O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial VestibulandOS 2024 - DICAS, ASSUNTOS, APOSTILAS, LIVROS, PROVAS, DÚVIDAS E ETC.

jajejijoju

Bam-bam-bam
Mensagens
1.773
Reações
4.580
Pontos
453
Pra mim ta boa, não esquente muito a cabeça
Se ponha no lugar do corretor do ENEM: Você lê 50 redações horríveis ai aparece uma parecida com a tua. O cara vai te dar uma nota boa.
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Não é que eu não tenha gostado, é um texto acima da média. Mas no cursinho nós somos moídos pra fazer uma auto-crítica pesada na redação :klolz:

No primeiro tópico você abre com a afirmação que existe uma visão deturpada sobre o bullying, só que na frase seguinte você puxa a Hannah Arendt pra falar em banalização do mal e termina com uma afirmação que é praticamente um pedaço de uma proposta de intervenção (O que dá pra fazer, mas fica jogado ao vento se não retomar na conclusão de fato). Como você não explica a afirmação o tópico frasal desmorona.

O segundo tópico que ficou mais redondo dentro da proposta (Você afirma o uso do ambiente virtual e usa o exemplo do filme e faz uma conexão causal entre a referência e a afirmação).

Eu só cuidaria, tanto no primeiro quanto no segundo parágrafo, em melhorar a coesão se for chamar uma referência. Jogar a referência direto, sem nem ao menos usar um recurso coesivo faz perder nota duplamente. (Competência 3 e 4)

E isso não é uma crítica é mais uma dica, mas o ENEM exige apenas uma proposta de intervenção (com detalhamento, agente, meio e consequência específica). Se você colocar múltiplas propostas e alguma delas não estiver detalhada você pode perder nota.
 

Lulukalia

Bam-bam-bam
Mensagens
2.450
Reações
6.596
Pontos
303
@Lulukalia
@Baneman
@Meemers
E como é o primeiro ano na faculdade de Medicina? As matérias parecem ser um pouco mais leves, o primeiro ano é mais "leve" (em questão de carga horária e dificuldade das matérias) ou o aluno de med se f@de os 6 anos seguidos?
Primeiro ano é o mais tranquilo de matéria e tudo mais. Mas tem muita coisa básica e chata que vocÊ fica "pra que eu preciso disso pra saber medicina?", basicamente.
Segundo ano vou um horror pra mim, pq os professores começaram a socar matéria no cu da gente sem dó nenhum. No terceiro começam a vir matérias mais legais, é bem cheio, mas melhor. Agora no quarto eu tô sofrendo com professor cuzão, mas finalmente eu percebi que é isso que eu quero afzer mesmo, estou realmente gostando.

Carai
Minha formatura saiu 10k foram 2 dias de festa muito boas, não faltou nada, todas as bebidas imagináveis, todas as comidas muito boas, decoração boa

17k??

Porém, concordo com sua opção de sair na dívida do medcurso, compensa bem mais, é muito bom mesmo
São 3 dias acho, tem colação, missa, baile, festa, sei lá. MAs não pago não, prefiro fazer dívida com medcurso mesmo.

Pra mim foi bem de boa, o que assusta é só o conteúdo. O que eu estudava no mês no cursinho tinha que ler numa semana pra faculdade com um tempo reduzido, no começo parecia que não ia dar conta mas aos poucos fui pegando o jeito e percebi que é bem fácil e é uma macetação sem fim.

Agora o currículo mudou e parece estar bem mais sensato, tiraram uma boa parte da carga horária de matérias que não pareciam ter sentido, acho que tá mais sussa.

O que pega a galera geralmente é a maturidade - pessoal não tem maturidade pra nova vida cheia de liberdade que tá tendo e acaba desandando nos estudos, mas por experiência própria digo que dá pra fazer tudo o que você quiser com organização.
Pessoalmente eu acho muito difícil conseguir equilibrar os estudos, não acumular matéria, etc. Se parar pra pensar que eu tenho umas 5 aulas por dia (de 2h cada), e só consigo estudar +/- 1 matéria por dia, acaba atrasando e eu acabo me enrolando muito. Mas ao mesmo tempo, com o tanto que eu estudo eu consigo passar na grande maioria das matérias sem problemas.
 

