O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


PC Engine/Turbo Grafx 16 - Tópico Oficial [+ versões mini]

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.242
Reações
41.410
Pontos
1.064
PC-Engine-Console-Set.jpg


Dei uma buscada sobre um tópico oficial do PC Engine e não encontrei. Seria interessante focar tudo sobre o console japonês/americano da NEC aqui nesta área.

Infos:

https://en.wikipedia.org/wiki/TurboGrafx-16

https://pt.wikipedia.org/wiki/TurboGrafx-16

Um site dedicado totalmente aos jogos do console (e suas outras versões):

http://www.pcengine.co.uk/

Vídeos:

Vídeo do Cosmic Effect mostrando alguns games e sua posição quanto ao console (são 4 partes):




Um excelente vídeo sobre a versão americana e todos os seus acessórios:




Programas:

PC Engine CD Offline Catalogue e PC Engine HuCard Offline Catalogue, aplicativos para consulta dos jogos e infos sobre os mesmos:


file.php



Emuladores:

Magic Engine (é pago, mas acha uma versão Ronaldo por aí)

Ootake, o que mais uso pra testar os jogos



Podem postar dicas, experiências e outras coisas relacionados à esse magnífico console que ficou à frente do seu tempo.

ATUALIZADO 11/06/2019:

A Konami anunciou versões mini de PC Engine e TurboGrafx 16:






 
Ultima Edição:

itesch

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
6.062
Reações
10.943
Pontos
1.253
PC-Engine-Console-Set.jpg


Dei uma buscada sobre um tópico oficial do PC Engine e não encontrei. Seria interessante focar tudo sobre o console japonês/americano da NEC aqui nesta área.

Sobre o console (via Wikipedia):

https://en.wikipedia.org/wiki/TurboGrafx-16

https://pt.wikipedia.org/wiki/TurboGrafx-16

Um site dedicado totalmente aos jogos do console (e suas outras versões):

http://www.pcengine.co.uk/

Vídeo do Cosmic Effect mostrando alguns games e sua posição quanto ao console (são 4 partes):




Um excelente vídeo sobre a versão americana e todos os seus acessórios:




Podem postar dicas, experiências e outras coisas relacionados à esse magnífico console que ficou à frente do seu tempo.


Um console incrível que só fui conhecer quando adulto, uma pena não ter vingado aqui.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.208
Reações
23.305
Pontos
1.619
Minha história com o PCE vai ter partes interessantes e tristes, portanto fiquem alertas!

Conheci o PC Engine, em uma das melhores (senão A MELHOR) locadora de videogames já vista em Goiânia. A antiga Games Club do Eudes Shiraishi foi a meca dos videogames (hardware e software) na sua época de funcionamento aqui.

Existiam outras? Sim, é claro! E nessa época, eu ainda trabalhava na Video Locadora Popeye (entre os anos de 1990 a 1993) e a mais antiga locadora (conhecida como Videogamia), comandada por duas irmãs, era boa, mas não tinha o mesmo requinte da Games Club!

Voltando pra vaca fria, na noite ANTERIOR a chegada do primeiro Neo Geo AES no Brasil (sim, chegou aqui primeiro!), eu e mais dois amigos fomos lá pra ver o videogame. Infelizmente o irmão do Eudes (logo logo ele vai aparecer de novo na história) teve problemas com o voo do Rio pra cá e só pode vir no outro dia, de manhã. (enquanto isso, uma equipe de repórteres tentou abordá-lo pra que ele abrisse o Neo Geo e mostrasse a chegada do primeiro equipamento aqui. Ele não fez isso...)

Mas, nessa noite, estavamos esperando meu pai vir nos buscar de fusca, quando um primo do Eudes trouxe uma maleta branca com uma escrita cinza no seu lado. Eu estava jogando mega drive e comecei a ouvir uma trilha sonora de um jogo mais ou menos conhecido do arcade, mas com outra melodia:



Inacreditável dizer que, eu já jogava esse jogo, mas em outro sistema...



