O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[TÓP. OFICIAL - HOME STUDIO - ATUALIZADO 09/03/2010!] KNOW HOW [+Dicas e Indicações]

Queiroga707

Bam-bam-bam
Mensagens
5.311
Reações
252
Pontos
224
Sempre no DAW Salve como WAV, para não perder qualidade, vá no sounforge masterize tudo, deixe do jeito que quer e salva como MP3, recomendo 192kbs q já não vai ter perda nenhuma.

Eu lembro de você. Não sabe nada.

Soundforge é bem fraco, não recomendaria exatamente, e salvar como MP3 192k é idiota e dizer que não vai haver perda é falta de informação.
 

RodrigoKryb

Ser evoluído
Mensagens
98
Reações
11
Pontos
29
Ah, concordo com o que você falou, menos com a parte que você falou que Fast Track tem um Pré legal, hahahahahhahaha
Fast Track Pro tem um pré ótimo pra quem tá começando. Dá pra fazer gravações de alto nivel usando só essa plaquinha ai.

Agora, se for subir de nivel, obviamente há uns prés absurdos com o preços ridiculos. Porém é um nivel mais profissa, pra gravar bandas que precisam de detalhes fudidos ou um belo up no timbre, que eu acho que não é o caso daqui.
 

Queiroga707

Bam-bam-bam
Mensagens
5.311
Reações
252
Pontos
224
Fast Track Pro tem um pré ótimo pra quem tá começando. Dá pra fazer gravações de alto nivel usando só essa plaquinha ai.

Agora, se for subir de nivel, obviamente há uns prés absurdos com o preços ridiculos. Porém é um nivel mais profissa, pra gravar bandas que precisam de detalhes fudidos ou um belo up no timbre, que eu acho que não é o caso daqui.


Não existe "Pré ótimo pra quem tá começando."

Existe: "Funciona".

O nível de cada um não interfere com o nível de componentes.
Só tô dizendo que fast track não tem um Pré legal.
 

Zaporozhets

Bam-bam-bam
Mensagens
5.512
Reações
9.357
Pontos
353
TA FODA DE LER O TOPICO ta tudo bugado , CARALHOOOO.:kgrr


Preciso de ajuda, tenho um note MEIA BOCA SONY com 4GB.

To querendo entrar na putaria para usar ABLETON LIVE, to querendo comprar um sintetizador para criar DEEP HOUSE, não tenho nem ideia do que o pessoal usa, estava de olho em um KORG MICROCORG MK1.

Eu era músico, tocava guitarra e baixo em bandas de rock e to afim de fazer algo eletronico, estilo deep house, com bastante baixo.

Estou meio perdido e se puder me ajudar agradeço, sei que tenho que comprar placa de som tambem, se puderem me ajudar
desde já agradeço.

Acho que um Roland JP-8000 já te ajuda, no caso de você querer ter um sintetizador "de verdade". Mas, caso não queira gastar tanto, um VST já faz o serviço.
 


AndréGringo

Supra-sumo
Mensagens
656
Reações
1.160
Pontos
183
Fale pessoal.. Estou começando meu ''home studio'' agora, e queria ver se realmente entendi como funciona a gravação pra vocais..
Mic condensador >interface de audio com phantom power > pc ? Simples assim ? Violao se gravaria da mesma forma ?
 

AndréGringo

Supra-sumo
Mensagens
656
Reações
1.160
Pontos
183
E microfone dinamico precisa de algum equipamento antes ? ou posso ligar direto no pc e gravar com qualidade decente?
 

rafaelfrequiao

Ser evoluído
Mensagens
94
Reações
18
Pontos
19
E microfone dinamico precisa de algum equipamento antes ? ou posso ligar direto no pc e gravar com qualidade decente?

Rapaz. Se você tivesse um mixer de, pelo menos, 4 canais já quebraria o ganho de amplificar o sinal dos microfones e ainda usar vários ao mesmo tempo.

