O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Para quem está no ramo da T.I [Lamente-se AQUI][OFICIAL]

Sobre T.I


  • Total voters
    416

VanHalenBR

Lenda da internet
VIP
Mensagens
18.869
Reações
26.850
Pontos
1.844
Concordo com a parte do exterior, mas MYSQL é uma tecnologia boa e bastante utilizada e vale muito a pena saber. PHP eu não sei lá fora mas se a pessoa pretende fazer a carreira aqui é uma boa saber, já que muitos sistemas aqui são feitos em PHP. JQUERY só dê uma olhada por cima pra saber do que se trata. É bom conhecer essas tecnologias antigas e que foram/é amplamente usadas pois você pode ter que acabar dando manutenção ou até para reescrever um software é bom conhecer(Não necessariamente de forma profunda) essas tecnologias

Eu falo da onde estou (no chamado vale do silício), essas tecnologias já não estão na startups de ponta, hoje se investe mais em base de dados como Cassandra que tem maior escalabilidade e usa o padrão NoSQL.

Eu falo, se for pra estudar e se focar em algo novo, Machine Learning. AR, NoSQL, Kubernetes (ou Mesos) são os caminhos que a pessoa pode seguir.

Programação vejo grande crescimento em Swift, JavaScript (com frameworks como VueJS, RectJS ou EmberJS) e no back end de web NodeJS é o que mais cresce e mais tem vagas promissoras.
 

Dig Joy

Vem brincar comigo!
VIP
Mensagens
9.045
Reações
23.074
Pontos
353
Até no Brasil as empresas tops só usam tecnologia de ponta.
Nubank, Globo, Banco do Brasil e varias outras usam Javascript (React e React Native) e Node.

Quem quiser estudar essas tecnologias datadas pode até conseguir emprego, mais nunca vão achar vagas de 6k cima no BR.
 
Mensagens
808
Reações
1.185
Pontos
183
Eu falo da onde estou (no chamado vale do silício), essas tecnologias já não estão na startups de ponta, hoje se investe mais em base de dados como Cassandra que tem maior escalabilidade e usa o padrão NoSQL.

Eu falo, se for pra estudar e se focar em algo novo, Machine Learning. AR, NoSQL, Kubernetes (ou Mesos) são os caminhos que a pessoa pode seguir.

Programação vejo grande crescimento em Swift, JavaScript (com frameworks como VueJS, RectJS ou EmberJS) e no back end de web NodeJS é o que mais cresce e mais tem vagas promissoras.
Entendi, faz sentido, na parte de front estou gostando pra carai de trabalhar com vue. Preciso dar uma brincada com essas paradas de NoSQL e node pra back
 
Mensagens
808
Reações
1.185
Pontos
183
Até no Brasil as empresas tops só usam tecnologia de ponta.
Nubank, Globo, Banco do Brasil e varias outras usam React e Node.

Quem quiser estudar essas tecnologias datadas pode até conseguir emprego, mais nunca vão achar vagas de 6k cima no BR.
vão sim cara, cobol ainda paga muito por causa dos legados de instituição financeira java ainda é uma lingua bem utilizada e que paga bem tbm, php é mais dificil mas conheço nego que ganha bem com php tb.
 

Dig Joy

Vem brincar comigo!
VIP
Mensagens
9.045
Reações
23.074
Pontos
353
vão sim cara, cobol ainda paga muito por causa dos legados de instituição financeira java ainda é uma lingua bem utilizada e que paga bem tbm, php é mais dificil mas conheço nego que ganha bem com php tb.
Você recem chegado no mercado vai competir com nego que tem 10-20 anos de mercado como?
-----
Isso dai são em sua maioria sistemas legados que a galera tá louca para meter o pé, investir nisso é de extrema burrice.
Tu tá cavando uma mina que nem ouro tem mais...
 