O mais engraçado (esqueçam do Neo Geo...) é que, uma semana depois, chega um parente do Japão e me dá um videogame que ele achou no lixo. Era justamente um PC Engine, com um controle e 4 jogos que estavam dentro de uma caixa de sapato! Nas palavras dele, não dava pra trazer na caixa original porque ela estava podre.... (depois, descobri que ele fez isso pra me humilhar na frente dos parentes e dos meus pais, mas não funcionou desse jeito!

O videogame veio com a fonte original queimada, mas era a mesma do mega drive então nem me preocupei. Foram mais ou menos 1 ano com esse videogame até eu resolver negociá-lo porque ele estava apresentando problemas e dois dos jogos haviam sumido (vá saber como...)

Em 1997 (bem depois que a Games Club fechou de vez), recebo um telefonema de um amigo meu querendo que eu fosse com ele comprar Tofú (nós nunca haviamos encontrado pra venda aqui na cidade e ele achou quem o produzia) e fui. Como sempre dizem que "o nosso destino é como uma colcha de retalhos: sempre cruzamos com o destino de outras pessoas, mais hora, menos hora", eu chego no local e encontro o irmão do Eudes, BEM MAIS MAGRO E ABATIDO.

Ele morava no Japão e só havia vindo aqui no Brasil na época em que trouxe o Neo Geo e um contâiner de coisas, mas daí descobrimos o seguinte:

A pouco tempo (coisa de 2 meses antes), a esposa dele veio a falecer no Japão, vitima de problemas no parto. Pra não ficar sofrendo, ele voltou para o Brasil, principalmente para que os pais dele, o ajudassem a curar a lacuna no seu coração (e ajudar a cuidar do filho)

Ele chegou pra mim, depois de vender o Tofú e perguntou se eu queria comprar alguns videogames e jogos, nisso ele veio com a maleta completa: outro PC Engine (dessa vez, o modelo 1, com a maleta/Interface Unit com CD Rom², 2 controles de 2 botões, 1 de 3 botões e um de 6 botões, além de um Multitap, 46 HU Cards e 6 Cds originais, e me ofereceu por 100 R$ (o salário mínimo na época era coisa de 200 R$, mais ou menos).

Ele me vendeu esse videogame por esse preço, completo, justamente porque era da esposa dele e ele não aguentava ver aquilo parado! O saturn dele foi adquirido por outra pessoa (pena. Ele tinha a coleção completa dos jogos Gundam pra ele....)

Fiquei com esse videogame na primeira coleção até a venda da coleção completa pra tentar ir pros EUA (mas aí já entra outra história!)

Até hoje o eudes ainda tem o PC Engine GT com ele e não vende mas nem a tapa!
 

Ulisses Seventy Eight

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.264
Reações
5.419
Pontos
703
eu consegui um exemplar dele, o core graphx de escrita em azul num rolo com um game cube que eu tinha acho que com 6 duzia de jogo e um controle e veio com 2 jogos salamander e legendary axe 2 ótimos jogos. isso foi em 2014. Tive o prazer de ter mais 2 jogos que foi um de fantasmas e o tiger. as versões dele para jogos arcade ficaram ótimas e impressionam até hoje. esse console me saiu por modicos 150 reais!!

sou louco para conseguir um com a maleta mas CD rom é loteria. jogos então . . .
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.208
Reações
23.305
Pontos
1.619
eu consegui um exemplar dele, o core graphx de escrita em azul num rolo com um game cube que eu tinha acho que com 6 duzia de jogo e um controle e veio com 2 jogos salamander e legendary axe 2 ótimos jogos. isso foi em 2014. Tive o prazer de ter mais 2 jogos que foi um de fantasmas e o tiger. as versões dele para jogos arcade ficaram ótimas e impressionam até hoje. esse console me saiu por modicos 150 reais!!

sou louco para conseguir um com a maleta mas CD rom é loteria. jogos então . . .

O lance da moda desses videogames é fazer a substituição de TODOS os componentes que podem dar falhas com o tempo como os capacitores. Isso pelo menos, vai dar uma sobrevida a eles!

