O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434
Já aconteceu similar com um notebook meu, na passagem do Ubuntu 16.04 pro 18.04. Às vezes, são drivers legado que acabam sendo deixados de lado por pouca gente usar (lembrando que notebook lançamento no Brasil já chega defasado) ou alguma nova configuração conflitante que já venha de fábrica com a distro. Gosto dessas distros mais amigáveis porque as coisas costumam funcionar e elas não mudam sua base em pouco tempo, garantindo, pelo menos, uns 2 anos sem precisar mexer na instalação.

Se a situação estiver muito incômoda, sugiro digitar no terminal: "lspci | grep Network" (sem as aspas e respeitando a capitalização das letras). Verifique daí qual o modelo da sua placa wireless e pesquise pela Internet se alguém encontrou alguma solução. Lembrando que, às vezes, soluções encontradas para o Ubuntu ou Linux Mint também servem para o Debian (mas nem sempre).

Achei aqui, vlw irmão
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.830
Reações
10.470
Pontos
1.069
Arch é 10x mais fácil que o Gentoo, só seguir a wiki lá e em 1 hora tá tudo setado
Eu terminei a instalação aqui, e sinceramente eu não sei como deu certo, no Arch a instalação é facilmente entendida, no Gentoo tudo parece alienígena para mim.

Talvez com o tempo eu aprenda mais a fundo o Gentoo, gostaria de montar um NAS rodando o sistema para baixar uns torresmos e rodar um servidor Plex. Eu sei que existem soluções mais simples para realizar isso, mas eu gosto de fazer tudo do zero, gosto muito da filosofia KISS do Arch, Gentoo, Slackware e etc.
 

Sr. Israel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.320
Reações
13.231
Pontos
364
Não se se instalo o Debian 10, ultimamente estou usando Windows mas acho que vou voltar para o elementary OS mesmo. No note do meu irmão vou colocar o Zorin já que ele curte o Windows 7
Debian é um sistema muito "bruto", vc vai penar pra instalar drivers de placa de vídeo e algumas coisinhas auqi outras ali pq é um sistema mais fechado pq é extremamente estável, por isso não é amigável e vai complicar sua vida nesse quesito.

Te aconselho a ir pra um Ubuntu, Mint ou o Zorin, esses são baseados no debian e mais liberado pra fazer o que quiser neles.

O Elementary é aquela menininha bonitinha mas ordinária, to fora.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.036
Reações
47.456
Pontos
2.009
Debian é um sistema muito "bruto", vc vai penar pra instalar drivers de placa de vídeo e algumas coisinhas auqi outras ali pq é um sistema mais fechado pq é extremamente estável, por isso não é amigável e vai complicar sua vida nesse quesito.

Te aconselho a ir pra um Ubuntu, Mint ou o Zorin, esses são baseados no debian e mais liberado pra fazer o que quiser neles.

O Elementary é aquela menininha bonitinha mas ordinária, to fora.

A galera que usa ubuntu, mint, deepin, etc vai achar o debian uma carroça desatualizada se for o stable.

Eu uso o debian 9 no trabalho porque tem um repositorio debian local para atualizar. Nem tudo sai pelo proxy.

Mas tenho que reconhecer que ele é bem estável. Nunca quebrou nada ali.

O foda é que quando preciso instalar algo mais atual é um trabalho do cão.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 


Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.324
Reações
29.446
Pontos
1.424
Debian eu só uso em servidor mesmo, por que aí eu não quero que nada quebre. Mas para o dia a dia acho bobagem usar. A vantagem dele é justamente a grande estabilidade, mas isto não é muito vantajoso no seu dia a dia.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.830
Reações
10.470
Pontos
1.069
Qual é o sid ?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
O amigo explicou acima, Sid é o Debian "Instável" (que ainda é muito estável).

Na verdade eu me enrolei, quando eu me referia ao Sid na verdade queria citar o Testing, e vice versa. O Testing é mais estável que o Sid, tem pacotes mais novos que o Stable e mais velhos que o Sid:


O nome Sid vem do pirralho maluco de Toy Story, que torturava os brinquedos.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434
To usando o Debian 10 com KDE. Que baita sistema. Vou te falar que nunca gostei do KDE, mas essa versão tá VOANDO e visualmente é tudo muito bem feito, menus coerentes, animações fluídas, não mudei nem o tema padrão que já vem, depois vou ver isso. Tá muito rápido o bicho, acho que vou dar uma chance pro KDE finalmente.
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
To usando o Debian 10 com KDE. Que baita sistema. Vou te falar que nunca gostei do KDE, mas essa versão tá VOANDO e visualmente é tudo muito bem feito, menus coerentes, animações fluídas, não mudei nem o tema padrão que já vem, depois vou ver isso. Tá muito rápido o bicho, acho que vou dar uma chance pro KDE finalmente.
A estabilidade do Debian é monstra mesmo

No trampo tenho dois servers com Debian 9 que depois de configurados nunca precisei reiniciar nada, nunca parou nenhum serviço

Agora me pergunta como se comporta o mesmo hardware com Windows Server 2016...

