O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Converter tv em rgb - quem tem coragem?

burn1004

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.232
Reações
916
Pontos
599
E aí galera, beleza?
Hoje passeando pelo facebook eu me deparei com um tópico que aguçou ainda mais a minha vontade de mexer com RGB (também conhecida como a vontade de fazer m**** e perder rios de dinehiro)

No caso, foi o tópico que um cara converteu uma sony Wega em um monitor RGB


E aí eu pergunto pra vocês... teria coragem?
To aqui me coçando para não fazer isso com a minha, a vontade tá grande aqui hahahah
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.488
Reações
26.153
Pontos
1.053
Eu tenho a mesma TV aqui...Mas certeza que farei m**** se tentar...
 

burn1004

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.232
Reações
916
Pontos
599
Eu tenho a mesma TV aqui...Mas certeza que farei m**** se tentar...

Cara, a vontade de fazer isso tá cada vez maior aqui, mas o medo de fazer m**** (ou morrer tentando) é maior por enquanto...
Vamos ver quanto tempo vai durar hahaha
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.153
Reações
23.216
Pontos
1.619
Eu tenho vontade de fazer isso também, mas o meu problema é justamente a falta de espaço (e dinheiro) que tenho no apê(rtamento).

Por isso, quando tiver grana pra conseguir fazer a troca do apê pra uma casa, aí farei. No momento, nem tv tubão estou tendo em casa...
 

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.987
Reações
5.608
Pontos
1.164
Eu tenho vontade de fazer, pesquisei bastante e ia fazer numa LG que tenho, mas a falta de ajuda é complicada, o tutorial é pra Sony Wega, mas outras TVs tbm podem fazer, criei vários tópicos em alguns locais, perguntei no YT pra um cara que entendia, e nada, ninguém ajuda a entender sobre o datesheet do IC da TV, tenho uma Samsung tbm querendo fazer. Uma pena, seria legal uma comunidade que ajudasse, ia gerar uns tutoriais de vários modelos, mas...
Se vc tiver a Sony, faz sim e coloca um plug SCART femea e ja era. :D
 

RodrigoviskRJ

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.317
Reações
7.520
Pontos
784
Dica: Sempre desliguem a porra da TV antes de mexer, ainda assim o tubo pode ficar magnetizado!
O Flyback é um gerador de alta tensão e manda a mesma pro tubo pela famosa chupeta!!!

Depois fica sussa de mexer...
 


Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.657
Reações
14.233
Pontos
503
Um amigo de outro fórum fez isso, mas acredito que dê bastante trabalho, só quem manja mesmo consegue fazer, se a pessoa conhece alguém que faz, ai vale a pena investir, mas se não manjar 100% é melhor nem tentar...

 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
Tenho vontade de fazer isso é num videocassete pra ver a imagem. (Sei que já estou enchendo o saco de tanto falar em VHS aqui :obrigue)
 

wtuemura

Bam-bam-bam
Mensagens
524
Reações
1.097
Pontos
333
Eu desenvolvi há uns 10 anos atrás um adaptador RGB-VGA para PS2:
PS2-VGAadapter01.jpg

PS2-VGAadapter04.jpg


E por experiência posso dizer que tem muita gente no meio fazendo besteira, vide o exemplo do primeiro post que a pessoa sequer isolou os circuitos da TV com o do video-game, isso significa que sem o isolamento você acaba enviando sinal na saída de sinal do console, para um mod desse tipo a pessoa precisa entender de eletrônica assim como é necessário desenvolver uma placa com video buffers para deixar o sinal dentro do padrão e isolar o circuito do console da TV, por isso que uma adaptação dessas não é tão simples quanto parece. Esse é o tipo de projeto que vai acabar queimando o console cedo ou tarde.

A minha sugestão é, se alguém for gastar rios de dinheiro com isso, procurem pelos monitores profissionais da Sony da série PVM, eles já possuem entradas RGB. Ou então para quem é apaixonado por tubo, compre um monitor VGA antigo e compre um conversor como os exemplos abaixo:

Recomendo também experimentar por exemplo o OSSC em uma TV moderna, o visual é praticamente o mesmo de um tubo, inclusive com efeito de scanline.
 

burn1004

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.232
Reações
916
Pontos
599
Eu tenho vontade de fazer isso também, mas o meu problema é justamente a falta de espaço (e dinheiro) que tenho no apê(rtamento).

