O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial Oculus Rift |OT2] Quest 3 anunciado [$500]

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.393
Reações
79.935
Pontos
2.059


O form factor é possível em termos de lente e tela (temos telas OLED ridiculamente pequenas e com alto ppi chegando ao mercado), o problema que eu vejo aí é o tracking. Como fazer o tracking com um "corpo" tão pequeno? Não é atoa que esse aí carece de positional tracking. Eu tinha visto esse produto há 1 ano atrás, e pelo o que vi eles ainda estão na mesma.

Sem dúvidas chegaremos nesse form factor, cedo ou tarde. Mas sem positional tracking eu não vejo vantagem. Entre protótipo e um produto completo sendo vendido no mercado há muito chão a ser percorrido.
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.393
Reações
79.935
Pontos
2.059
Pelo visto o TPCast funciona mesmo! E é bem robusto.



Norm achou a experiência (até onde ele testou) indistinguível em relação ao cabo.
 

RareHero

Bam-bam-bam
Mensagens
9.722
Reações
24.554
Pontos
363
O form factor é possível em termos de lente e tela (temos telas OLED ridiculamente pequenas e com alto ppi chegando ao mercado), o problema que eu vejo aí é o tracking. Como fazer o tracking com um "corpo" tão pequeno? Não é atoa que esse aí carece de positional tracking. Eu tinha visto esse produto há 1 ano atrás, e pelo o que vi eles ainda estão na mesma.

Sem dúvidas chegaremos nesse form factor, cedo ou tarde. Mas sem positional tracking eu não vejo vantagem. Entre protótipo e um produto completo sendo vendido no mercado há muito chão a ser percorrido.

Outra reclamação dessa proposta é um pouco de vazamento de luz, mas acho que ali resolveriam isso usando algum tipo de cobertura flexível lateral, em todo o caso,para aqueles que pensam que um dia o padrão será uma mera armação da mesma forma que um óculos 3D, acho que vão se decepcionar, o HMD só será funcional se tiver uma vedação completa que impeça a incidência de luz exterior.

Tava pensando aqui, não seria possível usar um tipo de configuração com uma constelação de pequenos lasers de baixa intensidade, igual aquelas trenas de medição, com spots posicionados ao longo da estrutura?

Por exemplo, para fazer o tracking lateral e traseiro, alguns poucos lasers ao longo da armação mediriam as relações de distância, acho que o problema seria a questão do tamanho e consequentemente a capacidade da bateria em um form factor desse, o consumo de energia, mesmo com lasers mais eficientes ainda deve ser um fator limitador.
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.393
Reações
79.935
Pontos
2.059
Tava pensando aqui, não seria possível usar um tipo de configuração com uma constelação de pequenos lasers de baixa intensidade, igual aquelas trenas de medição, com spots posicionados ao longo da estrutura?

Pô cara, não faço ideia dos aspectos técnicos envolvidos. Tenho zero base para opinar nesse ponto :klol
Mas a outra solução seriam pequenas câmeras para inside-out tracking. Mas é aquilo, ainda está para nascer um produto comercial com esse tipo de tracking, testado e aprovado. Então o jeito é esperar :(
 


ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
Hoje tive mais uma experiencia com o VR, eu já tinha ido num shopping aqui da região de onde moro e tem aqueles esquemas de montanha russa com o RIFT, até contei como foi aqui nesse tópico e tinha ficado muito animado e tal...

Hoje eu estava voltando de Guaratuba no litoral do Paraná e passei em Curitiba num shopping Crystal pra visitar uma livraria lá, mas chegando lá nem existia mais a tal livraria, então que no segundo andar eu me deparo com isso:

