O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Quando tudo está perdido] Secessão

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.867
Pontos
553
Você apoiaria estados que tentassem se separar do Brasil, visto que o país, na forma como está, aparenta não ter solução?

Quando eu era adolescente, era totalmente contra. "A força do Brasil vinha de sua união".

Me tornei adulto e passei a me tornar mais neutro. Se parte do povo brasileiro sentisse que não era feliz sendo parte do país, ainda mais com os politicos que tínhamos, como FHC, Collor e Itamar, achava que era uma ideia ruim, mas era direito deles.

Hoje, já começo a perceber que a união de todos os estados num país acaba prejudicando todos os estados, até os que acham que estão na vantagem.

O que vcs pensam?
 

Love Over Gold

Praise the Sun!
VIP
Mensagens
7.833
Reações
11.327
Pontos
774
Isso é uma discussão cíclica na OS. Se procurar deve achar uma caralhada de tópicos sobre o tema.

- Separatismo
- Locomotiva do país
- União ladra de impostos
- Nordeste miséria e pobreza
- Apenas o Sul sabe votar

etc.
 

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.001
Reações
63.779
Pontos
554
Pois é. Sempre pareceu conversa de sulista arrogante (sou do sul) e sempre fui contra.

Hoje já penso que seria simplesmente mais simples gerenciar territórios e populações menores.

Nada a ver com "estado x sustenta estados y". Apenas pragmatismo.
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
55.868
Reações
104.803
Pontos
1.824
Eu concordo totalmente, as mas essa ideia (secessão), cai no mesmo barco das privatizações, acredito que a maioria das pessoas sejam contra.
Ainda está impregnada na cabela aquela mentalidade "patriota", de Estado papai que faz tudo, Estado Grande, Bondoso e Protetor.
Acredito que essa descentralização seria muito benéfica, acabaria totalmente com o gigantesco poder que os políticos de Brasilia possuem (os caras lá tem status praticamente de "nobres").
Ao invés dos estados serem meros vassalos, quando independentes e como países, passariam a negociar com quem quisessem e o melhor, uma "população" (quem votou nulo, branco e nos outros candidatos), não ficariam submissa a um Governo ruim ou pelo menos a insatisfação seria muito menor.

Atualmente independente de quem vencer, os nulos, brancos e os derrotados não vão aceitar com certeza o resultado.
 

overoad

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.122
Reações
28.757
Pontos
1.409
Eu já vejo tbm por outro espectro. A raiva que muita gente tem de quem é separatista, no íntimo acaba sendo por um motivo quase infantil. Motivo esse de querer dizer que o país em que mora é grande (em extensão territorial), um dos maiores do mundo. Uma gigantesca m****, mas tá lá no ranking dos maiores.
 


Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.332
Reações
132.661
Pontos
1.779
Sou a favor de separar o RJ fisicamente e deixar a deriva no oceano. Infelizmente eu vou junto, moro nesse buraco, mas se é pelo bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto. Digam ao povo que fico.
 

Cafetão Chinês

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.023
Reações
43.057
Pontos
1.003
É o seguinte.
Se os canhotos elegerem o Ciro Cangaceiro Gomes, os movimentos separatistas vão crescer como fogo em palha. Coronelistas e seus vassalos irão conseguir dividir o Brasil e criar novos países. (o que é belo, moral e desejável)

A escolha é deles.
 

Eli Semog

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.097
Reações
6.405
Pontos
1.049
Antigamente se matava para conseguir um território maior. A má administração atual faz parecer ruim ser grande, mas nada poderia ser mais errado. O problema é a má administração e não o tamanho do país. Nosso potencial é enorme, o problema é em como somos administrados para manter os privilégios de poucos.

Se formos administrados da mesma forma, não importa o tamanho que sempre estaremos em condições inferiores as que podemos ter. Veja o exemplo do RJ que é um Estado colado com SP, grande centro turístico e entrou em Estado de calamidade. Era por que estava no Nordeste? Não, ele está no Sudeste uma das mais ricas regiões do Brasil. O problema foi a péssima administração.
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
55.868
Reações
104.803
Pontos
1.824
Antigamente se matava para conseguir um território maior. A má administração atual faz parecer ruim ser grande, mas nada poderia ser mais errado. O problema é a má administração e não o tamanho do país. Nosso potencial é enorme, o problema é em como somos administrados para manter os privilégios de poucos.

