O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Centro de Artes Outer Space (C.A.O.S.) 2.0 [ Os artistas do 3º milênio ]

Sokomo Kudemasho

Bam-bam-bam
Mensagens
4.267
Reações
8.344
Pontos
453
Cara, tu trabalha profissionalmente com animação? Sempre vemos tuas paradas dos Thundercats aqui, mas não sei se alguém já perguntou.

Profissionalmente nem sonhando molhado.
Assim como o @Raposaroxa menciona que lida nos trabalhos dele como aprendizado, estou nessa pelo mesmo motivo.
Mas é bastante areia pra o caminhãozinho aqui.

Meu PC despirocou de vez e tive de migrar pra um notebook emprestado pois não estava mais dando conta desses arquivos.
Ms sendo mais direto, intenção é ter armas pra gamedev sim.
 

Phantasy Star

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.748
Reações
9.348
Pontos
1.094
Profissionalmente nem sonhando molhado.
Assim como o @Raposaroxa menciona que lida nos trabalhos dele como aprendizado, estou nessa pelo mesmo motivo.
Mas é bastante areia pra o caminhãozinho aqui.

Meu PC despirocou de vez e tive de migrar pra um notebook emprestado pois não estava mais dando conta desses arquivos.
Ms sendo mais direto, intenção é ter armas pra gamedev sim.

Massa. Compreendo o que vc diz. Deve, de forma amadora, criar essas animações bem devagarinho, e talvez sem as melhores técnicas/maquinário, mas vc tem um talento absurdo, bicho. De verdade mesmo. Continua aprofundando teu estudo mesmo que no amadorismo, lá pra frente quando dominar mais, certeza que vc pode encarar uns freelas, e aos poucos trabalhar nessa área, que anda tão globalizada. Vejo vários brasileiros no twitter já ganhando o mundo com indies.
Nem te conheco, mas torço muito por ti! :kawaii
 

Sokomo Kudemasho

Bam-bam-bam
Mensagens
4.267
Reações
8.344
Pontos
453
Massa. Compreendo o que vc diz. Deve, de forma amadora, criar essas animações bem devagarinho, e talvez sem as melhores técnicas/maquinário, mas vc tem um talento absurdo, bicho. De verdade mesmo. Continua aprofundando teu estudo mesmo que no amadorismo, lá pra frente quando dominar mais, certeza que vc pode encarar uns freelas, e aos poucos trabalhar nessa área, que anda tão globalizada. Vejo vários brasileiros no twitter já ganhando o mundo com indies.
Nem te conheco, mas torço muito por ti! :kawaii

EITA!

Agradeço pelos elogios.
Tudo isso começou realmente com uma solicitação de um concept basicão e alguns testes - que não deram muito certo - com pixelart há mais de um ano.
Mas pixel art é outra dimensão também. Mas, por exemplo, essas maravilhosas gifs de SoR2 de sua assinatura: é algo nesse nível de retro que busco. Algo como o que o Danilo anda fazendo com a Joymasher. É muito tradicional que se não cuidar direito, passa por título original da década de 90 mesmo.

A direção - estética ao menos - que os games indie andam seguindo não é exatamente algo que eu considero palatável, pessoalmente.
Isso aqui é um grande exercício/tema de casa pra eu ter a mínima base de rotoscopia, desenho digital, pintura e poder começar e terminar um projeto, por mais pessoal e amador que o mesmo seja.

Depois disso, próximo processo de aprendizado. Programação é meu aquiles, mas do que iniciei, não é esse monstro de sete cabeças. Fico feliz de ainda aprender coisas novas atualmente. Uma pena que pessoal em volta (amigos e conhecidos desde infância) seguem no comodismo. Tudo bem, o próprio gamermaniacow teve problemas sérios com projetos iniciados com amigos. Levo isso em consideração totalmente até pra evitar isso. Mas a rota lonewolf é muito pesada.

No mais, o pessoal aqui é infinitamente mais técnico que eu, por exemplo. Artistas lidando diretamente no 3D, lowpoly e tudo mais. Tudo isso é extremamente promissor. Queria eu que o brasileiro fosse mais proativo em desenvolver algo no nicho video games ao invés de apenas jogar e ficar debatendo review de mídia vendida. Enfim...