Por isso, quando tiver grana pra conseguir fazer a troca do apê pra uma casa, aí farei. No momento, nem tv tubão estou tendo em casa...

tenho mó vontade de ter uma casa com um grande espaço para videogames, mas por enquanto esse sonho é só um sonho mesmo hahahah vou me virando no apê como dá

Eu tenho vontade de fazer, pesquisei bastante e ia fazer numa LG que tenho, mas a falta de ajuda é complicada, o tutorial é pra Sony Wega, mas outras TVs tbm podem fazer, criei vários tópicos em alguns locais, perguntei no YT pra um cara que entendia, e nada, ninguém ajuda a entender sobre o datesheet do IC da TV, tenho uma Samsung tbm querendo fazer. Uma pena, seria legal uma comunidade que ajudasse, ia gerar uns tutoriais de vários modelos, mas...
Se vc tiver a Sony, faz sim e coloca um plug SCART femea e ja era. :D

Po, um fórum sobre isso seria lindo... a galera do RGB inside não te ajudou não? eles parecem ser super solicitos com os loucos que nem nós que ficam procurando essas soluções
então, eu tenho um amigo que tá desenvolvendo um projeto parecido, ele tá fazendo com cabos VGA que ele mesmo produz, o que se ganha com isso, um chaveador VGA é muito mais barato que um chaveador scart, e se pá, ele consegue fazer cabos melhores e mais baratos do que com cabos scart...
mas o complicado é que é um trabalho da porra, ele tem que fazer td do zero

Dica: Sempre desliguem a porra da TV antes de mexer, ainda assim o tubo pode ficar magnetizado!
O Flyback é um gerador de alta tensão e manda a mesma pro tubo pela famosa chupeta!!!

Depois fica sussa de mexer...

Cara, eu tenho um medo da porra disso...
se eu morro fazendo coisa de videogame, além de sofrer bullying quando chegar no céu, a minha esposa me mata HAHAHAHAHA
Tenho que ver no Youtube depois o jeito certo de descarregar o tubão

Um amigo de outro fórum fez isso, mas acredito que dê bastante trabalho, só quem manja mesmo consegue fazer, se a pessoa conhece alguém que faz, ai vale a pena investir, mas se não manjar 100% é melhor nem tentar...



Salvei o vídeo aqui pra ver depois... eu ainda to tomando coragem pra fazer uma aventura dessas
vamos ver se sai

Tenho vontade de fazer isso é num videocassete pra ver a imagem. (Sei que já estou enchendo o saco de tanto falar em VHS aqui :obrigue)

Cara, eu relamente queria entender pq essa compulsão por videocassete hahahah
Tipo, tem filme que só dá pra ver nesse formato? pq me parece que baixar uma versão em fullHd dos vídeos clássicos me parece mais jogo, não?

Eu desenvolvi há uns 10 anos atrás um adaptador RGB-VGA para PS2:
PS2-VGAadapter01.jpg

PS2-VGAadapter04.jpg


E por experiência posso dizer que tem muita gente no meio fazendo besteira, vide o exemplo do primeiro post que a pessoa sequer isolou os circuitos da TV com o do video-game, isso significa que sem o isolamento você acaba enviando sinal na saída de sinal do console, para um mod desse tipo a pessoa precisa entender de eletrônica assim como é necessário desenvolver uma placa com video buffers para deixar o sinal dentro do padrão e isolar o circuito do console da TV, por isso que uma adaptação dessas não é tão simples quanto parece. Esse é o tipo de projeto que vai acabar queimando o console cedo ou tarde.

A minha sugestão é, se alguém for gastar rios de dinheiro com isso, procurem pelos monitores profissionais da Sony da série PVM, eles já possuem entradas RGB. Ou então para quem é apaixonado por tubo, compre um monitor VGA antigo e compre um conversor como os exemplos abaixo:

Recomendo também experimentar por exemplo o OSSC em uma TV moderna, o visual é praticamente o mesmo de um tubo, inclusive com efeito de scanline.

