Oi Okhulto. Vou tentar ajudar com os procedimentos que já tinha passado para outro colega do Fórum. Talvez ajude você e quem mais possa interessar. Se não me engano eu já upei esses arquivos que tu solicitou. De uma olhada no link pra download no post inicial. Qualquer coisa chama ai no Inbox do forum.
Pra que você consiga referenciar melhor as dicas a seguir, sugiro que dê uma olhada nesse video e continua com o procedimento do texto:
Bom, toda as informações necessárias tem na documentação do emulador na página da libretro:
https://docs.libretro.com/library/px68k/
Antes, não podemos esquecer que o X68000 é um PC e não um console. Isso exige um pouco mais de paciência do usuário. O conceito é o mesmo de hoje em dia, onde os jogadores de PC precisam investir certo tempo, realizando configurações antes de poder sair jogando. Recomendo você ter um editor de textos mais avançado, como o notepad++.
1) ATUALIZE O CORE
Se já não o fez, baixe/atualize o Core e Database do PX68K. Obtenha previamente os arquivos de inicialização necessários:
\Retroarch\system\keropi\cgrom.dat
\Retroarch\system\keropi\iplrom.dat
Depois que você roda o emulador pela primeira vez, é criado na pasta keropi, um arquivo chamado
config e talvez outro com o nome sram.dat. Ignore este último. Feche o Retroarch.
2) EDITE O ARQUIVO CONFIG:
Abra o arquivo config informado acima e procure a linha de diretório de roms e complete com a informação de acordo ao que você tem aí na sua máquina, seguindo este exemplo:
StartDir=E:\Roms\Sharp X68000
Salve o arquivo e feche-o.
OBS: Essa configuração é o que vai lhe permitir acessar os discos de rom pelo menu de troca do próprio Sharp X68000 (botão L2). Por alguma razão, essa opção não está funcionando. Em emuladores standalone eu sei que funciona. Talvez tenha sido desabilitado ou é um bug de desenvolvimento. Não tenho certeza se podemos ignorar o passo 2, por conta desse cenário, mas na dúvida, eu preferi não desprezá-lo. Vale lembrar que pra você visualizar seus discos pelo menu original do Sharp, suas roms precisam estar descompactadas.
3) CRIE SUAS PLAYLISTS m3u
:
Creio que esta parte ficou clara no vídeo tutorial acima, então não vou entrar muito em detalhe. A única coisa diferente aí é que o autor do vídeo zipou os arquivos m3u junto com as roms, mas isso não funciona, pelo menos não funcionou comigo. Por isso, eu preferi deixar minhas roms apenas separados por pasta (sem compactação):
O nome que você dá pra as playlists m3u é indiferente. Mas pra elas funcionarem, o conteúdo delas precisam bater com os arquivos de rom, como na imagem abaixo:
O nome que você dá para as listas m3u são os que aparecerão na tela do Retroarch (playlist de sistema). Por uma questão de organização e qualidade no serviço, prefira usar os nomes das próprias roms.
Quando você for criar suas playlists pelo Menu Desktop, filtre a pesquisa pela extensão
m3u. Assim você terá apenas um nome por jogo na sua playlist do Sharp X68000. Veja que eles não trazem a extensão
m3u nos seus nomes:
CONFIGURE A TROCA DE DISCOS
Como a opção de troca de discos original do Sharp não está funcionando, você deverá fazer isso pelo menu de core do emulador, através da interface do Retroarch. Para isso, você já pode iniciar um jogo, seja através de uma playlist criada pelo Menu Desktop (recomendado) ou pelo navegador de arquivos do Retroarch.
Com o emulador em uso, você deve alterar a opção
Swap Disks on Drive para
FDD0. Se preferir pode fazer esta alteração editando o arquivo de configurações de Core que fica na pasta principal do sistema. Ao optar pela edição do arquivo, faça-a com o emulador fechado e, obviamente, se as linhas referentes ao PX68K já tenham sido criadas. Veja:
IMPORTANTE: Na hora de trocar os discos, você não deve remover os que trazem o nome SYSTEM. Estes precisam ficar conectados durante todo o tempo em que o game estiver rodando. Aqui um exemplo de jogo com esta característica:
Quando tudo estiver OK é só jogar e ser feliz.
RECOMENDAÇÃO: Salve as configurações de shader e overlay somente quando o game estiver totalmente jogável. Por alguma razão, o PXK68 não salva as alterações logo após iniciar os jogos. Você vai perceber que o momento é válido após ele fechar e reabrir a janela do jogo.
Bom, é isso!
Espero que ajude.