Meu esquema era ligar o mic. num amp. de guitarra e depois capturar a saída de linha no Mac. Resultado: https://soundcloud.com/requeijaum/chrono-trigger-marles-theme-1

Pra melhorar as coisas, sem grana pra uma mesa, eu precisei montar um amplificador simples pra microfone, gostei da ideia de montar meu próprio equipamento e o bicho não dá muito ruído. Usei ele pra gravar violão: https://soundcloud.com/requeijaum/preview-de-uma-musiquinha/ .



O bicho é isso aqui:

qualy-ty-marganin-amp.jpg
 

AndréGringo

Supra-sumo
Mensagens
656
Reações
1.160
Pontos
183
Rapaz. Se você tivesse um mixer de, pelo menos, 4 canais já quebraria o ganho de amplificar o sinal dos microfones e ainda usar vários ao mesmo tempo.

Meu esquema era ligar o mic. num amp. de guitarra e depois capturar a saída de linha no Mac. Resultado: https://soundcloud.com/requeijaum/chrono-trigger-marles-theme-1

Pra melhorar as coisas, sem grana pra uma mesa, eu precisei montar um amplificador simples pra microfone, gostei da ideia de montar meu próprio equipamento e o bicho não dá muito ruído. Usei ele pra gravar violão: https://soundcloud.com/requeijaum/preview-de-uma-musiquinha/ .



O bicho é isso aqui:

qualy-ty-marganin-amp.jpg


haha que massa cara!
Pior que eu sou pessimo pra montar e improvisar essas coisas =x
Mas entao tendo um amp de guitarra, eu posso ligar o violao no amp e o amp no pc que o sinal chega ? E com qualidade boa ?
E pro pro mic, ao invez de usar o amp de guitarra, um pre amp daria muita diferença ? Seria melhor ? Posso ligar o violao/guitarra no pre amp tbm ?
Fllwws
 

rafaelfrequiao

Ser evoluído
Mensagens
94
Reações
18
Pontos
19
haha que massa cara!
Pior que eu sou pessimo pra montar e improvisar essas coisas =x
Mas entao tendo um amp de guitarra, eu posso ligar o violao no amp e o amp no pc que o sinal chega ? E com qualidade boa ?
E pro pro mic, ao invez de usar o amp de guitarra, um pre amp daria muita diferença ? Seria melhor ? Posso ligar o violao/guitarra no pre amp tbm ?
Fllwws

Você vai precisar de uma interface de áudio. Pode ser uma simples de 2 entradas e USB. Uma Fast Track Pro ou uma pedaleira dessas aí serve e tem pré-amplificadores de boa qualidade. Um amigo meu usou uma ME-25 da BOSS pra gravar guitarra, baixo e violão.

O amp da guitarra muda a tonalidade do som de um violão com captação elétrica e por isso eu não recomendo - eu me arrependi de ter gravado dessa forma. Um microfone seria melhor.
 

quemsoueu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.524
Reações
13.647
Pontos
1.409
To querendo comprar uma M- audio Fast track 2 , mas vi o Behringer U-phoria que dizem ser semelhante e é bem mais em conta, e com a diferença do valor dá pra pegar um mic condensador junto , alguém manja se vale a pena ?
 

NBT master

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.181
Reações
1.361
Pontos
944
Gente, andei vendo umas interfaces USB para substituir minha M-Audio AP2496 que ficou velha para os dias de hoje (sim, incompatível, sem drivers e afins) e fiquei meio preocupado com eventuais problemas com latência mexendo com sequências de gravação.

Vocês usam?
 

Vigilante Master

Bam-bam-bam
Mensagens
4.258
Reações
9.027
Pontos
293
Gente, andei vendo umas interfaces USB para substituir minha M-Audio AP2496 que ficou velha para os dias de hoje (sim, incompatível, sem drivers e afins) e fiquei meio preocupado com eventuais problemas com latência mexendo com sequências de gravação.

