O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Minimalismo, um conceito que queria muito alcançar, mas admiro e queria chegar lá...

VanHalenBR

Lenda da internet
VIP
Mensagens
18.871
Reações
26.855
Pontos
1.844
Até uns 10 anos atrás, peguei do meu pai uma mania de guardar coisas que me davam lembranças, coisas que colecionava, videogames antigos que nunca mais joguei... enfim uma série de coisas, até que me mudei há 7 anos de país e tive que levar minha vida em 3 malas, depois morando 6 anos, voltei a acumular coisas, compra novos consoles, a cada ida do Brasil pegava mais coisas na casa antiga, tralhas para casa nova...

Ate uma hora que um Ape pequeno estava “transbordando”, como sou ruim de vender, vendi pouca coisa, mas aprendi a me desfazer de muitas, doar mesmo, fazer uma limpa, visitando a casa da minha mãe, fui desfazendo, doando o que ficou por lá ... ai tive a que me mudar de novo de país e vi que tinha muita tralha ainda, mais doação, vendi mais coisas, ai a mudança das minhas coisas atrasou e tive que viver com que trouxe em 2 malas, por 2 meses e meio claro que tive que comprar algumas coisas.

Mas gostei de um apartamento com pouco... gostei muito, esposa também, e decidimos doar mais coisas depois que a mudança chegou.

Agora todo ano em janeiro, fazemos como se fosse mudança, se usei no ano anterior eu guardo, se não, tendo me desfazer.

Aos poucos venho aprendendo o valor do minimalismo (ao menos físico), ainda sou meio acumulador em arquivos no computador, etc...

Esses dias notei que meu sonho de ter um quarto de games vai demorar (se um dia conseguir) e quando tiver dinheiro pra isso ai eu vejo, não adianta ficar com PS3, Wii que nem jogo mais, ainda mais que são europeus, vou vender no eBay e ver o que sai...

Ainda não cheguei no ponto minimalista,estou longe disso.... mas me mudar algumas vezes me fez apreciar ter muito menos, menos produtos, menos roupa, menos tudo.... eu ainda não sou perfeito nisso, e nao vou perder conforto ou praticidade em troca do minimalismo real. Mas vejo que tenho cada vez menos coisas acumuladas e tento focar em ter o que estou usando e não o que um dia eu vou usar, um dia vou ouvir, um dia vou jogar... a vida é limitada e aprender a fazer essas escolhas deixa tudo mais organizado.

Quem mais aqui tenta ser minimalista (ate o possível)? O que acham do conceito?
 
Ultima Edição:

quemsoueu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.524
Reações
13.647
Pontos
1.409
Gosto muito ,quando tiver minha casa so tera absolutamente coisas essenciais, hj eu sou um acumulador de caixas de coisas de pc, pq se vendo eh bom ter a caixa, mas eh uma m**** o espaco que isso toma.
 

xalpa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.835
Reações
2.703
Pontos
749
Eu tenho de tudo, um muito. É impressionante.
Tenho roupas da época que eu estudava na faculdade.
Tenho uma calça aqui que comprei na Taco por 60,00 em meados de 2007/08.
As vezes penso em arumar o guarda roupas e jogar fora ou doar, mas me perco nesse tempo e vou acumulando as roupas antigas.
Objetos pequenos eu tenho várias caixas guardadas e não sei, de fato, pra que.

Um dia, quem sabe, alcanço esse status minimalista.
 

Dig Joy

Vem brincar comigo!
VIP
Mensagens
9.045
Reações
23.074
Pontos
353
Só doar.
Tem uma porrada de gente precisando de coisas.
Aqui em casa quando não uso mais dou para alguém...

"Você não consegue receber nada de mãos fechadas".
 

Kaiketsu_Zubat

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.227
Reações
45.266
Pontos
803
Até uns 10 anos atrás, peguei do meu pai uma menina de guardar coisas que me davam lembranças, coisas que colecionava, videogames antigos que nunca mais joguei... enfim uma série de coisas, até que me mudei há 7 anos de país e tive que levar minha vida em 3 malas, depois morando 6 anos, voltei a acumular coisas, compra novos consoles, a cada ida do Brasil pegava mais coisas na casa antiga, tralhas para casa nova...

