O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Legião Urbana

Riraito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.506
Reações
5.826
Pontos
1.024
Legião Urbana é uma banda TEEN igualmente a Anitta, o problema é que a maioria de seus fãs são prepotentes e não aceitam que a banda é fraca e vivia de plágios. Aproveitavam que na época era muito difícil para a grande maioria da população tomar conhecimento de bandas que não tinham repercussão no Brasil. Renato, como era de família de boa condição financeira, tinha como ter acesso ao conhecimento, principalmente ao musical. Copiaram a nova tendência musical adolescente da Inglaterra, o post-punk, tentando imitar o The Smiths e plagiar muitas bandas do mesmo gênero.

Não acho Legião Urbana uma banda ruim, porém os fãs teriam que ter uma maior mentalidade e assumir que a banda não "criava" algo do nada, como se Renato Russo fosse um gênio fazendo a banda não se encaixar em nenhum estilo musical da época. Legião Urbana tem a mesma qualidade musical da Jojo Toddynho, e isso não é demérito, porém os fãs se comportam como a elite intelectual, por apenas gostar da banda.

Eu tenho uma teoria que quase sempre se comprova quando escuto gente criticar Legião Urbana e fiquei curioso agora. Qual seu estilo favorito de musica?
 

edikaoz

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.899
Reações
15.058
Pontos
989
um amigo meu tinha dito que o Dado tocava as músicas com acordes simples por imposição do Renato e o motivo era pra que todo mundo pudesse tocar LU, principalmente quem estava aprendendo a tocar... a banda acabou e o que vimos? Sempre um estudante que tá aprendendo a tocar violão tocando Legião naquela rodinha com seus coleguinhas cantando. E vejo essa cena dos anos 90 até hoje. Acho que faz todo sentido mesmo, a banda continua viva.

Quanto ao LU, já enjoei, não consigo ficar escutando. Um dos motivos é justamente a overdose de Legião que toca até hoje, seja por quem tá começando a tocar seja por quem toca nos bares da vida.

Agora se vcs acham fãs do LU chatos? Já ouviram falar dos fãs do Los Hermanos? :lolwtf
Exatamente!

O Eduardo Paraná foi o primeiro guitarrista da Legião Urbana. Ele teve que sair da banda porque era muito "virtuoso". O Renato vivia falando "dois acordes, Paraná, dois acordes!"...

Eu sempre fui muito fã da Legião. Mas hoje eu também não escuto em casa. Acontece que eu toco num cover da Legião hoje, hehehehehehehe... Daí eu não consigo escutar as músicas em casa. Eduardo e Mônica é uma música que eu não consigo escutar mais. Só toco porque sou obrigado, huaHuahuahuahuahuahua!!!
 
Ultima Edição:

Hitmanbadass

You can't handle the truth!
VIP
Mensagens
23.868
Reações
52.072
Pontos
1.564
Cite uma música da Anitta que, na sua opinião, seja comparável a música Dezesseis do Legião, assim teremos como saber qual sua régua e argumentar algo.

Abraços.
 

Solid Dante

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.041
Reações
15.906
Pontos
1.389
Você gostando ou não da banda, as suas comparações são totalmente descabidas.

Até gostava quando mais novo, mas hoje, não tenho o menor saco pra escutar LU.
 


okita

Lenda da internet
Mensagens
15.890
Reações
13.640
Pontos
1.624
Entendo as criticas que a Legião normalmente recebe , principalmente a de serem superestimados o que concordo , mas Jojo todynho e Anitta :kpensa Não :brbr
 

Vei pescador

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.530
Reações
18.509
Pontos
1.464
OP deve ser daquela página "Rock Wins" do feici. Olha q não sou muito chegado à legião urbana, mas dizer q é o mesmo q Anitta, esticou bem legal a baladeira

Agora se vcs acham fãs do LU chatos? Já ouviram falar dos fãs do Los Hermanos? :lolwtf

Esses aí são sussa em comparação com a fanbase da beyoncé
fanfic.jpg
 

Death Knight

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
13.258
Reações
10.140
Pontos
1.494
Como são as coisas, acho a Legião Urbana uma das melhores bandas da história, especialmente pelas letras. Sou muito fâ, um verdadeiro legionário.
 
