O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Ajuda] Expansion Pak n64

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Fala pessoal.
Estou com uma oportunidade de pegar um expansion pak num preço "camarada", mas não tenho jogo que use nenhuma função dele, meu medo é o expansion pak não estar funcionando em si.

Tirei o jumper pak, coloquei o expansion e funcionou de boa, mas os jogos que tenho não mudaram nada pq não fazem parte dos jogos que se beneficiam do expansor (Mario 64, Ocarina e F-Zero X), porém pretendo adquirir o Majoras Mask/ed64 (quando possível), então estou pensando em ficar com ele, mas minha dúvida é se ele está funcionando corretamente, senão corro o risco de terem trocado os chips interno por um jumper (coisa que rolava na minha época com cartuchos), ele é o expansion externamente (tem o tampo superior vermelho e esá escrito), mas internamente eu não sei.

Sinceramente nem vale a pena ficar com ele por outro motivo a não ser o Majoras, então não vale o risco para mim, embora seja um preço camarada.
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Acho que se estiver com defeito o console não liga. Como se o console estivesse sem o jumper pack.

Qual o valor que voce conseguiu no Expansion Pack?

Enviado de um aparelho que transmite sonhos!!!
Vai ser a base de troca, não estipulamos preço e assim vamos aproveitar o que é útil para cada um. Eu e ela achamos melhor do que pedir um valor de item "raro" e ficar eternamente com um anúncio ativo, de ambos os produtos.

Se o console funciona o jumper pack funciona.
Exatamente isso.

Mas meu medo é desse expansion pack ter sido "adulterado" e ter o chip de um jumper pack, isso é possível? Nela eu confio, mas é um acessório antigo e ela deixa emprestado, até pq faz mais de 15 anos que ela não tem o N64. Ela "achou" ele numa gaveta de um guarda roupa da mãe dela que estavam desmontando.
Infelizmente não tenho um jogo que o expansion tenha função real (como mencionado acima).


Jumper Pack é pra fechar o circuito(como o nome já diz, é um jumper), sem ele o console não liga.
Sim, por isso insisto para saber se tem como diferenciar o "chip" deles somente olhando os contatos, pq se alguém colocou o jumper pak na carcaça do expansion pak, o console vai ligar.
 

_BigBoss_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.437
Reações
41.413
Pontos
1.314
Mas meu medo é desse expansion pack ter sido "adulterado" e ter o chip de um jumper pack, isso é possível? Nela eu confio, mas é um acessório antigo e ela deixa emprestado, até pq faz mais de 15 anos que ela não tem o N64. Ela "achou" ele numa gaveta de um guarda roupa da mãe dela que estavam desmontando.
Infelizmente não tenho um jogo que o expansion tenha função real (como mencionado acima).
O ideal é testar algum jogo mesmo, não tem como saber se houve troca do chip sem abrir o expansion pack ou testando. Agora se você confia na pessoa, ela só o emprestou na época e o preço está bom, vale a pena arriscar. A chance é bem remota de alguém ter feito isso na época. Outra coisa que você pode fazer é pedir fotos em alta resolução e ver se não houve marcas ou sinais de abertura na carcaça/parafusos. Verifique também os contatos do chip pois pode haver diferença neles (não me lembro se tinha diferença nos pinos ou na pcb, pesquise).
Jumper Pack é pra fechar o circuito(como o nome já diz, é um jumper), sem ele o console não liga.
Apesar do nome jumper, existe um chip de memória ram (2mb do sistema) que é necessário pro funcionamento dos jogos. Nome puro marketing pro lançamento da futura "expansão".
 


Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.116
Reações
4.604
Pontos
453
Esse video mostra bem a mudança de resolução no Turok 3 com o uso do Expansion Pack.

