O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

Arutha

Ser evoluído
Mensagens
54
Reações
16
Pontos
28
Complementando o meu post acima, também tentei instalar o Arch Linux não tive a capacidade pra conseguir isso, se não tiver que fazer aqla dança dos códigos me embanano todo, minha próxima opção séria o Puppy.
Alguém teria outra distro pra recomendar?

Bem leve, bem simples, boa tradução para o português: AntiX.
Uso num pentium 3 e o bicho voa!
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
De vez em quando eu passava pelo monitor de recursos e achava que o Gnome estava usando muita RAM, agora sei por quê. Se eu apertar a tecla "Windows" o processo dele cresce um pouco. Pelo menos agora eu sei do problema e como remediar.
Agora queria me livrar do mesmo problema com o Firefox. Costumo ter outra janela no outro monitor para os vídeos do Youtube, e percebi que com o tempo o processo daquela janela vai inflando e ele não devolve a memória quando fecho a janela. Com o tempo vai enchendo a RAM até deixar o SO lento e precisar ser reiniciado.
 


jumesyn

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.978
Reações
197
Pontos
809
como instalar um drive da nvidia em um notebook com core i5 série 8000, mx150, devuan ascii+cinnamon?
...
..
.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.850
Reações
10.500
Pontos
1.069
como instalar um drive da nvidia em um notebook com core i5 série 8000, mx150, devuan ascii+cinnamon?
...
..
.
Os drivers deveriam vir por padrão na distro, geralmente dá para escolher entre os drivers open source e proprietários da nvidia (esse último é o melhor). O problema ai é o seguinte: esse combo intel+nvidia em notebooks ainda é um pouco complicado no Linux, procura sobre o Bumblebee, que é um programa que melhora o funcionamento do nvidia optimus.


https://www.bumblebee-project.org/
 

mmdsj250

Veterano
Mensagens
566
Reações
696
Pontos
143
A melhor solução para PC de baixo desempenho ou antigos é "escovar bits". Não tem pra onde correr. Para isso, o usuário terá que googlar como fazer uma instalação mínima de sua distro de preferência, compilar um kernel enxuto, usar um DE que consuma poucos recursos ou até mesmo usar uma WM.

Sobre o amigo que está com problemas no Youtube usando o navegador, basta usar o youtube-dl junto com o MPV. O MPV tem suporte a aceleração por hardware. Basta configurá-lo usando o arquivo de configuração do mesmo (consulte a documentação!), copiar o link do vídeo, ir ao terminal e digitar:

Código:
youtube-dl linkdovideo

Pronto. O vídeo abrirá no MPV. Eu não sei se ainda existe (ou se criaram novas alternativas), mas havia uma extensão para o Firefox que fazia esse serviço de abrir no MPV automaticamente. Você acessava a página do vídeo, acessava o menu de contexto e clicava em "abrir com o MPV".

Fazendo uma instalação com somente o necessário, com uma escovada de bits aqui e acolá, evitando instalar software bloated no sistema, fará uma put* diferença no resultado final.
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
A melhor solução para PC de baixo desempenho ou antigos é "escovar bits". Não tem pra onde correr. Para isso, o usuário terá que googlar como fazer uma instalação mínima de sua distro de preferência, compilar um kernel enxuto, usar um DE que consuma poucos recursos ou até mesmo usar uma WM.

Sobre o amigo que está com problemas no Youtube usando o navegador, basta usar o youtube-dl junto com o MPV. O MPV tem suporte a aceleração por hardware. Basta configurá-lo usando o arquivo de configuração do mesmo (consulte a documentação!), copiar o link do vídeo, ir ao terminal e digitar:

Código:
youtube-dl linkdovideo

Pronto. O vídeo abrirá no MPV. Eu não sei se ainda existe (ou se criaram novas alternativas), mas havia uma extensão para o Firefox que fazia esse serviço de abrir no MPV automaticamente. Você acessava a página do vídeo, acessava o menu de contexto e clicava em "abrir com o MPV".

