O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Earthbound, Zelda A Link To The Past, Terranigma e Super mario rpg são superestimados?

Lucio Felipe

Bam-bam-bam
Mensagens
128
Reações
110
Pontos
228
Zerei todos eles e achei só bons jogos.Acho que a galera fala muito bem desses jogos quando na verdade tem outros melhores como Final fantasy 4,5 e Secret of mana / Seiken Densetsu 2.
 

G².

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.335
Reações
25.912
Pontos
803
Desses eu gosto bastante de Earthbound, mas não acho Mario RPG grande coisa, mesmo sendo legal de jogar, mas acho ele simplista demais. E eu prefiro os jogos de GBA da franquia Zelda, acho mexeram mais comigo, e eles são muito criativos nas mecânicas.
 


DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.936
Reações
41.551
Pontos
1.689
Zerei todos eles e achei só bons jogos.Acho que a galera fala muito bem desses jogos quando na verdade tem outros melhores como Final fantasy 4,5 e Secret of mana / Seiken Densetsu 2.
Subjetivamente falando os jogos podem ser superestimados para você, mas objetivamente falando são grandes jogos
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.410
Reações
7.479
Pontos
453
"Superestimado" é uma expressão que atualmente prefiro não usar para descrever jogos populares (acho que cada um tem um gosto diferente e gosta do que gosta), mas tenho uma opinião diferente sobre cada um dos citados:

A Link to the Past:

Minha opinião sobre A Link to the Past ficou melhor com o passar do tempo, mas ainda é o game que menos gosto e menos tenho vontade de jogar na série. De Zelda clássico, prefiro os portáteis (Link's Awakening, Ages/Seasons, Minish Cap, etc.).

No entanto, se tem algo que admiro muito nele e não sinto tanto em outros títulos da franquia e até mesmo nos meus games prediletos do gênero é a sensação de "surpresa" ao descobrir uma passagem secreta ou baú do nada enquanto você faz algo sem querer ou passeia pelo mapa para fazer outra coisa. Os únicos Zeldas que me parecem ter isso são esse e o primeiro do NES;

Terranigma:

Não gosto da jogabilidade e do Design simples das dungeons de Terranigma, mas considero seu enredo bastante ambicioso para a época. Era muito raro ver um RPG usar locais ou fatos reais e não se prender somente ao tema de fantasia medieval ou futurística.

Earthbound:

Sou bastante suspeita em julgá-lo pois faz parte da minha série de RPG favorita, porém, o que mais me atraí nele é:

  • A história e personagens simples, porém sinceros que me lembram bastante dos filmes de aventura com crianças como "Os Goonies";
  • A estética cartunesca mas ocidental que se diferencia dos outros RPGs;
  • A trilha sonora diferentona e variadíssima. Até agora, não encontrei outro RPG da época com a mesma quantidade de temas diferentes só para batalhas normais em nenhuma plataforma;
  • O sistema de batalha clássico. Enquanto não sou fã de Dragon Quest, gosto muito de seus clones e esse é um deles. Porém, ele também adiciona alguns poucos elementos exclusivos para não ficar totalmente igual aos outros.
Super Mario RPG:

Além de ser fã de Mario, meus motivos para gostar dele são mais ou menos semelhantes aos de Earthbound em termos de história e estética, porém, o que me mais me chama a atenção nele é o nível de interação com as batalhas. Enquanto duvido que esse seja o primeiro RPG em turnos com golpes cronometrados, é interessante ver um onde tudo não é automático.

Faz muito tempo que não jogo os Final Fantasy e os Secret of Mana, então, fico sem comentários para eles.
 