 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Não sei se alguém conseguiria fazer esta troca do chip, acredito que não
Agora tmb acho q não, sem fazer umas adaptações.
Abri o jumper e expansion:
e740f1566c21e10945799835039b6538.jpg
c8dbae654114f468f9fcbf3c51cbcbb5.jpg


Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk
 
Ultima Edição:

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.657
Reações
14.234
Pontos
503
Já abri os dois uma vez e os chips eram diferentes, acredito que não dê para trocar os chips de ambos. Mas se por acaso desse e tivesse sido trocado, ou se o cara colocasse um jogo que só funcionasse com o Expansion Pak sem ele, apareceria uma mensagem dizendo que o jogo só funciona com o Expansion Pak, exceto o DK 64 que parece que a Rare na época tinha desenvolvido o jogo para rodar sem ele, mas ele só funcionava com o Expansion Pak, ai ela tacou um f**a-se e lançou ele assim mesmo...:klol
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.774
Reações
11.462
Pontos
1.344
Apesar do nome jumper, existe um chip de memória ram (2mb do sistema) que é necessário pro funcionamento dos jogos. Nome puro marketing pro lançamento da futura "expansão".
O jumper pak não tem memoria dentro, ele é só uma placa que fecha o circuito de memoria do n64, e assim o console opera somente com a memória interna instalada no console, e quando se usa o expansion pak ele fecha o circuito adicionando 4MB, e quando não tem nada plugado na porta de expansão o circuito de memoria fica aberto e o console não funciona.
Pode procurar fotos da placa do expansion pak que você verá que não tem nenhum chip de memória nela.
 

_BigBoss_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.437
Reações
41.413
Pontos
1.314
O jumper pak não tem memoria dentro, ele é só uma placa que fecha o circuito de memoria do n64, e assim o console opera somente com a memória interna instalada no console, e quando se usa o expansion pak ele fecha o circuito adicionando 4MB, e quando não tem nada plugado na porta de expansão o circuito de memoria fica aberto e o console não funciona.
Pode procurar fotos da placa do expansion pak que você verá que não tem nenhum chip de memória nela.
Você e o @User666 tem razão, acabei vendo a placa do memory pak e não a do jumper pak:
DSC02402.jpg
DSC02400.jpg

DSC02406.jpg

DSC02403.jpg

É literalmente um fio jumper (com alguns resistores e capacitores) em forma de pcb, PQP. O expansion pak dobra a memória total pra 8mb e não de 2mb pra 4mb como eu tinha imaginado. Obrigado pela correção.
Edit.: pelas fotos do OP o jumper pak dele tem um chip de memória (se ele não inverteu as placas com as carcaças)... definitivamente não sei mais nada sobre nada. (RISOS)
 
Ultima Edição:

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.774
Reações
11.462
Pontos
1.344
Você e o @User666 tem razão, acabei vendo a placa do memory pak e não a do jumper pak:
DSC02402.jpg
DSC02400.jpg

DSC02406.jpg

DSC02403.jpg

É literalmente um fio jumper (com alguns resistores e capacitores) em forma de pcb, PQP. O expansion pak dobra a memória total pra 8mb e não de 2mb pra 4mb como eu tinha imaginado. Obrigado pela correção.
Edit.: pelas fotos do OP o jumper pak dele tem um chip de memória (se ele não inverteu as placas com as carcaças)... definitivamente não sei mais nada sobre nada. (RISOS)
O que está com chip nas fotos dele é o expansion pak, e o modelo dele é com um chip de 4MB assim como o que eu tenho, pois os primeiros tinham 2 chips de 2MB totalizando 4MB. A Nintendo deve ter alterado para 1chip de 4MB, pois devia reduzir os custos de produção. Eu queria um com 2chips de 2MB só por ser difícil de encontrar.
Nintendo_64_Expansion_Pak_2-DRAM.jpg
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Edit.: pelas fotos do OP o jumper pak dele tem um chip de memória (se ele não inverteu as placas com as carcaças)... definitivamente não sei mais nada sobre nada. (RISOS)

Não tem não. Como tirei fotos dos dois juntos (jumper e expansion) causou essa confusão, segue separados:

Jumper:
84058

Expansion:
84059
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.657
Reações
14.234
Pontos
503
Não sabia que tinha duas versões do Expansion Pak, um com dois chips de 2 MB, e outro com um de 4 MB, vou ver qual versão é o meu... :klol