Ultima Edição:

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.512
Reações
2.760
Pontos
703
Acho que a Legião teve o sucesso que merecia, concordo quando a colocam entre as melhores bandas de rock que esse país criou. Particularmente, também acho que Renato Russo tinha não só habilidades poéticas bem acima da média, como também era um excelente melodista. O único problema que vejo na banda é que os demais integrantes estavam muito abaixo do Renato nesses quesitos musicais, a banda era praticamente uma carreira solo dele -e acredito que, se formalmente fosse, em termos de sonoridade seria até melhor, pois o Renato não estaria amarrado as limitações de Dado e Bonfá. Ironicamente, o baixista Renato Rocha, que era um músico decente, foi expulso da banda, mas imagino que ele era meio complicado de se conviver. Antes de gravar disco, o guitarrista Eduardo Paraná também chegou a fazer parte da banda, mas por divergencias musicais também saiu. Uma pena, pois ele era um grande guitarrista.
 
Ultima Edição:

Nitro FD

Habitué da casa
Mensagens
142
Reações
146
Pontos
58
Legião Urbana e Capital Inicial vieram de uma mesma banda chamada Aborto Elétrico. Depois o Aborto Elétrico se dividiu e aí é que os outros 2 grupos se formaram. Até as músicas do repertório eles resolveram dividir: o Capital Inicial ficou com Fátima, Música Urbana, etc., e o Legião ficou com Tédio, Química e outras. Acho que de forma geral, as músicas da década de 1980 eram bem melhores que as de hoje em dia. Tinha RPM, Biquini Cavadão, Nenhum de Nós... Essas bandas podiam não ser o suprassumo da qualidade, mas qual banda de hoje que se compara? Tem Skank, Jota Quest, Los Hermanos que são boas, mas a quantidade em geral é bem menor.

E dessas bandas antigas, Legião Urbana é provavelmente a que mais toca até hoje. Se bem que o Barão Vermelho da época do Cazuza também tem umas músicas conhecidas até hoje.

Na verdade eu nem gosto mais tanto de rock assim. Eu sou meio chato e implico com tudo, e a Legião Urbana me incomoda por causa desse clima depressivo dos álbuns deles. Os primeiros até que eram mais animados, mas olha só o V ou o Tempestade. Aquilo é tão depressivo que chegou até a me influenciar negativamente quando eu era mais novo. E esses cantores como o Renato Russo, Cazuza, Freddie Mercury, acabou tudo morrendo de AIDS, roqueiro tem um estilo de vida todo porra-louca.

Mas antigamente eu decorava tudo quanto é letra da Legião. Até hoje eu ainda devo saber cantar umas 50 músicas deles de cor.
 

william_magalhaes

Supra-sumo
Mensagens
782
Reações
1.218
Pontos
183
Sem falar que daqui há 30 anos nós vamos lembrar, no máximo, de como era a bunda da Anita, mas com certeza ainda vamos lembrar das letras da Legião...
Se bem que a bunda da Anita não será uma recordação ruim não... :ksafado
 

quemsoueu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.524
Reações
13.647
Pontos
1.409
o op franjinha causou e não voltou mais hue :klol, queria saber as musicas copiadas dos gringos pra mim escutar
 

Tulius18

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.939
Reações
28.187
Pontos
1.359
O problema maior do Legião Urbana são os fãs.
Não curto o som deles muito não, a voz bocejante do renato russo me dá muito sono, mas não tiro o mérito deles, era uma ótima banda.
Mas os fãs são um pé no saco, pqp, que povo chato.
 

RavengaSPFC

Bam-bam-bam
Mensagens
1.675
Reações
2.486
Pontos
453
Fala rapaziada!

Eu entendo que gosto musical é particular de cada um e que Legião Urbana nunca vai ser unanimidade, mas comparar Legião com Anita e Jojo sei lá o quê e sacanagem...

As influências da Legião são claras: rock inglês dos anos 80. Concordo que algumas coisas são realmente chupinhadas(copias mesmo) de Smiths, The Cure, etc. Até o próprio Renato falava disso.

Contudo, temos que ter em mente que não é possível reinventar a roda. Se formos extremamente críticos, tudo e cópia de algo que já existe. Todo artista que faz algo original coloca suas influências (quiçá copia algo) nas suas obras.

Instrumentalmente falando, a banda realmente era limitada. Isso porque a banda surgiu no ápice do Do It Yourself. Ou seja, eles nem se preocuparam com formação musical, hehehehehehehe. Era regra não tocar tão bem seus instrumentos.

Agora, falando sobre sua comparação: creio que ela e descabida porque a banda formou um legado de ótimas músicas através do tempo. Não creio que músicos como Anita ou essa Jojo passarão pelo crivo do tempo. Além disso, músicas que incitam a sexualização e ostentação não fazem parte do repertório da Legião Urbana.