No caso dos PC Engine (modelos NEC PC-Engine, PC-Engine Core Grafx, Core Grafx II, e o Shuttle), ainda tem a substituição de 2 capacitores de cerâmica de 4.7uF para tirar o tal 'efeito jaula' na imagem.

https://console5.com/wiki/NEC_PC_Engine

Segundo esse link acima da TechWiki, essa é a listagem de manutenção pra se fazer neles:

PC Engine (Original, white case)

PWD-623A
C101 22uf 16v
C102 47uf 25v
C103 47uf 16v
C105 10uf 16v
C108 1uf 50v
C109 1uf 50v
C110 1uf 50v
C111 1uf 50v
C112 1uf 50v
C113 1uf 50v
C114 1uf 50v
C115 1uf 50v
C116 10uf 16v
C117 47uf 16v
C149 10uf 16v

PWD-623B
C201 10uf 16v

Core Grafx / Core Grafx II

C101 22uf 25V
C102 47uf 25V
C103 47uf 25V
C108 1uf 50V
C109 1uf 50V
C110 1uf 50V
C111 1uf 50V
C112 1uf 50V
C113 1uf 50V
C114 1uf 50V
C115 1uf 50V
C116 10uf 50V
C154 1uf 50V
C155 1uf 50V
C156 1uf 50V
C159 47uf 25V
C160 47uf 25V
C162 470uf 16V
C163 10uf 50V
C201 10uf 16V

PC Engine Shuttle

C101 22uf 25V
C102 47uf 25V
C103 47uf 25V
C108 1uf 50V
C109 1uf 50V
C110 1uf 50V
C111 1uf 50V
C112 1uf 50V
C113 1uf 50V
C114 1uf 50V
C115 1uf 50V
C116 10uf 50V
C154 1uf 50V
C155 1uf 50V
C156 1uf 50V
C159 47uf 25V
C160 47uf 25V
C162 470uf 16V
C163 10uf 50V

Quando eu achar as informações dos outros consoles, vou atualizando o tópico!

NOTA DE ATENÇÃO:

Lembrem deste site!!!!

https://console5.com/wiki/Console5_Tech_Wiki

Ele vai ser o maior 'google' de informações relativas aos videogames (mas não vão tão secos ao pote porque ainda tem muita coisa que eles não tem, portanto a NOSSA colaboração pra eles vai valer a pena!)
 


Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.740
Reações
14.428
Pontos
503
Infelizmente nunca joguei o console real, só emulado, nem lembro se vi ele pessoalmente, mas acredito que eu nunca tenha visto.

Mas é um console que tenho muito interesse em ter, uma pena que ele é difícil de achar e caro.
 

TheCollector

Bam-bam-bam
Mensagens
4.769
Reações
13.060
Pontos
453
Este é um dos grandes consoles que queria ter na década de 90 e não pude, via nas revistas e ficava babando principalmente pelos CDs, depois com o advento dos emuladores pude conferir os dois jogos que mais queria jogar, Ys 1 & 2 e Castlevania, eram tudo do que diziam e iam além...

(Eu sou apaixonado pela trilha do Ys, desde da época do Master System, pra mim é uma das dez mais e a versão do PCE/TG-16 é a melhor de todos os tempos.)
 
Ultima Edição:

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.242
Reações
41.410
Pontos
1.064
Tem 2 aplicativos essenciais para consulta de games com informações e screenshots, é o PC Engine CD Offline Catalogue e PC Engine HuCard Offline Catalogue.

Mas não estou achando mais os links por aí. Quem quiser me avisa pra eu dar uma upada.
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.242
Reações
41.410
Pontos
1.064
Vídeos do Classic Game Room:










Um dos jogos mais impressionantes que acho do console em versão HuCard é o Air Zonk, na 2ª fase a quantidade de parallax na tela é absurdamente insana:

 
Ultima Edição:

Kaiketsu_Zubat

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.312
Reações
45.819
Pontos
803
Tem 2 aplicativos essenciais para consulta de games com informações e screenshots, é o PC Engine CD Offline Catalogue e PC Engine HuCard Offline Catalogue.

Mas não estou achando mais os links por aí. Quem quiser me avisa pra eu dar uma upada.
Manda aí por favor!!!!
Conheço muito pouco de PC Engine mas o que eu conheço eu gostei muito, principalmente dos Shoot'n ups, deliciosos.

