O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


E esses cursos de jogos digitais? Valem a pena?

Nargwya

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.519
Reações
5.225
Pontos
703
Eu estou terminando minha faculdade atual, mas não pretendo seguir em frente (desilusão com a carreira acadêmica).

Estou pensando em fazer um segundo curso conciliando com algum trabalho para que eu possa ir me mantendo. Porém quero um curso tecnológico, pois a duração é mais curta. Seria osso fazer outro bacharelado do zero agora...

Tenho lido sobre esses cursos tecnológicos de "jogos digitais". Alguém já cursou isso? Realmente é o suficiente para formar desenvolvedores de jogos?

Aqui no Rio só existem 3 institutos que oferecem o curso (os três são privados): Estácio, IBMR e Infnet. Alguém aqui do Rio conhece esses cursos, sabe qual é o melhor?

Dei uma vasculhada na pasta e achei tópicos falando do mercado de trabalho e tal, mas não achei algo específico sobre esse tipo de curso. Se meu tópico for repetido, peço desculpas...
 

nemezes

Ser evoluído
Mensagens
29
Reações
78
Pontos
23
uma sugestão antes de fazer estes cursos, seria pegar uma ferramenta de criação de jogos e começar a mexer, assim dá pra ver se vai te interessar mesmo ou não em investir num curso pago.

comecei mexendo no Construct 2 ( http://www.scirra.com/construct2 ), por ser bem simples.

tem o Construct 3 que é a versão 100% online do Construct 2: http://www.construct.net . o ruim é que Construct 2 e 3 são pagos.

o Construct 2 tem uma versão gratuita, porém limitada. o Construct 3 grátis é limitadíssimo. nessas ferramentas, quase não se programa (escreve), é tudo bem intuitivo pra ficar clicando e adicionando ferramentas/opções no jogo.

se quiser programar, pode usar a ferramenta Godot que é 100% gratuita: http://godotengine.org/ .

essas são as opções de ferramentas que sugiro.
 

magrozom1

Habitué da casa
Mensagens
272
Reações
247
Pontos
84
Faz ADS, geralmente de 2 a 3 anos, em paralelo, faça cursos livres de desenvolvimento de jogos. Há alguns gratuitos de boa qualidade.
Recomendo fazer os Cursos da Unity Learn, gratuitos e ótima qualidade. (precisa de inglês), mas é somente para Unity.
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.321
Reações
10.921
Pontos
453
Não, não vale nada.
Desculpe mas vou ser direto e sincero. Faculdade de TI/jogos digitais não vale nada,
no mercado o cara que saber se vc sabe e se vai cobrar barato, trabalho com programação e design há muitos anos, também fui professor desses dois temas ,
além de ter sido professor de uma escola técnica, que dava aula de desenvolvimento de game ( inclusive eu escrevi uma apostila de game maker de umas 80 pag+- )
Em cursos de faculdade ele levam muito a serio a teoria, o problema que game dev eh prática, e programação, seja sistemas,web ou mobile também é prática.
Eu fiz curso de TI (ADS) na faculdade mais cara de são paulo, e foi uma m****, sai no último semestre(melhor eu larguei)
e era tanta teoria que não entrava na minha guela. A gota d'água foi quando eu procurei um professor pra q me pudesse me indicar um livro de assembly (qualquer um!) tbm tentei procurar um livro de assembly na biblioteca e não achei, só livros de de programação em geral bem antigos com um delay de pelo menos 15 anos.
Lembrando que estudei na faculdade mais cara de sp, tbm vi outras facul's pra tentar transferência, mas era tudo a mesma coisa, ganhei muitas bolsas, só pra saber que faculdades engessaram minha vida.
Como ex-professor de programação e informatica, te indico fazer cursos online como os da udemy, q sao bem baratos e muito bons.Tbm olhe no youtube, pq tem muita coisa boa por lá sobre as engines e linguagens de programação mais usadas hoje em dia.
Por fim se quiser mesmo uma escola, procure cursos rápidos e objetivos e procure ex-alunos da mesma.
Dependendo de onde vc more posso indicar alguma.
 