Se formos administrados da mesma forma, não importa o tamanho que sempre estaremos em condições inferiores as que podemos ter. Veja o exemplo do RJ que é um Estado colado com SP, grande centro turístico e entrou em Estado de calamidade. Era por que estava no Nordeste? Não, ele está no Sudeste uma das mais ricas regiões do Brasil. O problema foi a péssima administração.


Não acho que o problema seja o tamanho, um pouco talvez, eu mesmo também já acreditei nisso (grande demais, difícil de governar).
Mas na verdade o problema é a centralização de poder.
Todo dinheiro vai para Brasilia e depois é redistribuído dependendo da "demanda" que eles mesmos decidiram.
É uma coisa ilógica, eu como individuo não tenho certeza das minhas próprias vontades, como é que um Presidente/Deputado/Senador ou seja lá que for, vai saber dos anseios de toda população?

Com vários países, alguns dariam certo e outros errado, mas pelo menos não seria como é hoje, onde está dando tudo errado, desde sempre e com consecutivas tentativas na mesma fórmula.

Sobre a região Sudeste, tem mais relação novamente com a centralização e não por mérito de boa administração Governamental.
Basta ver quando as pessoas deixavam seus estados para irem a São Paulo lá na década de 70/80, por que os estados de origem desses povos eram literalmente esquecidos pelo Governo Federal.

Hoje o mesmo "fenômeno" acontece com as capitais. Enquanto as capitais são razoavelmente desenvolvidas o resto do Estado não tem literalmente nada.
Claro que a má administração influencia, mas isso não é a única causa e não é exclusivo das regiões Norte e Nordeste.
Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul pelo que me lembro faliram, e mais estados vão seguir esse "exemplo".
É só uma questão de tempo se a coisa não mudar.
 
D

Deleted member 219486

O problema é que um separatismo lúcido é impossível de acontecer, os casos de corrupção demonstraram que esses políticos são unidos para essa finalidade.
Brasileiro dificilmente iria sair de cara e exigir isso.
 

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.132
Reações
32.116
Pontos
503
Faz quase 90 anos que houve a última oportunidade de secessão. Foi na revolução constitucionalista de SP, que contou com o apoio do atual MS, e partes do PR.

O país chamava-se Estados Unidos do Brazil.

cedula-de-5-mil-reis-r099-estado-bc-escassa-D_NQ_NP_771281-MLB26108108392_102017-F.jpg


Se RS e SC tivessem aderido, quem sabe, mas arregaram e não adianta pedir plebiscito hoje.

Com o advento da revolução militar, no sentido de manter unido - "por livre e espontânea pressão" - o país, o regime outorgou a carta de 67 que mudou o nome para República Federativa do Brasil.

Depois do militarismo, não só mantiveram o nome unionista do país, mas conseguiram vingar uma constituição que tem na "UNIÃO INDISSOLÚVEL" de entes federados[?] cláusula pétrea, e indiretamente justifica a transferência de renda pra estados-feudos do N/NE.
 

Cafetão Chinês

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.023
Reações
43.057
Pontos
1.003
Faz quase 90 anos que houve a última oportunidade de secessão. Foi na revolução constitucionalista de SP, que contou com o apoio do atual MS, e partes do PR.

O país chamava-se Estados Unidos do Brazil.

cedula-de-5-mil-reis-r099-estado-bc-escassa-D_NQ_NP_771281-MLB26108108392_102017-F.jpg


Se RS e SC tivessem aderido, quem sabe, mas arregaram e não adianta pedir plebiscito hoje.

Com o advento da revolução militar, no sentido de manter unido - "por livre e espontânea pressão" - o país, o regime outorgou a carta de 67 que mudou o nome para República Federativa do Brasil.

Depois do militarismo, não só mantiveram o nome unionista do país, mas conseguiram vingar uma constituição que tem na "UNIÃO INDISSOLÚVEL" de entes federados[?] cláusula pétrea, e indiretamente justifica a transferência de renda pra estados-feudos do N/NE.
Heróis de 30.

Minas é meu país. Uma pena que a tradição libertária desse estado foi tomada de assalto pela esquerda.

Ainda tenho esperança de ver um dia isso aqui se transformando em 27 estados soberanos.

