O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[HELP] Sobre emuladores no NDS

razorkaos

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.380
Reações
27.558
Pontos
1.063
Então pessoal, eu tenho um NDSi aqui que ultimamente tem sido usado exaustivamente desde que eu descobri como colocar um emulador de GameBoy/GameBoy Color nele.

Quando comprei o meu flashcart (na foto abaixo), ele veio com emulador de SNES e de Mega (não funciona lá muito bem, o de Mega fica com o aspect ratio zoado e com a tela cortada, e o de SNES é simplesmente inconsistente). Quando coloquei o emulador de GB nele, descobri que havia tb emuladores de NES e GBA (sei que há outros mas são esses que mais me interessam).

O problema é que eu baixei o emulador de NES (nesDS), coloquei todo o meu fullset no SD Card (sei que as ROMs funcionam pq as uso tanto no PC como no Wii) e ele simplesmente trava assim que tento abrir a pasta de roms de NES.

Nem procurei o de GBA ainda, mas pelo que andei lendo, alguns flashcarts não rodam certos emuladores.

Alguém sabe como resolver o problema do emulador de NES, e se esse meu flashcart roda emulador de GBA?

O flashcart tá com o firmware na versão que veio, 3.7.

407208ea1afe0380c404899348dae0fa.jpg
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
16.932
Reações
41.262
Pontos
1.003
Baixa denovo, ou uma versão nova, ou 1 atrás e tenta, esses emuladores de DS são tudo furados
 

Maedhros

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.539
Reações
6.814
Pontos
969
Faz muito tempo que eu tive DS, mas o emuladores de Meguinha, Nes e Neo Geo funcionavam muito bem.

O emulador de Super Nes na época eu acho que nem conseguia abrir o jogo.
 

Eduard[o]

Bam-bam-bam
Mensagens
3.050
Reações
4.651
Pontos
453
Pode ser o grande numero de roms na pasta e a demora pra ler o set. Faz um teste e põe poucas roms na pasta e tenta abrir, se ok, organiza as roms por letra tipo A-C D-F...
 

razorkaos

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.380
Reações
27.558
Pontos
1.063
Pode ser o grande numero de roms na pasta e a demora pra ler o set. Faz um teste e põe poucas roms na pasta e tenta abrir, se ok, organiza as roms por letra tipo A-C D-F...
Boa, pode ser isso mesmo, até pq eu testei uma coisa aqui (abri outra pasta ao invés da pasta das ROMs do NES) e ela vai pra pasta numa boa (abri a pasta das ROMs de GB, por exemplo).

Vou testar isso de separar por pastas conforme a inicial do jogo e depois volto aqui pra dizer se funfou.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.821
Reações
50.884
Pontos
1.003
É cara, no meu Lite eu rodava o Mega e NES tranquilo
SNES é foda, vc tem que mexer em várias config e é loteria se vai ficar bom com X jogo ou não
Não sei se até hoje ainda é assim

Pelo que eu sei, GBA só roda em flashcard que encaixa no Slot 2 (que o DSi não tem)
Não sei se tem como fazer no DSi, to meio desatualizado com o DS desde que o meu estragou :(

No meu eu roda até SCUMMVM e um homebrew que emulava exclusivamente Flashback de DOS
Rodava liso os dois, o SCUMMVM ainda tinha a vantagem de usar a touchscreen como mouse ou ainda transferir a imagem do jogo para a touchscreen e jogar como se fosse um jogo touch, é muito legal e interessante a experiencia
 


razorkaos

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.380
Reações
27.558
Pontos
1.063
É cara, no meu Lite eu rodava o Mega e NES tranquilo
SNES é foda, vc tem que mexer em várias config e é loteria se vai ficar bom com X jogo ou não
Não sei se até hoje ainda é assim

Pelo que eu sei, GBA só roda em flashcard que encaixa no Slot 2 (que o DSi não tem)
Não sei se tem como fazer no DSi, to meio desatualizado com o DS desde que o meu estragou :(

No meu eu roda até SCUMMVM e um homebrew que emulava exclusivamente Flashback de DOS
Rodava liso os dois, o SCUMMVM ainda tinha a vantagem de usar a touchscreen como mouse ou ainda transferir a imagem do jogo para a touchscreen e jogar como se fosse um jogo touch, é muito legal e interessante a experiencia
Pelo que eu li, o de GBA meio que só funciona com alguns flashcarts especificos, como CycloDS, Aceckard e tal.