Fazendo uma instalação com somente o necessário, com uma escovada de bits aqui e acolá, evitando instalar software bloated no sistema, fará uma put* diferença no resultado final.

É por isso que as pessoas ficam irritadas com essa história de usar Linuxe. Praticamente todo player de vídeo faz streaming de vídeo, pelo menos do Youtube, não é preciso usar código nem extensão, muito menos terminal. A única coisa que a pessoa tem que fazer é talvez ir nas opções do player e definir a resolução máxima do vídeo. Sempre que possível evite lembrar que terminal existe.
 

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
Quem aqui desenvolve usando node.js no linucs?

Tô tomando um pau lindo pra conseguir usar ele.
 

alef360

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.652
Reações
3.880
Pontos
734
Quem aqui desenvolve usando node.js no linucs?

Tô tomando um pau lindo pra conseguir usar ele.

tomando pau em que sentido, brother?
não manjo do framework em si, mas rodo alguns scripts em node uma vez por semana no trampo, talvez eu possa te ajudar.
 

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
tomando pau em que sentido, brother?
não manjo do framework em si, mas rodo alguns scripts em node uma vez por semana no trampo, talvez eu possa te ajudar.
O framework em si eu uso suavão no Windows (pra desenvolver usando o Ionic), mas no Linux não tô conseguindo nem instalar, só distribuem a versão binária.



Enviado cagando
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.729
Reações
18.641
Pontos
744
A melhor solução para PC de baixo desempenho ou antigos é "escovar bits". Não tem pra onde correr. Para isso, o usuário terá que googlar como fazer uma instalação mínima de sua distro de preferência, compilar um kernel enxuto, usar um DE que consuma poucos recursos ou até mesmo usar uma WM.

Sobre o amigo que está com problemas no Youtube usando o navegador, basta usar o youtube-dl junto com o MPV. O MPV tem suporte a aceleração por hardware. Basta configurá-lo usando o arquivo de configuração do mesmo (consulte a documentação!), copiar o link do vídeo, ir ao terminal e digitar:

Código:
youtube-dl linkdovideo

Pronto. O vídeo abrirá no MPV. Eu não sei se ainda existe (ou se criaram novas alternativas), mas havia uma extensão para o Firefox que fazia esse serviço de abrir no MPV automaticamente. Você acessava a página do vídeo, acessava o menu de contexto e clicava em "abrir com o MPV".

Fazendo uma instalação com somente o necessário, com uma escovada de bits aqui e acolá, evitando instalar software bloated no sistema, fará uma put* diferença no resultado final.
Tenho um notebook Positivo com processador Atom e com 2GB de RAM. Uma bela carroça.

Instalei o Lubuntu nele + OpenOffice + Firefox.

O bichinho VOA e faco de um tudo nele no que se refere a trabalho e navegar na Internet.

So long
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
Tenho um netbook aqui aonde nao posso fazer dual boot ou usar Linux como SO principal, entao usei a Mini ISO e instalei apenas o necessario em um pendrive que dou boot nele, por incrivel que pareça o negocio fica tao rapido quanto o Windows instalado no HD, é incrivel que no quesito leveza o sistema do pinguim ganha de lavada do Windows mesmo rodando via pendrive
 

alef360

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.652
Reações
3.880
Pontos
734
O framework em si eu uso suavão no Windows (pra desenvolver usando o Ionic), mas no Linux não tô conseguindo nem instalar, só distribuem a versão binária.



