vias-hertz-esk-130-5-150wrms-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-680813629-kit-2-vias-componente-nar-525-cs3-5-_JM

Para conhecimento, a composição do meu equipamento atual:
2Din Pioneer AVH-P3180DVD (básico)
Amplificador Boss D-550.4M 3000 Watts // rms power 230 watts x 4 @ 4ohms (59mm x 279mm x 586mm = monstro) - Classe AB
Kit 2 vias Bravox Diamond CS50B 140w (à substituir)
Coaxial Bravox CX68B 120w
Cabos RCA Stetsom (Esse foi o único que eliminou o ruído do alternador). Taramps, oxigen e technoise apresentaram interferência. Não usei nada top, como knukonceptz. Não entendi porque o cabo mais barato eliminou o problema e aparentemente, trouxe um pouco mais de qualidade.

Possuo também, no porta-malas, um trio com caixa slim (89cm), feita sob medida, litrada e dutada, com sub hinor cruzader 12" 250W (bobina dupla (4+4ohms), super tweeter hinor 75w e driver h-buster 75w. Essa caixa pode ser desligada, conforme desejar.

A ligação consiste nos 2 vias ligados em 2 canais (4ohms, estéreo), os coaxias traseiros ligados diretamente ao player e a caixa(trio), nos outros 2 canais em TRI-MODE.

AS PORTAS ESTÃO TRATADAS.

Estou aberto a todas as opiniões e sugestões.

Desde já, agradeço a atenção de todos.
Aquele anuncio que voce encontrou deveria ser o do cristiano mas ja acabou. Mas realmente tente investir num kit melhor(800-1100). Eu comprei um Kit de entrada e hoje ja quero trocar pq sei que nao é suficiente. pra gastar duas vezes e ter o trabalho de vender SQ usado é melhor juntar e comprar só um top de uma vez

Mas se for pra escolher um, tente ir no NAR. Nao gostei nada dos mids do DSK e o tweeter é apenas ok
 

LRocker

Ser evoluído
Mensagens
11
Reações
2
Pontos
23
Aquele anuncio que voce encontrou deveria ser o do cristiano mas ja acabou. Mas realmente tente investir num kit melhor(800-1100). Eu comprei um Kit de entrada e hoje ja quero trocar pq sei que nao é suficiente. pra gastar duas vezes e ter o trabalho de vender SQ usado é melhor juntar e comprar só um top de uma vez

Mas se for pra escolher um, tente ir no NAR. Nao gostei nada dos mids do DSK e o tweeter é apenas ok


E no caso do Morel Máximo, ele é realmente superior ao hertz e o nar? Vale a pena a diferença de preço. Pra hoje, 800,00 seria o meu máximo. Sei q o dólar subiu, mas o morel dobrou de preço. Estudando a situação.


Obrigado.
 

LRocker

Ser evoluído
Mensagens
11
Reações
2
Pontos
23
Tenho um Esk 165L ainda . 750,00 + frete . a vista ou parcelado com juros pelo ML .

Preciso de um que seja 5 polegadas.

Já li que você não gostou muito do nar cs3, preferindo o hertz esk. Você tem algo a acrescentar sobre eles?

Está por receber algum kit de 5, morel, por exemplo?
 

Cristiano Murta

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
337
Reações
257
Pontos
504
Preciso de um que seja 5 polegadas.

Já li que você não gostou muito do nar cs3, preferindo o hertz esk. Você tem algo a acrescentar sobre eles?

Está por receber algum kit de 5, morel, por exemplo?
Não tenho nenhum Morel de 5 no momento .
 

nettboxBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.246
Reações
2.950
Pontos
844
E no caso do Morel Máximo, ele é realmente superior ao hertz e o nar? Vale a pena a diferença de preço. Pra hoje, 800,00 seria o meu máximo. Sei q o dólar subiu, mas o morel dobrou de preço. Estudando a situação.