Essa animação vai acabar virando um colab. Ela já está encaminhada pra um conhecido lá de fora fazer uso como bem entender assim que finalizada. Vou postar no YT antes e esperar que a Warner Bros não me grampeie as asas enquanto isso.

Take 2
 


Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.410
Reações
7.479
Pontos
453
1908311007120104.png

Desenhei os best ouriços com jaquetas dos best consoles.:kpaixao
 

Phantasy Star

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.748
Reações
9.348
Pontos
1.094
Um Sprite que estou fazendo no Aseprite para treinar e me acostumar com o programa:
1908252349390104.png


Comprei ele na Steam ontem e estou gostando bastante dele. Estava procurando uma alternativa para o Photoshop há muito tempo e agora vou terminar o resto dos meus trabalhos incompletos nele.

Pode me dar uma dica? Tempos atrás andei brincando de pixel art também, mas no Photoshop. Esse programa q vc comprou é melhor? Por que? Qual a diferença para o PS?
Quero fazer alguma arte esse final de semana! Acho que vou começar com objetos inanimados, móveis de casa mesmo.
 
Ultima Edição:

Sokomo Kudemasho

Bam-bam-bam
Mensagens
4.267
Reações
8.344
Pontos
453
Visualizar anexo 86331

Mesinha lateral de madeira que fiz agora, 64x64 pixels!

:kfeliz

Cê tá fazendo parte do grupo de Discord ou, como a maioria, abandonou a coisa?
Não sou super conhecedor de apps pra pixelart, mas há bastante opções por aí.
Do pouco que testei dois deles (recomendação direta e indireta de quem tá no meio indie lá fora) recomenda que busque o que achar mais confortável, mas softwares focados apenas na lógica por trás do pixelart ainda são os mais recomendados.

O responsável por esse indie game (não que tenha bela arte ou seja referência pra nada, mas foi indicação dele) mostra duas técnicas, que envolve tanto o pixelart como a rotoscopia para chegar no resultado desejado por ele nesse vídeo:



Ele indicou o Paint of Persia, mas o Asesprite, o Piskelo Pixlr, o GraphicsGale e até mesmo o Gimp são ótimas opções pra se iniciar algo.
(Entra lá no grupo. Não reconheço a maioria, pois os nicknames são diferentes, mas tá valendo).
 

Phantasy Star

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.748
Reações
9.348
Pontos
1.094
Cê tá fazendo parte do grupo de Discord ou, como a maioria, abandonou a coisa?
Não sou super conhecedor de apps pra pixelart, mas há bastante opções por aí.
Do pouco que testei dois deles (recomendação direta e indireta de quem tá no meio indie lá fora) recomenda que busque o que achar mais confortável, mas softwares focados apenas na lógica por trás do pixelart ainda são os mais recomendados.

O responsável por esse indie game (não que tenha bela arte ou seja referência pra nada, mas foi indicação dele) mostra duas técnicas, que envolve tanto o pixelart como a rotoscopia para chegar no resultado desejado por ele nesse vídeo:



Ele indicou o Paint of Persia, mas o Asesprite, o Piskelo Pixlr, o GraphicsGale e até mesmo o Gimp são ótimas opções pra se iniciar algo.
(Entra lá no grupo. Não reconheço a maioria, pois os nicknames são diferentes, mas tá valendo).


Eu fazia parte do grupo do Discord, mas dei uma pausa há 1 ano, quando meu filho nasceu. Fiquei sem tempo pra nada, e agora tou retornando às atividades de lazer.
Quando vc falou em rotoscopia, fiquei sem compreender,pois não sei o que é, lol. Agora sim vou captar, com esse vídeo.
Acabei não esperando a resposta da Asha (sou ansioso, lol), e comprei o Asesprite e, como é melhor de desenhar do que no Photoshop. Bem melhor, e ainda tem suporte a camadas. Achei daora.
À noite darei um pulo no Discord, com esse mesmo nick! :kfeliz
 