Vocês usam?

Uso a Ux1 da Line 6.
Latência muito baixa...gravei muitas coisas com ela.
 

Manny Calavera

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.510
Reações
759
Pontos
564
Gosto bastante de Nine Inch Nails e sempre tive vontade de brincar um pouco em casa fazendo covers e etc., mas realmente não sei por onde posso começar. Tinha um iPad há uns tempos atrás e fazia algumas coisas nos apps de música do mesmo (tipo drum machines, synths e coisas do tipo), mas logicamente não era nada sério... Por onde eu poderia começar?
 

Maedhros

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.539
Reações
6.814
Pontos
969
Olá pessoal. Eu quero fazer umas gravações caseiras, só de brincadeira, e queria saber o que posso fazer dentro das minhas condições para melhorar o processo.

Eu tenho instrumentos, guitarra e baixo, tenho amps, tenho uma plaquinha M-Audio Fast Track, tenho um bom pc para gravar e tenho os softwares.

O que eu preciso, em primeiro lugar, é um par de monitores, as caixas que eu uso no pc são péssimas e isso atrapalha bastante no hora de gravar/editar. O que sugerem numa faixa razoável de preço?

Outra pergunta, não sei se aqui é o lugar certo. Eu uso o Amplitube para gravar as guitarras, o som que sai no meu amp é muito bom, mas quando eu gravo e vou escutar depois fica péssimo. O som fica sem definição, meio saturado e não importa qual tipo de distorção eu uso elas sempre parecem iguais. Já tentei regular os graves, tentei equalizar de formas diferentes e não consigo um resultado melhor. O que pode ser?
 

rafaelfrequiao

Ser evoluído
Mensagens
94
Reações
18
Pontos
19
Olá pessoal. Eu quero fazer umas gravações caseiras, só de brincadeira, e queria saber o que posso fazer dentro das minhas condições para melhorar o processo.

Eu tenho instrumentos, guitarra e baixo, tenho amps, tenho uma plaquinha M-Audio Fast Track, tenho um bom pc para gravar e tenho os softwares.

O que eu preciso, em primeiro lugar, é um par de monitores, as caixas que eu uso no pc são péssimas e isso atrapalha bastante no hora de gravar/editar. O que sugerem numa faixa razoável de preço?

Outra pergunta, não sei se aqui é o lugar certo. Eu uso o Amplitube para gravar as guitarras, o som que sai no meu amp é muito bom, mas quando eu gravo e vou escutar depois fica péssimo. O som fica sem definição, meio saturado e não importa qual tipo de distorção eu uso elas sempre parecem iguais. Já tentei regular os graves, tentei equalizar de formas diferentes e não consigo um resultado melhor. O que pode ser?

Vamos lá. A Fast Track da M-Audio é de boa qualidade. Injetar sinal de guitarra e modelar com plugins é tranquilo... não uso Amplitube. Prefiro as simulações do Logic Pro e uns plugins grátis do LePou e da Ignite Amps... procure por plugins free. Esses que citei são de qualidade profissional.

Sobre os monitores. Você pode comprar um par de Behringers pra começar - até uma Auratone sozinha em mono serve, em conjunto com um sistema 2.1 clássico de PC - aquele bicho com subwoofer da Edifier mesmo... acho que é o M200. Trampei num pequeno estúdio e editei tudo com esse sistema. :P O resultado do trabalho foi uma peça teatral importante na cidade. 2 horas de espetáculo. Procure por "Alto de Natal 2014 Salvador/BA".