Obrigado.
Pelo que eu li e pelo que falam aqui é muito bom. Principalmente o tweeter bem macio

Acho que vale a pena sim, você vai gastar em uma coisa que vai durar bastante tempo com qualidade. Não que o dsk seja ruim mas creio que está longe de ser o que dizem que o morel entrega

Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk
 

LRocker

Ser evoluído
Mensagens
11
Reações
2
Pontos
23
Pelo que eu li e pelo que falam aqui é muito bom. Principalmente o tweeter bem macio

Acho que vale a pena sim, você vai gastar em uma coisa que vai durar bastante tempo com qualidade. Não que o dsk seja ruim mas creio que está longe de ser o que dizem que o morel entrega

Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk

Eu estava bem inclinado ao hertz, mas acabei percebendo que não é o tipo de assinatura sonora que quero.
Sendo assim, de momento, o melhor custo benefício seria o nar cs3.
Não descartei o morel, no entanto, resta saber se compensa pagar o dobro do valor de um nar em comparação com o que cada um entrega de som. O tweeter, definitivamente é melhor.
 

Cristiano Murta

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
337
Reações
257
Pontos
504
Eu estava bem inclinado ao hertz, mas acabei percebendo que não é o tipo de assinatura sonora que quero.
Sendo assim, de momento, o melhor custo benefício seria o nar cs3.
Não descartei o morel, no entanto, resta saber se compensa pagar o dobro do valor de um nar em comparação com o que cada um entrega de som. O tweeter, definitivamente é melhor.
se o 6 desse pra ti tenho o Tempo aqui 850,00
 

RAPTS

Bam-bam-bam
Mensagens
4.603
Reações
5.362
Pontos
303
Eu estava bem inclinado ao hertz, mas acabei percebendo que não é o tipo de assinatura sonora que quero.
Sendo assim, de momento, o melhor custo benefício seria o nar cs3.
Não descartei o morel, no entanto, resta saber se compensa pagar o dobro do valor de um nar em comparação com o que cada um entrega de som. O tweeter, definitivamente é melhor.

Não sei se vale a pena pagar $800 num Morel Maximo... mas que ele é melhor que o NAR não tenha duvidas... abaixo de $1000 ou até + um pouco com essa alta do dolar é dificil achar kit melhor que o Morel Maximo...

Compensa pagar $850 no Morel Tempo, tava olhando os preços e o Maximo tá 800 mangoletes, se o Cristiano tem o Tempo por $850 vai nele que não vai se arrepender...
 

LRocker

Ser evoluído
Mensagens
11
Reações
2
Pontos
23
Não sei se vale a pena pagar $800 num Morel Maximo... mas que ele é melhor que o NAR não tenha duvidas... abaixo de $1000 ou até + um pouco com essa alta do dolar é dificil achar kit melhor que o Morel Maximo...

Compensa pagar $850 no Morel Tempo, tava olhando os preços e o Maximo tá 800 mangoletes, se o Cristiano tem o Tempo por $850 vai nele que não vai se arrepender...

O cristiano não tem o kit morel 5" de 800,00 anunciado. Somente o morel tempo de 6", mas não sei se ele cabe na porta devido a profundidade.

Me indicaram o Audiophonic Kc6.3 6,5". Qual a sua opinião?
 

LRocker

Ser evoluído
Mensagens
11
Reações
2
Pontos
23
Ouvi muita gente falar que o morel tem um som "apagado" e sem brilho. Cada um tem o seu gosto, mas ainda não consegui entender direito a real diferença entre o morel e o nar, quanto a mid e tweeter.
 

RAPTS

Bam-bam-bam
Mensagens
4.603
Reações
5.362
Pontos
303
O cristiano não tem o kit morel 5" de 800,00 anunciado. Somente o morel tempo de 6", mas não sei se ele cabe na porta devido a profundidade.

Me indicaram o Audiophonic Kc6.3 6,5". Qual a sua opinião?

Nunca ouvi esse kit aí... mas só de ser Audiophonic já fico com os 2 pés atrás... já deu uma olhada no kit de entrada da Ground Zero??
 

LRocker

Ser evoluído
Mensagens
11
Reações
2
Pontos
23
Nunca ouvi esse kit aí... mas só de ser Audiophonic já fico com os 2 pés atrás... já deu uma olhada no kit de entrada da Ground Zero??

Opa!

Dei uma olhada nos ground zero. Tem quem diga que o mid tem "pegada" e o tweeter é agressivo. O representante da marca disse que o tw não é agressivo porque é feito com domo de seda, ou seja, característica de suavidade. Não deve ser ruim, mas em comparação com o nar, a dúvida é quem vence no quesito qualidade.