Nargwya

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.519
Reações
5.225
Pontos
703
Não, não vale nada.
Desculpe mas vou ser direto e sincero. Faculdade de TI/jogos digitais não vale nada,
no mercado o cara que saber se vc sabe e se vai cobrar barato, trabalho com programação e design há muitos anos, também fui professor desses dois temas ,
além de ter sido professor de uma escola técnica, que dava aula de desenvolvimento de game ( inclusive eu escrevi uma apostila de game maker de umas 80 pag+- )
Em cursos de faculdade ele levam muito a serio a teoria, o problema que game dev eh prática, e programação, seja sistemas,web ou mobile também é prática.
Eu fiz curso de TI (ADS) na faculdade mais cara de são paulo, e foi uma m****, sai no último semestre(melhor eu larguei)
e era tanta teoria que não entrava na minha guela. A gota d'água foi quando eu procurei um professor pra q me pudesse me indicar um livro de assembly (qualquer um!) tbm tentei procurar um livro de assembly na biblioteca e não achei, só livros de de programação em geral bem antigos com um delay de pelo menos 15 anos.
Lembrando que estudei na faculdade mais cara de sp, tbm vi outras facul's pra tentar transferência, mas era tudo a mesma coisa, ganhei muitas bolsas, só pra saber que faculdades engessaram minha vida.
Como ex-professor de programação e informatica, te indico fazer cursos online como os da udemy, q sao bem baratos e muito bons.Tbm olhe no youtube, pq tem muita coisa boa por lá sobre as engines e linguagens de programação mais usadas hoje em dia.
Por fim se quiser mesmo uma escola, procure cursos rápidos e objetivos e procure ex-alunos da mesma.
Dependendo de onde vc more posso indicar alguma.
Eu moro no Rio de Janeiro, capital.

Eu estava decidido em ADS, mas seu relato me desanimou bastante. Obrigado por abrir meus olhos!

Eu quero fazer um tecnólogo pra não ficar refém da minha escolha errada de faculdade pra sempre, conhece algum outro bom então fora da área de TI? O que me atraiu em ADS era a conversa de que tinha um bom mercado de trabalho.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Se pretende fazer uma faculdade e mora no RJ, escolha Medicina (Exceto Psiquiatria, porque Psiquiatra quando não é oportunista a ponto de te encher de coqueteis, só toma no cu no Brasil) ou Economia, ou Direito.

Se tiver a intenção de trabalhar na área de programação, esqueça o Brasil, aprenda inglês e japonês e mude de país
 


Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.321
Reações
10.921
Pontos
453
Eu moro no Rio de Janeiro, capital.

Eu estava decidido em ADS, mas seu relato me desanimou bastante. Obrigado por abrir meus olhos!

Eu quero fazer um tecnólogo pra não ficar refém da minha escolha errada de faculdade pra sempre, conhece algum outro bom então fora da área de TI? O que me atraiu em ADS era a conversa de que tinha um bom mercado de trabalho.

Não quero te desanimar a estudar.
Estudar eh oq vc mais fazer na área de TI !

Já tem algum noção de programação?
ou de q area pretende ir?
Escolas tecnicas como o SENAI são ótimas pq os cursos sao bem rapidos e lhe ensina oq precisa pra trabalhar
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.321
Reações
10.921
Pontos
453
Se pretende fazer uma faculdade e mora no RJ, escolha Medicina (Exceto Psiquiatria, porque Psiquiatra quando não é oportunista a ponto de te encher de coqueteis, só toma no cu no Brasil) ou Economia, ou Direito.

Se tiver a intenção de trabalhar na área de programação, esqueça o Brasil, aprenda inglês e japonês e mude de país
Não eh pra tanto eu trabalho na area. Tem muita vaga, embora tenho q admitir q a prostituição no mercado eh grande.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Esqueci de falar: Á area de TI no Brasil é muito prostituída. Sempre vai ter um retardado mental que vai saber mais do que você mas vai cobrar muito menos para desenvolver um programa de computador/uma página web. Sem contar que no Brasil a pirataria é um senhor problema. Especialmente na área de jogos. Se no Brasil um programa/jogo estrangeiro tem muitas cópias piratas, imagine um programa/jogo nacional.