57y3c0oYZcOEIL3PsmMLHhr0IFTnKaXAHz9c2hd_m76QM2DppFmIUPuJvPesX149o4AD7SniV9fRi_F6sufcK14s6pBABiTCD16hzs8mi-g6BZFGCTyg8Dr-xEY27w7hrku12c8ydiBO1H03-5qnvuNgTHlBhzd6WH40sTcl1CcDfaVJZbkLl2we6MTMVnzrDNrK6oY115lX0rWc62XZE5e5Q-1EdKcR_kDgK33eTMLWAtZJDHNgR3yAG_PaPXwTPyV4ATQyI4UUWFxnqxWxlRLSDYsuPXbqiQGa9q52e7QKC1lg4hHnt3VWlKTMeQxb7-JhmDy9K3eeyL8PlK6nXSjVJMi7faBqI5JK8eOWSFg_e20vtVx5SE6aXsJ-35_ZM_4A3m7R8soMoE7n_6lDsTXRO1uQsl49S2e8ZE28A1jlaqCVNBvVR4qFY946WWYfDHFGcxcLH2n1v1_CK-hIqSI9BrlCmXBXzkQnPSDy161Aa_wjEYAZxopab9_gRhqxANzY7g8SRA_gqUL6KdakDk1U6LnV-d5IaQM_isE13t3kw6oXKZXREvm_qvZd31y0xI3Ui47UUqtbeP3ifhhySmC7atgAuaePlTZBu-NLfqB0Xe9CX-T7zg=w851-h638-no

Esse ai é meu filho, mas eram 2 cockpits desse ai de Formula 1 e essa espera ai, no começo fiquei todo animado, pensei que a esfera era com o VR também, mas é a tela projetada lá dentro...

Bom eu fui no carro de formula 1 vermelho que está do outro lado, com um HTC VIVE, eram 30 reais por 5 minutos, mas eu acho que ele deixou eu jogar uns 10 minutos ou até mais, pois eu completei a corrida e o shopping estava bem vazio na hora.

Eu sou um noob completo em jogos de corrida, o único jogo de corrida que joguei ultimamente foi o Forza Horizon no Xbox One, acho que o 2, e como todo noob, jogo naquelas cameras de trás do carro e ainda longe do carro :klol.

Bem, eu sentei lá e ele me passou umas poucas instruções, eu nunca joguei nessas cameras de dentro do cockpit, pq sou noob como já disse, sentei lá e começou a corrida, eu fiquei impressionado como era gostoso guiar naquela camera do cockpit com o VR, parecia que eu estava dirigindo mesmo de verdade, era muito natural. Não que eu dirigi bem, mas foi muito mais natural do que quando eu usava essa camera na TV. A imersão é foda, quando eu comecei a fazer as curvas, eu senti que eu pendia a cabeça pro lado, :klol, invonluntariamente, eu nem entendi isso na hora, mas depois no caminho vindo embora eu percebi que na vida real, quando eu fazia as curvas, eu não pendia o pescoço, mas o corpo está tão acostumado a dirigir, que quando você vira, o corpo já faz força pra evitar o pescoço pender com a força G, e como lá o corpo acha que você está dirigindo mesmo, o corpo faz força, mas como não tem força G, você acaba pendendo o pescoço sem querer, passando vergonha no meio do shopping. A parte ruim é que o som do jogo não era em um fone de ouvido, saia de trás do carro, atrás do banco, sei lá, isso tirava muito do realismo e também vc escuta os sons do shopping.

Agora a parte que eu achei decepcionante, a parte gráfica e a resolução do óculos, da outra vez eu testei o RIFT e era bem fraca a resolução e o jogo era bem feio, mas eu achei que como era aquele tipo de jogo, meio indie sei lá, ser feio tudo bem, mas nesse project cars, era muito feio, eu não perguntei que máquina que era, mas a cerca envolta da pista chegava desaparecer no meio de tanto serrilhado, e a baixa resolução não ajudava, eu achava que o VIVE iria ter uma resolução bem melhor que o RIFT que eu usei, que deveria ser o DK2, mas os pixels eram muito grandes.

Eu comecei a sentir a mesma coisa do que quando usei o RIFT na montanha russa, suor frio e estomago ruim.

No começo eu fiquei meio assim de pagar R$30,00 pra usar por 5 minutos, mas como eu tinha muita intenção de comprar um VR, eu quero testar tudo que tiver oportunidade antes de qualquer coisa, e recomendo a quem tiver interesse, em testar também, pra não gastar de 2 a 3k, num acessório desse e depois se decepcionar, no meu caso eu estou decidido a esperar mais tempo e ver se saem novos modelos.
 

Phoenix Eagle

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.082
Reações
9.433
Pontos
1.454
Agora a parte que eu achei decepcionante, a parte gráfica e a resolução do óculos, da outra vez eu testei o RIFT e era bem fraca a resolução e o jogo era bem feio, mas eu achei que como era aquele tipo de jogo, meio indie sei lá, ser feio tudo bem, mas nesse project cars, era muito feio, eu não perguntei que máquina que era, mas a cerca envolta da pista chegava desaparecer no meio de tanto serrilhado, e a baixa resolução não ajudava, eu achava que o VIVE iria ter uma resolução bem melhor que o RIFT que eu usei, que deveria ser o DK2, mas os pixels eram muito grandes.