Não terei como colocar 6". O falante fica na parte superior da porta, na altura do painel e devido ao diâmetro, fica encostando na forração. Outro fato é que fica bem descentralizado em relação a tela de proteção. Vou de original 5", mesmo. Acho que o spl não me fará falta, já que pra mim o mais importante é o equilíbrio das frequências.

Tenho o nar 525 cs3 a 499,00, custando 150,00 abaixo da média do mercado. Acho que vale a pena.
 

Wardini

Ser evoluído
Mensagens
50
Reações
9
Pontos
18
Opa!

Dei uma olhada nos ground zero. Tem quem diga que o mid tem "pegada" e o tweeter é agressivo. O representante da marca disse que o tw não é agressivo porque é feito com domo de seda, ou seja, característica de suavidade. Não deve ser ruim, mas em comparação com o nar, a dúvida é quem vence no quesito qualidade.

Não terei como colocar 6". O falante fica na parte superior da porta, na altura do painel e devido ao diâmetro, fica encostando na forração. Outro fato é que fica bem descentralizado em relação a tela de proteção. Vou de original 5", mesmo. Acho que o spl não me fará falta, já que pra mim o mais importante é o equilíbrio das frequências.

Tenho o nar 525 cs3 a 499,00, custando 150,00 abaixo da média do mercado. Acho que vale a pena.
Antes de investir a grana tenta escutar de alguém que já tem, sei que tem variações na instalação mas de grosso modo vai dar pra ver se tem bom grave e altos. Se for usar um cx de grave de preferência para um kit que tenha melhor resposta nos médios e altos. Usa um módulo AB pra tocar eles que dá uma diferença boa para os D.
 

LRocker

Ser evoluído
Mensagens
11
Reações
2
Pontos
23
Antes de investir a grana tenta escutar de alguém que já tem, sei que tem variações na instalação mas de grosso modo vai dar pra ver se tem bom grave e altos. Se for usar um cx de grave de preferência para um kit que tenha melhor resposta nos médios e altos. Usa um módulo AB pra tocar eles que dá uma diferença boa para os D.

Infelizmente não tem como eu escutar esses tipos de equipamentos em minha cidade e região. Praticamente ninguém tem ideia do que é um sistema SQ básico. Os 2 vias usados, são de bravox para baixo.
Sim, vou usar um sub e um módulo AB. Por isso, acho que não vou sentir falta de frequências muito baixas no mid.

E tive a oportunidade de pagar 499,00 no NAR 525 CS3. O vendedor anunciou uma unidade nesse valor porque precisava de lances no mercado livre. Disse que logo após subiria o valor. Foi o que aconteceu:
http://produto.mercadolivre.com.br/...-5-kevlar-60w-tweeter-crossover-nar-audio-_JM
Em nenhum outro lugar se encontra por menos de 650,00. Acho que é um bom kit pra quem estava habituado ao bravox CS50D.
 

Wardini

Ser evoluído
Mensagens
50
Reações
9
Pontos
18
Infelizmente não tem como eu escutar esses tipos de equipamentos em minha cidade e região. Praticamente ninguém tem ideia do que é um sistema SQ básico. Os 2 vias usados, são de bravox para baixo.
Sim, vou usar um sub e um módulo AB. Por isso, acho que não vou sentir falta de frequências muito baixas no mid.

E tive a oportunidade de pagar 499,00 no NAR 525 CS3. O vendedor anunciou uma unidade nesse valor porque precisava de lances no mercado livre. Disse que logo após subiria o valor. Foi o que aconteceu:
http://produto.mercadolivre.com.br/...-5-kevlar-60w-tweeter-crossover-nar-audio-_JM
Em nenhum outro lugar se encontra por menos de 650,00. Acho que é um bom kit pra quem estava habituado ao bravox CS50D.
Cara eu fui indo pra SQ porque comecei a achar ótimas ofertas, coisas com 90 80 % de desconto, mas a gente vai aprendendo e ficando com um ouvido mais apurado, ai vamos buscando coisas melhores e mais caras. Por isso o conselho que dou e pra que se for possível financeiramente já compra um amplificador bom pra tocar 2 vias e um outro só pra cx de sub. To saindo agora de um modulo D que tocava 2 kits de 2 vias e um sub de 12. Comprei agora 2 módulos soundstream um AB pros 2 kits e um tarantula so pro sub. Virou outro som. Então amplificador na minha opinião é tão importante quanto os altos.
 
