O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Etanol no tanque do carro [+ 2 meses ]

Juicebox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.238
Reações
12.111
Pontos
1.119
achei um lugar aqui com Etanol a 2,98. Comparado com os 5 reais da gasolina, ta muito mais em conta.
To colocando só ele.
 

zOi-br

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.719
Reações
3.788
Pontos
694
Aproveitando o tópico , tem algum macete pra ligar o carro quando está com 100% de etanol no tanque ?

Meu carro é flex , tem gasolina aditivada no tanquinho.

Tô até com medo de estragar o arranque.

Enviado de meu SM-G532M usando o Tapatalk
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Aproveitando o tópico , tem algum macete pra ligar o carro quando está com 100% de etanol no tanque ?

Meu carro é flex , tem gasolina aditivada no tanquinho.

Tô até com medo de estragar o arranque.

Enviado de meu SM-G532M usando o Tapatalk

Bate na chave e vai embora filho. Meu carro nem essa porra de tanquinho tem mais.
 


O'conner

Bam-bam-bam
Mensagens
3.146
Reações
4.223
Pontos
453
Aproveitando o tópico , tem algum macete pra ligar o carro quando está com 100% de etanol no tanque ?

Meu carro é flex , tem gasolina aditivada no tanquinho.

Tô até com medo de estragar o arranque.

Enviado de meu SM-G532M usando o Tapatalk
Olha utilizo Etanol a muito tempo tenho um flex 1.0 / Atualmente aqui Gasolina 4,99 Etanol 2,69
Se seu tanquinho esta com gasolina, não tem o que ter medo.
Acontece raramente depois de passar uma noite muito fria com carro parado e depois do amanhecer tentar dar partida e na primeira ele não conseguir ou morrer. Isso me acontece tão raro que eu não chego a definir como um problema.

Um dica que me ensinaram (não tem a ver com etanol), você pode ir no Youtube e comprovar, é de dar partida com pé na embreagem, a quem defenda, mas também tem quem seja contra.
A ideia por trás de dar partida pisado, é que você desacopla uma peça assim gerando menos força para a partida.


“Ao pisar na embreagem para dar a partida, todos os movimentos do câmbio são aliviados e o motor de arranque também faz menos força para girar o motor.”, diz o engenheiro Rubens Venosa, da oficina Motor Max. A prática deixa a partida mais leve e com mais velocidade, fazendo o carro pegar mais fácil.

“Quando pisamos na embreagem para ligarmos um automóvel, o motor gira, mas a transmissão não. Sem precisar girar o volante do motor, a partida fica aliviada, preservando a vida útil da bateria e evitando o desgaste prematuro do motor de arranque”, conclui Venosa.
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
@zOi-br
Aqui eu faço +/- isso do comentário há 4 anos e nunca houve problema.

Deixo o tanquinho com gasolina sempre e ao ligar o carro, giro a chave no ponto I (parte elétrica), deixo tudo desligado, espero a luz da reserva apagar, quando não acontece isso no carro, o fox do meu pai por ex, eu espero +/- 20 seg que dá esse tempo, piso na embreagem e dou partida.

Acho q só duas vezes não foi de primeira, e nem era dia frio, simplesmente não foi mesmo.

Edit: a partida eu faço do ponto I mesmo, não volto a chave.
Olha utilizo Etanol a muito tempo tenho um flex 1.0 / Atualmente aqui Gasolina 4,99 Etanol 2,69
Se seu tanquinho esta com gasolina, não tem o que ter medo.
Acontece raramente depois de passar uma noite muito fria com carro parado e depois do amanhecer tentar dar partida e na primeira ele não conseguir ou morrer. Isso me acontece tão raro que eu não chego a definir como um problema.

Um dica que me ensinaram (não tem a ver com etanol), você pode ir no Youtube e comprovar, é de dar partida com pé na embreagem, a quem defenda, mas também tem quem seja contra.
A ideia por trás de dar partida pisado, é que você desacopla uma peça assim gerando menos força para a partida.