Eu pensei em pegar um DS Lite justamente pra socar um EZ-Flash4 nele pra jogar GBA, uma de minhas plataformas favoritas, mas não dá pra eu ir atrás dos jogos originais pelo simples fato de que a pirataria nele é tão assustadoramente grande que vc não consegue mais discernir um cartucho fake de um original mesmo abrindo e olhando a placa.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.182
Reações
175.491
Pontos
2.234
nesDS tem um limite de leitura por pasta, como já disseram. Lembrando que a melhor versão é a open-source: https://sourceforge.net/projects/nesds/
Eu usava o jenesisDS pra emular o Mega com muito bons resultados, pelo que eu lembro.
Master System tem o ApprenticeMinusDS que rodava perfeitamente.
NeoGeo tem o NeoDS: acredite se puder, funciona bem em uns 70 ou 80% dos casos. Lembro que tem que converter a ROM pra rodar, mas sinceramente não lembro como. O emulador vinha com o conversor, creio.
SNES é complicado, coisas funcionam e coisas não funcionam. Mas o SNEmulDS dava pra rodar umas coisas - jogos com co-processador, obviamente, nem fodendo.
GBA eu rodava usando um conjunto de R4 + EZ Flash 3in1, mas precisava do slot-2, ausente do DSi.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.821
Reações
50.884
Pontos
1.003
NeoGeo tem o NeoDS: acredite se puder, funciona bem em uns 70 ou 80% dos casos. Lembro que tem que converter a ROM pra rodar, mas sinceramente não lembro como. O emulador vinha com o conversor, creio.
Usei tambem, mas na época eu tava jogando só Samurai Shodown IV
Framerate era até bom, não era 1:1 mas dava pra desenrolar
 

razorkaos

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.380
Reações
27.558
Pontos
1.063
nesDS tem um limite de leitura por pasta, como já disseram. Lembrando que a melhor versão é a open-source: https://sourceforge.net/projects/nesds/
Eu usava o jenesisDS pra emular o Mega com muito bons resultados, pelo que eu lembro.
Master System tem o ApprenticeMinusDS que rodava perfeitamente.
NeoGeo tem o NeoDS: acredite se puder, funciona bem em uns 70 ou 80% dos casos. Lembro que tem que converter a ROM pra rodar, mas sinceramente não lembro como. O emulador vinha com o conversor, creio.
SNES é complicado, coisas funcionam e coisas não funcionam. Mas o SNEmulDS dava pra rodar umas coisas - jogos com co-processador, obviamente, nem fodendo.
GBA eu rodava usando um conjunto de R4 + EZ Flash 3in1, mas precisava do slot-2, ausente do DSi.
O meu veio com esse jenesisDS e usei de boa, mas o que pega nele é que não dá pra reescalonar o aspect ratio da tela, então fica sempre algo pra fora.

O de Master eu não cheguei a usar, mas mesmo no Wii eu quase não uso muito, pouca coisa do Master ainda me interessa jogar.

O do Snes realmente é loteria total.

Esse do Neo Geo eu vi um vídeo no YT com o cara mostrando o DS rodando KoF 98 pelo emulador e eu fiquei quase meia hora sem acreditar no que eu tava vendo. Uma verdadeira maravilha da emulação dada a diferença entre os hardwares.

Vou tentar resolver esse lance das pastas o quanto antes (é coisa pra cacete pq o meu fullset é aquele que engloba todos os lançamentos da América do Norte, Europa, Ásia, e inclui Famicom Disk System, então é bastante coisa).

Eu acho que peguei o nesDS desse link aí mesmo, de um tópico lá no GBAtemp
 

Dark Vissa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.233
Reações
16.050
Pontos
503
Aproveitando o tópico, existem emuladores para o new 3ds? Pergunto porque já dei uma procurada na net e não encontrei nada referente a isto...

Enviado de meu ASUS_Z00UD usando Tapatalk
 

razorkaos

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.380
Reações
27.558
Pontos
1.063
Aproveitando o tópico, existem emuladores para o new 3ds? Pergunto porque já dei uma procurada na net e não encontrei nada referente a isto...

