O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
Eu tenho o cifs-utils e o smbclient instalados e não vai de jeito nenhum.

Eu segui a wiki do debian mas mesmo assim não vai. Eu criei o arquivo de credenciais pra não deixar a senha direto. Vou testar com a senha direto mas aí não tem parâmetro pro domínio né?

Eu uso a senha, usuário direto e funciona...
Não uso parâmetro para domínio por que não temos um aqui, teria que ver se é necessário tendo um AD
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434
Dica aos amigos do Linux: Jamais montem o /home num HD lento/prestes a dar defeito :ktrigger

O sistema começa a dar uns bugs BIZARROS sem solução ou motivo aparente e tu fica horas quebrando a cabeça tentando descobrir :klol
Já é o segundo HD velho que morre na minha mão e infelizmente eram os que eu usava pra montar o /home, muito azar. Vou montar agora numa partição no SSD do root mesmo e f**a-se, HD em 2019 não tem mais condições
 

Knives

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.160
Reações
3.249
Pontos
1.369
Dica aos amigos do Linux: Jamais montem o /home num HD lento/prestes a dar defeito :ktrigger

O sistema começa a dar uns bugs BIZARROS sem solução ou motivo aparente e tu fica horas quebrando a cabeça tentando descobrir :klol
Já é o segundo HD velho que morre na minha mão e infelizmente eram os que eu usava pra montar o /home, muito azar. Vou montar agora numa partição no SSD do root mesmo e f**a-se, HD em 2019 não tem mais condições
A dica mesmo é nunca usar HD que dá pra perceber que está pra dar defeito.
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434
A dica mesmo é nunca usar HD que dá pra perceber que está pra dar defeito.
Realmente, eu quis dar uma sobrevida aqui mas é lixo demais, não vale a pena o stress auhauhauaha. Sorte que eu tenho um HD gigante aqui que sempre faço backup das coisas, então foi tranquilo. Black friday vou ver se pego mais um HD de 3 ou 4TB pra guardar tralha
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.825
Reações
28.450
Pontos
1.179
Olá amigos, resolvi aderir ao mundo Linux, precisei fazer uma mudança na vida e parti para o Linux para não cair mais em tentação alguma de jogos e etc no pc.

Pois bem, comecei a usar Elementary OS, muito bonito, gostei muito da distro, mas logo mudei para o Ubuntu 19.04 e por aqui estou atualmente.
Mas estou com um sério problema de tearing no linux, não importa o player que uso, estou usando o driver recomendado pelo gnome shell, 410 acredito, para minha GT1050 mobile.

Chato que se quero assistir alguma coisa, preciso ir para o W10 só para fazer este processo.

Outra coisa que não faz sentido é que não consigo acessar meu HD NTFS de jeito nenhum, já fiz todos os procedimentos possiveis no fstab e não tenho acesso a escrever nele, apenas ler.

Gostaria de uma luz se possível.
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
Olá amigos, resolvi aderir ao mundo Linux, precisei fazer uma mudança na vida e parti para o Linux para não cair mais em tentação alguma de jogos e etc no pc.

Pois bem, comecei a usar Elementary OS, muito bonito, gostei muito da distro, mas logo mudei para o Ubuntu 19.04 e por aqui estou atualmente.
Mas estou com um sério problema de tearing no linux, não importa o player que uso, estou usando o driver recomendado pelo gnome shell, 410 acredito, para minha GT1050 mobile.

Chato que se quero assistir alguma coisa, preciso ir para o W10 só para fazer este processo.

Outra coisa que não faz sentido é que não consigo acessar meu HD NTFS de jeito nenhum, já fiz todos os procedimentos possiveis no fstab e não tenho acesso a escrever nele, apenas ler.

Gostaria de uma luz se possível.

Para o tearing usa esse tutorial que é facil de resolver
https://www.diolinux.com.br/2018/07/como-resolver-o-problema-de-screen.html

Como esta o seu fstab?

É possível que seja só permissão, já tentou apagar algum arquivo como root?

E se voce inventar de instalar o Steam terá o mesmo problema que tinha no Windows :kmaroto
 


Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.334
Reações
21.896
Pontos
1.109
Li que o Proton 4.11 melhorou o World of Warcraft. Como faço pra rodar o jogo pelo proton? tem que importar pela Steam?
 