Enviado do meu ovo esquerdo porquê o direito está ocupado.
 

galometal

Habitué da casa
Mensagens
273
Reações
454
Pontos
98
ótimo tópico, vou ler ele todo agora pois acabei de pegar essa maravilha por 300 pilas
 

Anexos

  • 20190605_214740.jpg
    20190605_214740.jpg
    784,4 KB · Visualizações: 31
  • 20190605_214754.jpg
    20190605_214754.jpg
    940 KB · Visualizações: 32
  • IMG-20190605-WA0014.jpg
    IMG-20190605-WA0014.jpg
    75,3 KB · Visualizações: 28
  • IMG-20190605-WA0015.jpg
    IMG-20190605-WA0015.jpg
    94,3 KB · Visualizações: 29
  • IMG-20190605-WA0016.jpg
    IMG-20190605-WA0016.jpg
    100,5 KB · Visualizações: 27
  • IMG-20190605-WA0017.jpg
    IMG-20190605-WA0017.jpg
    74 KB · Visualizações: 26
  • IMG-20190605-WA0018.jpg
    IMG-20190605-WA0018.jpg
    75,9 KB · Visualizações: 26
  • IMG-20190605-WA0019.jpg
    IMG-20190605-WA0019.jpg
    104 KB · Visualizações: 25

galometal

Habitué da casa
Mensagens
273
Reações
454
Pontos
98
pois é, agora é começar a entender o aparelho hehehe, aproveitar e te fazer uma perguna, o cdrom para encaixar na base é dificil de achar certo? para rodar os cards japoneses é necessário um adaptador, em contrapartida os jogos em cd são region free
 

TheCollector

Bam-bam-bam
Mensagens
4.769
Reações
13.060
Pontos
453
KARAKAas...

Estou vendo um tanto de informações aqui sobre o que foi cancelado pra esse console e lamento algumas coisas:

-Tengai Makyou II foi cogitado ser lançado nos EUA ... :ksnif

-Galaxy Force II foi um dos únicos grandes arcades da Sega a não ser lançado pro PC Engine, porém a primeira versão foi planejada pro PCE normal até que mudaram de ideia e resolveram lançar uma versão melhorada como Galaxy Force II pro Supergrafx, como esse console foi um total fracasso, resolveram cancelar também ... :ksnif

-Um jogo cancelado de RPG com o Bonk:

http://www.chrismcovell.com/secret/PCE_1990Q3.html

-O Batman do PCE é um puzzle meia boca apesar de ter sido feito pela Sunsoft (que nos deu coisas maravilhosas em se tratando do Batman), porém no início ele seria um jogo de plataformas igual aos outros consoles:

http://www.chrismcovell.com/secret/PCE_1989Q3.html

-Tengai Makyou III que seria o fechamento da série estava sendo planejado para PC Engine CD até que emigrou para o Arcade Card e Depois para o PC-FX (que deveria ser o grande jogo que esse console tanto precisaria) até ser cancelado definitivamente, até que anos depois foi lançado pro PS2 totalmente reformulado (e sem o mesmo impacto)...

TheCollect também é curtura...:viraolho
 

Mangostão

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.767
Reações
6.096
Pontos
969
Esse console possui o melhor jogo de tênis de todos:



Conheci em um CD com jogos desse console mais de atari, MSX e CPSI .

Tinha um shooter mt bom tb: DOWNLOAD

Nossa a jogabilidade desse jogo me lembrou muito a desse



Será que são relacionados?
 

METALMANIAC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.110
Reações
4.668
Pontos
1.319
Fui conhecer um pouco sobre o console somente em 2009, qdo emulei ele pelo PSP.
Fiquei tão maluco que no final de 2015 eu cometi uma pequena loucura( vendi um rim) e comprei um PC ENGINE DUO r. Logo depois comprei o Everdrive dele.
Com certeza um excelente console, principal motivo de te lo comprado é porque o console tem muitos shmups de qualidade, minha grande paixão por esse estilo.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.786
Reações
13.820
Pontos
803
Bom tópico, para quem não sabe tenho um tópico logo abaixo sobre ''estratégias dos consoles''
e eu estudei a fundo a história do PC engine e do Turbo Grafix-16 e é por uma lado uma história bonita e por outro uma história triste.

