O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Emissão de CNH cai quase um terço e preocupam donos de auto escolas ; Por que as pessoas estão perdendo o interesse nas carteiras de motorista?

Polivalente

Bam-bam-bam
Mensagens
2.095
Reações
8.017
Pontos
453
Diminuição da procura pela 1ª CNH é um fenômeno mundial e vem decaindo desde 2015; representante das autoescolas alega que sistema precisa mudra


Hoje o preço do processo para emitir a 1ª CNH varia de R$ 1200 a R$ 2500 (Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil)

PROCESSO PARA EMITIR A 1ª CNH CUSTA CARO: ENTRE R$ 1.200 E R$ 2.500 (FOTO: ANTONIO CRUZ/ AGÊNCIA BRASIL)

Tirar carta hoje em dia não está mais nas prioridades de quem completa 18 anos. O documento que era um dos principais sonhos de consumo dos jovens está em queda.
Dados do Detran-SP, apontam que a emissão da 1ª carteira de habilitação apresentou quedas consecutivas, desde 2014 até agora. Será que a razão para essa queda está somente no preço e tempo gasto ou é reflexo dos novos hábitos da geração Y?
Em 2014, 2.995.294 pessoas receberam sua primeira carteira de habilitação em todo o Brasil. No ano passado, esse número caiu para 2.086.820. A queda foi de quase um terço na emissão da primeira CNH.
Se considerarmos apenas a emissão da carteira do tipo B (somente para carro), o decréscimo foi de quase 30% de 2014 para 2018.

Número de habilitações emitidas nos últimos 4 anos  (Foto: Denatra)

FONTE: DETRAN-SP

Algumas mudanças sancionadas pelo presidente Bolsonaro em junho, prometem encolher em 15 a 20% do preço para tirar a CNH, como o fim da obrigatoriedade das aulas de simulador.
Segundo o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, "essa a medida visa reduzir a burocracia na retirada da habilitação”. Porém a categoria das autoescolas vê com receio as novas mudanças.

Magnelson de Souza, presidente do Sindicato das Autoescolas de São Paulo (SindiAutoescola), aponta alguns fatores que levaram ao desinteresse da geração atual a não tirar carta.
Ele explica que é um fenômeno mundial no comportamento. "Essa geração é mais tecnológica, o jovem não tem o mesmo interesse de antes em se habilitar”.

CNH - Carteira Nacional de Habilitação (Foto: Divulgação SSP)

CNH - CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO (FOTO: DIVULGAÇÃO SSP)

É o caso de Natália Vitória, estudante de 21 anos. Moradora de São Miguel Paulista, no extremo leste de São Paulo, a jovem admite que a habilitação nunca foi seu desejo "Número 1". Preferiria usar o dinheiro com gastos da faculdade e uso próprio. “Talvez ano que se torne prioridade”, diz.
Outro ponto abordado por Souza é a responsabilidade de ter um veículo hoje em dia, principalmente na questão financeira. “São custos com seguro, revisão e combustível. É uma série de encargos que fazem os jovens privilegiarem o transporte público”, comenta.

Trânsito em São Paulo (Foto: Thinkstock)

TRÂNSITO EM SÃO PAULO (FOTO: THINKSTOCK)

A responsabilidade no trânsito é um grande receio de Natália, que alerta sobre a consciência ao volante. “Além da minha vida e das pessoas que estão dentro do carro comigo, existem outras pessoas. Muita gente acaba burlando uma lei ou outra e pode trazer consequências sérias”.

MUITO CUSTO E POUCO BENEFÍCIO
A aquisição do automóvel requer um grande esforço financeiro. Além da compra, o uso do automóvel também custa muito caro. Ao contrapor o custo do quilômetro rodado com as alternativas de mobilidade, ter um veículo próprio acaba sendo um luxo desnecessário em muitas vezes.
Nos últimos anos, outra evidência que dificulta a compra: os preços dos automóveis subiram além da inflação. Com os salários sem aumentos equivalentes, e sem o pleno emprego para jovens, a compra de um carro para chamar de seu passa a ser um desejo secundário.

