O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Surgiu a chance de eu ter um imóvel (apartamento) - Preciso de dicas

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
To na mesma correria do amigo.. Só que acredito que minha situação é um pouco melhor pq tenho uns 100 k no banco, e tenho meu carro que pretendo dar na negociada e que vale uns 32-35 k na tabela FIP.

A questão agora é qual seria a melhor forma de complementar essa grana que falta. Pretendo pegar um imóvel de no mínimo uns 250mil e ainda não decidi se vou partir pras empreiteiras e tentar pegar um ape quase saindo novo. Ou se tento a sorte num consorcio de 250 mil e ir dando os lances até tirar a carta.

Mas uma coisa é certa!! Financiamento bancário eu to fora.

Ou financio diretamente com a construtora ou pego uma carta de consórcio.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.116
Reações
46.311
Pontos
1.934
To na mesma correria do amigo.. Só que acredito que minha situação é um pouco melhor pq tenho uns 100 k no banco, e meu carro que pretendo dar na nagociada e que valeu uns 32-35 k na tabela FIP.

A questão agora é qual seria a melhor forma de completar essa grana que falta. Pretendo pegar um imovel de no minimo uns 250mil e ainda não decidi se vou partir pra empreiteiras e tentar pegar um ape quase saindo. Ou se tendo a sorte num consorcio de 250 mil e ir dando os lances até tirar a carta. Mas uma coisa é certa!! Financiamento bancario eu to fora.

Ou financio diretamente com a construtora ou pego uma carta de consórcio.
o financiamento direto com a construtora pelo q sei é apenas durante a construção. Se pegar quase saindo, faltando uns 5-6 meses, é esse o tempo q vc teria eu acho.

eles transferem direto pra financiamento bancário após o habite-se (ou doc similar de liberação do condomínio)

@geist se essa fosse a sua situação, fecharia o rolê em no máximo 3 anos
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.304
Reações
90.148
Pontos
1.503
com seus 40mil de entrada e fazendo aplicação média de 2mil vc atinge 195mil brutos em 5 anos com rentabilidade baixissima (a mais básica)

se pegar algo com 8-9% ela sobe pra 200mil já (rende pouco pq são 5 anos apenas mas já cobre aí)

São 5 anos :p Ainda acho que é mais em conta. Sem os 2 anos de aluguel vc vai gastar apenas + 3 anos de aluguel junto com a mulher até quitar

são 247mil em 5 anos contra meio milhão em 15-20-30 anos (dependendo do seu plano)

E mesmo que não cubra o valor total com inflação em 5 anos... sei lá. Dá pra ver isso ainda. Até pq sendo Minha Casa Minha Vida acho q dão jeito aí de lançar empreendimentos na mesma faixa de preço com pouca diferença. Oportunidades de lugar bom aparecem todo ano. Esse negócio de q vc vai perder "chance única" não é bem assim tbm

inflação seria mais complicado com empreendimento comum fora do subsídio. E vc contou com ela nesse meio milhão? Ou só os juros? Pq aí o valor é outro se causa algum impacto substancial

Tenho que desconsiderar esses 40 mil porque são do FGTS.
Não tenho como guardar e pagar aluguel. Eu iria encarar morar com minha mãe até sair as chaves do AP porque nesse meio tempo eu iria juntar o que pago de aluguel para mobiliar parte do apartamento e mexer com gesso, piso e papel de parede.

Não tenho como morar com minha mãe indefinidamente.

Não estou sofrendo pressão externa, não tem mulher nessa jogada. É meio que uma pressão só minha por conta da idade e por não ter "nada" até o momento. Queria só ter o sossego de ter uma moradia minha. Se der uma m**** lá na frente (aposentar ganhando uma mixaria, se aposentar) eu pelo menos vou ter meu imóvel quitado. É uma preocupação a menos.

Eu sou pobre, não tenho como ficar juntando meio milhão. Tudo que faço é em detrimento de alguma outra coisa.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.116
Reações
46.311
Pontos
1.934
Tenho que desconsiderar esses 40 mil porque são do FGTS.
Não tenho como guardar e pagar aluguel. Eu iria encarar morar com minha mãe até sair as chaves do AP porque nesse meio tempo eu iria juntar o que pago de aluguel para mobiliar parte do apartamento e mexer com gesso, piso e papel de parede.

Não tenho como morar com minha mãe indefinidamente.