Enviado cagando

acho que vai além do que eu faço, então. aqui a gente roda usando npm e já era.
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
Alguem sabe se tem incompatiblidade com marca de pendrive no Linux ? Recebi um da Kingston hoje novo que voltou da garantia da propria marca e ele nao monta pelo terminal e menos ainda formata, os outros da Sandisk funcionam sem problema
 

brnbc

Bam-bam-bam
Mensagens
337
Reações
277
Pontos
248
Tenho um problema antigo que gostaria de compartilhar. O meu notebook é um Asus X555L. Ele possui um processador Intel Core i5, e uma placa de vídeo dedicada Nvidia 930M. Possuo ele desde o início de 2016.
Neste mesmo notebook já usei além de Windows, Fedora, Debian, e agora Antergos (uma distro baseada em Arch).
Em todas as distros do Linux, nunca fui capaz de utilizar de fato a placa de vídeo.
No Fedora, por exeplo, usando GNOME, ao instalar os drivers da Nvidia, nao consegui mais bootar o sistema graficamente, aparecia uma tela de erro. (Inclusive criei um tópico do fórum do Fedora, na época, que vocês podem ver mais detalhes aqui: https://ask.fedoraproject.org/en/qu...nvidia-driver-oh-no-something-has-gone-wrong/ ).
No Debian, usando KDE, também não tive sucesso, mas não lembro de maiores detalhes.
E agora, após instalar o Antergos (com GNOME), tentei instalar os drivers da placa, novamente. Mais uma vez, o ambiente gráfico não inicializou, e fiquei preso em uma tela preta apenas com o que seria um terminal, mas nao podia digitar nada, a menos que eu abrisse outro terminal com Ctrl+Alt+F2.
Então eu venho aqui pedir uma ajuda pra vocês, se alguém tem notebook com placa da Nvidia, e que sabe fazê-la funcionar corretamente no linux, me dá um help ae!
Obs: Atualmente, utilizando o Intel HD Graphics, eu sofro com um pouco de Tearing em vídeos,e procurando solucionar isso, cheguei aqui: https://wiki.archlinux.org/index.php/intel_graphics#Xorg_configuration . Mas ao criar o arquivo de configuração (/etc/X11/xorg.conf.d/20-intel.conf), obtive o mesmo erro de quando eu instalei os drivers da Nvidia. Tela preta no boot. Isso pode talvez ajude a encontrar o problema. Após deletar o arquivo, consegui bootar normalmente.
 

Knives

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.161
Reações
3.249
Pontos
1.369
Tenho um problema antigo que gostaria de compartilhar. O meu notebook é um Asus X555L. Ele possui um processador Intel Core i5, e uma placa de vídeo dedicada Nvidia 930M. Possuo ele desde o início de 2016.
Neste mesmo notebook já usei além de Windows, Fedora, Debian, e agora Antergos (uma distro baseada em Arch).
Em todas as distros do Linux, nunca fui capaz de utilizar de fato a placa de vídeo.
No Fedora, por exeplo, usando GNOME, ao instalar os drivers da Nvidia, nao consegui mais bootar o sistema graficamente, aparecia uma tela de erro. (Inclusive criei um tópico do fórum do Fedora, na época, que vocês podem ver mais detalhes aqui: https://ask.fedoraproject.org/en/qu...nvidia-driver-oh-no-something-has-gone-wrong/ ).
No Debian, usando KDE, também não tive sucesso, mas não lembro de maiores detalhes.
E agora, após instalar o Antergos (com GNOME), tentei instalar os drivers da placa, novamente. Mais uma vez, o ambiente gráfico não inicializou, e fiquei preso em uma tela preta apenas com o que seria um terminal, mas nao podia digitar nada, a menos que eu abrisse outro terminal com Ctrl+Alt+F2.
Então eu venho aqui pedir uma ajuda pra vocês, se alguém tem notebook com placa da Nvidia, e que sabe fazê-la funcionar corretamente no linux, me dá um help ae!
Obs: Atualmente, utilizando o Intel HD Graphics, eu sofro com um pouco de Tearing em vídeos,e procurando solucionar isso, cheguei aqui: https://wiki.archlinux.org/index.php/intel_graphics#Xorg_configuration . Mas ao criar o arquivo de configuração (/etc/X11/xorg.conf.d/20-intel.conf), obtive o mesmo erro de quando eu instalei os drivers da Nvidia. Tela preta no boot. Isso pode talvez ajude a encontrar o problema. Após deletar o arquivo, consegui bootar normalmente.
Se é baseada em Arch
https://wiki.archlinux.org/index.php/NVIDIA
 

