O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[DOWNLOAD] Retroarch v1.7.6 (x64) Pré-Configurado, versão PC.

RichterBelmont26

Bam-bam-bam
Mensagens
401
Reações
253
Pontos
238
É bem por ai, alias, acho q esse é o motivo q mt gente não curte o Retroarch. Ele ao mesmo tempo q é extremamente pratico, pode acabar exigindo um conhecimento um pouco mais além do que simplesmente plug & play,principalmente pra quer quer algo mais personalizado. Mas ainda assim nenhum bichod e sete cabeças e o resultadod epois é só alegria. Eu tinha (tenho) ele aqui configurado com o emulator station desde 2016 (De um pack que baixei daqui mesmo, depois disso, modifiquei algumas coisas e criei meu proprio). Mas depois do trabalho inicial de arredondar tudo, bastava apenas selecionar o jogo e pronto... rodava td de forma seamless... consistente, shaders mantendo um padrão, sem ser akela zona de qnd usava emulador stand alone, q curtia um chader especifico que tinha no snes 9x, mas no Gens não, qnd chegava em outros sistem,a PSX por exemplo, o ePSXe (apesar de ÓTIMO) era um samba do crioulo doido, cada jogo tinha que mexer em plugins, pesquisar na wiki o que era melhor pra jogo x/y... coisas q eu ja não tinha a menor paciencia de ficar fazendo (ainda passo um pouco por isso com o PCSX2 e o Dolphin - que o core do RA ainda não é 100% redondo e do PCSX2 nem tem e creio q nunca vai ter. Mas não são sistemas q emulo com frequencia, ate pq possuo PS2 e Wii q rodam nativamente o que eu quiser desses sistemas xD)...

Mas anyway... tentar separar as roms de arcades la... affffff... tou enrolando isso desde ontem kkkkk! QUalquer coisa do um "grito" @jeffren
 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
É bem por ai, alias, acho q esse é o motivo q mt gente não curte o Retroarch. Ele ao mesmo tempo q é extremamente pratico, pode acabar exigindo um conhecimento um pouco mais além do que simplesmente plug & play,principalmente pra quer quer algo mais personalizado. Mas ainda assim nenhum bichod e sete cabeças e o resultadod epois é só alegria. Eu tinha (tenho) ele aqui configurado com o emulator station desde 2016 (De um pack que baixei daqui mesmo, depois disso, modifiquei algumas coisas e criei meu proprio). Mas depois do trabalho inicial de arredondar tudo, bastava apenas selecionar o jogo e pronto... rodava td de forma seamless... consistente, shaders mantendo um padrão, sem ser akela zona de qnd usava emulador stand alone, q curtia um chader especifico que tinha no snes 9x, mas no Gens não, qnd chegava em outros sistem,a PSX por exemplo, o ePSXe (apesar de ÓTIMO) era um samba do crioulo doido, cada jogo tinha que mexer em plugins, pesquisar na wiki o que era melhor pra jogo x/y... coisas q eu ja não tinha a menor paciencia de ficar fazendo (ainda passo um pouco por isso com o PCSX2 e o Dolphin - que o core do RA ainda não é 100% redondo e do PCSX2 nem tem e creio q nunca vai ter. Mas não são sistemas q emulo com frequencia, ate pq possuo PS2 e Wii q rodam nativamente o que eu quiser desses sistemas xD)...

Mas anyway... tentar separar as roms de arcades la... affffff... tou enrolando isso desde ontem kkkkk! QUalquer coisa do um "grito" @jeffren
Sobre separar as roms, se precisar de ajuda, chama aí...

Sobre plug-ins e configuração diversas, eu também ficava chateado por ter de procurar o melhor set up a cada jogo. Sabia que era o preço por optar pela emulação, mas chega uma hora que cansa, razão pela qual fiquei um tempo sem mexer com emuladores.

Confesso que demorei muito pra experimentar o Retroarch. Mas foi bom pois já o conheci bem maduro. Ele próprio precisa de melhorias, mas já é bem estavel e facilita muito o procedimento pra iniciar os jogos, principalmente os Cores de PCs antigos, como o Sharp 68k e o MSX, por exemplo.

Não vejo porque muitos se negam a usar o Retroarch, com todas as facilidades que ele possui. Entendo que a interface pode não agradar a todos, mas creio ser o menor dos males. Ter tudo junto e poder operar direto pelo gamepad já é um excelente motivo pra experimentá-lo.

Atualmente, a única coisa que me incomoda no Retroarch, que gostaria de mudar, se pudesse, seria alterar a visualização das imagens dos jogos, incluindo o tamanho, posição e quantidade. Ficaria show num plano de fundo personalizado.

Sobre Playstation 2, se não estou enganado, foi implementado recentemente, em estágio inicial, um Core para o Retroarch. Preciso pesquisar melhor sobre isso.

Enviado de meu LG-M250 usando o Tapatalk
 
Ultima Edição:

RichterBelmont26

Bam-bam-bam
Mensagens
401
Reações
253
Pontos
238
Sobre separar as roms, se precisar de ajuda, chama aí...

Sobre plug-ins e configuração diversas, eu também ficava chateado por ter de procurar o melhor o set up a cada jogo. Sabia que era o preço por optar pela emulação, mas chega uma hora que cansa, razão pela qual fiquei um tempo sem mexer com emuladores.

Confesso que demorei muito pra experimentar o Retroarch. Mas foi bom pois já o conheci bem maduro. Ele próprio precisa de melhorias, mas já é bem estavel e facilita muito o procedimento pra iniciar os jogos, principalmente os Cores de PCs antigos, como o Sharp 68k e o MSX, por exemplo.

Não vejo porque muitos se negam a usar o Retroarch, com todas as facilidades que ele possui. Entendo que a interface pode não agradar a todos, mas creio ser o menor dos males. Ter tudo junto e poder operar direto pelo gamepad já é um excelente motivo pra experimentá-lo.

Atualmente, a única coisa que me incomoda no Retroarch, que gostaria de mudar, se pudesse, seria alterar a visualização das imagens dos jogos, incluindo o tamanho, posição e quantidade. Ficaria show num plano de fundo personalizado.

Sobre Playstation 2, se não estou enganado, foi implementado recentemente, em estágio inicial, um Core para o Retroarch. Preciso pesquisar melhor sobre isso.

Enviado de meu LG-M250 usando o Tapatalk

Exatamente isso. Apesar de ainda precisar de uma polida aqui e ali. Em minha opinião deveriam (ou poderiam criar um sistema proprio de achievements, sem precisar do retroachievements. org), que não sei se é divido ao uso do Retroarch e não dos emuladores especificos que eles mesmo disponibilizam lá, alguns jogos bugam. Eu lembro que quando joguei o Aria of Sorrow (tenho dois DSs aqui o Lite - que roda GBA nativamente e o DSi, fora o 3DS), mas opei por jogar no emulador justamente pelas conquistas, mas tava todo cagado os achievements. Ganhava conquista do nada, qnd era pra ganhar não ganhava ai do nada disparava em sequencia os achievements q ja deveria ter pego, enfim uma zona total.

O que eu nunca gostei de fato no retroarch é a interface. Aquela padrão do RasPI em modo "texto" acho horrivel e a XMB que a maioria usa, eu nunca gostei dessa interface nem no PS3, se vc amarrotar aquilod e jogo, fica uma zona sem fim, em minha opinião. Porém essa nova ai a Ozone (baseada na interface do Switch) eu curti bem mais. O que eu tava sentindo falta ja deve ser implementado na proxima atualização. Que é a visualização das capinhas. Mas ainda assim eu acho q o pessoal deveria trabalhar numa interface propria ao invés de ficar copiando dos consoles... enfim, desde que conheci o retroarch ele aprimorou e melhou bem a ponto de sinceramente hj em dia eu não vejo pq continuar a utilizar emuladores stand alone, principalmente os mais básicos tipo snes, mega, master, nes etc... PSP por vezes ainda prefiro usar o PPSSPP stand alone, ja que tem jogos q no core não rodam tão bem ou da uns bugs aqui e ali, mas a maioria rodam bem, ao menos os jogos q eu tenho aqui. O suposto core de PS2 do retroarch é baseado em um emulador novo (que esqueci o nome que tão fazendo), mas acho q nem vale a pena tentar usar ainda. Mas é isso ai... AH, akele modo desktop tb ajudou e agilizou muita coisa tb, pena q ainda acho ele muito feio XD. Tanto q tou usando aqui o launchbox como lançador, ate polirem melhor a interface Ozone lá (que é a que provavelmente eu vou usar) ou criarem outra xD.

