O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[T.O] RPG Maker - Vamos trocar experiência! (ou a falta dela)

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.323
Pontos
784
Bom, como vi que bastante gente tem interesse ainda hoje em dia pelo programa, alguns mais manjesters, outros ainda noob como eu, mas como um todo, interessados em aprender, resolvi transformar o tópico no posto de parada pra galera que quer compartilhar suas experiências ou mesmo tirar dúvidas com os mais sábios.

Para quem vive em outro mundo e nunca, nem mesmo ouviu falar desse programa, não se preocupe! Sua alma ainda tem salvação, e nada melhor do que algumas provas visuais para ver que não é só balela, a coisa existe há tempos e agora em 2016 está mais evoluída, encorpada e muito, muito mais acessível a todo tipo de usuário, desde os mais inexperientes (oi!) até os mais avançados.

Arcadia, feito no maker 2k:


Final Fantasy 0 Chapter 1


Galbadian Legends (Feito no rpg maker 2k3)


JunY JunO (feito também no Maker 2000)


Legend of Kardia


Mystic Lands


O Calice Sagrado


Velsabor


=============================================================================

Fixarei aqui links para download de resources, plugins, scripts ou qualquer utilidade que vocês acham que pode acrescentar. Basta colocarem no tópico ou me mandarem pro mp que disponibilizo aqui, com os devidos créditos ao usuário.

Um compilado de plugins disponibilizados pelo user @ErroNoServidor

 
Ultima Edição:

ErroNoServidor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.615
Reações
1.671
Pontos
603
Eu uso... tenho até um projeto já iniciado... o Yanfly e Ækashics liberam bastante coisa. O Yanfly disponibiliza infinitos plugins
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.981
Reações
31.278
Pontos
1.753
usei só o xp la pra 2008. foi a coisa q mais fiz aquele ano no pc.
depois nunca mais.
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.323
Pontos
784
Eu uso... tenho até um projeto já iniciado... o Yanfly e Ækashics liberam bastante coisa. O Yanfly disponibiliza infinitos plugins

Sou horrível pra programar, embora morra de vontade de aprender a mexer nos plugins, sou noobão, então geralmente me limito a usar as ferramentas default do programa. Mó inveja da galera que personaliza a parada todinha.
 

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
Lembro que estava esperando sair esse RPG Maker aí. Ia pegar pra brincar qualquer dia desses. Ele continua usando Ruby?
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.323
Pontos
784
Lembro que estava esperando sair esse RPG Maker aí. Ia pegar pra brincar qualquer dia desses. Ele continua usando Ruby?
Comecei a mexer hoje, mas pelo que entendi não usa. Agora é Java/html5

Engraçado que vi muita gente na internet dizendo que ficou bom pra quem não sabe programar, como eu, pois tá tudo muito simples. Eu já tô mais perdido que quando peguei o XP pela primeira vez. hahaha
 


Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
Comecei a mexer hoje, mas pelo que entendi não usa. Agora é Java/html5

Engraçado que vi muita gente na internet dizendo que ficou bom pra quem não sabe programar, como eu, pois tá tudo muito simples. Eu já tô mais perdido que quando peguei o XP pela primeira vez. hahaha

Bom, o RM normalmente usa seu sistema de eventos (que inclusive ajuda muito a aprender a logica de programação), então deveria ser noob friendly, sim. Vou baixar pra dar uma brincada. Bom pra estimular a lógica.

Me Passa o endereço da loja onde tu pegou?
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.323
Pontos
784
Bom, o RM normalmente usa seu sistema de eventos (que inclusive ajuda muito a aprender a logica de programação), então deveria ser noob friendly, sim. Vou baixar pra dar uma brincada. Bom pra estimular a lógica.

Me Passa o endereço da loja onde tu pegou?

Não sei se pode postar link aqui, ia te mandar por mp mas teu perfil não permite. Então lá vai:

[REMOVIDO]

O crack eu peguei aleatoriamente no google, porque o que eu baixei desse aí era pro W10, aí dava erro de dll, pois existe crack pras duas versões. Peguei o do 7.

