O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[T.O] RPG Maker - Vamos trocar experiência! (ou a falta dela)

ErroNoServidor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.615
Reações
1.671
Pontos
603
Bateu uma nostalgia aqui... nunca cheguei a criar um jogo, mas gostava de ficar fuçando nas possibilidades do programa. Podíamos marcar um projetinho nas férias. :P

Me inclua nessa ideia aí...

@topic
Eu tenho muitos plugins aqui pré-configurados, se alguem se interessar eu posso dar uma zipada neles e disponibilizar
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.323
Pontos
784
Me inclua nessa ideia aí...

@topic
Eu tenho muitos plugins aqui pré-configurados, se alguem se interessar eu posso dar uma zipada neles e disponibilizar

Pô, bicho, os perdidos como eu ficariam gratos!

Aliás, será que dá pra transformar isso aqui no tópico oficial pros interessados ou nem compensa? Na última vez que vi parecia ter pouca gente interessado, em compensação agora, criei ontem e já tá na segunda página. Vai que a galera anima de mexer e compartilhar as experiências?
 

O'conner

Bam-bam-bam
Mensagens
3.146
Reações
4.223
Pontos
453
Tópico oficial eu apoio
Talvez assim cai uma galera de outras bandas da internet aqui e ajuda mais ainda.
 


Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.685
Reações
40.317
Pontos
1.053
Pior que só de ver as screens do programa já dá vontade de mexer de novo. :klol
 
Ultima Edição:

Snake-Eyes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.661
Reações
8.877
Pontos
1.209
Vou baixar, testar e ver de comprar.

Enviado desde mi LG-P880 mediante Tapatalk
 

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
Opa, vlw!

Impressionante que quando a gente é leigo na parada, horas na frente do programa parece uma eternidade, e quando vamos ver, só criamos algo como essa b*sta aqui.

UmkDS3e.png

:klol:klol

Porra bicho, tá ótimo. Eu mesmo não tenho criatividade alguma pra desenhar mapas, em alguns jogos fico só babando na capacidade dos caras em fazer mapas bonitos e eu só faço gramados vazios. Haha

Me inclua nessa ideia aí...

@topic
Eu tenho muitos plugins aqui pré-configurados, se alguem se interessar eu posso dar uma zipada neles e disponibilizar

Seria muito bom.

Pô, bicho, os perdidos como eu ficariam gratos!

Aliás, será que dá pra transformar isso aqui no tópico oficial pros interessados ou nem compensa? Na última vez que vi parecia ter pouca gente interessado, em compensação agora, criei ontem e já tá na segunda página. Vai que a galera anima de mexer e compartilhar as experiências?

Rola de transformar em TO sim. Chama a galera e tal.
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.323
Pontos
784
Porra bicho, tá ótimo. Eu mesmo não tenho criatividade alguma pra desenhar mapas, em alguns jogos fico só babando na capacidade dos caras em fazer mapas bonitos e eu só faço gramados vazios. Haha



Seria muito bom.



Rola de transformar em TO sim. Chama a galera e tal.
Pronto, transformado. Conforme a galera for postando as coisas eu vou passando pro OP.
 

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
Pronto, transformado. Conforme a galera for postando as coisas eu vou passando pro OP.

Beleza. Só pro tópico correr legal, tira o link do RM pirata. Resources que não forem livres também é bom tirar. Só pra não termos o tópico trancado depois.
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.685
Reações
40.317
Pontos
1.053
Opa, vlw!

Impressionante que quando a gente é leigo na parada, horas na frente do programa parece uma eternidade, e quando vamos ver, só criamos algo como essa b*sta aqui.

UmkDS3e.png

:klol:klol
Tá bem legal. Eu só trabalharia mais a parte da grama.
Coloca umas folhas caídas perto daquelas árvores da parte de cima, vai meio que "contornando" elas com as folhas e talvez mais um ou outro tronco cortado.
O negócio é não deixar muitos espaços vazios, mas preencha esses espaços com coisas que tenham sentido em estarem ali, que é pra não ficar aquele aspecto poluído.