Ultima Edição:

Wardini

Ser evoluído
Mensagens
50
Reações
9
Pontos
18
Achei esse texto muito bom para calculo de consumo dos amplificadores.

logo_banda_calc.gif

imagem_banda_calc(1).jpg

Nesta nova Newsletter, vamos ver um assunto muito importante para o início de um projeto, que é como calcular a corrente elétrica mínima necessária para que o sistema funcione perfeitamente?

O consumo bruto de corrente elétrica num sistema de áudio automotivo provem principalmente dos amplificadores de áudio, o restante dos equipamentos, tem certo consumo, porém quando comparado com o consumo dos amplificadores eles se tornam sem relevância.

Um amplificador, resumidamente, nada mais é do que um equipamento que tem como função aumentar a amplitude de um sinal elétrico, isto é, inicialmente este sinal é "pequeno" (RCA) e depois de "passar" pelo amplificador este sinal é aumentado atingindo uma tensão maior e podendo trabalhar com cargas de impedância mais baixas, tornando-se compatível com alto-falantes.

Para este "aumento" de tensão, do sinal inicial de áudio RCA, para o sinal compatível com o alto-falante há um gasto de energia. Este gasto será menor ou maior conforme o quanto se quer "aumentar" este sinal e do tipo de amplificador utilizado para este fim.

Existe alguma forma fácil de saber quantos Watts de potência um amplificador pode fornecer com determinado consumo?
Sim, para nos audar a calcular este consumo num sistema de áudio, vamos utilizar um conceito bem simples de Física, a "Lei de ohm".

O que a Física diz: Em nosso caso ela diz uma coisa MUITO SIMPLES, para se ter uma certa potência na saída de um amplificador, este consome um pouco mais do que a própria potência de bateria. Como assim?
Por exemplo, se temos um amplificador de 1200WRMS em sua saída ele consumirá mais do que 1200W da bateria.

Mas porque o amplificador vai consumir mais, e não pelo menos a mesma coisa?
Esta resposta é simples, com toda a tecnologia que se tem hoje ainda não temos componentes supercondutores em temperatura ambiente, como todo amplificador é feito com semicondutores, Mosfet's, e por eles serem SEMI (quase condutores) tem perdas na passagem de corrente ou tesão. Assim inevitavelmente todo amplificador vai consumir um pouco mais do que ele pode fornecer em relação à energia. Esta perda pode ser maior ou menor, conforme o tipo do amplificador.

Se formos ver, hoje no mercado, temos amplificadores Mosfet que operam em Classe AB e Classe D. Os amplificadores Classe AB tem perdas que vão de 50 a 36% e já os amplificadores Classe D tem perdas, bem menores, próximas de 15% apenas.

Mas no que estes números podem nos ajudar?
Eles ajudam a calcular quando o amplificador consome, e principalmente quantas baterias têm que utilizar.

-Faça você mesmo o cálculo:
Para visualizar melhor vamos fazer dois exemplos, um amplificador de 1200WRMS, classe AB e um amplificador de 1200WRMS classe D, na física a lei de Ohm diz bem claramente.

P=VxI

Sendo: P = Potência (Watts);
V = Tensão (Voltagem da bateria);
I = Corrente elétrica contínua.Como a tensão é de 12,6Vcc à plena carga, este dado se torna fixo, assim para que possamos calcular quanto um amplificador classe AB de 1200WRMS consome é bem simples, basta utilizar esta fórmula:

I = Px1,4 / 12,6Desta maneira um amplificador de 1200WRMS classe AB consome cerca de 133,3A para fornecer tal potência. O numero "1,4" que encontramos na fórmula, refere-se as "perdas naturais" do amplificador que opera em Classe AB, neste caso estimamos que as perdas sejam de 40%.
Já se o amplificador for de 1200WRMS classe D, a fórmula é um pouco diferente, como podemos ver abaixo:

I = Px1,15 / 12,6Assim um amplificador de 1200WRMS classe D consome cerca de 109,5A para fornecer alta potência. O numero "1,15" que encontramos na fórmula, refere-se as "perdas naturais" do amplificador que opera em classe D, estimado em 15%.

