O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial AMD Ryzen

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.175
Reações
175.479
Pontos
2.234
Remember to bring your osmosis process to the table here, as a good deal of salt is detected present in this story's environment. Some online webstores from Vietnam and Turkey have started listing AMD's 3000 series CPUs based on the Zen 2 architecture. The present company stands at a Ryzen 9 3800X, Ryzen 7 3700X, and Ryzen 5 3600X, and the specs on these are... Incredible, to say the least.

The Ryzen 9 3800X is being listed with 32 threads, meaning a base 16-core processor. Clock speeds are being reported as 3.9 GHz base with up to 4.7 GHz Turbo on both a Turkish and Vietnamese etailer's webpages. The Turkish Store then stands alone in listing AMD's Ryzen 7 3700X CPU, which is reported as having 12 cores, 24 threads, and operating at an extremely impressive 4.2 GHz base and 5.0 GHz Boost clocks. Another listing by the same website, in the form of the Ryzen 5 3600X, details the processor as having 8 physical cores and running at 4.0 GHz base and 4.8 Boost clocks.

https://www.techpowerup.com/255099/...-3700x-ryzen-5-3600x-surface-in-online-stores

Mas tá listado um TDP de 125W pro 16/32. De fato não é qualquer VRM que segura.
Só acho que, nesse caso, as fabricantes tem que fornecer suporte de forma limpa.

Se um VRM é pra CPU de 95W, por exemplo, que atualizem suportando as CPUs nesse patamar ao invés de abandonar a placa.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.551
Reações
20.440
Pontos
1.094
A Intel está fodida se não conseguir descer logo pra 10nm e trazendo melhorias na já desgastada arquitetura skylake.

Se confirmar mesmo tudo isso q vem aparecendo. Processadores de 12/24 com clocks acima de 4.0ghz. Com turbo em 5.0ghz. Com aumento de 15% de ipc. Só falta eles terem conseguido melhorar a latência das memorias.

Eu não sei q macumba a Intel vai fazer esse ano se lançar uma nova série em 14nm. Mesmo q coloque 10/20 em um top de linha. Sem ganho de ipc nem de clock,vai tomar pau bonito.
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Mas tá listado um TDP de 125W pro 16/32. De fato não é qualquer VRM que segura.
Só acho que, nesse caso, as fabricantes tem que fornecer suporte de forma limpa.

Se um VRM é pra CPU de 95W, por exemplo, que atualizem suportando as CPUs nesse patamar ao invés de abandonar a placa.

Isso é questão do usuário não ser imbecil e ter bom senso.
Compra uma placa para um processador de 8 cores e querer colocar um com o dobro e fazer overclock sem nenhum problema? Que queime e se foda mesmo.
 

Skull Kid

Bam-bam-bam
Mensagens
961
Reações
2.528
Pontos
248
Só quero que a minha b350 tomahalk consiga suportar esse 3700x.

Alguém sabe me dizer se suportaria caso tivesse a BIOS nova?
Não sei nada desses trem de vrm
 

PROPHETTA

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.582
Reações
26.538
Pontos
1.359
Dependendo do que for, o 12/24 e 16/32 já vão canibalizar se tiver potência relativamente próxima as versões TR que custam bem mais.
Acaba com os TR e criam uma linha R9 pra continuar espancando os I9 da Intel. E provavelmente custando mais barato que os TR custaram.

Intel vai apanhar bastante nos próximos anos. Ja deveriam ter largado os 10nm à pelomenos uns 3 anos.
Se forem sair somente em 2021 como surgiram os rumores, vai ser espancada mais ainda. Até lá a AMD já estará partindo pros 5nm.

parece-que-o-mundo-da-voltas-queridinha.jpg
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.042
Reações
25.722
Pontos
1.484
Dependendo do que for, o 12/24 e 16/32 já vão canibalizar se tiver potência relativamente próxima as versões TR que custam bem mais.

evidentemente o Ryzen 9 com 16/32 vai ser melhor que os atuais Threadripper. E o Ryzen 7 de 12/24, deverá ser bem similar (em multithread). Se não empatar, vai chegar perto, devido ao clock mais alto e melhorias no IPC.

Não fará o menor sentido comprar Threadripper, se ele for superior apenas ao Ryzen 5.
 


Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.042
Reações
25.722
Pontos
1.484
E pelo visto, o Zen 2 tá com jeito de ser um impacto maior ainda do que foi o Zen 1.

O Zen 1 chegou arrebentado no multithread, mas ainda perdia no single, e a Intel conseguiu tirar a maior parte da diferença no multi aumentando a contagem de cores de 4 pra 6.

