O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


"Heavy Metal é só barulho!"

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.485
Pontos
353
Se tem uma coisa que eu detesto, é quem considera o Heavy Metal "apenas um barulho". Não, ele não é. Na verdade, está muito mais próximo da música clássica e da ópera do que da música popular. Querem uma prova disso (ok, neste caso, duas)? Pois ela está logo abaixo (fones de ouvido seriam muito apreciados):





Já nos primeiros instantes, o poder e a profundidade arrebatadora de suas melodias já deixam absolutamente claro que já não estamos mais diante da mera estupidez banal e repetitiva da música popular. Sim, há muitos clichês estúpidos no Heavy Metal, mas por se tratar de um gênero vastíssimo e repleto de sub-classificações, ele também necessita de um pouco mais de empenho, cuidado e investigação por parte do seu aprecia-a-dor.

Há muita coisa genuinamente boa por se descobrir aqui (se formos suficientemente corajosos, é claro!). Mas, assim como na própria ópera, de modo a ser plenamente apreciada, o Heavy Metal também necessita de uma certa aclimatação, de modo a educar os ouvidos às suas mais diversas nuances. Apenas precisamos ousar conhecê-las. :)
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
55.868
Reações
104.808
Pontos
1.824
Só faltou colocar uma banda de Heavy Metal com um vocalista de verdade.
Bem que essa primeira música era de quando o Merdallica era fodão.
 

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.485
Pontos
353
Só faltou colocar uma banda de Heavy Metal com um vocalista de verdade.
Bem que essa primeira música era de quando o Merdallica era fodão.
Verdade. Mas eu fui logo pego num dilema, pois embora existam vocalistas muito mais capazes tecnicamente do que James Hetfield, eles também conseguem mais facilmente perpetuar certos clichês potencialmente incomodantes (como as notas altas de um Bruce Dickinson, ou de um King Diamond - embora eu adore os dois). Entende?

Inclusive, eu acho que o vocal um pouco mais "moderado" de Hetfield também contribuiu horrores para o fato do Metallica ter se tornado a "maior banda de metal do mundo" (falo isto em vendagem de discos e público), e não o Iron Maiden, ou então o Judas Priest. Acho que este providencial meio-termo entre os dois extremos foi de fundamental importância.

Foi a sonoridade do Black Album o que basicamente garantiu a popular longevidade da banda durante os anos, eu diria. Aquele cd mais precisamente moderado à la Bob Rock, entre o radicalismo thrash metal de antigamente (ou do Kill 'Em All até o ...And Justice) e o hard rock mais mainstream de álbuns como Load e Reload.
 
Ultima Edição:

Alberon

YouTube Player
Mensagens
55.868
Reações
104.808
Pontos
1.824
Verdade. Mas eu fui logo pego num dilema, pois embora existam vocalistas muito mais capazes tecnicamente do que James Hetfield, eles também conseguem mais facilmente perpetuar certos clichês potencialmente incomodantes (como as notas altas de um Bruce Dickinson, ou de um King Diamond - embora eu adore os dois). Entende?

Inclusive, eu acho que o vocal um pouco mais "moderado" de Hetfield também contribuiu horrores para o fato do Metallica ter se tornado a "maior banda de metal do mundo" (falo isto em vendagem de discos e público), e não o Iron Maiden, ou então o Judas Priest. Acho este providencial meio-termo entre os dois extremos foi de fundamental importância.

Foi a sonoridade do Black Album o que basicamente garantiu a popular longevidade da banda durante os anos, eu diria. Aquele cd mais precisamente moderado à la Bob Rock, entre o radicalismo thrash metal de antigamente (ou do Kill 'Em All até o ...And Justice) e o hard rock mais mainstream de álbuns como Load e Reload.

