O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Os carros franceses merecem a má fama recebida?

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
citroen-c3-2009-guia-de-usado-www.garagemdebolso.com.br.jpg


Virou uma espécie de "meme" associar os carros franceses com má qualidade, por inúmeros fatores. Porém, é justa toda essa reputação ruim carregada pelas máquinas feitas pelas automotoras francesas?

---

Há um pouco de verdade, principalmente da experiência de muitos usuários dos mesmos. Grande parte das reclamações vem por conta da assistência e da própria reputação, fazendo desvalorizar bastante os mesmos. Em várias listas de depreciação, alguns carros franceses chegavam a 25% de queda do valor em um ano.

Também tem a questão inerente a qualquer marca, como: manutenção, modelo de fábrica e etc... Qualquer carro, seja qual for a marca, pode ser sujeito a essas condições, mas a fama dos carros franceses acabaram se sobressaindo. Basta ver na seguinte lista a Peugeout e a Renault entre as marcas menos confiáveis.

---

Você concorda com essa má reputação ou é um exagero? Comentem abaixo.

:kpensa
 

Ghim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.295
Reações
17.794
Pontos
1.174
carro popular pra mim é japonês ou ford, francês nunca

eu tenho isso entranhado em mim faz tanto tempo que nem lembro de onde tirei essa conclusão, já q nunca tive um carro francês. mas meu pai ja teve um citroen xsara. era bem confortável, mas em retrospecto acho q ele deu um certo trabalho de manutenção mesmo
 

charles_logan22

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.150
Reações
16.209
Pontos
503
Pegeout e Citroen são problemáticos desde que me conheço.
E meio que uma corrente do mau, usuários dessas marcas só ficam neles.

Eu tenho um Renault e adoro. Manutenção super barata e fácil.

Enviado de meu MAR-LX1A usando o Tapatalk
 


geist

Lenda da internet
Mensagens
22.441
Reações
91.027
Pontos
1.503
Merecem.
Entre outras coisas eu só digo uma: vai tentar passar seu francês na concessionária pra pegar outro carro.
Manutenção costuma ser mais complicada e o valor das peças e da mão de obra mais alto.

Tenho um Clio hoje e gostei muito do carro, me surpreendi até, mas reconheço o estigma dos franceses no mercado.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.198
Reações
23.296
Pontos
1.619
Eu tenho um 306 parado. E por que eu defendo esse Pug?

Forte, robusto, anda DEMAIS e bebe pouco além de ser inroubável e não ser caro de se comprar (graças a muita gente que ama falar mal!)

Sobre manutenção? Não considero cara, sabendo que o carro te dá uma segurança e conforto fora do comum. O que prefiro falar é que não tem mexânicos preparados pra se fazer uma manutenção que se preste (o que foi o meu caso).

Mesmo ele estando parado, meu sonho é conseguir ter dinheiro pra encarar um 308 pois ele é monstruoso em todos os aspectos (e se não der conta, ainda tentarei o 307, que é 'menos poderoso' mas é mais luxuoso e mais seguro quanto a evitar roubos (no estilo que a fiat foi nos anos 80 com a praga do 147)
 

Samjokgo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
796
Reações
657
Pontos
544
Minha família teve um logan por 10 anos.. o carro nunca deu problema. Agora estamos com um kwid, também é outro carrinho que acho massa.
Acho que dos 3 franceses a renault considero a mais tranquila de preço/ manutenção.
Sempre que vejo algo sobre as marcas francesas falam da manutenção da citroen absurdamente cara ( E pelo que pude reparar é que todo carro mais velho da citroen ta mais surrado realmente, galera que comprar realmente nao da uma manutenção legal para eles. É uma impressão que tenho vendo os carros na rua). Pegeout é os problemas de manutenção que os carros dão (suspensão traseira, amortecedores). Não sei se nos modelos atuais esses problemas ainda ocorrem ou se são frequentes.

Como nunca tive nenhum dos outros 2 franceses, meu receio deles é mais de ler sobre os problemas na internet.
 
