O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial VestibulandOS 2024 - DICAS, ASSUNTOS, APOSTILAS, LIVROS, PROVAS, DÚVIDAS E ETC.

Meemers

Habitué da casa
Mensagens
367
Reações
492
Pontos
73
Eaíí pessoal o/, tudo beleza?

Venho acompanhado o tópico há alguns dias, li tudo desde o começo hauahuahauha, achei muito foda e decidi criar uma conta no fórum pra interagir aqui.

Resumindo a missa, tenho 18 anos, terminei o ensino médio ano passado em um Colégio Militar descente aqui da minha cidade (no Rio Grande do Sul), fiz o ENEM, não passei pro curso que eu quero (Medicina) apesar de ter ficado com uma média boa, e to aqui tentando mais um ano estudando por um cursinho bom aqui da minha região.

Agora nessa reta final a ansiedade tá batendo forte, insônia, insegurança, cansaço, pressão pra passar... tudo vindo junto, mas vamo com tudo que a prova tá chegando gurizada :rox:rox:rox

Pro pessoal que passou em Med e em outros cursos concorridos, como eram as notas de vocês nos simulados? Aqui a gente faz pelo menos 2 simulados por mês, do Sistema Ari de Sá, e eu fico bolado por que dificilmente vou bem no segundo dia. As vezes eu dou umas embrazada braba no primeiro dia, tipo coisa de acertar 82 das 90 e 960 na redação, mas no segundo dia é raro eu fazer mais de 25 em mat e 25 em natureza, o que me deixa meio chateado e inseguro, por que essas disciplinas vão ser essenciais pra eu conseguir minha vaga, visto que elas são as que dão mais nota pelo TRI junto com o texto dissertativo-argumentativo.

Nesses 2 meses finais vou dar o último gás, estudar pra c***lho, focar em Mat/Natureza/Red, e fazer uns 6~7 anos de Enem's antigos, no mínimo. Vou prestar UFRGS final de novembro também, mas não é meu foco.

Um abraço pra todos/as o/



Acredito que as coisas devem ter mudado muito desde que eu prestei vestibular, eu fazia poucos simulados ENEM pq nao queria federal, aqui em SP só tem a UFSCar e não queria ir pra lá.
No geral mantinha um aproveitamento entre 90-94% nos simulados, não tinha nenhuma matéria preferencial, mas se percebesse alguma dificuldade focaria naquilo


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Este ano flopou pra mim, até estudei, mas ainda falta muita coisa (precisaria de no minimo 6 meses). Por enquanto não da pra estudar, mas outubro já começo pro ano que vem. Este ano vou focar no curso e na minha questão financeira. Estou pensando seriamente em largar o Enem até a conclusão do meu curso atual (que será em 2021).
 

OliveiraHardM

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
802
Reações
468
Pontos
504
Mano, aqui no meu curso a gente usa as apostilas e fazemos os simulados do SAS, posso te dar um norte.

Seguinte, uma vez um cara que trabalha pro Ari de Sá veio no cursinho pra falar sobre como o método deles funcionava, explicar as utilidades da plataforma online, simulados e tudo mais. Segundo ELE, o resultado dos alunos nos simulados SAS refletem com grande exatidão a nota do pessoal na prova do ENEM. Ele disse que todos os anos o sistema faz uma comparação das notas reais dos alunos após a prova com a média das notas que eles costumavam tirar nos simulados ao longo do ano, e a margem de diferença entre a nota real e a nota dos simulados ficava na casa de 1 a 2%, ou seja, era praticamente a mesma nota.

Isso tudo segundo dados desse cara ai. Te passando a visão que os professores daqui tem acerca dos simulados, é quase unanimidade os mesmos afirmarem que os Simulados SAS estão em um nível de dificuldade bem acima do que é o ENEM, principalmente na parte de Física e Matemática. Já cansei de ver o prof de Física chegar pra dar aula em um dia pós-simulado, e afirmar que as questão estavam bem acima do que é cobrado no ENEM, que não era pra gente se estressar muito se fossemos mal. Matemática idem, certos conteúdos do SAS, principalmente Geometria Plana, são bem mais aprofundados comparado ao que cai no ENEM.

Se tu tá acertando isso tudo nos simulados (tu tá acertando muito!), pode ficar tranquilo que tá excelente, e na prova real tu com certeza vai fazer mais, só manter a calma e a concentração.

Essa parte do cansaço, i know that feel bro... realmente tá muito tenso. A única coisa que me mantém estudando com intensidade é pensar que só faltam 2 meses, que vão passar voando, e que quando eu sair do prédio no último dia de prova, vai sair um peso gigante das minhas costas e eu vou agradecer a mim mesmo por ter ralado nessas ultimas semanas em vez de diminuir o ritmo e relaxar demais.