Sokomo Kudemasho

Bam-bam-bam
Mensagens
4.267
Reações
8.344
Pontos
453
Eu fazia parte do grupo do Discord, mas dei uma pausa há 1 ano, quando meu filho nasceu. Fiquei sem tempo pra nada, e agora tou retornando às atividades de lazer.
Quando vc falou em rotoscopia, fiquei sem compreender,pois não sei o que é, lol. Agora sim vou captar, com esse vídeo.
Acabei não esperando a resposta da Asha (sou ansioso, lol), e comprei o Asesprite e, como é melhor de desenhar do que no Photoshop. Bem melhor, e ainda tem suporte a camadas. Achei daora.
À noite darei um pulo no Discord, com esse mesmo nick! :kfeliz

Não sei se já deu um pesquisada no YT a respeito de pixel art.
Provavelmente sim, pois já iniciou algo.
Tem bastante material, embora sempre seja importante ir além de vídeos.
Sigo no lineart, embora volta e meia seja entediante seguir no mesmo take diariamente.

aGuMK80.gif
 

Phantasy Star

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.748
Reações
9.348
Pontos
1.094
Não sei se já deu um pesquisada no YT a respeito de pixel art.
Provavelmente sim, pois já iniciou algo.
Tem bastante material, embora sempre seja importante ir além de vídeos.
Sigo no lineart, embora volta e meia seja entediante seguir no mesmo take diariamente.

aGuMK80.gif

O campo com mais material sobre pixelart que eu encontrei até agora foi o twitter. E olha que eu nem sou de ficar postando, mas vi que tem uma comunidade que posta muito seus trabalhos, e passa diversos links pra outros sites. Pra falar a verdade, nunca pensei no youtube como fonte de aprendizado pra essa arte. Tudo o que eu "sei" (praticamente nada), foi adquirido na raça, lol.

O complicado desse campo é que, pra adentrar nele, é preciso fuçar muito, até chegar nos tutoriais e referências certas. Creio que não exista uma divulgação sólida sobre o tema no Brasil, o que obriga a gente a procurar material fora, e isso é chato, pois fica difícil saber por onde começar. Isso, me referindo a animações em pixel art, lógico. Pra fazer uma imagem estática, dá trabalho, mas nada que um esforço solo não dê conta.

Como todo gamer que sempre sonhou em trabalhar com jogos e nunca teve oportunidade, trabalho em outra área, e almejo no futuro, dar um pulo na área de criação. Por enquanto gostaria de aprender a criar imagem estáticas, e depois, animações mais refinadas em pixel art, a exemplo do gif da Blaze e do Shiva.

Interessante que teu lineart e animações são mais decentes do que boa parte das animações ocidentais e orientais que vemos por aí,e que por motivos de custo/benefício, saem essas tosqueiras que conhecemos. Fico imaginando um Castlevania fan-made com essa tua arte aí,a exemplo do Rondo of Blood.
 

Sokomo Kudemasho

Bam-bam-bam
Mensagens
4.267
Reações
8.344
Pontos
453
O campo com mais material sobre pixelart que eu encontrei até agora foi o twitter. E olha que eu nem sou de ficar postando, mas vi que tem uma comunidade que posta muito seus trabalhos, e passa diversos links pra outros sites. Pra falar a verdade, nunca pensei no youtube como fonte de aprendizado pra essa arte. Tudo o que eu "sei" (praticamente nada), foi adquirido na raça, lol.

O complicado desse campo é que, pra adentrar nele, é preciso fuçar muito, até chegar nos tutoriais e referências certas. Creio que não exista uma divulgação sólida sobre o tema no Brasil, o que obriga a gente a procurar material fora, e isso é chato, pois fica difícil saber por onde começar. Isso, me referindo a animações em pixel art, lógico. Pra fazer uma imagem estática, dá trabalho, mas nada que um esforço solo não dê conta.

Como todo gamer que sempre sonhou em trabalhar com jogos e nunca teve oportunidade, trabalho em outra área, e almejo no futuro, dar um pulo na área de criação. Por enquanto gostaria de aprender a criar imagem estáticas, e depois, animações mais refinadas em pixel art, a exemplo do gif da Blaze e do Shiva.