Cara, eu gostei das sugestões, mas sinceramente, no meu caso, colocar mais dois ou tres aparelhos (caros) no setup não seria muito jogo, além do espaço, investir nesses equipamentos para mim seria pior do que fazer o mod nesse momento (chutando, pq vai que eu gaste rios de dinheiro no mod com componentes e tal... ainda não comecei a fazer as contas pra ver se vale a pena)
mas também não queria me meter a besta e fazer besteira... então qualquer dica é válida para não fazer besteira, o que eu preciso saber de fundamental para não fazer m****?
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
Cara, eu relamente queria entender pq essa compulsão por videocassete hahahah
Tipo, tem filme que só dá pra ver nesse formato? pq me parece que baixar uma versão em fullHd dos vídeos clássicos me parece mais jogo, não?
kkk
Não, é que eu queria ver como ficaria as gravações caseiras que tenho aqui no máximo que se possa tirar de um sinal analógico.
Tenho trauma com o cabo compolixo.
 

wtuemura

Bam-bam-bam
Mensagens
524
Reações
1.097
Pontos
333
o que eu preciso saber de fundamental para não fazer m****?
Só fundamental?
Como usar um osciloscópio, eletrônica analógica e digital, solda, micro-solda e alguns anos de manutenção de TV.
Lidar com tubo não é como os vídeos ou fotos mostram, 1 erro mínimo que você faz pode te matar literalmente e se não te matar pode te deixar cego se algo explodir na sua frente.

Infelizmente lidar com isso não é como fazer um tutorial com 10 dicas, é muito perigoso!
Caso aconteça algo depois e você morre, a polícia verá que alguém desse fórum te incentivou a fazer algo perigoso esse também responde pelo ato.

Então se for para dar alguma dica, mande para alguém que saiba fazer.
Converse com o Nando, talvez ele saiba fazer ou te faça um orçamento.
 

burn1004

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.232
Reações
916
Pontos
599
kkk
Não, é que eu queria ver como ficaria as gravações caseiras que tenho aqui no máximo que se possa tirar de um sinal analógico.
Tenho trauma com o cabo compolixo.

HAHAHHA entendi
é, vi depois que você fez um tópico sobre o assunto, fiquei acompanhando a sua saga por lá... boa sorte com isso

Só fundamental?
Como usar um osciloscópio, eletrônica analógica e digital, solda, micro-solda e alguns anos de manutenção de TV.
Lidar com tubo não é como os vídeos ou fotos mostram, 1 erro mínimo que você faz pode te matar literalmente e se não te matar pode te deixar cego se algo explodir na sua frente.

Infelizmente lidar com isso não é como fazer um tutorial com 10 dicas, é muito perigoso!
Caso aconteça algo depois e você morre, a polícia verá que alguém desse fórum te incentivou a fazer algo perigoso esse também responde pelo ato.

Então se for para dar alguma dica, mande para alguém que saiba fazer.
Converse com o Nando, talvez ele saiba fazer ou te faça um orçamento.

é, to com bastante medo dessa parada =/ tubo é foda
Acho que vou sossegar meu facho e só investir nos cabos componentes mesmo e seguir o baile... a tv já tem uma imagem incrível
 

wtuemura

Bam-bam-bam
Mensagens
524
Reações
1.097
Pontos
333
Fale com o Fernando, nunca se sabe. Caso o procedimento seja simples sai mais rápido e barato do que você mexer.
 

RichterBelmont26

Bam-bam-bam
Mensagens
401
Reações
253
Pontos
238
A mão da gambiarra chega a tremer hahaha!