Flwwww
Cara, tudo que eu precisava ouvir. Tava ficando muito desanimado com alguns resultados que foram abaixo do esperado, mas acredito que tenha sido pelas circunstâncias que fiz as provas. Sobre o que você disse sobre o segundo dia no outro post, te recomendo fazer muitas revisões teóricas na parte de Natureza, ter uma base boa é fundamental. Cansaço tá tomando conta, mas tô tentando por na cabeça que falta pouco tempo e vou desacelerar na véspera pra não chegar morto na prova. Vamo que vamo!

Enviado de meu Mi A2 Lite usando o Tapatalk
 

z NukeMars z

Novato
Mensagens
20
Reações
30
Pontos
13
Este ano flopou pra mim, até estudei, mas ainda falta muita coisa (precisaria de no minimo 6 meses). Por enquanto não da pra estudar, mas outubro já começo pro ano que vem. Este ano vou focar no curso e na minha questão financeira. Estou pensando seriamente em largar o Enem até a conclusão do meu curso atual (que será em 2021).

Qual o curso que tu quer mano?


Cara, tudo que eu precisava ouvir. Tava ficando muito desanimado com alguns resultados que foram abaixo do esperado, mas acredito que tenha sido pelas circunstâncias que fiz as provas. Sobre o que você disse sobre o segundo dia no outro post, te recomendo fazer muitas revisões teóricas na parte de Natureza, ter uma base boa é fundamental. Cansaço tá tomando conta, mas tô tentando por na cabeça que falta pouco tempo e vou desacelerar na véspera pra não chegar morto na prova. Vamo que vamo!

Enviado de meu Mi A2 Lite usando o Tapatalk


É isso aí velho o/, segue firme que tu com certeza tá no caminho certo.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pessoal, acabei de corrigir um simulado que eu fiz do SAS. Primeiro dia foi aceitável até, 72 das 90 (35 em linguagens e 37 em Humanas), mas me surpreendi no segundo dia...

Fiz ridículos 18 em Mat, terminei de corrigir e fiquei com vontade de matar, pqp ........ Mas dai corrigi Natureza e fiz fucking 36 acertos :lolwtf:lolwtf, vocês não tem noção de como isso me deixou feliz, nunca tinha feito mais que 25 em uma prova de natureza, essa foi a primeira vez que eu realmente sabia as coisas e me senti seguro durante a prova.

Mas porra, matemática me destruiu. Não sei se eu sou burro mesmo, ou se o simulado que eu fiz pega muito pesado nessa área, mar o certo é que eu Preciso URGENTEMENTE melhorar a minha nota em mat. Dicas????????


Atualmente to estudando pela plataforma do Ferretto.

Nessa reta final, visto que faltam apenas 2 meses, vou focar meus estudos em revisão e resolução de provas antigas e simulados, corrigindo criteriosamente as questões que eu errar. Será que é uma boa?
E mat eu não sei o que vou fazer :kzonzo, to realmente desnorteado, mas vou continuar firme nos estudos com o Ferretto, ainda faltam umas 7 semanas pra terminar o conteúdo do meu cronograma, ainda não vi vários assuntos fundamentais como Geometria Plana/Espacial, funções, estatística e vários outros.
 

Meemers

Habitué da casa
Mensagens
367
Reações
492
Pontos
73
Qual o curso que tu quer mano?





É isso aí velho o/, segue firme que tu com certeza tá no caminho certo.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pessoal, acabei de corrigir um simulado que eu fiz do SAS. Primeiro dia foi aceitável até, 72 das 90 (35 em linguagens e 37 em Humanas), mas me surpreendi no segundo dia...

Fiz ridículos 18 em Mat, terminei de corrigir e fiquei com vontade de matar, pqp ........ Mas dai corrigi Natureza e fiz fucking 36 acertos :lolwtf:lolwtf, vocês não tem noção de como isso me deixou feliz, nunca tinha feito mais que 25 em uma prova de natureza, essa foi a primeira vez que eu realmente sabia as coisas e me senti seguro durante a prova.

Mas porra, matemática me destruiu. Não sei se eu sou burro mesmo, ou se o simulado que eu fiz pega muito pesado nessa área, mar o certo é que eu Preciso URGENTEMENTE melhorar a minha nota em mat. Dicas????????


Atualmente to estudando pela plataforma do Ferretto.