Não estou sofrendo pressão externa, não tem mulher nessa jogada. É meio que uma pressão só minha por conta da idade e por não ter "nada" até o momento. Queria só ter o sossego de ter uma moradia minha. Se der uma m**** lá na frente (aposentar ganhando uma mixaria, se aposentar) eu pelo menos vou ter meu imóvel quitado. É uma preocupação a menos.

Eu sou pobre, não tenho como ficar juntando meio milhão. Tudo que faço é em detrimento de alguma outra coisa.
é que eu li de um user "mulher na jogada" haha

sim tem a questão da mobília mas pagando prestações, vai ser uma dificuldade de qualquer forma. De uma forma ou de outra.

mas vê aí o q é melhor! Não é exatamente tempo indefinido. 5 anos é razoável. Nada que vai matar vc e sua mãe mas vai maturando. Acho mto cedo pra tomar decisão agora. O apê não vai se esgotar em 1 mês hehe. Boa sorte com a compra! Vê aí um plano pra não passar de 10 anos no financiamento
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.304
Reações
90.148
Pontos
1.503
Acho que ficou faltando falar que essa entrada é do FGTS. Eu só irei desembolsar a taxa de evolução de obra e uma taxa na Caixa para abertura do financiamento. Não vou gastar com mais nada. Tá tudo embutido no valor da construtora. A grana que gasto com aluguel eu irei guardar quase toda por 2 anos. Terei dinheiro para alguns móveis planejados e reforma. Não terei dinheiro suficiente para geladeira, fogão embutido, essas coisas, mas aí dá pra financiar na BF futuramente.
Qualquer coisa me desfaço do carro também, fico só com a moto.

O maior motivo de receio é a tabela PRICE mesmo. Se eu pudesse na SAC eu encararia de boa. Não tenho dúvida que é algo vantajoso a longo prazo.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.304
Reações
90.148
Pontos
1.503
é que eu li de um user "mulher na jogada" haha

sim tem a questão da mobília mas pagando prestações, vai ser uma dificuldade de qualquer forma. De uma forma ou de outra.

mas vê aí o q é melhor! Não é exatamente tempo indefinido. 5 anos é razoável. Nada que vai matar vc e sua mãe mas vai maturando. Acho mto cedo pra tomar decisão agora. O apê não vai se esgotar em 1 mês hehe. Boa sorte com a compra! Vê aí um plano pra não passar de 10 anos no financiamento

5 anos não é nada mesmo. O problema é que daqui 5 anos das das uma:

  • Apartamento similar custará 250k.
  • Apartamento de 200k terá metragem consideravelmente menor. Essa é a tendência, infelizmente.
 


bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.116
Reações
46.311
Pontos
1.934
na realidade morar de aluguel não é esse demônio que criaram não. A cada ano q passa a questão de ter um patrimônio em imóvel não é segurança nem o mindset de gente com grana. Isso é mais da época de nossos pais. Tem mto cara bem de vida q vive de aluguel mesmo. Alguns professores meus da gv não possuem apê, um deles com 5 filhos

eu to pegando um pq quero arrebentar e deixar do meu jeito (sou arquiteto). Meu prazer e motivação é mais essa q ter patrimônio. (até pq ele não é um ativo, não é investimento)
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.304
Reações
90.148
Pontos
1.503
na realidade morar de aluguel não é esse demônio que criaram não. A cada ano q passa a questão de ter um patrimônio em imóvel não é segurança nem o mindset de gente com grana. Isso é mais da época de nossos pais. Tem mto cara bem de vida q vive de aluguel mesmo. Alguns professores meus da gv não possuem apê, um deles com 5 filhos

eu to pegando um pq quero arrebentar e deixar do meu jeito (sou arquiteto). Meu prazer e motivação é mais essa q ter patrimônio. (até pq ele não é um ativo, não é investimento)

Agradeço todas as dicas meu caro. Compreendo perfeitamente essa questão de investimento e poupança.
Quanto ao aluguel, cabe salientar que a realidade é bem diferente de acordo com a faixa de renda e da estabilidade que a pessoa tem na vida. Famílias mais pobres e em empregos pouco estáveis tendem a dar maior importância a imóvel próprio, já que 1/3 ou mais da renda vai para o aluguel. Financiamento imobiliário um dia acaba, aluguel não.

Como a tendência é ter uma queda na renda ao se aposentar, ao passo que há um aumento nos gastos com remédio e serviços, se a pessoa não tiver um salário razoável, acho mais vantagem não ter mais essa preocupação de pagar aluguel na velhice.