Ultima Edição:

TheCollector

Bam-bam-bam
Mensagens
4.769
Reações
13.058
Pontos
353
Earthbound:

Sou bastante suspeita em julgá-lo pois faz parte da minha série de RPG favorita, porém, o que mais me atraí nele é:

  • A história e personagens simples, porém sinceros que me lembram bastante dos filmes de aventura com crianças como "Os Goonies";
  • A estética cartunesca mais ocidental que se diferencia dos outros RPGs;
  • A trilha sonora diferentona e variadíssima. Até agora, não encontrei outro RPG da época com a mesma quantidade de temas diferentes só para batalhas normais em nenhuma plataforma;
  • O sistema de batalha clássico. Enquanto não sou fã de Dragon Quest, gosto muito de seus clones e esse é um deles. Porém, ele também adiciona alguns poucos elementos exclusivos para não ficar totalmente igual aos outros.

Fora aquele incrível guia gigante que vinha com ele, até aquela época nunca tinha visto algo do tipo tão primoroso e tão bem feito quanto aquele e foi a partir daí que comecei a importar revistas como EGM e Nintendo Power e também vários guias dos EUA. (E tenho esse guia guardado até hoje de lembrança daqueles tempos.)
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.410
Reações
7.479
Pontos
453
Fora aquele incrível guia gigante que vinha com ele, até aquela época nunca tinha visto algo do tipo tão primoroso e tão bem feito quanto aquele e foi a partir daí que comecei a importar revistas como EGM e Nintendo Power e também vários guias dos EUA. (E tenho esse guia guardado até hoje de lembrança daqueles tempos.)
Eu dei uma baita bobeira com esse guia quando era mais nova. Vi ele a venda numa locadora que costumava a visitar junto com o cartucho, mas não comprei pois o dono disse que não tinha certeza se a bateria de save ainda funcionava. Um tempo depois, a locadora fechou.:facepalm
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.057
Reações
34.959
Pontos
1.054
O único que zerei daí foi o Zelda e pra mim é o melhor jogo do Super, o Earthbound tentei jogar há mais de 10 anos junto com os outros dois da franquia(recomendação dada pelo um amigo) mas acabei desistindo(só zerei o 3). Os outros dois não cheguei a jogar.
 

AyresMVP

Living is Easy, With Eyes Closed
GOLD
Mensagens
13.525
Reações
28.285
Pontos
903
Minha história com Zelda, Link e cia começou somente no Switch.

E olha que comprei pq era o único jogo que tinha pra ele na época. Fui dar uma chance pra ele e acabei jogando, jogando, jogando e me apaixonando... Tudo, tudo nesse game é perfeito. Devo ter jogado quase umas 300 horas, e sem brincadeira fiquei triste quando o game acabou...

Tenho o cartucho original de SNES há muito tempo na minha coleção e sempre tinha começado e parado logo na primeira meia-hora de jogo. Após acabar a versão Switch, voltei pra arqueológica do SNES. E manos, que jogo!!! Que jogo!!! Acho que eu não tinha entendido bem o que tava jogando antes. Só sei que esse jogo de 1992 é muito, mas muito a frente do seu tempo...

Acho que é o melhor game do console.
 

matroska

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.801
Reações
13.683
Pontos
674
Terranigma é superestimado com toda certeza.

O jogo tanto as Dungeons quanto o sistema de batalha são muito simples. As Dungeons são enjoativas.
O jogo virou cult por causa de sua história, mas apenas isso não faz o game ser tudo isso que dizem.

É um bom jogo sim, mas apenas isso.

Earthbound tb é superestimado. O Jogo foi mal pacas em vendas. Depois ele virou cult, mas é um jogo top??
Resposta: não é um jogo bom, nota 8, mas apenas isso.


Super Mario RPG só teve relevância por ter o Mario. O jogo tem um história simples e até bobinha, mecânica e dungeons apenas ok.
É muito bom jogo claro mas longe de ser top. Um pouco acima dos dois acima.


RPG superiores no snes a esses 3 acima: Cronno Trigger, FF VI, FF V, Secret of Mana, Seiken Densetsu 2 , Star Ocean, Tales of Phantasy,
Breath of Fire II, Tatic Ogre lets us, Front Mission.... só aqui tem 10 nitidamente melhores que esses 03 acima.