Liberdade ainda que tardia.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Também era do time dos contrários, mas hoje entendo bem a insatisfação de certas massas em nosso país de serem obrigadas a conviver e carregar os erros dos outros. É foda ver Estados assumirem posições no plano político e econômico e os mesmos simplesmente terem que ser subjugados ao interesse de uma maioria que afunda a possibilidade de crescimento dos mesmos e aceitar isso numa boa. É tipo você ter que ser arrastado para baixo da lama ou para o fundo do poço quando tenta desesperadamente se livrar daquele destino.

Quando era contrário nutria uma ilusão de que era por arrogância (tem isso também) e que essa parte mais atrasada do Brasil não causava tanto mal assim, mas não é verdade e era uma forma de não encarar a dura realidade. Agora como isso se concretizaria é que seria o problema. Creio que Estados como SP, PR, SC, talvez RS, Tocantins, MS e talvez MT tivessem um futuro muito mais auspicioso se lhes fosse dada essa chance.
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.824
Reações
54.869
Pontos
1.839
A única separação possivel hoje é a minha para com o resto to Brasil. Se for pra ter uma nova constituição que se voltassem a permitir o exílio. Eu seria o primeiro da fila.
 

$delúbio$

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.146
Reações
45.234
Pontos
599
o único estado, na época provincia, que conseguiu fazer secessão foi o Uruguai, em 1828. isso porque foi integrado ao reino unido brasil portugal em 1818 por d. joão VI.
em compensação, o Brasil pegou o Acre algumas décadas depois do saco de pancadas da Bolivia, que já tinha perdido o litoral para o Chile.
Pernambuco também quis se separar várias vezes, mas só conseguiu perder territorio. Alagoas era parte da provincia pernambucana, mas as oligarquias locais se bandearam para o governo central em uma das revoltas, e como prêmio as ganharam uma província só para elas. Graças a isso temos Collor e Onan Calhorda.
 
Ultima Edição:

Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
Você apoiaria estados que tentassem se separar do Brasil, visto que o país, na forma como está, aparenta não ter solução?

Quando eu era adolescente, era totalmente contra. "A força do Brasil vinha de sua união".

Me tornei adulto e passei a me tornar mais neutro. Se parte do povo brasileiro sentisse que não era feliz sendo parte do país, ainda mais com os politicos que tínhamos, como FHC, Collor e Itamar, achava que era uma ideia ruim, mas era direito deles.

Hoje, já começo a perceber que a união de todos os estados num país acaba prejudicando todos os estados, até os que acham que estão na vantagem.

O que vcs pensam?

Bom lembrar uma coisa.
Nação não depende de fronteiras. Judeus por seculos foram uma nação sem estado. E nem por isso deixaram de ter sua identidade preservada.

E logico, eu sou a favor de secessão.
 

Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
Desculpem mas antes de tudo tenho que dar os parabéns a todas as pessoas que mudaram o pensamento, deixaram o preconceito de lado e percebem que a secessão não é por motivos de "achar-se melhor" etc e sim das pessoas terem a governança mais perto delas, que cada região tem suas características econômicas, transições, etc. e com um governo centralizador isso se torna cada vez mais um problema.


Sou a favor de separar o RJ fisicamente e deixar a deriva no oceano. Infelizmente eu vou junto, moro nesse buraco, mas se é pelo bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto. Digam ao povo que fico.

Relaxa, vamos os 2 batendo papo a deriva. hauha

Antigamente se matava para conseguir um território maior. A má administração atual faz parecer ruim ser grande, mas nada poderia ser mais errado. O problema é a má administração e não o tamanho do país. Nosso potencial é enorme, o problema é em como somos administrados para manter os privilégios de poucos.

Se formos administrados da mesma forma, não importa o tamanho que sempre estaremos em condições inferiores as que podemos ter. Veja o exemplo do RJ que é um Estado colado com SP, grande centro turístico e entrou em Estado de calamidade. Era por que estava no Nordeste? Não, ele está no Sudeste uma das mais ricas regiões do Brasil. O problema foi a péssima administração.

Antigamente, precisava-se de terras, território para ser rico. Pois o que se produzia dependia da terra basicamente.
Hoje já se sabe que isso é falso. E países menores com mais liberdade econômica se tornaram ricos com territórios minúsculos.
Nova Zelandia da um otimo exemplo disso.