CNH custa caro
O representante da categoria das autoescolas reflete que é preciso rever o processo de emissão, desburocratizar e reduzir custos, mas com estudos que comprovem a segurança em mudar a metodologia.
“Hoje a autoescola é vista como um autodespachante. Isso é um equívoco. A autoescola deve ser uma escola. Se não entendermos isso, vamos sair do mercado rapidamente”, admite.

A autoescola precisa se reestruturar, mas com ações governamentais

Magnelson de Souza acredita que o sistema para tirar a primeira habilitação precisa mudar. Porém, é necessário também um protagonismo dos governos estaduais e federais.

Esse trabalho conjunto buscaria tornar a instituição não apenas um lugar para ensinar futuros condutores a serem aprovados no exame prático. Mas sim ensinarem os alunos a enfrentarem todas as condições adversas cotidianas e tornar a instituição uma escola de trânsito.

A vasta maioria da frota nacional de transporte público é de ônibus, assim aponta a pesquisa da NTU (Foto: NTU - Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos)

A VASTA MAIORIA DA FROTA NACIONAL DE TRANSPORTE PÚBLICO É DE ÔNIBUS, ASSIM APONTA A PESQUISA DA NTU (FOTO: NTU - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DAS EMPRESAS DE TRANSPORTES URBANOS)

Apesar de morar na cidade com maior e mais completa frota de transporte público, Natália presume que seria bem mais cômodo se tivesse seu próprio automóvel, já que passa quase quatro horas dentro de ônibus e metrô todo os dias. “Eu sempre pego transporte público na hora e pico. É muito cansativo tanto para ir de manhã quando para voltar, você já chega cansado no trabalho e volta para casa pior ainda”. Mesmo assim, entre gastos com uma possível viagem ou com uma CNH, Natália escolhe a primeira sem pensar duas vezes.

A tecnologia e a conectividade completa o ciclo para a falta de necessidade de dirigir. Além dos modais públicos, os aplicativos de transporte também são soluções muito convidativas para locomoção a custo baixo.

Não são raros os caros de ex-motoristas que venderam seus carros e passaram a andar de Uber, 99, Cabify e outras empresas. Quem não tem carteira, não tira. Quem já tem, usa para substituir o RG e CPF.

Fonte : Autoesporte
 
Ultima Edição:

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.922
Pontos
353
Pessoas mais novas: não existe mais aquela vontade imensa de tirar a carteira comparado com um tempo atrás. Basta ver a quantidade de jovens sem possuir uma habilitação, algo até visto com certo receio, principalmente para os jovens masculinos.

Pessoas mais velhas: a crise no país aliado aos custos de manter um carro, principalmente no Brasil, acaba não compensando( vale até certo pont para s jovens, mas quando a pessoa é mais novo, não se importa muito em economizar certinho).

Ambos os casos: surgimento dos app de transporte e o estilo novo de vida pregado por muito, principalmente nessa vibe ambiental. Agora, não saber dirigir considero um vacilo igual não saber nadar, por mais que acabe não usando. Inclusive, poderia incluir cozinhar na lista, mas ainda há um certo receio de alguns de vincular homem preparando alguma comida.
 


Inari

Bam-bam-bam
Mensagens
1.706
Reações
3.203
Pontos
453
Se eu pudesse usar só uber e bikes/patinetes compartilhados eu também não faria tanta questão de ter um carro e evitaria ~3 horas de estresse a menos no dia. Mas como moro longe pra c***lho do meu trampo e minha faculdade é do outro lado da cidade acaba que é bem necessário ter um carro.
 

ROLGENIO

Lenda da internet
Mensagens
23.323
Reações
71.453
Pontos
1.763
Lembro que fiz 18 quinta.

Na segunda a noite já estava nas aulas...