Enviado de meu ASUS_Z00UD usando Tapatalk
Acredito eu que usando um flashcard do DS no 3DS (tanto o old como o New) vc roda de boa todos esses.
 

Dark Vissa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.233
Reações
16.050
Pontos
503
Acredito eu que usando um flashcard do DS no 3DS (tanto o old como o New) vc roda de boa todos esses.
Eu tenho um cartucho de ds, queria saber se temos algo otimizado para o hardware do new 3ds que é mais potente... mas valeu pela informação com o tópico, desconhecia estes emuladores...

Enviado de meu ASUS_Z00UD usando Tapatalk
 

spyblack

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.071
Reações
935
Pontos
854
Tem vários emuladores de N3DS, vários mesmo, até mesmo um port do retroarch que roda melhor no N3DS e porcamente no Old 3DS.
O esquema é injetar roms de gba, snes, mega, master, gb, gbc, nes e etc em arquivos do Virtual Console, roda perfeito. No New 3DS dá para injetar até mesmo CSP1 e CPS2 nessas roms.

Sobre o NDSi, eu tenho esse mesmo problema de aparente travamento, as vezes o emulador fica um tempão em uma tela branca para depois responder, e como foi dito no tópico isso é pq o diretório ter muitos arquivos. No caso do neoDS o emulador faz a leitura assim que você abre, no nesDS assim que escolhe um diretório.
 

razorkaos

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.380
Reações
27.558
Pontos
1.063
Acho que o problema era que eu tinha que colocar as ROMs descompactadas. Ele não lê arquivo zipado como outros emuladores. Se não tiver com a extensão .nes ele não reconhece
 

Dark Vissa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.233
Reações
16.050
Pontos
503
Tem vários emuladores de N3DS, vários mesmo, até mesmo um port do retroarch que roda melhor no N3DS e porcamente no Old 3DS.
O esquema é injetar roms de gba, snes, mega, master, gb, gbc, nes e etc em arquivos do Virtual Console, roda perfeito. No New 3DS dá para injetar até mesmo CSP1 e CPS2 nessas roms.

Sobre o NDSi, eu tenho esse mesmo problema de aparente travamento, as vezes o emulador fica um tempão em uma tela branca para depois responder, e como foi dito no tópico isso é pq o diretório ter muitos arquivos. No caso do neoDS o emulador faz a leitura assim que você abre, no nesDS assim que escolhe um diretório.
Spyblack, não sabia disso, vou pesquisar melhor, se tiver informações de onde encontrar por e exemplo o retroarch dele eu te agradeço

Enviado de meu ASUS_Z00UD usando Tapatalk
 

spyblack

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.071
Reações
935
Pontos
854
Spyblack, não sabia disso, vou pesquisar melhor, se tiver informações de onde encontrar por e exemplo o retroarch dele eu te agradeço

Enviado de meu ASUS_Z00UD usando Tapatalk
Bem, dá para instalar facilmente vários emuladores via FBI, no app você tem como baixar outros apps e fazer a instalação, então dê uma olhadinha. Os injetores de Virtual Console você encontra fácil no gbatemp, fácil mesmo.
 

Dark Vissa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.233
Reações
16.050
Pontos
503
Bem, dá para instalar facilmente vários emuladores via FBI, no app você tem como baixar outros apps e fazer a instalação, então dê uma olhadinha. Os injetores de Virtual Console você encontra fácil no gbatemp, fácil mesmo.
Spyblack, valeu pela informação, vou dar uma olhada pelo FBI e ver o gbatemp também

Enviado de meu ASUS_Z00UD usando Tapatalk
 

mayla314

Larva
Mensagens
10
Reações
2
Pontos
3
Bom dia pessoal, gostaria de tirar uma duvida pertinente, acabo de adquirir um ndsi xl, e gostaria de instalar emuladores nele ele ja veio desbloqueado e com cartao r4 porem o mesmo veio sem etiqueta tornando quase impossivel a identificação, pelo menos pra mim que sou leiga, este cartao pelo que vi esta na versao 1.33, e no menu dele esta escrito r4 revolution for ds, meu dsi esta na versao 1.4U, vcs poderiam me ajudar com isto? agradeço muito desde ja!!
ps: ele ja veio com alguns jogos instalados e percebi que so funcionam os que tem data de 2009 e anteriores, posteriores a 2009 nao funcionam.
 