Eu comecei a sentir a mesma coisa do que quando usei o RIFT na montanha russa, suor frio e estomago ruim.

No começo eu fiquei meio assim de pagar R$30,00 pra usar por 5 minutos, mas como eu tinha muita intenção de comprar um VR, eu quero testar tudo que tiver oportunidade antes de qualquer coisa, e recomendo a quem tiver interesse, em testar também, pra não gastar de 2 a 3k, num acessório desse e depois se decepcionar, no meu caso eu estou decidido a esperar mais tempo e ver se saem novos modelos.
Ta ai algo que achei ruim quando testei a montanha russa - você notar os pixels te quebra MUITO a imersão, mas eu acredito que é questão de tempo para sair algo com PPI alto suficiente para você não perceber isto.

Eu fico curioso para saber qual seria a qtde para você não perceber com o treco grudado no seu rosto.
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
Ta ai algo que achei ruim quando testei a montanha russa - você notar os pixels te quebra MUITO a imersão, mas eu acredito que é questão de tempo para sair algo com PPI alto suficiente para você não perceber isto.

Eu fico curioso para saber qual seria a qtde para você não perceber com o treco grudado no seu rosto.

Ai é que tá, o que eu tinha testado era 960x1080 por olho pelo que eu pesquisei aqui, o VIVE que eu testei hoje é 1200 x 1080, a diferença é pouca mesmo, eu não sei qual seria a resolução ideal pra ficar bom, o problema é que se aumentar demais a resolução, vai precisar de uma maquina forte demais pra rodar na taxa de quadros exigida pra ficar bom, que é 90 FPS
 

Phoenix Eagle

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.082
Reações
9.433
Pontos
1.454
Ai é que tá, o que eu tinha testado era 960x1080 por olho pelo que eu pesquisei aqui, o VIVE que eu testei hoje é 1200 x 1080, a diferença é pouca mesmo, eu não sei qual seria a resolução ideal pra ficar bom, o problema é que se aumentar demais a resolução, vai precisar de uma maquina forte demais pra rodar na taxa de quadros exigida pra ficar bom, que é 90 FPS
Achei um artigo falando que o PPI para não perceber seria de ~1150ppi

E na discussão, alguns falavam que quando se utiliza lentes de aumento no dispositivo - temos que considerar a imagem ampliada e isto elevaria o PPI necessário para 6074ppi :lolwtf

Considerando que o recorde hoje é de 2098ppi :kkk em algo que esta no laboratório :khuh deve demorar MUITO para termos pixels imperceptíveis!

A questão do poder pra rodar - bom, acho que nada impede de jogar o jogo em uma resolução menor e tacar um anti-aliasing - de qualquer maneira neste cenário os serrilhados iriam ficar enormes na frente do seu olho mesmo usando AA - sei lá uhauhahu
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.393
Reações
79.935
Pontos
2.059
4K por olho já deve ficar bem bacana em termos de resolução. Mas vcs estão falando de baixa resolução ou de screen door effect?
 

Phoenix Eagle

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.082
Reações
9.433
Pontos
1.454
4K por olho já deve ficar bem bacana em termos de resolução. Mas vcs estão falando de baixa resolução ou de screen door effect?
Na verdade dos dois - mas a parte dos PPI's é sobre o Screen Door Effect
screendooreffect.jpg
33687_fccb12b074e909ac8bd7444d2825c097.png



Eu usei o DK2, me incomodou demais - ai nesta imagem parece pequeno huauhahu mas a ~2cm do olho fica muito destacado.
 

Phoenix Eagle

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.082
Reações
9.433
Pontos
1.454
4K por olho já deve ficar bem bacana em termos de resolução. Mas vcs estão falando de baixa resolução ou de screen door effect?