Nessa reta final, visto que faltam apenas 2 meses, vou focar meus estudos em revisão e resolução de provas antigas e simulados, corrigindo criteriosamente as questões que eu errar. Será que é uma boa?
E mat eu não sei o que vou fazer :kzonzo, to realmente desnorteado, mas vou continuar firme nos estudos com o Ferretto, ainda faltam umas 7 semanas pra terminar o conteúdo do meu cronograma, ainda não vi vários assuntos fundamentais como Geometria Plana/Espacial, funções, estatística e vários outros.

A melhor coisa pra passar no vest é isso, se você já tem uma base sólida, só resolução de prova + correção criteriosa do que errou é mais que suficiente, não só pra reta final, como para o ano todo.

Acho que citei aqui como estudei, só baseado em resolução de provas e correção do que eu errava e deu bom.

Fiz o ENEM só pra contar pra Unifesp, nem coloquei nada no SISU, mas matemática acertei 44/45 CH 43/45 Natureza 42/45 e linguagens 43/45

Não tem mistério, vestibular é resolução de prova!

Força nessa jornada final, guerreiros
 

OliveiraHardM

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
802
Reações
468
Pontos
504
Qual o curso que tu quer mano?





É isso aí velho o/, segue firme que tu com certeza tá no caminho certo.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pessoal, acabei de corrigir um simulado que eu fiz do SAS. Primeiro dia foi aceitável até, 72 das 90 (35 em linguagens e 37 em Humanas), mas me surpreendi no segundo dia...

Fiz ridículos 18 em Mat, terminei de corrigir e fiquei com vontade de matar, pqp ........ Mas dai corrigi Natureza e fiz fucking 36 acertos [emoji38]wtf[emoji38]wtf, vocês não tem noção de como isso me deixou feliz, nunca tinha feito mais que 25 em uma prova de natureza, essa foi a primeira vez que eu realmente sabia as coisas e me senti seguro durante a prova.

Mas porra, matemática me destruiu. Não sei se eu sou burro mesmo, ou se o simulado que eu fiz pega muito pesado nessa área, mar o certo é que eu Preciso URGENTEMENTE melhorar a minha nota em mat. Dicas????????


Atualmente to estudando pela plataforma do Ferretto.

Nessa reta final, visto que faltam apenas 2 meses, vou focar meus estudos em revisão e resolução de provas antigas e simulados, corrigindo criteriosamente as questões que eu errar. Será que é uma boa?
E mat eu não sei o que vou fazer :kzonzo, to realmente desnorteado, mas vou continuar firme nos estudos com o Ferretto, ainda faltam umas 7 semanas pra terminar o conteúdo do meu cronograma, ainda não vi vários assuntos fundamentais como Geometria Plana/Espacial, funções, estatística e vários outros.
Cara, é a estratégia que tô usando. Desde julho, tô fazendo um simulado por dia (90 questões) e corrigindo os erros. Posso te dizer que é a melhor coisa nessa reta final, principalmente no meu caso que é o segundo ano de cursinho. Tô pegando aqueles conteúdos pontuais que faltam e treinando estratégias de prova. Essa prova foi o SAS 2019 04?

Enviado de meu Mi A2 Lite usando o Tapatalk
 


z NukeMars z

Novato
Mensagens
20
Reações
30
Pontos
13
A melhor coisa pra passar no vest é isso, se você já tem uma base sólida, só resolução de prova + correção criteriosa do que errou é mais que suficiente, não só pra reta final, como para o ano todo.

Acho que citei aqui como estudei, só baseado em resolução de provas e correção do que eu errava e deu bom.

Fiz o ENEM só pra contar pra Unifesp, nem coloquei nada no SISU, mas matemática acertei 44/45 CH 43/45 Natureza 42/45 e linguagens 43/45

Não tem mistério, vestibular é resolução de prova!

Força nessa jornada final, guerreiros

MDS velho, tu errou só 8 questões, é isso mesmo? Mito DEMAIS

Vou fazer isso então, só dalhe nas provas antigas + revisão dos principais tópicos nessas últimas 8 semaninhas.

Lá no curso, pelo menos metade da minha turma já tem 2 anos + só de cursinho, e vários com 3+ e alguns no 4 ano agora. Eu realmente não entendo, o pessoal tá a 3 anos no mesmo lugar, olhando as mesmas aulas, não faltam um santo dia, já sabem os conteúdos e até piadas dos professores de cabeça, e mesmo assim não passam. Pensar nisso da um put* nervoso

Se eu fosse essa gurizada, com essa base foda que eles devem ter, ficaria só fazendo prova e simulado + listas o ano inteiro, revisando os conteúdos com maior porcentagem de erro. Fora isso, ia passar o tempo livre relaxando e fazendo outras paradas pra tirar a pressão do vestiba xD

Cara, é a estratégia que tô usando. Desde julho, tô fazendo um simulado por dia (90 questões) e corrigindo os erros. Posso te dizer que é a melhor coisa nessa reta final, principalmente no meu caso que é o segundo ano de cursinho. Tô pegando aqueles conteúdos pontuais que faltam e treinando estratégias de prova. Essa prova foi o SAS 2019 04?