PC engine era branco e pequeno; duas característica ajudam dentro da cultura japonesa, lançado em 87 (usando a mesma estratégia do Mark 3 aka master system, que era ser mais forte, licenciar jogos e fazer jogos próprios) quebrou as pernas do Mega Drive de 88, pois vendeu bem por 2 anos seguidos e qaundo o Mega Drive foi reagir Bingo eles soltaram o add-on de CD; isso explica o surgimento do Mega CD, a sega precisava correr atrás.

Turbo Grafix-16; eles sabiam que o marketing de bits era necessário, então colocaram no nome, e depois transformaram tudo em ''turbo'' turbo pad'' ''turbo CD'' ''Jony turbo'' fizeram o console grande e preto baseando-se apenas no esteriotipo de que para americano big is Better; houve atrasos e quando foi lançado a SEGA soltou a versão americana do MD, O Genesis aliado a uma campanha de marketing detonando a alegação de 16 bits da Nec, depois Kalinsk entra e o Genesis estoura, sepultando assim o Turbo Grafix-16, no Japão por outro lado a Nec tava mando super bem, o que deixou a sega plutinha, e por isso eles desenvolveram o saturn literalmente kgando para o mercado americano e as tendências que o rodeavam, basta olhar o que no lançamento do saturn não tinha que empolgasse os americanos...

console wars é cruel, depois veio o playstation pegando o vaco do pc engine, deu cheque mate na sega
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.420
Reações
7.513
Pontos
453
Ah, PC-E...meu terceiro console favorito em termos de biblioteca e um dos meus maiores e mais caros sonhos de consumo.:ksnif

Nossa a jogabilidade desse jogo me lembrou muito a desse



Será que são relacionados?

São jogos diferentes, mas o SNES também possuí um Final Match Tennis:



KARAKAas...

Estou vendo um tanto de informações aqui sobre o que foi cancelado pra esse console e lamento algumas coisas:

-Tengai Makyou II foi cogitado ser lançado nos EUA ... :ksnif

-Galaxy Force II foi um dos únicos grandes arcades da Sega a não ser lançado pro PC Engine, porém a primeira versão foi planejada pro PCE normal até que mudaram de ideia e resolveram lançar uma versão melhorada como Galaxy Force II pro Supergrafx, como esse console foi um total fracasso, resolveram cancelar também ... :ksnif

-Um jogo cancelado de RPG com o Bonk:

http://www.chrismcovell.com/secret/PCE_1990Q3.html

-O Batman do PCE é um puzzle meia boca apesar de ter sido feito pela Sunsoft (que nos deu coisas maravilhosas em se tratando do Batman), porém no início ele seria um jogo de plataformas igual aos outros consoles:

http://www.chrismcovell.com/secret/PCE_1989Q3.html

-Tengai Makyou III que seria o fechamento da série estava sendo planejado para PC Engine CD até que emigrou para o Arcade Card e Depois para o PC-FX (que deveria ser o grande jogo que esse console tanto precisaria) até ser cancelado definitivamente, até que anos depois foi lançado pro PS2 totalmente reformulado (e sem o mesmo impacto)...

TheCollect também é curtura...:viraolho
A série Tengai Makyo é um dos meus maiores desejos em relação a tradução de games. Joguei três versões do II (PS2, DS e PC-E CD) mesmo não tendo conhecimento de japonês, mas me interessei bastante pelo que vi.

Lembro de ter lido em algum site que os jogos de PC-E CD da franquia são extremamente difíceis de serem traduzidos tanto por motivos linguísticos quanto de programação. Por esse motivo, agradeço por termos pelo menos o Tengai Makyo ZERO do Super Famicom e Kabuki Klash do Neo Geo em inglês.