Olha,o DK2 que usei tem 408PPI, o Oculus Rift versão final tem 2160x1200 (1080x1200 por olho) o que dá 456PPI, se for 4K a tela toda 3840x2160 (1920x2160 por olho) daria ~816PPI, e 8K daria 7680x4320 (3840x4320 por olho ) daria 1632ppi

Provavelmente na segunda versão do Oculus ele deve vim em 4K :kpensa, deve melhorar muito mas para chegar no que julgam imperceptível seria 7~8K
 
Ultima Edição:

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.393
Reações
79.935
Pontos
2.059
Na verdade dos dois - mas a parte dos PPI's é sobre o Screen Door Effect
screendooreffect.jpg
33687_fccb12b074e909ac8bd7444d2825c097.png



Eu usei o DK2, me incomodou demais - ai nesta imagem parece pequeno huauhahu mas a ~2cm do olho fica muito destacado.

Tecnicamente vc consegue acabar com o screen door effect de outras formas. Dizem que o Rift tem muito pouco, que é quase imperceptível. O que é visível é a resolução baixa. Parece que eles usaram um filtro difuso para amenizar, e as lentes também tem um impacto nisso. Note que a parte preta entre os pixels é o que forma o SDE. É mais uma questão de vc diminuir o espaço entre os pixels do que aumentar a quantidade deles.
 

Phoenix Eagle

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.082
Reações
9.433
Pontos
1.454
É mais uma questão de vc diminuir o espaço entre os pixels do que aumentar a quantidade deles.

Hmmmm :kpensa, você tem razão - o problema é mais o DOT PITCH (Distância entre os Pixels) do que o PPI (que também resolveria, mas é mais caro).

Bom, nem sei se há a preocupação de reduzir DOT PITCH no mercado de pesquisa - pois ele esta intimamente ligado com o aumento do PPI.
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
Hmmmm :kpensa, você tem razão - o problema é mais o DOT PITCH (Distância entre os Pixels) do que o PPI (que também resolveria, mas é mais caro).

Bom, nem sei se há a preocupação de reduzir DOT PITCH no mercado de pesquisa - pois ele esta intimamente ligado com o aumento do PPI.

O problema é que eles usam telas já desenvolvidas pra celulares não? E nessas telas nem em 1080p praticamente você não percebe essa questão da distancia dos pixels, só se tiver uma explosão de VR em smartphones e isso estimular a melhorarem isso.

Tecnicamente vc consegue acabar com o screen door effect de outras formas. Dizem que o Rift tem muito pouco, que é quase imperceptível. O que é visível é a resolução baixa. Parece que eles usaram um filtro difuso para amenizar, e as lentes também tem um impacto nisso. Note que a parte preta entre os pixels é o que forma o SDE. É mais uma questão de vc diminuir o espaço entre os pixels do que aumentar a quantidade deles.

Eu tive justamente a sensação de que no Oculus Rift a imagem era melhor que no VIVE, e era o DK2, não era a versão final, mas isso podem ter outros fatores, talvez fossem máquinas diferentes e pode ser que a máquina que estava rodando o jogo no VIVE era mais fraca e ficou o jogo mais feio.
 

Phoenix Eagle

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.082
Reações
9.433
Pontos
1.454
O problema é que eles usam telas já desenvolvidas pra celulares não? E nessas telas nem em 1080p praticamente você não percebe essa questão da distancia dos pixels, só se tiver uma explosão de VR em smartphones e isso estimular a melhorarem isso.

Bom, para um dos lados o pessoal do VR vai ter que ir - ou redução do Dot Pitch, mantendo a qtde de pixel ou o aumento de PPI!

Entre os dois - do meu ponto de vista leigo, o mais fácil e barato deve ser a redução do dot pitch.

A menos que consigam enganar nossos olhos por outros meios, eu não vejo como não ir para um dos lados.
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
Bom, para um dos lados o pessoal do VR vai ter que ir - ou redução do Dot Pitch, mantendo a qtde de pixel ou o aumento de PPI!

Entre os dois - do meu ponto de vista leigo, o mais fácil e barato deve ser a redução do dot pitch.

A menos que consigam enganar nossos olhos por outros meios, eu não vejo como não ir para um dos lados.

Outra dúvida minha, é que no RIFT eu tinha uma sensação de imersão maior, no VIVE eu via claramente duas bolas que era a tela, agora pode ser também que aquilo era alguma regulagem no óculos, tipo afastar ou aproximar do olho a lente, no RIFT eu lembro que a lente ficava beeem perto do olho.