Agora o Zen 2 está ao que parece vai chegar pelo menos tão rápido no single como a Intel, se não melhor; e vai atropelar completamente no multi. A Intel vai fazer o quê? Sentar e chorar?
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.551
Reações
20.440
Pontos
1.094
E pelo visto, o Zen 2 tá com jeito de ser um impacto maior ainda do que foi o Zen 1.

O Zen 1 chegou arrebentado no multithread, mas ainda perdia no single, e a Intel conseguiu tirar a maior parte da diferença no multi aumentando a contagem de cores de 4 pra 6.

Agora o Zen 2 está ao que parece vai chegar pelo menos tão rápido no single como a Intel, se não melhor; e vai atropelar completamente no multi. A Intel vai fazer o quê? Sentar e chorar?


É oq eu disse no meu comentário acima. O máximo q ela pode fazer é aumentar a quantidade núcleos. Mas a q custo? Imagina o tdp e o calor q vai ser,se com 8/16 já tem um tdp alto e temperaturas altas até com ótimos coolers.

A Intel já está no limite nos 14nm. Não dá pra concorrer mais. Era melhor esperar os 10nm e baixa o preço da 9 geração pra segurar o impacto do zen2.

Dessa vez a Intel pode perder em tudo pro Ryzen. E vai ser uma lástima se os preços da AMD forem melhores.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.175
Reações
175.479
Pontos
2.234
evidentemente o Ryzen 9 com 16/32 vai ser melhor que os atuais Threadripper. E o Ryzen 7 de 12/24, deverá ser bem similar (em multithread). Se não empatar, vai chegar perto, devido ao clock mais alto e melhorias no IPC.

Não fará o menor sentido comprar Threadripper, se ele for superior apenas ao Ryzen 5.

O problema todo é que provavelmente quem apostou no TR4 não vai ficar muito feliz com isso.
Claro que a AMD pode mitigar o problema lançando os processadores os "Ryzen 9" AM4 e TR4...
 

Bruno Fraga Benetti

Bam-bam-bam
Mensagens
497
Reações
402
Pontos
248
Gente, to com um problema. Tenho um r7 2700x com uma mobo gigabyte ab350m gaming 3.
Minha frequencia fica em 3900 all cores, mas percebi que o vrm vai subindo as temps devagar até 70°C. Nesse tempo, a frequencia vai diminuindo para a casa dos 3700, e percebo o fps diminuir dps de alguns minutos jogando. Não passa de 71 graus, isso jogando um jogo pesadinho que utiliza todos os cores (hunt showdown) sobra gpu por enquanto (estou em 1080p 144hz)
Tenho uma gtx 1080 ti e 16gb ram ddr4 dual c. 3000mhz 15 15 15 34
Fonte 750w 80+ gold modular de uma marca boa, que agora me esqueci qual.

Planejo pegar uma mobo x570 quando sair, para resolver este problema e me preparar para pegar um zen 2+ ou zen 3 cheio de cores quando for a hora certa.

Será que uma fan direcionada aos VRM resolveria meu problema? Amanhã consigo gravar e mostrar exatamente o que e como acontece (agora estou na mulher)

Alguma solução ou idéias para resolver? Opiniões serão bem vindas. Quem sabe não precisarei pegar mobo ainda ( até melhor, ja que preço de launch é um pouco pior)

Edit: devo aumentar o vcore e ajustar um OC ate ficar em uns 77 ou 78 graus o vrm estável sem crash in game?
Enviado de meu SM-G900M usando o Tapatalk
 
Ultima Edição:

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.175
Reações
175.479
Pontos
2.234
Gente, to com um problema. Tenho um r7 2700x com uma mobo gigabyte ab350m gaming 3.
Minha frequencia fica em 3900 all cores, mas percebi que o vrm vai subindo as temps devagar até 70°C. Nesse tempo, a frequencia vai diminuindo para a casa dos 3700, e percebo o fps diminuir dps de alguns minutos jogando. Não passa de 71 graus, isso jogando um jogo pesadinho que utiliza todos os cores (hunt showdown) sobra gpu por enquanto (estou em 1080p 144hz)
Tenho uma gtx 1080 ti e 16gb ram ddr4 dual c. 3000mhz 15 15 15 34
Fonte 750w 80+ gold modular de uma marca boa, que agora me esqueci qual.

Planejo pegar uma mobo x570 quando sair, para resolver este problema e me preparar para pegar um zen 2+ ou zen 3 cheio de cores quando for a hora certa.