Eu tenho uma tubosa da LG 21" com video componente o que ja é uma mão na roda. (PS2 fica LINDISSÍMO). Infelizmente eu não tou mais nessa neura de querer jogar com o hardware original e gastar rios de dinheiro com cabos, cartuchos, controles etc... (Basicamente ela fica mais pro PS2/PSX mesmo). Mas ainda pretendo ligar um RaspberryPI nela com emuladores. Problema q tenho notado q a imagem dela em fundo branco nos cantos nota-se algumas manchas (na verdade parece uma mistura de cores, mas é imperceptivel em imagem em movimento e tal). E quanto a imagem ta com fundo escuro e muda uma para uma imagem clara ou vice-versa, nota-se um efeito "ghost" na tela... acho q essa TV ta precisando de alguns ajustes. De qualquer forma ela foi um ACHADO! Comprei ela em 2015, vi numa feira vendendo aqui no meu bairro... O dono tava pedindo uns 130 Dinheiros... Enfiei a mão no bolso, tirei 90 pratas mais uns trocados e o cara vendeu! Fora esse probleminha, ela firme e forte ate hj. Mas pro pessoal q manja mais, tem algum ajuste q de pra fazer em casa? (Até pq hj em dia ta cada vez mais dificil achar assistencia ou técnico que queira mexer com tubão).
 
Ultima Edição:

Yon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.291
Reações
1.573
Pontos
614
Meu caso é um pouco diferente, tô querendo pegar o sinal RGB e composto de uma TV um pouco mais antiga, que só tinha saída RF..

hmushPz.jpg


Slp24s4.jpg

(Se alguém tiver foto dessa TV ou alguma bem parecida da Toshiba, por favor me manda foto! Principalmente da tampinha frontal dela!)

E tipo, realmente é algo pra ser feito com bastante cautela e buscar toda informação possível antes de meter a mão. E principalmente sabendo que é risco todo seu. Não vá me por na cadeia, @burn1004!!! kkkk
O Neto, desse canal: https://www.youtube.com/channel/UCBAyBkvVOcJt8fAfEYI6DjA
e desse site: https://www.neto-games.com.br/
Me deu umas dicas num grupo no face e me ajudou a achar o caminho pra eu ir seguindo..
Inclusive algo que pode ter salvado algum console ou mesmo eu de tomar um choque, de usar um transformador isolador na TV, já que o projeto dela é mais antigo e não tem nada que faça essa função..

E depois de achar o esquema do modelo certo da TV e do Jungle IC, até o momento o que eu vi é que o circuito existe na placa da TV, até com um conector que receberia sinal da placa responsável pelos controles dela.
Ainda preciso conferir umas coisas antes de fazer os testes, além de que preciso achar um alto-falante novo pra ela, o original ressecou todo.. Pra não precisar desmanchar ela toda de novo depois.

E confecção de cabos, vou me basear nos Scart, mas usar DB15 no lugar, já que dou manutenção em PCs tenho muita sucata e cabo VGA jogado aqui pra usar..
Além de que são muito bem construídos e tem um preço bem abaixo de qualquer outra opção que tenha visto.
 
Ultima Edição:

Eduard[o]

Bam-bam-bam
Mensagens
3.050
Reações
4.651
Pontos
453
Boas sugestões aí como disseram. Comprar um ossc ou monitor pvm e uma infinidade de cabos e adaptadores. PQP!:facepalm Cada uma...

Pergunta pro bonitão lá pq ele fez essa gambiarra na tv dele ao invés de meter a mão na carteira e comprar um pvm de 29 polegadas tela plana ou um ossc que custam uma "merreca".

As outras soluções geram melhor resultado? Blz! Porém, há de se levar em consideração o senso de diy, a necessidade etc!
 

Yon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.291
Reações
1.573
Pontos
614
Boas sugestões aí como disseram. Comprar um ossc ou monitor pvm e uma infinidade de cabos e adaptadores. PQP!:facepalm Cada uma...

Pergunta pro bonitão lá pq ele fez essa gambiarra na tv dele ao invés de meter a mão na carteira e comprar um pvm de 29 polegadas tela plana ou um ossc que custam uma "merreca".

As outras soluções geram melhor resultado? Blz! Porém, há de se levar em consideração o senso de diy, a necessidade etc!

Pois é, até pq pra mim um cabo componente com 240p numa Wega já estaria muito bom, minha vontade é de pegar pra mexer e aprender com isso mesmo!
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.566
Reações
78.598
Pontos
1.839
Meu pai fez isso a muito tempo atrás numa TV que eu usava para jogar MSX. Era bem legal.
 

burn1004

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.232
Reações
916
Pontos
599
Fale com o Fernando, nunca se sabe. Caso o procedimento seja simples sai mais rápido e barato do que você mexer.