E como eu vi isso, eu fiquei em dúvida se toda a tela é aproveitada, ou se só uma bola no meio da tela, pois acho que é uma tela dividida no meio, tipo no celular mesmo, e se for aproveitado só um circulo no centro de cada lado tem uma perda grande de pixels...
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.393
Reações
79.935
Pontos
2.059
Como a Samsung está no barco, e ela é uma das que produzem as melhores telas OLED do mercado, certamente eles devem estar trabalhando em como otimizar as telas para a VR.

Outra dúvida minha, é que no RIFT eu tinha uma sensação de imersão maior, no VIVE eu via claramente duas bolas que era a tela, agora pode ser também que aquilo era alguma regulagem no óculos, tipo afastar ou aproximar do olho a lente, no RIFT eu lembro que a lente ficava beeem perto do olho.

Capaz de não ter ajustado mesmo. O problema desses HMDs é que exigem o ajuste fino para vc ter a visão real do negócio. Um ajuste errado pode mudar completamente a experiência. Mas é foda né, podermos ajustar direitinho nesses tipos de teste. Complicado.

E como eu vi isso, eu fiquei em dúvida se toda a tela é aproveitada, ou se só uma bola no meio da tela, pois acho que é uma tela dividida no meio, tipo no celular mesmo, e se for aproveitado só um circulo no centro de cada lado tem uma perda grande de pixels...

No Vive (assim como no Rift) são duas telas cortadas especificamente para eles. Se não me engano o aspect ratio é alguma coisa próxima de 4:3 ou 5:4, algo assim. As lentes do Vive são mais arredondadas mesmo, eles priorizaram muito o FOV vertical. No Rift, eles fizeram as lentes num formato que fosse o mais próximo do formato das próprias telas. Acho que os pixels no Rift são melhor utilizados, mas no Vive o desperdício não deve ser tão grande não, não como vc imaginou (como se fosse uma única tela de celular, eles já fizeram nessa gen mesmo com telas customizadas, o que foi um bom avanço do DK2 que usava um painel saído da linha de produção do Galaxy S3 (ou Note 3, não lembro)).
 

RareHero

Bam-bam-bam
Mensagens
9.722
Reações
24.554
Pontos
363
@RareHero lembro que vc estava curioso sobre o caso entre oculus vs zenimax. O caso foi a júri, com a zenimax pedindo 4bi.

http://www.polygon.com/2017/1/26/14403302/oculus-vr-case-jury

Vamos ver no que vai dar, mas te dizer que lendo a defesa da Oculus nas últimas 6 semanas, não fiquei confiante não rs
Acho que vai dar m**** pra eles.

vish, 4bi?

:eek:

Se não rolar um acordo entre as partes e a Zenimax ganhar a demanda completa, o Zuckerberg tá lascado, vai ser um backslash tremendo.

Para a Zenimax estar pedindo tudo isso, é pq eles devem tem certeza de suas alegações, devem ter muitas provas e por isso já jogaram lá no alto o valor da indenização.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.251
Reações
10.849
Pontos
1.409
Nossa, eu tava tentado a pegar um PSVR.
Só de ler a ultima página e ver o que tá pra sair esse ano, to vendo que as coisas estão melhorando bastante. Testei um jogo de tiro de carros no vive e curti, mas achei a tela meio ruinzinha e o fato de ter que estar de pé e precisar de camera no teto um impeditivo.
Algumas vezes também me enrosquei nos cabos.
E ai, vendo que estão pra sair versões com tracking por cameras no proprio VR, com telas melhores e até esse esquema de wireless pro Vive que se der certo provavelmente será incorporado em próximas levas de VR, acho que ainda não é a hora de embarcar no VR. A coisa tá amadurecendo muito rápido, acho que até 2018 já teremos um ambiente consolidade tanto em termos de hardware, quanto em software.
Com a MS entrando no barco, logo espero poder usar VR no windows num esquema que nem minority report haha
 
D

Deleted member 219486

Nossa, eu tava tentado a pegar um PSVR.
Só de ler a ultima página e ver o que tá pra sair esse ano, to vendo que as coisas estão melhorando bastante. Testei um jogo de tiro de carros no vive e curti, mas achei a tela meio ruinzinha e o fato de ter que estar de pé e precisar de camera no teto um impeditivo.
Algumas vezes também me enrosquei nos cabos.
E ai, vendo que estão pra sair versões com tracking por cameras no proprio VR, com telas melhores e até esse esquema de wireless pro Vive que se der certo provavelmente será incorporado em próximas levas de VR, acho que ainda não é a hora de embarcar no VR. A coisa tá amadurecendo muito rápido, acho que até 2018 já teremos um ambiente consolidade tanto em termos de hardware, quanto em software.
Com a MS entrando no barco, logo espero poder usar VR no windows num esquema que nem minority report haha

Minority Reporte é mais estilo HoloLens.
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
Como a Samsung está no barco, e ela é uma das que produzem as melhores telas OLED do mercado, certamente eles devem estar trabalhando em como otimizar as telas para a VR.



