O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[TEORIA] Viagem no Tempo

Dr. F3

Supra-sumo
Mensagens
13
Reações
40
Pontos
173
Saudações!
Sempre tivemos a curiosidade - desde quando nos aprofundamos na matemática,física e afins - de saber se seria possível viajar (para o passado ou futuro) no tempo.
Em filmes hollywoodianos, vimos diversas vezes esse sonho e algumas vezes as tragédias ou vitórias que esse tipo de viagem pode trazer.

Particularmente, sempre fui um pouco "pé atras" com o assunto, apesar de gostar muito e sempre ter estudado sobre.

Deixo aqui para reflexão dos confrades, algumas teorias:

TEORIA DO "ONDE ELES ESTÃO?": Caso a viagem do tempo fosse possível o pessoal do futuro já estaria nos visitando, já que somos o passado deles.

TEORIA DO "NÃO PODEMOS VOLTAR, SÓ AVANÇAR": A viagem temporal no futuro é possível, porém apenas para o futuro, no passado, eles sabem que qualquer alteração poderia destrur o continuum espaço tempo e não arriscam a voltar.

TEORIA DO "AS LEIS DO UNIVERSO NÃO PERMITEM": Nessa teoria, o universo possui leis invisíveis que não permite que se volte no tempo e mude o que aconteceu, alterando seu fluxo dimensional pelo universo e pelo multiverso. Por exemplo: Um jovem volta ao passado e mata o próprio pai ainda garoto. Nessa teoria o universo não permitiria essa morte, pois só o fato do viajante estar li já assegura aquela linha temporal.

Essas são algumas das várias teorias que existem, explicadas de modo coloquial, eu gostaria de saber o que os confrades acham do assunto e se possível debatermos em diálogo salutar.

Abraço!
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.311
Reações
20.585
Pontos
1.044
Não é difícil visualizar o "espaço-tempo" e suas dimensões. Porém tentar aplicar a viagem na prática que sugere ser o grande desafio.
Já vislumbrei algo fantástico do tipo..já pensou que bacana seria espiar os próximos 15 minutos futuros ? E já pensou em fazer isso e se ver ? O que aconteceria se seus 2 eus se vissem ?
Não imagino que a viagem no tempo esteja associada a velocidade da luz pois milhares de corpos celestes viajam a tal velocidade ou maior e não se transportam, simplesmente tornam-se objetos extremamente velozes.

Por fim, o segredo que sugere que a resposta está na física quântica.
 

Dr. F3

Supra-sumo
Mensagens
13
Reações
40
Pontos
173
Não é difícil visualizar o "espaço-tempo" e suas dimensões. Porém tentar aplicar a viagem na prática que sugere ser o grande desafio.
Já vislumbrei algo fantástico do tipo..já pensou que bacana seria espiar os próximos 15 minutos futuros ? E já pensou em fazer isso e se ver ? O que aconteceria se seus 2 eus se vissem ?
Não imagino que a viagem no tempo esteja associada a velocidade da luz pois milhares de corpos celestes viajam a tal velocidade ou maior e não se transportam, simplesmente tornam-se objetos extremamente velozes.

Por fim, o segredo que sugere que a resposta está na física quântica.
Concordo prezado, a física quântica é o caminho - pelo menos dentro do nosso conhecimento - para essa equação incrível.
 

galodoido11

Habitué da casa
Mensagens
115
Reações
107
Pontos
54
Mas a viagem no tempo, para o futuro, seja viajando em uma velocidade mto alta, ou estando próximo a objetos super massivos é um fato cientifico, não? Nossos astronautas mesmo, que viajam em uma velocidade irrisória, estão alguns milésimos de segundos no "futuro".
 

australopitecus

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.305
Reações
3.252
Pontos
1.359
Mas a viagem no tempo, para o futuro, seja viajando em uma velocidade mto alta, ou estando próximo a objetos super massivos é um fato cientifico, não? Nossos astronautas mesmo, que viajam em uma velocidade irrisória, estão alguns milésimos de segundos no "futuro".
é sim.

não é bem uma viagem no tempo como nos filmes em que uma coisa some daqui e aparece aqui mesmo daqui meia hora.
é só uma alteração na sensação de passagem do tempo para quem está neste referencial que se move próximo da velocidade da luz.
basicamente, quem está no referencial sente que se passou muito menos tempo do que nós aqui, no referencial lerdão.
 