Mas lembre-se que a acústica influencia BASTANTE no som que você ouve das caixinhas. Um monitor pode ter resposta próxima ao "flat", mas seu cômodo pode valorizar ou desvalorizar certas frequências. Procure um pouco sobre acústica de home-studio... tem uns livros bacanas que posso upar pra ti - de um cursinho que fiz. Aqui no meu quarto... tá uma porcaria: piso de cerâmica, sem difusor, bass-traps nos cantos entre as paredes... sem falar que não uso monitores de áudio. haha

Outra dica é fazer um cursinho. Fiz umas oficinas aqui por Salvador, mas o que eu gostei mesmo foi meter a mão na massa e também fazer um MOOC pelo Coursera/Berklee - "Introduction to Music Production". Tenho até alguns videos e material salvos no Dropbox, porém é outra coisa interagir com os colegas de classe pela Internet e corrigir as tarefas deles (as avaliações são corrigidas pelos alunos).

Pensei em blogar sobre o assunto... mas me falta tempo pra organizar conteúdo. Continuarei a tirar dúvidas por aqui.

EDIT:
Meu certificado pelo Coursera:


E quais são seus amps? Tem que verificar as condições deles e dos instrumentos pra não ficarem passando ruídos ao sinal de áudio,
 
Ultima Edição:

Maedhros

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.539
Reações
6.814
Pontos
969
Vamos lá. A Fast Track da M-Audio é de boa qualidade. Injetar sinal de guitarra e modelar com plugins é tranquilo... não uso Amplitube. Prefiro as simulações do Logic Pro e uns plugins grátis do LePou e da Ignite Amps... procure por plugins free. Esses que citei são de qualidade profissional.

Sobre os monitores. Você pode comprar um par de Behringers pra começar - até uma Auratone sozinha em mono serve, em conjunto com um sistema 2.1 clássico de PC - aquele bicho com subwoofer da Edifier mesmo... acho que é o M200. Trampei num pequeno estúdio e editei tudo com esse sistema. :P O resultado do trabalho foi uma peça teatral importante na cidade. 2 horas de espetáculo. Procure por "Alto de Natal 2014 Salvador/BA".

Mas lembre-se que a acústica influencia BASTANTE no som que você ouve das caixinhas. Um monitor pode ter resposta próxima ao "flat", mas seu cômodo pode valorizar ou desvalorizar certas frequências. Procure um pouco sobre acústica de home-studio... tem uns livros bacanas que posso upar pra ti - de um cursinho que fiz. Aqui no meu quarto... tá uma porcaria: piso de cerâmica, sem difusor, bass-traps nos cantos entre as paredes... sem falar que não uso monitores de áudio. haha

Outra dica é fazer um cursinho. Fiz umas oficinas aqui por Salvador, mas o que eu gostei mesmo foi meter a mão na massa e também fazer um MOOC pelo Coursera/Berklee - "Introduction to Music Production". Tenho até alguns videos e material salvos no Dropbox, porém é outra coisa interagir com os colegas de classe pela Internet e corrigir as tarefas deles (as avaliações são corrigidas pelos alunos).

Pensei em blogar sobre o assunto... mas me falta tempo pra organizar conteúdo. Continuarei a tirar dúvidas por aqui.

EDIT:
Meu certificado pelo Coursera:


E quais são seus amps? Tem que verificar as condições deles e dos instrumentos pra não ficarem passando ruídos ao sinal de áudio,

Obrigado pelas dicas.

No momento eu tenho amp de guitarra Warm Music GT 212. O de baixo é um Meteoro, mas eu não estou com ele aqui agora, não sei o modelo certo.

Eu ligo a guitarra direto na Fast Track e dela mesmo sai o cabo direto pro amp. O som da guitarra tocando com o amplitube é muito bom, mas quando eu gravo fica muito estranho, não fica nada parecido com o que sai no amp.

Se eu gravo a guitarra com sons limpos ou uma distorção bem leve fica muito bom, mas se quiser tocar pesadão já não fica legal. Pra gravar o baixo e a voz também não tive problemas, foi bem tranquilo.
 

Oscar Metal

Bam-bam-bam
Mensagens
7.823
Reações
960
Pontos
314
Obrigado pelas dicas.

No momento eu tenho amp de guitarra Warm Music GT 212. O de baixo é um Meteoro, mas eu não estou com ele aqui agora, não sei o modelo certo.