Capaz de não ter ajustado mesmo. O problema desses HMDs é que exigem o ajuste fino para vc ter a visão real do negócio. Um ajuste errado pode mudar completamente a experiência. Mas é foda né, podermos ajustar direitinho nesses tipos de teste. Complicado.



No Vive (assim como no Rift) são duas telas cortadas especificamente para eles. Se não me engano o aspect ratio é alguma coisa próxima de 4:3 ou 5:4, algo assim. As lentes do Vive são mais arredondadas mesmo, eles priorizaram muito o FOV vertical. No Rift, eles fizeram as lentes num formato que fosse o mais próximo do formato das próprias telas. Acho que os pixels no Rift são melhor utilizados, mas no Vive o desperdício não deve ser tão grande não, não como vc imaginou (como se fosse uma única tela de celular, eles já fizeram nessa gen mesmo com telas customizadas, o que foi um bom avanço do DK2 que usava um painel saído da linha de produção do Galaxy S3 (ou Note 3, não lembro)).
Tava vendo aqui e o psvr é o que menos tem o problema de screen door effect, então não é uma coisa tão complicada de resolver, o negócio é dar tempo ao tempo mesmo e esperar versões melhoradas dos óculos atuais e outros de outras marcas
 

james7

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
856
Reações
867
Pontos
549
pessoal, seria possível utilizar uma tecnologia diferente ? ao invés de telas com lentes, fazer uma projeção direta no olho? se nao me engano o google glass tinha essa tecnologia.
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.393
Reações
79.935
Pontos
2.059
Saiu a sentença do caso oculus vs zenimax

This is all happening and being announced live, in court, right now. We will be updating this story with information as it comes in.

UPDATE: While Oculus did not misappropriate trade secrets from ZeniMax, Palmer Luckey did violate his NDA and Oculus/FB owe ZeniMax $500M.

UPDATE 2: The entire jury instruction document has been added to the story, along with new statements from Oculus and ZeniMax Media. Oculus has vowed to appeal and ZeniMax threatens an injunction.

Of the $500 million, Oculus is paying out $200 million for breaking the NDA and $50 million for copyright infringement. Oculus and Luckey each have to pay $50 million for false designation. And Iribe has to pay $150 million for the same, final count.


Acredito que o pessoal da Oculus irá apelar da decisão ainda.
Mas de qualquer forma, embora 500kk seja dinheiro pra burro, é bem menos do que poderia ser se tivessem julgado a Oculus culpada da acusação de apropriação indevida de tecnologias da zenimax. Esse sim deveria causar um grande rombo, mas como não foi o caso, dá até pra dizer que escaparam bem. Não sei como funciona lá, se as apelações levarão anos que nem aqui rs
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.393
Reações
79.935
Pontos
2.059
Mas ainda falta provar que a Oculus está realmente usando trechos do código da Zenimax?

Pois é, acho que a ZeniMax não gostou (obviamente) da decisão e vai querer insistir nesse ponto, pq pelo o que eu entendi a Oculus foi absolvida no caso de ter se apropriado de algo da ZeniMax. Mas eles discordam, e por isso vão querer fazer isso aí. A questão é: eles podem? Se o juri considerou que a Oculus não fez o que eles alegam, e eles querem proibir as vendas justamente por conta disso que eles alegam mas que já foi negado. Ou seja, não caberia então, depois, a Oculus entrar contra eles (caso o juri mantenha sua conclusão) atrás de ressarcimento?