Ate uma hora que um Ape pequeno estava “transbordando”, como sou ruim de vender, vendi pouca coisa, mas aprendi a me desfazer de muitas, doar mesmo, fazer uma limpa, visitando a casa da minha mãe, fui desfazendo, doando o que ficou por lá ... ai tive a que me mudar de novo de país e vi que tinha muita tralha ainda, mais doação, vendi mais coisas, ai a mudança das minhas coisas atrasou e tive que viver com que trouxe em 2 malas, por 2 meses e meio claro que tive que comprar algumas coisas.

Mas gostei de um apartamento com pouco... gostei muito, esposa também, e decidimos doar mais coisas depois que a mudança chegou.

Agora todo ano em janeiro, fazemos como se fosse mudança, se usei no ano anterior eu guardo, se não, tendo me desfazer.

Aos poucos venho aprendendo o valor do minimalismo (ao menos físico), ainda sou meio acumulador em arquivos no computador, etc...

Esses dias notei que meu sonho de ter um quarto de games vai demorar (se um dia conseguir) e quando tiver dinheiro pra isso ai eu vejo, não adianta ficar com PS3, Wii que nem jogo mais, ainda mais que são europeus, vou vender no eBay e ver o que sai...

Ainda não cheguei no ponto minimalista,estou longe disso.... mas me mudar algumas vezes me fez apreciar ter muito menos, menos produtos, menos roupa, menos tudo.... eu ainda não sou perfeito nisso, e nao vou perder conforto ou praticidade em troca do minimalismo real. Mas vejo que tenho cada vez menos coisas acumuladas e tento focar em ter o que estou usando e não o que um dia eu vou usar, um dia vou ouvir, um dia vou jogar... a vida é limitada e aprender a fazer essas escolhas deixa tudo mais organizado.

Quem mais aqui tenta ser minimalista (ate o possível)? O que acham do conceito?
Posso te ajudar muito nessa coisa nova que você está querendo fazer da sua vida que é se livrar de tudo que você não precisa e ficar com o mínimo possível, dê os seus videogames pra mim, assim você terá o mínimo possível e conseguirá ser o mais minimalista possível, mas eu ofereço isso porque quero te ajudar:coolface ,mas tem outros que não fazem isso de forma tão altruísta não é podem te ajudar que são esses aqui
 

Anexos

  • images (2).jpeg
    10,3 KB · Visualizações: 58

iporco

Bam-bam-bam
Mensagens
4.695
Reações
9.762
Pontos
303
nossa, o q mais odeio é coisarada guardada q n uso

tem aquelas pessoas com uma doença q n jogam nada fora e a casa fica tipo isso:

hoarding-room-full-of-garbage-trash-boxes.jpg


eu sou o contrario, sou tipo assim:

minimaldesk.jpg
 


toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.931
Pontos
1.659
Seu post descreveu a minha situação exata.
Eu não sou muito consumista. Meu celular tem 3 anos, meu computador tem 5 e nem penso em trocar nenhum dos dois.
Até jogo eu só compro o que vou jogar. Não acumulo backlog.
O problema é que também não me desfaço de certas coisas. Principalmente jogos e consoles. A maioria ta na casa dos meus pais no Brasil. Vim sem nada e ja acumulei várias tranqueiras e se eu pudesse trazia tudo que tá no Brasil pra cá. Também queria um canto com meus jogos.
 

Ovelha_Quaker

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.964
Reações
8.135
Pontos
789
Doação + OLX. É impressionante a quantidade de tralha inútil que acumulamos e que podem ser úteis pra outras pessoas.

Uso a regra do "1 ano". Passado esse tempo, se eu não usei, vai pra vala.
 

