O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


O que usar em um SSD 16GB?

KazumaKiryu

Lenda da internet
Mensagens
17.043
Reações
15.185
Pontos
1.664
O titulo é bem auto explicativo, mas entendendo melhor a situação:

Meu notebook quando chegou de fabrica veio com windows 7, que era meio lerdinho de carregar, no entanto, poucos meses depois veio o windows 8 e... wow, era quase instant boot. Passado algum tempo migrei pro windows 10 e voltou a lentidão de inicialização, mas relevei por muito tempo.

Agora, pouco tempo atrás, descobri (é... nunca fui atras de saber isso LoL) que meu notebook tem a hd de 320gb e um SSD de 16gb (11,2gb totais), e provavelmente o windows 8 foi instalado nesse ssd, e por isso dava instant boot, enquanto o windows 10 não.

Ai lá fui eu tentar instalar o windows 10 nesse ssd e pra minha surpresa não rola, W10 atual pede 18gb minimo pra instalar completamente o sistema... ai passado todo esse tempo, fiquei na duvida, o que fazer com esse ssd?

- Instalar um windows 8 e ficar preso ao sistema meio zoado
- Instalar um windows 7, que não sei se tem algo compativel com ssd pra inicializar melhor
- Instalar um linux boladão
- Ou acreditar que exista sei lá, um win 10 lite que caiba nesse ssd
ou
- nenhuma das anteriores, e fazer uma opinião vinda de vocês.

Estou em grande duvida sobre isso
 

find

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.399
Reações
6.124
Pontos
1.294
Fazer uma doação para entidades que recebem lixo eletrônico.

Tapatalk.
 

Sebastien_Chabal

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.216
Reações
2.014
Pontos
714
O titulo é bem auto explicativo, mas entendendo melhor a situação:

Meu notebook quando chegou de fabrica veio com windows 7, que era meio lerdinho de carregar, no entanto, poucos meses depois veio o windows 8 e... wow, era quase instant boot. Passado algum tempo migrei pro windows 10 e voltou a lentidão de inicialização, mas relevei por muito tempo.

Agora, pouco tempo atrás, descobri (é... nunca fui atras de saber isso LoL) que meu notebook tem a hd de 320gb e um SSD de 16gb (11,2gb totais), e provavelmente o windows 8 foi instalado nesse ssd, e por isso dava instant boot, enquanto o windows 10 não.

Ai lá fui eu tentar instalar o windows 10 nesse ssd e pra minha surpresa não rola, W10 atual pede 18gb minimo pra instalar completamente o sistema... ai passado todo esse tempo, fiquei na duvida, o que fazer com esse ssd?

- Instalar um windows 8 e ficar preso ao sistema meio zoado
- Instalar um windows 7, que não sei se tem algo compativel com ssd pra inicializar melhor
- Instalar um linux boladão
- Ou acreditar que exista sei lá, um win 10 lite que caiba nesse ssd
ou
- nenhuma das anteriores, e fazer uma opinião vinda de vocês.

Estou em grande duvida sobre isso
Com certeza esse ssd servia de cache para o HD afim de agilizar o boot. A Acer fez isso acho que com a linha M5, mas eram ssd's de 24/32GB.

Tem no aliexpress e na gearbest uns adaptadores que dariam para transformar esse ssd em pendrive ( suspeito que esse SSD seja msata ou m.2).

Pelo menos tem alguma utilidade.

Enviado de meu ASUS_Z00LD usando o Tapatalk
 

Ponfick

All Hail
Mensagens
10.010
Reações
2.931
Pontos
1.204
Era cache com certeza.
Tem com configurar para ele voltar a fazer o cache de novo.
Sé não der para fazer pela forma oficial tem software para isso.
 


KazumaKiryu

Lenda da internet
Mensagens
17.043
Reações
15.185
Pontos
1.664
O que eu conheço é esse.
https://www.romexsoftware.com/en-us/primo-cache/
Mas ele é pago.

Provavelmente no site da Intel (acredito que seu Processador seja intel) deve ter uma solução grátis.

Opa, é Intel sim, vi aqui sobre o Intel smart response. Chegando em casa vou ler mais sobre e testar no notebook, espero que tenha resultado, a diferença de desempenho pra quando o Sd era utilizado e atualmente é gritante.

Valeu mesmo
 

KazumaKiryu

Lenda da internet
Mensagens
17.043
Reações
15.185
Pontos
1.664
Rolou um plot twist aqui: fui seguir os passos pra ajeitar o Intel smart response como o @Ponfick disse, e ao entrar na área do boot responsável por configurar percebi que o SSD não era de 16, era de 32gb, e já tava dividido entre cache e dados lá, porém não ativado dentro do Windows, por isso a área de cache tava sem utilidade nenhuma....

Zerei tudo e transformei 32gb em dados integralmente e vou instalar o w10 direto dela, agora com espaço de sobra. Agora acho que vai
 

D.Toretto

Bam-bam-bam
Mensagens
3.420
Reações
2.109
Pontos
453
Meu note também tem um mSata 24GB, como estou usando um SSD no momento está sem uso, até pensei em instalar um Linux nele mas sei lá se compensa.


Enviado do meu iPhone 6S usando Tapatalk
 

Ares1521

Bam-bam-bam
Mensagens
6.893
Reações
15.791
Pontos
404
Rolou um plot twist aqui: fui seguir os passos pra ajeitar o Intel smart response como o @Ponfick disse, e ao entrar na área do boot responsável por configurar percebi que o SSD não era de 16, era de 32gb, e já tava dividido entre cache e dados lá, porém não ativado dentro do Windows, por isso a área de cache tava sem utilidade nenhuma....

Zerei tudo e transformei 32gb em dados integralmente e vou instalar o w10 direto dela, agora com espaço de sobra. Agora acho que vai
Faz isso não, ele é muito pequeno, o windows é 18gb no mínimo, mas ele vai criando uns arquivos e fica bem grande. Eu colocaria ele 32gb para cache, ficaria com um cache enorme e pronto, tudo rapidão.

https://www.urtech.ca/2018/01/solved-install-ssd-caching-using-intel-rapid-storage-technology-rst/
 

CrazyPXT

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
1.833
Reações
4.123
Pontos
1.194
Faz isso não, ele é muito pequeno, o windows é 18gb no mínimo, mas ele vai criando uns arquivos e fica bem grande. Eu colocaria ele 32gb para cache, ficaria com um cache enorme e pronto, tudo rapidão.

https://www.urtech.ca/2018/01/solved-install-ssd-caching-using-intel-rapid-storage-technology-rst/
Faz isso não, ele é muito pequeno, o windows é 18gb no mínimo, mas ele vai criando uns arquivos e fica bem grande. Eu colocaria ele 32gb para cache, ficaria com um cache enorme e pronto, tudo rapidão.

https://www.urtech.ca/2018/01/solved-install-ssd-caching-using-intel-rapid-storage-technology-rst/
RT

Melhor usar como cache, 32gb não é nada para quando o windows começar a criar raízes, mesmo instalando apps em outro disco, ele acaba colocando dados no appdata e outras pastas.
 
Topo Fundo