Sei não, depende do lugar, acho que quem nunca tivesse escutado algo do tipo, escutasse qualquer musica do Black Álbum, chamaria de "coisa de doido/rock pesado".
Lembro que coloquei uma vez "In A Darkened Room", na casa de um amigo e o pai dele ficou olhando torto para mim. :klol
E nem é Heavy, tem uma sonoridade de balada e nem tem tanto agudo assim.


acho doom metal interessante

Eu gosto do Candlemass com o Messias no vocal.
Para mim ele é o Altemar Dutra do Metal.
:klol

 

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.485
Pontos
353
Sei não, depende do lugar, acho que quem nunca tivesse escutado algo do tipo, escutasse qualquer musica do Black Álbum, chamaria de "coisa de doido/rock pesado".
Lembro que coloquei uma vez "In A Darkened Room", na casa de um amigo e o pai dele ficou olhando torto para mim. :klol
E nem é Heavy, tem uma sonoridade de balada e nem tem tanto agudo assim.




Eu gosto do Candlemass com o Messias no vocal.
Para mim ele é o Altemar Dutra do Metal.
:klol
Sim, mas lembre-se que foi no Black Album que o Metallica explodiu de vez na MTV, e para o estrelato, com ...And Justice For All (com o clipe de One) sendo o primeiro passo maior nesta direção.

Não só isso, mas o Black Album também tem a primeira "balada propriamente dita" da carreira da banda (com Nothing Else Matters). Sim, ainda é um cd pesado, mas também é mais meio-termo, com momentos entre o heavy metal e o hard rock. Foi com o Black Album que o Metallica foi fazer turnê com os Guns 'n' Roses, etc.

Foi ali que ele se popularizou, e se tornou palatável também para os amantes do rock/hard rock (e não tanto assim do heavy metal). Foi o verdadeiro turning point da banda, na minha opinião.

Ainda em tempo: Candlemass é foda!
 


Ignignokt

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.630
Reações
10.488
Pontos
503
Eu gosto do Candlemass com o Messias no vocal.
Para mim ele é o Altemar Dutra do Metal.
:klol
pra ser sincero, eu não conheço quase nada do subgênero, a única banda que eu saco é uma do reino unido chamada cathedral(cujo vocalista era líder de uma outra banda, — esta de metal extremo — que chamava napalm death).

acho esse tipo de metal interessante porque tem uma sonoridade bem inspirada em black sabbath, acho os timbres de guitarra muito massa e tal. sou noob mesmo, essa que você falou só conheço de nome.
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
55.868
Reações
104.808
Pontos
1.824
Sim, mas lembre-se que foi no Black Album que o Metallica explodiu de vez na MTV, e para o estrelato, com ...And Justice For All (com o clipe de One) sendo o primeiro passo maior nesta direção.

Não só isso, mas o Black Album também tem a primeira "balada propriamente dita" da carreira da banda (com Nothing Else Matters). Sim, ainda é um cd pesado, mas também é mais meio-termo, com momentos entre o heavy metal e o hard rock. Foi com o Black Album que o Metallica foi fazer turnê com os Guns 'n' Roses, etc.

Foi ali que ele se popularizou, e se tornou palatável também para os amantes do rock/hard rock (e não tanto assim do heavy metal). Foi o verdadeiro turning point da banda, na minha opinião.

Ainda em tempo: Candlemass é foda!

Tipo, cada um tem seus gostos e tal e por ser Metal, já restringe um pouco por ser um estilo mais "complexo" para digerir, mas o que "queimou" um pouco a imagem do Metal foram as associações com satanismo.
Não sei de onde surgiu isso, uma pessoa aleatória deve ter "escutado" de relance e somente uma vez, gostava de outro estilo totalmente diferente e já ia logo denegrindo, ou no boca a boca, "fulano disse a sicrano que isso não era de Deus". :klol
Mesmo estes nunca tendo escutando alguma banda de Black Metal na vida (que considero um estilo ainda mais restrito).