Sem contar que na área de jogos sempre vai ter um idiota pra querer desenvolver o GTA Brasileiro, PUBG Brasileiro, Need for Speed Underground 2 para celular e etc.. O que vai estragando ainda mais o cenário nacional de desenvolvimento de jogos e aparecendo oportunidades que pagam pouco.
Além do mais, ser gamer nesse país é quase crime.
 

Nargwya

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.519
Reações
5.225
Pontos
703
Se pretende fazer uma faculdade e mora no RJ, escolha Medicina (Exceto Psiquiatria, porque Psiquiatra quando não é oportunista a ponto de te encher de coqueteis, só toma no cu no Brasil) ou Economia, ou Direito.

Se tiver a intenção de trabalhar na área de programação, esqueça o Brasil, aprenda inglês e japonês e mude de país
Não rola pra mim, eu já tenho 27 anos e preciso de algo que me coloque rápido no mercado de trabalho, pois nesse meio tempo vou ter que me virar com bolsa de mestrado ou arrumar um emprego genérico enquanto faço o tecnólogo pra ir me mantendo.

Não quero te desanimar a estudar.
Estudar eh oq vc mais fazer na área de TI !

Já tem algum noção de programação?
ou de q area pretende ir?
Escolas tecnicas como o SENAI são ótimas pq os cursos sao bem rapidos e lhe ensina oq precisa pra trabalhar
Eu estudei programação na faculdade, pois escolhi a ênfase computacional.

Mas é muito pouco pra quem quer ganhar a vida nisso, eu teria que fazer um curso sim. Vou dá uma olhada nesse do SENAI.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Não rola pra mim, eu já tenho 27 anos e preciso de algo que me coloque rápido no mercado de trabalho, pois nesse meio tempo vou ter que me virar com bolsa de mestrado ou arrumar um emprego genérico enquanto faço o tecnólogo pra ir me mantendo.


Eu estudei programação na faculdade, pois escolhi a ênfase computacional.

Mas é muito pouco pra quem quer ganhar a vida nisso, eu teria que fazer um curso sim. Vou dá uma olhada nesse do SENAI.

Se aprendeu programação na faculdade, já é meio caminho andado.
Faça isso, pegue e faça os cursos do SENAI.
Mas recomendo programação web/nuvem e programação empresarial/industrial para se trabalhar.
Passe longe de programação de jogos e de programação mobile.

Porém independentemente disso se quiser ter futuro como programador terá que se mudar para SP ou Campinas.
Creio que no RJ dificilmente você conseguirá algo decente.
 

Caco Antibes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.820
Reações
25.275
Pontos
1.139
Estou terminando um mooc da EDX de jogos (o projeto final ta dando um trabalho do cacete), e logo logo - final de novembro - criarei um tópico falando da minha experiência.
 

Nargwya

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.519
Reações
5.225
Pontos
703
Estou terminando um mooc da EDX de jogos (o projeto final ta dando um trabalho do cacete), e logo logo - final de novembro - criarei um tópico falando da minha experiência.
Me marca no tópico se for possível.
 

Nargwya

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.519
Reações
5.225
Pontos
703
Não quero te desanimar a estudar.
Estudar eh oq vc mais fazer na área de TI !

Já tem algum noção de programação?
ou de q area pretende ir?
Escolas tecnicas como o SENAI são ótimas pq os cursos sao bem rapidos e lhe ensina oq precisa pra trabalhar
Esse é o curso que você sugeriu?

https://firjansenai.com.br/cursorio/portal/detalhe-do-curso/maracana/programador-de-sistemas

Parece um curso técnico. Eu teria que fazer um tecnólogo também além desse curso?
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.321
Reações
10.921
Pontos
453
Esse é o curso que você sugeriu?

https://firjansenai.com.br/cursorio/portal/detalhe-do-curso/maracana/programador-de-sistemas

Parece um curso técnico. Eu teria que fazer um tecnólogo também além desse curso?
Sim, cursos como esse ai, são rápidos, mais baratos e pelo q vi na grade do site, ensina a mesma coisa que um tecnólogo ou bacharelado da vida.