Não estou justificando minha possível compra. Se eu ganhasse bem eu nem queria saber de comprar apartamento popular pra morar. Iria morar bem no aluguel e talvez compraria um terreno e desenharia a casa dos sonhos para ser construída a longo prazo.
 
Ultima Edição:

Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.609
Reações
10.566
Pontos
453
Se a localização for boa compra e se enjoar da seus pulos e aluga, assim vai precisar por pouco dinheiro para completar a parcela.
O lado bom é que se casar a sua mulher vai pensar 2 vezes antes de se separar e talvez ela aceite só o carro velho e a moto hahahaa.
 

Arkken

Bam-bam-bam
Mensagens
1.101
Reações
4.493
Pontos
343
Acho que ficou faltando falar que essa entrada é do FGTS. Eu só irei desembolsar a taxa de evolução de obra e uma taxa na Caixa para abertura do financiamento. Não vou gastar com mais nada. Tá tudo embutido no valor da construtora. A grana que gasto com aluguel eu irei guardar quase toda por 2 anos. Terei dinheiro para alguns móveis planejados e reforma. Não terei dinheiro suficiente para geladeira, fogão embutido, essas coisas, mas aí dá pra financiar na BF futuramente.
Qualquer coisa me desfaço do carro também, fico só com a moto.

O maior motivo de receio é a tabela PRICE mesmo. Se eu pudesse na SAC eu encararia de boa. Não tenho dúvida que é algo vantajoso a longo prazo.

Lembrando que a taxa de evolução de obra, caso esteja quase pronto, é quase o valor da parcela do apartamento e não abate no financiamento, ou seja, dinheiro jogado 100% fora.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.147
Reações
35.299
Pontos
1.053
Acho que ficou faltando falar que essa entrada é do FGTS. Eu só irei desembolsar a taxa de evolução de obra e uma taxa na Caixa para abertura do financiamento. Não vou gastar com mais nada. Tá tudo embutido no valor da construtora. A grana que gasto com aluguel eu irei guardar quase toda por 2 anos. Terei dinheiro para alguns móveis planejados e reforma. Não terei dinheiro suficiente para geladeira, fogão embutido, essas coisas, mas aí dá pra financiar na BF futuramente.
Qualquer coisa me desfaço do carro também, fico só com a moto.

O maior motivo de receio é a tabela PRICE mesmo. Se eu pudesse na SAC eu encararia de boa. Não tenho dúvida que é algo vantajoso a longo prazo.

tenta não incluir outros despesas (avaliação, IBTI, etc) no financiamento ou que aumentem o valor do imóvel.
o valor total do imóvel influencia o valor da prestação mesmo com o valor financiado sendo o mesmo.
Peguei um exemplo no Santander (hoje mesmo) e 150 mil de 300 mil tem uma prestação 100 reais maior que financiar os mesmos 150 mil mas de um imóvel avaliado em 290 mil.


na realidade morar de aluguel não é esse demônio que criaram não. A cada ano q passa a questão de ter um patrimônio em imóvel não é segurança nem o mindset de gente com grana. Isso é mais da época de nossos pais. Tem mto cara bem de vida q vive de aluguel mesmo. Alguns professores meus da gv não possuem apê, um deles com 5 filhos

eu to pegando um pq quero arrebentar e deixar do meu jeito (sou arquiteto). Meu prazer e motivação é mais essa q ter patrimônio. (até pq ele não é um ativo, não é investimento)

quem tem grana e mora de aluguel geralmente são pessoas desapegadas, ou que possuem uma boa rede de segurança, ou que podem trabalhar hoje em SP e amanhã no RJ ou EUA ou Japão.
e essas pessoas certamente fazem acordos de aluguel de longa duração com os proprietários, pra não serem pressionadas na renovação ou serem pegas de surpresa e ter que procurar algo da noite pro dia.

Como a tendência é ter uma queda na renda ao se aposentar, ao passo que há um aumento nos gastos com remédio e serviços, se a pessoa não tiver um salário razoável, acho mais vantagem não ter mais essa preocupação de pagar aluguel na velhice.

então, mas talvez aí entre outra estratégia.
chega um momento da velhice que pode compensar vender o imóvel, transformar em dinheiro e aproveitá-lo enquanto estiver vivo (ou pra cuidar da saúde).
exemplo, vc com 80 anos e dono de um imóvel de 500 mil. você pode vender e alugar outro, e viver mais 10 anos aproveitando a grana da venda.
(a menos que pretenda deixar para os filhos como herança)
 

DARK SAVIOR

Bam-bam-bam
Mensagens
3.183
Reações
4.658
Pontos
364
Não sei se falaram aqui, mas tem a pilantragem do INCC que vão te cobrar durante o período de obras, começará com 10~15% do valor da parcela final, daqui um ano já vai estar pra lá dos 60% até chegar perto dos 100%. Fica ligeiro com isso aí para contabilizar os custos até a entrega. Ah e se atrasarem a entrega vão continuar te cobrando mês a mês a não ser que brigue duro para congelarem o INCC por atraso na entrega.
 