A exceção fica por conta de Link to the past que é um jogo top e elevou a franquia a outro nível. Não é a toa que foi um super sucesso na época e até hoje.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.822
Reações
50.885
Pontos
1.003
Earthbound tb é superestimado. O Jogo foi mal pacas em vendas. Depois ele virou cult, mas é um jogo top??
Resposta: não é um jogo bom, nota 8, mas apenas isso.
giphy.gif


E eu achando que era bom com ironia...
 

Vei pescador

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.513
Reações
18.480
Pontos
1.464
Zelda é muito bom.

Earthbound não é só bom, é espetacular. A mídia "que se diz especializada" da época é q só tinha olhos pros RPGs da Square e uma ou outra coisa da Enix e o Breath of fire da Capcom, deram nota 6-7 e eu suspeito q muitos desses analistas ñão jogaram nem meia hora.

Virou cult quando as pessoas de fato passaram a jogar, muitos através de emuladores etc.

@Asha eu tive a mesma chance de comprar o cartucho e o guia. E sim, tb fico arrasado qdo lembro disso :/


A respeito de Mario RPG , só vi mas nunca joguei a fundo. Terranigma, nem isso.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.488
Reações
32.692
Pontos
1.048
Desses eu só zerei Zelda a Link to the Past, e achei excelente.
Idem. Porém o Zelda tem uma coisa muito especial pra mim: foi o jogo o qual debutei no gênero RPG. Porém naquela época as locadoras, pelo menos as quais eu frequentava, não davam muito atenção a esse estilo de jogo, sendo que no SNES fiquei restrito ao Zelda (que comprei o cartucho) e no Mega eu consegui alugar uma vez o The Imortal, mas não cheguei a terminar. O grosso dos RPGs que joguei e zerei foram no PC.
 

matroska

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.801
Reações
13.683
Pontos
674
giphy.gif


E eu achando que era bom com ironia...

Números colega, bem simples.

As vendas desse jogo foram baixas.

E tb recebeu avaliação não muito altas na época .

Japas adoravam Rpgs mas no Japão esse jogou não foi bem em vendas nem no Japão, mesmo com todo marketing da Nintendo. Nem chegou perto de Dragon Quest, FF V e FFVI, Cronno Trigger etc.
No Ocidente então foi pior ainda.


Earthbound foi um jogo de nicho. Isso é fato quer você goste ou não.

Existem vários jogos desse tipo que é amado por uma comunidade mas que a maioria dos jogadores não vê nada demais. É o caso de Earthbound
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.410
Reações
7.479
Pontos
453
@Asha eu tive a mesma chance de comprar o cartucho e o guia. E sim, tb fico arrasado qdo lembro disso :/
Pois é. O mais triste foi não suspeitar que ambos valeriam aquela fortuna de hoje em dia. Eu costumava a encontrar jogos antigos bem procurados por preços aceitáveis antes do "retrogaming" ficar na moda e pensava que continuaria assim por um bom tempo. Ledo engano.:ksnif
 

Andore_br

Bam-bam-bam
Mensagens
264
Reações
241
Pontos
468
Earthbound é o mais superestimado dessa lista que vc citou. O jogo não é tão bom assim e na minha opinião nem figura entre os 5 + RPG de Snes.
Não levem a mal, mais é um jogo bem "modinha" depois se descobriram ser um jogo cult, tenho certeza q a grande maioria só veio jogar ele depois que muito tempo em emuladores, pois nem na epoca chamava atenção de ninguém, muito ao contrario dos outros citados.
 

Gregorygrinder

Veterano
Mensagens
415
Reações
867
Pontos
103
Bem, não vejo nenhum desses jogos como simplesmente "superestimados". Em todos os jogos eu vejo sim a babação de ovo, mas completamente merecido.