Enviado de meu Mi A2 Lite usando o Tapatalk

Vou aderir a essa estratégia também velho. Teoricamente também estou no 2 ano de cursinho, apesar do meu primeiro ano (ano passado) ter sido Terceirão + Cursinho, ou seja, puxado demais e acabei deixando o cursinho totalmente de lado pra não rodar de ano.

Isso, foi o SAS 04. Tu tem acesso ao PDF com a resolução comentada de cada questão? qualquer coisa mando aqui. O que achou da prova?
 

OliveiraHardM

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
802
Reações
468
Pontos
504
MDS velho, tu errou só 8 questões, é isso mesmo? Mito DEMAIS

Vou fazer isso então, só dalhe nas provas antigas + revisão dos principais tópicos nessas últimas 8 semaninhas.

Lá no curso, pelo menos metade da minha turma já tem 2 anos + só de cursinho, e vários com 3+ e alguns no 4 ano agora. Eu realmente não entendo, o pessoal tá a 3 anos no mesmo lugar, olhando as mesmas aulas, não faltam um santo dia, já sabem os conteúdos e até piadas dos professores de cabeça, e mesmo assim não passam. Pensar nisso da um put* nervoso

Se eu fosse essa gurizada, com essa base foda que eles devem ter, ficaria só fazendo prova e simulado + listas o ano inteiro, revisando os conteúdos com maior porcentagem de erro. Fora isso, ia passar o tempo livre relaxando e fazendo outras paradas pra tirar a pressão do vestiba xD



Vou aderir a essa estratégia também velho. Teoricamente também estou no 2 ano de cursinho, apesar do meu primeiro ano (ano passado) ter sido Terceirão + Cursinho, ou seja, puxado demais e acabei deixando o cursinho totalmente de lado pra não rodar de ano.

Isso, foi o SAS 04. Tu tem acesso ao PDF com a resolução comentada de cada questão? qualquer coisa mando aqui. O que achou da prova?

Tenho sim, mas ainda não fiz. Ver se consigo fazer ele nessas próximas duas semanas. Olhando por alto, parece ter sido uma prova equilibrada. Tenho um colega que estuda num cursinho com sistema SAS, ele achou bem difícil, fez 31 de matemática e 29 de natureza.
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Qual o curso que tu quer mano?

Na verdade queria Medicina, mas como sou ampla (apesar do meu EM ter sido ruim) e a minha idade avançada (em breve 22 anos), acho que vou focar em terminar meu curso atual (faltam 2 anos), tentar crescer e trabalhar na área (já estou crescendo aos poucos) e ir estudando uns conteúdos que tenho dificuldade "como lazer".

Este ano me toquei que não dá pra todo ano "surtar", estudar e não passar. Acaba me atrasando no curso (perdi 2 anos nessa brincadeira) e acaba me atrsando profissionalmente na TI, visto que ou estudava pro Enem, ou estuva pda faculdade ou estudava/aprimorava na TI. Escolhi terminar o curso e me tornar um bom programador.
 

Anayama

Bam-bam-bam
Mensagens
1.752
Reações
3.425
Pontos
303
Galera, é o seguinte. Fiz a prova do Encceja esse fim de semana e pretendo usar o certificado de conclusão do ensino médio já nas inscrições para a UFPE no início do ano que vem, caso eu consiga minha vaga pelo Sisu.

A grande questão é: foi divulgado ontem que os resultados do Encceja desse ano só estarão disponíveis em dezembro e, até que a Instituicão certificadora emita o certificado, é provável que as inscrições para a faculdade já tenham passado.

Minha pergunta: alguém aqui sabe se as universidades federais aceitam o protocolo de pedido do certificado como conclusão do ensino médio enquanto o certificado em si não fica pronto? Alguém saberia responder sobre a UFPE, em específico?
 

Meemers

Habitué da casa
Mensagens
367
Reações
492
Pontos
73
Galera, é o seguinte. Fiz a prova do Encceja esse fim de semana e pretendo usar o certificado de conclusão do ensino médio já nas inscrições para a UFPE no início do ano que vem, caso eu consiga minha vaga pelo Sisu.