Tem dois lá e um deles não fica um mês sem reboot total

Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk
 

brturbo300

Bam-bam-bam
Mensagens
2.891
Reações
7.963
Pontos
453
Arch é 10x mais fácil que o Gentoo, só seguir a wiki lá e em 1 hora tá tudo setado
Ou menos, instalei o arch em um MacBook Air bem facinho, até as teclas de controle de iluminação funcionaram de primeira.
Comprei um SSD pro notebook do meu pai, mas antes coloquei no meu pc e estou fazendo testes com o Mint 19.
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434
Ou menos, instalei o arch em um MacBook Air bem facinho, até as teclas de controle de iluminação funcionaram de primeira.
Comprei um SSD pro notebook do meu pai, mas antes coloquei no meu pc e estou fazendo testes com o Mint 19.
No meu note uso o Mint 19 XFCE desde quando saiu e nunca deu pau, só uma vez o timeshift fez backup duplicado e encheu meu SSD, aí bugou o sistema pq tinha 0 bytes livres, não iniciava nem a interface gráfica. Tive que entrar no modo recuperação como root e deletar a pasta do sistema lá na mão, aí nunca mais voltou a acontecer. Bizarro.
 

brturbo300

Bam-bam-bam
Mensagens
2.891
Reações
7.963
Pontos
453
No meu note uso o Mint 19 XFCE desde quando saiu e nunca deu pau, só uma vez o timeshift fez backup duplicado e encheu meu SSD, aí bugou o sistema pq tinha 0 bytes livres, não iniciava nem a interface gráfica. Tive que entrar no modo recuperação como root e deletar a pasta do sistema lá na mão, aí nunca mais voltou a acontecer. Bizarro.

São coisas que acontecem de vez em quando, nessa instalação do mint cinnamon que fiz deu um problema com as atualizações, mas já está arrumado. Usei mac OS por mais de dez anos, logo na primeira vez deu um pau no sistema, o update era baixado pela metade e já entrava na instalação, depois de resolvido nunca mais aconteceu.
 

Protoman!!!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.867
Reações
2.179
Pontos
703
Testei nas ultimas semanas um monte de distro no meu notebook (que possui um celeron n4000 e 4gb de ram) e gostei muito mesmo do KDE. Não consegui instalar o KDE neon porque bizarramente o USB stick com ele não boota, fica uma tela preta. Já o Kubuntu 19.04 ta rodando lindão aqui, funcionando muito bem e muito bonito.

Pra navegador, pra mim o Chromium ta rodando 10x mais liso que o Firefox (no W10 exatamente o contrário, firefox pra mim fica bem mais leve), mas funcionando tudo 100%.

Quanto a duração de bateria, está durando menos que o windows (Windows faz umas 8-9 horas, no Kubuntu consigo 5-6), tentei instalar o TLP mas aparentemente não teve mudança nenhuma.

Agora, to com um glitch/bug muuuito chato e irritante que ta quase me jogando pro Mint de volta (apesar de Cinnamon ter rodado pior que KDE aqui), que é um glitch de uma "linha" de pixels no topo da tela que a cada 10 segundos muda de cor tipo um glitch grafico, e é só uma unica linha bem fina de pixel mesmo e apenas no topo da tela. Mas é muito irritante pq fica "piscando" ali o tempo todo.

Alguém já teve isso? Tudo atualizado e tal e é minha segunda instalação de kubuntu e a segunda vez que fica assim, e só no kubuntu nenhuma outra distro tem esse bug
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.742
Reações
4.317
Pontos
703
Até agora nada de sair a atualização 68 do FF no Mint, alguem sabe como "forçar" ela ? Eu uso o gerenciador de atualizações aqui
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.619
Reações
21.978
Pontos
1.774
Até agora nada de sair a atualização 68 do FF no Mint, alguem sabe como "forçar" ela ? Eu uso o gerenciador de atualizações aqui

eu acho que não tem como forçar não...o que dá pra fazer é instalar outro firefox, um mais novo.
O padrão do mint é do repositório do próprio Linux mint e demora mesmo um pouco pra atualizar
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434

Viram isso?