O riacho tmb pode ser um pouco menos quadrado, tenta dar uma arredondada nos cantos.

Pra finalizar, uma ou duas borboletas voando nas áreas com mais flores, uma overlayer com uns raios de sol vindo de cima e um processo paralelo aumentando levemente a saturação das cores na tela dariam o toque final. ;)
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.323
Pontos
784
Tá bem legal. Eu só trabalharia mais a parte da grama.
Coloca umas folhas caídas perto daquelas árvores da parte de cima, vai meio que "contornando" elas com as folhas e talvez mais um ou outro tronco cortado.
O negócio é não deixar muitos espaços vazios, mas preencha esses espaços com coisas que tenham sentido em estarem ali, que é pra não ficar aquele aspecto poluído.

O riacho tmb pode ser um pouco menos quadrado, tenta dar uma arredondada nos cantos.

Pra finalizar, uma ou duas borboletas voando nas áreas com mais flores, uma overlayer com uns raios de sol vindo de cima e um processo paralelo aumentando levemente a saturação das cores na tela dariam o toque final. ;)
Opa, acho que tenho algumas folhas aqui nos characteres, vou procurar direito (meu maior travamento é isso, eu dependo sempre de resources já prontos, pois não manjo de edição de imagens). Vou dar uma melhorada no riacho e colocar também uns dois pássaros, talvez, próximo às árvores. Tenho umas abelhas aqui que em um canto distante também viriam a calhar.

Quanto ao overlayer com os raios de sol, é muito difícil fazer? Acho lindo os mapas que a galera consegue colocar aqueles raios de sol passando por entre ás árvores, putz.
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.685
Reações
40.317
Pontos
1.053
Opa, acho que tenho algumas folhas aqui nos characteres, vou procurar direito (meu maior travamento é isso, eu dependo sempre de resources já prontos, pois não manjo de edição de imagens). Vou dar uma melhorada no riacho e colocar também uns dois pássaros, talvez, próximo às árvores. Tenho umas abelhas aqui que em um canto distante também viriam a calhar.

Quanto ao overlayer com os raios de sol, é muito difícil fazer? Acho lindo os mapas que a galera consegue colocar aqueles raios de sol passando por entre ás árvores, putz.
Só procurar no google ou alguns sites de resources. É basicamente uma imagem .png transparente, e vc cria um evento pra ativar essa imagem na tela quando o jogador entrar naquela área.
Faz uns testes mexendo nas cores da tela tmb, tem umas opções de eventos lá que são voltados pra isso. Isso ajuda bastante a criar uma atmosfera. Tipo deixar a tela alaranjada num cenário de por do sol, ou azulada e escura num ambiente noturno.

A última vez que mexi foi no VX e tinha borboletas pequenas que eu colocava voando aleatoriamente, e setado pra passar por cima do personagem caso os dois sprites se encontrem, hehe.
Outra, no caso dessa sua tela seria legal tmb colocar uns efeitos sonoros de natureza tocando baixinho junto com a trilha sonora.
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.323
Pontos
784
Só procurar no google ou alguns sites de resources. É basicamente uma imagem .png transparente, e vc cria um evento pra ativar essa imagem na tela quando o jogador entrar naquela área.
Faz uns testes mexendo nas cores da tela tmb, tem umas opções de eventos lá que são voltados pra isso. Isso ajuda bastante a criar uma atmosfera. Tipo deixar a tela alaranjada num cenário de por do sol, ou azulada e escura num ambiente noturno.

A última vez que mexi foi no VX e tinha borboletas pequenas que eu colocava voando aleatoriamente, e setado pra passar por cima do personagem caso os dois sprites se encontrem, hehe.
Outra, no caso dessa sua tela seria legal tmb colocar uns efeitos sonoros de natureza tocando baixinho junto com a trilha sonora.