Polla el niño

Bam-bam-bam
Mensagens
1.655
Reações
2.137
Pontos
353
Galera, a essa altura do campeonato é melhor focar em estudar as matérias que mais caem no Enem ou estudar de forma linear (por exemplo, em física começar por mecânica, depois ir pra ondulatória, e etc.)?
 

OliveiraHardM

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
802
Reações
468
Pontos
504
Não é que eu não tenha gostado, é um texto acima da média. Mas no cursinho nós somos moídos pra fazer uma auto-crítica pesada na redação :klolz:

No primeiro tópico você abre com a afirmação que existe uma visão deturpada sobre o bullying, só que na frase seguinte você puxa a Hannah Arendt pra falar em banalização do mal e termina com uma afirmação que é praticamente um pedaço de uma proposta de intervenção (O que dá pra fazer, mas fica jogado ao vento se não retomar na conclusão de fato). Como você não explica a afirmação o tópico frasal desmorona.

O segundo tópico que ficou mais redondo dentro da proposta (Você afirma o uso do ambiente virtual e usa o exemplo do filme e faz uma conexão causal entre a referência e a afirmação).

Eu só cuidaria, tanto no primeiro quanto no segundo parágrafo, em melhorar a coesão se for chamar uma referência. Jogar a referência direto, sem nem ao menos usar um recurso coesivo faz perder nota duplamente. (Competência 3 e 4)

E isso não é uma crítica é mais uma dica, mas o ENEM exige apenas uma proposta de intervenção (com detalhamento, agente, meio e consequência específica). Se você colocar múltiplas propostas e alguma delas não estiver detalhada você pode perder nota.
Muito obrigado pelas dicas, vou tentar melhorar nas próximas. O ponto negativo de estudar sozinho é a redação, é complicado você mesmo analisar seu texto. Mais uma coisa, no desenvolvimento, pode parecer óbvio, mas a contextualização da referência tem que explicar/confirmar o tópico frasal, certo? Esse "esqueleto" de redação foi um que eu testei, geralmente faço com 4 períodos, sendo o último pra fechar o parágrafo e reafirmar o tópico frasal.

Enviado de meu Mi A2 Lite usando o Tapatalk
 
Ultima Edição:

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Galera, a essa altura do campeonato é melhor focar em estudar as matérias que mais caem no Enem ou estudar de forma linear (por exemplo, em física começar por mecânica, depois ir pra ondulatória, e etc.)?

Cara, como teu foco é MED, o jeito é estudar tudo mesmo. Humanas até pode estudar por este método dos que mais caem, pois é extensa pra caramba (e muita coisa nem cai), mas naturezas o buraco é mais lá embaixo... Como vc ainda tá no ensino médio, indico a estudar tudo direitinho e na ordem, pois se não passar este ano, ano que vem você consegue.

Digo isso pq anos anteriores fiz isso: estudar o que mais cai. E acabei me fodendo em naturezas e matemática. Humanas até rolou uns acertos legais.
 


Polla el niño

Bam-bam-bam
Mensagens
1.655
Reações
2.137
Pontos
353
mas naturezas o buraco é mais lá embaixo...
Quais são as matérias pra começar? Parece que o TRI valoriza mais as questões fáceis, mas em CN tudo é difícil pra mim (o estranho é que eu sou bom em matemática e péssimo em Física kkkk). Então nem da pra usar a manha de fazer as questões fáceis primeiro e deixar as difíceis pra mais tarde
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Muito obrigado pelas dicas, vou tentar melhorar nas próximas. O ponto negativo de estudar sozinho é a redação, é complicado você mesmo analisar seu texto. Mais uma coisa, no desenvolvimento, pode parecer óbvio, mas a contextualização da referência tem que explicar/confirmar o tópico frasal, certo? Esse "esqueleto" de redação foi um que eu testei, geralmente faço com 4 períodos, sendo o último pra fechar o parágrafo e reafirmar o tópico frasal.