Anexos

  • WIN_20200802_11_25_53_Pro.jpg
    WIN_20200802_11_25_53_Pro.jpg
    18,4 KB · Visualizações: 14
  • WIN_20200802_11_26_07_Pro.jpg
    WIN_20200802_11_26_07_Pro.jpg
    20,4 KB · Visualizações: 13

renderfox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.441
Reações
10.110
Pontos
1.349
Bom dia pessoal, gostaria de tirar uma duvida pertinente, acabo de adquirir um ndsi xl, e gostaria de instalar emuladores nele ele ja veio desbloqueado e com cartao r4 porem o mesmo veio sem etiqueta tornando quase impossivel a identificação, pelo menos pra mim que sou leiga, este cartao pelo que vi esta na versao 1.33, e no menu dele esta escrito r4 revolution for ds, meu dsi esta na versao 1.4U, vcs poderiam me ajudar com isto? agradeço muito desde ja!!
ps: ele ja veio com alguns jogos instalados e percebi que so funcionam os que tem data de 2009 e anteriores, posteriores a 2009 nao funcionam.
Eu compraria um novo, por volta de 40 reais fora o frete.
Ou tentaria com algum kernel do retrogamefan:
Ou mesmo o kernel wood:

DSi da pra desbloquear tbm, mas você deve ler muitas vezes antes de seguir o tutorial.
dsi.cfw.guide/

Emuladores você coloca como um jogo comum de DS.
Arquivo do emulador no no formato .nds e roms numa pasta no sd.
 

mayla314

Larva
Mensagens
10
Reações
2
Pontos
3
Eu compraria um novo, por volta de 40 reais fora o frete.
Ou tentaria com algum kernel do retrogamefan:
Ou mesmo o kernel wood:

DSi da pra desbloquear tbm, mas você deve ler muitas vezes antes de seguir o tutorial.
dsi.cfw.guide/

Emuladores você coloca como um jogo comum de DS.
Arquivo do emulador no no formato .nds e roms numa pasta no sd.
Agradeço profundamente a resposta, consegui colocar um emulador de mega e outro de master, se caso eu comprar outro r4 eu precisaria atualizar o meu dsi, pq ele já está desbloqueado, agradeço novamente pela resposta!!
 

mayla314

Larva
Mensagens
10
Reações
2
Pontos
3
Outra coisa que esqueci de mencionar como faço pra descobrir qual é o meu r4, teria como saber?
 

renderfox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.441
Reações
10.110
Pontos
1.349
Outra coisa que esqueci de mencionar como faço pra descobrir qual é o meu r4, teria como saber?
Foi por isso que eu deixei 2 opções de kernel pra testar e usar. Ou você fez uma leitura seletiva?
:kpensa
Tira uma foto dele e coloca aqui que a gente te ajuda.

Se ele não tiver label, veja a placa dele. Normalmente vem o modelo na placa!
É um modelo mais antigo que os r4i golds que a gente vê por aí hoje em dia.
Isso se ele estiver funcionando.
R4 revolution for ds, eu chuto que é um kernel wood.
Mas preciso que o op teste.
:klolwtf
 
Ultima Edição:

renderfox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.441
Reações
10.110
Pontos
1.349
Desculpe, na verdade é pq sou leiga no assunto, noob mesmo !
Desculpada. Pegue um sd de 2gb, formate em fat pelo windows. Extraia o conteúdo do kernel wood que passei e coloque no dsi.
Tire uma foto do logo que aparecer. Se não aparecer logo de jogo nenhum avise.
Então tente jogar como qualquer jogo.
Mas eu insisto no conselho. Comprar um r4i novo é melhor para qualquer leigo.
Insistir nesses r4 antigos e limitados é perder tempo. Mesmo que no fim vc consiga fazer ele funcionar.
Opção melhor, é destravar o dsi e não depender mais de r4 nenhum, tudo direto pelo console.
Mas como vc é leiga, não deixei como opção principal.
Faça o que pedi ou escolhe algum caminho e informe.
 