Interessante que teu lineart e animações são mais decentes do que boa parte das animações ocidentais e orientais que vemos por aí,e que por motivos de custo/benefício, saem essas tosqueiras que conhecemos. Fico imaginando um Castlevania fan-made com essa tua arte aí,a exemplo do Rondo of Blood.

Essas animações são, na realidade, rotoscopia do original.
Alguns chamam o artista que faz isso u mtracer, ou, em bom português, copião mesmo.
Só que rotoscopia em si exige que a pessoa saiba desenhar de qualquer maneira, indiferente do que a pessoa que critica saiba sobre o que é ou não desenhar e animar.

Sobre gamedev, novamente o YT é repleto para isso, mas para aprender conceitos e ter algumas noções pertinentes a cada área.
Pra gamedev eu recomendo fortemente o GameDev.TV, ou os cursos deles no Udemy. Todos estão com legendas em português e pode-se começar a desenvolver no ato, usando o Unity, seja em 2D ou 3D. O uso dessas pixelarts é, na verdade imediato, sendo muito importante pesquisar bastante a respeito durante o processo.

Quanto a pixelart em si mesmo, recomendo o canal do MortMort.
Mas o Brackeys também tem um vídeo a respeito. Quem acompanha indie game devs conhece esse há tempos já.

Sobre essa animação de TC, meu erro foi ter decidido por fazer em 4K. Meu desktop não suporta mais esse tipo de carga por falta de RAM e o notebook já tá arregando também.
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.410
Reações
7.479
Pontos
453
Ficou muito foda, parece um arte da Sega mesmo para alguma revista.
A idéia foi essa! Dei uma olhada nos estilos do Naoto Ohshima e Yuji Uekawa (os principais artistas da franquia) e tentei replicá-los nessa imagem.

Pode me dar uma dica? Tempos atrás andei brincando de pixel art também, mas no Photoshop. Esse programa q vc comprou é melhor? Por que? Qual a diferença para o PS?
Quero fazer alguma arte esse final de semana! Acho que vou começar com objetos inanimados, móveis de casa mesmo.
Resumidamente, enquanto o Photoshop possibilita a criação de Pixel Art, a sua interface é totalmente virada para Ilustrações e edição de imagem. A função do Aseprite, no entanto, é exatamente Pixel Art, e ele contém algumas ferramentas especificas e modificadas que facilitam muito mais o processo de criação de sprites e animação.

Por exemplo, se você fizer um circulo cheio no Photoshop utilizando um pincel oval com a opção do lapiz ou pintando uma seleção sem anti-alas, o circulo não ficará com os pixels totalmente corretos. Já no Aseprite, você tem uma ferramenta para fazer um circulo totalmente perfeito, sem a necessidade de editá-lo ou criá-lo do zero.
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.410
Reações
7.479
Pontos
453
Fiz uma fan Art do Gilius Thunderhead de Golden Axe!
golden_axe___gilius_thunderhead_by_galvanic_works_ddfdl9i-fullview.jpg

Sempre escolho ele quando faço uma partida nova no GA de Mega Drive.:kpaixao

Não sei se devia, mas preciso de feedback.

Dessas duas paletas de cores, qual vocês preferem e qual o motivo de sua escolha?

PREVIEW.jpg
O desenho e algumas ilustrações oficiais utilizavam ambas as palhetas, correto? Por muito tempo, pensava que a da esquerda era a única usada, mas recentemente vi alguns materiais licenciados e episódios com a da direita.

A saturação da palheta de cores da direita chama atenção e deixa a figura mais viva. Pessoalmente, eu escolheria ela.
 

Raposaroxa

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.378
Reações
11.619
Pontos
1.064
As duas estão boas, mas parecem que estão em ambientes diferentes, a da esquerda parece estar em um entardecer, e o outro em um dia cheio de sol...
O da direita impacta mais também porque tem cores mais vivas.
Se fosse pra escolher só um, ficaria com o da direita :D
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
55.868
Reações
104.808
Pontos
1.824
Eu daria a seguinte dica: tenta diminuir os olhos e a boca da menina, ela tá parecendo adulta!



Diminuir ou aumentar? Olhos grandes e cabeça "pequena" não "simula" uma aparência mais jovem?