Enviado de meu Mi A2 Lite usando o Tapatalk
O tópico frasal precisa ser autocontido, basicamente você faz uma afirmação e tudo depois dela precisa ser uma confirmação/justificativa/explicação/consequência da afirmação. Eu falei que não gosto muito desse estilo porque você não precisa contextualizar na sua argumentação, contextualização é na introdução e depois você precisa retomar a sua contextualização mas amarrando ela na sua argumentação e conclusão. O que você pode fazer na argumentação é um apelo à autoridade (Citação/referência/informação de outra pessoa pra dar peso a sua afirmação).

Existem vários tipos de tópicos frasais e até dá pra usar uma contextualização como argumento, mas geralmente o ideal é ser um fato (Por exemplo você faz uma afirmação que armas são ruins e menciona/cita um fato cotidiano mostrando que armas são ruins, ou alguém falando sobre algum fato atual).

O esqueleto do texto está bom, você até retomou a contextualização da introdução no final. Eu acho que se você mudasse pelo menos a citação do primeiro parágrafo e colocasse mais recurso coesivo já seria um texto excelente.

Mas enfim, isso são apenas opiniões hahaha. Tenha em mente eu tirei um monte de nota ruim na redação do ENEM, ano passado que veio boa por algum milagre.
 

OliveiraHardM

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
802
Reações
468
Pontos
504
O tópico frasal precisa ser autocontido, basicamente você faz uma afirmação e tudo depois dela precisa ser uma confirmação/justificativa/explicação/consequência da afirmação. Eu falei que não gosto muito desse estilo porque você não precisa contextualizar na sua argumentação, contextualização é na introdução e depois você precisa retomar a sua contextualização mas amarrando ela na sua argumentação e conclusão. O que você pode fazer na argumentação é um apelo à autoridade (Citação/referência/informação de outra pessoa pra dar peso a sua afirmação).

Existem vários tipos de tópicos frasais e até dá pra usar uma contextualização como argumento, mas geralmente o ideal é ser um fato (Por exemplo você faz uma afirmação que armas são ruins e menciona/cita um fato cotidiano mostrando que armas são ruins, ou alguém falando sobre algum fato atual).

O esqueleto do texto está bom, você até retomou a contextualização da introdução no final. Eu acho que se você mudasse pelo menos a citação do primeiro parágrafo e colocasse mais recurso coesivo já seria um texto excelente.

Mas enfim, isso são apenas opiniões hahaha. Tenha em mente eu tirei um monte de nota ruim na redação do ENEM, ano passado que veio boa por algum milagre.
Que isso, só tenho a agradecer pelos comentários e dicas. É igual eu falei, quando você mesmo analisa seu próprio texto, fica difícil ver erros e pontos que podem melhorar. Um olhar externo ajuda demais. Nem sei como tirei nota boa no Enem ano passado, nesse 1,5 ano de cursinho, acho que não tirei mais de 900 nem em 10-15 redações. Infelizmente pra gente que quer medicina, não tem jeito, o 900, no mínimo, é obrigatório.

Enviado de meu Mi A2 Lite usando o Tapatalk
 

Polla el niño

Bam-bam-bam
Mensagens
1.655
Reações
2.137
Pontos
353
O tópico frasal precisa ser autocontido, basicamente você faz uma afirmação e tudo depois dela precisa ser uma confirmação/justificativa/explicação/consequência da afirmação. Eu falei que não gosto muito desse estilo porque você não precisa contextualizar na sua argumentação, contextualização é na introdução e depois você precisa retomar a sua contextualização mas amarrando ela na sua argumentação e conclusão. O que você pode fazer na argumentação é um apelo à autoridade (Citação/referência/informação de outra pessoa pra dar peso a sua afirmação).

Existem vários tipos de tópicos frasais e até dá pra usar uma contextualização como argumento, mas geralmente o ideal é ser um fato (Por exemplo você faz uma afirmação que armas são ruins e menciona/cita um fato cotidiano mostrando que armas são ruins, ou alguém falando sobre algum fato atual).

