Esse negócio de escadinha é besteira , depois de pegar a manha na auto escola andando em círculos por 2 mil horas, qualquer moto que você pegar , vai ser questão de horas para você se acostumar. A não ser que você tenha algum retardo mental que prejudique o aprendizado , pegue a moto que lhe fizer feliz (e o dinheiro permitir).
Minha experiência são
Biz125
Titan 125
Twister / fazer 250
Tornado 250 / crf230 (ambas na trilha)
Boulevard m1500
Nunca mais quero andar em uma biz, andei nela por uma hora e não senti segurança em nenhum momento, pode ser psicológico
entao desconsidere
Titan Twister e fazer são muito boas e fáceis de pilotar, ciclística muito parecidas e diferença de desempenho é pouca, o que muda mais é questão de conforto, onde pra mim a fazer ganha .
A tornado por ser uma moto de uso misto , tinha a suspensão macia e o motor meio bocó, além de pesada, umas 4 horas na trilha e eu já tinha confiança nela. Em uso normal não vi diferença entre pilotar ela e as 3 acima.
Boulevard é grande , pesada e tem torque pra caramba, a ciclística é bem diferente das outras , a moto é menos ágil pra manobrar porém tem uma aceleração monstra, final dela é pouca, feita pra rodar na rodovia com conforto e estabilidade. Devo ter demorado 1hora e meia pra pegar a manha
Agora a cereja do bolo é a crf230, moto esportiva, feita pra desempenho, banco desconfortável , suspensão idem, motor louco ,moto leve . dos dois dias que usei ela não me senti confortável com a pilotagem em nenhum momento, não consegui extrair o máximo desempenho dela por cagaço meu, tanto pela moto quanto pela trilha. Mas aqui , diferente da biz que não me senti seguro pela moto em si , foi mais questão de falta de perícia minha.