-HULK-

Bam-bam-bam
Mensagens
653
Reações
1.351
Pontos
333
eu me acho minimalista..
qdo casei a unica coisa q tirei da casa da minha mae foi meu video game e minhas roupas (o restante q comprei, deixei tudo la)

hj minha casa eh uma bagunça (mas ai a culpa eh da minha filha de 1 ano e meio)

Mas todo ano, minha esposa e eu juntamos o q nao usamos e doamos..
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.848
Reações
3.915
Pontos
1.544
Perfeito, quando nos mudamos percebemos o quanto acumulamos e que grande parte disso nem usamos.

Aqui em casa sempre fazemos uma limpa, a última foi em dezembro de 2018, olhei minhas gavetas de roupas, mas eu tinha muito pouca coisa, porque já tinha feito uma limpa recente. Minha esposa tem muita roupa, doou muitas coisas para um asilo aqui, além de algumas outras coisas que não usamos.

Também me incomodo com isso, mas acredito que devemos transformar a forma de nos relacionarmos com as coisas para que o hábito do acúmulo acabe. Somos muito apegadas às coisas.....

Parabéns pela iniciativa, tem um documentário no netflix se não me engano sobre isso, mas acho que às vezes o povo cai em um extremismo não saudável.
 

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.148
Reações
44.364
Pontos
803
Acho que tenho propensão natural a algum grau de minimalismo porque o acúmulo de objetos tende a atentar contra a minha noção de organização (inclusive em arquivos de computador). Não aguento ver tralha.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.822
Reações
50.886
Pontos
1.003
É até legal mas tem gente que força
Tinha uma amiga minha msm, era bem brother, tinha figures das parada que ela gostava, várias camisas diferentes de anime/filmes/jogos/banda, posteres, livros...


Descobriu esse negocio de minimalismo, vendeu praticamente tudo que tinha e no conjunto virou mais uma de muitas pessoas sem perfil nenhum, bem genérica em prol de "se livrar de muito bagulho na vida"
 

-HULK-

Bam-bam-bam
Mensagens
653
Reações
1.351
Pontos
333
É até legal mas tem gente que força
Tinha uma amiga minha msm, era bem brother, tinha figures das parada que ela gostava, várias camisas diferentes de anime/filmes/jogos/banda, posteres, livros...


Descobriu esse negocio de minimalismo, vendeu praticamente tudo que tinha e no conjunto virou mais uma de muitas pessoas sem perfil nenhum, bem genérica em prol de "se livrar de muito bagulho na vida"
ai ja eh sacanagem, pq "fere" o perfil da pessoa..

eu já sou minimalista mesmo, entao eh meu perfil.,. mas se desfazer de um "perfil" em prol desse conceito, ja acho exagero.
 

SuRf Boy

Bam-bam-bam
Mensagens
1.906
Reações
5.497
Pontos
294
Minha casa é completamente clean, detesto coisas acumuladas, fora de lugar e poluição visual.
 

TommyAngelo

Lenda da internet
Mensagens
17.499
Reações
13.314
Pontos
1.684
Até uns 10 anos atrás, peguei do meu pai uma menina de guardar coisas
Pegou do teu pai a empregada/diarista dele? Ah, seu safado!

Agora falando sério, acho um conceito sensacional. Eu tenho poucas coisas de fato, e ainda assim vira e mexe eu tô dando roupas já meio surradas.
Acho que o lance de ter pouco, mas de muita qualidade (pra si, mesmo que os outros não gostem) é o ideal.
Infelizmente minha esposa é meio consumista em questão de vestuários, aí de 8 portas no roupeiro, eu tenho 2, com espaço livre, e ela tem 6 abarrotadas hahaha
 

Rickzinho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.554
Reações
10.132
Pontos
974
Eu tenho usado isso, até que comprei algumas coisas ano passado e em promoções, sou um usuário assíduo do Brás, então compro barato as peças do vesturário mas tenho que dar uma porrada que sei que nunca mais usarei.

Games mesmo eu comprava todos os acessórios possíveis, usava pouco e depois revendia. Percebi que tem mercado porque conseguia vender rápido, games mesmo lançamento antes eu comprava e já vendia por uns 20 a menos, vendia extremamente rápido.

Só que há dois anos, percebi que quanto menos coisas que tenho (por escolha), mais feliz eu fico com as poucas que eu tenho. As vezes penso se seria um comodismo, pode ser, mas a felicidade transborda.