Ultima Edição:

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.360
Reações
46.958
Pontos
1.454
Minha mãe teve um Clio, foi o único carro na vida dela que a deixou na mão, 2 vezes! simplesmente desligou do nada no meio da estrada.

depois desse nunca mais
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Eu já tive franceses e posso dizer, como carros não merecem a reputação que tem, mas a desvalorização é significativa frente as marcas tradicionais. Eu dei muita sorte com meu C3 e conseguir passar por uma condição muito boa, nem podia fazer a compra, mas me apertei para conseguir, pois a oportunidade era meio que única em não perder tanto com a desvalorização.

No momento atual, entretanto, considero boa parte dos carros oferecidos na gama francesa bem defasado. A Renault é uma vergonha e nisso vai a Nissan também. Nem dá para ser chamado de Renault na verdade, de tão distante dos modelos europeus. A Nissan é outra, mas que curiosamente não sofre com a má reputação no mesmo nível da parceira francesa, vai saber.

Peugeot e Citroen tem só alguns exemplares de carros dignos na linha, mesmo assim nada muito destacado. Considero um carro diferenciado mesmo apenas o 3008, de resto não tem nenhum especial dentre aquilo que disponibilizam. Quando os carros são um pouco melhores alopram nos preços, haja vista o Pug 208 GT, próprio 3008, Picasso, linha DS (quando disponível) etc. Aí o cara vai e compra um carro desses melhor deles e vê no momento da venda o preço despencar cerca de 25% a mais do que uma opção de marca tradicional. Foda.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.577
Reações
38.833
Pontos
2.069
Toda má fama tem um motivo. E acredito que a má fama dos franceses se deve à época de início dessas montadoras por aqui, inclusive dificuldade na obtenção de peças importadas.

Porém, atualmente, são tão "nacionais" quanto Chevrolet, Ford e cia. Tenho um 208 há mais de 4 anos e nunca deu nenhum problema. Só revisões básicas... Inclusive a concessionária Peugeot de minha região é muito boa, inclusive no atendimento.

E a manutenção desses carros hoje em dia não é nada de mais. Claro que tem mecânico que iniciou há 40 anos e só sabe mexer em Gol, e vai dizer que carro francês é complicado. Mas aí é um infeliz que não se atualizou na vida.
 

The Trooper

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
12.109
Reações
9.629
Pontos
1.554
Meu pai a um tempo só tem Peugeot ou Citroen.

Ele nunca teve nada grave com os carros, mas ele nao fica mais de dois anos com cada.

Em compensação, pequenas coisas tipo barulho precoce no painel, para-choque soltando com facilidade, problema na trava etc foram comuns.

Sempre me passou uma impressão de carro vagabundo por causa disso.
 

johnhartigan

Bam-bam-bam
Mensagens
6.502
Reações
24.918
Pontos
353
Só acho alguns bonitos, nunca teria um dos carros mais caros, só dos mais populares.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.242
Reações
175.652
Pontos
2.234
A má fama é mais por razões históricas mesmo...hoje em dia eles são ok. Testei o 2008 e o 3008 esses dias.

O 2008 é somente ok. Nada melhor, nem pior que os nacionais. Não trocaria o meu Cerato por ele nunca.

Já o 3008 é muito, muito interessante. Outro nível de construção e itens, vários mimos, muita tecnologia. Não balancei, mas foi quase.
 

s333x

Novato
Mensagens
27
Reações
31
Pontos
13
Tive o 207 por 2 anos (qse 50k rodados)
0 problemas, manutenção não muito "diferente" dos populares..
E o carro em sí é muito superior no quesito concorrência, lembro que andei em um celta lt 2014 (carro com a pior ergonomia do mundo) e um palio fire 1.0... o peugeot dava de 20 a 0, mais econômico, andava bem, cheio de mimos.

Provavelmente vou comprar um 308 2.0 manual, o problema do br é não dar manutenção preventiva e achar que é "só" andar.
 

Samjokgo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
796
Reações
657
Pontos
544
A má fama é mais por razões históricas mesmo...hoje em dia eles são ok. Testei o 2008 e o 3008 esses dias.

