O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Um mito caiu há muito tempo por terra...

Kaitos

Bam-bam-bam
Mensagens
6.295
Reações
10.869
Pontos
363
Prática comum entre jogadores dos anos 1980 e 1990, assoprar o cartucho para consertar problemas em um game era, na verdade, uma péssima ideia....

No Nintendinho ou no Mega Drive, cartuchos cujos conectores eram vitimados pela saliva de seus bem-intencionados donos ficavam cada vez mais problemáticos. A ideia de que assoprar a fita podia tirar resíduos de poeira acumulados nos conectores pode até fazer sentido, mas a ação também prejudicava a integridade do cobre no circuito.

Em um estudo feito em 2008, fãs do NES compararam os estados dos conectores de dois cartuchos idênticos após um mês de testes. Um deles tinha sido submetido a constantes assopros, e o outro não. Mesmo em um curto período, a diferença entre os dois era evidente: resíduos já cobriam praticamente toda a extensão dos conectores da fita que sofreu o abuso bucal.

cartuchos-de-nes-1493046746492_v2_750x421.jpg

Acima, os conectores intactos de um cartucho de NES que não foi assoprado. Abaixo, o estado de um mesmo cartucho após um mês de assopros bem-intencionados

Assoprar a fita ainda acelera o processo de oxidação dos conectores. Eventualmente, a maioria dos cartuchos que são submetidos a este tipo de tratamento param de funcionar.

Sim.

Como assegura a própria documentação oficial da Nintendo, não há razão científica para acreditar que meros assopros possam resolver problemas de conexão entre cartucho e console.

Na maioria dos casos em que o processo de assoprar o cartucho parecia funcionar, a ação que realmente estava fazendo efeito era o recolocamento da fita no encaixe. Com ou sem assopro, o reposicionamento do game dava aos encaixes uma chance a mais de fazer a conexão correta entre os circuitos.

Além de fazer o game enfim funcionar corretamente, isto acabava criando um placebo na cabeça dos jogadores, que achava que sua ação direta (o assopro), e não a aleatoriedade (a reconexão bem-sucedida) era a causa do sucesso.

cartucho-abusado-1493047526552_v2_750x421.jpg


Assopros constantes ao longo dos anos deterioram ainda mais a condição dos cartuchos.

Fonte::klolzjogos

Meu mundo caiu...:ksnif Eu confiante que a minha glandula salivar prestava para alguma coisa naquela época:viraolho

criancas-da-decada-de-90.gif
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.042
Reações
25.722
Pontos
1.484
- assopra cartuchos
- limpa cd com algodão
- faz rechecagem da integridade dos arquivos no Steam

no fim continua tudo a mesma coisa.
 

yugi moto

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.397
Reações
31.973
Pontos
1.059
virar playstation de ponta cabeça sempre funcionou tambem
 

carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.127
Reações
27.113
Pontos
1.053
Velho demais isso...
Desculpe dizer, mas isso já foi revelado a pelo menos uns 10 anos atrás!

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
 


kurenaida

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.490
Reações
5.727
Pontos
964
eu limpava meus cds com pasta de dente

Enviado de meu LG-D805 usando Tapatalk
 

Axor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.810
Reações
5.940
Pontos
959
Galera...
Alguém aqui colocava um papel em na frente do cartucho no encaixe pra fita não ficar com folga e mal travar ? Hahahaha
 

Joey Tribbiani

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.871
Reações
39.968
Pontos
654
Eu li uma matéria americana uma vez que essa borracha limpa os circuitos (é isso ?) .

Uma vez levei o meu SNES para o conserto e vi o cara fazendo isso num cartucho. E copiei.

Na informática, limpa-se as conexões do barramento PCI-e com borracha mesmo. Pelo menos vi técnicos fazendo isso também.
 

Nego_Brown___

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.261
Reações
19.293
Pontos
1.469
Limpava meus cds com meia suja. Batata. Nunca mais travava nada, a não ser que o cd fosse ruim, mesmo.
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.396
Reações
42.202
Pontos
1.074
Enquanto as sopradas funcionarem, continuarei

Enviado de meu LG-H815 usando Tapatalk
 

rmrios

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.137
Reações
8.863
Pontos
1.449
Depois dos CDRoms, acabou esse martírio que era fazer funcionar os jogos... Assoprava geral meus cartuchos, e sempre funcionava... Kkkk

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Ultima Edição:

souzaregx

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
813
Reações
521
Pontos
534
Cuspia no dedo e esfregava nos contatos... Era supimpa e nunca me deixou a ver navios....kkkk

Sent from mTalk
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Um amigo pegava um CD dele do Tekken 3, tava todo riscado (sei lá como conseguiu isso) e as vezes o PS1 não lia o jogo... ai ele limpava o negócio com banana, pasta de dente e outras loucuras. Segundo ele ajudava.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.892
Reações
13.937
Pontos
1.474
Sempre tentei o reincaxe, tinha fita que só pegava meio torta, ou puxando um pouco pra cima.
 

RodrigoviskRJ

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.317
Reações
7.520
Pontos
784
Usei mta borracha em memória de pc, o placa, etc!

Assoprei mto cartucho tbm !

Limpei mto cd com papel higiênico, menos os arranca cus ...

Estou vivo até hoje ! Hahaha


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

FabioShinobi

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.624
Reações
12.775
Pontos
1.189
- assopra cartuchos
- limpa cd com algodão
- faz rechecagem da integridade dos arquivos no Steam

no fim continua tudo a mesma coisa.
Sabe que eu uso a consulta da integridade doas arquivos no Steam quase que periodicamente, estes dias mesmo meu TW2 começou a ficar lentão do nada, trocar de área num mesmo mapa chegava a dar quase um minuto de load, e a consulta da integridade consertou o problema.
 

Danilo Souza

Mil pontos, LOL!
Mensagens
30.134
Reações
42.444
Pontos
1.294
Eu li uma matéria americana uma vez que essa borracha limpa os circuitos (é isso ?) .

Limpa, pode usar até nos contatos de memória ram.

Uma vez levei o meu SNES para o conserto e vi o cara fazendo isso num cartucho. E copiei.

Na informática, limpa-se as conexões do barramento PCI-e com borracha mesmo. Pelo menos vi técnicos fazendo isso também.

Cansei de usar borracha em memória ram.
 

Eudaimon

Bam-bam-bam
Mensagens
2.216
Reações
8.644
Pontos
303
Algumas coisas a ciência não explica.
Dentre elas, está o poder conectivo da saliva humana.
 

LSTRY

Bam-bam-bam
Mensagens
4.305
Reações
8.232
Pontos
453
Eu mergulhava os meus em uma solução com urina e leite.
 

Marculino

Bam-bam-bam
Mensagens
10.219
Reações
7.444
Pontos
419
Basta passar um cotonete com álcool nos contatos que o cartucho funciona na hora. Já em relação aos cds, eu passava cera de carro, limpava 100% e ainda tirava os riscos da mídia, ficava quase novo. Recuperei vários cds que tinha parado de funcionar desta forma.
 
Topo Fundo