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
o financiamento direto com a construtora pelo q sei é apenas durante a construção. Se pegar quase saindo, faltando uns 5-6 meses, é esse o tempo q vc teria eu acho.

eles transferem direto pra financiamento bancário após o habite-se (ou doc similar de liberação do condomínio)

@geist se essa fosse a sua situação, fecharia o rolê em no máximo 3 anos

Sim!! Mas só pego se tiver ao menos com o esqueleto do prédio pronto.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.116
Reações
46.311
Pontos
1.934
quem tem grana e mora de aluguel geralmente são pessoas desapegadas, ou que possuem uma boa rede de segurança, ou que podem trabalhar hoje em SP e amanhã no RJ ou EUA ou Japão.
e essas pessoas certamente fazem acordos de aluguel de longa duração com os proprietários, pra não serem pressionadas na renovação ou serem pegas de surpresa e ter que procurar algo da noite pro dia.

verdade. eu falo um monte mas to fechando um. sou do cara q ainda prefere mídia física, colecionar, ter um canto com a minha cara kkk
 

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
verdade. eu falo um monte mas to fechando um. sou do cara q ainda prefere mídia física, colecionar, ter um canto com a minha cara kkk

Penso o mesmo !! Por mais que eu tente ser racional o lado emocional de imaginar um cantinho com a minha cara pesa muito na decisão. Tenho certeza que irei pagar caro e mesmo assim não me arrepender..
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.116
Reações
46.311
Pontos
1.934
Penso o mesmo !! Por mais que eu tente ser racional o lado emocional de imaginar um cantinho com a minha cara pesa muito na decisão. Tenho certeza que irei pagar caro e mesmo assim não me arrepender..
tb sou assim, e pra ter uma idéia nem alugar quero pra não desconhecido usando aquilo que é meu kkkk
acho justo!

mais pra frente vou criar um topico de acompanhamento de obra com foco no cantinho pra jogo tbm. Acho q aqui ou no forum de consoles
 

Akita

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.883
Reações
11.961
Pontos
753
É MCMV. Não tem taxa de chaves. Entrada de aproximadamente 40 mil.
Não esquecer do ITBI (imposto municipal de transmissão onerosa de bens imóveis) e despesas de escritura e registro nesse valor da entrada. Dá cerca de 6% do valor do imóvel, tem alguns descontos para primeiro imóvel, mas mesmo assim o valor é considerável.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.304
Reações
90.148
Pontos
1.503
Pois bem, depois de muito refletir eu resolvi fechar negócio. Vou encarar essa parada pra sair do aluguel mesmo. Tenho certeza que vou olhar pra trás daqui alguns anos sem arrependimento nenhum por isso.
Se a economia voltar a melhorar eu não consigo comprar mais nada. Li em vários lugares que os preços vão dar uma esticada.
 

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
Pois bem, depois de muito refletir eu resolvi fechar negócio. Vou encarar essa parada pra sair do aluguel mesmo. Tenho certeza que vou olhar pra trás daqui alguns anos sem arrependimento nenhum por isso.
Se a economia voltar a melhorar eu não consigo comprar mais nada. Li em vários lugares que os preços vão dar uma esticada.

Boa sorte amigo geist.

Vais ver que ter nosso cantinho com a nossa cara vale muito.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.304
Reações
90.148
Pontos
1.503
Vi uma notificação de curtida nesse tópico e resolvi dar um UP:

Não deu certo. Infelizmente. Cheguei a submeter a documentação na época (isso foi em 2019) e a Caixa havia aprovado um valor muito abaixo da simulação (talvez por eu ter um empréstimo em meu nome na época). Desde então tanta coisa aconteceu que é até difícil acreditar como as coisas estavam melhores para eu em 2019. Estou morando com minha mãe, com salário reduzido por causa da pandemia, sem imóvel, sem carro, sem moto... A única coisa ainda preservada é meu FGTS.