Sr. Israel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.320
Reações
13.231
Pontos
364
Depois de 2 anos no KDE Plasma ontem eu instalei o mint 19.2
Acho o sistema muito feio mas acho que é mais produtivo/intuitivo, estou dando uma chance, vamos ver se aguento até o final de semana :klol

Por enquanto já estou ficando meio puto pq quando ligo 2 monitores parece que o sistema tá rodando a 20fps... não tá travando absurdamente mas não esta nada "smooth"/lisinho como sentia no KDE.
 

Sr. Israel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.320
Reações
13.231
Pontos
364
Já eu acho o sistema bem bonito. Mas se o padrão lhe incomoda, instala um tema.

Eu uso o Qogir, que segue o estilo Fluent Design do Windows 10, na qual eu acho bonito.


Quando a lerdeza, pode ser que sua GPU não esteja dando conta dos efeitos. Você pode tentar ver se os drivers estão atualizados ou desativar os efeitos do Cinnamon em Configurações > Efeitos.

Se ainda assim não melhorar, aí tu podes partir para o Mate ou XFCE. Como o Cinnamon é um fork do Gnome 3, ele vai ser pouca coisa mais leve. Em ordem de peso eu acho que é assim:

Gnome 3
Cinnamon
Deepin
KDE
Mate
XFCE
LXDE
Tillings como i3, bwsm, etc
Meu notebook é um i5 da geração 8, tem 8Gb de ram e placa de video dedicata Nvidia... aguentar ele aguenta sim.

Eu desconfio que alguma extensão esteja dando algum conflito, nAo consigo entender pq 90% das extensões e applets que faço download eu recebo um aviso que a versão não é compativel com o meu cinnamon e pode gerar conflito.

Gostei desse tema que mandou, vou tentar instalar.
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
Estranho mesmo, porque eu rodo somente com um i7 4ª geração e 8 GB de RAM. Nem VGA eu tenho.

O único applet que instalei a mais foi o de previsão do tempo.
Se voce não tem placa de video dedicada não é estranho o comportamento do desktop ser melhor no seu caso, por que o driver da sua placa é o mesa driver que é open source e mantido pela Intel, enquanto o driver Nvidia for fechado sempre vai existir alguns bugs que a comunidade não pode ajudar a corrigir
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.825
Reações
28.450
Pontos
1.179
Para o tearing usa esse tutorial que é facil de resolver
https://www.diolinux.com.br/2018/07/como-resolver-o-problema-de-screen.html

Como esta o seu fstab?

É possível que seja só permissão, já tentou apagar algum arquivo como root?

E se voce inventar de instalar o Steam terá o mesmo problema que tinha no Windows :kmaroto
Sabe como consegui dar um workaround? Instalei aquele tal driver bumblebee:
Abri o Nvidia Server X e escolhi para trabalhar com a HD Graphics, voalá.
Aqui no Linux não entra Steam não, não quero jogar nada nesse notebook.

Meu Fstab está assim:
84176
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.825
Reações
28.450
Pontos
1.179
Curioso que sempre tive problemas com tearing em distros mas no Mint simplesmente não tem. É perfecto.

@Crystal eu recomendaria o uso do Linux Mint Tara 19.2. Ele é bem bonito, funcional para quem vem do Windows e ele tem um monte de ferramentas que facilita o uso do sistema. E olha que eu me considero um user mais avançado, que já usou várias distros.


Meu sistema:

Visualizar anexo 83532

Estou usando o Ubuntu 19 e estou adorando o Linux, quero migrar para o Manjaro algum dia quando ficar cansado, mas tá tudo rodando tão legal que não penso tão cedo.



Unica coisa chata é ter que ir pro Windows quando quero trabalhar com algo que está no meu HDD NTFS, to muito puto com isso, tanto no meu notebook quando o da minha mulher estão com este mesmo problema.
Não consigo permissão de write.
 

WagnerEmanuel

Bam-bam-bam
Mensagens
1.246
Reações
1.074
Pontos
353
Estou usando o Ubuntu 19 e estou adorando o Linux, quero migrar para o Manjaro algum dia quando ficar cansado, mas tá tudo rodando tão legal que não penso tão cedo.



Unica coisa chata é ter que ir pro Windows quando quero trabalhar com algo que está no meu HDD NTFS, to muito puto com isso, tanto no meu notebook quando o da minha mulher estão com este mesmo problema.
Não consigo permissão de write.
Muitas vezes isso acontece quando o Windows não finaliza completamente e bloqueia alguma coisa (que não vou lembrar agora)... Tem algumas configurações (como início rápido) no windows que dá para desligar e tentar resolver isso... Forçar desligamento também causa esse problema.



Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.825
Reações
28.450
Pontos
1.179
Muitas vezes isso acontece quando o Windows não finaliza completamente e bloqueia alguma coisa (que não vou lembrar agora)... Tem algumas configurações (como início rápido) no windows que dá para desligar e tentar resolver isso... Forçar desligamento também causa esse problema.



Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
Cara já tentei de tudo, sério, desabilitei essas opções no windows e dei shutdown nele segurando shift.
De noite vou tentar de novo para ver se há alguma melhora, mas meu FSTAB devia estar funcionando perfeitamente.

Quando abro o Nautilus, por exemplo, não consigo trocar as permissões dessa partição, simplesmente ele não aceita. Alguma coisa tem
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
Sabe como consegui dar um workaround? Instalei aquele tal driver bumblebee:
Abri o Nvidia Server X e escolhi para trabalhar com a HD Graphics, voalá.
Aqui no Linux não entra Steam não, não quero jogar nada nesse notebook.

Meu Fstab está assim:
Visualizar anexo 84176

Esta faltando mesmo a permissão de escrita...

Edita e coloca assim:

UUID=1AA2E1EBA2E1CB79 /windows ntfs defaults,umask=007,gid=46 0 0

depois usa esses comandos no terminal:

sudo mount -a

sudo chmod 777 -R /windows
 
Ultima Edição:

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.825
Reações
28.450
Pontos
1.179
Esta faltando mesmo a permissão de escrita...

Edita e coloca assim:

UUID=1AA2E1EBA2E1CB79 /windows ntfs defaults,umask=007,gid=46 0 0

depois usa esses comandos no terminal:

sudo mount -a

sudo chmod 777 -R /windows
Vou fazer o teste pela noite e retorno com a resposta, obrigado pela força amigo.
Coloco essa virgula no defaults? Não seria espaço em TAB?
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
Vou fazer o teste pela noite e retorno com a resposta, obrigado pela força amigo.
Coloco essa virgula no defaults? Não seria espaço em TAB?

É virgula mesmo

E tranquilo, qualquer outra duvida é só mandar que agente ver o que faz :kjoinha
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.830
Reações
10.470
Pontos
1.069
Cara já tentei de tudo, sério, desabilitei essas opções no windows e dei shutdown nele segurando shift.
De noite vou tentar de novo para ver se há alguma melhora, mas meu FSTAB devia estar funcionando perfeitamente.

Quando abro o Nautilus, por exemplo, não consigo trocar as permissões dessa partição, simplesmente ele não aceita. Alguma coisa tem
Você desabilitou a opção de iniciar rapidamente nas opções de energia do Windows?
 

Sebastien_Chabal

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.216
Reações
2.014
Pontos
714
NVIDIA publicou documentação de hardware das suas GPU para ajudar os drivers de código aberto

Isso depois de anos se negando

Só consigo imaginar a Intel chegando ao mercado de GPUs como fator de tamanha mudança de postura

https://sempreupdate.com.br/nvidia-...-gpu-para-ajudar-os-drivers-de-codigo-aberto/

Cantei essa lá atrás em Abril, agora estamos começando a ver resultados por parte da Nvidia. Acredito que no futuro próximo vá melhorar bastante!
Cara, imagina quando sairem GPU's dedicadas da Intel com drivers competentes para Linux, vai melhorar MUITO jogar na plataforma, não só em compatibilidades e experiência dos usuários, como vai forçar a mão de Nvidia, AMD e desenvolvedores de jogos a se dedicarem melhor a comunidade Linux.
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
Cantei essa lá atrás em Abril, agora estamos começando a ver resultados por parte da Nvidia. Acredito que no futuro próximo vá melhorar bastante!
E continua a lançar coisas para manter os usuários...

Agora do nada ela tirou da cartola um driver que dá melhor suporte as placas híbridas de notebook, que faz a troca automática igual ao que acontece no Windows


Eu estou formatando meu notebook só para testar isso

Depois posto os resultados

Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.825
Reações
28.450
Pontos
1.179
É virgula mesmo

E tranquilo, qualquer outra duvida é só mandar que agente ver o que faz :kjoinha
To achando que baixou o santo nesse HD e nada que eu tento da certo, eu escrevi alguma coisa errada? Sera que foi sintaxe?
84259

Alterando permissoes no Nautilus da isso

84260
 

Icaruszin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.455
Reações
1.254
Pontos
659
Aproveitando o papo sobre o Mint 19, ele ainda está usando o kernel 4.0?