The Kong

Cruz Bala Trevoso
VIP
Mensagens
31.571
Reações
135.462
Pontos
784
235680.jpg
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
Vc criou essa conta só pra postar esse tópico que eu sei :obrigue
 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.351
Reações
46.927
Pontos
1.454
Não é difícil visualizar o "espaço-tempo" e suas dimensões. Porém tentar aplicar a viagem na prática que sugere ser o grande desafio.
Já vislumbrei algo fantástico do tipo..já pensou que bacana seria espiar os próximos 15 minutos futuros ? E já pensou em fazer isso e se ver ? O que aconteceria se seus 2 eus se vissem ?
Não imagino que a viagem no tempo esteja associada a velocidade da luz pois milhares de corpos celestes viajam a tal velocidade ou maior e não se transportam, simplesmente tornam-se objetos extremamente velozes.

Por fim, o segredo que sugere que a resposta está na física quântica.

Primeiramente, não existe nenhum objeto que esteja à velocidade da luz, é impossível.

Mas a viagem no tempo, para o futuro, seja viajando em uma velocidade mto alta, ou estando próximo a objetos super massivos é um fato cientifico, não? Nossos astronautas mesmo, que viajam em uma velocidade irrisória, estão alguns milésimos de segundos no "futuro".

segundo, o que o galodoido falou é exatamente a única maneira atual conhecida de se fazer uma viagem no tempo, quanto mais próximo da velocidade da luz, mais devagar o tempo passa em relação ao objeto, dando a sensação de uma viagem no tempo, uma vez que o corpo do viajante não envelheceu como os das pessoas que não estavam na mesma velocidade.

para você mudar o tempo de uma maneira que ele volte, seria necessario uma quantidade impossível de energia alterar o espaço-tempo de tal maneira.
 

ssj4ac

Bam-bam-bam
Mensagens
7.209
Reações
13.428
Pontos
353
No Vingadores 4 vão explicar essas paradas de voltar ao tempo detalhadamente cara.
 

Emperor

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.622
Reações
19.232
Pontos
1.279
Uma vez li aqui no fórum algo que fez muito sentido e eu nunca tinha parado pra pensar nisso.
Se a terra está em constante movimento, uma máquina do tempo aqui na terra acabaria no espaço dependendo do quanto viajar, ou até mesmo presa em algum lugar na própria terra.
Acho que viagem no tempo só é possível como explicado no filme interstellar, no lance da percepção mesmo.
 

ssj4ac

Bam-bam-bam
Mensagens
7.209
Reações
13.428
Pontos
353
Eu acho legal essas teorias de viagem ao tempo @Dr. F3 , ao menos tempo também penso e se o isso aqui fosse um passado, diga uma matrix (igual ao filme), não fosse a realidade e a maneira de nos libertassemos talvez fosse morrendo (vendo assim a verdade)?

E por que ateus não acreditam em um Deus? Acham que o mundo criou realmente de um big bang, que as pessoas os animais surgiram do nada?

Acredito que tem muita coisa que não sabemos ainda da evolução, devem existir vidas em outros planetas, um Deus que criou tudo isso que vivemos, uma realidade diferente a quem "morre", talvez multiversos em que existam varios de nos em um mesmo universo com diferentes tempos, ou mesmo que esse mundo nem exista de fato, que estamos preso em um sonho, so não sabemos dizer se morrendo nos libertamos ou continuamos nele.

Afinal o que é real?
 

Dr. F3

Supra-sumo
Mensagens
13
Reações
40
Pontos
173
No Vingadores 4 vão explicar essas paradas de voltar ao tempo detalhadamente cara.
Na verdade não, apenas falarão de como a Jóia do Tempo funciona e como o Dr. Estranho viu os milhares de futuros possíveis e retornou ao presente sem entrar muito em detalhes.
 