é, vou ver essa parada
Se pá compense mais mesmo eu pagar alguém pra fazer, só que tenho que assumir que a minha maior vontade era aprender essas paradas e tal... já cogitei até mesmo fazer uns cursos de eletrônica e tal

A mão da gambiarra chega a tremer hahaha!

Eu tenho uma tubosa da LG 21" com video componente o que ja é uma mão na roda. (PS2 fica LINDISSÍMO). Infelizmente eu não tou mais nessa neura de querer jogar com o hardware original e gastar rios de dinheiro com cabos, cartuchos, controles etc... (Basicamente ela fica mais pro PS2/PSX mesmo). Mas ainda pretendo ligar um RaspberryPI nela com emuladores. Problema q tenho notado q a imagem dela em fundo branco nos cantos nota-se algumas manchas (na verdade parece uma mistura de cores, mas é imperceptivel em imagem em movimento e tal). E quanto a imagem ta com fundo escuro e muda uma para uma imagem clara ou vice-versa, nota-se um efeito "ghost" na tela... acho q essa TV ta precisando de alguns ajustes. De qualquer forma ela foi um ACHADO! Comprei ela em 2015, vi numa feira vendendo aqui no meu bairro... O dono tava pedindo uns 130 Dinheiros... Enfiei a mão no bolso, tirei 90 pratas mais uns trocados e o cara vendeu! Fora esse probleminha, ela firme e forte ate hj. Mas pro pessoal q manja mais, tem algum ajuste q de pra fazer em casa? (Até pq hj em dia ta cada vez mais dificil achar assistencia ou técnico que queira mexer com tubão).

Nem fala, essa mão da gambiarra tá tremendo aqui já tem algum tempo

Meu caso é um pouco diferente, tô querendo pegar o sinal RGB e composto de uma TV um pouco mais antiga, que só tinha saída RF..

hmushPz.jpg


Slp24s4.jpg

(Se alguém tiver foto dessa TV ou alguma bem parecida da Toshiba, por favor me manda foto! Principalmente da tampinha frontal dela!)

E tipo, realmente é algo pra ser feito com bastante cautela e buscar toda informação possível antes de meter a mão. E principalmente sabendo que é risco todo seu. Não vá me por na cadeia, @burn1004!!! kkkk
O Neto, desse canal: https://www.youtube.com/channel/UCBAyBkvVOcJt8fAfEYI6DjA
e desse site: https://www.neto-games.com.br/
Me deu umas dicas num grupo no face e me ajudou a achar o caminho pra eu ir seguindo..
Inclusive algo que pode ter salvado algum console ou mesmo eu de tomar um choque, de usar um transformador isolador na TV, já que o projeto dela é mais antigo e não tem nada que faça essa função..

E depois de achar o esquema do modelo certo da TV e do Jungle IC, até o momento o que eu vi é que o circuito existe na placa da TV, até com um conector que receberia sinal da placa responsável pelos controles dela.
Ainda preciso conferir umas coisas antes de fazer os testes, além de que preciso achar um alto-falante novo pra ela, o original ressecou todo.. Pra não precisar desmanchar ela toda de novo depois.

E confecção de cabos, vou me basear nos Scart, mas usar DB15 no lugar, já que dou manutenção em PCs tenho muita sucata e cabo VGA jogado aqui pra usar..
Além de que são muito bem construídos e tem um preço bem abaixo de qualquer outra opção que tenha visto.

Embora seja tentador mandar te prender, pode ficar tranquilo que eu sei que todas as consequências dos meus atos são somente minhas
Cara, essa parada de consolizar videogames portátes é outra parada que eu sou louco pra fazer... acho MUITO maneiro... Outra parada que pretendo fazer assim que achar um DS baratinho é aquela parada de game boy macro...
De novo, é a vontade de botar a mão na massa e fazer e tal
E seu projeto é um tiquinho mais audacioso que o meu, mas eu to botando mó fé de que você vai fazer uma parada foda, até pq você está estudando essa parada...

Boas sugestões aí como disseram. Comprar um ossc ou monitor pvm e uma infinidade de cabos e adaptadores. PQP!:facepalm Cada uma...