Fato, vou dar um tapa no rosto dela ainda, nesse estagio ainda é facil de arrumar.


Edit:

Adicionando elementos:

naruto.jpg




Deveria ter sido o Goku. :kclassic


Tomara que meu Raspberry aguente, não dá para desenhar com uma resolução mais alta por que trava. :kcry
86972
 

Raposaroxa

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.378
Reações
11.619
Pontos
1.064
Diminuir ou aumentar? Olhos grandes e cabeça "pequena" não "simula" uma aparência mais jovem?


Sim, mas creio que no contexto do meu desenho, pra dar uma aparencia de mais jovem que o menino, preciso diminuir os olhos e acabeça também







Deveria ter sido o Goku. :kclassic

Se pá faço também, o muleke é fã de naturo e uns 200 animes, vou fazer alguns só por diversão.
Quem sabe estimulo o menino a desenhar também ( o que ele ja gosta ).


Tomara que meu Raspberry aguente, não dá para desenhar com uma resolução mais alta por que trava. :kcry

750x1000 e ja ta peidando?!
Que pc é esse?! :kbeca
 

Sokomo Kudemasho

Bam-bam-bam
Mensagens
4.267
Reações
8.344
Pontos
453
96ae4106c8.jpg


Exatamente 750 x 1000 8bit e 300 dpi (não abro mão dos 300).

Rapaz, muda pra 72dpi.
Era o maior motivo do meu PC peidar com a animação de TC.
Muda pra 72dpi, mas mantenha a quantidade de pixels que a qualidade é idêntica,
mas o peso pra máquina será menor. O arquivo em si tende a ficar menor também.
300dpi se justifica apenas para saída exclusiva para impressão.
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
55.868
Reações
104.808
Pontos
1.824
Rapaz, muda pra 72dpi.
Era o maior motivo do meu PC peidar com a animação de TC.
Muda pra 72dpi, mas mantenha a quantidade de pixels que a qualidade é idêntica,
mas o peso pra máquina será menor. O arquivo em si tende a ficar menor também.
300dpi se justifica apenas para saída exclusiva para impressão.



Vou ver onde isso vai dar, por enquanto vai ficar nos 300, seu eu começar a sentir, eu desço para 250 e assim sucessivamente.
:klol

Ou vou salvando o progresso em PNG e começando a partir desses novos arquivos.
 

Raposaroxa

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.378
Reações
11.619
Pontos
1.064
O objetivo é concluir ( ou aceitar até onde eu chegar ) essa ilustração ate as 24:00 de hoje...
Percebi que uma das grandes pedras no meu sapato é querer trabalhar em formatos grandes demais, e acabar perdendo um tempo absurdo em detalhes que no final não vão ser notados ou não tem real relevância pra algo que primordialmente era pra ser apenas um estudo.

Lição aprendida, proximos desenhos trabalho com a metade do tamanho atual ( 3000 x 2000 pixel, em 300 dpi)

Ainda falta colocar formas no resto da camiseta do rapaz, suavizar as texturas dos dois e do Zazu ( pássaro ), e adicionar elementos pequenos no fundo mas sem muito detalhe pois vou borrar o fundo no final... vamos ver se posto de novo até meia noite :p

luciamiguelwip.jpg
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
55.868
Reações
104.808
Pontos
1.824
Aí só se for mangá! No caso do manolo aí, é desenho realista...os olhos e boca tem que ter proporções reais! :kawaii



Sim, mas no realismo mesmo, as proporções da cabeça de um jovem são diferentes de um humano adulto?
Tipo, os olhos são relativamente "grandes" para a cabeça se comparados aos adultos?
 

GAMETA

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.003
Reações
14.552
Pontos
503
Tava lendo sobre cores em baixa saturação e como misturar diversos tons aproximando-os só por valores e saturação. É bacana, dá uma ideia de como aqueles caras misturam aquelas cores muito doidas de maneira coesa... acabei brincando um pouco a mais no teste que fiz e deu nisso aqui, foi feito só com o mouse, então descontem a falta de detalhes :klol

KLFO4aW.jpg


E atualizei pra tentar deixar mais feminina

E4Rkz23.jpg
 
Ultima Edição:
Topo Fundo