mayla314

Larva
Mensagens
10
Reações
2
Pontos
3
Desculpada. Pegue um sd de 2gb, formate em fat pelo windows. Extraia o conteúdo do kernel wood que passei e coloque no dsi.
Tire uma foto do logo que aparecer. Se não aparecer logo de jogo nenhum avise.
Então tente jogar como qualquer jogo.
Mas eu insisto no conselho. Comprar um r4i novo é melhor para qualquer leigo.
Insistir nesses r4 antigos e limitados é perder tempo. Mesmo que no fim vc consiga fazer ele funcionar.
Opção melhor, é destravar o dsi e não depender mais de r4 nenhum, tudo direto pelo console.
Mas como vc é leiga, não deixei como opção principal.
Faça o que pedi ou escolhe algum caminho e informe.
Blz, vou ver que caminho seguir e postarei o resultado, obrigada!!! E a todos que me auxiliaram até o momento!
 

renderfox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.441
Reações
10.110
Pontos
1.349
Agradeço profundamente a resposta, consegui colocar um emulador de mega e outro de master, se caso eu comprar outro r4 eu precisaria atualizar o meu dsi, pq ele já está desbloqueado, agradeço novamente pela resposta!!
Na verdade não, um r4i gold de hoje, funciona no seu dsi, sem problemas. É justamente por isso que eu sempre aconselho usar flashcards mais novos.

Aqui tem uma listinha de emuladores disponíveis.
Mesmo que algum esteja fora do ar, é um bom roteiro pra escolher


:kjoinha
 
Ultima Edição:

mayla314

Larva
Mensagens
10
Reações
2
Pontos
3
Então, no caso o meu é o dsi xl e está na versao 1.4U, me recomendaram comprar um ackard 2 ou um dstwo, essa informação procede?, Pq no caso não tenho noção nenhuma se o desbloqueio está no meu r4 ou no próprio ds.
 

renderfox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.441
Reações
10.110
Pontos
1.349
Então, no caso o meu é o dsi xl e está na versao 1.4U, me recomendaram comprar um ackard 2 ou um dstwo, essa informação procede?, Pq no caso não tenho noção nenhuma se o desbloqueio está no meu r4 ou no próprio ds.
Isso de "procede" é muito chato. Ficar rebatendo o que um terceiro disse faz a gente repetir as mesmas coisas diversas vezes. Eu prefiro deixar as opções que considero melhor. E quem está lendo decide se vai ou não seguir.
Se for comprar um novo, compre um r4i 2020. Eu gosto de sempre indicar a galera de dentro do fórum. Mas tem loja online que vende por menos de 40, fora o frete. Qualquer coisa mando mp.
Se está usando esse r4 em mãos, então o desbloqueio é do flashcard.
Se está colocando no sd que vai dentro do dsi e usando os menus dentro do dsi para carregar os emuladores, o desbloqueio está dentro do dsi.

:kjoinha
 

mayla314

Larva
Mensagens
10
Reações
2
Pontos
3
Isso de "procede" é muito chato. Ficar rebatendo o que um terceiro disse faz a gente repetir as mesmas coisas diversas vezes. Eu prefiro deixar as opções que considero melhor. E quem está lendo decide se vai ou não seguir.
Se for comprar um novo, compre um r4i 2020. Eu gosto de sempre indicar a galera de dentro do fórum. Mas tem loja online que vende por menos de 40, fora o frete. Qualquer coisa mando mp.
Se está usando esse r4 em mãos, então o desbloqueio é do flashcard.
Se está colocando no sd que vai dentro do dsi e usando os menus dentro do dsi para carregar os emuladores, o desbloqueio está dentro do dsi.

:kjoinha
Blz esclarecido então, eu estou usando este r4, estou colocando os jogos e emuladores nele mesmo (sd do r4) , no caso pra eu estar colocando um novo r4 eu teria que atualizar o meu dsi xl, e posteriormente desbloquea -lo, certo
 

renderfox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.441
Reações
10.110
Pontos
1.349
Blz esclarecido então, eu estou usando este r4, estou colocando os jogos e emuladores nele mesmo (sd do r4) , no caso pra eu estar colocando um novo r4 eu teria que atualizar o meu dsi xl, e posteriormente desbloquea -lo, certo
Errado. Foi por isso que indiquei o r4i 2020, não precisa tocar no fw do dsi.
 
Topo Fundo