Pior que já tive dois Expansion, mas só abri um deles, o outro acabei negociando com uma amiga, acho que nunca vou saber qual é a versão daquele outro...
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.774
Reações
11.462
Pontos
1.344
Não sabia que tinha duas versões do Expansion Pak, um com dois chips de 2 MB, e outro com um de 4 MB, vou ver qual versão é o meu... :klol

Pior que já tive dois Expansion, mas só abri um deles, o outro acabei negociando com uma amiga, acho que nunca vou saber qual é a versão daquele outro...
Isso acontece com o N64 também, as primeiras revisões tem dois chips de memória de 2MB e as outras um com 4MB.

NUS-CPU-01_Front.jpg


NUS-CPU-08-1_Front.jpg


Até o NUS-CPU-05 são dois chips de 2MB, e do NUS-CPU-06 em diante um chip com 4MB.

Aqui tem mais informações sobre as revisões do N64: https://forums.benheck.com/viewtopic.php?t=27684
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Senhores, sei que sou paranóico (assumo isso), mas vamos ver essa possibilidade:
Se o jumper pack "só fecha o circuito", se houvernum expansion pack com "defeito" no chip de memória, ele fecharia o circuito e funcionaria normalmente em jogos que não use o recurso de expansão?

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.657
Reações
14.234
Pontos
503
Isso acontece com o N64 também, as primeiras revisões tem dois chips de memória de 2MB e as outras um com 4MB.

NUS-CPU-01_Front.jpg


NUS-CPU-08-1_Front.jpg


Até o NUS-CPU-05 são dois chips de 2MB, e do NUS-CPU-06 em diante um chip com 4MB.

Aqui tem mais informações sobre as revisões do N64: https://forums.benheck.com/viewtopic.php?t=27684
Fiquei curioso com isso e abri os meus três N64 e o Expansion, primeiro abri o Expansion, e ele tinha um chip bem pequeno dentro, não consegui ver a frente dele porque ele estava colado na plaquinha de ferro que é ligada na parte de cima vermelha, fiquei com medo de quebrar e não tentei remover ela, mas aparentemente é a versão com um chip mesmo.

Já os três consoles, o meu mais antigo é o modelo da Gradiente normal, que é um NUS-02, já o meu americano que eu achava que era mais antigo, na verdade é um NUS-04, e o jabuticaba da Gradiente que é o modelo mais novo, eu esqueci agora qual é, mas acho que ele era um NUS-05, pensei que ele fosse um desses com um chip, pois o dissipador dele tem formato diferente.
 
  • Curtir
Reações: *ka

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.774
Reações
11.462
Pontos
1.344
Fiquei curioso com isso e abri os meus três N64 e o Expansion, primeiro abri o Expansion, e ele tinha um chip bem pequeno dentro, não consegui ver a frente dele porque ele estava colado na plaquinha de ferro que é ligada na parte de cima vermelha, fiquei com medo de quebrar e não tentei remover ela, mas aparentemente é a versão com um chip mesmo.

Já os três consoles, o meu mais antigo é o modelo da Gradiente normal, que é um NUS-02, já o meu americano que eu achava que era mais antigo, na verdade é um NUS-04, e o jabuticaba da Gradiente que é o modelo mais novo, eu esqueci agora qual é, mas acho que ele era um NUS-05, pensei que ele fosse um desses com um chip, pois o dissipador dele tem formato diferente.
Pelo o que diz no site que eu postei NUS-CPU-02 é raro na versão americana, pois só chegou para demonstração em algumas lojas, o modelo comercial já seria do 03 em diante. Já no Japão tem o 01 e 02 normalmente, eu ainda vou ver se consigo um 01 japonês. O meu americano é o 03.
O expansion pak fica preso na placa de metal porque ele tem uma manta térmica, que são aquelas borrachas cinzas que conduzem calor para dissipador que são usadas como uma pasta térmica.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.774
Reações
11.462
Pontos
1.344
Fiquei curioso com isso e abri os meus três N64 e o Expansion, primeiro abri o Expansion, e ele tinha um chip bem pequeno dentro, não consegui ver a frente dele porque ele estava colado na plaquinha de ferro que é ligada na parte de cima vermelha, fiquei com medo de quebrar e não tentei remover ela, mas aparentemente é a versão com um chip mesmo.