Pergunta pro bonitão lá pq ele fez essa gambiarra na tv dele ao invés de meter a mão na carteira e comprar um pvm de 29 polegadas tela plana ou um ossc que custam uma "merreca".

As outras soluções geram melhor resultado? Blz! Porém, há de se levar em consideração o senso de diy, a necessidade etc!

é, eu diria que o senso de DIY é mais forte até que a necessidade em si
Pq vai lá, um OSSC tá saindo há uns 600 reais na aliexpress, po, parcelado em 10x nem doi isso daí, mas po, ao mesmo tempo fico pensando que com 600 reais eu compraria outra console que eu quero muito, ou os everdrives que é uma parada que eu to querendo a mo tempão tb

Pois é, até pq pra mim um cabo componente com 240p numa Wega já estaria muito bom, minha vontade é de pegar pra mexer e aprender com isso mesmo!

é isso /\
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.566
Reações
78.598
Pontos
1.839
Po, conta mais uma pouco disso aí
Teu pai trampava com isso? o que ele fez e principalmente como ele fez HAHAHHA

Faz muito tempo...afinal de contas o MSX era maquina de ponta na época. Sim, meu pai é engenheiro eletrônico. manja dos paranauês. Mas eu lembro bem que ele comprou uma placa, ou componentes de uma uma placa que ele montou para fazer. Recentemente eu comprei 2 placas no ML, uma para neo geo e outra para snes, para transformar em video componente. Ele que montou para mim. Eu acredito que se você tiver conhecimento técnico e acesso ao documentação técnica da TV, hardware e acesso aos componentes, não é complicado. Tudo isso tem na internet.
 

Yon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.291
Reações
1.573
Pontos
614
Faz muito tempo...afinal de contas o MSX era maquina de ponta na época. Sim, meu pai é engenheiro eletrônico. manja dos paranauês. Mas eu lembro bem que ele comprou uma placa, ou componentes de uma uma placa que ele montou para fazer. Recentemente eu comprei 2 placas no ML, uma para neo geo e outra para snes, para transformar em video componente. Ele que montou para mim. Eu acredito que se você tiver conhecimento técnico e acesso ao documentação técnica da TV, hardware e acesso aos componentes, não é complicado. Tudo isso tem na internet.

Ele fez numa época sem documentação nenhuma pra isso, o que é mais tenso kkk
E claro que tinha os esquemas por aí, mas meio que tinha que ser do meio pra ter acesso aos manuais de serviço e tals, hoje em dia vc acha tudo em 5 minutos, sem tirar a bunda do lugar
Igual essa minha TV. Não achei foto nenhuma dela, só um modelo parecido de 14"
mas foi buscar o esquema pelo modelo que foi fácil encontrar.

Eu sempre fui de fuçar em tudo que é coisa, mania de família que herdei.. E agora tô fazendo um técnico em eletrônica, o que já me ajuda muito de entender pelo menos como se chega nas coisas..
Mas quem tá indo do 0 é bem complicado mesmo. Melhor ir estudando pelo menos pra ter uma idéia e não sair metendo o mãozão onde não deve.
 

burn1004

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.232
Reações
916
Pontos
599
Faz muito tempo...afinal de contas o MSX era maquina de ponta na época. Sim, meu pai é engenheiro eletrônico. manja dos paranauês. Mas eu lembro bem que ele comprou uma placa, ou componentes de uma uma placa que ele montou para fazer. Recentemente eu comprei 2 placas no ML, uma para neo geo e outra para snes, para transformar em video componente. Ele que montou para mim. Eu acredito que se você tiver conhecimento técnico e acesso ao documentação técnica da TV, hardware e acesso aos componentes, não é complicado. Tudo isso tem na internet.

Cara, que foda...
Queria ter um cara que manjasse assim a minha disposição


Ele fez numa época sem documentação nenhuma pra isso, o que é mais tenso kkk
E claro que tinha os esquemas por aí, mas meio que tinha que ser do meio pra ter acesso aos manuais de serviço e tals, hoje em dia vc acha tudo em 5 minutos, sem tirar a bunda do lugar
Igual essa minha TV. Não achei foto nenhuma dela, só um modelo parecido de 14"
mas foi buscar o esquema pelo modelo que foi fácil encontrar.