Também podemos ver que os amplificadores classe D consomem menos energia para fazer o mesmo que um classe AB. Nestes dois exemplos, vimos que o amplificador Classe AB consome cerca de 21,7% de corrente elétrica a mais que o classe D para fornecer a mesma potência.

Com estes cálculos podemos fazer uma tabela muito simples que pode e irá ajudar muito na hora de escolher a quantidade de baterias para o sistema:

Nesta tabela simplificada podemos ver quanto consome um amplificador para fornecer as mais diversas potências. Para se ter uma idéia de consumo dos amplificadores, nunca se baseie pelo fusível com retardo de queima, isto é, fusíveis que suportam picos de correntes bem maiores que sua capacidade declarada. A melhor forma de se basear o consumo total de seu sistema é utilizando os cálculos mencionados acima, ou a tabela apresentada.

Para dimensionar a quantidade de baterias que o sistema necessita devemos SOMAR os consumos de TODOS os amplificadores, não importando a sua utilização.

Conclusão
Como vimos nesta Newsletter, verifique com estes cálculos o quanto realmente os amplificadores de seu sistema consomem, para ver se você tem em seu sistema a quantidade de baterias necessárias, ou mesmo antes de projetar o sistema, verifique se o veículo escolhido comportará as baterias.
No áudio não existe milagre, a energia tem que vir de algum lugar, em nosso caso ela só pode vir das baterias.
 

César Bueno

Novato
Mensagens
14
Reações
4
Pontos
13
As pessoas deste fórum falam muito bem dos Blaupunkt PA 2150 e 4100. gostaria de saber se o Blaupunkt Gta 4 Special Mk II se equipara em qualidade, se alguém puder me ajudar nesta dúvida!
 

Juicebox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.254
Reações
12.142
Pontos
1.119
Qual rádio vocês recomendam com BT e USB? O mais barato possível, mas que tenha qualidade.
Estou pobre haha
 

Juicebox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.254
Reações
12.142
Pontos
1.119
Galera, como vocês recomendam a montagem dos Kit 2 Vias, Subwoofer e Módulo num Corsa Sedan? Não sei onde posso colocar cada item.
Manjo nada de som.
 

Wardini

Ser evoluído
Mensagens
50
Reações
9
Pontos
18
Quero colocar um Sub de 8'. Já a caixa não sei ainda.
Com sub de 8 melhor colocar a cx atras do banco do carona, mas perde muito espaço do carro. Se colocar na mala vai ficar muito ruim os graves. Coisa mais difícil ai é escolher o lugar pro sub. Eu tinha um slin de 10 atras do banco do carona, ai joguei pra mala e o grave sumiu. Mudei pra um sub de 12 de 400RMS. em uma cx selada de 28L
 

Juicebox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.254
Reações
12.142
Pontos
1.119
Com sub de 8 melhor colocar a cx atras do banco do carona, mas perde muito espaço do carro. Se colocar na mala vai ficar muito ruim os graves. Coisa mais difícil ai é escolher o lugar pro sub. Eu tinha um slin de 10 atras do banco do carona, ai joguei pra mala e o grave sumiu. Mudei pra um sub de 12 de 400RMS. em uma cx selada de 28L
O que acha desse Kit? http://www.premiershop.com.br/subwo...dsku=2000757&gclid=CL-N08fGhcwCFYsehgod9tYP_A e http://www.premiershop.com.br/caixa-premier-audio-dutada-para-1-alto-falante-de-12--1023100/p

Ai passo pro Porta Malas.
 

Wardini

Ser evoluído
Mensagens
50
Reações
9
Pontos
18
Da uma lida antes de escolher se vai querer cx selada ou dutada. Em resumo a selada da uma batida seca mais pop rock e a dutada uma mais estendida tipo samba. Le ai
http://www.takamineacessorios.com.b...-som-caixas-acusticas-caixas-dutadas-132.mstp
 
Topo Fundo