Já os três consoles, o meu mais antigo é o modelo da Gradiente normal, que é um NUS-02, já o meu americano que eu achava que era mais antigo, na verdade é um NUS-04, e o jabuticaba da Gradiente que é o modelo mais novo, eu esqueci agora qual é, mas acho que ele era um NUS-05, pensei que ele fosse um desses com um chip, pois o dissipador dele tem formato diferente.
Teria como você postar uma foto desse 02? Eu queria ver se a nomenclatura é a mesma do americano, a do europeu e australiano são diferentes lá é NUS-CPU(-P)-02 e a americana é NUS-CPU-02, o americano é de 1996 e o europeu de 1999;
A foto abaixo mostra que a nomenclatura do europeu é diferente. Eu vi nacional 03 de 1998 e nos USA 03 são de 1996.
1000


Acabei de ver a nomenclatura dos brasileiros é diferente dos americanos.
O Nacional é NUS-CPU (M) - 03 e de 1998, no americano 03 seria de 1996, então o teu 02 não necessariamente é mais velho que um 03 ou 04 americano, se atente a data impressa na placa.
hHqSV.jpg
 
Ultima Edição:

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.657
Reações
14.234
Pontos
503
Pelo o que diz no site que eu postei NUS-CPU-02 é raro na versão americana, pois só chegou para demonstração em algumas lojas, o modelo comercial já seria do 03 em diante. Já no Japão tem o 01 e 02 normalmente, eu ainda vou ver se consigo um 01 japonês. O meu americano é o 03.
O expansion pak fica preso na placa de metal porque ele tem uma manta térmica, que são aquelas borrachas cinzas que conduzem calor para dissipador que são usadas como uma pasta térmica.
Pois é, engraçado que a Gradiente trouxe para cá alguns modelos de placas, tanto de SNES quanto N64 que nos EUA são meio raros mesmo, e que apesar dos modelos nacionais serem baseados nos americanos, tem modelos que aqui são facilmente encontrados, mas lá não... :klol

Teria como você postar uma foto desse 02? Eu queria ver se a nomenclatura é a mesma do americano, a do europeu e australiano são diferentes lá é NUS-CPU(-P)-02 e a americana é NUS-CPU-02, o americano é de 1996 e o europeu de 1999;
A foto abaixo mostra que a nomenclatura do europeu é diferente. Eu vi nacional 03 de 1998 e nos USA 03 são de 1996.
1000


Acabei de ver a nomenclatura dos brasileiros é diferente dos americanos.
O Nacional é NUS-CPU (M) - 03 e de 1998, no americano 03 seria de 1996, então o teu 02 não necessariamente é mais velho que um 03 ou 04 americano, se atente a data impressa na placa.
hHqSV.jpg
Abri ele agora e acho que posso ter me confundido, pois eu só vi que ele era 02 no final, mas a nomenclatura é diferente, nele diz NUS-CPU (M) - 02, certamente não deve ser a placa americana...



Procurei por esses modelos (M) nessa lista e não achei algo sobre eles, talvez seja só nacional mesmo...
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.774
Reações
11.462
Pontos
1.344
Pois é, engraçado que a Gradiente trouxe para cá alguns modelos de placas, tanto de SNES quanto N64 que nos EUA são meio raros mesmo, e que apesar dos modelos nacionais serem baseados nos americanos, tem modelos que aqui são facilmente encontrados, mas lá não... :klol


Abri ele agora e acho que posso ter me confundido, pois eu só vi que ele era 02 no final, mas a nomenclatura é diferente, nele diz NUS-CPU (M) - 02, certamente não deve ser a placa americana...