Mensagens
808
Reações
1.185
Pontos
183
Você recem chegado no mercado vai competir com nego que tem 10-20 anos de mercado como?
-----
Isso dai são em sua maioria sistemas legados que a galera tá louca para meter o pé, investir nisso é de extrema burrice.
Tu tá cavando uma mina que nem ouro tem mais...
Concordo com a parte do exterior, mas MYSQL é uma tecnologia boa e bastante utilizada e vale muito a pena saber. PHP eu não sei lá fora mas se a pessoa pretende fazer a carreira aqui é uma boa saber, já que muitos sistemas aqui são feitos em PHP. JQUERY só dê uma olhada por cima pra saber do que se trata. É bom conhecer essas tecnologias antigas e que foram/é amplamente usadas pois você pode ter que acabar dando manutenção ou até para reescrever um software é bom conhecer(Não necessariamente de forma profunda) essas tecnologias
Esse meu comentário anterior responde em parte o que penso sobre os legados. E sejamos realistas, a não ser que você esteja fundando uma startup ou participando de uma, na maioria dos empregos em empresas já consolidadas você dificilmente vai sair escrevendo apenas sistemas do zero com essas novas tecnologias, você vai ter que lidar com muito legado e manutenção.
 


AYSJr

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
23.789
Reações
8.186
Pontos
509
Até no Brasil as empresas tops só usam tecnologia de ponta.
Nubank, Globo, Banco do Brasil e varias outras usam Javascript (React e React Native) e Node.

Quem quiser estudar essas tecnologias datadas pode até conseguir emprego, mais nunca vão achar vagas de 6k cima no BR.
Alguns dos caras que conheço de TI que mais ganham trabalham com COBOL.
 

loganitba

Ser evoluído
Mensagens
23
Reações
41
Pontos
33
Alguns dos caras que conheço de TI que mais ganham trabalham com COBOL.
Eu trabalho com Cobol, e ganho aqui na Polônia a media da profissão de analista de sistemas, estou com 8 anos de carreira e nunca vi salário diferenciado só por que a pessoa trabalha com Cobol.

Edit: Mas tem mais de 5 anos que não sei o que é ganhar menos de 6 mil, como eu disse a galera do JAVA e do .NET que trabalham comigo sempre ganham na mesma faixa

Sent from my Moto G (5) Plus using Tapatalk
 

loganitba

Ser evoluído
Mensagens
23
Reações
41
Pontos
33
Esse meu comentário anterior responde em parte o que penso sobre os legados. E sejamos realistas, a não ser que você esteja fundando uma startup ou participando de uma, na maioria dos empregos em empresas já consolidadas você dificilmente vai sair escrevendo apenas sistemas do zero com essas novas tecnologias, você vai ter que lidar com muito legado e manutenção.
Hoje aqui na Polônia estamos desenvolvendo um novo banco digital francês e a base do sistema é em Cobol, JCL e C#

Sent from my Moto G (5) Plus using Tapatalk
 

CrazyGuitar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.198
Reações
1.306
Pontos
604
galera vou aproveitar esse tópico pra tirar umas duvidas:

sou engenheiro eletricista e trabalho na área, porém vjo que muito dos produtos da empresa estão começando a focar em cyber security, então como gosto do assunto pretendo fazer uma pós, eu conheço arquitetura de redes e etc... porém o que vocês acham necessário para ajudar nessa nova fase? quais linguagens de programação seria interessante aprender, ou melhor nem aprender?
 
Mensagens
808
Reações
1.185
Pontos
183
galera vou aproveitar esse tópico pra tirar umas duvidas:

sou engenheiro eletricista e trabalho na área, porém vjo que muito dos produtos da empresa estão começando a focar em cyber security, então como gosto do assunto pretendo fazer uma pós, eu conheço arquitetura de redes e etc... porém o que vocês acham necessário para ajudar nessa nova fase? quais linguagens de programação seria interessante aprender, ou melhor nem aprender?
Bem não sou de segurança, mas eu acho que vale a pena aprender python, muitos algoritmos de pentest estão sendo escritos na linguagem por ser fácil, prática e com uma vasta quantia de bibliotecas. Tem até livros sobre o assunto como "Effective Python Penetration Testing" e "Effective Python Penetration Testing"
 

CrazyGuitar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.198
Reações
1.306
Pontos
604
Bem não sou de segurança, mas eu acho que vale a pena aprender python, muitos algoritmos de pentest estão sendo escritos na linguagem por ser fácil, prática e com uma vasta quantia de bibliotecas. Tem até livros sobre o assunto como "Effective Python Penetration Testing" e "Effective Python Penetration Testing"
Opa valeu, eu comprei alguns cursos na Udemy que espero me ajudar, entre eles está arquitetura de redes e redes TCP/IP, C++ e C#, Phyton.