De uma olhada no site da Caelum, eles trem um ensino bom e rapido tbm, so nao sei como anda os preço lá
https://www.caelum.com.br/
 

Nargwya

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.519
Reações
5.225
Pontos
703
Sim, cursos como esse ai, são rápidos, mais baratos e pelo q vi na grade do site, ensina a mesma coisa que um tecnólogo ou bacharelado da vida.

De uma olhada no site da Caelum, eles trem um ensino bom e rapido tbm, so nao sei como anda os preço lá
https://www.caelum.com.br/
Só com esse curso já consigo algum emprego (mesmo que ganhando pouco)?

To pensando em fazer mesmo antes de terminar a faculdade e entrar num emprego qualquer pela experiência.

Aí com o tempo vou melhorando meu currículo fazendo outros cursos.
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.321
Reações
10.921
Pontos
453
Eu
Só com esse curso já consigo algum emprego (mesmo que ganhando pouco)?

To pensando em fazer mesmo antes de terminar a faculdade e entrar num emprego qualquer pela experiência.

Aí com o tempo vou melhorando meu currículo fazendo outros cursos.
Sim, se for web, embora não seja grande coisa, aq em SP tem bastaste vaga pra dev web
 

gamermaniacow

Togges
VIP
Mensagens
42.628
Reações
52.489
Pontos
2.082
Infelizmente no Brasil a gente tem muita teoria sobre games, e fica somente nisso. Precisamos de prática agora. Gente que consiga fazer algo bacana pra começar a se destacar pela qualidade.

Vindo de alguém que estudou e já acreditou muito em discurso falso: Foque em criar algo, isso é a única coisa que importa. Faça algo que é legal de jogar, que seja bem feito.
Como você aprende isso é irrelevante no fim das contas.

O que eu recomendo é fazer um curso normal de uma das áreas de atuação de criação de jogos, trabalhar, conhecer a realidade do comercio, para então se aventurar nesse universo de desenvolvedor se realmente te interessar, pois definitivamente não é o que esperamos.

Se especialize em uma área, aprenda as demais pra se virar e é isso. O importante é você conseguir fazer algo muito bem.
 

Nargwya

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.519
Reações
5.225
Pontos
703
Eu

Sim, se for web, embora não seja grande coisa, aq em SP tem bastaste vaga pra dev web
Amigo, voltei a reviver o tópico. Lembrei que você tinha me dito sobre Web.

No SENAI tem esse curso aqui: https://firjansenai.com.br/cursorio/portal/detalhe-do-curso/santa-cruz/programador-web

Esse seria mais indicado? Claro que eu não pararia por aí. Eu faria mais cursos depois pra melhorar o currículo. Mas pra começar você acha qual dos dois cursos melhor: Programador de Sistemas ou Programador Web?
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.661
Pontos
1.584
Tem esse curso de graça que eu estava desenvolvendo especificamente para o pessoal do fórum:

[Unity #00] Introdução à Unity
[Unity #01] Outer Space Invaders
[Unity #02] Outer Space Invaders
[Unity #03] Outer Space Invaders

Mas o pessoal queria mais em formato de vídeo, mas dinâmico, portanto, devido às essas falhas, acabei deixando até a parte 03. De qualquer forma, serve como referência ou curiosidade. Tem também o problema do servidor que postei boa parte das fotos ter fechado.

Eu concordo com o Cristiano. O melhor é correr atrás por conta própria. Há sites que oferecem cursos mais específicos e práticos. É bom também ter já conhecimentos no mínimo básico de programação devido aos desafios que muitas linguagens e ferramentas impõe. Caso não conheça nada de programação, melhor estudar um pouco ao ter que partir logo para programação de jogos.
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.321
Reações
10.921
Pontos
453
Amigo, voltei a reviver o tópico. Lembrei que você tinha me dito sobre Web.