O esqueleto do texto está bom, você até retomou a contextualização da introdução no final. Eu acho que se você mudasse pelo menos a citação do primeiro parágrafo e colocasse mais recurso coesivo já seria um texto excelente.

Mas enfim, isso são apenas opiniões hahaha. Tenha em mente eu tirei um monte de nota ruim na redação do ENEM, ano passado que veio boa por algum milagre.
Depois de ler esse texto dou graças à Deus por a UFOP ter peso 1 (de 9 pesos) na redação.
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Quais são as matérias pra começar? Parece que o TRI valoriza mais as questões fáceis, mas em CN tudo é difícil pra mim (o estranho é que eu sou bom em matemática e péssimo em Física kkkk). Então nem da pra usar a manha de fazer as questões fáceis primeiro e deixar as difíceis pra mais tarde
Pega os livros de ensino médio e comece do inicio. Estou me dando bem assim. Física e Química só entra se pegar a base.
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Tenho tópicos de física vol 1 e química geral do Feltre aqui em casa. Mas me dou bem melhor por vídeo aula
EU estou usando o Feltre também! Recomendo muito. Então, sobre video aula, acho bacana usar como uma fonte de revisão ou tira dúvidas. Os livros possuem didáticas e todas as informações necessárias. Além de questões a cada assunto.
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Eu uso Feltre aqui também, de reserva (Pra quando preciso de algo que não tem no Poliedro).

Sempre recomendo o material do Poliedro mas não é nem tanto pelo conteúdo, é que tem uma caralhada de exercícios mesmo.

Se estiver tanto em dúvida de onde começar eu recomendo dar uma olhada no Vestgeek, lá tem cronogramas de estudo pra vários materiais e eles seguem uma lógica didática. Não precisa nem se incomodar tanto com o cronograma em si (No sentido de tempo), só ir seguindo a ordem dos conteúdos já é uma boa referência.
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
Tenho tópicos de física vol 1 e química geral do Feltre aqui em casa. Mas me dou bem melhor por vídeo aula

Os livros de química são bons. Eu recomendo mesmo.

Não tem saída, para as matérias como Química, Biologia, Física e Matemática a gente tem que estudar tudo mesmo. Já para história e geografia já dá para pular algumas partes (e torcer para cair só o que estudamos). Geografia o que é certeza de cair é a parte dos tipos de solos, clima e vegetação. Tente estudar muito essa parte, mas sem ignorar o resto.

E sem esquecer de praticar muito interpretação de texto, pois com a prática a gente ganha mais tempo.

Eu estudo na ordem do sumário, acho melhor.
 

Polla el niño

Bam-bam-bam
Mensagens
1.655
Reações
2.137
Pontos
353
Eu uso Feltre aqui também, de reserva (Pra quando preciso de algo que não tem no Poliedro).

Sempre recomendo o material do Poliedro mas não é nem tanto pelo conteúdo, é que tem uma caralhada de exercícios mesmo.

Se estiver tanto em dúvida de onde começar eu recomendo dar uma olhada no Vestgeek, lá tem cronogramas de estudo pra vários materiais e eles seguem uma lógica didática. Não precisa nem se incomodar tanto com o cronograma em si (No sentido de tempo), só ir seguindo a ordem dos conteúdos já é uma boa referência.
Paga quanto de mensalidade?
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Paga quanto de mensalidade?
Meu cursinho é caro bagarai, é 24k por ano (É 1800 de mensalidade mais o material). Isso o curso específico pra medicina, o Extensivo lá é uns 15k+material por ano.

Eu só faço porque eu tenho bolsa de 95% pelo desempenho do ano passado no vestibular que eu (não)passei raspando. Infelizmente eu não tenho um carro popular por ano pra investir. =/

 

Polla el niño

Bam-bam-bam
Mensagens
1.655
Reações
2.137
Pontos
353
@Lulukalia como vc vai assinar o medcurso e só pagar depois de formada? Existe algum empréstimo estudantil para quem faz medicina? Ou no medcurso existe a opção de pagar só depois de ser formar?
 