Espero ser suficientes antes de iniciar a pós, se é q ela vá exigir algo disso.
 

Tokai

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.484
Reações
4.955
Pontos
703
Eu me arrependo um pouco de ter saído da empresa onde eu era suporte, apesar de não ser oque eu queria para o futuro mas pagava bem e tinha benefícios que dificilmente tem em cidade pequena.
Sai para ser desenvolvedor jr. em uma empresa pequena, que desastre passei 1 mês inteiro vendo vídeo sobre o sistema mais 1 mês fazendo importação de dados que não iam ser utilizados sem falar no dono que também e o desenvolvedor chefe é cheio de manias. No dia que ia acabar o período de experiencia ja tinha levado até a carteira de trabalho para sair. Um outro cara que tinha entrado 2 meses antes de mim falou que só foi mexer no sistema 6 meses depois.

Depois consegui um estagio como desenvolvedor trabalhando com Angular e Java ja no segundo dia tive que comitar uma melhoria que fiz. Saia do estagio com a cabeça fritando de tanto que tinha que correr atras para aprender como fazer as coisas. Infelizmente o estagio acabou.

PS: Peguei birra de Delphi sem nunca ter visto.
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.778
Reações
18.253
Pontos
784
Como alguns devem saber - creio que não - sou da área da T.I, aliás ainda estou na faculdade (HEHE), e estou com problemas na questão sair ou não sair - eis à questão. Reencontrando velhos amigos, inclusive alguns que cursam computação, percebi que eu não era o único que estava na corda bamba em relação em continuar no curso. Conversando com eles, boa parte deles se perguntam: "e depois da faculdade, o que faremos?". Pois é, é complicado conseguir um trampo legal com um salário digno por aqui, sem falar que regiões mais desenvolvidas que o nordeste já passam por problemas, imagine aqui...

Enfim, estou na dúvida se fico ou se saio. ( é cara ou coroa mesmo)


Então, eu queria a opinião dos CARAS que cursam e/ou estão na área da computação (engenharia de software, S.I etc) o que estão achando do mercado atualmente por onde vivem, e como veem o futuro.

Thanks, pessoal. Que comecem os jogos!
no meu tempo 50% só fizeram para depois tentar um concurso...

hoje nao sei como é que está isso aí!
 

Forbidden Memories

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
2.746
Reações
7.108
Pontos
1.004
Manjadores, como está o mercado MOBÁIU, principalmente o Android? Estou desesperado tentando aprender algo aplicável ao mercado no último semestre da faculdade de Ciência da Computação e programação Android me pareceu uma boa, apesar da arquitetura zoada e vícios ruins de programação obrigatórios na plataforma. Pelo que eu vi também é mais fácil mostrar experiência por conta própria com apps auto-publicados e open source. Meu sonho mesmo é um dia trabalhar remotamente ou ser chamado para ir para o exterior e me parece que esse seria um caminho após todos os esforços.

Eu não quero virar professor, porra. :kwow
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
Manjadores, como está o mercado MOBÁIU, principalmente o Android? Estou desesperado tentando aprender algo aplicável ao mercado no último semestre da faculdade de Ciência da Computação e programação Android me pareceu uma boa, apesar da arquitetura zoada e vícios ruins de programação obrigatórios na plataforma. Pelo que eu vi também é mais fácil mostrar experiência por conta própria com apps auto-publicados e open source. Meu sonho mesmo é um dia trabalhar remotamente ou ser chamado para ir para o exterior e me parece que esse seria um caminho após todos os esforços.