Vai criar algum projeto pra brincar? Eu me divirto criando uns jogos toscões só pra exercitar o roteiro. hehe
 
Ultima Edição:

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
Não sei se pode postar link aqui, ia te mandar por mp mas teu perfil não permite. Então lá vai:

http://www.4shared.com/zip/09AYz5B-ba/RPG_Maker_MV_gratuito.html? <---- Programa
http://www.mediafire.com/download/8e227v8am5psmt2/RPG+Maker+MV+1.0.1+Update.rar <--- Update

O crack eu peguei aleatoriamente no google, porque o que eu baixei desse aí era pro W10, aí dava erro de dll, pois existe crack pras duas versões. Peguei o do 7.

Vai criar algum projeto pra brincar? Eu me divirto criando uns jogos toscões só pra exercitar o roteiro. hehe

Hue foi mal, esqueci que tinha bloqueado as mps na época dos clones dos spoilers.
 

O'conner

Bam-bam-bam
Mensagens
3.146
Reações
4.223
Pontos
453
Legal
Viu ficar de folga por mais de uma semana, bom ver esse tópico.
Já sei o que fazer durante as horas que enjoar do ps4.

Enviado de meu controle remoto para TV.
 

ErroNoServidor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.615
Reações
1.671
Pontos
603
É muito bom criar Dungeons Infinitas... eu me divirto demais criando mapas e colocando coisas aleatórias nele... Em um ultimo joguete que fiz eu comecei a utilizar "inimigos" como personagens jogadores, fica bem diversificado (ao meu ver).

PS.: Apesar de no "avatar" aparecer outro rosto do personagem há uma explicação na história do jogo pra isso.

battle_slime_zpsktifgp5t.jpg
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.323
Pontos
784
É muito bom criar Dungeons Infinitas... eu me divirto demais criando mapas e colocando coisas aleatórias nele... Em um ultimo joguete que fiz eu comecei a utilizar "inimigos" como personagens jogadores, fica bem diversificado (ao meu ver).

PS.: Apesar de no "avatar" aparecer outro rosto do personagem há uma explicação na história do jogo pra isso.

battle_slime_zpsktifgp5t.jpg

Sabe me dizer o que eu posso tá fazendo de errado ao criar as dungeons aleatórias? Eu clico mas o mapa fica em branco.


E pelo título do teu projeto nem precisa explicar o porque do bicho ser uma geleia. :klol:klol:klol
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.981
Reações
31.278
Pontos
1.753
bacana umas coisas desse. principalmente rodar em celular. acho q vo arriscar um projeto pequeno (pra terminar, cansei de fazer coisas e parar antes do meio :P ) depois nisso
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.323
Pontos
784
bacana umas coisas desse. principalmente rodar em celular. acho q vo arriscar um projeto pequeno (pra terminar, cansei de fazer coisas e parar antes do meio :P ) depois nisso

Pois é, a novidade dessa versão é que da pra importar o jogo pra mobiles.
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.981
Reações
31.278
Pontos
1.753
Pois é, a novidade dessa versão é que da pra importar o jogo pra mobiles.
eu tenho um emulador de rpg maker xp no meu celular. mas fica meio zoado, tem problemas com layers e fontes e tal.

como ta pra poder comercializar projetos?
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.323
Pontos
784
eu tenho um emulador de rpg maker xp no meu celular. mas fica meio zoado, tem problemas com layers e fontes e tal.

como ta pra poder comercializar projetos?

Aí tu me pegou, tô mexendo mais por diversão, sou muito leigo nessas coisas. Mas lembro que na época do XP teve gente que conseguiu fazer sucesso com jogos montados na plataforma. Depois que veio o VX eu parei de acompanhar. Hoje em dia deve ser moleza, com greenlight e coisas do gênero pra apoiar.
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.323
Pontos
784
@Maner , tu sabe aquele lance de juntar tileset pra criar um só? Era feio muito no xp. Tô tendo um problema e preciso de um auxílio com isso no MV.
 

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
@Maner , tu sabe aquele lance de juntar tileset pra criar um só? Era feio muito no xp. Tô tendo um problema e preciso de um auxílio com isso no MV.

Você diz juntar mais de um tileset pra criar um gigante?