Eu escutava reggae, alguns rocks nacionais (Charlie Brown/Raimundos/e aquela música Ana Julia:klol), mas sentia faltava de alguma coisa.
Um dia um colega me apresentou o álbum Fear of The Dark, aquele algo que faltava foi suprido.
Aquele vocal agressivo, instrumental intenso, aquele tempo longo exclusivo das guitarras (solos), as pancadas da bateria que dava para sentir no estomago, para quem nunca tinha escutado nada do tipo, PQP!
Engraçado que eu poderia ter gostado dos Mamonas bem antes, já que eles praticamente eram uma banda de "Heavy Metal" (pelo menos eu considero). Mas como na época, pelo menos onde eu morava, o pessoal se escandalizada pelo conteúdo das letras, eu não poderia sequer gravar uma fita dessas.



pra ser sincero, eu não conheço quase nada do subgênero, a única banda que eu saco é uma do reino unido chamada cathedral(cujo vocalista era líder de uma outra banda, — esta de metal extremo — que chamava napalm death).

acho esse tipo de metal interessante porque tem uma sonoridade bem inspirada em black sabbath, acho os timbres de guitarra muito massa e tal. sou noob mesmo, essa que você falou só conheço de nome.

Do estilo, por enquanto só gosto dessa banda mesmo, mais por causa do vocal também (também sou noob na área):klol.

 

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.485
Pontos
353
Tipo, cada um tem seus gostos e tal e por ser Metal, já restringe um pouco por ser um estilo mais "complexo" para digerir, mas o que "queimou" um pouco a imagem do Metal foram as associações com satanismo.
Não sei de onde surgiu isso, uma pessoa aleatória deve ter "escutado" de relance e somente uma vez, gostava de outro estilo totalmente diferente e já ia logo denegrindo, ou no boca a boca, "fulano disse a sicrano que isso não era de Deus". :klol
Mesmo estes nunca tendo escutando alguma banda de Black Metal na vida (que considero um estilo ainda mais restrito).


Eu escutava reggae, alguns rocks nacionais (Charlie Brown/Raimundos/e aquela música Ana Julia:klol), mas sentia faltava de alguma coisa.
Um dia um colega me apresentou o álbum Fear of The Dark, aquele algo que faltava foi suprido.
Aquele vocal agressivo, instrumental intenso, aquele tempo longo exclusivo das guitarras (solos), as pancadas da bateria que dava para sentir no estomago, para quem nunca tinha escutado nada do tipo, PQP!
Engraçado que eu poderia ter gostado dos Mamonas bem antes, já que eles praticamente eram uma banda de "Heavy Metal" (pelo menos eu considero). Mas como na época, pelo menos onde eu morava, o pessoal se escandalizada pelo conteúdo das letras, eu não poderia sequer gravar uma fita dessas.





Do estilo, por enquanto só gosto dessa banda mesmo, mais por causa do vocal também (também sou noob na área):klol.


Sim, sobre a ideia das pessoas sobre o gênero, é bem por aí mesmo (um infindável disse-me-disse, gerando mitos infundados e opiniões eviesadas e reducionistas). Já sobre bandas como Charlie Brown Jr., todos nós tivemos os nossos próprios "ritos de passagem", de modo a se aclimatar melhor ao estilo.

Comigo, tudo começou com Michael Jackson (que, inclusive, tem algumas canções que beiram ao hard rock - como "give in to me"). Já sobre o Black Metal, eu admito ser um grande apreciador, mas é preciso ser seletivo, pois há muito (perdoai aqui o meu momento chato-elitista) lixo "poser" e repetitivo.

É um estilo que atingiu o seu ápice ainda nos anos 90, eu diria. O que veio depois, são basicamente cópias ruins, que tentam repetir a original grandeza daquele movimento inicial (mas só o conseguem por uma aproximação nostálgica). Mas é um gosto que se precisa cultivar bastante para florescer, é claro.
 