O 2008 é somente ok. Nada melhor, nem pior que os nacionais. Não trocaria o meu Cerato por ele nunca.

Já o 3008 é muito, muito interessante. Outro nível de construção e itens, vários mimos, muita tecnologia. Não balancei, mas foi quase.
Po, como é o cerato? É economico? Confortável? Já deu problema em alguma coisa?
Curto pra c***lho esse visual dele
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.242
Reações
175.652
Pontos
2.234
Po, como é o cerato? É economico? Confortável? Já deu problema em alguma coisa?
Curto pra c***lho esse visual dele

Muito bom carro, muito bem construído. Econômico, andando na gasolina na cidade pego 10, 11. Na estrada, 16 pra 17. Confortável, acho que a única coisa que realmente a Kia pecou nele foi não ter multimídia na versão BR.
Gosto tanto do carro que tô no meu segundo Cerato...só tive um problema na bomba de gasolina que a garantia - que é de cinco anos - cobriu um ano atrás.

Só tô avaliando trocar porque o carro tá com seis anos - ou seja, venceu a garantia - e não pego outro porque não gostei desse facelift.
 

SmartBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.396
Reações
3.647
Pontos
739
C4 Lounge THP manual, fazendo 3 anos...nunca deu problema, sem barulhos, batidas e arranhados. Ando bem pouco, só 7 mil Km rodados
Esse vou ficar por uns 7 anos no mínimo!
 

senryu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.641
Reações
4.286
Pontos
1.284
Primeiro
Ninguém aqui vê top gear (o inglês) com frequência pra ver o quanto (principalmente o Jeremy Clarckson)eles odeiam a Peugeot!?
Se não destroem trailers eles dão um jeito de destruir um peugeot....
Aliás...


Segundo
Depois de um dia passeando normalmente pela rua eu vejo um Peugeot 206 passando sem o para choque da frente; até aí tudo bem, mas o que dava pra se ver me deixou traumatizado...dava pra ver os pés do motorista e os pedais!!!; sério mesmo!!!
E depois de muitos amigos me contarem suas "aventuras" com Peugeot eu passo longe deles!

Mas a Renault nunca me deixou na mão seja com carros e serviços dela mesma!
Manutenção barata (o que me fez comprar um clio de leilão).
Carro econômico no combustível
E muito confortável pra mim que sou alto é um dos poucos carros nacionais que nunca tive algum problema.
E olha que já dirigi no emprego e em "casa" na época que meu irmão morava comigo e tinha carro sem nunca conseguir a carteira me fazendo de seu chofer...:
Um palio (que foi um pesadelo!, pulava sozinho na partida de parado!, sofria pra subir qualquer coisa com algum maior "angulo" que seja! = nem sonhe ir na rio são Paulo com essa coisa! )
Um Celta (outro pesadelo, cambio horrendo, minha cabeça quase batia no teto e beberrão que só e a bateria levava a questionamentos de como a Apolo 13 sobreviveu com 13 amperes e esse carro vive trocando de bateria quase todo o ano!!!)
Uma Kombi (coisa simples de dirigir mas as vezes essa simplicidade causa estramentos...)
Um sandero (que nunca deu dores de cabeça, só numa vez em que jurei com minha mãe que não dava pra entrar numa garagem e ela insistiu! é o idiota aqui quebrou o retrovisor dobrado e amassou a porta o que me levou a única coisa cara da Renault...pinturas e desamassar, isso ainda é um absurdo;é o programa de peças deles...pois até em manutenção você tem meio que pode dar uma de piloto e dizer no agendamento, olha essa peça fazendo favor, que eles chegam a reservar e só trocam com a necessidade, mas se não fizer isso ou for algo fora do previsto...se prepara pra espera...).
É o clio que tenho que exige um pouco mais de cuidado por ser de leilão mas nunca me deu dores de cabeça após acertado no após o leilão (pois outro problema de renault, ele rende melhor se fizer a manutenção na própria renault que tem custos mais baixos que as outras nas revisões gerais!, mas se fizer igual a dona anterior do meu carro e comprar peças "compatíveis"...se prepare...).
 