Procurei por esses modelos (M) nessa lista e não achei algo sobre eles, talvez seja só nacional mesmo...
Eu achei a foto de um 02 nacional. eles são de 1997.
nintendo-64-placa-me-com-defeito-no-estado-tela-escura-D_NQ_NP_818201-MLB20286590500_042015-F.jpg
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.657
Reações
14.234
Pontos
503
Eu achei a foto de um 02 nacional. eles são de 1997.
nintendo-64-placa-me-com-defeito-no-estado-tela-escura-D_NQ_NP_818201-MLB20286590500_042015-F.jpg
Então esse meu modelo deve ser o mais comum, pois foi nessa época que o N64 deve ter vendido mais por aqui... :klol

Já os 01 nacionais, caso eles existam, devem ser os da Playtronic.
 
Mensagens
681
Reações
1.138
Pontos
183
mas não tenho jogo que use nenhuma função dele...
...não fazem parte dos jogos que se beneficiam do expansor (Mario 64, Ocarina e F-Zero X),
Vi uma vez num site uma lista grande com vários jogos, todos os da lista tinham alguma modificação com o expansor... Não precisavam dele para funcionar, mas eram alterados com ele... por exemplo alguns mudavam a resolução ao usar o expansor... cada jogo da lista mudava uma coisa... dê uma olhada na net, não lembro onde via lista.
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Vi uma vez num site uma lista grande com vários jogos, todos os da lista tinham alguma modificação com o expansor... Não precisavam dele para funcionar, mas eram alterados com ele... por exemplo alguns mudavam a resolução ao usar o expansor... cada jogo da lista mudava uma coisa... dê uma olhada na net, não lembro onde via lista.
Eu já essa lista, nenhum dos meus jogos sofrem influência dele que seria modo single player ou melhor resolução.

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Senhores, sei que sou paranóico (assumo isso), mas vamos ver essa possibilidade:
Se o jumper pack "só fecha o circuito", se houvernum expansion pack com "defeito" no chip de memória, ele fecharia o circuito e funcionaria normalmente em jogos que não use o recurso de expansão?

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk
Alguém?
 

keanu_yves

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
736
Reações
974
Pontos
543
Não sabia que tinha duas versões do Expansion Pak, um com dois chips de 2 MB, e outro com um de 4 MB, vou ver qual versão é o meu... :klol

Pior que já tive dois Expansion, mas só abri um deles, o outro acabei negociando com uma amiga, acho que nunca vou saber qual é a versão daquele outro...

Também fiquei curioso, irei olhar o meu.
 

keanu_yves

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
736
Reações
974
Pontos
543
Eu já essa lista, nenhum dos meus jogos sofrem influência dele que seria modo single player ou melhor resolução.

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk

Desencana desse negócio de resolução. Aumenta e fica lindo, mas o fps cai horrorosamente. Jogos como Perfect Dark e ISS 2000 ficam bem ruíns. Expansion Pak só existe mesmo pra rodar os games obrigatórios.

Mas Rayman 2 e um dos jogos Star Wars, aumenta a resolução e não cai o fps. Salvo engano são os únicos.
 
Mensagens
681
Reações
1.138
Pontos
183

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.774
Reações
11.462
Pontos
1.344
Desencana desse negócio de resolução. Aumenta e fica lindo, mas o fps cai horrorosamente. Jogos como Perfect Dark e ISS 2000 ficam bem ruíns. Expansion Pak só existe mesmo pra rodar os games obrigatórios.

Mas Rayman 2 e um dos jogos Star Wars, aumenta a resolução e não cai o fps. Salvo engano são os únicos.
Acho que o Resident Evil 2 dá uma melhorada sem perca de fps.
Jogo que fica horrível em resolução alta é o Hybrid Heaven fica injogável.
 
Mensagens
681
Reações
1.138
Pontos
183
Inclusive neste mesmo post os caras falam qual é o chip (remarcado pela nintendo que se não me engano era da samsung... daria para comprar e tentar fazer um expansion pack em casa...
 
Topo Fundo