Quanto a separar as ROMs aqui eu desisti mano. Eu entendi como faz e tal, mas cara meu romset aqui ta todo cagado. (Eu não sei de qual versão do MAME ele é) tem moooonte de ROMs quebradas, que não abre e tal e ele separou tipo meia duzia de jogos horizontais e UM misero jogo vertical (eu sei q tem bem, mas BEM mais q isso, as outras roms, sinceramente eu não sei o que ele entendeu o que é) xD

As ROMs de FBA eu não consgui ou não saquei como fazer esse esquema... mas enfim, são poucas ROMs tb, qualquer coisa a medida q for abrindo no RA eu configuro manualmente o overlay e salvo o presser por game... vou ficar batendo cabeça com isso não, nem enchendo o saco aqui XD
 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
Exatamente isso. Apesar de ainda precisar de uma polida aqui e ali. Em minha opinião deveriam (ou poderiam criar um sistema proprio de achievements, sem precisar do retroachievements. org), que não sei se é divido ao uso do Retroarch e não dos emuladores especificos que eles mesmo disponibilizam lá, alguns jogos bugam. Eu lembro que quando joguei o Aria of Sorrow (tenho dois DSs aqui o Lite - que roda GBA nativamente e o DSi, fora o 3DS), mas opei por jogar no emulador justamente pelas conquistas, mas tava todo cagado os achievements. Ganhava conquista do nada, qnd era pra ganhar não ganhava ai do nada disparava em sequencia os achievements q ja deveria ter pego, enfim uma zona total.

O que eu nunca gostei de fato no retroarch é a interface. Aquela padrão do RasPI em modo "texto" acho horrivel e a XMB que a maioria usa, eu nunca gostei dessa interface nem no PS3, se vc amarrotar aquilod e jogo, fica uma zona sem fim, em minha opinião. Porém essa nova ai a Ozone (baseada na interface do Switch) eu curti bem mais. O que eu tava sentindo falta ja deve ser implementado na proxima atualização. Que é a visualização das capinhas. Mas ainda assim eu acho q o pessoal deveria trabalhar numa interface propria ao invés de ficar copiando dos consoles... enfim, desde que conheci o retroarch ele aprimorou e melhou bem a ponto de sinceramente hj em dia eu não vejo pq continuar a utilizar emuladores stand alone, principalmente os mais básicos tipo snes, mega, master, nes etc... PSP por vezes ainda prefiro usar o PPSSPP stand alone, ja que tem jogos q no core não rodam tão bem ou da uns bugs aqui e ali, mas a maioria rodam bem, ao menos os jogos q eu tenho aqui. O suposto core de PS2 do retroarch é baseado em um emulador novo (que esqueci o nome que tão fazendo), mas acho q nem vale a pena tentar usar ainda. Mas é isso ai... AH, akele modo desktop tb ajudou e agilizou muita coisa tb, pena q ainda acho ele muito feio XD. Tanto q tou usando aqui o launchbox como lançador, ate polirem melhor a interface Ozone lá (que é a que provavelmente eu vou usar) ou criarem outra xD.

Quanto a separar as ROMs aqui eu desisti mano. Eu entendi como faz e tal, mas cara meu romset aqui ta todo cagado. (Eu não sei de qual versão do MAME ele é) tem moooonte de ROMs quebradas, que não abre e tal e ele separou tipo meia duzia de jogos horizontais e UM misero jogo vertical (eu sei q tem bem, mas BEM mais q isso, as outras roms, sinceramente eu não sei o que ele entendeu o que é) xD

As ROMs de FBA eu não consgui ou não saquei como fazer esse esquema... mas enfim, são poucas ROMs tb, qualquer coisa a medida q for abrindo no RA eu configuro manualmente o overlay e salvo o presser por game... vou ficar batendo cabeça com isso não, nem enchendo o saco aqui XD
Bom, sobre a separação de roms, existe alguns cuidados que você precisa ter. Mas depois que você faz uma vez, fica tudo muito simples e rápido, não tem segredo. Acredito que as coisas não estejam funcionando bem para você por conta do seu pack de roms. Elas precisam estar redondinhas, por isso é recomendado que você execute o procedimento em um set completo.

Outra dica importante: prefira um pack do tipo split, pois cada rom é independente. Assim, quando você separá-las, não terão problemas para funcionar. Um fullset do MAME v0205, na forma split, ocupa aproximadamente 102 GB. Isso é quase o dobro de um pack full merged.

Não sei como que é a sua conexão de internet, mas se ela for rápida e você tiver espaço no HD, compensa baixar o pack na forma split, pra não ter problemas. Depois ele pode ficar menor quando você excluir as Roms indesejadas. Usei o mesmo método de separação e removi aqueles jogos mature, cassino, pinball, fruit e mahjong.

Se você quiser, pode também baixar um pack full merged e depois usar o clrmame para construir um pack novo, totalmente split. Você vai precisar de aproximadamente 64GB e terá um download mais rápido. Em contrapartida, terá um pouquinho de trabalho com a reconstrução do pack. Foi assim que eu fiz aqui e economizei um bom tempo com download.

Já para o caso do FBA, o procedimento levou um pouco mais de tempo. Isso porque a ferramenta RomLister foi feita com foco no MAME. Ele pode funcionar com roms de FBA, mas para conseguir resultados mais precisos, itilizei de 4 a 5 datafiles diferentes, combinando os do próprio FBA com outros de MAME.

Eu gerava mais de um batch, sempre que o resultado me trazia algum novo jogo. Isso foi necessário porque nem todas as Roms de FBA são compatíveis com MAME e vice-versa. Por isso também, utilizei datafiles de épocas distintas.

A ideia é fazer com que o RomLister reconheça o maior número possível de Roms do FBA como se fossem do MAME. É possível que eu não tenha conseguido separar 100% das roms, só vou saber jogando. Mas posso dizer que a ferramenta me ajudou pra caramba. Uma pena que ela parece não receber updates há um bom tempo.

Enviado de meu tijolo monocromático
 
Ultima Edição:

RichterBelmont26

Bam-bam-bam
Mensagens
401
Reações
253
Pontos
238
Minha net é de 20 Megas, ate da pra baixar e tal com um pouco de paciencia xD. Depois eu vejo o que eu faço aqui com o MAME. Eu sempre tive problemas com arcade em especial MAME (Final Burn roda q é uma belezura sem dor de cabeça)... anyway... acho q dei por completo for now, xD

Ficou assim, infelizmente como muita coisa depende de scrap ficou dificil manter um padrão de só box 3D e tal... mas ainda assim ficou bonito. Pelo menos me agradou. Acabou que acho q preferi usar o front assim do que no modo TV xD. Assim q derem mais uma polida no Retroarch (principalmente em relação a interface) vou passar usar só ele! Vou deixar aqui um overlay q eu fiz (na verdade foi minha namorada) baseado no "nesflix" do Switch xD

65352

65353

Overlay Custom
 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
Minha net é de 20 Megas, ate da pra baixar e tal com um pouco de paciencia xD. Depois eu vejo o que eu faço aqui com o MAME. Eu sempre tive problemas com arcade em especial MAME (Final Burn roda q é uma belezura sem dor de cabeça)... anyway... acho q dei por completo for now, xD

Ficou assim, infelizmente como muita coisa depende de scrap ficou dificil manter um padrão de só box 3D e tal... mas ainda assim ficou bonito. Pelo menos me agradou. Acabou que acho q preferi usar o front assim do que no modo TV xD. Assim q derem mais uma polida no Retroarch (principalmente em relação a interface) vou passar usar só ele! Vou deixar aqui um overlay q eu fiz (na verdade foi minha namorada) baseado no "nesflix" do Switch xD

Visualizar anexo 65352

Visualizar anexo 65353

Overlay Custom
Valeu pelo arquivo!