Dr. F3

Supra-sumo
Mensagens
13
Reações
40
Pontos
173
Eu acho legal essas teorias de viagem ao tempo @Dr. F3 , ao menos tempo também penso e se o isso aqui fosse um passado, diga uma matrix (igual ao filme), não fosse a realidade e a maneira de nos libertassemos talvez fosse morrendo (vendo assim a verdade)?

E por que ateus não acreditam em um Deus? Acham que o mundo criou realmente de um big bang, que as pessoas os animais surgiram do nada?

Acredito que tem muita coisa que não sabemos ainda da evolução, devem existir vidas em outros planetas, um Deus que criou tudo isso que vivemos, uma realidade diferente a quem "morre", talvez multiversos em que existam varios de nos em um mesmo universo com diferentes tempos, ou mesmo que esse mundo nem exista de fato, que estamos preso em um sonho, so não sabemos dizer se morrendo nos libertamos ou continuamos nele.

Afinal o que é real?
Ateu é alguém que passa a vida negando um deus. Deve ser difícil puramente não acreditar, precisou criar-se um nome (quase uma religião) para poder simplesmente negar. Nesses caso, respeito mais o agnóstico.

Livros como "O UNIVERSO NUMA CASCA DE NOZ" são recomendados no seu caso, você irá gostar.
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.311
Reações
20.585
Pontos
1.044
Ateu é alguém que passa a vida negando um deus. Deve ser difícil puramente não acreditar, precisou criar-se um nome (quase uma religião) para poder simplesmente negar. Nesses caso, respeito mais o agnóstico.

Livros como "O UNIVERSO NUMA CASCA DE NOZ" são recomendados no seu caso, você irá gostar.

Não resisti a essa deixa e adoraria me manifestar. Já fui ateu, agnóstico e hoje me considero uma pessoa com uma "filosofia de vida" totalmente egoísta, a qual formo mediante percepções que me interessam, ou seja, um self service de crédulos.

Mas falando sobre criação, discussão que acho fantástica quando sadia, assim como está sendo aqui, eu vejo a criação do todo da seguinte forma. Não descarto o Big Bang, porém não consigo visualizar como era antes dele.

Bem, a partir do momento em que ele supostamente ocorreu, vejo a vida dar-se origem assim como quando pegamos um pano úmido e o colocamos em um armário escuro e fechado....em pouco tempo este estará minando fungos, bolor, mofo entre outros tipos de vida unicelular. MINHA CONCLUSÃO - para chegar até nossa forma foi questão apenas de tempo....milhões, bilhões de anos...tempo este que foi criado por nós para mensurarmos ciclos temporais.

Um outro coleguinha mencionou alguns posts após o meu que não existe objeto viajando na velocidade da luz pelo espaço. Sou mega leigo porém do pouco de sci-fi que entendo entendo que existe sim corpos celestes cruzando a galáxia ou as galáxias nessa velocidade.....porém devido sua velocidade não o vemos.

Agora um outro coleguinha falou sobre a teoria de Interstellar em que o que se sente é somente uma percepção do tempo, no caso de viagem no tempo. Curioso isso. Então quer dizer que se rolar aquele clichê de viagem no tempo num primeiro momento não iríamos ver a máquina "girando" enquanto seu painel mostrava a contagem regressiva dos minutos, horas, dias, meses, anos, décadas.....e externamente aquela mudança visual desde os tempos atuais até a estética de 3 séculos atrás....tudo se transformando....rsrsrrssr...

Fascinante discorrer sobre isso....parabéns aos envolvidos.
 
D

Deleted member 219486

Não resisti a essa deixa e adoraria me manifestar. Já fui ateu, agnóstico e hoje me considero uma pessoa com uma "filosofia de vida" totalmente egoísta, a qual formo mediante percepções que me interessam, ou seja, um self service de crédulos.