“Ao pisar na embreagem para dar a partida, todos os movimentos do câmbio são aliviados e o motor de arranque também faz menos força para girar o motor.”, diz o engenheiro Rubens Venosa, da oficina Motor Max. A prática deixa a partida mais leve e com mais velocidade, fazendo o carro pegar mais fácil.

“Quando pisamos na embreagem para ligarmos um automóvel, o motor gira, mas a transmissão não. Sem precisar girar o volante do motor, a partida fica aliviada, preservando a vida útil da bateria e evitando o desgaste prematuro do motor de arranque”, conclui Venosa.

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk
 
Ultima Edição:

Supedaneo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.065
Reações
2.851
Pontos
994
Aqui em SP Capital só estou usando etanol R$ 2,29 Gasolina R$ 4,15.
No meu carro é muito evidente a diferença de potência com etanol, o carro fica bem mais esperto.
No consumo na cidade fica:

Etanol - 7km/l
Gasolina - 8,5-9,0km/l

Então vai só etanol.
 

O'conner

Bam-bam-bam
Mensagens
3.146
Reações
4.223
Pontos
453
Só não entendo porque tanta gente tem birra com Etanol, o que vejo de gente dizendo " A eu só uso gasolina no meu carro" como se isso fosse uma vantagem.
Acredito que muita gente acha que gasolina da mais potência do que Etanol.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.821
Reações
50.884
Pontos
1.003
Só não entendo porque tanta gente tem birra com Etanol, o que vejo de gente dizendo " A eu só uso gasolina no meu carro" como se isso fosse uma vantagem.
Acredito que muita gente acha que gasolina da mais potência do que Etanol.
Imagine se essa galera descobrir que antigamente os carros vinham com uma badge especial quando era alcool
kit-emblema-chevrolet-monza-20-alcooL.jpg

:ksafado
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.304
Reações
90.154
Pontos
1.503
Não vale a pena abastecer com gasolina em SP há um bom tempo.
Preço atual: A - 2,19 / G - 4,09

Sem contar que:
- Carro flex, que não é otimizado nem pra um e nem pra outro, é melhor usar o combustível mais barato;
- Na gasolina há quase 30% de álcool;
- O álcool gera mais potência e polui menos.

Pode acontecer do carro demorar um pouco mais para pegar em dias muito frios. Pode acontecer também de gerar corrosão em algumas peças se não forem de boa qualidade (escapamento).

Sobre dar a partida e já sair andando, há problema sim. Isso acontece por causa da temperatura do motor fora da ideal. Há maior desgaste e maior consumo de combustível. Se não tiver como esperar esquentar é recomendado não subir muito o giro até atingir a temperatura correta. Costumo ter como limite os 2,5 mil giros.
 

O'conner

Bam-bam-bam
Mensagens
3.146
Reações
4.223
Pontos
453
Não vale a pena abastecer com gasolina em SP há um bom tempo.
Preço atual: A - 2,19 / G - 4,09

Sem contar que:
- Carro flex, que não é otimizado nem pra um e nem pra outro, é melhor usar o combustível mais barato;
- Na gasolina há quase 30% de álcool;
- O álcool gera mais potência e polui menos.

Pode acontecer do carro demorar um pouco mais para pegar em dias muito frios. Pode acontecer também de gerar corrosão em algumas peças se não forem de boa qualidade (escapamento).

Sobre dar a partida e já sair andando, há problema sim. Isso acontece por causa da temperatura do motor fora da ideal. Há maior desgaste e maior consumo de combustível. Se não tiver como esperar esquentar é recomendado não subir muito o giro até atingir a temperatura correta. Costumo ter como limite os 2,5 mil giros.
Meu carro é um exemplo que demora esquentar, sempre noto ele lerdo até pegar certa temperatura.
Ruim nas trocas de marchas, quando quente ele desenvolve muito melhor.
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.530
Reações
12.978
Pontos
1.189
Só não entendo porque tanta gente tem birra com Etanol, o que vejo de gente dizendo " A eu só uso gasolina no meu carro" como se isso fosse uma vantagem.
Acredito que muita gente acha que gasolina da mais potência do que Etanol.