Eu tive minha fase de criticar o trabalho de bandas e artistas que eu não gostava. Mas com o tempo isso se mostrou completamente inútil. Por quê? Porque existem pessoas que consomem o trabalho, ou seja, tem quem goste. Eu cheguei a conclusão que se eu não gostar eu algo, basta eu não consumir. Por exemplo, Anita e Jojo não sei o quê não tocam nas minhas playlists, hehehehehehehe. Mas nada contra quem gosta.

Outro ponto levantado por você é quanto aos fãs que se acham superiores por gostar de algo. Isso realmente é chato. O gosto de ninguém é melhor do que o do outro. Isso porque o que é bom pra você pode não ser pra mim e vice-versa. Um bom exemplo disso são os fãs de metal. Tem alguns que se acham o supra sumo da cultura por curtir bandas obscuras de metal nórdico. Eu também gosto, mas nem por isso vou empurrar meu gosto goela abaixo de ninguém, nem ficar apontando dedos por causa do gosto de outra pessoa.

Enfim, uma banda que ainda toca nas rádios mesmo após 20 anos de seu término deve ter alguma relevância. Se a pessoa gosta ou não, aí é um direito dela. Só não vejo necessidade de denegrir um trabalho pra afirmar outro, entende?

Espero que minha tese não tenha ficado muito confusa, hehehehehehehe. Debates são sempre bem-vindos.

Valeu!!!!!!


Falou tudo.
O argumento do OP termina quando confunde plágio com influência.
E pra enfatizar este argumento infeliz, diz que Renato Russo se aproveitava do poder aquisitivo para ouvir bandas inglesas desconhecidas no Brasil. WTF?
The Smiths, The Cure, entre outras, eram muito tocadas nas rádios brasileiras, na mesma época.
Plágio é crime. Nunca li ou ouvi algo sobre processo contra a Legião por conta disso.
Aí quando comparou com jojo todynho e Anita, vi que era bait apelativo. Totalmente non sense.
72ffda970ebc603a61046f192d1b7fd8.jpg
 

edikaoz

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.899
Reações
15.058
Pontos
989
Falou tudo.
O argumento do OP termina quando confunde plágio com influência.
E pra enfatizar este argumento infeliz, diz que Renato Russo se aproveitava do poder aquisitivo para ouvir bandas inglesas desconhecidas no Brasil. WTF?
The Smiths, The Cure, entre outras, eram muito tocadas nas rádios brasileiras, na mesma época.
Plágio é crime. Nunca li ou ouvi algo sobre processo contra a Legião por conta disso.
Aí quando comparou com jojo todynho e Anita, vi que era bait apelativo. Totalmente non sense.
72ffda970ebc603a61046f192d1b7fd8.jpg
Opa!!!

A verdade é que o cara postou a treta e saiu correndo, Huahuahuahuahuahuahua!!!

O lance é não esquentar a cabeça.

Valeu!!!
 

Flea.

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.068
Reações
20.632
Pontos
1.144
É um sarro quando o pessoal passa por aquela fase da adolescência que começa a odiar tudo que é popular pra pagar de "gênio incompreendido" :klingua

O triste, é claro, quando continuam assim nos seus 30 anos :klolz
 

redfield jr.

We are the Champions
Mensagens
19.296
Reações
29.632
Pontos
1.064
Legião Urbana foi uma banda fantástica exatamente por fazer um som simples e acessível, porém sem perder sua complexidade. Isso é algo raro. Você pega "Há tempos", por exemplo, com uma letra fantástica e que não tem refrão, contrastando com uma base sonora bem simples e, mesmo assim, é uma das mais celebradas. Só pra citar um exemplo dentre os vários clássicos da banda.
No entanto, vou concordar com o pessoal aí que diz que do ponto de vista instrumental a banda não era grande coisa. Todavia, pesquisando a história da banda, percebemos que boa parte disto era proposital exatamente para focar nas letras e na acessibilidade do som.

PS: Quanto aos fãs, a maior parte acha que tudo que a Legião Urbana fez é bom e clássico instantâneo. Lembro quando ouvi "Antes das Seis" pela primeira (e única vez) e perguntei para uma amiga minha (que mostrou-me a música): "Sério que isso é Legião"? "Letra fraca, horrível". Ela não gostou muito do meu comentário na época.
 
Topo Fundo