O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial AMD Ryzen

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.042
Reações
25.722
Pontos
1.484


esse canal de tech é fantástico para fazer análises detalhadas de hardware.

Esse teste é específico para o IPC, todas as CPU em 4 ghz.

Vejam que em aplicativos, o Ryzen 2 já se equiparou com a Intel no IPC. Mesmo clock = mesmo desempenho.
Mas ainda perde em jogos por uns 10%. Provavelmente devido a latência de memória mesmo.

Isso, junto com os clocks mais altos, é que fazem a Intel ainda colocar uma diferença significativa em jogos. Se o Zen 2 corrigir os 2 problemas, com latências e clock similares à Intel, já era a soberania dela em relação a jogos.

Outra coisa interessante é ver que o SMT da AMD é mais eficiente que o da Intel. Olhem o cinebench. Apesar do single core da AMD ser um pouco inferior ao da Intel, o multi core dela é superior, com ambos os chips de 6 cores (i7 8700k vs ryzen 5 2600x).

Ou seja, a maior eficiência do HT da AMD conseguiu compensar o single score mais baixo, e ainda colocar uma vantagem em cima.

Pelas minhas contas aqui, enquanto o HT da Intel dá uns 30% a mais de performance, o da AMD dá uns 40%.
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Sobre melhoria na latência, parece que terá mudanças na forma como o controlador de memória e IF trabalham, mas parece que esse novo "modo" é mais coisa para a nova série de chipsets do seguimento top. Então se você não comprou a placa mais cara terá que comprar outra para aproveitar.
 

VTR360

Bam-bam-bam
Mensagens
53
Reações
55
Pontos
438
Tava pensando em fazer um up de ram para 16gb mas como na época que montei o pc as memórias estavam caras acabei indo com 2x4gb, minha mobo possui quatro slots mas li que o ryzen não lida muito bem com mais de dois pentes para fazer over na ram, consegui subir as minhas para 2933mhz pelo xmp e mudando a voltagem para 1.3v, será que vale a pena colocar um pente de 8gb e usar com três pentes? Procurei mas não cheguei a nenhuma conclusão que realmente mostrasse diferença, sei que usar 2x8 é melhor mas sairia mais barato comprar só um pente de ram.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.042
Reações
25.722
Pontos
1.484
Sobre melhoria na latência, parece que terá mudanças na forma como o controlador de memória e IF trabalham, mas parece que esse novo "modo" é mais coisa para a nova série de chipsets do seguimento top. Então se você não comprou a placa mais cara terá que comprar outra para aproveitar.

mesmo que o Ryzen fique top mesmo, eu provavelmente não vou trocar o 8600k, apenas por já estar muito satisfeito com ele mesmo.

Mas daqui a 2 anos, ou 1 ano e meio, imagino que devo trocar. Só que deverá ser para um Ryzen 4000 mesmo, que será o último desse soquete, e aproveito e já pego uma placa mãe com o melhor chipset mesmo (apesar de ser a ultima geração pra ela, mas sempre foi assim comigo, então whatever).
 

Bruno Fraga Benetti

Bam-bam-bam
Mensagens
497
Reações
402
Pontos
248
Tava pensando em fazer um up de ram para 16gb mas como na época que montei o pc as memórias estavam caras acabei indo com 2x4gb, minha mobo possui quatro slots mas li que o ryzen não lida muito bem com mais de dois pentes para fazer over na ram, consegui subir as minhas para 2933mhz pelo xmp e mudando a voltagem para 1.3v, será que vale a pena colocar um pente de 8gb e usar com três pentes? Procurei mas não cheguei a nenhuma conclusão que realmente mostrasse diferença, sei que usar 2x8 é melhor mas sairia mais barato comprar só um pente de ram.
8gb dual channel para 16gb dual channel tem diferença em pouquíssimos jogos, pesquise bem!

Enviado de meu SM-G900M usando o Tapatalk
 


Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Pelo menos 12 cores terá no lançamento, 16 cores deve ficar para mais tarde.
E pelo que pode se confirmar até agora Zen 2 terá melhoria insignificante em Integer, a melhoria virá em +20% Float.
Memória teve melhoras, mas não muita.
Agora depende só de Clocks.

mqfbyf4t33y21.jpg
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.171
Reações
175.477
Pontos
2.234
Pelo menos 12 cores terá no lançamento, 16 cores deve ficar para mais tarde.
E pelo que pode se confirmar até agora Zen 2 terá melhoria insignificante em Integer, a melhoria virá em +20% Float.
Memória teve melhoras, mas não muita.
Agora depende só de Clocks.

mqfbyf4t33y21.jpg

Float é justamente onde o Ryzen ainda deixa um pouco a desejar...20% é uma melhoria muito razoável.
Eu vi um papo outro dia que o Ryzen 2 vai ser um monstro no over de memória e que até DDR4-5000 tá alcançando sem problemas.
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Float é justamente onde o Ryzen ainda deixa um pouco a desejar...20% é uma melhoria muito razoável.
Eu vi um papo outro dia que o Ryzen 2 vai ser um monstro no over de memória e que até DDR4-5000 tá alcançando sem problemas.