Será que uma fan direcionada aos VRM resolveria meu problema? Amanhã consigo gravar e mostrar exatamente o que e como acontece (agora estou na mulher)

Alguma solução ou idéias para resolver? Opiniões serão bem vindas. Quem sabe não precisarei pegar mobo ainda ( até melhor, ja que preço de launch é um pouco pior)

Edit: devo aumentar o vcore e ajustar um OC ate ficar em uns 77 ou 78 graus o vrm estável sem crash in game?
Enviado de meu SM-G900M usando o Tapatalk

Não tô vendo nada demais aí, sinceramente. Essa CPU é clocada em 3.7Ghz com turbo de 4.3, ma só vai pro turbo se for necessário. O VRM também me parece ok.
Claro que direcionar uma fan pro VRM sempre ajuda e é inclusive recomendado quando você tem uma CPU que tenha de seis núcleos em diante. Também é bom ver se a ventilação do gabinete tá ok.
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.190
Reações
11.849
Pontos
503
Se alguma dessas apus zen 2 chegarem com 6 núcleos até que não é bad deal.

Eu estava mirando algo com 3.6ghz e 6 núcleos. Agora o melhor nesse range pra mim é o 2600.
 

robocrazy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.701
Reações
6.178
Pontos
704
Esse meu I5 overclockado tá segurando as coisas tão bem que é capaz de eu esperar o zen3. Qualquer coisa só faço upgrade quando de fato sair os novos consoles junto com uma nova geração de processadores :kpensa
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
 

robocrazy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.701
Reações
6.178
Pontos
704
conseguiu 4.5 ghz só no BLCK?

Eita porra, que placa mãe fez essa mágica?
72108

È essa mesmo da assinatura.

O único jogo(dos que tenho interesse) que tive problemas pra rodar em 60FPS(que pra mim é mais do que suficiente) foi o AC Origins e e Odssey, mas como estou acostumado a jogar em 30 FPS quebrados nos consoles, travar a 45 não é um mal negocio. Portanto, só me verei obrigado a trocar o processador quando cai para abaixo dos 30FPS ou quando a física ou I.A do jogo for comprometida por conta do processador , o que por enquanto parece ser uma realidade relativamente distante.

Claro, aparecendo uma boa promo troco sem pensar 2x, mas sem desespero...
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.011
Reações
23.078
Pontos
1.114
O problema todo é que provavelmente quem apostou no TR4 não vai ficar muito feliz com isso.
Claro que a AMD pode mitigar o problema lançando os processadores os "Ryzen 9" AM4 e TR4...

Não tem muito o que fazer, quem compra peça de PC sempre está no risco de ver no ano seguinte algo melhor, e se a AMD conseguir, vai ser um salto, o mercado mainstream não pode ficar emperrado porque o mercado entusiasta não quer ser superado. A AMD, no caso dos resultados da CES forem do i9 9900k vs 3600x e os preços dos vazamentos forem reais, tera o momento de causar um overkill na Intel.

O que eu vejo que pode acontecer, é algo como os Ryzen 12 e 16 cores terem 20% a menos de potência comparado as versões TR4, e provavelmente rolaria corte de preços no anuncio, enquanto o 2970 ficaria por uns 900-1000 trumps e 2990WX por uns 1200, talvez até mesmo o anuncio da Gen 3 com opções de 48 e 64 cores.
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434
Galeres, poderiam me dar uma ajuda com over? To com um 1600 (não x) aqui numa mobo b350, minhas noções de over são bem básicas, faz desde a gen 4 da intel que não mecho com isso (ainda foi em um PC de um amigo). Entrei na mobo e setei o multiplicador pra 38, pra começar. Não estressei a CPU, mas no uso está bem normal. Se eu for tentar chegar nos 4.0, quanto me recomendam de v-core? Essa CPU costuma ir até quanto, com segurança, com o cooler stock?

Segue foto do CPU-Z:
jv8o1LC.png

No meu 1600X consigo 4ghz com 1.39-1.40V, mas precisa de cooler bom pra segurar, stock pode parar nos 3.8 mesmo e olhe lá que acima disso vai fritar. Vou te falar por experiência pessoal que nem tem tanta diferença entre 3.8 e 4ghz, o que mais influencia mesmo é memória
 

Phoenix Eagle

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.082
Reações
9.433
Pontos
1.454

È essa mesmo da assinatura.

O único jogo(dos que tenho interesse) que tive problemas pra rodar em 60FPS(que pra mim é mais do que suficiente) foi o AC Origins e e Odssey, mas como estou acostumado a jogar em 30 FPS quebrados nos consoles, travar a 45 não é um mal negocio. Portanto, só me verei obrigado a trocar o processador quando cai para abaixo dos 30FPS ou quando a física ou I.A do jogo for comprometida por conta do processador , o que por enquanto parece ser uma realidade relativamente distante.