Porém já dirigia deste os 13...
Quase o mesmo aqui. Só que tive que esperar até ter tempo ($$$) pra poder tirar a carteira. E a primeira vez que dirigi totalmente sozinho foi aos 12 anos. Pedi pro meu pai de presente de dia das crianças kkkkkkk.

Mas tenho cada vez mais me decepcionado com o trânsito em geral e até mesmo perdi muito a vontade de dirigir (que eu amava fazer, tanto que fui Uber por 2 anos e gostava muito). Normal as gerações mais novas acharem melhor só usar APP de transporte particular que ter carteira de motorista e carro próprio.

Inclusive quando trabalhava de Uber muitos passageiros contavam que tinham vendido o(s) carro(s) pra só usar APP de transporte e estavam gostando muito do custo benefício.
 

Loflite

Bam-bam-bam
Mensagens
2.799
Reações
3.329
Pontos
453
Já tem o carro socando no cu financeiramente no cidadão, tem a habilitação com um preço que precisa se planejar meses antes.
 

Dark Arisen

Bam-bam-bam
Mensagens
1.847
Reações
6.139
Pontos
453
2K Mitos a carteira AB na escola mais barata aqui, e isso pq moro no interior. Só vou tirar a minha pq é obrigatório pra concursos da área policial.

Mas o Que eu acho mais foda é o seguinte: em todas as que fui saber os preços, é obrigatório assistir as aulas presenciais. WTF? Eu ja estudo legislação de trânsito, me deixem só fazer a prova...mas não, tenho que me deslocar e assistir aulas chatas com professores não muito competentes todas as noites durante 3 meses da minha vida.

Vivemos na era da facilidade, as Pessoas querem opções. Vários ramos tem que se reinventar esse é um deles
 

Polivalente

Bam-bam-bam
Mensagens
2.095
Reações
8.017
Pontos
453
Não citei ter a CNH por assim dizer, mas sim saber dirigir. Bem ou mal, acaba sendo algo útil na vida tanto por trabalho, tanto até por lazer.
Eu tenho a impressão que o carro virou o novo "cavalo" dos cavaleiros. Assim como um cavaleiro necessitava de uma montaria pra carregar a donzela, o mesmo aconteceu com o homem moderno e os carros.
Mas pra geração atual não há mais necessidade disso, devido as inúmeras opções mais baratas de locomoção que temos hoje. O prazer de dirigir deu lugar ao estresse diário em trânsito caótico, cada vez menos lugar pra estacionar, preocupação com a "indústria da multa" e custos cada vez maiores para manter o possante em bom estado e com tanque cheio.
 

Gabjplima

Lenda da internet
Mensagens
12.297
Reações
11.797
Pontos
1.654
Alto custo do veículo, alto custo do combustível e manutenção, auto custo do preço do CFC, ruas em péssimo estado, alto índices de roubos de carros, trânsito insuportável nas grandes metrópoles, falta de respeito de outros motoristas e pedestres ao trânsito. Enfim, é muita coisa contra.
 

Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
Esse gráfico mostra perfeitamente o fracasso econômico do Brasil nessa década e como a excessiva carga tributária e burocracia afeta a vida das pessoas.

Mas não se preocupem, os custos e a exigência de aulas teóricas e práticas em autoescolas ao menos ajudaram as nossas cidades e estradas a terem um trânsito seguro e civilizado. Dinheiro muito bem investido.
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.742
Reações
4.317
Pontos
703
Pra quem mora em cidade pequena como eu a necessidade de ter carro diminui mais ainda, nunca tive a menor vontade de dirigir um carro e quando preciso pego um taxi ou algum de aplicativo
 

onurb88

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.387
Reações
55.740
Pontos
1.253
pq? cacildis maluco, são vários fatores:

auto escola é cara e é chato bagarai, carro é caro (usado ou novo), seguro é caro, ipva todo ano, taxa pra renovar cnh, ficar refem de flanelinhas fdp (isso qd acha um espaço pra encostar o carro), revisão periódica, custo do combustível, trânsito caótico, desemprego, apps de transporte cada vez mais relevantes/práticos, crescimento da adoção da bicicleta como meio de transporte..................
 