No SENAI tem esse curso aqui: https://firjansenai.com.br/cursorio/portal/detalhe-do-curso/santa-cruz/programador-web

Esse seria mais indicado? Claro que eu não pararia por aí. Eu faria mais cursos depois pra melhorar o currículo. Mas pra começar você acha qual dos dois cursos melhor: Programador de Sistemas ou Programador Web?
Precisa ver o conteúdo(tá indisponivel no site, procure ir lá e perguntar ao coordenador), mas programador Web seria mais indicado, embora eu ache muito legal,bacana e mais divertido programar Sistemas(ou jogos) em linguagens como C/C++ , o dev web eh oq tem mais mercado aq no Brasil.
 

Nargwya

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.519
Reações
5.225
Pontos
703
Precisa ver o conteúdo(tá indisponivel no site, procure ir lá e perguntar ao coordenador), mas programador Web seria mais indicado, embora eu ache muito legal,bacana e mais divertido programar Sistemas(ou jogos) em linguagens como C/C++ , o dev web eh oq tem mais mercado aq no Brasil.
Seria um ponta-pé inicial.

Eu vou melhorar o currículo com o tempo. Ainda pretendo fazer o curso de ADS, mas depois que eu já estiver trabalhando com alguma coisa.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Seria um ponta-pé inicial.

Eu vou melhorar o currículo com o tempo. Ainda pretendo fazer o curso de ADS, mas depois que eu já estiver trabalhando com alguma coisa.

Mas vá preparando as malas.

Fora de SP, Campinas, BH e Florianópolis, você nunca vai achar emprego.
Eu mesmo moro no interior de SP e para trabalhar/estagiar/ir a uma faculdade de ciência e tecnologia terei que me mudar para a capital/Campinas/BH.

E se tiver oportunidade de sair do país, não pense duas vezes!
 

Nargwya

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.519
Reações
5.225
Pontos
703
Mas vá preparando as malas.

Fora de SP, Campinas, BH e Florianópolis, você nunca vai achar emprego.
Eu mesmo moro no interior de SP e para trabalhar/estagiar/ir a uma faculdade de ciência e tecnologia terei que me mudar para a capital/Campinas/BH.

E se tiver oportunidade de sair do país, não pense duas vezes!
No Rio de Janeiro não acha mesmo vagas?
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Acha sim.
Ruim eh no interior, q o pessoal não valoriza.
Mas capitais eh de boa

Em RJ é horrível e tem pouco. Tem muita gente em empresa de SP que veio do RJ, da Bahia, do Maranhão, Goias e cia...

O setor de ciência e tecnologia no Brasil está QUASE acabando, por isso mal e porcamente tem emprego na área. Tem muita gente DESESPERADA para deixar o país para não ter que mudar de profissão.

Conheço um rapaz aqui no interior de SP que era formado em TI e acabou estudando direito para virar Advogado pois as empresas estavam indo embora (sobraram algumas, mas as chances de entrar são quase de 0%). Ele se arrependeu de não ter aprendido Web Design tampouco COBOL pois são os únicos que rendem bem no Brasil.
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.321
Reações
10.921
Pontos
453
Em RJ é horrível e tem pouco. Tem muita gente em empresa de SP que veio do RJ, da Bahia, do Maranhão, Goias e cia...

O setor de ciência e tecnologia no Brasil está QUASE acabando, por isso mal e porcamente tem emprego na área. Tem muita gente DESESPERADA para deixar o país para não ter que mudar de profissão.

Conheço um rapaz aqui no interior de SP que era formado em TI e acabou estudando direito para virar Advogado pois as empresas estavam indo embora (sobraram algumas, mas as chances de entrar são quase de 0%). Ele se arrependeu de não ter aprendido Web Design tampouco COBOL pois são os únicos que rendem bem no Brasil.