Rapaz, ainda não mexi no MV que baixei, mas se for igual ao VX, tem um tamanho definido, talvez seja isso.
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.323
Pontos
784
Você diz juntar mais de um tileset pra criar um gigante?

Rapaz, ainda não mexi no MV que baixei, mas se for igual ao VX, tem um tamanho definido, talvez seja isso.
Exato. Eu fazia muito disso no XP pra economizar tempo. Agora por exemplo na camada A_1 que é responsável pelos gráficos de movimento (água de riacho, objetos em movimento na água, etc) mesmo esticando o tamanho do tileset da A_1 pra colocar alguns objetos que baixei, ele não mostra os objetos no programa. Mesmo importando a porra da imagem já editada e unida. Será que é isso então? Poxa, que b*sta. Era uma mão na roda o lance de unir tilesets no xp. Pelo visto em vez de unir terei que substituir por algum outro elemento da A_1.
 

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
Exato. Eu fazia muito disso no XP pra economizar tempo. Agora por exemplo na camada A_1 que é responsável pelos gráficos de movimento (água de riacho, objetos em movimento na água, etc) mesmo esticando o tamanho do tileset da A_1 pra colocar alguns objetos que baixei, ele não mostra os objetos no programa. Mesmo importando a porra da imagem já editada e unida. Será que é isso então? Poxa, que b*sta. Era uma mão na roda o lance de unir tilesets no xp. Pelo visto em vez de unir terei que substituir por algum outro elemento da A_1.

É quase certeza. Mexi muito pouco no VX mas notei que basicamente o tamanho dos tiles eram todos iguais.

Posso estar errado, pois não acesso mais sites de makers. Se sobrar um tempo hoje vou dar uma brincada com o MV, mas tá fodam
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.323
Pontos
784
É quase certeza. Mexi muito pouco no VX mas notei que basicamente o tamanho dos tiles eram todos iguais.

Posso estar errado, pois não acesso mais sites de makers. Se sobrar um tempo hoje vou dar uma brincada com o MV, mas tá fodam

c***lho, que ódio. Achei que recortando algumas imagens do A_1 e substituindo pelos itens em movimento que eu quero que estejam nesse tileset ia resolver. As porras dos itens continuam aparecendo "por trás" da imagem original do tileset. Que escroto.
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.323
Pontos
784
E free ?

Enviado desde mi LG-P880 mediante Tapatalk

O nosso é. :coolface

Tá caro ainda, nem fodendo que eu pago o preço full. Ao menos não nesse momento. Mas quando entrar em promoção se eu ainda tiver mexendo até lá, eu pego. Acha fácil versão jack na net. Ali em cima coloquei.
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.685
Reações
40.317
Pontos
1.053
Rapaz esse ae já vem com opção de batalha lateral é?
Quando eu mexia nisso foi um trabalho do cão pra colocar esse estilo de batalha, hehe.

Infelizmente não tenho mais tempo pra fazer esses projetos. Eu terminei 2 jogos simples mas levei um tempão pra fazer cada um deles.
Eu gostava muito de personalizar os menus, fazer os cenários e tal. Usava vários efeitos pra criar uma atmosfera, mexia com a tonalidade da tela, colocava efeitos sonoros que combinassem com aquele ambiente... enfim, eu curtia fazer a parte visual da parada. Mas quando o assunto é criar uma história eu sou um desastre xD
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.323
Pontos
784
Rapaz esse ae já vem com opção de batalha lateral é?
Quando eu mexia nisso foi um trabalho do cão pra colocar esse estilo de batalha, hehe.

Infelizmente não tenho mais tempo pra fazer esses projetos. Eu terminei 2 jogos simples mas levei um tempão pra fazer cada um deles.
Eu gostava muito de personalizar os menus, fazer os cenários e tal. Usava vários efeitos pra criar uma atmosfera, mexia com a tonalidade da tela, colocava efeitos sonoros que combinassem com aquele ambiente... enfim, eu curtia fazer a parte visual da parada. Mas quando o assunto é criar uma história eu sou um desastre xD

Comigo é o contrário. Sou escritor amador, então minha facilidade é roteirizar, agora a parte técnica eu sou um cocô. Aí acabo criando qualquer m****, só pra divertir.