LangoLango

Bam-bam-bam
Mensagens
2.961
Reações
3.853
Pontos
334
Tenho um problema antigo que gostaria de compartilhar. O meu notebook é um Asus X555L. Ele possui um processador Intel Core i5, e uma placa de vídeo dedicada Nvidia 930M. Possuo ele desde o início de 2016.
Neste mesmo notebook já usei além de Windows, Fedora, Debian, e agora Antergos (uma distro baseada em Arch).
Em todas as distros do Linux, nunca fui capaz de utilizar de fato a placa de vídeo.
No Fedora, por exeplo, usando GNOME, ao instalar os drivers da Nvidia, nao consegui mais bootar o sistema graficamente, aparecia uma tela de erro. (Inclusive criei um tópico do fórum do Fedora, na época, que vocês podem ver mais detalhes aqui: https://ask.fedoraproject.org/en/qu...nvidia-driver-oh-no-something-has-gone-wrong/ ).
No Debian, usando KDE, também não tive sucesso, mas não lembro de maiores detalhes.
E agora, após instalar o Antergos (com GNOME), tentei instalar os drivers da placa, novamente. Mais uma vez, o ambiente gráfico não inicializou, e fiquei preso em uma tela preta apenas com o que seria um terminal, mas nao podia digitar nada, a menos que eu abrisse outro terminal com Ctrl+Alt+F2.
Então eu venho aqui pedir uma ajuda pra vocês, se alguém tem notebook com placa da Nvidia, e que sabe fazê-la funcionar corretamente no linux, me dá um help ae!
Obs: Atualmente, utilizando o Intel HD Graphics, eu sofro com um pouco de Tearing em vídeos,e procurando solucionar isso, cheguei aqui: https://wiki.archlinux.org/index.php/intel_graphics#Xorg_configuration . Mas ao criar o arquivo de configuração (/etc/X11/xorg.conf.d/20-intel.conf), obtive o mesmo erro de quando eu instalei os drivers da Nvidia. Tela preta no boot. Isso pode talvez ajude a encontrar o problema. Após deletar o arquivo, consegui bootar normalmente.

Esse problema é normal. Todo mundo já conhece.

Sempre acontece em notebooks com duas placas de vídeo. Não tem muita solução. Eu tenho um notebook com a 960m e Linux é um parto nele.

Até a NVIDIA já sabe do problema: https://devtalk.nvidia.com/default/topic/957814/prime-and-prime-synchronization/

A melhor opção é esperar o Ubuntu 18.04 e ver se arrumaram. Segundo esse fórum da Nvidia você precisa de Xorg 1.19 e a última versão do kernel pra conseguir usar a placa dedicada.

E, repetindo, não tem uma solução 100%. Algumas pessoas conseguem fazer funcionar com altas gambiarras e outras não conseguem usar de jeito nenhum. A dica é não comprar notebook "gamer" para usar no Linux. Muitos problemas de drivers e screen tearing.
 

alef360

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.652
Reações
3.880
Pontos
734
Esse problema é normal. Todo mundo já conhece.

Sempre acontece em notebooks com duas placas de vídeo. Não tem muita solução. Eu tenho um notebook com a 960m e Linux é um parto nele.

Até a NVIDIA já sabe do problema: https://devtalk.nvidia.com/default/topic/957814/prime-and-prime-synchronization/

A melhor opção é esperar o Ubuntu 18.04 e ver se arrumaram. Segundo esse fórum da Nvidia você precisa de Xorg 1.19 e a última versão do kernel pra conseguir usar a placa dedicada.

E, repetindo, não tem uma solução 100%. Algumas pessoas conseguem fazer funcionar com altas gambiarras e outras não conseguem usar de jeito nenhum. A dica é não comprar notebook "gamer" para usar no Linux. Muitos problemas de drivers e screen tearing.