5 anos não é nada mesmo. O problema é que daqui 5 anos das das uma:

  • Apartamento similar custará 250k.
  • Apartamento de 200k terá metragem consideravelmente menor. Essa é a tendência, infelizmente.

Foi exatamente isso que aconteceu. Não em 5, mas em menos de 2 anos! :kwow
A unidade que estava negociando por 200k hoje (pronta) está em 260k. A metragem dos apartamentos novos tem ficado abaixo dos 40m² (casa verde amarela).

Meus planos mudaram também. Estou de olho em terreno no interior. Assim que me formar vou tentar ir em definitivo para a área (TI) e ficar trampando em casa.
Quero construir uma casa pequena, extremamente moderna e confortável e com quintal enorme. Pra mim tá ótimo e acho que consigo pagar tudo em muito menos tempo que um financiamento de 30 anos.
 

Vinicam

Mil pontos, LOL!
Mensagens
22.237
Reações
24.237
Pontos
1.419
Vi uma notificação de curtida nesse tópico e resolvi dar um UP:

Não deu certo. Infelizmente. Cheguei a submeter a documentação na época (isso foi em 2019) e a Caixa havia aprovado um valor muito abaixo da simulação (talvez por eu ter um empréstimo em meu nome na época). Desde então tanta coisa aconteceu que é até difícil acreditar como as coisas estavam melhores para eu em 2019. Estou morando com minha mãe, com salário reduzido por causa da pandemia, sem imóvel, sem carro, sem moto... A única coisa ainda preservada é meu FGTS.




Foi exatamente isso que aconteceu. Não em 5, mas em menos de 2 anos! :kwow
A unidade que estava negociando por 200k hoje (pronta) está em 260k. A metragem dos apartamentos novos tem ficado abaixo dos 40m² (casa verde amarela).

Meus planos mudaram também. Estou de olho em terreno no interior. Assim que me formar vou tentar ir em definitivo para a área (TI) e ficar trampando em casa.
Quero construir uma casa pequena, extremamente moderna e confortável e com quintal enorme. Pra mim tá ótimo e acho que consigo pagar tudo em muito menos tempo que um financiamento de 30 anos.

Morar no interior é muito mais qualidade de vida a não ser que vc tenha muita grana.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.706
Reações
13.740
Pontos
803
viável é; mas busque desde de já aquilo que você quer, honestamente não aprovo a ideia de pegar B como quebra galho para depois pegar A, acho melhor se esforçar e pegar A de vez.



Edit: agora vi seu edit, bem acho que tu devia ter aproveitado a oportunidade antes mas nunca é tarde, fica coelho com os ''investidores'' que recomendam permanecer no aluguel, nunca aceite a tese deles como verdade, se é para gastar gaste no que é seu.

#veja meu tópico, comprar um lote é bem melhor
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.304
Reações
90.148
Pontos
1.503
bem acho que tu devia ter aproveitado a oportunidade antes mas nunca é tarde, fica coelho com os ''investidores'' que recomendam permanecer no aluguel, nunca aceite a tese deles como verdade, se é para gastar gaste no que é seu.

Receio que eu seria um dos que teriam que devolver o imóvel, ou estaria pagando com as calças na mão. Tem "males" que vem para o bem...
 
D

Deleted member 219486

Receio que eu seria um dos que teriam que devolver o imóvel, ou estaria pagando com as calças na mão. Tem "males" que vem para o bem...

O destino te salvou, morar em apartamento para as pessoas comuns não colabora na qualidade de vida, teria que pagar o financiamento e o condomínio, aguentar bagunça de terceiros.
Se tivesse grana para comprar um apartamento top ainda teria que arcar com um condomínio caro.
O complicado é que poucos pensam em economizar a longo prazo para comprar um terreno e depois construir, sozinho é complicado mas quantos casais fazem isso? Preferem financiar para daqui a 4-5 anos se separarem e ficarem com a bucha da dívida.
 

Vinicam

Mil pontos, LOL!
Mensagens
22.237
Reações
24.237
Pontos
1.419
O destino te salvou, morar em apartamento para as pessoas comuns não colabora na qualidade de vida, teria que pagar o financiamento e o condomínio, aguentar bagunça de terceiros.
Se tivesse grana para comprar um apartamento top ainda teria que arcar com um condomínio caro.
O complicado é que poucos pensam em economizar a longo prazo para comprar um terreno e depois construir, sozinho é complicado mas quantos casais fazem isso? Preferem financiar para daqui a 4-5 anos se separarem e ficarem com a bucha da dívida.