Luis Lionheart

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.241
Reações
16.711
Pontos
1.444
Além do que falaram aqui sobre preço para tirar a CNH, tem esse lance do carro caro mesmo, vejo diversos amigos que tem a CNH, porém usa apenas para identificação e muitos desses sequer renovaram.

Outro lance tbm é essa m**** vir provisória e aí um lance errado sei, vc perde e terá que refazer o processo. put* m****

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk
 

soap

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.006
Reações
27.826
Pontos
1.044
Eu me incluo nessa estatística ai de pessoas q não tinham interesse em tirar carteira, só agora depois de mais velho q resolvi tirar, ano passado e custou perto dos 3k isso incluindo repetição, só tirei na 3ª tentativa, caro pra dedél

Hoje só uso o carro pra necessidade mesmo, até vou trabalhar de bicicleta pra poupar gasolina.
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
tem que cruzar esses dados com a quantidade de pessoas que completaram 18 anos no período de queda, mas não deve ser tão simples isso

mas isso ai vale mais pra cidades grandes, no interior, onde não tem uber, taxi funciona só horário comercial, transporte publico é ruim ou inexistente, ainda é praticamente regra básica tirar cnh assim que completa 18
os que não tiram estão andando de carro/moto por aí sem cnh mesmo, já que por aqui se o cara for liso ou for amigo dos pm ele nem parado é
eu conheço gente que dirige sem cnh há 10 anos, já até denunciaram e não adiantou nada
 

Flavius Maximus

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.301
Reações
10.647
Pontos
704
Eu mesmo estou pensando seriamente em vender meu carro e só me locomover de Uber e afins, já que direto sair para algum evento que você vai beber acarreta nesse problema de beber e dirigir e como já disseram ai os gastos que um carro dá não é pouco.
 

Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.609
Reações
10.566
Pontos
453
Hoje em dia por causa do transito é mais rápido andar de bicicleta.
Anda um pouquinho para, anda mais um pouco para, para estacionar só vaga pagas e longe.
Combo metro e Uber é muito mais rápido.
 

Calcifer

Bam-bam-bam
Mensagens
2.184
Reações
5.964
Pontos
294
Além do que todo mundo já falou umas 2x aqui nesse tópico também acredito que a nossa geração e as seguintes levam em consideração tbm o impacto ambiental de ter mais um carro na rua.

Em relação a notícia em si acho até bom. Qto mais gente optando por formas alternativas de transporte mais temos opções e mais melhoram essas opções tipo ciclovias, por exemplo.
 

The legend

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.477
Reações
1.639
Pontos
1.114
O Bolsonaro deu uma dentro ao estabelecer que a renovação da CNH vai ser agora de 10 em 10 anos. Mandou bem tmb ao tirar o simulador das aulas práticas e ao diminuir a qtd necessária de aulas noturnas. As 2 últimas medidas devem reduzir um pouco o custo de se tirar a habilitação. Não resolve, claro, o problema principal, q é manter um carro. Eu só fui ter um após virar servidor, aos 25 anos. Só tenho carro pq Bsb é uma cidade projetada para carros mesmo, muito embora 1x na semana dirija até o trampo. Mas já tô há 6 anos com ele e não pretende trocar nem no médio prazo, carro é desinvestimento mesmo. Voltando às autoescolas, como o colega disse, pela menos a prova teórica poderia ser feita por nós sem necessidade de frequentar as ditas cuja, isso reduziria ainda mais o custo de tirar a CNH. Só quero ver se as escolas vão topar, pois vão perder receita.
 

Monogo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.709
Reações
69.376
Pontos
1.279
Acho que tirar e importante, ou pelo menos saber dirigir, pq vc nunca sabe qnd vai ter uma emergencia que precise.
Mas carro é praticamente um filho qnt as despesas..
 
Topo Fundo