A grande questão é: foi divulgado ontem que os resultados do Encceja desse ano só estarão disponíveis em dezembro e, até que a Instituicão certificadora emita o certificado, é provável que as inscrições para a faculdade já tenham passado.

Minha pergunta: alguém aqui sabe se as universidades federais aceitam o protocolo de pedido do certificado como conclusão do ensino médio enquanto o certificado em si não fica pronto? Alguém saberia responder sobre a UFPE, em específico?

Então, o que recomendo é você mandar um email perguntando ou mesmo ligar lá na Universidade pra ter algum dado mais concreto e mais oficial, acho que poucos aqui, ou talvez ninguém, vai poder te ajudar.

Na matrícula da minha faculdade eu lembro que deixaram passar algumas pendências de documentos desde que a pessoa entregasse em até 1 mês depois da matrícula. Mas não sei como é pra esse seu caso em especial.
 

juvebrit80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.596
Reações
2.536
Pontos
453
e a minha idade avançada (em breve 22 anos)

Porra Bug, só não te xingo e não te mando ir tomar naquele lugar pra evitar problemas de travamento....

A m**** do tempo vai passar de qualquer maneira, quer você tente ou não.......ai quando você estiver com 30 vai estar arrependido por não ter insistido no sonho.
Levanta a cabeça mano! Arrisca!!
Dói, sangra, o mundo conspira contra você, mas no final a vitória vai ser tua...apenas tua. Para de se comparar com quem "entra" com 16, 17 anos, etc.....é a tua história, é o teu caminho, é o teu contexto, é o teu momento e será no teu tempo. f**a-se se fulano passou na primeira tentativa e recebeu convite para estudar em Harvard e você passe "apenas" depois de 300 vestibulares na última chamada remanescente. Só passa quem tenta!! Só passa quem se arrisca!! Só passa quem está disposto a encarar qualquer tipo de fracasso!!

Hoje participei de uma visita monitorada lá na Direito São Francisco ( USP ). Camarada, o lugar fervilha e transpira história. É a própria evolução do Brasil ali......em cada corredor um busto ou quadro de figuras que tiveram algum papel na história de SP e do Brasil.....acho que uns 15 presidentes foram alunos e ou professores daquelas arcadas, ministros, deputados, senadores, artistas, grandes juristas, poetas ( Castro Alves e Alvares de Azevedo fodásticos me fitaram enquanto eu os admirava no corredor, perplexo )......e nas salas de aula sabe o que vi? Alunos com 30.....40......50 anos.......tiozão, tiazinha interagindo com gente de 20, 18 anos......e assim segue a vida lá dentro, numa boa.

Sobre os bustos e quadros que tanto me impressionaram lá dentro, sabe qual a lição que me deram?
É essa aqui:




E aqui uma outra forcinha pra que você se sinta motivado ( e ria um pouco também ):





Reflita, assista aos vídeos e pare com o imediatismo.

Segue forte mano!!
Eu e a galera aqui do tópico ainda iremos te aplaudir :rox
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Porra Bug, só não te xingo e não te mando ir tomar naquele lugar pra evitar problemas de travamento....

A m**** do tempo vai passar de qualquer maneira, quer você tente ou não.......ai quando você estiver com 30 vai estar arrependido por não ter insistido no sonho.
Levanta a cabeça mano! Arrisca!!
Dói, sangra, o mundo conspira contra você, mas no final a vitória vai ser tua...apenas tua. Para de se comparar com quem "entra" com 16, 17 anos, etc.....é a tua história, é o teu caminho, é o teu contexto, é o teu momento e será no teu tempo. f**a-se se fulano passou na primeira tentativa e recebeu convite para estudar em Harvard e você passe "apenas" depois de 300 vestibulares na última chamada remanescente. Só passa quem tenta!! Só passa quem se arrisca!! Só passa quem está disposto a encarar qualquer tipo de fracasso!!

Hoje participei de uma visita monitorada lá na Direito São Francisco ( USP ). Camarada, o lugar fervilha e transpira história. É a própria evolução do Brasil ali......em cada corredor um busto ou quadro de figuras que tiveram algum papel na história de SP e do Brasil.....acho que uns 15 presidentes foram alunos e ou professores daquelas arcadas, ministros, deputados, senadores, artistas, grandes juristas, poetas ( Castro Alves e Alvares de Azevedo fodásticos me fitaram enquanto eu os admirava no corredor, perplexo )......e nas salas de aula sabe o que vi? Alunos com 30.....40......50 anos.......tiozão, tiazinha interagindo com gente de 20, 18 anos......e assim segue a vida lá dentro, numa boa.