Opa, a questão do som, graças a deus não precisa deu um conhecimento absurdo, hahaha. Eu já coloquei uma BGM baixinha, junto com o barulho brando do riacho. Vou colocar uns cantos de passarinho se eu achar.
 

Celagus

Bam-bam-bam
Mensagens
1.057
Reações
982
Pontos
313
To testando aqui, e ta mt mais facil mesmo, pra criar os eventos e tal, incrivel como eu usava isso antes do RPG Maker XP
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.685
Reações
40.317
Pontos
1.053
@Vaçago

Vê se deu uma melhorada.

ANTES:

l4w66y8.png

DEPOIS:
tHnTMS9.png
Melhorou bastante! O riacho/lagoa agora parece bem mais natural. Sempre mantenha esse visual meio irregular quando estiver fazendo cenários de natureza.
Eu só colocaria uns matinhos e pedrinhas aleatórias nessas áreas vazias. Vc concentrou os detalhes do cenário ao redor da estrada, pode espalhar um pouco mais. Dá pra espalhar mais algumas rosas tmb, mas não tanto quanto nessa área com as borboletas, que está bem foda por sinal.

No geral a dica é: não tenha medo de preencher muitos tiles com detalhes. Vai colocando graminha, pedrinha, galhos, etc. Vc vai perceber quando está ficando poluído, ae vc para. :klol

Desculpa se eu estou sendo meio exigente, haha.
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.323
Pontos
784
Melhorou bastante! O riacho/lagoa agora parece bem mais natural. Sempre mantenha esse visual meio irregular quando estiver fazendo cenários de natureza.
Eu só colocaria uns matinhos e pedrinhas aleatórias nessas áreas vazias. Vc concentrou os detalhes do cenário ao redor da estrada, pode espalhar um pouco mais. Dá pra espalhar mais algumas rosas tmb, mas não tanto quanto nessa área com as borboletas, que está bem foda por sinal.

No geral a dica é: não tenha medo de preencher muitos tiles com detalhes. Vai colocando graminha, pedrinha, galhos, etc. Vc vai perceber quando está ficando poluído, ae vc para. :klol

Desculpa se eu estou sendo meio exigente, haha.

Haha, verdade, eu tinha ficado na dúvida se deveria colocar mais coisa e acabar perdendo a mão. Vou dar mais uma editada. Pra esse primeiro mapa eu preferi manter a luz do sol estática, mas também testei com ela em movimento e ficou lindona. Será que tem script pra esse MV, com sistema de noite/dia?
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.685
Reações
40.317
Pontos
1.053
Haha, verdade, eu tinha ficado na dúvida se deveria colocar mais coisa e acabar perdendo a mão. Vou dar mais uma editada. Pra esse primeiro mapa eu preferi manter a luz do sol estática, mas também testei com ela em movimento e ficou lindona. Será que tem script pra esse MV, com sistema de noite/dia?
Script por passagem de tempo eu não sei, e tmb nunca usei. Eu usava eventos mesmo, mas ae ia anoitecendo aos poucos na medida em que o jogador avançasse até certa área e tal.
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.323
Pontos
784
Script por passagem de tempo eu não sei, e tmb nunca usei. Eu usava eventos mesmo, mas ae ia anoitecendo aos poucos na medida em que o jogador avançasse até certa área e tal.

É muito longo o processo? Ou há algum meio de automatizar sem precisar fazer o mesmo procedimento em todo santo mapa?
 

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
Instalei aqui. Pretendo brincar. @Vaçago se fodeu, vai ser meu consultor de buniteza de cenários.