Enfim, isso é muita zona pra mim. Os caras que são cheios dos milhões que se entendam, já eu sou apenas um pobre coitado rs
 

RareHero

Bam-bam-bam
Mensagens
9.722
Reações
24.554
Pontos
363
Pois é, acho que a ZeniMax não gostou (obviamente) da decisão e vai querer insistir nesse ponto, pq pelo o que eu entendi a Oculus foi absolvida no caso de ter se apropriado de algo da ZeniMax. Mas eles discordam, e por isso vão querer fazer isso aí. A questão é: eles podem? Se o juri considerou que a Oculus não fez o que eles alegam, e eles querem proibir as vendas justamente por conta disso que eles alegam mas que já foi negado. Ou seja, não caberia então, depois, a Oculus entrar contra eles (caso o juri mantenha sua conclusão) atrás de ressarcimento?

Enfim, isso é muita zona pra mim. Os caras que são cheios dos milhões que se entendam, já eu sou apenas um pobre coitado rs

Nesse caso, será que se a ZeniMax entrar com uma medida cautelar e a justiça acatar essa demanda, a Oculus teria que fornecer o código fonte de seu SW para uma comissão especializada comparar com o código da ZeniMax?

Pelo o que eu entendi do julgamento, foram feitas investigações sobre o Carmack que comprovaram que ele apagou arquivos em seu PC, usaram técnicos especializados nisso, mas não vi nada a respeito de uma análise no código fonte do SW do Óculus, qual será que foi a base do juri para considerar que o SW do Oculus não usa IP da ZeniMax?

Bom, vamos ver como será o decorrer disso tudo, isso ai tá longe de terminar pelo visto.
 

Godot

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.178
Reações
40.587
Pontos
1.074
Alguém recomenda esses VRs que precisam de celular? Ou é uma b*sta?

Vi uns de 30 dólares na Amazon. Queria testar.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
Alguém recomenda esses VRs que precisam de celular? Ou é uma b*sta?

Vi uns de 30 dólares na Amazon. Queria testar.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk
Acho que o problema maior não é nem os óculos, a qualidade dos apps eu acho ruim mesmo.
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.393
Reações
79.935
Pontos
2.059
Facebook Teases “breakthrough technologies” Coming to New Oculus Products, Tours R&D Lab
"From advanced optics and display systems to revolutionary tracking and machine perception..."

hxgdod7iyvey.jpg



Following the recent unfavorable court decision which saw a $500 million judgement levied on Oculus and some of its founders last week, Facebook has shared a glimpse into what they call “the most advanced virtual and augmented reality research center and team in the world.”


Today Facebook CEO Mark Zuckerberg posted photos of himself touring the Oculus Research lab in Redmond, Washington, where he says “some of the best scientists and engineers in the world are pushing the boundaries of virtual and augmented reality.”

The team is led by Michael Abrash and focuses on things like advanced optics, eye tracking, mixed reality and new ways to map the human body. The goal is to make VR and AR what we all want it to be: glasses small enough to take anywhere, software that lets you experience anything, and technology that lets you interact with the virtual world just like you do with the physical one.

Oculus Rift is already the best VR experience you can buy—and the technology being built in this lab right now makes me want the future to get here a lot sooner.

Among the photos, one showed Zuckerberg wearing a pair of tracked VR gloves. He annotated each picture, which we’ve included below (click for the full description of each).


oculus-research-lab-5.jpg
oculus-research-lab-3.jpg
oculus-research-lab-2.jpg
oculus-research-lab-1.jpg



Speaking to Zuckerbeg’s visit, former Oculus CEO Brendan Iribe (who recently stepped down to head the company’s newly formed Rift division), teased multiple breakthroughs that are headed to upcoming Oculus products:

Part of what made the decision to join Facebook so easy, was Mark’s commitment and shared vision around building the most advanced virtual and augmented reality research center and team in the world. It’s remarkable and inspiring to see what the team has accomplished across VR and AR in such a short amount of time.

We’re now on a path to bring a number of these breakthrough technologies into upcoming products. From advanced optics and display systems to revolutionary tracking and machine perception, we’re going to enable entire new categories of experiences and continue to blur the lines between the virtual and real world, bringing us even closer to the Holodeck.

The timing of today’s release of the photos coincided with a Valve media event hosted at their HQ (not 15 minutes down the road from the Oculus Research facility), where the company confirmed development of three new made-for-VR games.

Despite what trouble may result from the ZeniMax v. Oculus verdict, Zuckerberg seems to be holding steadfast in his commitment to VR and Oculus as part of Facebook’s long term vision.
 
Topo Fundo