As vezes penso em comprar uma licença do Launch Box. Mas aí, pra deixar ele completão, vai uma monstruosidade de HD. Seria preciso um daquelas de 3TB, ou talvez até mais... [emoji848]


Enviado de meu LG-M250 usando o Tapatalk
 
Ultima Edição:


RichterBelmont26

Bam-bam-bam
Mensagens
401
Reações
253
Pontos
238
Valeu pelo arquivo! [emoji3577]

As vezes penso em comprar uma licença do Launch Box. Mas aí, pra deixar ele completão, vai uma monstruosidade de HD. Seria preciso um daquelas de 3TB, ou talvez até mais... [emoji848]


Enviado de meu LG-M250 usando o Tapatalk

Eu tou usando tudo isso num HDD de 250 Gigas q tenho aqui (esse HDD tem mais de 10 anos ja e ainda sobrou espaço) ok, que as ISOs de PS2/Wii/Cube etc eu movi pra outro HD, pq só de ISO ja tinha mais de 100GiB. Mas a pasta de imagens, videos etc ficou em torno de uns 20 gigas. Ok que tb não fiquei baixando videozinho de cada jogo, só baixei cover, e screenshot dos jogos mesmos e videos representando cada console, justamente pra não pesar muito e não gerar mt distrações tb. Eu prefiro manter tudo o mais minimalista possivel. Tipo eu ja vi uns bartops (inclusive estou pra montar um qualquer dia pra revenda), q pqp... o frontend é tão cheio de firulas que acho q vc perde mais tempo na interface do que jogando mesmo kkkk.

A vantagem é que o launchbox é realmente MUITO facil configurar... zero arquivo de configuração e etc... faz um teste com a versão free, se te agradar ai vc compra a full pra usar o BigBox!
 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
Estou aqui, impressionado como esse PX68k emula bem os ports de arcade. E como ele se adapta tão bem a vários shaders.
É incrível como ele define bem as linhas de scan ( clique na imagem pra ver em definição real).

oRVs0D2.jpg


fZI1dfl.jpg


AmaPZ49.jpg


ZfCUOYy.jpg


eUSzg6G.jpg




OBS: Pelo tapatalk não é possível ver a qualidade real da imagem.
 
Ultima Edição:

RichterBelmont26

Bam-bam-bam
Mensagens
401
Reações
253
Pontos
238
Quais shaders?

Eu estou usando o Easy CRT pra maioria dos sistemas, porém fiz algumas modificações pra criar a curvatura... Ele funciona MUITO bem basicamente pra qualquer sistema... ATé mesmo pra Arcades com tela vertical. No core do PPSSPP tb ficou lindo (só que ai uso ele puro, sem a curvatura), zerei Star Ocean - Second Evolution, me senti jogando numa CRT widescreen (que alias é um dos meus sonhos de consumo - eu sei q existe mas é meio raro e caro). Uso a curvatura pra sistemas de 8/16 Bits, 32 bits em diante uso ele flat...

65406
65407
65408
65409
Pra quem quiser o Shader customizado, copie e cole num arquivo de texto puro e salve com a extenção .glslp


Código:
alias0 = ""
alias1 = ""
alias2 = ""
alias3 = ""
alias4 = ""
BRIGHTNESS = "1.000000"
DIFFUSION = "0.000000"
filter_linear0 = "false"
filter_linear1 = "false"
filter_linear2 = "false"
filter_linear3 = "false"
filter_linear4 = "true"
float_framebuffer0 = "false"
float_framebuffer1 = "false"
float_framebuffer2 = "false"
float_framebuffer3 = "false"
float_framebuffer4 = "false"
GAMMA_INPUT = "2.400000"
GAMMA_OUTPUT = "2.200000"
GEOM_CORNER_SIZE = "0.020000"
GEOM_CORNER_SMOOTH = "150.000000"
GEOM_CURVATURE = "0.050000"
GEOM_WARP = "0.050000"
HALATION = "0.030000"
INTERLACING_TOGGLE = "1.000000"
MASK_SIZE = "1.000000"
MASK_STRENGTH_MAX = "0.200000"
MASK_STRENGTH_MIN = "0.200000"
MASK_TYPE = "4.000000"
mipmap_input0 = "false"
mipmap_input1 = "false"
mipmap_input2 = "false"
mipmap_input3 = "false"
mipmap_input4 = "false"
parameters = "GAMMA_INPUT;GAMMA_OUTPUT;SHARPNESS_H;SHARPNESS_V;MASK_TYPE;MASK_STRENGTH_MIN;MASK_STRENGTH_MAX;MASK_SIZE;SCANLINE_STRENGTH_MIN;SCANLINE_STRENGTH_MAX;SCANLINE_BEAM_MIN;SCANLINE_BEAM_MAX;GEOM_CURVATURE;GEOM_WARP;GEOM_CORNER_SIZE;GEOM_CORNER_SMOOTH;INTERLACING_TOGGLE;HALATION;DIFFUSION;BRIGHTNESS"
scale_type_x0 = "source"
scale_type_x1 = "source"
scale_type_x2 = "source"
scale_type_x3 = "source"
scale_type_y0 = "source"
scale_type_y1 = "source"
scale_type_y2 = "source"
scale_type_y3 = "source"
scale_x0 = "1.000000"
scale_x1 = "1.000000"
scale_x2 = "1.000000"
scale_x3 = "1.000000"
scale_y0 = "1.000000"
scale_y1 = "1.000000"
scale_y2 = "1.000000"
scale_y3 = "1.000000"
SCANLINE_BEAM_MAX = "1.000000"
SCANLINE_BEAM_MIN = "1.000000"
SCANLINE_STRENGTH_MAX = "0.400000"
SCANLINE_STRENGTH_MIN = "0.200000"
shader0 = "F:\RetroArch\shaders\shaders_glsl\crt\shaders/crt-easymode-halation/linearize.glsl"
shader1 = "F:\RetroArch\shaders\shaders_glsl\crt\shaders/crt-easymode-halation/blur_horiz.glsl"
shader2 = "F:\RetroArch\shaders\shaders_glsl\crt\shaders/crt-easymode-halation/blur_vert.glsl"
shader3 = "F:\RetroArch\shaders\shaders_glsl\crt\shaders/crt-easymode-halation/threshold.glsl"
shader4 = "F:\RetroArch\shaders\shaders_glsl\crt\shaders/crt-easymode-halation/crt-easymode-halation.glsl"
shaders = "5"
SHARPNESS_H = "0.600000"
SHARPNESS_V = "1.000000"
srgb_framebuffer0 = "true"
srgb_framebuffer1 = "true"
srgb_framebuffer2 = "true"
srgb_framebuffer3 = "true"
srgb_framebuffer4 = "false"
wrap_mode0 = "clamp_to_border"
wrap_mode1 = "clamp_to_border"
wrap_mode2 = "clamp_to_border"
wrap_mode3 = "clamp_to_border"
wrap_mode4 = "clamp_to_border"
 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
Quais shaders?

Eu estou usando o Easy CRT pra maioria dos sistemas, porém fiz algumas modificações pra criar a curvatura... Ele funciona MUITO bem basicamente pra qualquer sistema... ATé mesmo pra Arcades com tela vertical. No core do PPSSPP tb ficou lindo (só que ai uso ele puro, sem a curvatura), zerei Star Ocean - Second Evolution, me senti jogando numa CRT widescreen (que alias é um dos meus sonhos de consumo - eu sei q existe mas é meio raro e caro). Uso a curvatura pra sistemas de 8/16 Bits, 32 bits em diante uso ele flat...