Ignignokt

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.630
Reações
10.488
Pontos
503
de um ano pra cá tenho escutado groove metal também. muito bom, recomendo.
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.855
Reações
27.815
Pontos
1.444
Acho que no metal tem várias músicas com belas melodias, mas o problema é que o headbanger médio quer ser diferentão e propagar que a música só presta quando tem uma pegada mais pesada, para dizer que é excluído da sociedade, que curte coisas do mal, que se veste 100% couro mesmo num calor de 40 graus, que só é true quem sabe sobre aquele show da banda mais desconhecida com o vocal gutural mais ininteligível possível, que fez um único show no Japão em 86, que não gosta de música "leve". Aí nessa visão um álbum excelente como o Black Album vira "pop".
Eu realmente não ligo para essas coisas, o que eu ouço e acho bom de ouvir, vou continuar ouvindo, por satisfação pessoal procuro novas bandas e gêneros, acho que em alguns momentos um som mais pesado cai bem, mas gosto de melodias também.
 

quemsoueu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.524
Reações
13.647
Pontos
1.409
Se tem uma coisa que eu detesto, é quem considera o Heavy Metal "apenas um barulho". Não, ele não é. Na verdade, está muito mais próximo da música clássica e da ópera do que da música popular. Querem uma prova disso (ok, neste caso, duas)? Pois ela está logo abaixo (fones de ouvido seriam muito apreciados):





Já nos primeiros instantes, o poder e a profundidade arrebatadora de suas melodias já deixam absolutamente claro que já não estamos mais diante da mera estupidez banal e repetitiva da música popular. Sim, há muitos clichês estúpidos no Heavy Metal, mas por se tratar de um gênero vastíssimo e repleto de sub-classificações, ele também necessita de um pouco mais de empenho, cuidado e investigação por parte do seu aprecia-a-dor.

Há muita coisa genuinamente boa por se descobrir aqui (se formos suficientemente corajosos, é claro!). Mas, assim como na própria ópera, de modo a ser plenamente apreciada, o Heavy Metal também necessita de uma certa aclimatação, de modo a educar os ouvidos às suas mais diversas nuances. Apenas precisamos ousar conhecê-las. :)

as baladas do metallica são per-fei-tas , fade to black, nothing else matters, as Unforgiven , até quem odeia metal curte no seu íntimo em segredo hehe
eu gosto de metal onde consigo ouvir a distinção das coisas, e de preferências ritmos moderados galopantes;Rammstein tem um estilo que curto muito de som pesado, tirando as viagens de p*rocas deles, Metallica, Slayer,....já no estilo sepultura, ratos de porão e por ai vai, meus ouvidos não aceitam.
 

Slap Shot

Bam-bam-bam
Mensagens
2.037
Reações
3.789
Pontos
453
O que houve, amigo? Alguém te encheu o saco?
Porra, pensei que todo fã de heavy metal já fosse vacinado contra isso. :kkk
 

Rafa - Él

Lenda da internet
Mensagens
20.472
Reações
66.205
Pontos
1.554
o topico parecia promissor, mas logo no primeiro post já vem um zé roela com ''ur durr Merdallica'' (coisa mais adolescente tr00zão do mundo...)
desanimei...
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.277
Reações
27.574
Pontos
1.553
o rapaz tem 12 anos de idade e acabou de descobri o Metallica
hhahahaha
a banda mais manjada e supervalorizada do metal (3 discos bons, apesar da qualidade de gravação e dos músicos serem abaixo da média, 1 disco pop, e o resto tudo b*sta)

deixo minha contribuição para o tópico, pois metal é barulho mesmo (ainda bem)

 

onurb88

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.388
Reações
55.741
Pontos
1.253
a banda mais manjada e supervalorizada do metal (3 discos bons, apesar da qualidade de gravação e dos músicos serem abaixo da média, 1 disco pop, e o resto tudo b*sta)
cara...tendo a concordar. do metallica só consigo ouvir, sem pular nenhuma faixa, os 3 primeiros. o justice for all é bom mas sempre pulo uma ou outra faixa. dos mais novos ouço apenas algumas do death magnetic e do hardwired.
 

Bisnaga Louca

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.588
Reações
10.463
Pontos
753
Eu aqui conhecendo e considerando metallica pakas, e só tem gente falando mal.