Olha um quote:

"Speaking of the AMD side of things, Valve developer Pierre-Loup Griffais told me that the performance work being done in Proton and DXVK has gotten to a point where the CPU overhead of translating DX11 through DXVK can be lower than the overhead in the native AMD DX11 driver on Windows. That’s impressive to begin with, and he told me that months ago. . ."
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.036
Reações
172.302
Pontos
1.714

Viram isso?

Olha um quote:

"Speaking of the AMD side of things, Valve developer Pierre-Loup Griffais told me that the performance work being done in Proton and DXVK has gotten to a point where the CPU overhead of translating DX11 through DXVK can be lower than the overhead in the native AMD DX11 driver on Windows. That’s impressive to begin with, and he told me that months ago. . ."

Driver da AMD tão bom quanto pintar com Lukscolor :klolz


O que não tira o mérito do bom trabalho da Valve. É algo que eu não esperava obterem uma performance melhor com uma camada de tradução.
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434
Driver da AMD tão bom quanto pintar com Lukscolor :klolz


O que não tira o mérito do bom trabalho da Valve. É algo que eu não esperava obterem uma performance melhor com uma camada de tradução.

A performance no Proton e no Wine com DXVK tão excelentes, eu tô só com Linux na maquina agora, meu W10 fez o favor de quebrar de novo depois de um update e eu larguei mão. Não tô sentindo falta nenhuma, tem uns jogos que não rodam mas a maioria tá rodando bem aceitável, acima dos 60fps sem engasgo. Eu jogo bastante o LoL e no Lutris ele roda lá nos 200fps easy, performance praticamente a mesma do Windows. O Lutris ainda tem uma opção de sincronizar os jogos com o GoG, só entrei com minha conta lá e ele baixou os jogos, rodando 100%.

Pra quem usa NVidia, recomendo setar os "coolbits" para 24 e instalar o aplicativo GreenWithEnvy pelo flatpak, ele permite controlar as fans, fazer perfil de fan e OC bem facilmente, nível MSI Afterburner, até salva os profiles. Pra quem usa Gnome recomendo o addon CPUFREQ também, deixa trocar o governor com um clique, pra jogar com governor no performance fica bem melhor, 0 engasgos.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.036
Reações
172.302
Pontos
1.714
A performance no Proton e no Wine com DXVK tão excelentes, eu tô só com Linux na maquina agora, meu W10 fez o favor de quebrar de novo depois de um update e eu larguei mão. Não tô sentindo falta nenhuma, tem uns jogos que não rodam mas a maioria tá rodando bem aceitável, acima dos 60fps sem engasgo. Eu jogo bastante o LoL e no Lutris ele roda lá nos 200fps easy, performance praticamente a mesma do Windows. O Lutris ainda tem uma opção de sincronizar os jogos com o GoG, só entrei com minha conta lá e ele baixou os jogos, rodando 100%.

Pra quem usa NVidia, recomendo setar os "coolbits" para 24 e instalar o aplicativo GreenWithEnvy pelo flatpak, ele permite controlar as fans, fazer perfil de fan e OC bem facilmente, nível MSI Afterburner, até salva os profiles. Pra quem usa Gnome recomendo o addon CPUFREQ também, deixa trocar o governor com um clique, pra jogar com governor no performance fica bem melhor, 0 engasgos.

Desconhecia issae. Vou passar a usar, será uma mão na roda :kjoinha
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434

WagnerEmanuel

Bam-bam-bam
Mensagens
1.246
Reações
1.074
Pontos
353
A equipe do Manjaro anunciou que as próximas versões virão com o FreeOffice no lugar do LibreOffice.
Acontece que o FreeOffice de free não tem nada. Além de ser trial, é um software closed-source.

A versão free não salva arquivos em doc e odt, apenas em docx, dentre outras limitações.


Enfim, put* bola fora. No reddit várias pessoas estão pensando em pular o barco.

Estou em dúvida entre ir pro Arch ou pro Fedora.

Eu já parei de usar o Libre há algum tempo. Tenho usado o WPS.
Só não tenho certeza quanto ao suporte a odt, ods, etc..