Eu sempre fui de fuçar em tudo que é coisa, mania de família que herdei.. E agora tô fazendo um técnico em eletrônica, o que já me ajuda muito de entender pelo menos como se chega nas coisas..
Mas quem tá indo do 0 é bem complicado mesmo. Melhor ir estudando pelo menos pra ter uma idéia e não sair metendo o mãozão onde não deve.

porra, eu tenho que fazer um curso disso também =/
 

leonemesis

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.419
Reações
4.014
Pontos
809
Só fundamental?
Como usar um osciloscópio, eletrônica analógica e digital, solda, micro-solda e alguns anos de manutenção de TV.
Lidar com tubo não é como os vídeos ou fotos mostram, 1 erro mínimo que você faz pode te matar literalmente e se não te matar pode te deixar cego se algo explodir na sua frente.

Infelizmente lidar com isso não é como fazer um tutorial com 10 dicas, é muito perigoso!
Caso aconteça algo depois e você morre, a polícia verá que alguém desse fórum te incentivou a fazer algo perigoso esse também responde pelo ato.

Então se for para dar alguma dica, mande para alguém que saiba fazer.
Converse com o Nando, talvez ele saiba fazer ou te faça um orçamento.

Post mais sensato até agora. Eletricidade não é brincadeira, e tentar fazer qualquer modificação em uma TV CRT sem experiência alguma é receita para um desastre.

Além do mais, eu vejo que a visão do OP a respeito deste MOD está equivocada, você não vai "converter uma Sony Wega para monitor RGB", está simplesmente alterando o tipo de conexão do equipamento. A qualidade de imagem irá apresentar menor ruído, o que possivelmente pode se traduzir em uma imagem um pouco mais nítida ou ainda sem deformação de cores, etc. Mas o tubo e suas características técnicas permanecem o mesmo, principalmente sua quantidade nativa de linhas de resolução, o famoso "TVL", então a imagem que você vai ver no tubo não vai ser a mesma que em um monitor RGB, seja um PVM/BVM ou até mesmo monitores para PC.

Mesmo sem o fator risco, vejo pouca vantagem neste tipo de modificação numa TV boa como uma Sony Wega desta linha, usando-se a conexão vídeo componente você tem qualidade de imagem muito próxima ao RGB (de fato você só notaria diferença numa comparação lado a lado, e mesmo assim teria dificuldade para identificar). Para TV´s mais antigas que possuíam apenas saída composta, aí sim a diferença seria significativa, valeria a pena fazer, até porque seria ótimo como aprendizado para quem é iniciante.
 

Yon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.291
Reações
1.573
Pontos
614
O que é essa questão de RGB? Alguém pode me explicar?

Estou me sentindo o Petruchio...
É o sinal mais puro que dá pra usar nessas TVs de tubo. Cabo composto, que é o mais comum por aqui, gera muito ruído e suja demais a imagem, estoura cores e etc. Com o RGB dá pra conseguir uma imagem um pouco melhor que até o cabo componente transmite..

I3MXc18.jpg


hwqSHT9.jpg

fpxx7j8h43m21.jpg



E isso é o resultado em TVs de consumo, as que vejo mais elogios são as Sony Wega e JVCs, mas tem as Sony PVM/BVM que são o suprassumo pra isso... Mas lógico, o preço é bem mais salgado também.
 

srmag

Supra-sumo
Mensagens
1.237
Reações
549
Pontos
199
É o sinal mais puro que dá pra usar nessas TVs de tubo. Cabo composto, que é o mais comum por aqui, gera muito ruído e suja demais a imagem, estoura cores e etc. Com o RGB dá pra conseguir uma imagem um pouco melhor que até o cabo componente transmite..

I3MXc18.jpg


hwqSHT9.jpg

fpxx7j8h43m21.jpg



E isso é o resultado em TVs de consumo, as que vejo mais elogios são as Sony Wega e JVCs, mas tem as Sony PVM/BVM que são o suprassumo pra isso... Mas lógico, o preço é bem mais salgado também.