Álcool é adulterado com água. Daí já se vê a tragédia.
Álcool não tem a capacidade de lubrificação da gasolina, desgastando mais o motor.
A água adicionada (legalmente e oficialmente) ao álcool ainda ataca peças metálicas do motor e escapamento.
Quem teve carro a álcool no começo dos 90 ainda se lembra da palhaçada da indústria sucroalcooleira, que desabasteceu o mercado de álcool quando o açúcar subiu de preço.
 

soap

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.008
Reações
27.829
Pontos
1.044
Só não entendo porque tanta gente tem birra com Etanol, o que vejo de gente dizendo " A eu só uso gasolina no meu carro" como se isso fosse uma vantagem.
Acredito que muita gente acha que gasolina da mais potência do que Etanol.
Mas será q é pq o etanol evapora, consome mais rápido q a gasolina?
Tenho um Fox 1.0 Flex, tava colocando só gasolina e hoje tinha meio tanque de gasolina e experimentei completar com etanol.
 

François

Lenda da internet
Mensagens
26.967
Reações
17.967
Pontos
1.754
Com todo respeito, mas lendo esse tópico me senti em 1990.

- Tem gente que ainda esquenta o motor.
- Gente perguntando de macetes de como dar partida com etanol no tanque.
- Gente que acha que etanol diminui a potência do carro. Isso é bem comum, mas basta ler as especificações do próprio carro: Xcv à gasolina, Ycv a álcool, sempre Y > X.

As duas vezes que escolhi carro para comprar, fiz questão de que não tivesse o ultrapassado tanquinho de partida a frio. No entanto, nunca abasteci com etanol, porque o preço aqui na Grande Porto Alegre não compensa.

falow
 

François

Lenda da internet
Mensagens
26.967
Reações
17.967
Pontos
1.754
Mas será q é pq o etanol evapora, consome mais rápido q a gasolina?
Tenho um Fox 1.0 Flex, tava colocando só gasolina e hoje tinha meio tanque de gasolina e experimentei completar com etanol.
Não, o etanol queima mais rápido, por isso libera mais energia e dá mais potência ao motor (num determinado espaço de tempo). Consequentemente, acaba mais rápido.

falow
 

François

Lenda da internet
Mensagens
26.967
Reações
17.967
Pontos
1.754
Quanto aos vapores, tanque-motor são sistemas fechados e o vapor dos combustíveis são sempre aproveitados. São levados aos bicos pelo Canister.

falow
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.530
Reações
12.978
Pontos
1.189
Não, o etanol queima mais rápido, por isso libera mais energia e dá mais potência ao motor (num determinado espaço de tempo). Consequentemente, acaba mais rápido.

falow

Na verdade o etanol tem menor poder calorífico que a gasolina, por isso consome mais: precisa de mais volume por ciclo do motor. A maior potência se dá pela maior compressão que o etanol suporta.
 

François

Lenda da internet
Mensagens
26.967
Reações
17.967
Pontos
1.754
Na verdade o etanol tem menor poder calorífico que a gasolina, por isso consome mais: precisa de mais volume por ciclo do motor. A maior potência se dá pela maior compressão que o etanol suporta.
Nossa sempre imaginei errado. Obrigado pela informação.

falow
 

O'conner

Bam-bam-bam
Mensagens
3.146
Reações
4.223
Pontos
453
Com todo respeito, mas lendo esse tópico me senti em 1990.

- Tem gente que ainda esquenta o motor.
- Gente perguntando de macetes de como dar partida com etanol no tanque.
- Gente que acha que etanol diminui a potência do carro. Isso é bem comum, mas basta ler as especificações do próprio carro: Xcv à gasolina, Ycv a álcool, sempre Y > X.