Eu ligo a guitarra direto na Fast Track e dela mesmo sai o cabo direto pro amp. O som da guitarra tocando com o amplitube é muito bom, mas quando eu gravo fica muito estranho, não fica nada parecido com o que sai no amp.

Se eu gravo a guitarra com sons limpos ou uma distorção bem leve fica muito bom, mas se quiser tocar pesadão já não fica legal. Pra gravar o baixo e a voz também não tive problemas, foi bem tranquilo.
Comigo acontece a mesma coisa, equalizo bacana no Amplitube 3 e quando exporto o som para Mp3 e vou ouvir fica saturado demais e sem definição. Eu uso fones de ouvido para ouvir.
 

Zaporozhets

Bam-bam-bam
Mensagens
5.512
Reações
9.357
Pontos
353
Gosto bastante de Nine Inch Nails e sempre tive vontade de brincar um pouco em casa fazendo covers e etc., mas realmente não sei por onde posso começar. Tinha um iPad há uns tempos atrás e fazia algumas coisas nos apps de música do mesmo (tipo drum machines, synths e coisas do tipo), mas logicamente não era nada sério... Por onde eu poderia começar?
FL Studio já é um bom começo. Tem instrumentos decentes e pode ser expandido com soundfonts e VSTs.
 

Nemo Nobody

Bam-bam-bam
Mensagens
473
Reações
527
Pontos
278
Boa tarde, galera! Gostaria que vocês escutassem duas faixas que gravei. Estou aprendendo a equalizar pelo PAZ Analyzer da Waves, e da faixa eq-teste-1 eu gostei do resultado, mas sinto que há algo errado com a faixa Violão 1 (que é a gravação de um dos violões de um cover que estou fazendo). Estou usando um microfone Behringer C-4.

eq-teste-1


Violão 1
 

C R O I X

Bam-bam-bam
Mensagens
3.517
Reações
3.570
Pontos
303
Eu nao soube onde mais perguntar, mas alguem tem o link para o topico onde podemos mostrar nossos trabalhos musicais? :)
 

educastro9

Bam-bam-bam
Mensagens
2.313
Reações
11.233
Pontos
453
Putz, se eu soubesse desse tópico antes já teria vindo aqui...mas como é sobre dicas de home studio vou começar a pedir!! heheh

Comecei a comprar esse mês as coisas pra começar bem na humilde, sempre fiz quase tudo pelo audacity e plugando o violão/mic no pc.
Comprei a classicona Delta 1010lt pra começar.

No momento eu tenho:

Delta 1010lt
Violão Elétrico Eagle
Guitarra Tagima Tg-530 Woodstock
Pedal velho de guerra ZOOM G1K
Cubo meteoro Absolute
--------------------------------
Proxima compra
Microfone
Caixas de som pro pc (tô usando o audio da tv ligado num hdmi, tá fod#)

Não faço ideia de que microfone bom e barato posso comprar pra usar junto com a delta1010, caixas de som tô pensando em pegar umas da edifier na faixa dos 300no max. Qual será a melhor forma de ligar essa guitarra+pedal diretamente na placa já que não tenho mesa de som? Minha ideia é gravar uns covers acusticos com uns amigos...futuramente pretendo pegar um cajon pra juntar com o baixo de um colega e começar as gravações com mais empenho.
 

felipego

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.713
Reações
3.110
Pontos
1.209
Putz, se eu soubesse desse tópico antes já teria vindo aqui...mas como é sobre dicas de home studio vou começar a pedir!! heheh

Comecei a comprar esse mês as coisas pra começar bem na humilde, sempre fiz quase tudo pelo audacity e plugando o violão/mic no pc.
Comprei a classicona Delta 1010lt pra começar.