Tô com um notebook Asus com uma GTX 1660 + Ryzen, e simplesmente não consigo usar a GPU nesse kernel, só funciona direito no kernel 5.0+. Tive que instalar o Ubuntu 19 por conta disso, mas tô pensando seriamente em voltar pro Mint.

Alguém mais teve esse problema com as GPUs mais novas da NVIDIA? Testei com o Mint, Ubuntu 16 e Debian 10, e em nenhum consegui fazer funcionar no kernel 4.

Sent from my SM-A205G using Tapatalk
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434
Estou usando o Ubuntu 19 e estou adorando o Linux, quero migrar para o Manjaro algum dia quando ficar cansado, mas tá tudo rodando tão legal que não penso tão cedo.



Unica coisa chata é ter que ir pro Windows quando quero trabalhar com algo que está no meu HDD NTFS, to muito puto com isso, tanto no meu notebook quando o da minha mulher estão com este mesmo problema.
Não consigo permissão de write.

Cara, desliga o fast boot do Windows lá que resolve isso, não sei se alguém já falou aqui
 

ssj4ac

Bam-bam-bam
Mensagens
7.209
Reações
13.428
Pontos
353
68508730_109320613765486_7921940587605917696_n.jpg
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.251
Reações
10.849
Pontos
1.409
Eu já tentei usar linux no PC várias vezes. nunca dá certo pq quando quero jogar algo fico puto haha. E dualboot não costumo cogitar pq o windows não lê as partições linux direito. Mas desde que comecei a usar raspberry pi, tenho ficado mais familiarizado com linha de comando e tal e usado sem problemas já que n jogo no pi.
pro desktop não consigo me livrar do windows mesmo, mas to gostando bastante da experiência com o pi. antes qualquer coisinha que quisesse fazer no linux eu precisava achar tutorial no google, hj em dia já me viro pra coisas básicas como navegar pastas, editar arquivos de texto, verificar IP e algumas configurações de rede... engraçado pq msm eu tendo comprado o Pi pra rodar um NAS, acabou que indiretamente ele serviu ao próposito da raspberry pi foundation mesmo: aprendi a me virar no linux melhor do que já fiz em todas tentativas de fazer essas coisas no meu desktop.
 

Sr. Israel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.320
Reações
13.231
Pontos
364
Eu já tentei usar linux no PC várias vezes. nunca dá certo pq quando quero jogar algo fico puto haha. E dualboot não costumo cogitar pq o windows não lê as partições linux direito. Mas desde que comecei a usar raspberry pi, tenho ficado mais familiarizado com linha de comando e tal e usado sem problemas já que n jogo no pi.
pro desktop não consigo me livrar do windows mesmo, mas to gostando bastante da experiência com o pi. antes qualquer coisinha que quisesse fazer no linux eu precisava achar tutorial no google, hj em dia já me viro pra coisas básicas como navegar pastas, editar arquivos de texto, verificar IP e algumas configurações de rede... engraçado pq msm eu tendo comprado o Pi pra rodar um NAS, acabou que indiretamente ele serviu ao próposito da raspberry pi foundation mesmo: aprendi a me virar no linux melhor do que já fiz em todas tentativas de fazer essas coisas no meu desktop.

Cara, eu passei exatamente pelo mesmo processo que vc pra "aprender" linux. A uns 2 anos comprei um Raspberry e não sabia o que fazer direito com ele, fui me virando nos comandos e dando google em tudo, então comecei a fazer um monte de coisas e fui aprendendo cada vez mais até tomar coragem e usar o linux como sistema principal mesmo do meu PC.

Hoje em dia não consigo usar Windows de jeito nenhum, é nojento de mais aquilo, mas se vc quiser jogar não tem jeito cara, vai ter que usar linux. Hoje em dia já tem MUUUITO jogo rodando em linux mas não são todos, as empresas deixam linux em segundo ou terceiro plano.

Só jogo Dota mesmo e tem em linux, então pra mim já ta bom, eu jogava muito o Elite Dangerous mas não tem pra linux, mas como esse jogo me deixou meio puto eu nem faço mais questão de jogar.
 
Topo Fundo