Existe um documentário do Netflix sobre isso e as pessoas quando conseguem se desprender do conceito de ter, consumismo desenfreado ou como percepção de felicidade, após se adaptarem conseguem muito mais satisfação e felicidade na vida.
 

Akuma_Gouken

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.231
Reações
1.510
Pontos
603
Só que há dois anos, percebi que quanto menos coisas que tenho (por escolha), mais feliz eu fico com as poucas que eu tenho. As vezes penso se seria um comodismo, pode ser, mas a felicidade transborda.

Existe um documentário do Netflix sobre isso e as pessoas quando conseguem se desprender do conceito de ter, consumismo desenfreado ou como percepção de felicidade, após se adaptarem conseguem muito mais satisfação e felicidade na vida.

É só você notar quando tinha pirataria desenfreada e agora que estamos mudando nossos costumes. Antigamente, acumulava-se 300 jogos e quase não usufruía nenhum, agora quando tem algum lançamento "de peso" (GOW, RDR, Uncharted, Forza, etc.) conseguimos desfrutar e nos divertir muito mais.


Eu herdei uma casa de minha avó, mudei-me pra lá no fim do ano passado e ainda não "deixei do meu jeito" todas as coisas. É uma casa relativamente grande para uma pessoa sozinha (ela era viúva) mas eu nunca vi uma pessoa guardar tanta coisa que nunca/quase nunca utilizou.
Sem brincadeira, eu lotei um cômodo só de coisas que não estavam/não iam ser utilizadas para doação, todo tipo de pote de plástico (margarina, maionese, paçoca rolha) ela guardava, até amarril de pão de forma tinha alguns desses potes cheios.

Eu já sou totalmente o oposto, todo armário/guarda-roupa que vou fazer faxina, acabo jogando/doando coisas, odeio ter mais do que o essencial dentro da casa, dá-me agonia ficar limpando e arrumando coisas que não vou utilizar.





Eu herdei uma casa de minha avó, mudei-me pra lá no fim do ano passado e ainda não "deixei do meu jeito" todas as coisas. É uma casa relativamente grande para uma pessoa sozinha (ela era viúva) mas eu nunca vi uma pessoa guardar tanta coisa que nunca/quase nunca utilizou.
Sem brincadeira, eu lotei um cômodo só de coisas que não estavam/não iam ser utilizadas para doação, todo tipo de pote de plástico (margarina, maionese, paçoca rolha) ela guardava, até amarril de pão de forma tinha alguns desses potes cheios.

Eu já sou totalmente o oposto, todo armário/guarda-roupa que vou fazer faxina, acabo jogando/doando coisas, odeio ter mais do que o essencial dentro da casa, dá-me agonia ficar limpando e arrumando coisas que não vou utilizar.
 

Ex-peão louco

Mad Spy
VIP
Mensagens
5.825
Reações
10.945
Pontos
503
Depois de me mudar diversas vezes de estado, cidade e casa acabei me desfazendo de muitas coisas. Hoje, o que eu tenho e levarei quando me mudar de vez do Br vai em uma mala média e sobra.
 

Akuma_Gouken

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.231
Reações
1.510
Pontos
603
Deixe-me lhe falar sobre...
steam-logo.png
:klol:klol:klol:klol:klol:klol:klol:klol:klol:klol verídico, conheço muita gente que tem uma vasta lista de jogos na steam e alguns ainda nem instalou pra jogar. Eu jogo poucos jogos no PC (maioria focado no online) então não passa de 3 - 4 jogos anuais.
 

TommyAngelo

Lenda da internet
Mensagens
17.499
Reações
13.314
Pontos
1.684
:klol:klol:klol:klol:klol:klol:klol:klol:klol:klol verídico, conheço muita gente que tem uma vasta lista de jogos na steam e alguns ainda nem instalou pra jogar. Eu jogo poucos jogos no PC (maioria focado no online) então não passa de 3 - 4 jogos anuais.
A moral da Steam é ter uma lista de jogos absurdamente gigante pra compensar outras "coisas" pequenas... hahahaha
Sério, tem nego com milhares de jogos e sem ter jogado 1%.
Eu não compro jogos lá faz bastante tempo (leia-se "muitas Sales") e só voltarei a comprar quando reduzir meu backlog pra meia dúzia de jogáveis (tem uns lixos lá que vieram de brinde e que nunca vou instalar, mas é pouca coisa).