Earthbound dessa lista toda aí é o que mais gosto. Jogo fantástico, trilha sonora absurdamente diferenciada, grafico e gameplay que foge do convencional, além de personagens muito carismáticos. Apenas quem chegou no chefe final sabe o que é aquela batalha. É simplesmente maravilhoso para um jogo de Snes. Na minha opinião, um jogo à frente de seu tempo. O argumento usado para desmerecer o jogo, apontando que ele vendeu pouco e que agora é modinha, é no minimo pífio. Gosto pessoal não se discute, mas é um fato que Earthbound é completamente de nicho, tanto hoje quanto na época.

Super Mario RPG tambem é um jogo que foge do convencional, de uma maneira bem "nintendística" por assim dizer. Um belo jogo para o fim da vida util do queridão Snes.

Meu contato com Zelda acabou se dando mais no GBA. Joguei muito o Minish Cap. Muito tempo depois, fui jogar o A Link to the Past. Até onde joguei, achei maravilhoso e digno de toda a fama que possui.

Não entendi a comparação do criador do tópico ao citar Final Fantasy ou Secret of Mana. Esses jogos tambem são extremamente superestimados e com merecimento! São jogos foda demais... Recentemente zerei o Final Fantasy IV, e PQP! Que jogo bom!
 

JonattanAgra

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.788
Reações
1.782
Pontos
614
Terranigma é superestimado com toda certeza.

O jogo tanto as Dungeons quanto o sistema de batalha são muito simples. As Dungeons são enjoativas.
O jogo virou cult por causa de sua história, mas apenas isso não faz o game ser tudo isso que dizem.

É um bom jogo sim, mas apenas isso.

Earthbound tb é superestimado. O Jogo foi mal pacas em vendas. Depois ele virou cult, mas é um jogo top??
Resposta: não é um jogo bom, nota 8, mas apenas isso.


Super Mario RPG só teve relevância por ter o Mario. O jogo tem um história simples e até bobinha, mecânica e dungeons apenas ok.
É muito bom jogo claro mas longe de ser top. Um pouco acima dos dois acima.


RPG superiores no snes a esses 3 acima: Cronno Trigger, FF VI, FF V, Secret of Mana, Seiken Densetsu 2 , Star Ocean, Tales of Phantasy,
Breath of Fire II, Tatic Ogre lets us, Front Mission.... só aqui tem 10 nitidamente melhores que esses 03 acima.



A exceção fica por conta de Link to the past que é um jogo top e elevou a franquia a outro nível. Não é a toa que foi um super sucesso na época e até hoje.


Se tratando do Earthbound, Super Mario RPG e Terranigma, vc chegou a zerar estes citados? Tipo, jogou mesmo, a fundo?

Na sua concepção, pra vc o que seria um jogo considerado "Top"?

Fiquei curioso sobre
 
Ultima Edição:

AyresMVP

Living is Easy, With Eyes Closed
GOLD
Mensagens
13.525
Reações
28.285
Pontos
903
Queria ter mais embasamento pra discutir com vcs, mas o lance é que tirando o que postei sobre Zelda, não tenho conhecimento algum sobre RPGs (Tá, já sei, Zelda não é RPG).

Sábado a noite começo a jogar Super Mario RPG, tenho a fita há uns 10 anos e nunca sequer joguei mais que 5 minutos. Dessa vez vou persistir no jogo pra ver se depois volto com alguma opinião mais concreta...

Abraços.
 

Gregorygrinder

Veterano
Mensagens
415
Reações
867
Pontos
103
Off topic:

Frank Zappa. Um dos artistas mais tops de todos os tempos.
Bobby Brown Goes Down, uma pérola do final dos anos 70!

Podem voltar ao debate...

Fico muito feliz de alguns aqui reconhecerem o Zappinha. Em outros tópicos tambem apareceu uma galera falando dele e tal por causa da foto do meu perfil :kluv

E concordo contigo amigo: Zappa é um dos artistas mais fodas que esse planetinha Terra teve. Eu sou bem suspeito para falar, pois sou apaixonado pelo trabalho do cara.