A única separação possivel hoje é a minha para com o resto to Brasil. Se for pra ter uma nova constituição que se voltassem a permitir o exílio. Eu seria o primeiro da fila.

Secessão individual. Belo e moral.
 
Ultima Edição:

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.790
Reações
39.102
Pontos
2.044
De que adiantaria separar estados? O povo continuaria sendo o mesmo...
:kfeliz:kbeca
 

punisher01

Bam-bam-bam
Mensagens
322
Reações
487
Pontos
248
Sou favorável que houvesse secessão e que fossem formados 27 novos estados soberanos.

Sou a favor de separar o RJ fisicamente e deixar a deriva no oceano. Infelizmente eu vou junto, moro nesse buraco, mas se é pelo bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto. Digam ao povo que fico.
:brbr:brbr:brbr:brbr

A única separação possivel hoje é a minha para com o resto to Brasil. Se for pra ter uma nova constituição que se voltassem a permitir o exílio. Eu seria o primeiro da fila.
e isso existe em algum lugar?
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.794
Reações
31.691
Pontos
1.344
O Brasil tem o tamanho que tem devido a Geopolítica.
E é essa mesma geopolítica que mantém o Brasil unido.

Sem entender as ramificações não só locais, mas internacionais não adianta nem sequer começar a discutir secessão.
È preciso tb discutir a infraestrutura Brasileira. E como ela foi modelada justamente pra tornar isso impossivel. (Isso é em boa parte devido tb a geografia do país).

São os Perks de ser ter um país com uma das piores geografias do mundo. Que transforma até Estados como SP em uma ilha isolada do resto do mundo com poucos pontos de conexão.
 
Mensagens
1.064
Reações
2.670
Pontos
283
Secessão seria uma das melhores coisas que poderia acontecer nesse pais, separando tudo e todos, diminuiria e muito essa polarização escrota que temos hoje em dia, cada estado cuidaria dos seus problemas , sem a interferência daquele câncer chamado brasilia, descentralizaria todo o poder e assim com o passar dos anos, cada estado aplicaria um tipo de administração próprio que melhor se encaixa com as necessidades locais, até para fiscalização seria muito mais facil e eficiente, já que os vermes.. quer dizer os politicos estariam ao alcance da população que é afetada diretamente.

E de quebra, poderíamos utilizar aquele covil de bandidos e corruptos que é brasilia como região de teste de misseis termonucleares, e nem precisaria de retirar ninguém de lá, pois são todos bandidos ou coniventes com o crime organizado, seria até uma limpeza mais do que bem vinda.

Até eu que sou Ancap, acho isso uma ótima solução para esse pais, já que diminuiria consideravelmente o poder do estado e poderiamos ter regioes mais libertarias, favorecendo assim o livre mercado, que por consequência aumentaria a qualidade de vida das pessoas , com produtos e serviços a um preço justo.
 
Mensagens
1.064
Reações
2.670
Pontos
283
De que adiantaria separar estados? O povo continuaria sendo o mesmo...
:kfeliz:kbeca

Você que pensa, pois eu conheço muita gente boa e honesta, que só quer viver a sua vida em paz, sem dar prejuizo a ninguém, só que como ta todo mundo junto e misturado todos se fodem, ai a esquerda e o estadistas se infiltram e transformam tudo em uma bagunça generalizada.

O ideal seria que o Magneto existisse, para poder mandar o RJ para o espaço igual naquele episódio dos Xmen dos anos 90 que tinha lá um asteroide que ele fez pros mutantes.

esqueceu de citar o maior covil de corruptos e ladrões que o mundo ja viu e presenciou, que e brasilia !!!

Pode usar aquela m**** de estado para teste de armas quimicas , biologicas e nucleares que NADA de valor será perdido.

O problema é que um separatismo lúcido é impossível de acontecer, os casos de corrupção demonstraram que esses políticos são unidos para essa finalidade.
Brasileiro dificilmente iria sair de cara e exigir isso.

Infelizmente quando o pessoal do Sul veio com essa ideia, eles foram hostilizados e ridicularizados pela galera burra e ignorante que acha que o brazil e mais "forte" unido ( estadistas, esquerdistas e toda a corja inútil de vermes mamadores do estado )
 
Topo Fundo