Enfim: os maiores acumuladores são os da loja do gordo Lord Gaben.
 

Rickzinho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.554
Reações
10.132
Pontos
974
Deixe-me lhe falar sobre...
steam-logo.png


Igual a Plus, ganho jogos todos mês mas nunca joguei NENHUM de lá. Salvo o MGS que acabei vendendo o físico, fora isso, sem chance.

Quando tinha pirataria no PS3 (ainda tem), eu tinha um para jogos piratas e um para jogos online. Jogava 99% das vezes o online mal jogava o pirata, só terminei um jogo lá que foi o The Last Of Us, fora esse não terminei sequer um game, chega a ser estranho mas é pura realidade.

Meus pais são compradores dos canais de venda, shoptime e afins, já briguei com eles para pararem de comprar coisas que não vão usar e gastar grana com viagens e coisas do tipo.
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.848
Reações
3.915
Pontos
1.544
Falando de jogos, certamente que os mesmos problemas das coisas "materiais" se aplicam a isso. Por aqui eu jogo dois jogos, FTL e Starcraft II, apenas e tão somente. E apenas estes dois estão instalados. Dá pra curtir muito mais os jogos (que são jogões por sinal, anos de diversão já).

É só você notar quando tinha pirataria desenfreada e agora que estamos mudando nossos costumes. Antigamente, acumulava-se 300 jogos e quase não usufruía nenhum, agora quando tem algum lançamento "de peso" (GOW, RDR, Uncharted, Forza, etc.) conseguimos desfrutar e nos divertir muito mais.


Eu herdei uma casa de minha avó, mudei-me pra lá no fim do ano passado e ainda não "deixei do meu jeito" todas as coisas. É uma casa relativamente grande para uma pessoa sozinha (ela era viúva) mas eu nunca vi uma pessoa guardar tanta coisa que nunca/quase nunca utilizou.
Sem brincadeira, eu lotei um cômodo só de coisas que não estavam/não iam ser utilizadas para doação, todo tipo de pote de plástico (margarina, maionese, paçoca rolha) ela guardava, até amarril de pão de forma tinha alguns desses potes cheios.

Eu já sou totalmente o oposto, todo armário/guarda-roupa que vou fazer faxina, acabo jogando/doando coisas, odeio ter mais do que o essencial dentro da casa, dá-me agonia ficar limpando e arrumando coisas que não vou utilizar.

Acredito que isso seja mais comum com pessoas idosas. Minha vó é impressionante, mora sozinha em um apt. médio para grande e está tudo abarrotado, mas ela faz isso a muitos anos, então já é parte da personalidade dela. Pelo menos ela disse que quando falecer poderemos fazer o que quisermos com tudo, ao menos ela tem esse nível mínimo de desprendimento.
 

Artemisa_

Veterano
Mensagens
295
Reações
637
Pontos
128
O problema é que a gente tende a colocar sentimento em tudo! Durante muito tempo guardei planners e agendas muito antigas por causa de apego emocional.
Roupas que não me servem mais mas que lembram alguma fase da minha vida.
Mas às vezes tbm bate a louca e jogo fora ou levo pra doação.
Sigo tentando encontrar esse equilíbrio.

Enviado de meu Redmi Note 5 usando o Tapatalk
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.855
Reações
27.815
Pontos
1.444
Eu tenho um bocado de games e umas paradas de guitarra, mas creio que é pouca coisa, pois agora organizei tudo no quarto e sobrou espaço. Não chega a ser minimalismo pq não me desfaço de algumas coisas, mas quando elas vão quebrando, vou jogando fora e só substituo o essencial.
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.413
Reações
91.684
Pontos
1.353
não tenho quase nada,
o pouco que tinha joguei um monte de coisa fora,
tenho como meta que quando vou comprar algo, algo eu devo jogar fora.
A exemplo, hoje eu comprei um pacote de com 5 pares de meias, os 5 pares de meia mais velhos foram pro lixo.

