O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Sem nome ainda - Protótipo que estou trabalhando

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.931
Pontos
1.659
Ae galera,

Primeiro protótipo do "game" que andei trabalhando (game entre aspas porque é um clicker).

Pra quem não conhece, "clicker" (também chamados incremental games ou idle games) é um gênero popularizado por jogos como candy box e cookie clicker, onde o objetivo é simplesmente fazer um numero aumentar. Se quiser entender melhor, um bom exemplo é esse jogo chamado number.
O conceito de incremental é meio que um anti-jogo, servindo mais como uma distração do que um jogo normal. Geralmente voce deixa uma aba aberta com o jogo rodando ou larga ele no celular e olha de vez em quando, porque parte do conceito é que você não precisa ter o jogo aberto o tempo todo porque ele também se joga sozinho. Voce pode fechar e abrir depois e nesse meio tempo seu dinheiro aumentou, voce gasta no que quiser e volta mais tarde.
Não há como perder. A única habilidade envolvida é a estratégia pra fazer micro-management e maximizar seus ganhos.

Resolvi fazer um clicker simplesmente pra aprender um pouco sobre retenção de usuários, mas to aprendendo muitas outras coisas no processo, principalmente sobre balanceamento e, na parte tecnica, também aprendi muito, principalmente sobre otimização.

O foco é mobile e kongregate.
O link pra testar é
https://gboxx.itch.io/bombox?password=box
Pode ser jogado no browser e não se esqueçam que podem fechar a aba e voltar depois.

Agradeço qualquer feedback e perguntas são bem vindas.
 
Ultima Edição:

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.931
Pontos
1.659
Confesso que não sou muito fã de idle games, mas seu protótipo está bem interessante =]

Os únicos adendos que faço são:

1- O progresso do level 2 dá uma guinada forte em relação ao 1° (demorou sei lá, umas 4x mais, e isso deixa uma falsa impressão de que os próximos vão seguir a mesma escala);

2- O auto-lançamento da bombinha "mira" sempre o mesmo local (imagino que ao adicionar mais lançadores ela vai sendo jogada em posições diferentes, mas seria legal randomizar isso em todos os lançadores);

3- Após um certo ponto o custo dos elementos "evolui" pra novos patamares, porém sem nenhuma dica de que o research passa a disponibilizar itens que vão multiplicar os ganhos (aqui algum feedback visual nos botões que abrem o painel de upgrades seria o ideal);

1 - É bem difícil equilibrar isso, mas o progresso do jogo não ser linear é algo que é ok. Faz parte do micromanagement e do flow do game. Na verdade o ganho de XP é linear e a quantidade necessaria pra cada level é exponencial, então, inevitavelmente chega num limite, mas você consegue tornar esse progresso mais suave investindo dinheiro nas coisas certas.

2 - O plano inicial era ter um menu de automação onde voce tem varios lançadores e escolhe a posição deles, mas cheguei à conclusão de que o esforço necessário pra algo assim num jogo tão simples meio que não valia a pena, então isso virou o simples upgrade de tamanho da explosão. Conforme ele evolui voce consegue chegar a atingir a tela toda.

3 - Isso é bem verdade. Vou pensar algum jeito de melhorar isso.

Valeu pelo feedback! :)
 
Ultima Edição:

PeeWee~*

Bam-bam-bam
Mensagens
76
Reações
107
Pontos
454
Jogo bastante idle games, algumas coisas que reparei no jogo:

- Quando eu cheguei no upgrade 10 de small box e 5 de medium box, dá para perceber que algumas caixas nunca são destruidos quando você habilita o upgrade para ficar idle.

- Acho que o jogo te passa a impressão que você não está progredindo. Ex.: Adicionar níveis, quanto maior o nível, mais exp, quantidade de caixas e gold são adquiridos.

- Acho que em um idle, sempre tem que ter uma opção de desabilitar o lançador de bombas automático e incentivar o user a sempre apertar na tela. Sempre que ele estiver jogando manualmente, ganhar icentivos como aumento do dano, aumento das recompensas, etc.

- Quando você habilita as largebox elas nunca são destruídas, pq elas sempre ficam nas últimas fileiras e a bomba não chega lá ( quando idle).

- Os pontos de pesquisa demoram muito para ser adquiridos, acho que isso desmotiva o usuário.
Por exemplo:No início do jogo a dificuldade já é muito grande, deve ser facilitado adquirir leveis, mas aumentando a dificuldade para adquirir os upgrades. Os primeiros upgrades devem ser aqueles que vc acha essencial e que vão permitir ficar idle, os outros, devem ser dificultados.

