O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


New Retro Arcade Neon - A Front-end que te coloca dentro de um fliperama [+Steam]

Crude Dude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.042
Reações
3.090
Pontos
979
header.jpg

O pessoal daqui já deve estar acostumado com Front-ends como Retroarch, Hyperspin, XBMC, etc, que conseguem emular várias plataformas utilizando o core de emuladores conhecidos, mas o pessoal da Digital Cybercherries foi além e criou o New Retro Arcade Neon, uma Front-end compatível com HTC Vive e Oculos VR (também funciona sem um headset) que te coloca dentro de um fliperama 3D. O local é completo e possui boliche, sala de cinema, sala vip com consoles, entre outras coisas. O programa vem sem nenhuma ROM e você pode personalizar os arcades com os jogos e skins da sua preferência. Atualmente está em promoção no Steam por R$ 29,59. Há também uma versão demo, que é uma build bem antiga onde as personalizações são mais limitadas.

http://store.steampowered.com/app/465780/

Recomendo esse arcade!
Wq3qDH9.jpg


Minha infância passando diante dos meus olhos!
8lZ2bzh.jpg


Meus dois Fatal Fury favoritos lado a lado
8OeCSvJ.jpg


Vai um SNES aí?
lG8qzAW.jpg


Ou um Air Hockey...
WMnXLtT.jpg


Pra quem comprar a versão completa, recomendo baixar o Arcade Manager, que já vem com os cores, centenas de skins prontas e permite também colocar vídeos para rodar nas telas dos arcades que não estão sendo executados, deixando tudo muito mais real. Vou dar um passo a passo rápido pra utilizar o arcade manager, já que é meio chatinho de aprender na marra:

- Após baixar o Arcade Manager, execute o Arcade Manager.msi e aponte a instalação para a seguinte pasta:
D:\Steam\steamapps\common\New Retro Arcade Neon\NewRetroArcade\Content (Faça as devidas alterações levando em conta a unidade e a pasta que o Steam está instalado em seu computador).

- Após terminar a instalação, execute o programa ou o atalho "Arcade Manager" na área de trabalho.
- Você verá algo parecido com isso:

K1CvAxb.png


- Clique em Standard Cabinets, a seguinte tela irá abrir:
Hn3Dbp8.png


1 - Digite o nome de um arcade que deseja configurar (vou pegar o exemplo de NBA Jam), pode ser nome do jogo ou da ROM;
2 - Clique no jogo ali na lista para carregar as opções dele;
3 - Você verá que em "Game" o nome da ROM está vermelha. É sinal que está ausente. Clique no quadrado com os 3 pontinhos na frente e indique onde está a ROM. O programa irá copia-la para o diretório de ROMs do New Retro Arcade. Clique novamente no quadrado com os três pontinhos e selecione a ROM que ele copiou para a pasta ...\Steam\steamapps\common\New Retro Arcade Neon\NewRetroArcade\Content\Roms.
4 - Agora é hora de decidir onde você irá colocar seu arcade. Clicando em View Map ele mostra um mapa do fliperama com os arcades numerados, anote o número que corresponde ao lugar onde você pretende inserir o arcade.
5 - Vá em FixedLocation e escolha o número que corresponde ao lugar que você escolheu para inserir o arcade.
6 - Em "Include / Exclude" coloque YES.
7 - Clique em Generate Arcade e aguarde o fim do processo. Feche o Arcade Manager e rode o New Retro Arcade Neon.


Se o jogo que você quiser não estiver na lista, você pode clicar em NEW e inseri-lo manualmente. Você pode acessar este site para baixar vídeos prontos com as apresentações dos arcades para utilizar.

Minhas considerações...

A Front-end é linda, roda na Unreal Engine 4, mas não é muito leve. Ainda estou apanhando para fazer alguns jogos funcionarem, os da CPS2 só consegui após colocar o arquivo qsound.zip no diretório das ROMS. Apesar do programa não estar no Early Access, ele lembra muito um, pois é meio cru em certos aspectos, mas recebe atualizações constantemente. Ainda não testei todos os recursos, mas parece que tem multiplayer online. O multiplayer offline funciona normalmente. Na comunidade do Steam você encontra várias dicas pra utiliza-lo e acredite, você vai precisar. Pra quem está acostumado com o caminho das pedras que é configurar uma Front-end do zero, não vai ter grandes problemas, mas quem prefere tudo prontinho recomendo testar a Demo antes.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.153
Reações
23.216
Pontos
1.619
Bem interessante mesmo, MAS...