Mas falando sobre criação, discussão que acho fantástica quando sadia, assim como está sendo aqui, eu vejo a criação do todo da seguinte forma. Não descarto o Big Bang, porém não consigo visualizar como era antes dele.

Bem, a partir do momento em que ele supostamente ocorreu, vejo a vida dar-se origem assim como quando pegamos um pano úmido e o colocamos em um armário escuro e fechado....em pouco tempo este estará minando fungos, bolor, mofo entre outros tipos de vida unicelular. MINHA CONCLUSÃO - para chegar até nossa forma foi questão apenas de tempo....milhões, bilhões de anos...tempo este que foi criado por nós para mensurarmos ciclos temporais.

Um outro coleguinha mencionou alguns posts após o meu que não existe objeto viajando na velocidade da luz pelo espaço. Sou mega leigo porém do pouco de sci-fi que entendo entendo que existe sim corpos celestes cruzando a galáxia ou as galáxias nessa velocidade.....porém devido sua velocidade não o vemos.

Agora um outro coleguinha falou sobre a teoria de Interstellar em que o que se sente é somente uma percepção do tempo, no caso de viagem no tempo. Curioso isso. Então quer dizer que se rolar aquele clichê de viagem no tempo num primeiro momento não iríamos ver a máquina "girando" enquanto seu painel mostrava a contagem regressiva dos minutos, horas, dias, meses, anos, décadas.....e externamente aquela mudança visual desde os tempos atuais até a estética de 3 séculos atrás....tudo se transformando....rsrsrrssr...

Fascinante discorrer sobre isso....parabéns aos envolvidos.

Acho que estamos nos aproximando de um momento em que muitos buscarão a fé. As mudanças que acontecem vão tornar o mundo pior e quando as coisas apertam grande parte apela para o todo Poderoso.
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.311
Reações
20.585
Pontos
1.044
Acho que estamos nos aproximando de um momento em que muitos buscarão a fé. As mudanças que acontecem vão tornar o mundo pior e quando as coisas apertam grande parte apela para o todo Poderoso.

Também não tenho dúvidas de que as mudanças estão ocorrendo de forma drástica e que isso vá acontecer. É previsível e linear.

Tem uma charge de humor negro que se resume mais ou menos nisso :

"O Diabo poderia incorporar num líder mundial qualquer e iniciar de imediato uma guerra nuclear, mas não. Ele prefere incorporar em Pedro, 32 anos, auxiliar de pedreiro e ex usuário de crack que entrou para a ingreja XYZ e o faz subir ao púpito para fazer revelações ao pastor para logo em seguida ser exorcizado."

"Deus é onipresente, onisciente, onipotente e poderia salvar a todos da fome, da miséria, da dor, do sofrimento, da doença e de todo o mal...mas não....ele prefere que a imagem de seu filho apareça numa fatia de pão com bolor."

Perdão se fui incisivo com o texto acima, não foi esse o propósito, muito menos ofender algum nicho. Pelo contrário - respeito em excesso pois minha esposa é evangélica, porém quando encontro esse ambiente rico de discussão não me contenho e dou vazão a idéias.

Mas não fugirei mais do foco.....voltemos no tempo com as viagens no tempo.
 

Takeji Yakabi

Bam-bam-bam
Mensagens
2.942
Reações
1.436
Pontos
279
É impossível viajar no tempo simplesmente pq ele não existe...a passagem do tempo é uma ilusão criada pela mente humana, o tempo em si não passa, o que acontece é que as coisas se transformam.
 

viagem estrelar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.692
Reações
22.774
Pontos
803
amores, primeiro dominem o espaço, depois vão atras do tempo.
alias, deja vu tem explicação????
 
D

Deleted member 219486

amores, primeiro dominem o espaço, depois vão atras do tempo.
alias, deja vu tem explicação????