Visualizar anexo 65406
Visualizar anexo 65407
Visualizar anexo 65408
Visualizar anexo 65409
Pra quem quiser o Shader customizado, copie e cole num arquivo de texto puro e salve com a extenção .glslp


Código:
alias0 = ""
alias1 = ""
alias2 = ""
alias3 = ""
alias4 = ""
BRIGHTNESS = "1.000000"
DIFFUSION = "0.000000"
filter_linear0 = "false"
filter_linear1 = "false"
filter_linear2 = "false"
filter_linear3 = "false"
filter_linear4 = "true"
float_framebuffer0 = "false"
float_framebuffer1 = "false"
float_framebuffer2 = "false"
float_framebuffer3 = "false"
float_framebuffer4 = "false"
GAMMA_INPUT = "2.400000"
GAMMA_OUTPUT = "2.200000"
GEOM_CORNER_SIZE = "0.020000"
GEOM_CORNER_SMOOTH = "150.000000"
GEOM_CURVATURE = "0.050000"
GEOM_WARP = "0.050000"
HALATION = "0.030000"
INTERLACING_TOGGLE = "1.000000"
MASK_SIZE = "1.000000"
MASK_STRENGTH_MAX = "0.200000"
MASK_STRENGTH_MIN = "0.200000"
MASK_TYPE = "4.000000"
mipmap_input0 = "false"
mipmap_input1 = "false"
mipmap_input2 = "false"
mipmap_input3 = "false"
mipmap_input4 = "false"
parameters = "GAMMA_INPUT;GAMMA_OUTPUT;SHARPNESS_H;SHARPNESS_V;MASK_TYPE;MASK_STRENGTH_MIN;MASK_STRENGTH_MAX;MASK_SIZE;SCANLINE_STRENGTH_MIN;SCANLINE_STRENGTH_MAX;SCANLINE_BEAM_MIN;SCANLINE_BEAM_MAX;GEOM_CURVATURE;GEOM_WARP;GEOM_CORNER_SIZE;GEOM_CORNER_SMOOTH;INTERLACING_TOGGLE;HALATION;DIFFUSION;BRIGHTNESS"
scale_type_x0 = "source"
scale_type_x1 = "source"
scale_type_x2 = "source"
scale_type_x3 = "source"
scale_type_y0 = "source"
scale_type_y1 = "source"
scale_type_y2 = "source"
scale_type_y3 = "source"
scale_x0 = "1.000000"
scale_x1 = "1.000000"
scale_x2 = "1.000000"
scale_x3 = "1.000000"
scale_y0 = "1.000000"
scale_y1 = "1.000000"
scale_y2 = "1.000000"
scale_y3 = "1.000000"
SCANLINE_BEAM_MAX = "1.000000"
SCANLINE_BEAM_MIN = "1.000000"
SCANLINE_STRENGTH_MAX = "0.400000"
SCANLINE_STRENGTH_MIN = "0.200000"
shader0 = "F:\RetroArch\shaders\shaders_glsl\crt\shaders/crt-easymode-halation/linearize.glsl"
shader1 = "F:\RetroArch\shaders\shaders_glsl\crt\shaders/crt-easymode-halation/blur_horiz.glsl"
shader2 = "F:\RetroArch\shaders\shaders_glsl\crt\shaders/crt-easymode-halation/blur_vert.glsl"
shader3 = "F:\RetroArch\shaders\shaders_glsl\crt\shaders/crt-easymode-halation/threshold.glsl"
shader4 = "F:\RetroArch\shaders\shaders_glsl\crt\shaders/crt-easymode-halation/crt-easymode-halation.glsl"
shaders = "5"
SHARPNESS_H = "0.600000"
SHARPNESS_V = "1.000000"
srgb_framebuffer0 = "true"
srgb_framebuffer1 = "true"
srgb_framebuffer2 = "true"
srgb_framebuffer3 = "true"
srgb_framebuffer4 = "false"
wrap_mode0 = "clamp_to_border"
wrap_mode1 = "clamp_to_border"
wrap_mode2 = "clamp_to_border"
wrap_mode3 = "clamp_to_border"
wrap_mode4 = "clamp_to_border"


O shader Easy CRT realmente é legal e fica bom com praticamente todas as plataformas. Era o que eu tilizava antes. Só queria, se possível, que você nos ensinasse como adicionar parâmetros de curvatura. Queria fazer isso com alguns outros shaders.

Com relação aos shaders que eu utilizei nas imagens que postei, se não estou enganado, foram estes:

Daimakaimura: Sony PVM (em modo S-video):
(\shaders\Analog Shader Pack version 3\Professional monitors\Sony PVM)

Final Fight: classic scanlines (em modo RGB):
(\shaders\Analog Shader Pack version 3\Televisions\curved\)

Castlevania (imagem flat): crt-fast-bilateral-super-xbr:
(\shaders\shaders_cg\denoisers\)

Castlevania (imagem curva): classic scanlines (em modo RGB):
(\shaders\Analog Shader Pack version 3\Televisions\curved\)


OBS: Pelo tapatalk não é possível visualizar a real qualidade da imagem postada.
 
Ultima Edição:

RichterBelmont26

Bam-bam-bam
Mensagens
401
Reações
253
Pontos
238
Então, la no meu de shaders do RA tem uma opção que é "Shader Parameters" (o meu ta em inglês, não sei como traduziram isso pra português xD)... ai vai abrir uma tela cheio de opções pra vc fuçar dentro do shader q vc escolheu previamente... pra curvatura, normalmente vc vai procurar por "Curvature" ou "Geon" e vai brincando com os valores até chegar no desejado... depois q terminar é só salvar o presset e dar o nome q quiser... Não sei se todos os shaders da pra fazer isso, creio que não... mas esse ai q eu uso (easy crt e o crt royale ou algo assim) dão, inclusive tb ta pra fazer o reverso e deixar plano os q tem curvatura por padrão!

Depois vou testar esse Sony PVM, cara ficou MUITO fiel a uma CRT mesmo, ate a saturação das cores, preto etc... Caraca, esses shaders não param de me surpreender! Principalmente pro N64 q ate agora não achei um shader legal pra ele... se depender acho q fica melhor aumentar a resolução interna e deixa sem shader nenhum.
 
Ultima Edição:

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
@jeffren
Esse teu pack não vem com os overlays já setados né?
Leon, para maioria foram configurados shader e overlay. Deixei no padrão curvo.
No post inicial eu informo os que não foram configurados e explico os motivos. Dê uma olhadinha lá, ou, se tiver dúvidas, manda aí que eu te ajudo...

Enviado de meu Tijolo
 
Ultima Edição:

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
ENXUGANDO SEU PACK DE ROMS ARCADE
Nos spoilers da página inicial, um deles traz informações de como separar suas Roms Arcade por tipo de rotação de tela, fazendo uso da ferramenta RomLister. Se ainda não viu tal spoiler, recomendo que o faça para que tenha um melhor aproveitamento das informações a seguir.

Com o RomLister você também pode filtrar roms por plataforma, sistema, fabricante, podendo separar as clones das principais, ou ainda, remover as Roms indesejadas de sua coleção.

Importante: É altamente recomendado que você tenha um pack de Bios do MAME na mesma versão de seu pack de Roms e adiante explico os motivos.