Eu não quero virar professor, porra. :kwow

Não sei como anda o mercado por si, mas só sei que os projetos de freelancer costumam apagar mais a projetos que envolvem aplicativos mobile. Eu já desenvolvi um aplicativo útil para a galera da facul, e muitos gostaram e digo que é um ramo bem melhor que desenvolver para computador ou nuvem. Mas sou suspeito de opinar, pois sempre curti a parte mobile.
 

Dig Joy

Vem brincar comigo!
VIP
Mensagens
9.045
Reações
23.074
Pontos
353
Mercado mobile para bem.


Enviado de meu Mi A1 usando o Tapatalk
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Manjadores, como está o mercado MOBÁIU, principalmente o Android? Estou desesperado tentando aprender algo aplicável ao mercado no último semestre da faculdade de Ciência da Computação e programação Android me pareceu uma boa, apesar da arquitetura zoada e vícios ruins de programação obrigatórios na plataforma. Pelo que eu vi também é mais fácil mostrar experiência por conta própria com apps auto-publicados e open source. Meu sonho mesmo é um dia trabalhar remotamente ou ser chamado para ir para o exterior e me parece que esse seria um caminho após todos os esforços.

Eu não quero virar professor, porra. :kwow
Faço Ciência da Computação, e não sei SE ESTOU ENGANADO, mas parece que estou sendo formado pra ser professor. Por isso tô largando o curso. Você faz na federal/estadual?

Cara desenvolvimento mobile vale muito a pena - paga até razoavelmente bem. Se vc se dedicar, pode até criar uns jogos e tentar crescer assim.
 

Geo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.375
Reações
12.083
Pontos
1.129
Cara desenvolvimento mobile vale muito a pena - paga até razoavelmente bem. Se vc se dedicar, pode até criar uns jogos e tentar crescer assim.

No outro extremo da escala, HPC (clusters, GPU, big data, etc.), onde trabalho, também está bom.
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Cara, cada vez mais eu vejo que a melhor coisa que eu fiz qdo terminei a facul de Análise de Sistemas foi ter abandonado a parte de desenvolvimento.
Trabalhar de Freelancer é está sujeito a se submeter a vagas assim. Mas acho mais idiota um cara que aceita uma proposta assim. Por isso que eu só pego parte WEB/Front. Pode ser até um pouco arrombado, mas não neste nível. Foda que a cada dia que passa, menos desenvolvimento WEB vejo no site de freela :(. Mas espero largar isso ainda este ano.
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Mano por que vocês ainda ficam nessa pocilga de workana?
Lá só tem passa fome.

Trabalhinho básico na Appen, paga 5 USD por hora.
Essa plataforma é um lixo...

Não é nenhum parâmetro, para medir o mercado.
Meu inglês tá mais ou menos. É um dos motivos que me mantém na Workana, além que lá é o único site no BR que tem mais movimento. Mas hora ou outra surge uns projetos legais, 3 telas html + css por R$ 600 (peguei ante ontem), outros projetinhos bobos pra configurar o Wordpress. Mas isso tá diminuindo. E só ainda estou lá pq estou terminando meus temas / projetos e preciso de grana pra divulgar, hospedar e poder criar projetos.
 

Dig Joy

Vem brincar comigo!
VIP
Mensagens
9.045
Reações
23.074
Pontos
353
Meu inglês tá mais ou menos. É um dos motivos que me mantém na Workana, além que lá é o único site no BR que tem mais movimento. Mas hora ou outra surge uns projetos legais, 3 telas html + css por R$ 600 (peguei ante ontem), outros projetinhos bobos pra configurar o Wordpress. Mas isso tá diminuindo. E só ainda estou lá pq estou terminando meus temas / projetos e preciso de grana pra divulgar, hospedar e poder criar projetos.
Cenário BR de TI é deplorável.
Junta um monte de nego que não sabe fazer nada, com um monte de cliente que não sabe o que quer.