Seria muito interessante ver um port de Galaxy Force II numa máquina forte como o Supergrafx. Antes do port de PS2 e (talvez) Saturn, a versão mais jogável e acessível desse game era a de Mega Drive, que, honestamente, salvo as músicas, é bem decepcionante.
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.242
Reações
41.410
Pontos
1.064
pois é, agora é começar a entender o aparelho hehehe, aproveitar e te fazer uma perguna, o cdrom para encaixar na base é dificil de achar certo? para rodar os cards japoneses é necessário um adaptador, em contrapartida os jogos em cd são region free

Acredito que a unidade de CD do TurboGrafx 16 será mais difícil de encontrar aqui no Brasil. A do PC Engine é mais fácil, porém, não sei se o mesmo funciona no TurboGrafx 16.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.786
Reações
13.820
Pontos
803
acho que esse jogo, foi uma injustiça ter ficado só no PC engine, fez muito falta num mega drive ou num
super nintendo sei que é uma ilusão, mas essa franquia podia voltar : ( o jogo chama muito atenção pois segue as ideias de Atena da snk, porém com cenários bem longos e gameplay rápido, diria que é o ''sonic'' do pc-e

 

evil_akuma

Bam-bam-bam
Mensagens
11.095
Reações
7.804
Pontos
459
Meados de 2009 e tals o PC-Engine era até barato por aqui.

Não era tão fácil de ver pra vender, mas a demanda tb não era alta.


Hj um PC-Engine com controle e cabos (sem o drive de cd e muito menos as expansões arcade card) ta passando dos 600 reais.

Pelo menos hj em dia tem flashcard pra ele.
 

METALMANIAC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.110
Reações
4.668
Pontos
1.319
Existe um acessório que vc encaixa na parte traseira do PC Engine, que lê as ISOS dos games em CD. Acho bem interessante, visto que leitor de CD tem tempo de vida limitado.
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.242
Reações
41.410
Pontos
1.064
Sim, é o Super System 3, custa 1000 reais lá fora, aqui custa no mínimo 2500.




Ainda vou ter um, mas claro, importado, pra pagar a metade vendendo o everdrive que tenho já.
 

duke_tolgo

Bam-bam-bam
Mensagens
364
Reações
836
Pontos
268
infelizmente não tive o privilegio de jogar no hardware original, mais conheci grande parte de sua biblioteca através dos emuladores (sinceramente nem vejo necessidade de usar o magic engine, tendo o ootake já roda de tudo, fora que ainda teve algumas atualizações) achei os jogos muito bons, principalmente os do cds ^^

alguns que recomendo ^^

dragon ball z goku densetsu - o esquema de jogabilidade e mais ou menos semelhante aos de dragon ball legend (sega saturn e psx) o que mais gostei nesse game e fidelidade com anime clássico, tem ate umas pequenas animações durante as lutas que são bem fies


double dragon 2 - praticamente um remake da versão de nintendinho, curi muito esse game


kaze kiri ninja action - gostei bastante dos gráficos e de sua jogabilidade


valis 3 -considero uma das melhores franquias da geração 16 bits, de todos esse meu favorito ^^


acho que esse jogo, foi uma injustiça ter ficado só no PC engine, fez muito falta num mega drive ou num
super nintendo sei que é uma ilusão, mas essa franquia podia voltar : ( o jogo chama muito atenção pois segue as ideias de Atena da snk, porém com cenários bem longos e gameplay rápido, diria que é o ''sonic'' do pc-e


edit
também teve versões para o mega drive (valis 1,syd,3) snes (valis 4) e particularmente não gostei da versão do snes, achei fraco comparado ao pc engine,(poderiam ter feito um trabalho muito melhor) e acho uma pena não terem portado toda quadrologia pro sega cd, digo isso por causa dos recursos que cd tinha pra oferecer na época, e as animações e trilhas sonoras com qualidade de cd... já sobre a franquia esta entre as minha favoritas ^^lembro que tinha um site que traduziu todo enredo de valis, gostei muito do universo e o enredo de valis, os personagens são bem carismáticos, e acho que tinha potencial pra um ótimo anime (teve ate um comercial, pena que não investiram em anime)


ps: concordo contigo essa franquia merecia ser ressuscitada
 
Ultima Edição:
Topo Fundo