...Se eu fosse deixar isso com a cara dos arcades que eu ia, seria bem mais simples, pois era mais aqueles locais onde alugavam uma sala comercial de porte médio (paredes brancas), com as máquinas espalhadas e uma mesa com gavetas onde o 'ficheiro' (a pessoa que vendia as fichas) ficava.
 

madruguinha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.088
Reações
26.946
Pontos
1.404
Na gringa os flipers eram foda, já no Brasil os Fliper eram mais comuns em botecos caindo aos pedaços:
TOFXB2T.jpg

Ainda tinha as Playlands da vida em alguns shopping.
 

B - Mark

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.219
Reações
3.980
Pontos
1.109
Já vi esse frontend antes e achei interessante o trabalho e fiquei curioso e ver brasileiro fazendo seus próprios trabalhos recriando o ambiente dos botecos, dos fliperamas de periferia, dos shoppings e dos bairros.

Na gringa os flipers eram foda, já no Brasil os Fliper eram mais comuns em botecos caindo aos pedaços:

Ainda tinha as Playlands da vida em alguns shopping.

Pior que isso é verdade.

Fui aos EUA em 1995 e me impressionei com os flipers de lá e o mais próximo que tinha no nosso país era mesmo nas Playlands da vida.
 

Dcnautamarvete

Supra-sumo
Mensagens
790
Reações
1.227
Pontos
183
Peco desculpas por ser tão noob, mas tenho uma dúvida: vc pode comprar o front-end na steam e depois botar roms pra jogar? Ou emuladores? Ou só jogos também comparados na steam?
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
pena que os gabinetes não são os originais. Na 2ª imagem aí por exemplo, Pit Fighter deveria ter 3 controles com 3 botões cada, Moonwalker tambem 3 players, etc...

Mas não curo muito esses front ends pesadões não, ocupam muito espaço, pesam mais na hora da emulação, etc prefiro mais simples

Bem interessante mesmo, MAS...
...Se eu fosse deixar isso com a cara dos arcades que eu ia, seria bem mais simples, pois era mais aqueles locais onde alugavam uma sala comercial de porte médio (paredes brancas), com as máquinas espalhadas e uma mesa com gavetas onde o 'ficheiro' (a pessoa que vendia as fichas) ficava.
Na gringa os flipers eram foda, já no Brasil os Fliper eram mais comuns em botecos caindo aos pedaços:
Ainda tinha as Playlands da vida em alguns shopping.

A maioria sim, mas tinha algumas exceções, aqui em São Paulo tinha a Sports Arcade, no centrão da cidade e na AV. Paulista (depois abriram uma filial em Curitiba) que tinha um visual mais moderno e escuro, parecia um meio termo entre uma casa noturna e um ginásio de esportes

enhanced-10465-1457918182-1.jpg


00313.jpg
 


doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.153
Reações
23.216
Pontos
1.619
A maioria sim, mas tinha algumas exceções, aqui em São Paulo tinha a Sports Arcade, no centrão da cidade e na AV. Paulista (depois abriram uma filial em Curitiba) que tinha um visual mais moderno e escuro, parecia um meio termo entre uma casa noturna e um ginásio de esportes

Falou bem! EXCEÇÕES. Se for pensar em um local 'diferenciado' pra um arcade, aqui em Goiânia, só se for os que tem no Flamboyant e no Buriti Shopping: Uma área vaga, com uma decoração pífia, e cheio de balões, junto com mesas e cadeiras e dois freezers, pois eles alugam aquilo pra festas de gente ryca....
 

Crude Dude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.042
Reações
3.090
Pontos
979
Peco desculpas por ser tão noob, mas tenho uma dúvida: vc pode comprar o front-end na steam e depois botar roms pra jogar? Ou emuladores? Ou só jogos também comparados na steam?
Você coloca as ROMS que já tem no seu PC e baixa gratuitamente os "cores" dos emuladores que irá utilizar.

pena que os gabinetes não são os originais. Na 2ª imagem aí por exemplo, Pit Fighter deveria ter 3 controles com 3 botões cada, Moonwalker tambem 3 players, etc...

Mas não curo muito esses front ends pesadões não, ocupam muito espaço, pesam mais na hora da emulação, etc prefiro mais simples
Sim, também achei mancada só um joystick por máquina, pelo que li parece que é possível adicionar mais controles mas apenas um será funcional, os outros serão apenas decoração. De todo modo, ainda não descobri como fazer e os arcades são pequenos para tentar colocar 3 ou 4 controles. Tem muita coisa ainda que pode ser melhorada, vamos ver como será o desenvolvimento.
A proposta do programa é a imersão, aquele clima de fliperama com o som de todas aquelas máquinas funcionando ao mesmo tempo. Vai cair no gosto de quem quer sentir esse gostinho novamente.
 