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.518
Reações
91.611
Pontos
1.254
Parece que tenho boas notícias:

https://blogs.gnome.org/benzea/2019/01/30/gnome-screencast/

Seguinte: uso o miracast do notebook para a TV LG via wifi no Windows 8.1, porém, não conseguia achar esse mesmo sistema para o Linux. Pelo que andei pesquisando nesse site, conseguiram uma forma de de espelhar a tela via wifi no linux (Fedora por enquanto)
 
Ultima Edição:

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
Parece que tenho boas notícias:

https://blogs.gnome.org/benzea/2019/01/30/gnome-screencast/

Seguinte: uso o miracast do notebook para a TV LG via wifi no Windows 8.1, porém, não conseguia achar esse mesmo sistema para o Linux. Pelo que andei pesquisando nesse site, conseguiram uma forma de de espelhar a tela via wifi no linux (Fedora por enquanto)
Sabe que se for transmitir para um Chromecast é só usar o navegador Chrome né?

E saiu o Proton 4.11, eu achei que melhorou um pouco o desempenho

Estou jogando Bloodstained: Ritual of the Night que é super bugado até no Windows, mas com esse update se tornou jogável quando não da bug :kclassic
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.036
Reações
47.456
Pontos
2.009
Alguém aqui usa docker?

Qual a melhor forma de começar a aprender a usar ?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.518
Reações
91.611
Pontos
1.254
Sabe que se for transmitir para um Chromecast é só usar o navegador Chrome né?

E saiu o Proton 4.11, eu achei que melhorou um pouco o desempenho

Estou jogando Bloodstained: Ritual of the Night que é super bugado até no Windows, mas com esse update se tornou jogável quando não da bug :kclassic

Infelizmente não tenho o Chromecast, só o uso o Intel WIDI (Windows 8.1) para conectar o notebook na TV LG via wifi
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.036
Reações
47.456
Pontos
2.009
Galera,

queria uma força pra montar compartilhamento smb permanente no arquivo fstab.

Criei um arquivo com as credenciais de usuário, password e domínio e fiz o mapeamento no fstab. Ele não reclama mas também não monta.

Ficou assim:

//caminho do servidor /mnt/smb cifs credentials=/home/usuario/.smb,rw,uid=1000,gid=1000,noauto,x-systemd.automount,_netdev 0 0




+1

Tbm queria saber melhor. Principalmente sobre como manter alguns containers de forma visual.


Acabei indo meio na raça. Baixer os pacotes do docker no repositorio do debian e pedi acesso onde ficam as imagens dos softwares aqui no meu trabalho.

Com o docker push baixei a imagem pra minha máquina e rodei com o run. Só vou dar uma pesquisada em um bom tuto pra ajustar o arquivo yml pra mapear os volumes fora do container pra eu poder subir, descer e destruir sem dor de cabeça. Se eu achar algo bacana coloco aqui. Mas achei muito prático.
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
Galera,

queria uma força pra montar compartilhamento smb permanente no arquivo fstab.

Criei um arquivo com as credenciais de usuário, password e domínio e fiz o mapeamento no fstab. Ele não reclama mas também não monta.

Ficou assim:

//caminho do servidor /mnt/smb cifs credentials=/home/usuario/.smb,rw,uid=1000,gid=1000,noauto,x-systemd.automount,_netdev 0 0

Só precisa do Cifs instalado e adicionar uma linha ao fstab

Eu uso assim aqui no trampo

//192.168.0.2/f /mnt/SERVER02 cifs username=XXXXXX,password=XXXXXX,user,dir_mode=0777,file_mode=0777 0 0

Edit: ia esquecendo a Microsoft esta matando o SMB 1.0 se o Windows que esta acessando for o 10 a ultima versão vai precisar informar a versão do SMB no comando

//192.168.0.2/f /mnt/SERVER02 cifs username=XXXXX,password=XXXXX,vers=2.0,user,dir_mode=0777,file_mode=0777 0 0
 
Ultima Edição:

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.036
Reações
47.456
Pontos
2.009
Só precisa do Cifs instalado e adicionar uma linha ao fstab

Eu uso assim aqui no trampo

//192.168.0.2/f /mnt/SERVER02 cifs username=XXXXXX,password=XXXXXX,user,dir_mode=0777,file_mode=0777 0 0

Edit: ia esquecendo a Microsoft esta matando o SMB 1.0 se o Windows que esta acessando for o 10 a ultima versão vai precisar informar a versão do SMB no comando

//192.168.0.2/f /mnt/SERVER02 cifs username=XXXXX,password=XXXXX,vers=2.0,user,dir_mode=0777,file_mode=0777 0 0

Eu tenho o cifs-utils e o smbclient instalados e não vai de jeito nenhum.

Eu segui a wiki do debian mas mesmo assim não vai. Eu criei o arquivo de credenciais pra não deixar a senha direto. Vou testar com a senha direto mas aí não tem parâmetro pro domínio né?
 
Topo Fundo