"Watch me now, I'm going down"
 

spyblack

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.071
Reações
935
Pontos
854
Cara, acho que as listas de 10 ten do snes e mega não tem jogos superestimados, hoje em dia está cheio de jogos assim por ai mas esses jogos tiveram tempo o suficiente para serem analisados e reanalisados por toda a comunidade. Então, acredito que estão sempre na lembrança como fantásticos porque são mesmo.

Acho besteira comparar com alguns jogos da square, posso ser apedrejado mas alguns FF são lentos demais no desenvolvimento e a precariedade de variação do mesmo tema enjoa. São jogos para jogar com paciência e calma, para que depois de certo desenvolvimento você possa realmente se divertir. Até hoje não gosto da mecânica de upgrades pós batalha, pq força você a ficar mineirando stats e isso é bem chato as vezes, exceção qdo o enredo faz você ir evoluindo com o tempo e as batalhas são mais rápidas e menos massantes.
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.410
Reações
7.479
Pontos
453
Além de ser um RPG simples que não possuía muita "perfumaria" (Efeitos especiais, pixel art detalhada, etc.) para oferecer, um dos motivos de Earthbound não ter recebido muita atenção na época de seu lançamento foi o péssimo método que a Nintendo utilizou para promovê-lo:


Se lerem os comentários, verão que há reações bem divididas sobre essa campanha de marketing.

E, pessoalmente, acho que não devemos generalizar os gostos das pessoas pela palavra "modinha", mas sim tentar compreender as opiniões de cada uma. Como mencionei anteriormente, uma das coisas que me atraiu em Earthbound foi o fato de ter uma estética diferente da maiorias dos RPGs 16-bit, com uma história mais leve porém sincera que me lembra filmes ocidentais, além de ter o típico gameplay ao estilo Wizardry/Dragon Quest. Acredito que esses são alguns dos motivos das pessoas se interessarem não só nele, mas também na franquia num geral, independente de emulação, ser pop, etc.

Não estou dizendo essas coisas para tentar blindar o game de críticas (ele está longe de ser perfeito e possuí vários problemas arcaicos no gameplay), mas sim por ser fã, conhecer a comunidade em volta do jogo e mostrar que a admiração por ele não é somente por modismo.

Também quero adicionar que muitas vendas não é sinônimo de um game ser automaticamente aceito. Sonic 06, Aliens: Colonial Marines e Paper Mario: Sticker Star são exemplos de games que venderam muito bem, mas são considerados como péssimos jogos por uma grande parte de suas respectivas fanbases.
 
Ultima Edição:

sux

soteropolitano
Mensagens
15.277
Reações
27.574
Pontos
1.553
Se tratando do Earthbound, Super Mario RPG e Terranigma, vc chegou a zerar estes citados? Tipo, jogou mesmo, a fundo?

Na sua concepção, pra vc o que seria um jogo considerado "Top"?

Fiquei curioso sobre
olha, se um jogo exige jogar mesmo/a fundo para poder gostar.... tem alguma coisa errada
parte de um bom game design é um gameplay que seja agradavel, e uma progressao que motive o jogador a continuar
tem varios jogos que possuem uma barreira de entrada gigante, mesmo que no final tenha muita coisa boa... é um jogo com falhas significantesse perde a maioria dos jogadores que tentam jogar
 

Gregorygrinder

Veterano
Mensagens
415
Reações
867
Pontos
103
olha, se um jogo exige jogar mesmo/a fundo para poder gostar.... tem alguma coisa errada
parte de um bom game design é um gameplay que seja agradavel, e uma progressao que motive o jogador a continuar
tem varios jogos que possuem uma barreira de entrada gigante, mesmo que no final tenha muita coisa boa... é um jogo com falhas significantesse perde a maioria dos jogadores que tentam jogar

Um dos game design que acho mais foda é de Age of Empires 2. A gameplay tambem é muito boa. E nem de longe é jogo agradavel pra quem nunca jogou AoE ou qualquer outro jogo do genero. Será que tem algo errado com AoE 2? Creio que não...
 
Topo Fundo