O inconsciente lembra de alguma situação parecida e gera a sensação de já ter acontecido. Quando era novo ouvia radio e de vez em quando adivinhava a música seguinte, ficava intrigado com aquilo, na verdade meu inconsciente tinha decorado a ordem das músicas e emitia uma lembrança em determinada hora.
 

viagem estrelar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.692
Reações
22.774
Pontos
803
O inconsciente lembra de alguma situação parecida e gera a sensação de já ter acontecido. Quando era novo ouvia radio e de vez em quando adivinhava a música seguinte, ficava intrigado com aquilo, na verdade meu inconsciente tinha decorado a ordem das músicas e emitia uma lembrança em determinada hora.
não sei brow. tem casos de deja vu com grande espaço de tempo.
tipo, eu nao duvido de viagem de tempo. se agente nao nenhum viajante do tempo isso pode estar ligado as leis de viagem no tempo.
 

Lascaux

Bam-bam-bam
Mensagens
1.037
Reações
3.706
Pontos
303
Tempo é uma função do espaço. Se o universo se congelasse o tempo pararia pois absolutamente nada mais ocorre.

Na teoria multidimensional viagens no tempo já ocorrem, mas só de partículas exóticas em circuitos fechados. Que nunca iremos ver.

Ateus apenas acreditam em um deus a menos que o religioso (se ele for monoteísta).
 

Takeji Yakabi

Bam-bam-bam
Mensagens
2.942
Reações
1.436
Pontos
279
nao sei. buraco de minhoca são furos no espaço e nao no tempo.
buraco de minhoca é um objeto hipotético que não se sabe se quer se é possível existir, mas vamos supor que seja possível, ele não abriria um buraco apenas no espaço, mas sim no espaço tempo.
não dá pra separar o espaço do tempo, os dois são uma coisa só...entenda isso.
 

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.790
Reações
39.102
Pontos
2.044
Postou só pra saber se já era possível ir comprar o Almanaque do Século 2000, apostar em tudo e ficar rycoh que nem o Biff. Estou certo?
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
É impossível viajar no tempo simplesmente pq ele não existe...a passagem do tempo é uma ilusão criada pela mente humana, o tempo em si não passa, o que acontece é que as coisas se transformam.
Acho que não é tão simples assim. A percepção do tempo é realmente um resultado biológico.

Mas o tempo físico existe e é relacionado ao espaço. Tanto é que hoje em dia você precisa levar em conta a dilatação do tempo para várias tarefas de precisão quando lida com grandes velocidades (Leia-se, velocidades orbitais e maiores). E o efeito é cumulativo, quanto mais tempo você ignora a dilatação do mesmo mais impreciso os sistemas ficam.

Isso prova que existe um reflexo físico e observável em função do tempo.
 

Vim do Futuro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.870
Reações
64.018
Pontos
553
Eu já sabia que o OP iria postar este tópico. E ainda por cima duplicado.
Era só uma questão de tempo.
:kcool
 

Leeroy

Habitué da casa
Mensagens
245
Reações
418
Pontos
98
Não me parece que você entende exatamente o conceito de teoria; e ainda erra ao utilizar conceitos desacreditados na ciência contemporânea para formular deduções lógicas que, diga-se de passagem, são declives escorregadios seguidos de non sequitur.
 

Bisnaga Louca

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.588
Reações
10.463
Pontos
753
buraco de minhoca é um objeto hipotético que não se sabe se quer se é possível existir, mas vamos supor que seja possível, ele não abriria um buraco apenas no espaço, mas sim no espaço tempo.
não dá pra separar o espaço do tempo, os dois são uma coisa só...entenda isso.
Meu c* é um buraco negro, mas nem por isso tem minhocas ou problemas temporais cosmicos, apesar de ser praticamente uma coisa só com minha bunda.
Procure o sentido disso.
 

maquinarama

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.186
Reações
22.456
Pontos
1.324
Esse tipo de tecnologia se existir deve ser algo tão avançado que pouquíssimas espécies na galáxia devem ter.

Deve ser coisa de milênios para entendimento!
 
D

Deleted member 219486

Fiz uma viagem no tempo em lembranças, no tempo de escola, coisas lúdicas bem diferente de como é hoje.
 
Topo Fundo