Cara, ta foda mesmo.Tem muita demanda, ouse ja muita gente se formando e querendo emprego.
Mas as ferramentas de desenvolvimento hoje em dia, fazem quase que de tudo sozinhas, como uma espécie de game maker para não-programadores.
A verdade eh que existem muitas vagas, mas são tão específicas que eh dificil os recrutadores acharem gente qualificada.
Agora uma coisa que dá pra se virar eh freela, se vc for muito bom em um area (como eh meu caso) vc consegue muitos freelas sem concorrência.
 

Nargwya

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.519
Reações
5.225
Pontos
703
O mercado dessa área só é bom mesmo então em SP, né?

Isso complica um pouco, mas vou ver o que faço.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Agora uma coisa que dá pra se virar eh freela, se vc for muito bom em um area (como eh meu caso) vc consegue muitos freelas sem concorrência.

Freela no Brasil ganha mal. Só serve para complementar a renda e ainda assim requer muito tempo livre (eu mesmo não conseguiria dividir meu tempo com um emprego fixo e um freela, praticamente teria que parar de dormir e parar de viver).
Conheço pessoas que estão falando que o único jeito de ser desenvolvedor de jogos a nível de vida é indo para EUA, Canadá, Japão, Coreia do Sul e Austrália. Principalmente pessoas que estão em faculdades, cursos, EADs, etc....
Ainda mais levando em conta que o mercado de jogos aqui ainda é um tabu a ser quebrado e em alguns casos e regiões ser gamer é pior do que ser usuário de drogas, ser homossexual, ateu, etc...
Ser desenvolvedor de jogos no Brasil (A não ser que a pessoa consiga um emprego fixo, ou seja: se mudando para SP, Campinas e BH) é pedir pra ficar desempregado, morando na rua e passando fome.
Eu mesmo estou a mais de 2 anos com depressão, 5 meses desempregado por conta do meu diagnostico, sem condições (nem financeiras, muito menos profissionais) de me mudar para uma dessas cidades. Virei inquilino da minha própria família por conta de querer ser desenvolvedor de jogos a ponto de dar briga todo fim de semana em casa. E ainda to pagando muito barato no meu quarto (250 reais/mês)
O povo não tem boa visão nisso ainda (Principalmente povo do Interior e do Norte/Nordeste do país) e empreender no Brasil é só para os ricos.
E isso continuará assim por um bom tempo.

Isso sem contar na turma do almoço grátis (Faça jogos por amor, não por dinheiro), e que tem gente que ama ser explorada (Programar por menos de um salário minimo e dá o maior piti do mundo porque perdeu o emprego). Um amigo meu mesmo trabalhava de dia como promotor (Ganhando 4000/mês de segunda a sexta e a noite/madrugada como game dev ganhando 1000/mês de domingo a domingo).

Desisti e estou partindo para a área de economia a partir de 2020 porque senão irei morrer de fome na rua. Mas enfim, recomendo as pessoas a tomarem MUITO cuidado antes de decidirem estudar. Olhar e muito ao redor e aprender a comer de acordo com o que é servido no prato. E principalmente: Tomar vergonha na cara.

Mas creio que o OP tenha muito mais condições de se mudar pra trabalhar na área do que eu tenho e tive.
Boa sorte.
 
Ultima Edição:

Rayzen_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.144
Reações
3.830
Pontos
704
Galera chora demais. Tirando medicina, não tem profissão fácil que pague bem.
Não acho que TI seja ruim, você apenas tem que ser bom em alguma aplicação, seja industrial, saúde ou sei lá.
Se você for um mero desenvolvedor de cruds, vai ter problemas mesmo.
Hoje eu trabalho com ciência de dados e finalmente estou satisfeito. Poderia ser melhor? Poderia. Mas visto a situação em que o pais se encontra, não tenho do que reclamar.
Quanto a games, não conheço tanto o mercado, mas acho que, se você não tiver em SP, que é onde tem algumas poucas empresas de games, você terá problemas.
 

AzraelR

Bam-bam-bam
Mensagens
4.884
Reações
20.773
Pontos
453
Esse post aqui vai ficar bem longo.