Sobre os bustos e quadros que tanto me impressionaram lá dentro, sabe qual a lição que me deram?
É essa aqui:




E aqui uma outra forcinha pra que você se sinta motivado ( e ria um pouco também ):





Reflita, assista aos vídeos e pare com o imediatismo.

Segue forte mano!!
Eu e a galera aqui do tópico ainda iremos te aplaudir :rox

Opa, valeuzão pelo Wall (haushauhsuas)! Mas tipo, eu refleti muito e vi que seria mais vantajoso terminar a graduação atual, depois de formado iria tentar medicina. Não adianta eu ficar na faculdade, trabalhando e tentando medicina ao mesmo tempo. Sou ampla, e pouco tempo pra me dedicar. Já cogitei em largar o curso, e foi sem sucesso... Faltam apenas 2 / 3 anos pra terminar o curso. Acho que vou adiar um pouco o lance de medicina...

Tá sendo foda ver os colegas da minha turma fazendo o TCC, e eu aqui...

Mas não desisti, apenas vou adiar...
 

Polla el niño

Bam-bam-bam
Mensagens
1.655
Reações
2.137
Pontos
353
Enviei duas redações para correção no projeto redação sábado da semana passada e até hj não corrigiram elas, como faço pra reclamar com eles?
 

Polla el niño

Bam-bam-bam
Mensagens
1.655
Reações
2.137
Pontos
353
Opa, valeuzão pelo Wall (haushauhsuas)! Mas tipo, eu refleti muito e vi que seria mais vantajoso terminar a graduação atual, depois de formado iria tentar medicina. Não adianta eu ficar na faculdade, trabalhando e tentando medicina ao mesmo tempo. Sou ampla, e pouco tempo pra me dedicar. Já cogitei em largar o curso, e foi sem sucesso... Faltam apenas 2 / 3 anos pra terminar o curso. Acho que vou adiar um pouco o lance de medicina...

Tá sendo foda ver os colegas da minha turma fazendo o TCC, e eu aqui...

Mas não desisti, apenas vou adiar...
Mano, você já pensou em pegar fies? Talvez até compense
 

Polla el niño

Bam-bam-bam
Mensagens
1.655
Reações
2.137
Pontos
353
Enviei duas redações para correção no projeto redação sábado da semana passada e até hj não corrigiram elas, como faço pra reclamar com eles?
Acabaram de corrigir elas e eu estou muito animado e triste ao mesmo tempo, pois em uma redação eu alcancei 920 pontos, mas na outra eu consegui apenas 760. Estou bem animado com a redação de 920, porém, sei que não posso errar no enem e tirar uma nota tão baixa como a segunda redação, isso me deixa um pouco angustiado. Ainda mais porque a redação que tirei nota baixa era sobre desastres ambientais, um tema que provavelmente cairá no enem.
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Mano, você já pensou em pegar fies? Talvez até compense
Cara, é muito complicado também... FIES pra ampla, aqui no meu estado, é fora de cogitação... Além que as faculdades de medicina custam mais 9k / mês por aqui...
Nem com FIES de 100% eu conseguiria, não teria grana pra pagar o excedente.
Acabaram de corrigir elas e eu estou muito animado e triste ao mesmo tempo, pois em uma redação eu alcancei 920 pontos, mas na outra eu consegui apenas 760. Estou bem animado com a redação de 920, porém, sei que não posso errar no enem e tirar uma nota tão baixa como a segunda redação, isso me deixa um pouco angustiado. Ainda mais porque a redação que tirei nota baixa era sobre desastres ambientais, um tema que provavelmente cairá no enem.
Usei o imaginie mes passado... numa fiz 920, outras 880, 840 ... Mas usando a mesma estrutura.
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
@Maladino vc já tinha cogitado medicina antes dos seus 30 anos? (vc tem 29 ne?)
Tô com 30 agora. (As vezes eu falo que tenho 29, mas é porque eu realmente esqueço kkkkk).

Então, cogitar eu já até tinha cogitado. Mas foi só "pensar no assunto" mesmo. Antigamente eu cogitava mais seriamente engenharia biomédica ou engenharia de bioprocessos, mas engenharia biomédica praticamente não existia no país e bioprocessos eu conheci um pessoal que me advertiu sobre as minhas expectativas na área.