Acho que só livro que eu tenho mais dificuldades de jogar fora.


Se for pra comprar algo grande, eu normalmente paro e penso por semanas, até meses, a grande maioria das vezes eu desisto da compra.
Minha próxima meta é desvaziar ainda mais o apartamento (jogar o futon reserva fora, a estante),
depois eu penso em comprar uma cama, mas essa ainda ta em estudo.

Tem um livro muito bom de uma japonesa (tem em pt-br) chamado "A Magica da Arrumação", saiu uma série dela na Nerdflix esses tempos, só vi os primeiros minutos, a felicidade dessa tal de Marie Kondo é meio insuportavel (sim, não gosto muito de pessoas felizes demais, não por estarem felizes, mas por sempre me passar um ar de desconfiança muito forte).
 

Darkx1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.289
Reações
64.526
Pontos
1.244
Tem um documentario sobre o assunto na Netflix, e um programa de uma mulher chamada Marie Kondo lá que valem a pena dar uma olhada.

Eu penso também em ter uma vida com menos coisas, aliás, tenho tentado fazer isso.
O problema é que eu gosto de ter uma coleção de algo e coisas assim; mas tenho buscado diminuir o volume, videogames que eu não tenho mais porque ter vou passar pra frente(um Ps2 não existe muito porque ter), revistas aleatorias também(ter mais foco).
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.981
Reações
31.278
Pontos
1.753
eu queria ter todas as ferramentas que existem, mesmo q eu não vá usar. queria poder por em pratica qualquer coisa no conforto de casa assim que a inspiração batesse. ja teria feito varios moveis pra mim se eu tivesse as serras, tornos, aparelho de soldar e esse c***lho todo
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.822
Reações
50.886
Pontos
1.003
Por coincidência eu encontrei hoje um canal com casas pequenas
Tem uns projetos impressionantes (a maioria é minimalista), eu mesmo fiquei apaixonado por esse (tem legenda normal (sem ser automática), só ativar e traduzir)
 

Yukio Mishima

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
845
Reações
1.714
Pontos
583
não tenho quase nada,
o pouco que tinha joguei um monte de coisa fora,
tenho como meta que quando vou comprar algo, algo eu devo jogar fora.
A exemplo, hoje eu comprei um pacote de com 5 pares de meias, os 5 pares de meia mais velhos foram pro lixo.

Acho que só livro que eu tenho mais dificuldades de jogar fora.


Se for pra comprar algo grande, eu normalmente paro e penso por semanas, até meses, a grande maioria das vezes eu desisto da compra.
Minha próxima meta é desvaziar ainda mais o apartamento (jogar o futon reserva fora, a estante),
depois eu penso em comprar uma cama, mas essa ainda ta em estudo.

Tem um livro muito bom de uma japonesa (tem em pt-br) chamado "A Magica da Arrumação", saiu uma série dela na Nerdflix esses tempos, só vi os primeiros minutos, a felicidade dessa tal de Marie Kondo é meio insuportavel (sim, não gosto muito de pessoas felizes demais, não por estarem felizes, mas por sempre me passar um ar de desconfiança muito forte).
Também tenho adotado essa sistemática. Sempre que compro alguma roupa nova passo pra frente uma mais antiga.
 

puchu

Bam-bam-bam
Mensagens
973
Reações
2.009
Pontos
333
Vim, pq citaram Marie kondo.
E é espetacular o que ela fala de organização, vale a pena ler o livro e agora tem série no Netflix.

Deu super certo aqui nas minhas coisas o método komono. Tinha várias roupas sem sentido fora outras coisas. )Sou um pouco acumuladora.)

Mas minha coleção de manga e hq está mais organizada, mas é minha preciosidade não vai pra doação hehe

O conceito minimalismo não dá muito certo pra mim. Parece sem vida as coisas muito arrumada e vazias, tipo hotel...
Gosto de um pouco de bagunça e vida.
 
Topo Fundo