Eu estava fazendo faculdade de jogos na Unisinos, mas cancelei depois de algum tempo.
Me arrependo? Não. Nem um pouco. Alias, se voltasse no tempo nem sequer faria.
Até porque dá pra estudar tranquilamente pela internet. E mesmo que o cara compre um curso online, não chegará nem perto de gastar o mesmo valor que gastaria numa faculdade.
Não vale a pena gastar 1.500 reais por mês numa faculdade sendo que é uma area que quase nem tem vaga/mercado aqui no Brasil. O cara só acaba gastando um horror, pra depois correr um risco ENORME de ficar desempregado. Não dá.
Se a pessoa até for rica, com grana a dar com pau, aí talvez nem dá nada. Mas não é o meu caso, nem da grande maioria. Eu quando estava fazendo a faculdade ainda vi uns riquinhos fazendo ela e nem se importando com o valor que pagava. Tipo, como se 1500 reais fosse lixo. Pra mim era um rim por mês.

Outra coisa é o desvio do assunto principal (que é desenvolver jogos obviamente). Muita disciplina e trabalho sem pé nem cabeça. Falta objetividade. Falta foco. É muita encheção de linguiça. Muita teoria e pouca prática. Tanto que chega uma hora que enche o saco e você se sente lesado. Sente que aqueles 1500 reais por mês não estão sendo bem investidos. Já o estudo pela internet é bem mais objetivo. Você vai estudar aquilo que você vai usar e pronto. Se você vai fazer um jogo no estilo Beat 'em up, seu estudo será baseado em cima disso. O que você precisa pra fazer esse tipo de jogo? Basta ir estudando o necessário. Não adianta sair atirando pra todos os lados. Uma coisa é produzir um jogo de futebol. Outra coisa é produzir um jogo de luta.

E outra, existem muitos materiais bons na internet que vale a pena comprar. Digo, "materiais" (não cursos). Mil vezes gastar nesses materiais do que numa faculdade.
Por exemplo, tem um site muito fodão aí pela net (que não lembro agora qual era) que vários artistas postam vários pacotes de animações, tudo feito através da tecnologia Mocap! (captura de movimentos)
Essa tecnologia é excelente porque deixa a movimentação obviamente bem realista (bem diferente do que estar animando tudo a mão, hoje em dia nem fazem mais isso nos jogos)
Então por exemplo, eu achei um set no site de "animação feminina" no tal site. Animações de caminhar, andar, pular, dar soco, etc etc. Tudo com extrema qualidade. Ou seja, se o cara quer fazer um jogo onde tenha alguma personagem feminina, pronto, vai lá e compra o pacote. Você nem precisa se dar ao trabalho de fazer. Claro que se for usar as tais animações é bom dar os devidos créditos hehe.
Você deixa de gastar 1500 pau num mês pra ir na internet e comprar um material excelente por poucos dólares. Compensa bem mais.
Aí você pode até pensar: Putz, mas copiar trabalho dos outros não é errado?
Claro que não, pois você está comprando o material e além disso ainda dando os devidos créditos. E outra, não adianta nada você querer se meter a fazer tudo. É muito melhor você pegando materiais de especialistas, pessoas que realmente se dedicaram a produzir aquilo. O resultado é muito superior ao que você faria. É preciso lembrar que não existe esse negócio de "focar em tudo". Ou você é programador ou você é artista 3D. As duas areas são tão complexas que não tem como você ser bom nas duas. Ou você foca numa ou na outra.

Aí a pessoa ao não fazer nenhuma faculdade pode até pensar: Putz, quero produzir jogos, mas por onde eu começo????
Simples, baixa o Unity e comece a ir fuçando.
Na minha opinião não vale a pena perder tempo com gamemaker, nem qualquer outra engine. Unity 3D é disparado o melhor.
Único que bate de frente com ele é a Unreal Engine. Mas essa pelo que eu sei ainda continua paga. Unity 3D só vai pagar depois que você realmente lucrar com o negócio, ou seja.... tranquilo.
De momento acho que é isso. Se eu lembrar de mais alguma coisa eu posto depois.
 
Topo Fundo