Partindo do princípio que você já saiba utilizar a ferramenta e, de posse do datafile mesclado por ela, vamos começar gerando uma lista utilizando as opções disponíveis no próprio RomLister. A imagem a seguir mostra a seleção que fiz para remover Roms indesejadas, totalizando 458 jogos. Veja:

gxbbWKK.png


A maioria das categorias existentes no Mame já estão presentes nas caixas de seleção do RomLister, bastando marcar as de seu interesse. Infelizmente, existem alguns jogos que não foram devidamente categorizados nos datafiles existentes e terão de ser mantidos. Mas você ainda pode enxugar um pouco mais seu Romset criando batchs específicos, utilizando a barra de pesquisa da ferramenta. Repare na imagem a seguir:

4r9rkZS.png


Na imagem acima foi realizada uma busca por jogos do sistema Mega-Tech, que são os mesmos games já existentes nos consoles da Sega (Mega ou Master). Como posso jogá-los em seus respectivos emuladores, não tenho porque mantê-los. Deixei em destaque o Bios pois não recomendo removê-lo junto com as demais roms, podendo ser essencial para o funcionamento de algum game em específico. Nesse caso, é só clicar sobre o nome dele com o botão direito e selecionar a opção Delete para que seja removido do batch/lista. O mesmo pode ser feito com jogos de consoles Nintendo (Nintendo Super System e PlayChoice 10). Veja abaixo:

LrocVMR.png


ewqUlgC.png



Já para separar as roms clones, a melhor maneira de fazer isso é utilizando o termo cloneof.:

LesXS73.png

Obs: A opção "No Clones" na seção Misc do RomLister faria o inverso, criaria uma lista sem trazer as roms clones.


Agora, para listar as Roms consideradas Não Jogáveis, utilize o termo unplayable:

x3nYQhg.png



As palavras utilizadas na pesquisa personalizada foram extraídas do próprio datafile gerado pelo RomLister. Se você abrir o arquivo com um editor de texto poderá pesquisar os termos que eu demonstrei nas imagens. Segue um exemplo:

ppiGvop.png



Como dito no inicio do post, existem games que não se enquadram em qualquer categoria presente nas caixas de seleção do RomLister.
Não recomendo utilizar a opção Misc, pois pode incluir games de seu interesse. Repare que o termo existe no datafile:

SaViRnh.png



Veja que ele me trouxe 79 ocorrências na pesquisa realizada:
57nkPHQ.png



Nestes exemplos foi utilizado um Romset de Mame na versão 0139 (Mame 2010). A quantidade de jogos encontrados pode variar de acordo à versão do seu Romset. Packs mais novos podem trazer muito mais resultados e também mais títulos sem qualquer categorização.

Para todos os efeitos é altamente recomendado que seu Romset seja do tipo Merged ou Non-Merged. Assim não há risco de algum game deixar de funcionar ao ser apartado de arquivos ou bios essenciais. Você pode usar este método com packs do tipo Split, mas tenha em mente que suas roms Clones podem não funcionar se forem separadas das roms principais (Parent Roms). Seja qual for o cenário, ao final de todo o processo, não esqueça de copiar todos os arquivos de bios para todas as pastas que fazem parte do mesmo Romset.

Antes de separar as roms Verticais e Clones, o ideal é remover primeiramente todas as Roms indesejadas. Assim, você executa os batchs de movimentação de arquivos apenas uma vez cada um.

Para os games considerados unplayable, tenha a certeza se quer mesmo removê-los. Talvez prefira mantê-los apenas como referência e, quem sabe até consiga iniciar alguns deles. De qualquer forma, é recomendado ter o backup de suas roms, em especial das Roms Clones, que podem conter jogos mais interessantes que suas respectivas versões originais.

Pra quem tiver interesse, upei alguns batchs específicos para o Romset Mame v0139 Split e os disponibilizei no mesmo link do Retroach no post inicial. Atalho AQUI. Pra quem for baixar, antes de utilizá-los, as dicas são as seguintes:

Os batchs devem ser executados a partir do diretório de roms. Você pode criar os diretórios de destino das roms, baseando-se pelos que já estão definidos nos batchs ou editar os próprios batchs, definindo outro destino de sua preferência.

Importante: O nome da pasta destino NÃO deve conter espaços e NÃO pode ser uma subpasta do diretório onde o batch foi colocado. Sem isso, o processo de movimentação de Roms não surtirá efeito. Para editar os Batchs, eu recomendo utilizar um editor de textos avançado, como o notepad++. Basta substituir todas as entradas correspondentes ao diretório destino, inserido um de sua preferência. Os batchs estão destinando os arquivos para uma pasta a partir do Disco C:\. Veja um exemplo:

llw2OfL.png


Bom, é isso pessoal.
Grande abraço e tudo de bom!
 
Ultima Edição:

seatle94br

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.561
Reações
2.598
Pontos
1.104
Boas dicas!! Tempo atrás tinha feito um video sobre o retroarch, vou deixar aqui, talvez ajude também.
Vou tirar um tempo para deixar o meu bonitao igual as dicas que você colocou.

 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
ENXUGANDO OS PACKS DE ROMS: CONSOLES E PORTÁTEIS
Pessoal, pra quem tiver interesse em eliminar roms "repetidas" de seus Rom Sets para consoles e portáteis, é possível, utilizando Datafiles para o CLRMamePro.
NESTE LINK no Reddit, eu encontrei uma boa alma que centralizou e compartilhou no Google Drive alguns Datafiles, que tem por finalidade remover roms com base em prioridades, respeitando a seguinte ordem de permanência:
  • USA
  • Europe - Exclusives and Semi-Exclusives That Require Localization Only
  • Japan (En) - Japan Games That Are In English
  • Japan - English-Friendly Japan Games That Are Semi-Exclusive To Europe
A ideia é fazer com que os Romsets contenham apenas uma rom por jogo (1G1R ROM Sets), mas sem excluir games relevantes, tais como exposto acima. Cartuchos muti-games também serão removidos (exceto collections). O autor disponibilizou tanto os arquivos individuais, como também um zip contendo todos os dats juntos. Vale lembrar que suas roms precisam ser do tipo Split.

Também foram compartilhados no mesmo drive, arquivos para os sistemas Capcom e Neo Geo. Para estes, entretanto, o procedimento é feito por Batch. Basta executá-lo direto de sua pasta de roms que ele automaticamente cria uma subpasta e transfere para esta, uma única rom de cada jogo.

Fiz um teste há pouco. Abaixo você confere o resultado com um pack de GBA. Uma redução de quase 70%, indo de 11,5GB para 3,5GB, sem perder nenhum jogo:

atYuEEe.png


Muitas vezes, o objetivo não é nem reduzir o consumo em disco, mas sim, eliminar drasticamente o volume de arquivos, como neste pack de roms para Game Boy Clássico, uma redução de quase 1000 roms:

yxH1uUJ.png



IMPORTANTE: A única ressalva que faço, é com relação às roms do Famicom (Nintendinho). Pelos testes que fiz, todos os jogos japoneses foram descartados. Alguns deles são bem interessantes, totalmente jogáveis em nosso idioma e, na minha opinião não deveriam ficar de fora. De cara já lembrei de dois exemplos: Akumajou Special - Boku Dracula-kun, conhecido por aqui como Kid Drácula e Kamen no Ninja - Hanamaru, jogo do garoto ninja e seu pássaro, baseado em Yo Noid! Para este sistema em específico, vou preferir eu mesmo realizar a filtragem, ou mesmo manter todas as roms japonesas em paralelo. De resto, recomendo os datafiles disponibilizados.