Ultima Edição:

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.573
Reações
13.063
Pontos
1.189
A Renault faz bons carros: simples e robustos. Sempre fez. Alguma fragilidade de parte elétrica e olhe lá.

Peugeot e Citroen têm engenharia que ainda inventam moda, mas os carros são legais.

A má fama dos franceses no mercado brasileiro se deve muito ao terrível pós vendas do passado, que além disso era caro e escasso. E os carros eram mal adaptados ao Brasil, sim, o que gerava mais problemas que o consumidor estava acostumado.

Curiosidade: tanto meu carro (Corolla Xei) quando o da esposa (Clio) são 2016, comprados com 5 meses de diferença. Adivinhem qual deu um monte de probleminhas nesse tempo (um até grave)? O Clio é que não foi; o francês só trocou óleo e filtro, nesse tempo.
 

Killer Queen

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.321
Reações
1.428
Pontos
889
Minha irmã teve um 206 e não era ruim só por ter dado um monte de problemas, a alavanca de câmbio daquela coisa parecia de brinquedo, plástico vagabundo demais e, mesmo pisando fundo na embreagem ele ainda arriscava arranhar na hora de entrar a marcha. Se bem que depois ela tirou um Nissan March zero e o câmbio era muito parecido. Considero Renault uma marca melhor, sempre ouvi falar bem do Clio e do Fluence.
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.765
Pontos
1.219
Merecem.

Munutenção cara e baixa durabilidade de peças.

Um Renault com 10 anos e bem cuidado vai te custar um fortuna e vai soar como uma Brasília na rua.

Peugeot não fica muito na frente.

Cietroen é ainda mais cara, apesar de não ter o problema da durabilidade.

A boa e velha Volks sempre será uma melhor opção, se Toyota e Honda não estiverem no alcance do comprador.

Eu gosto da Nissan, demais. Não me deu problema. Mas algum dia ela pode seguir a linha da Renault e piorar. Mas torço para que não aconteça (e sim que a Renault aprenda com a Nissan).
 

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
8.019
Reações
5.636
Pontos
1.164
Sim, merecem.

Prefira Honda, Toyota ou, em ultimo caso, Volks.
 

jakebr

Bam-bam-bam
Mensagens
137
Reações
97
Pontos
203
Estou cogitando pegar um KWID intense 1.0

Carro completo com midia digital,camera de ré e outras coisas por 42k...

será q ta valendo pegar um desse? ja vi uns comentarios ruins em relação ao KWID...

mas tb ja vi comentarios bons, um conhecido tem um e disse q gostou do dele ...
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.765
Pontos
1.219
Hoje em dia vc acha os carros com quase o mesmo preço, VW tbm cobra caro demais
Geralmente só faço manutenção programada.

Sem contar o valor de revenda.

Um VW, com 100.000 km ainda dá um troco.

Francês passou de 50.000 km ninguém mais quer. Só desavisados.
 

Samjokgo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
796
Reações
657
Pontos
544
Muito bom carro, muito bem construído. Econômico, andando na gasolina na cidade pego 10, 11. Na estrada, 16 pra 17. Confortável, acho que a única coisa que realmente a Kia pecou nele foi não ter multimídia na versão BR.
Gosto tanto do carro que tô no meu segundo Cerato...só tive um problema na bomba de gasolina que a garantia - que é de cinco anos - cobriu um ano atrás.

Só tô avaliando trocar porque o carro tá com seis anos - ou seja, venceu a garantia - e não pego outro porque não gostei desse facelift.
Mas o cerato não tem na opção flex? Só gasolina mesmo?
Estou cogitando pegar um KWID intense 1.0

Carro completo com midia digital,camera de ré e outras coisas por 42k...

será q ta valendo pegar um desse? ja vi uns comentarios ruins em relação ao KWID...

mas tb ja vi comentarios bons, um conhecido tem um e disse q gostou do dele ...
Estamos com um kwid zen em casa, eu particularmente gosto bastante dele, motor esperto, porta malas bem considerável. Espaço interno para 4 pessoas.
 
Topo Fundo