Se não trabalhar em empresa grande ou para empresa que tem contratos no exterior é pedir para passar fome. Workana é só o reflexo disso. Só tem o restolho lá.
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Cenário BR de TI é deplorável.
Junta um monte de nego que não sabe fazer nada, com um monte de cliente que não sabe o que quer.

Se não trabalhar em empresa grande ou para empresa que tem contratos no exterior é pedir para passar fome. Workana é só o reflexo disso. Só tem o restolho lá.
Infelizmente é isso. Onde moro não tem nada. As poucas vagas que tem só via Q.I. (Quem Indique). E sair daqui pra ir SP é investir em algo incerto. Sendo que esse cenário tá comum em várias regiões. Espero conseguir sair desta área. Não me vejo trabalhando de freela daqui 2, 3 ou 4 anos. E como você disse, ser freela é só pra não passar fome. Por sorte q moro com meus pais e junto 90% da grana, mas jamais daria pra eu morar só com o que ganho.
 

zanchin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.246
Reações
4.714
Pontos
703
Aproveitando a deixa do tópico, quem tiver conhecimentos em Javascript (Angular/Node e REACT) e saiba um pouco de inglês ou não tem medo de se arriscar com a língua, a empresa que trabalho está contratando. É para trabalhar em um projeto com uma empresa parceira da Austrália com grandes chances de viagem para lá.

É provável que precise se mudar para Porto Alegre (que é onde a empresa que trabalho fica).
Interessados, me mandem MP.
 

Dig Joy

Vem brincar comigo!
VIP
Mensagens
9.045
Reações
23.074
Pontos
353
Aproveitando a deixa do tópico, quem tiver conhecimentos em Javascript (Angular/Node e REACT) e saiba um pouco de inglês ou não tem medo de se arriscar com a língua, a empresa que trabalho está contratando. É para trabalhar em um projeto com uma empresa parceira da Austrália com grandes chances de viagem para lá.

É provável que precise se mudar para Porto Alegre (que é onde a empresa que trabalho fica).
Interessados, me mandem MP.
Pena que eu não posso me mudar agora...

ahahahahahha
 

Gentleman XXI

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.173
Reações
10.835
Pontos
503
Eu não marquei nenhuma das opções porque não cheguei a trabalhar na área. Na verdade, não cheguei nem a começar o primeiro período do curso Ciencia da Computação (que só começa em fevereiro).... e a galera aí comentando, em boa parte dos post, é de insatisfação pessoal e profissional. Isso me DESANIMA MUITO...


Existe alguma outra profissão que não envolva muito stress e com salário razoável?
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Eu não marquei nenhuma das opções porque não cheguei a trabalhar na área. Na verdade, não cheguei nem a começar o primeiro período do curso Ciencia da Computação (que só começa em fevereiro).... e a galera aí comentando, em boa parte dos post, é de insatisfação pessoal e profissional. Isso me DESANIMA MUITO...


Existe alguma outra profissão que não envolva muito stress e com salário razoável?
Medicina. Clinico Geral.

Salário ruim -> + Stress.
Salário bom -> - Stress
 

zanchin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.246
Reações
4.714
Pontos
703
Medicina. Clinico Geral.

Salário ruim -> + Stress.
Salário bom -> - Stress

Minha cunhada é médica.
Clínico geral atende uma grande parte da população fingindo estar doente cujo interesse é puramente pegar atestado.
Lidar com pessoas é estressante por natureza.

Salário bom = responsabilidade alta. Responsabilidade alta = stress.
Não se iludam. Não há formula mágica.
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Minha cunhada é médica.
Clínico geral atende uma grande parte da população fingindo estar doente cujo interesse é puramente pegar atestado.
Lidar com pessoas é estressante por natureza.

Salário bom = responsabilidade alta. Responsabilidade alta = stress.
Não se iludam. Não há formula mágica.

Tem isso também. Trabalho sem stress não existe. Pode fazer algo por amor. Sempre vai haver stress. Mas, prefiro passar stress ganhando bem do que ganhando mal.
 
Topo Fundo