Tenho um PVM e amo minha Toshiba Color stream de 21 no cabo componente. Pessoal devia testar uma, pois são baratas e mais fáceis de se encontrar que as Wegas.
 

Yon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.291
Reações
1.573
Pontos
614
Tenho um PVM e amo minha Toshiba Color stream de 21 no cabo componente. Pessoal devia testar uma, pois são baratas e mais fáceis de se encontrar que as Wegas.

É aquela escrita FACE no lado esquerdo?
Então, tem mta TV boa por aí, problema que maioria das marcas tem modelos bons e ruins né.. Sony que mantinha um padrão melhor nessa época aqui no Brasil.
Dps que terminar de me divertir com essa quero pegar uma de 29" de tela curva, daquelas pretinhas ainda.. Tem um modelo da Toshiba que parece bom.
 

wtuemura

Bam-bam-bam
Mensagens
524
Reações
1.097
Pontos
333
Sobre a questão do RGB e componente, RGB é um sinal puro, necessita de um SYNC ou CSYNC (Composite Sync) externo. Já o vídeo componente são representados por 3 sinais distintos:
Código:
Y - Luminância / Luma Y (imagem em branco e preto)
B-Y (Cb) - Sinal Azul com o Y subtraído
R-Y (Cr) - Sinal Vermelho com o Y subtraído

O sinal verde é obtido com o resultado de G = Y+(B-Y) + (R-Y) - (a soma de todos os outros sinais).

Para sinais de consoles com menos de 525/480 linhas de resolução, o resultado é praticamente o mesmo. Significa que usar um conversor RGB->Componente em uma TV que tenha entrada de sinal de vídeo componente, você terá praticamente o mesmo resultado caso usasse o sinal RGB com o benefício de você não ter que mexer dentro da TV.

Além disso, quando se mexe nos sinais da TV é obrigatório o realinhamento do Yoke (aquela bobina enorme que fica atrás do tubo) e realinhar os anéis de pureza e convergência da tela, mais detalhes no vídeo abaixo:


Então cuidado e muita atenção.
 

wtuemura

Bam-bam-bam
Mensagens
524
Reações
1.097
Pontos
333
O que é essa questão de RGB? Alguém pode me explicar?
RGB é o sinal de vídeo primário, quando ele é convertido para outros formatos (RF, S-Video, Composto) ele vai perdendo a sua qualidade original, quando você usa RGB ou vídeo componente o sinal vai direto para a tela sem conversão e mantendo a qualidade original.

Seria como pegar isso (baixar ou clicar na imagem):
Sonic.jpg


Direto na tela da TV para obter estes resultados:
Sonic-crt.jpg

C3B6E4DB-E30A-4A6C-8739-6091E0230270.jpg
WP_20131211_008.jpg


Edit: A imagem do sonic ficou comprimida demais, então estou anexando a original para fazer jus a qualidade.
 

Anexos

  • Sonic-rgb.png
    Sonic-rgb.png
    1,6 MB · Visualizações: 19
Ultima Edição:

werner_hetifield

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.130
Reações
2.471
Pontos
724
RGB é o sinal de vídeo primário, quando ele é convertido para outros formatos (RF, S-Video, Composto) ele vai perdendo a sua qualidade original, quando você usa RGB ou vídeo componente o sinal vai direto para a tela sem conversão e mantendo a qualidade original.

Seria como pegar isso (baixar ou clicar na imagem):
Sonic.jpg


Direto na tela da TV para obter estes resultados:
Sonic-crt.jpg

C3B6E4DB-E30A-4A6C-8739-6091E0230270.jpg
WP_20131211_008.jpg

Valeu pela explicação, mestre! :D
 

Yon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.291
Reações
1.573
Pontos
614
Além disso, quando se mexe nos sinais da TV é obrigatório o realinhamento do Yoke (aquela bobina enorme que fica atrás do tubo) e realinhar os anéis de pureza e convergência da tela, mais detalhes no vídeo abaixo:


Então cuidado e muita atenção.



Essa é a parte que tá me dando cagaço, nem tô querendo pensar nisso por enquanto kk
Sabe como chama essas rodinhas pra manter o cabo do flyback longe do tubo?
 
Topo Fundo