Nas novas mobos x570 ou pegaria nas atuais B450 (sonho meu)?
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.171
Reações
175.477
Pontos
2.234
Nas novas mobos x570 ou pegaria nas atuais B450 (sonho meu)?

Então, o controlador de memória do Ryzen é no processador, então em tese o chipset não seria um obstáculo.
Mas eles podem impor limites na bios do chipset, até porque eles precisam de selling points pro chipset mais novo e mais caro.
 

Pokémon Master

Losing like a PRO!
VIP
Mensagens
10.768
Reações
26.492
Pontos
1.003
Preciso de ajuda!

Fiquei muito tempo fora da True Master Race,
Tenho Memorias 2X HyperX Fury 2400 CL15 HX424C15FB2/8, e estão rodando a 2933.

Minha placa mãe é a X370 Taichi - https://www.asrock.com/MB/AMD/X370 Taichi/index.asp#MemoryPR

Queria ajuda de vocês para fazer upgrade da memória, para um possível R7 3700.

Quais memórias eu coloco para maior desempenho aqui? Qual compensa mais?

A lista de memórias vão ser atualizadas com a atualização da Bios da MB?

Obrigado.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.042
Reações
25.722
Pontos
1.484
Preciso de ajuda!

Fiquei muito tempo fora da True Master Race,
Tenho Memorias 2X HyperX Fury 2400 CL15 HX424C15FB2/8, e estão rodando a 2933.

Minha placa mãe é a X370 Taichi - https://www.asrock.com/MB/AMD/X370 Taichi/index.asp#MemoryPR

Queria ajuda de vocês para fazer upgrade da memória, para um possível R7 3700.

Quais memórias eu coloco para maior desempenho aqui? Qual compensa mais?

A lista de memórias vão ser atualizadas com a atualização da Bios da MB?

Obrigado.

Olhe pelo preço. 3200 MHz se a diferença de preço não for muito grande em relação as outras

Aí você faz um over extra nelas para pegar 3400, ou se possível 3600 MHz.
 

Lord Rato

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.516
Reações
2.682
Pontos
764
Comprei o R7 2700 da Pichau e 16gb de memória DRR4 3000. Não to conseguindo fazer subir acima de 4.00 Ghz não, chega em 4 Ghz com 1.34v mas depois não sobe, nem chegando a 1.45v fica estável 4.1 Ghz. As memórias subiram tranquilo para 3200mhz. Vale a pena fazer o update da Bios só para testar se tem algum ganho?
 

marciofz

Bam-bam-bam
Mensagens
1.852
Reações
9.090
Pontos
303
Já tem uma estimativa de preço desses novos processadores?
Dependendo já vou passar pra frente meu i7 4790...
4 cores 8 threads vai virar peça de museu...

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.227
Reações
12.875
Pontos
503
Comprei o R7 2700 da Pichau e 16gb de memória DRR4 3000. Não to conseguindo fazer subir acima de 4.00 Ghz não, chega em 4 Ghz com 1.34v mas depois não sobe, nem chegando a 1.45v fica estável 4.1 Ghz. As memórias subiram tranquilo para 3200mhz. Vale a pena fazer o update da Bios só para testar se tem algum ganho?
Que placa mãe é?
As vzs é por causa dos vrms que não sobe nem a pau.Aqui consigo 4.2 mas minha mobo tem vrms bons até,não decentes,mas dá pro gasto
 

Lord Rato

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.516
Reações
2.682
Pontos
764
Que placa mãe é?
As vzs é por causa dos vrms que não sobe nem a pau.Aqui consigo 4.2 mas minha mobo tem vrms bons até,não decentes,mas dá pro gasto
Asrock B450 pro 4. Eu monitorei as temperaturas dos VRMs, não chegaram a esquentar.
 

Lord Rato

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.516
Reações
2.682
Pontos
764
Seguindo essa tabela,de jeito algum vai ficar estável,infelizmente...



Mas segundo essa tabela não deveria sequer chegar a 4.0Ghz. Eu li alguns reviews dessa mobo e em um deles conseguiram 4.2Ghz em um 2700X a 1.42v.