No momento eu tenho:

Delta 1010lt
Violão Elétrico Eagle
Guitarra Tagima Tg-530 Woodstock
Pedal velho de guerra ZOOM G1K
Cubo meteoro Absolute
--------------------------------
Proxima compra
Microfone
Caixas de som pro pc (tô usando o audio da tv ligado num hdmi, tá fod#)

Não faço ideia de que microfone bom e barato posso comprar pra usar junto com a delta1010, caixas de som tô pensando em pegar umas da edifier na faixa dos 300no max. Qual será a melhor forma de ligar essa guitarra+pedal diretamente na placa já que não tenho mesa de som? Minha ideia é gravar uns covers acusticos com uns amigos...futuramente pretendo pegar um cajon pra juntar com o baixo de um colega e começar as gravações com mais empenho.

Essa placa não tem pré-amplificador direto para guitarra. Talvez tenha no canal de microfone, se conseguir verificar isso. Aí teria que comprar um conversor P10 para XLR.

Edifier ---> https://www.cissamagazine.com.br/caixa-de-som-edifier-r1000t4
Amigo meu comprou essa e gostou!
 

educastro9

Bam-bam-bam
Mensagens
2.313
Reações
11.233
Pontos
453
Essa placa não tem pré-amplificador direto para guitarra. Talvez tenha no canal de microfone, se conseguir verificar isso. Aí teria que comprar um conversor P10 para XLR.

Edifier ---> https://www.cissamagazine.com.br/caixa-de-som-edifier-r1000t4
Amigo meu comprou essa e gostou!
Então, a placa tem preamp internos nessas entradas XLR, basta mover uns jumpers nela pra ativar. Entende de microfone? Me recomendaram um behringer C1 mas vi que ele usa phantom power, queria saber se ele funcionaria sem o phantom power pois eu ligaria ele em uma dessas entradas XLR.
Quanto ao caixa estou de olho em modelos da Edifier mesmo, ótimo custo x beneficio!!! Vou ficar monitorando esse modelo pra ver se o preço da uma baixada.
 

educastro9

Bam-bam-bam
Mensagens
2.313
Reações
11.233
Pontos
453
Galera, alguém usa o reaper com alguma m áudio? Queria saber pq não consigo selecionar a saída de audio pros caixas do pc quando seleciono drive da placa...mas quando seleciono o Asioall não consigo selecionar a entrada da placa!
2366e7932e276e7b3f649c1ed968be91.jpg
34970b95880ae7187bcab6a49f4c7a98.jpg
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.931
Pontos
1.659
Boa tarde, galera! Gostaria que vocês escutassem duas faixas que gravei. Estou aprendendo a equalizar pelo PAZ Analyzer da Waves, e da faixa eq-teste-1 eu gostei do resultado, mas sinto que há algo errado com a faixa Violão 1 (que é a gravação de um dos violões de um cover que estou fazendo). Estou usando um microfone Behringer C-4.

eq-teste-1


Violão 1


so sei que a de cima, que tem dois violoes, eles não estão no tempo certo
imagino q vc gravou e escutando essa gravação tocou o outro por cima, mas a gravação tava com um delayzinho e aí ficou assim
 

cmsnes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.250
Reações
28.828
Pontos
1.054
Eae galeres. Vi que o tópico está mortin da Silva :eek:

Pra ressuscitar, vim deixar uma recomendação: bundle presonus audiobox USB 96. Estão inclusos, além da interface, um mic condensador M7, um fone de referência HD7 e a DAW Studio One Artist.
Paguei 1.8k no começo do ano, mas o dólar alto ferrou tudo agora, deve ter subido bastante. Ainda assim, deixo aqui esta recomendação, curti muito o desempenho do equipamento!

Outra dica, dessa vez mais barata, é o microfone condensador BM800, que uso junto com o Presonus M7 pra fazer captação do violão clássico. Fica uma tetéia :kqueixo
Um mic dinâmico barato é o MXT M-58, que é uma cópia bem feitinha do Shure SM58 (pelo menos os 3 que eu peguei são bem decentes).

É isso :kjoinha
 
Topo Fundo