Eu gosto de tudo dessa banda. Nunca, em 12 anos de musica, metallica esteve fora das minhas fases da vida, a unica banda que nunca parei de ouvir por um tempo. A banda que mais gosto semdeixar de gostar, coisa que nao digo para maioria das bandas que eu ouvia na adolescência

Curto o black album, amo as unforgivens. Assim como amo master of puppets e justice. Porra, eu vejo coisa boa até no st anger. ATÉ NO LULU eu vejo uma misera “musica” boa.
 

trevz

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.464
Reações
26.078
Pontos
1.109
Metallica já não é banda faz um booooom teeeeeeempo, nos ultimos 20 anos e não fez nada que prestasse.

Já curti muito som, o maior problema dos "metaleiros" (aspas pq a galera se acha mas não manja porra nenhuma) é ficar com essa veneração em banda que não faz mais porra nenhuma e deixa de ouvir um monte de banda nova que deixa essas mainstream no chinelo.

Muita banda sobrevive pelo sucesso que fez nos anos 80, mas só também.
 

T.Chico

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.581
Reações
17.955
Pontos
1.084
Se pegar bandas que não são para qualquer um como the Dillinger Escape Plan, Converge e afins fica difícil a pessoa falar que não é só barulho.
 
Ultima Edição:

VanHalenBR

Lenda da internet
VIP
Mensagens
18.870
Reações
26.855
Pontos
1.844
Depende o que você entende como Heavy Metal, a primeira música é mais Trash que Heavy... se você considerar Heavy algo mais genérico, eu jogaria o Power Metal na jogada também pois adoro o gênero...

Falando em Metallica tem gente que critica a banda depois do Justice, mas esse algum pra mim tem a melhor música deles que é One, especialmente pela letra e tudo que esta por trás

 

CloudNine

Bam-bam-bam
Mensagens
5.935
Reações
19.904
Pontos
353
Eu aqui conhecendo e considerando metallica pakas, e só tem gente falando mal.

Eu gosto de tudo dessa banda. Nunca, em 12 anos de musica, metallica esteve fora das minhas fases da vida, a unica banda que nunca parei de ouvir por um tempo. A banda que mais gosto semdeixar de gostar, coisa que nao digo para maioria das bandas que eu ouvia na adolescência

Curto o black album, amo as unforgivens. Assim como amo master of puppets e justice. Porra, eu vejo coisa boa até no st anger. ATÉ NO LULU eu vejo uma misera “musica” boa.

Tamo junto!Ainda bem que eu passei da fase "adolescente tr00zão" que acha só as músicas antigas boas.Hoje curto até algumas músicas do Load e Reload.O que seria uma "heresia" pro minha mente adolescente.
 
Ultima Edição:

onurb88

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.388
Reações
55.741
Pontos
1.253
Tamo junto!Ainda bem que eu passei da fase "adolescente tr00zão" que acha só as músicas antigas boas.Hoje curto até algumas músicas do Load e Reload.O que seria uma "heresia" pro minha mente adolescente.
Tem nada a ver esse negócio de fã tr00 cara.... eu reouvi recentemente o load e o reload por ex.....e continuo achando duas m3rdas.

Dessa época gosto apenas da fuel.

Enviado de meu LG-K220 usando o Tapatalk
 

onurb88

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.388
Reações
55.741
Pontos
1.253
Depende o que você entende como Heavy Metal, a primeira música é mais Trash que Heavy... se você considerar Heavy algo mais genérico, eu jogaria o Power Metal na jogada também pois adoro o gênero...

Falando em Metallica tem gente que critica a banda depois do Justice, mas esse algum pra mim tem a melhor música deles que é One, especialmente pela letra e tudo que esta por trás

Eu acho o Black álbum MT bom.

Enviado de meu LG-K220 usando o Tapatalk
 

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.791
Reações
39.109
Pontos
2.044
Sinônimo de heavy metal é Judas Priest ou Black Sabbath. E Painkiler é o disco que resume o heavy metal.
E o melhor disco do Metallica é o primeiro.
 