Eu só comecei a cogitar medicina mais seriamente lá entre 2014 e 2016. Eu trabalhei bastante com empresa farmaceutica e hospital fazendo serviço de design gráfico e tive a oportunidade de conversar com vários médicos(as) e enfermeiros(as). Eu tenho uns parentes (não próximos) que são médicos e fui atrás pra conversar com eles e acabei decidindo tentar medicina. Em 2017 eu tentei mas foi meio porra louca.
 

z NukeMars z

Novato
Mensagens
20
Reações
30
Pontos
13
Pessoal, tô com uma dúvida na minha cabeça e quero a opinião do pessoal daqui que manja de vest

Em termos da matemática cobrada no ENEM, vocês acham que, a essa altura do ano, vale a pena estudar conteúdos como Trigonometria, Logaritmo, Matrizes e Geometria Analítica? Fiz uma análise aqui, e, apesar desses conteúdos caírem na prova, o número de questões é bem pequeno. Penso que talvez seria mais jogo deixar eles de lado, assim sobraria mais tempo pra fazer provas antigas e revisar os conteúdos principais da prova com listas de exercícios... O que acham?

Se eu ir pra prova dominando a fundo apenas os principais tópicos (Matemática básica, conjuntos, funções, geometria plana, espacial, PA e PG, análise combinatória, estatística e probabilidade), dá pra acertar umas 30+ questões? Lembrando que quero medicina numa federal aqui do Sul.
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Pessoal, tô com uma dúvida na minha cabeça e quero a opinião do pessoal daqui que manja de vest

Em termos da matemática cobrada no ENEM, vocês acham que, a essa altura do ano, vale a pena estudar conteúdos como Trigonometria, Logaritmo, Matrizes e Geometria Analítica? Fiz uma análise aqui, e, apesar desses conteúdos caírem na prova, o número de questões é bem pequeno. Penso que talvez seria mais jogo deixar eles de lado, assim sobraria mais tempo pra fazer provas antigas e revisar os conteúdos principais da prova com listas de exercícios... O que acham?

Se eu ir pra prova dominando a fundo apenas os principais tópicos (Matemática básica, conjuntos, funções, geometria plana, espacial, PA e PG, análise combinatória, estatística e probabilidade), dá pra acertar umas 30+ questões? Lembrando que quero medicina numa federal aqui do Sul.
Aí depende, no mínimo você precisa ter noções né? Até porque Trigonometria (E em menor relevância logaritmo) tem relevância em natureza também.

Mas a menos que você esteja totalmente zerado de conteúdo eu não acho que demore muito pra estudar esses temas nem que seja o basicão. Talvez matriz que demore mais, mas é mais porque demora ficar construindo matriz.

Se eu fosse você tentava pelo menos dar uma estudada em trigonometria, até chegar ali nas equações trigonométricas pelo menos.
 

OliveiraHardM

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
802
Reações
468
Pontos
504
@Maladino teria como você postar alguma redação que você fez? Gostaria de pegar algumas dicas estruturais hehe

Enviado de meu Mi A2 Lite usando o Tapatalk
 

z NukeMars z

Novato
Mensagens
20
Reações
30
Pontos
13
Aí depende, no mínimo você precisa ter noções né? Até porque Trigonometria (E em menor relevância logaritmo) tem relevância em natureza também.

Mas a menos que você esteja totalmente zerado de conteúdo eu não acho que demore muito pra estudar esses temas nem que seja o basicão. Talvez matriz que demore mais, mas é mais porque demora ficar construindo matriz.

Se eu fosse você tentava pelo menos dar uma estudada em trigonometria, até chegar ali nas equações trigonométricas pelo menos.

Pois é mano, mas tipo, Trigonometria só cai o basicão MESMO em Natureza, coisa de saber as relações Trigonométricas no triangulo retângulo e saber os valores dos cossenos e senos no máximo, até onde eu tenho visto. O Log a mesma coisa, geralmente só cai em alguma questão isolada de química, se cair, geralmente naqueles cálculos loucos de PH.

Não sou zerado de conteúdo, vi Trigonometria bem no meu E.M, apesar de não lembrar nada. Log idem. O que eu ratiei mais foi Matrizes, não sei muita coisa mas pelo que eu vejo não é um assunto complicado.