As duas vezes que escolhi carro para comprar, fiz questão de que não tivesse o ultrapassado tanquinho de partida a frio. No entanto, nunca abasteci com etanol, porque o preço aqui na Grande Porto Alegre não compensa.

falow
François
Mas algumas questões aqui levantas, podendo sim fazer você se lembrar do passado, esse que não vivenciei por ser novo, mas sobre o que você disse.

Bom hoje temos óleo de motor com as tecnologias de multiviscosidade como você deve saber.
Só de ler a especificação do óleo já dá pra imaginar que sim o motor precisa chegar até certa temperatura para trabalhar adequadamente.
Eu tenho utilizado o óleo 15w40
15 é sua viscosidade na partida, e o 40 só é atingido ali perto dos 100c se eu não estou errado.
Porém logo ao dar partida o motor não está na temperatura ideal e arranque, tanto é que você vê uma variação no seu contador de giro depois de determinado tempo.
É obrigatório esperar o motor esquentar? Óbvio que não, mas é recomendável.
Eu não vou deixar um carro a noite toda parado, ligar de manhã e já pegar a estrada, não faço isso

Sobre as manhas de dar partida no carro, como a do pé na embranhagem, isso é comprovado, mas faz quem quer.

Sobre escolher um carro sem tanque de partida a frio? infelizmente não são todos que temos condições de escolher o veículo como desejamos, e se uma peça foi desenvolvida por um engenheiro para ser utilizado daquela forma, não vai ser eu que vou discordar e não utilizar.
 

François

Lenda da internet
Mensagens
26.967
Reações
17.967
Pontos
1.754
François
Mas algumas questões aqui levantas, podendo sim fazer você se lembrar do passado, esse que não vivenciei por ser novo, mas sobre o que você disse.

Bom hoje temos óleo de motor com as tecnologias de multiviscosidade como você deve saber.
Só de ler a especificação do óleo já dá pra imaginar que sim o motor precisa chegar até certa temperatura para trabalhar adequadamente.
Eu tenho utilizado o óleo 15w40
15 é sua viscosidade na partida, e o 40 só é atingido ali perto dos 100c se eu não estou errado.
Porém logo ao dar partida o motor não está na temperatura ideal e arranque, tanto é que você vê uma variação no seu contador de giro depois de determinado tempo.
É obrigatório esperar o motor esquentar? Óbvio que não, mas é recomendável.
Eu não vou deixar um carro a noite toda parado, ligar de manhã e já pegar a estrada, não faço isso

Sobre as manhas de dar partida no carro, como a do pé na embranhagem, isso é comprovado, mas faz quem quer.

Sobre escolher um carro sem tanque de partida a frio? infelizmente não são todos que temos condições de escolher o veículo como desejamos, e se uma peça foi desenvolvida por um engenheiro para ser utilizado daquela forma, não vai ser eu que vou discordar e não utilizar.
Sim, eu sei que há temperatura ótima para melhor lubrificação do motor. Mas a recomendação não é ficar com o carro parado esquentando e sim, andar sem subir giro no começo da viagem, até que a temperatura chega no ideal. Também é verdade que se precisa de pressão para distribuição do óleo. Por isso pequenaa viagens de baixa velocidade gastam mais o motor do que viagens longas em estrada.

Dar partida com o pé na embreagem é recomendado, inclusive alguns carros modernos só dão arranque se o motorista estiver com o pé na embreagem. Essa escolha também leva em conta questão de segurança, para evitar ligar o carro con marcha engatada e dar solavanco.

Quanto ao tanquinho, só comentei que eu fiz essa escolha e acabei nunca usando etanol, não estava criticando ninguém (talvez, eu mesmo).

falow
 

O'conner

Bam-bam-bam
Mensagens
3.146
Reações
4.223
Pontos
453
Sim, eu sei que há temperatura ótima para melhor lubrificação do motor. Mas a recomendação não é ficar com o carro parado esquentando e sim, andar sem subir giro no começo da viagem, até que a temperatura chega no ideal. Também é verdade que se precisa de pressão para distribuição do óleo. Por isso pequenaa viagens de baixa velocidade gastam mais o motor do que viagens longas em estrada.