Fica a dica, principalmente para você que quer deixar o seu Launcher completão, porém limpo e organizado,


:kwow:lolwtf
 
Ultima Edição:

okhulto

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.364
Reações
771
Pontos
584
Estou aqui, impressionado como esse PX68k emula bem os ports de arcade. E como ele se adapta tão bem a vários shaders.
É incrível como ele define bem as linhas de scan ( clique na imagem pra ver em definição real).

oRVs0D2.jpg


fZI1dfl.jpg


AmaPZ49.jpg


ZfCUOYy.jpg


eUSzg6G.jpg




OBS: Pelo tapatalk não é possível ver a qualidade real da imagem.
Poderia me ajudar a configurar, não consigo rodar final fight por nada deste mundo, consegue upar sua pasta keropi por favor?
 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
Poderia me ajudar a configurar, não consigo rodar final fight por nada deste mundo, consegue upar sua pasta keropi por favor?
Oi Okhulto. Vou tentar ajudar com os procedimentos que já tinha passado para outro colega do Fórum. Talvez ajude você e quem mais possa interessar. Se não me engano eu já upei esses arquivos que tu solicitou. De uma olhada no link pra download no post inicial. Qualquer coisa chama ai no Inbox do forum.
Pra que você consiga referenciar melhor as dicas a seguir, sugiro que dê uma olhada nesse video e continua com o procedimento do texto:



Bom, toda as informações necessárias tem na documentação do emulador na página da libretro: https://docs.libretro.com/library/px68k/
Antes, não podemos esquecer que o X68000 é um PC e não um console. Isso exige um pouco mais de paciência do usuário. O conceito é o mesmo de hoje em dia, onde os jogadores de PC precisam investir certo tempo, realizando configurações antes de poder sair jogando. Recomendo você ter um editor de textos mais avançado, como o notepad++.

1) ATUALIZE O CORE
Se já não o fez, baixe/atualize o Core e Database do PX68K. Obtenha previamente os arquivos de inicialização necessários:

\Retroarch\system\keropi\cgrom.dat
\Retroarch\system\keropi\iplrom.dat


Depois que você roda o emulador pela primeira vez, é criado na pasta keropi, um arquivo chamado config e talvez outro com o nome sram.dat. Ignore este último. Feche o Retroarch.

2) EDITE O ARQUIVO CONFIG:
Abra o arquivo config informado acima e procure a linha de diretório de roms e complete com a informação de acordo ao que você tem aí na sua máquina, seguindo este exemplo:
StartDir=E:\Roms\Sharp X68000
Salve o arquivo e feche-o.

OBS: Essa configuração é o que vai lhe permitir acessar os discos de rom pelo menu de troca do próprio Sharp X68000 (botão L2). Por alguma razão, essa opção não está funcionando. Em emuladores standalone eu sei que funciona. Talvez tenha sido desabilitado ou é um bug de desenvolvimento. Não tenho certeza se podemos ignorar o passo 2, por conta desse cenário, mas na dúvida, eu preferi não desprezá-lo. Vale lembrar que pra você visualizar seus discos pelo menu original do Sharp, suas roms precisam estar descompactadas.

3) CRIE SUAS PLAYLISTS m3u:
Creio que esta parte ficou clara no vídeo tutorial acima, então não vou entrar muito em detalhe. A única coisa diferente aí é que o autor do vídeo zipou os arquivos m3u junto com as roms, mas isso não funciona, pelo menos não funcionou comigo. Por isso, eu preferi deixar minhas roms apenas separados por pasta (sem compactação):
fMpr9Ey.png


O nome que você dá pra as playlists m3u é indiferente. Mas pra elas funcionarem, o conteúdo delas precisa bater com os arquivos de rom, como na imagem abaixo:

RySFjHM.png


O nome que você dá para as listas m3u são os que aparecerão na tela do Retroarch (playlist de sistema). Por uma questão de organização e qualidade no serviço, prefira usar os nomes das próprias roms.
Quando você for criar suas playlists pelo Menu Desktop, filtre a pesquisa pela extensão m3u. Assim você terá apenas um nome por jogo na sua playlist do Sharp X68000. Veja que eles não trazem a extensão m3u nos seus nomes:

oNyh6O9.png


CONFIGURE A TROCA DE DISCOS
Como a opção de troca de discos original do Sharp não está funcionando, você deverá fazer isso pelo menu de core do emulador, através da interface do Retroarch. Para isso, você já pode iniciar um jogo, seja através de uma playlist criada pelo Menu Desktop (recomendado) ou pelo navegador de arquivos do Retroarch.
Com o emulador em uso, você deve alterar a opção Swap Disks on Drive para FDD0. Se preferir pode fazer esta alteração editando o arquivo de configurações de Core que fica na pasta principal do sistema. Ao optar pela edição do arquivo, faça-a com o emulador fechado e, obviamente, se as linhas referentes ao PX68K já foram criadas. Veja:

Z7hqw82.png


IMPORTANTE: Na hora de trocar os discos, você não deve remover os que trazem o nome SYSTEM. Estes precisam ficar conectados durante todo o tempo em que o game estiver rodando. Aqui um exemplo de jogo com esta característica:

mq1lFaX.png


Quando tudo estiver OK é só jogar e ser feliz.

RECOMENDAÇÃO: Salve as configurações de shader e overlay somente quando o game estiver totalmente jogável. Por alguma razão, o PXK68 não salva as alterações logo após iniciar os jogos. Você vai perceber que o momento é válido após ele fechar e reabrir a janela do jogo.

Bom, é isso!
Espero que ajude.
 
Ultima Edição:

JonattanAgra

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.788
Reações
1.782
Pontos
614
Minha net é de 20 Megas, ate da pra baixar e tal com um pouco de paciencia xD. Depois eu vejo o que eu faço aqui com o MAME. Eu sempre tive problemas com arcade em especial MAME (Final Burn roda q é uma belezura sem dor de cabeça)... anyway... acho q dei por completo for now, xD

Ficou assim, infelizmente como muita coisa depende de scrap ficou dificil manter um padrão de só box 3D e tal... mas ainda assim ficou bonito. Pelo menos me agradou. Acabou que acho q preferi usar o front assim do que no modo TV xD. Assim q derem mais uma polida no Retroarch (principalmente em relação a interface) vou passar usar só ele! Vou deixar aqui um overlay q eu fiz (na verdade foi minha namorada) baseado no "nesflix" do Switch xD

Visualizar anexo 65352

Visualizar anexo 65353

Overlay Custom




Cara vou te dar uma dica, pois pra mim eu aderi e não troco mais: Pq não experimenta como Frontend o PLAYNITE?

Usei bastante o LaunchBox free ( sei q o pago é extremamente melhor). Porém, apesar dele ser bem de boas de usar, e ter bastantes opções, ele em si é pesado, quando se têm muitos jogos e sistemas pra dar load com o passar do tempo. Fora que pra mim, a interface apesar de ja ter uma versão atualizada, ainda não é bacana .

O Playnite ele ainda tem uns extras legais, e é leve. Fora que existe uns modelos de interface feitos por usuários que vc pode aplicar numa boa. e têm modo big picture se vc preferir. Aconselho a dar uma sacada.
 

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.020
Reações
6.884
Pontos
704
Cara vou te dar uma dica, pois pra mim eu aderi e não troco mais: Pq não experimenta como Frontend o PLAYNITE?

Usei bastante o LaunchBox free ( sei q o pago é extremamente melhor). Porém, apesar dele ser bem de boas de usar, e ter bastantes opções, ele em si é pesado, quando se têm muitos jogos e sistemas pra dar load com o passar do tempo. Fora que pra mim, a interface apesar de ja ter uma versão atualizada, ainda não é bacana .

O Playnite ele ainda tem uns extras legais, e é leve. Fora que existe uns modelos de interface feitos por usuários que vc pode aplicar numa boa. e têm modo big picture se vc preferir. Aconselho a dar uma sacada.
O Quickplay é mais leve ainda. Quickplay com Fullset de todos os sistemas rodando num pendrive velho é mais rápido que o Launchbox e o Playnite num SSD. Fora que é mais customizável. Só não é tão eye-candy.
 

JonattanAgra

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.788
Reações
1.782
Pontos
614
O Quickplay é mais leve ainda. Quickplay com Fullset de todos os sistemas rodando num pendrive velho é mais rápido que o Launchbox e o Playnite num SSD. Fora que é mais customizável. Só não é tão eye-candy.