É que ninguém se casa pensando em separar e essa dica de ficar pagando aluguel enquanto junta dinheiro investindo é a utopia do YouTuber financeiro, geralmente algo totalmente fora da realidade de 90% dos brasileiros que pagam aluguel. Nos meus círculos a única vez que eu vi isso funcionar foi pq o aluguel da onde a pessoa morava era pago pelos pais, ai era tranquilíssimo guardar o próprio dinheiro em paralelo.
 
D

Deleted member 219486

É que ninguém se casa pensando em separar e essa dica de ficar pagando aluguel enquanto junta dinheiro investindo é a utopia do YouTuber financeiro, geralmente algo totalmente fora da realidade de 90% dos brasileiros que pagam aluguel. Nos meus círculos a única vez que eu vi isso funcionar foi pq o aluguel da onde a pessoa morava era pago pelos pais, ai era tranquilíssimo guardar o próprio dinheiro em paralelo.

Mas não digo nem se juntando, quando existe um relacionamento sério a atitude de poupar deveria ser consequência. Só que na pratica é geralmente o oposto, galera quer gastar ou financiar coisas banais...
 

Johnzim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.308
Reações
31.246
Pontos
1.319
É que ninguém se casa pensando em separar e essa dica de ficar pagando aluguel enquanto junta dinheiro investindo é a utopia do YouTuber financeiro, geralmente algo totalmente fora da realidade de 90% dos brasileiros que pagam aluguel. Nos meus círculos a única vez que eu vi isso funcionar foi pq o aluguel da onde a pessoa morava era pago pelos pais, ai era tranquilíssimo guardar o próprio dinheiro em paralelo.
Eu consegui.
Morei os últimos 5 anos de aluguel, em apartamentos mais simples (mas bem localizados), locando sempre direto com o proprietário. Vinha pagando coisa de até 25% a menos que alguns amigos que moram de aluguel também. Fora isso, há 5 anos que não faço uma viagem decente e não compro coisas caras (não comprei/troquei de carro nesse período, não tive que comprar eletrodoméstico caro e afins). Tô mudando pro meu apartamento (financiado) sexta-feira que vem. O valor do financiamento por enquanto é o mesmo que gasto com aluguel (modalidade SAC, vai abaixando com o tempo).
 

Bonk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.863
Reações
12.093
Pontos
303
Eu consegui.
Morei os últimos 5 anos de aluguel, em apartamentos mais simples (mas bem localizados), locando sempre direto com o proprietário. Vinha pagando coisa de até 25% a menos que alguns amigos que moram de aluguel também. Fora isso, há 5 anos que não faço uma viagem decente e não compro coisas caras (não comprei/troquei de carro nesse período, não tive que comprar eletrodoméstico caro e afins). Tô mudando pro meu apartamento (financiado) sexta-feira que vem. O valor do financiamento por enquanto é o mesmo que gasto com aluguel (modalidade SAC, vai abaixando com o tempo).
Mais você financiou, o que ele está falando é morar de aluguel até pagar a casa a vista rsrs.
O que eu também acho uma utopia que só uma mínima parte dos brasileiros é possível alcançar.
 

soap

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.008
Reações
27.827
Pontos
1.044
Como disseram, financiar pela caixa é melhor do q pagar aluguel. Mas se vc quer um apartamento lembre-se, se vc gosta de peidar bastante no banheiro vai ter rever seus conceitos pq o mínimo barulho vai ter um desgraçado do lado pra te ouvir. Eu moro em apto e toda vez q vou no banheiro cagar é uma agonia pior ainda se for feriados e final de semana onde é tudo silencioso.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.706
Reações
13.740
Pontos
803
Receio que eu seria um dos que teriam que devolver o imóvel, ou estaria pagando com as calças na mão. Tem "males" que vem para o bem...

no teu caso talvez sim, mas não é verdade para todos os casos, por exemplo quem é pobre um aluguel saí cerca de 600 reais 700 quando muito, uma casa verdade amarela de entrada 130 a 170 mil, teria parcelas de 500 reais, no fim caso o cara não aguentasse pagar ou quisesse sair dali, ele poderia vender para outro, que assumiria a prestação restante, nessa transação ele poderia sair com pelo menos 20 mil reais, devido a valorização posterior.

exemplo 180 mil pagou 100 falta 80, vende por 120 mil, fica com os 20, e o zezão que comprou assume o resto.
 
Topo Fundo