Dar partida com o pé na embreagem é recomendado, inclusive alguns carros modernos só dão arranque se o motorista estiver com o pé na embreagem. Essa escolha também leva em conta questão de segurança, para evitar ligar o carro con marcha engatada e dar solavanco.

Quanto ao tanquinho, só comentei que eu fiz essa escolha e acabei nunca usando etanol, não estava criticando ninguém (talvez, eu mesmo).

falow
Entendi perfeitamente suas colocações, e assim que aprendo mais coisas.
Valeu por compartilhar
 

badvision79

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.971
Reações
1.889
Pontos
884
A uns 8 anos só uso etanol puro nos meus carros, um antigo classic 2008 q tinha peguei com 30 mil km rodei até 129 mil km sem problema algum relacionado a combustível.
na minha cidade a media de preço fica:
Etanol : 2,30~2,60
gasosa: 4,50~4,90
 

Juicebox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.238
Reações
12.111
Pontos
1.119
A uns 8 anos só uso etanol puro nos meus carros, um antigo classic 2008 q tinha peguei com 30 mil km rodei até 129 mil km sem problema algum relacionado a combustível.
na minha cidade a media de preço fica:
Etanol : 2,30~2,60
gasosa: 4,50~4,90
Aqui ta 3 reais Etanol e 5,10 a Gasolina. To colocando só Etanol faz um tempo.
Mas bebe demais o corsinha véio.
 

Tiolazo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
2.557
Reações
3.186
Pontos
1.019
Na minha Ecosport(2012) é só colocar Gasolina (aditivada, normal, vários postos testados) que na reduzida durante subidas ela bate pino demais, vivo no Etanol mesmo. Mecânicos dizem que é comum neste motor da Ford.
 

**fnx**

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.473
Reações
11.471
Pontos
1.039
Aqui nunca dá pra colocar etanol, o preço não compensa pois sempre é mais de 70% do preço da gasosa
 

BillieGDJoe

Bam-bam-bam
Mensagens
1.065
Reações
1.608
Pontos
353
Meu carro quase não conhece gasolina, sempre no álcool. Aqui o preço tá mais ou menos 2,70 contra 4,30 da gasolina. Mesmo no inverno, com o tanquinho abastecido com aditivada, sempre pega de primeira. Se não tiver no tanquinho, aí realmente complica pra pegar, coisa de 3 ou 4 tentativas e vai na boa, mas é só a primeira do dia, no resto vai suave.
 

Summo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.028
Reações
2.160
Pontos
974
Meu carro é igual cachaceiro, só vê álcool.
Coloquei gasolina só na época da greve dos caminhoneiros, porque era o que tinha.
 

(_Shadow_)

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.929
Reações
9.138
Pontos
1.074
Uma coisa que vejo que parece que a galera se confunde é com gasolina aditivada.
Gasolina aditivada não dá mais potência nem nada. É gasolina com detergente, rs (apesar que, sim, ajuda na questão de menos detrito e "sujeira" no motor) .

Mas com relação ao reservatório de partida a frio, o recomendado é colocar as gasolinas premium, podium... De alta octanagem no reservatório (tbm tem os aditivos).
Principalmente pela validade. Até porquê o veículo injeta / utiliza bem pouco para a partida a frio, isso quando se faz necessário. Então para não ficar com gasosa vencida parada ali, é uma melhor opção.
 

Set_10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.594
Reações
10.562
Pontos
1.389
Colocava só gasolina mas nos meus útlimos abastecimentos estou colocando etanol mesmo.
Gasolina: 4,50
Etanol: 2,80
Abasteço no posto ipiranga e pago através do aplicativo deles e ganho um desconto. Nada assim muito excepcional mas melhor do que ficar sem.
 
Topo Fundo