Dcnautamarvete

Supra-sumo
Mensagens
790
Reações
1.227
Pontos
183
Você coloca as ROMS que já tem no seu PC e baixa gratuitamente os "cores" dos emuladores que irá utilizar.


Sim, também achei mancada só um joystick por máquina, pelo que li parece que é possível adicionar mais controles mas apenas um será funcional, os outros serão apenas decoração. De todo modo, ainda não descobri como fazer e os arcades são pequenos para tentar colocar 3 ou 4 controles. Tem muita coisa ainda que pode ser melhorada, vamos ver como será o desenvolvimento.
A proposta do programa é a imersão, aquele clima de fliperama com o som de todas aquelas máquinas funcionando ao mesmo tempo. Vai cair no gosto de quem quer sentir esse gostinho novamente.

Obrigado pela resposta. Agora vou pesquisar o que significa "os 'cores'", porque senão seria uma nova pergunta.
 

Crude Dude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.042
Reações
3.090
Pontos
979
Obrigado pela resposta. Agora vou pesquisar o que significa "os 'cores'", porque senão seria uma nova pergunta.
Core é o núcleo de um emulador. Assim, o programa não usa um emulador inteiro, sua interface gráfica e etc, só o núcleo dos emuladores, já que todo resto é provido pelo próprio New Retro Arcade.

Essa é a lista de compatibilidade dele, extensão das ROMS e nome dos cores.

LquADjA.jpg


Enviado de meu MI 5 usando Tapatalk
 

Yon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.291
Reações
1.573
Pontos
614
Bem bonito, mas sou totalmente contra gastar recurso do PC com interface, que poderia estar livre pra ser usado pelo jogo.
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.601
Pontos
1.129
put* QUE PARIU!!!!!!:kbaba

Pra ser perfeito só falta vc dizer que é possível customizar melhor os gabinetes e tem mais opção de lugares (pq os onde eu jogava eram muuuuuito gueto).

Seria loko³ se numa futura versão vc pudesse povoar esses arcades virtuais com seus bros ou até estranhos para dividir a jogatina e interagir (trocar ideia). Se inventam um trem desse eu nunca mais saio do VR:klolz

Também acho que você deveria postar esse tópico (ou uma cópia dele) lá na pasta Consoles & Jogos ou ao menos na PCs (melhor na ConsoleS), pois o tema é retro, mas é um programa novo e para VR, que é uma tecnologia bem desacreditada por muita gente, mas esse tipo de app é do tipo que muda a opinião das pessoas.
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.601
Pontos
1.129
Bem bonito, mas sou totalmente contra gastar recurso do PC com interface, que poderia estar livre pra ser usado pelo jogo.
Mas que recursos do PC estariam sendo desperdiçados no caso de um frontend para emus que rodam redondos em qualquer Pentium II?
 

Crude Dude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.042
Reações
3.090
Pontos
979
Bem bonito, mas sou totalmente contra gastar recurso do PC com interface, que poderia estar livre pra ser usado pelo jogo.
Aí vai depender do seu PC, um computador mediano hoje roda sem problemas a interface e o jogo. Em VR já são outros 500. Rodar emulador pura e simplesmente direito na TV me parece meio frio e distante da experiência original, por isso adorei aquela interface que a Sega fez para os jogos de Mega Drive no Steam e o New Retro Arcade segue exatamente a mesma linha. Eu realmente gostei.

Enviado de meu MI 5 usando Tapatalk
 

Yon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.291
Reações
1.573
Pontos
614
Aí vai depender do seu PC, um computador mediano hoje roda sem problemas a interface e o jogo. Em VR já são outros 500. Rodar emulador pura e simplesmente direito na TV me parece meio frio e distante da experiência original, por isso adorei aquela interface que a Sega fez para os jogos de Mega Drive no Steam e o New Retro Arcade segue exatamente a mesma linha. Eu realmente gostei.

Enviado de meu MI 5 usando Tapatalk
Pra mim, independente do PC.. Meu PC não é TOPPER não (i5 4400, gtx 960, 12gb rambo) mas nem gosto de usar o big picture aqui por isso. Acho ele mto pesado.
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Mas que recursos do PC estariam sendo desperdiçados no caso de um frontend para emus que rodam redondos em qualquer Pentium II?
Tive um Pentium 3 de 1ghz que não rodava bem (60fps) jogos do Mame de placas mais pesadas como a STV, CPS3 e PGM, e isso sem frontend nenhum, quanto mais um Pentium 2 !?!

Essa é a lista de compatibilidade dele, extensão das ROMS e nome dos cores.
LquADjA.jpg
Enviado de meu MI 5 usando Tapatalk
São só esses sistemas ??
Aí achei Fail heim...