Puts, preocupei aqui agora.
Eu tô com um notebook da Dell com Windows 10 e uma 940MX, e tô pensando em formatar ele hoje pra instalar o Ubuntu 16.04. Será que terei problemas também?
 

LangoLango

Bam-bam-bam
Mensagens
2.961
Reações
3.853
Pontos
334
Eu nem tinha me ligado, mas a maioria das máquinas aqui da empresa utilizam GPUs Nvidia e todas são Ubuntu.
Nunca rolou problema :kpensa

Vou dar uma lida com calma sobre o problema conhecido.

O problema é em notebook com duas placas gráficas. Em desktop funciona normal.

Outra coisa, se você não quiser usar a placa Nvidia vai funcionar também. O negócio caga quando você quer usar Nvidia e sem screen tearing.
 

alef360

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.652
Reações
3.880
Pontos
734
O problema é em notebook com duas placas gráficas. Em desktop funciona normal.

Outra coisa, se você não quiser usar a placa Nvidia vai funcionar também. O negócio caga quando você quer usar Nvidia e sem screen tearing.

É tudo notebook por aqui mesmo.
Mas realmente o nosso foco não é a utilização da GPU. E em casa eu não me importo de não usar, então tá sussa hehehe

Valeu, brother!
 

brnbc

Bam-bam-bam
Mensagens
337
Reações
277
Pontos
248
Esse problema é normal. Todo mundo já conhece.

Sempre acontece em notebooks com duas placas de vídeo. Não tem muita solução. Eu tenho um notebook com a 960m e Linux é um parto nele.

Até a NVIDIA já sabe do problema: https://devtalk.nvidia.com/default/topic/957814/prime-and-prime-synchronization/

A melhor opção é esperar o Ubuntu 18.04 e ver se arrumaram. Segundo esse fórum da Nvidia você precisa de Xorg 1.19 e a última versão do kernel pra conseguir usar a placa dedicada.

E, repetindo, não tem uma solução 100%. Algumas pessoas conseguem fazer funcionar com altas gambiarras e outras não conseguem usar de jeito nenhum. A dica é não comprar notebook "gamer" para usar no Linux. Muitos problemas de drivers e screen tearing.
Puts, muito obrigado pela resposta. Eu achava que era o único no mundo que sofria com isso. Agora entendo a dimensão do problema. Espero que um dia cheguem a arrumar o problema...
Felizmente o foco do meu notebook não é jogar, então menos mau. Só fico meio triste em pensar que tem uma placa de vídeo ali dentro que eu nao posso usar haha.
 

alef360

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.652
Reações
3.880
Pontos
734
Alguém aqui usa a Cairo Dock?
Tô pensando em instalar ela. Acho a interface padrão do Ubuntu pouco prática.
 

Arutha

Ser evoluído
Mensagens
54
Reações
16
Pontos
28
Puts, muito obrigado pela resposta. Eu achava que era o único no mundo que sofria com isso. Agora entendo a dimensão do problema. Espero que um dia cheguem a arrumar o problema...
Felizmente o foco do meu notebook não é jogar, então menos mau. Só fico meio triste em pensar que tem uma placa de vídeo ali dentro que eu nao posso usar haha.

Bruno, isso aqui não serve?
https://wiki.archlinux.org/index.php/NVIDIA_Optimus

Essas coisas de placas de vídeo são complicadas, mas mudam bem rápido. Quando a AMD resolveu descartar o catalyst (no linux) e trabalhar num drive específico para linux foi um horror, quem atualizava o ubuntu ficava com um vídeo de m... Aí foi melhorando, ampliando o suporte, ainda está longe de estar perfeito, mas já mudou muito. Então se vc não consegue usar agora, vá acompanhando as mudanças. Eu sei que vc não usa ubuntu, mas o fórum deles em inglês é muito bom, tem muita participação. Lá eu vi várias reclamações de dar tela preta ao instalar drivers da nvidia e havia umas respostas boas. Só não lembro, porque como não uso nvidia, só olhei de raspão...
 
Topo Fundo