Baneman

Discípulo de São Jorge
VIP
Mensagens
16.599
Reações
30.337
Pontos
1.253
Medcurso dá essa opção, até onde sei. Mas acho meio roubada, o mesmo vale pro Fies.
@Lulukalia como vc vai assinar o medcurso e só pagar depois de formada? Existe algum empréstimo estudantil para quem faz medicina? Ou no medcurso existe a opção de pagar só depois de ser formar?

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
O foda é estudar uma porrada de matéria em física pra resolver míseras 15 questões na prova de CN no Enem

Pior que tudo que a gente estuda cai, pois tem questões que abordam dois ou três conteúdos simultâneos. É bem comum isso.

O ruim, como você disse, é que são poucas questões e por isso os assuntos são bem concentrados.
 
Ultima Edição:

Polla el niño

Bam-bam-bam
Mensagens
1.655
Reações
2.137
Pontos
353
Pior que tudo que a gente estuda cai, pois tem questões que abordam dois ou três conteúdos simultâneos. É bem comum isso.

O ruim, como você disse, é que são poucas questões e por isso os assuntos são bem concentrados.
É a unica saída, é tenso. Huahsuas. Mas no Enem as questões sempre tem mais de um conteúdo. As vezes acaba caindo tudo e a gente não percebe.
Mas a pergunta que não quer calar : É difícil tirar 700+ na prova? Quantos acertos em média pra conseguir essa proeza?
 

Polla el niño

Bam-bam-bam
Mensagens
1.655
Reações
2.137
Pontos
353
Chuto que seja por causa da nota de linguagens, esse ano a nota foi bem valorizada. Antigamente 30 acertos não dava 620 direito, mas em 2019 30 acertos valia 650 ou mais.
Mas na ufop por exemplo: Eles tem peso 2 em Linguagens (de 9 pesos) E a nota de corte pra medicina cota L2 tava 741 (no segundo semestre tava 721!!!!) e esse ano a nota de corte foi 767. Subiu muito, e nem teve segunda chamada
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
Mesmo pra um cara que tem aversão a física e Química como eu?

Para tirar mais de 750 tem que acertar mais de 35 questões por área. Eu mesmo acertei uns 35 ~37 [nem lembro] em humanas e quase que não pego uns 720. É algo bem relativo, claro que se você acertar isso em ciências da natureza ou em matemática tu vai pegar mais de 780, isso no mínimo.

Com o tempo dá para pegar gosto nas materias, não tem para onde sair, o jeito é ir bem em tudo mesmo.

Mas no geral, você vai ter que acertar os 35 mesmo. Quanto mais, melhor.
 

Shikamaru Nara

Bam-bam-bam
Mensagens
4.234
Reações
10.797
Pontos
453
A inscrição do Enem esse ano tá diferente, a Nanda podia passar o gabarito logo hue. E, salvo engano, já saia o numero de inscrição na hora. Esse ano mudaram.
 
Ultima Edição:

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
A inscrição do Enem esse ano tá diferente, a Nanda podia passar o gabarito logo hue. E, salvo engano, já saia o numero de inscrição na hora. Esse ano mudaram.
Não curti. Tenho TOC e este novo layout me deixou confuso... não sei se estou realmente inscrito (apesar de aparecer um balao verde dizendo inscrição confirmada)

Mas se o TRI não for muito favorável? (o cara acertar muitas por chute)
Pode ocorrer, mas é raro. Os piores TRIs podem ocorrer pra quem acerta muito. Acertando 30 ~ 35 as chances são minimas. Mas acertando mais biologia, você terá uma vantagem maior.
 

Polla el niño

Bam-bam-bam
Mensagens
1.655
Reações
2.137
Pontos
353
Não curti. Tenho TOC e este novo layout me deixou confuso... não sei se estou realmente inscrito (apesar de aparecer um balao verde dizendo inscrição confirmada)
Vc tem toc msm?
Pode ocorrer, mas é raro. Os piores TRIs podem ocorrer pra quem acerta muito. Acertando 30 ~ 35 as chances são minimas. Mas acertando mais biologia, você terá uma vantagem maior.
A ordem de dificuldade é Biologia > Química > Física né?
 
Topo Fundo