Claro, aparecendo uma boa promo troco sem pensar 2x, mas sem desespero...
100ºC no Core não dá chabu não?

Li, não sei onde, que o recomendável seria estourando 85ºC
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434

È essa mesmo da assinatura.

O único jogo(dos que tenho interesse) que tive problemas pra rodar em 60FPS(que pra mim é mais do que suficiente) foi o AC Origins e e Odssey, mas como estou acostumado a jogar em 30 FPS quebrados nos consoles, travar a 45 não é um mal negocio. Portanto, só me verei obrigado a trocar o processador quando cai para abaixo dos 30FPS ou quando a física ou I.A do jogo for comprometida por conta do processador , o que por enquanto parece ser uma realidade relativamente distante.

Claro, aparecendo uma boa promo troco sem pensar 2x, mas sem desespero...
Rapaz, coloca um cooler melhorzinho, tá quente PRA c***lho, mas é um feito animal, clock alto pra cacete pra BCLK
 

robocrazy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.701
Reações
6.178
Pontos
704
100ºC no Core não dá chabu não?

Li, não sei onde, que o recomendável seria estourando 85ºC
Rapaz, coloca um cooler melhorzinho, tá quente PRA c***lho, mas é um feito animal, clock alto pra cacete pra BCLK
Isso é um bug! se vcs repararem logo acima, verão que na verdade a temperatura é de 49 e não 100°c lol Quando estou jogando em dia quente aqui chega no maximo a 72°c.

Eu consegui subir esse processador até 4.63ghz, mas tive de jogar o vcore no 1.5 para manter estável, aí preferir deixar no 4.5ghz mesmo, n vale a pena o risco pra tão pouco ganho de desempenho, sem falar que a vrm estava fritando quando colocado nessa frenquencia.
 
Ultima Edição:

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.042
Reações
25.722
Pontos
1.484


amostra de engenharia do Ryzen 9 com placa X570, mostrando de fato os 16c /32 T; porém com clocks mais baixo que os do leak anterior, no caso 4.2 ghz de turbo. Mas é uma amostra de engenharia ainda, então isso não será necessariamente o clock oficial.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.042
Reações
25.722
Pontos
1.484
este suposto aumento de IPC que ninguém sabe ainda de quanto vai ser.

Estou na dúvida se isso seria devido de fato as mudanças da arquitetura, ou a uma redução da latência.

O maior problema do Zen 1 está na latência. Isso faz com que nos jogos, mesmo rodando no mesmo clock, ele perca para Intel. O povo meio que confunde isso com IPC mais baixo em jogos, o problema é que no cinebench, esse IPC mais baixo não existe, é exatamente o mesmo, e isso acontece justamente porque o cinebench não depende quase nada de latência de RAM. Ele funciona praticamente apenas na base do cache da CPU.

Ou seja, se a latencia do Zen 1 fosse tão boa como o da Intel, o IPC em jogos seria provavelmente o mesmo. Então esse aumento que estão falando de até 15% de IPC poderia ser devido na verdade à uma melhora da latencia, ou uma combinação de melhora de IPC + latência, não apenas IPC sozinho.
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.227
Reações
12.875
Pontos
503
este suposto aumento de IPC que ninguém sabe ainda de quanto vai ser.

Estou na dúvida se isso seria devido de fato as mudanças da arquitetura, ou a uma redução da latência.

O maior problema do Zen 1 está na latência. Isso faz com que nos jogos, mesmo rodando no mesmo clock, ele perca para Intel. O povo meio que confunde isso com IPC mais baixo em jogos, o problema é que no cinebench, esse IPC mais baixo não existe, é exatamente o mesmo, e isso acontece justamente porque o cinebench não depende quase nada de latência de RAM. Ele funciona praticamente apenas na base do cache da CPU.

Ou seja, se a latencia do Zen 1 fosse tão boa como o da Intel, o IPC em jogos seria provavelmente o mesmo. Então esse aumento que estão falando de até 15% de IPC poderia ser devido na verdade à uma melhora da latencia, ou uma combinação de melhora de IPC + latência, não apenas IPC sozinho.
Eu tava lendo agora,apesar do site se chamar leak,alguma coisa dá pra levar em consideração
https://www.leak.pt/amd-ryzen-3000-zen-2-e-uma-besta-do-oc-de-memoria-ddr4-5000/
Se isso for verdade....
caraho:lolwtf
 

ChaosRaptor

Bam-bam-bam
Mensagens
3.997
Reações
13.376
Pontos
453
so sei que as Minha TridentZ 3200 Cl14 chegou quinta, e a minha x2600 segunda, e a minha Asrock b450M Pro4 tbm

so falta uma SSD m2 que seja boa e acessivel
 
Topo Fundo