87961


Larguei essa dúvida aqui por causa desses números ai hahaha

O SAS fez uma análise das provas desde 2009 até 2016 (inclusive segundas aplicações), analisando em matemática 720 questões, e se tu fizer os cálculos vai ver que de Trigonometria só cairam 8 questões, e Matrizes caiu 1 questão nos 8 anos. Levando em conta que eles fizeram as porcentagens pela soma das questões das duas aplicações da prova, se generalizarmos e considerarmos apenas a Primeira aplicação da prova, caíram cerca de 4 questões de trigonometria em 8 anos. Levando em consideração que Trigonometria principalmente é um assunto BEM extenso, será que realmente vale a pena estudar isso, sendo que a probabilidade de cair é baixíssima, e se cair será apenas uma questão? No meu caso, se eu fizer umas 35 em Matemática (Talvez uns 30 já faria o trabalho, mas miro no 35+ pra ter aquela margem de segurança), já vai servir pra passar na Federal que eu quero, visto que a nota que o TRI de exatas dá é ABSURDA, e uma questão de um assunto considerado extenso e difícil não alteraria consideravelmente a minha nota final.
Por outro lado, os assuntos/questões fáceis e recorrentes contam muito mais.

Uma coisa que me intrigou foi Análise Combinatória (Sempre achei a matéria mais cabeluda de todas e tinha a ilusão de que caia bastante no ENEM), em 8 anos, somando as duas modalidades de prova, caíram apenas 16 questões. Se generalizarmos de novo, dá cerca de 1 questão por ano na prova ''principal''. Louco né? Huahushauhauh

Em fim, vou pensar bem aqui, se sobrar tempo vou ver o basicão dessas paradas ai só pra lucrar uma questãozinha se vier algo muito mole na prova.
 
Ultima Edição:

z NukeMars z

Novato
Mensagens
20
Reações
30
Pontos
13
@Maladino teria como você postar alguma redação que você fez? Gostaria de pegar algumas dicas estruturais hehe

Enviado de meu Mi A2 Lite usando o Tapatalk

Não sou o mano que tu citou, mas se quiser posso postar algumas minhas aqui. Tirei 960 em 2017 e 940 ano passado (tive sorte de estudar com uma das melhores professoras de redação do meu estado no colégio), posso mandar os espelhos delas e mais umas fotos de algumas dos zilhões de redações que eu fiz pro cursinho hsahdasjdsa

Qualquer dúvida de texto podem mandar no pv tbm, tenho uma noção boa dessa área e talvez consiga ajudar alguém a melhorar a nota nessa parte vital do ENEM.
 

OliveiraHardM

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
802
Reações
468
Pontos
504
Não sou o mano que tu citou, mas se quiser posso postar algumas minhas aqui. Tirei 960 em 2017 e 940 ano passado (tive sorte de estudar com uma das melhores professoras de redação do meu estado no colégio), posso mandar os espelhos delas e mais umas fotos de algumas dos zilhões de redações que eu fiz pro cursinho hsahdasjdsa

Qualquer dúvida de texto podem mandar no pv tbm, tenho uma noção boa dessa área e talvez consiga ajudar alguém a melhorar a nota nessa parte vital do ENEM.
Opa, ficaria agradecido. Redação é treino e prática, quanto mais modelos bons, melhor.

Enviado de meu Mi A2 Lite usando o Tapatalk
 

Anayama

Bam-bam-bam
Mensagens
1.752
Reações
3.425
Pontos
303
Não sou o mano que tu citou, mas se quiser posso postar algumas minhas aqui. Tirei 960 em 2017 e 940 ano passado (tive sorte de estudar com uma das melhores professoras de redação do meu estado no colégio), posso mandar os espelhos delas e mais umas fotos de algumas dos zilhões de redações que eu fiz pro cursinho hsahdasjdsa

Qualquer dúvida de texto podem mandar no pv tbm, tenho uma noção boa dessa área e talvez consiga ajudar alguém a melhorar a nota nessa parte vital do ENEM.
Pourra vou querer isso aí tbm hein

Por favor
 

z NukeMars z

Novato
Mensagens
20
Reações
30
Pontos
13
Links uteis pra estudar redação:

Cartilha de Redação do Lucas Felpi com 30+ redações nota mil do ENEM 2018 > http://estaticog1.globo.com/2019/03/27/CartilhaRedacaoaMilLucasFelpi.pdf

Manual de Redação dos aprovados em Medicina na UFSCPA com 30+ redações 900+ > https://ia601504.us.archive.org/19/items/guiaderedacao.pdffinal/GUIA DE REDAÇÃO.pdfFINAL.pdf

Drive do Lucas Felpi com modelos de redação, formulários, etc >https://drive.google.com/drive/folders/1jkdyobYMfUfpqkyx7HJU_5jDBw6_3JLZ

Cartilha de redação do ENEM > Fiquem de olho que está o INEP vai liberar o manual até o dia 27 de setembro com todas as instruções e mudanças para a redação desse ano!

Modelo
de redação do Felpi (Nota mil ano passado):

87971
 
Topo Fundo