Esse é literalmente o que o próprio nome diz, e inclusive é bem pratico msm. Boa dica
 

RichterBelmont26

Bam-bam-bam
Mensagens
401
Reações
253
Pontos
238
Cara vou te dar uma dica, pois pra mim eu aderi e não troco mais: Pq não experimenta como Frontend o PLAYNITE?

Usei bastante o LaunchBox free ( sei q o pago é extremamente melhor). Porém, apesar dele ser bem de boas de usar, e ter bastantes opções, ele em si é pesado, quando se têm muitos jogos e sistemas pra dar load com o passar do tempo. Fora que pra mim, a interface apesar de ja ter uma versão atualizada, ainda não é bacana .

O Playnite ele ainda tem uns extras legais, e é leve. Fora que existe uns modelos de interface feitos por usuários que vc pode aplicar numa boa. e têm modo big picture se vc preferir. Aconselho a dar uma sacada.


Vou dar uma olhada nele e no tal do QuickPlay mencionado tb. Fica a dica pro @jeffren tb. Quem sabe ajude ele mais que o ES!
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
@jeffren

Parabéns pelo teu tópico! Mesmo eu sendo bastante acostumado com RetroArch, consegui aprender muita coisa lendo este tutorial. Aliás, não me recordo de ter lido nada tão completo assim, em nenhum lugar, nem em site gringo.

Gostei bastante do teu tema de wallpapers dinâmicos. Tu quem fez um a um? Eu gostaria de saber um site onde eu possa baixar wallpapers similares, pois os que vêm com os assets do RetroArch, embora não sejam feios, são bem simples. Se você tiver uma dica pra me dar, eu agradeço!
 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
@jeffren

Parabéns pelo teu tópico! Mesmo eu sendo bastante acostumado com RetroArch, consegui aprender muita coisa lendo este tutorial. Aliás, não me recordo de ter lido nada tão completo assim, em nenhum lugar, nem em site gringo.

Gostei bastante do teu tema de wallpapers dinâmicos. Tu quem fez um a um? Eu gostaria de saber um site onde eu possa baixar wallpapers similares, pois os que vêm com os assets do RetroArch, embora não sejam feios, são bem simples. Se você tiver uma dica pra me dar, eu agradeço!
Orlando, agradeço o comentário. :kmaroto
Bom, sobre o tema, ele não é de minha autoria. Encontrei a referência num vídeo do YouTube, que continha o link para download. Mas o autor sumiu e nem o video dele eu encontrei mais. O cara foi inteligente e deixou na coleção dois slides limpos, que podem ser utilizados para completar os assets, já que não há deles prontos para todos os sistemas emulados. Se você tiver um conhecimento básico num editor de imagens avançado, pode ser que consiga fazer até melhor.
Sobre imagens, eu não tenho um site pra indicar, infelizmente. Costumo fuçar a internet e quando encontro alguma que me interessa eu vou guardando.

Ainda falando sobre temas, queria muito que o preview mostrado no vídeo abaixo fosse disponibilizado pra download. Veja que legal que tá ficando:



O fato é que o autor do tema aí nem aparece pra interagir conosco.
Bom, é isso. Sempre que possível, vou postar dicas interessantes pra galera do fórum.

Abraço. :rox
 
Ultima Edição:

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Orlando, agradeço o comentário. :kmaroto
Bom, sobre o tema, ela não é de minha autoria. Encontrei a referência num vídeo do YouTube, que continha o link para download. Mas o autor sumiu e nem o video dele eu encontrei mais. O cara foi inteligente e deixou na coleção dois slides limpos, que podem ser utilizados para completar o tema, já que não há assets prontos para todos os sistemas emulados. Se você tiver um conhecimento básico num editor de imagens avançado, pode ser que consiga fazer até melhor.
Sobre imagens eu não tenho um site pra indicar, infelizmente. Costumo fuçar a internet e quando encontro alguma que me interessa e vou guardando.

Ainda falando de temas, queria muito que o tema do preview mostrado no vídeo abaixo fosse disponibilizado pra download. Veja que legal que tá ficando:



O fato é que o autor do tema aí nem aparece pra interagir conosco.
Bom, é isso. Sempre que possível, vou postar dicas interessantes pra galera do fórum.

Abraço. :rox


Agradeço o comentário, jeffren!

Como você, encontrei temas somente por YouTube; no entanto, os links estavam offline. Parece que é algo bem raro de achar.

Verifiquei os backgrounds "limpos", e até tenho uma noção básica em editores de imagem avançados, mas me falta tempo. Por isso, pensei em pegar algo pronto. Mas é difícil até no fórum oficial do RetroArch. O que tem ali acaba indo para os assets do próprio programa, então é aquela escassez mesmo. Uma pena, pois até que os temas de ícones são variados, mas os wallpapers são bem basicões. O jeito é torcer para que, aos poucos, o RetroArch se torne mais amigável em termos visuais (coisa que ele já melhorou muito com o passar dos anos).

O que seria muito legal é a possibilidade de adicionar uma entrada manual em dada playlist pelo próprio programa. Assim como você pode pegar uma rom isolada e colocá-la nos favoritos ou até mesmo no histórico (após rodá-la, é claro), poderia haver a opção "Add to Playlist", daí bastaria selecionar a playlist. Isto seria muito útil quando você escaneia seus jogos e apenas alguns acabam ficando de fora. Bem melhor que editar o arquivo .lpl pelo computador, até porque utilizo em um Raspberry Pi 3, então eu tenho que fazer isso por SSH ou tirar o cartão SD do sistema e colocar em um computador. Acredito que não necessitaria haver tanto trabalho para isso.
 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
Agradeço o comentário, jeffren!

Como você, encontrei temas somente por YouTube; no entanto, os links estavam offline. Parece que é algo bem raro de achar.

Verifiquei os backgrounds "limpos", e até tenho uma noção básica em editores de imagem avançados, mas me falta tempo. Por isso, pensei em pegar algo pronto. Mas é difícil até no fórum oficial do RetroArch. O que tem ali acaba indo para os assets do próprio programa, então é aquela escassez mesmo. Uma pena, pois até que os temas de ícones são variados, mas os wallpapers são bem basicões. O jeito é torcer para que, aos poucos, o RetroArch se torne mais amigável em termos visuais (coisa que ele já melhorou muito com o passar dos anos).

O que seria muito legal é a possibilidade de adicionar uma entrada manual em dada playlist pelo próprio programa. Assim como você pode pegar uma rom isolada e colocá-la nos favoritos ou até mesmo no histórico (após rodá-la, é claro), poderia haver a opção "Add to Playlist", daí bastaria selecionar a playlist. Isto seria muito útil quando você escaneia seus jogos e apenas alguns acabam ficando de fora. Bem melhor que editar o arquivo .lpl pelo computador, até porque utilizo em um Raspberry Pi 3, então eu tenho que fazer isso por SSH ou tirar o cartão SD do sistema e colocar em um computador. Acredito que não necessitaria haver tanto trabalho para isso.
Concordo e ao meu ver, falta ainda melhorar bem o sistema de navegação e geração de playlists. O Retroarch se comporta até bem com roms de consoles, mas ele faz uma bagunça pra gerar playlist arcade. Até agora estou procurando uma forma de finalizar a lista Mame e Final Burn, sem ter duplicidade falsas de roms. Os datafiles parecem não funcionar 100%.
Mas acho que não demora muito pra corrigirem isso.
Abraço, meu caro!
 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
CONVERTA SUAS ISOS PARA CHD
Já faz algum tempo que alguns Cores do Retroarch passaram a aceitar jogos em formato CHD, além do tradicional ISO (Cue+Bin).
Optando pelo CHD, você teria apenas um arquivo por jogo, tornado o gerenciamento de suas coleções mais prático e, de quebra, economizaria um bom espaço em disco. Sim, porque o formato CHD recebe compactação de dados, superior a 30%.
Atualmente a conversão só não é viável para jogos multi discos, pois a funcionalidade de troca ainda não está operando corretamente no Retroarch. Seja como for, qualquer jogo de disco único vai funcionar para os sistemas que emulam Sega-CD, PC-Engine CD/Turbo GrafX CD, PlayStation e Sega Saturn.