Sokomo Kudemasho

Bam-bam-bam
Mensagens
4.267
Reações
8.344
Pontos
453
Eu achei o Hardwire insuportável.
Tinha gostado do Death Magnetic, mas com algumas restrições.
Metallica é ótimo, mas longe de representar o que é metal.
Não tem como representar o metal com tantas vertentes e qualidades diversas se considerar os subgêneros presentes.

Se tem algo que não suporto mais, seja por saturação ou por simples lógica da estagnação (considerandeo o metal já um gênero altamente estagnado) é o power metal/metal melódico alemão. Que desgraça insuportavelmente nauseabunda e repetitiva. Fui ouvir alguma coisas esses tempos, os caras estão ainda no eterno copy/paste há uns 30 anos, na maior cara de pau e, como toda banda que envelhece, não consegue se manter como referência nem pra eles mesmo fazendo isso.
 

onurb88

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.388
Reações
55.741
Pontos
1.253
Eu achei o Hardwire insuportável.
é bastante babado pela maioria dos fãs, volta às origens e não sei o que..mas eu gostei apenas de algumas.
Tinha gostado do Death Magnetic, mas com algumas restrições.
idem, não consigo ouvir ele de cabo a rabo assim como o hardwired.
Metallica é ótimo, mas longe de representar o que é metal.
acho que eles fizeram esse papel ai até o black de 91.
Se tem algo que não suporto mais, seja por saturação ou por simples lógica da estagnação (considerandeo o metal já um gênero altamente estagnado) é o power metal/metal melódico alemão. Que desgraça insuportavelmente nauseabunda e repetitiva. Fui ouvir alguma coisas esses tempos, os caras estão ainda no eterno copy/paste há uns 30 anos, na maior cara de pau e, como toda banda que envelhece, não consegue se manter como referência nem pra eles mesmo fazendo isso.
power metal em geral eu não tenho mais paciencia nenhuma também. dia desses fui tentar ouvir symphony x, edguy, ettc......não desce de jeito nenhum. curioso que no inicio dos 2000, eu era viciado nesse negócio. heuahuheaue.

embora ainda consiga ouvir os primeiros do rhapsody numa boa. não sei explicar, as músicas são mt boas.

uma que virou meme foi o edguy, os caras falam que o tobias compôs uma música e repete ela já por 30 anos. uaheuaheuaheu
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.652
Reações
13.603
Pontos
803
fui ouvir o segundo album da banda do joey jordison, ex bateirista do slipknot

e mds, aquilo sim eh so barulho rsrs
 

CloudNine

Bam-bam-bam
Mensagens
5.935
Reações
19.904
Pontos
353
Eu tenho minhas fases com power metal(aka metal melódico) agora ando ouvindo bem,principalmente pra fazer exercícios,daqui a pouco canso e volto a escutar coisas mais "maduras".
 

Dreadus

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
597
Reações
297
Pontos
549
Katatonia - Sanctitude, é só o que digo. Quando o metal (nesse caso eles são doom metal) entra numa atmosfera única dentro de uma capela:




Esse show é um absurdo de bom.
 

Maldito Canalha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.084
Reações
20.370
Pontos
753
Sinônimo de heavy metal é Judas Priest ou Black Sabbath.
Na ordem inversa, se bem que a ordem dos fatores...
O que faz o Sabbath ser o inventor do HM é a característica modal das composições, principalmente as inúúúúúúmeras no modo eólio. O peso do som é um adendo, não a causa principal. Por isso que BS com Dio é sublime (sem nervosismo aí, eu adoro o Ozzy), pois o baixinho era um mestre insuperável na construção de melodias no modo citado.
 

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.791
Reações
39.109
Pontos
2.044
Na ordem inversa, se bem que a ordem dos fatores...
O que faz o Sabbath ser o inventor do HM é a característica modal das composições, principalmente as inúúúúúúmeras no modo eólio. O peso do som é um adendo, não a causa principal. Por isso que BS com Dio é sublime (sem nervosismo aí, eu adoro o Ozzy), pois o baixinho era um mestre insuperável na construção de melodias no modo citado.
Eu também prefiro a fase do Sabbath com o Dio.
mim abrassa
 
Topo Fundo