Não tem Atari 2600 e nenhum outro console da Atari
Não tem MegaDrive, Sega-CD, nem MasterSystem e gamegear
Nenhum 32 bits (PS1, Sat, 3do)
Nenhum computador como MSX, Amiga, X68k, etc

e o Mame pelo jeito é baseado em alguma versão de 2014 ?? Vários jogos que só passaram a funcionar nos últimos anos ficam de fora então...

e outros emus de arcade como Model 2, Model 3, PSX Mame, Demul ??

enfim, o visual é bonito mesmo, mas tem que melhorar muito pra valer a pena
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.601
Pontos
1.129
Tive um Pentium 3 de 1ghz que não rodava bem (60fps) jogos do Mame de placas mais pesadas como a STV, CPS3 e PGM, e isso sem frontend nenhum, quanto mais um Pentium 2 !?!
Eu rodava bem a maioria dos jogos do MAME num Pentium 1... muitos precisaram de mais hardware mais por questão de optimização do emulador. Alias, num Pentium 1 eu rodava bem muita coisa de emulador. Mas meu ponto é que hoje em dia qualquer i3 de primeira geração já vai sobrar (sobrar muito) pra rodar esses emus mais básicos.

EDIT: Abri agora o MAME com Garou, só de curiosidade... comeu 2% de meu CPU (i5 de primeira geração). É melhor economizar hardware:klol
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Eu rodava bem a maioria dos jogos do MAME num Pentium 1... muitos precisaram de mais hardware mais por questão de optimização do emulador. Alias, num Pentium 1 eu rodava bem muita coisa de emulador. Mas meu ponto é que hoje em dia qualquer i3 de primeira geração já vai sobrar (sobrar muito) pra rodar esses emus mais básicos.

EDIT: Abri agora o MAME com Garou, só de curiosidade... comeu 2% de meu CPU (i5 de primeira geração). É melhor economizar hardware:klol
A maioria esmagadora dos brasileiros não tem i5, a maioria ainda tem os dualcore da vida

e muita gente monta máquinas pra emulação com PCs antigos. Amigo meu vai montar um com um velho Pentium 4 que ta parado na casa dele.

Muitos desses arcades caseiros que vendem por aí são feitos justamente com PCs bem antigos ou com os "raspberry pi" da vida (que já sofrem pra rodar emus mais pesados)
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.601
Pontos
1.129
A maioria esmagadora dos brasileiros não tem i5, a maioria ainda tem os dualcore da vida

e muita gente monta máquinas pra emulação com PCs antigos. Amigo meu vai montar um com um velho Pentium 4 que ta parado na casa dele.

Muitos desses arcades caseiros que vendem por aí são feitos justamente com PCs bem antigos ou com os "raspberry pi" da vida (que já sofrem pra rodar emus mais pesados)
Quem ainda tem dual core também não tem VR, então não fará a mínima diferença. Mesma coisa que reclamar que um jogo de PS4 precisa do PS4 pra rodar pois a maioria dos brasileiros ainda jogam PS2.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
Gostei. Realmente aquela interface da Sega para jogos da Steam é muito charmosa. Ótima ideia front-end com cenário virtual para tudo que é máquina a ser emulada.

Qualquer hora vou experimentar esta front-end. Pelo menos a versão demo para conhecer. Quem diria que ainda iria mexer com isso, acreditava que tinha sossegado com o Lauchbox... (que morde mais de 400MB de RAM só por abrir as ROMs por lá)
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.778
Reações
18.253
Pontos
784
Sinceramente é uma boa ideia pela emulação e pelo apelo retro, mas este negócio de VR é cansativo pra burro. Os sistemas que eu já experimentei não consegui ficar com aquilo mais de 10 minutos, achei que embora seja imersivo cansa, não conseguiria jogar nestas coisas mais de 1 hora.
Me baseio no sistema da Samsung que experimentei e achei cansativo.
Quem quiser saber mais a respeito do que falo leia este artigo

“We believe the brain has to fight against its normal coupling to handle that problem, and that makes some people uncomfortable,” said Banks. “That makes some people’s eyes tired. There are even some cases where it makes people nauseous; it gives them a headache.”
http://venturebeat.com/2015/04/18/w...-what-vr-is-doing-to-our-eyes-and-our-brains/
93b7e10e98e9d5a7ed1e3526f7fd69df
 

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.691
Reações
2.838
Pontos
1.334
Achei bacana a ideia, mas dá para evoluir mais. Tem muita coisa mais que poderia ser customizada. Só não baixo aqui porque acho que não vai rodar. Unreal Engine 4 num Core i3 com 4G de memória e sem placa de vídeo dedicada acho que vai ficar uma carroça. De resto, no aguardo do cinzeirinho mod. :klol
 
Topo Fundo