No mais, achei meio b*sta terem tirado o editor de Scripts. Ter que fazer os plugins por fora é mais chato.
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.685
Reações
40.317
Pontos
1.053
É muito longo o processo? Ou há algum meio de automatizar sem precisar fazer o mesmo procedimento em todo santo mapa?
Bem, depende de cada caso. O negócio é que quando o jogador entra no mapa vai ser ativado um processo paralelo que muda a tonalidade da tela.
No caso de uma cidade noturna. O jogador está no world map com o tom de tela normal (ou talvez a tela escureça um pouco quando ele estiver nas áreas próximas à cidade, pra fazer uma transição mais natural). Ele entra na cidade e um evento vai fazer a tela ficar escurecida e azulada (luz da lua). Quando ele entra numa casa vai ter um evento pra deixar a tela um pouco mais clara e amarelada (luz de velas).
Como a parte externa da cidade é um único mapa bem grande, ela vai ter só um evento pra anoitecer. E cada casa vai ter um evento pra luzes de vela, que no caso é só dar ctrl+c/ctrl+v no mesmo evento pra todas.

Com eventos o jeito de acelerar o processo é copiar e colar mesmo, e só alterar o que for necessário pra cada caso, não precisa fazer do zero toda hora.
 

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
Alguém se interessa por fazer eventos ANTES do título ser exibido? Alterei o script do boot aqui e agora podemos dar um id de mapa como parâmetro para rolarem uns eventos ou mesmo controlar o personagem antes do título ser chamado.

É bem grosseiro e gambiarrento, mas que funciona, funciona. :klol
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.323
Pontos
784
Alguém se interessa por fazer eventos ANTES do título ser exibido? Alterei o script do boot aqui e agora podemos dar um id de mapa como parâmetro para rolarem uns eventos ou mesmo controlar o personagem antes do título ser chamado.

É bem grosseiro e gambiarrento, mas que funciona, funciona. :klol

Mas no caso isso torna a função "posição inicial do jogador" obsoleta, neh?
 

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
Mas no caso isso torna a função "posição inicial do jogador" obsoleta, neh?

Não. A posição inicial do jogador é onde o jogador é lançado após selecionado New Game no menu inicial.

Dessa forma aqui, basicamente você é lançado para um mapa à escolha, faz/joga os eventos que quiser, e quando achar que é hora do menu, chama o menu inicial via Script e a partir daí tudo rola normalmente.
 

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
Aliás, estranho instalei o update bonitinho mas continua sendo reconhecido como versão 1.0 LOOOL

Será que é o Ronaldo do jogo que tá zoado?
 

Duolks

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.233
Reações
7.105
Pontos
703
Gente de curioso, como muda a linguagem da bagaça? Esse pt_br by google translator faz meus olhos sangrarem...
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.323
Pontos
784
Vou usar isso pra desenvolver meu jogo de mechas.
Dicas?

Depende quais as dúvidas, eu sou tão noob quanto qualquer, mas vou me virando como posso. Tem gente aqui que entende muito mais e vai te ajudar bastante, basta colocar aqui o que precisa saber. Mas um conselho eu dou: Cate todos os resources que achar pela internet (se tua intenção não for fazer um jogo comercial, claro, se não dá treta com os direitos), uma hora tu vai precisar, acredite. :klol

Gente de curioso, como muda a linguagem da bagaça? Esse pt_br by google translator faz meus olhos sangrarem...

Aqui eu mudei do inglês pro BR substituindo os arquivos de dentro da pasta da linguagem ENG, pois adicionando a pasta BR o jogo simplesmente não reconhecia. No teu caso, só fazer o contrário.

Aliás, estranho instalei o update bonitinho mas continua sendo reconhecido como versão 1.0 LOOOL

Será que é o Ronaldo do jogo que tá zoado?
Aqui tá 1.0.1
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.323
Pontos
784
@Maner como tá o trabalho aí? Tô fazendo umas pequenas alterações no plugin que baixei pra poder usar o livro de quest's. c***lho, é uma mão na roda isso. PQP, os caras são muito gênio pra criar algo assim.
 

burn1004

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.232
Reações
916
Pontos
599
Cara, que tópico nostálgico, essa semana mesmo eu tava falando com um amigão que tava com as ideias de um jogo na cabeça
vou tentar fazer um mapa de leve pra ele testar e se der certo sento pra escrever a história
 
Topo Fundo