Fiz update da Bios para V1.8 e chegou tranquilo em 4.05Ghz com 1.4v, infelizmente em 4.1Ghz não chegou. É frescura isso, por que eu geralmente não vou usar a CPU tanto assim com uma GTX 970, mas enfim, talvez eu faça upgrade para a versão mais recente da Bios só para testar.
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.227
Reações
12.875
Pontos
503
Mas segundo essa tabela não deveria sequer chegar a 4.0Ghz. Eu li alguns reviews dessa mobo e em um deles conseguiram 4.2Ghz em um 2700X a 1.42v.

Fiz update da Bios para V1.8 e chegou tranquilo em 4.05Ghz com 1.4v, infelizmente em 4.1Ghz não chegou. É frescura isso, por que eu geralmente não vou usar a CPU desse jeito, mas enfim, talvez eu fazer upgrade para a versão mais recente da Bios.
Pode chegar,mas acredite,vai estar degradando os componentes,e é um vcore alto.Pra ter uma noção,consigo 4.2ghz a 1.35v.E é o que a AMD recomenda no máximo,mais que isso é loucura.

6mmsWzS.png
 

Lord Rato

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.516
Reações
2.682
Pontos
764
Pode chegar,mas acredite,vai estar degradando os componentes,e é um vcore alto.Pra ter uma noção,consigo 4.2ghz a 1.35v.E é o que a AMD recomenda no máximo,mais que isso é loucura.

6mmsWzS.png
Eu li vários reviews e cada um falava algo diferente. Parei para procurar melhor agora e este post é bastante interessante quanto a degradação:



Segundo ele, que testou 4 R7 2700X por 6 meses com diferentes voltagens apenas 1,375V não apresentou degradação (foi a menor voltagem que ele setou).

Tem que ver que ele usou uma mobo da GA que segundo o Gamers Nexus neste vídeo abaixo sempre puxa para cima a voltagem (não sei quanto a Asrock):

 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.227
Reações
12.875
Pontos
503
Eu li vários reviews e cada um falava algo diferente. Parei para procurar melhor agora e este post é bastante interessante quanto a degradação:



Segundo ele, que testou 4 R7 2700X por 6 meses com diferentes voltagens apenas 1,375V não apresentou degradação (foi a menor voltagem que ele setou).

Tem que ver que ele usou uma mobo da GA que segundo o Gamers Nexus neste vídeo abaixo sempre puxa para cima a voltagem (não sei quanto a Asrock):


Bom,estou seguindo só o que a fabricante recomenda,obviamente que dá pra ir além,mas vou cuidar do meu bichano.
essa tabela esta desinformada pra c***lho

a do reddit da AMD mostra a pro4 com update de BIOS como boa
Sim está.
Se refere a essa?
Reddit
Outra boa é essa
https://www.hardwareluxx.de/community/f12/pga-am4-mainboard-vrm-liste-1155146.html#x470
Está bem defasada tb,mas ambas servem pra consultas aprofundadas sobre.
Pode me passar o link dessa tabela/tópico?
Se inserir o link no fórum já aparece a tabela,então só tire o http da frente
Tabela
 

Pokémon Master

Losing like a PRO!
VIP
Mensagens
10.768
Reações
26.492
Pontos
1.003
Aqui meu R7 2700 roda 4.1Ghz a 1.27v. é prejudicial rodar com tão pouca voltagem assim mesmo estando estável?
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.847
Reações
3.913
Pontos
1.544
Bom tópico.

Tem estimativa da data de lançamento e preço do Ryzen 3 ?


Pelo menos 12 cores terá no lançamento, 16 cores deve ficar para mais tarde.
E pelo que pode se confirmar até agora Zen 2 terá melhoria insignificante em Integer, a melhoria virá em +20% Float.
Memória teve melhoras, mas não muita.
Agora depende só de Clocks.

mqfbyf4t33y21.jpg

Interessante. Só achei estranho o clock em stock ser maior do que em turbo...


Já tem uma estimativa de preço desses novos processadores?
Dependendo já vou passar pra frente meu i7 4790...
4 cores 8 threads vai virar peça de museu...

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk

Que exagero....
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Vish, só em julho em diante


Que m****!

Que pelo menos seja algo do tipo:

Ryzen 3000 em Julho (Toda a linha)
Navi em Agosto (Toda a linha)

Se ficar os dois pra Setembro, pnc da AMD!!!

:kgrr
 

Lord Rato

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.516
Reações
2.682
Pontos
764
Aqui meu R7 2700 roda 4.1Ghz a 1.27v. é prejudicial rodar com tão pouca voltagem assim mesmo estando estável?

Qual placa mãe você tem?
Desculpa a noobice. mas como assim? Tenho que setar uma voltagem maior por segurança?

Então, tem que testar, talvez seu chip seja bom o suficiente para rodar assim. Mas tem que ver, testa com Prime 95 uma noite inteira e vê se vai estar estável.
 
Topo Fundo