Ah, respondendo sua pergunta. Voltou sim o sistema lateral. Dá pra usar os dois se não me engano, a primeira pessoa, ou o outro.
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.685
Reações
40.317
Pontos
1.053
Comigo é o contrário. Sou escritor amador, então minha facilidade é roteirizar, agora a parte técnica eu sou um cocô. Aí acabo criando qualquer m****, só pra divertir.

Ah, respondendo sua pergunta. Voltou sim o sistema lateral. Dá pra usar os dois se não me engano, a primeira pessoa, ou o outro.
Poxa, se fosse a uns 2 anos atrás a gente podia montar uma equipe e fazer um projeto foda. Suas skills com história, as minhas com visual e alguém que manjasse mais de script. hehe
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.323
Pontos
784
Poxa, se fosse a uns 2 anos atrás a gente podia montar uma equipe e fazer um projeto foda. Suas skills com história, as minhas com visual e alguém que manjasse mais de script. hehe

Seria irado, bom, atualmente tô em casa. Devo recomeçar a trampar logo, logo. Mas sempre tenho meu tempo livre pra essas nerdices particulares, quando quiser, só falar.
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.685
Reações
40.317
Pontos
1.053
Seria irado, bom, atualmente tô em casa. Devo recomeçar a trampar logo, logo. Mas sempre tenho meu tempo livre pra essas nerdices particulares, quando quiser, só falar.
Como eu trabalho no PC eu evito usar muito ele no tempo livre, mas quem sabe no futuro. :)
 

ErroNoServidor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.615
Reações
1.671
Pontos
603
Sabe me dizer o que eu posso tá fazendo de errado ao criar as dungeons aleatórias? Eu clico mas o mapa fica em branco.
E pelo título do teu projeto nem precisa explicar o porque do bicho ser uma geleia. :klol:klol:klol

Onde você está editando o mapa da um Ctrl + D ou clica com o botão direito no nome do mapa e vai em "Gerar Masmorra"
Escolhe se vai ter salas ou será um labirinto
Escolha a tile que será utilizada como parede e que será o piso
Prontinho, mapa gerado. Agora é só colocar o "recheio"

PS.: Antes disso vá as configurações do mapa > Tileset > Dentro (Como uso o RM da Steam o meu está em pt-br)
PS2.: A dungeon será criada com a largura / altura do mapa
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.323
Pontos
784
Onde você está editando o mapa da um Ctrl + D ou clica com o botão direito no nome do mapa e vai em "Gerar Masmorra"
Escolhe se vai ter salas ou será um labirinto
Escolha a tile que será utilizada como parede e que será o piso
Prontinho, mapa gerado. Agora é só colocar o "recheio"

PS.: Antes disso vá as configurações do mapa > Tileset > Dentro (Como uso o RM da Steam o meu está em pt-br)
PS2.: A dungeon será criada com a largura / altura do mapa
Opa, vlw!

Impressionante que quando a gente é leigo na parada, horas na frente do programa parece uma eternidade, e quando vamos ver, só criamos algo como essa b*sta aqui.

UmkDS3e.png

:klol:klol
 

Vigilante Master

Bam-bam-bam
Mensagens
4.258
Reações
9.027
Pontos
293
Opa, vlw!

Impressionante que quando a gente é leigo na parada, horas na frente do programa parece uma eternidade, e quando vamos ver, só criamos algo como essa b*sta aqui.

UmkDS3e.png

:klol:klol
É assim mesmo cara, mas segue firme que logo vc vira um mestre.
Basta dedicação.
 

Spekkio_

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
2.445
Reações
2.407
Pontos
769
Bateu uma nostalgia aqui... nunca cheguei a criar um jogo, mas gostava de ficar fuçando nas possibilidades do programa. Podíamos marcar um projetinho nas férias. :P
 

Celagus

Bam-bam-bam
Mensagens
1.057
Reações
982
Pontos
313
nossa nostalgia bateu forte aqui, da pra fazer action rpg ou so turn based?

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
 
Topo Fundo