- Sempre colocar caixas especiais, que devem ser explodidas manualmente ( p.e. aparecer no canto da tela), dando bastante gold ou algum item especial que vc implmentar futuramente.

- Acho que o que vicia em um idle game são as bonificações e progressão. Se você destruir uma caixa, mostrar claramente para o usuário que ele está ganhando algo, como a bufunfa voando, exp, mudança de cenário e etc.
Outro item que vicia, é ter a impressão de você ser único, ter bombas especiais, ranking global(icentivo a competição), etc.
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.931
Pontos
1.659
Jogo bastante idle games, algumas coisas que reparei no jogo:

- Quando eu cheguei no upgrade 10 de small box e 5 de medium box, dá para perceber que algumas caixas nunca são destruidos quando você habilita o upgrade para ficar idle.

- Acho que o jogo te passa a impressão que você não está progredindo. Ex.: Adicionar níveis, quanto maior o nível, mais exp, quantidade de caixas e gold são adquiridos.

- Acho que em um idle, sempre tem que ter uma opção de desabilitar o lançador de bombas automático e incentivar o user a sempre apertar na tela. Sempre que ele estiver jogando manualmente, ganhar icentivos como aumento do dano, aumento das recompensas, etc.

- Quando você habilita as largebox elas nunca são destruídas, pq elas sempre ficam nas últimas fileiras e a bomba não chega lá ( quando idle).

- Os pontos de pesquisa demoram muito para ser adquiridos, acho que isso desmotiva o usuário.
Por exemplo:No início do jogo a dificuldade já é muito grande, deve ser facilitado adquirir leveis, mas aumentando a dificuldade para adquirir os upgrades. Os primeiros upgrades devem ser aqueles que vc acha essencial e que vão permitir ficar idle, os outros, devem ser dificultados.

- Sempre colocar caixas especiais, que devem ser explodidas manualmente ( p.e. aparecer no canto da tela), dando bastante gold ou algum item especial que vc implmentar futuramente.

- Acho que o que vicia em um idle game são as bonificações e progressão. Se você destruir uma caixa, mostrar claramente para o usuário que ele está ganhando algo, como a bufunfa voando, exp, mudança de cenário e etc.
Outro item que vicia, é ter a impressão de você ser único, ter bombas especiais, ranking global(icentivo a competição), etc.

Muito bons feedbacks. É diferente quando a pessoa curte o gênero hehehe

  • Respondendo de uma maneira geral sobre o alcance, da pra dar upgrade nisso, mas o fato de voce estar reclamando quer dizer que não está claro, o mesmo para o dinheiro saindo da caixa.
  • Vou ajustar os pontos de pesquisa, valeu
  • Gostei da ideia das caixas manuais também. Acho que é um bom incentivo pra jogar mesmo ao inves de deixar no background.
  • O ranking eu vou implementar no mobile/kongregate
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.891
Reações
7.119
Pontos
1.189
Muito bom!

Gosto demais do seu envolvimento e empolgação.

Também tô ralando um cado, fazendo uns games mais simples.

Quanto a esse tipo de jogo, acho que um dos melhores - senão o melhor - é Tap Titans.

Com certeza é referências para todos que querem se aventurar nesse tipo de game.

tap_titans__by_daveisblue-d8a9qb3.jpg
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.931
Pontos
1.659
Muito bom!

Gosto demais do seu envolvimento e empolgação.

Também tô ralando um cado, fazendo uns games mais simples.

Quanto a esse tipo de jogo, acho que um dos melhores - senão o melhor - é Tap Titans.

Com certeza é referências para todos que querem se aventurar nesse tipo de game.

tap_titans__by_daveisblue-d8a9qb3.jpg

Pode crer. Eu vejo as coisas q vc posta no twitter, tipo o mini-simon.
Ja que vc ta na mesma vibe de "mini projetos", se estiver afim de fazer uma parceria pra algum no futuro, seria massa :ksafado
 
Ultima Edição:


Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.891
Reações
7.119
Pontos
1.189
Pode crer. Eu vejo as coisas q vc posta no twitter, tipo o mini-simon.
Ja que vc ta na mesma vibe de "mini projetos", se estiver afim de fazer uma parceria pra algum no futuro, seria massa :ksafado

Opa! Valeu mesmo! Eu vi que você me deu moral. Brigadão demais. O início é osso... A gente rala igual doido e a recepção é baixíssima. rs

E demorou! Ótima ideia. Hehe
 

kamikazepsico

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.389
Reações
1.903
Pontos
884
Ficou bem lega la mecanica do jogo!
Só falta colocar um pouco mais de emoção rs, na verdade os primeiros niveis estão muito compridos.
fora isso a ideia é ótima!
 
Topo Fundo