Para converte suas ISOs, a maneira mais prática é utilizando o utilitário CHDman, que você pode encontrar NESTE LINK.
O pack acompanha batchs para automatizar a conversão ou a reversão do processo. O procedimento para gerar os CHDs é bem simples:
  1. Tenha suas ISOs todas descompactadas numa mesma pasta;
  2. Copie apenas os arquivos chdman.exe e CUE or GDI to CHD.bat para dentro da pasta com as ISOs;
  3. Arraste qualquer uma das CUE para cima do batch, então a conversão é iniciada automaticamente. O batch vai fazer isso com todas as suas ISOs, uma seguida da outra, incluindo as que estiverem em subpastas (se houver).
Importante: O processo pode levar vários minutos ou horas, de acordo à quantidade de jogos. Suas ISOs não serão descartadas. Sendo assim, tenha a certeza de que há espaço suficiente no seu disco para comportar todos os arquivos juntos até o final do processo. Segue imagens ilustrativas:

Arraste...
WD7MQVL.png



Aguarde...
K93OE2v.png



Processo finalizado:
sQ4Sa8t.png


Como você pode ver, cada CHD ocupa bem menos espaço que sua respectiva ISO. Depois de tudo finalizado, você poderá descartar suas ISOs com segurança. Se por acaso alguma delas falhar, poderás reverter o processo utilizando um dos outros batchs presentes no pack do CHDman.

Bom, é isso pessoal. Embora muitos de vocês já conheçam o procedimento, fiz questão de deixar registrado mais esta dica. Tenho certeza que ainda será útil para muita gente.

Até mais !:klolz
 
Ultima Edição:

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
@jeffren

Ótimo tutorial! Eu já vinha fazendo isso há algum tempo porque... bom, é simplesmente melhor. Seus jogos de CD ficam em um tamanho bem menor (sempre reparo que reduz, no mínimo, 200MB do tamanho) e concentrados em um único arquivo (de extensão .chd).

Para complementar o tutorial do colega, eu utilizo Linux, então, pra quem também utiliza esse sistema e quer comprimir seus jogos, recomendo instalar o pacote de nome mame-tools, presente no repositório das maiorias das distros. Para distribuições baseadas em Debian, basta digitar no terminal: sudo apt install mame-tools.

Para converter também é fácil, basta utilizar o comando no terminal:

chdman createcd -i diretório_do_jogo/arquivo.cue -o diretório_para_salvar/arquivo.chd

Explicando o comando:

chdman = Comando pra invocar os utilitários de compressão CHD;
createcd = Subcomando do chdman, dizendo que você quer comprimir um jogo normal em CHD, e não o contrário;
-i = Indica o arquivo a ser comprimido (input). Deve ser na extensão .cue.
-o = Indica o arquivo que vai ser gerado (output). Deve ser na extensão .chd.

Sempre recomendo que, se possível, você abra o terminal já no diretório do arquivo, para não precisar digitar o caminho até ele. Lembre-se que a maioria dos terminais autocompleta o nome dos arquivos utilizando a tecla Tab. Dessa forma, em vez de digitar "Nome completo", basta digitar "N" e apertar Tab, que formará a palavra mais próxima disso.
 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
@jeffren

Ótimo tutorial! Eu já vinha fazendo isso há algum tempo porque... bom, é simplesmente melhor. Seus jogos de CD ficam em um tamanho bem menor (sempre reparo que reduz, no mínimo, 200MB do tamanho) e concentrados em um único arquivo (de extensão .chd).

Para complementar o tutorial do colega, eu utilizo Linux, então, pra quem também utiliza esse sistema e quer comprimir seus jogos, recomendo instalar o pacote de nome mame-tools, presente no repositório das maiorias das distros. Para distribuições baseadas em Debian, basta digitar no terminal: sudo apt install mame-tools.

Para converter também é fácil, basta utilizar o comando no terminal:

chdman createcd -i diretório_do_jogo/arquivo.cue -o diretório_para_salvar/arquivo.chd

Explicando o comando:

chdman = Comando pra invocar os utilitários de compressão CHD;
createcd = Subcomando do chdman, dizendo que você quer comprimir um jogo normal em CHD, e não o contrário;
-i = Indica o arquivo a ser comprimido (input). Deve ser na extensão .cue.
-o = Indica o arquivo que vai ser gerado (output). Deve ser na extensão .chd.

Sempre recomendo que, se possível, você abra o terminal já no diretório do arquivo, para não precisar digitar o caminho até ele. Lembre-se que a maioria dos terminais autocompleta o nome dos arquivos utilizando a tecla Tab. Dessa forma, em vez de digitar "Nome completo", basta digitar "N" e apertar Tab, que formará a palavra mais próxima disso.
Agradeço o complemento Arlindo. Assim, quem utiliza Linux não fica de fora desta oportunidade. Valeu mesmo!
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
@jeffren

Li alguns posts acima e gostaria de te perguntar sobre esse Sharp X68000. Vale a pena ir atrás dos jogos dele? Percebi que ele recebeu bons ports de arcade, e até prefiro essas versões, porque a dificuldade é menos apelona. Eu só pego jogo de arcade se ele for exclusivo ou se não houver uma boa conversão caseira. O Sharp X68000 tem aquela dificuldade bandida também ou ele é melhor adaptado para a jogatina caseira?
 

ppuspfc

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.000
Reações
473
Pontos
799
Pessoal, não estou usando especificamente este pacote, mas atualizei o meu usando o StellaUpdater e tudo ficou extremamente lento agora, tanto o front-end como o emulador de SNES, alguém tem uma ideia?

Já deletei o retroarch.cfg e não adiantou, também reinstalei o dx

AMD FX-8350
16gb
GTX970

Obrigado
 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
@jeffren

Li alguns posts acima e gostaria de te perguntar sobre esse Sharp X68000. Vale a pena ir atrás dos jogos dele? Percebi que ele recebeu bons ports de arcade, e até prefiro essas versões, porque a dificuldade é menos apelona. Eu só pego jogo de arcade se ele for exclusivo ou se não houver uma boa conversão caseira. O Sharp X68000 tem aquela dificuldade bandida também ou ele é melhor adaptado para a jogatina caseira?
Arlindo, o Sharp X68000 tem uma boa performance e um áudio de ótima qualidade. Sim, compensa e muito seus jogos, ainda que não sejam muitos A emulação dele é que em alguns poucos momentos dá umas reduzidas na fluidez, mas nada que comprometa a diversão, então, eu recomendo sim, com toda a certeza.
Quanto a dificuldade nos jogos, posso estar enganado, mas pelo pouco que joguei, está igual à dos arcades mesmo.
Dê uma olhada neste vídeo pra ter uma ideia de quais jogos dele você deveria experimentar:

 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
Pessoal, não estou usando especificamente este pacote, mas atualizei o meu usando o StellaUpdater e tudo ficou extremamente lento agora, tanto o front-end como o emulador de SNES, alguém tem uma ideia?

Já deletei o retroarch.cfg e não adiantou, também reinstalei o dx

AMD FX-8350
16gb
GTX970

Obrigado
Estranho brother. Não posso dar certeza da causa, mas não recomendo atualizar o sistema desta forma. Ou você atualizar ele pelo Update interno ou baixe a última versão e substitua os arquivos presentes no pack do post inicial. Inclusive, se você atualizar os assets e certos arquivos configuração, vai desconfigurar o tema.
Posta ai como ficou!
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
@jeffren

Obrigado pela informação! O Sharp X68000 parece ser um bom sistema, mas se não tem tanta diferença pro arcade, prefiro emular pelo FB Alpha mesmo. Pelo menos, a emulação deste é bem tranquila. Nos jogos que brinco, não deu nenhum engasgo.
 
Topo Fundo