O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Como voce chama os botoes do controle do Playstation?

Como se chama o botão O?

  • Bola

    Votes: 76 38,8%
  • Bolinha

    Votes: 82 41,8%
  • Círculo

    Votes: 36 18,4%
  • Outro

    Votes: 2 1,0%

  • Total voters
    196

Lost Angel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.607
Reações
14.377
Pontos
1.053
Direcional, Analógico, R1, R2, L1, L2, Start, Select, Quadrado, Xis, Triângulo e Bola.

Só não lembro se o Botão para ligar o analógico tinha nome.

Mas Círculo seria o mais correto por questões geométrica.
 

Arikado Sama

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.584
Reações
10.100
Pontos
503
No meu caso, depende da idade do orientado.
Eu chamo de bola, mas se for criança ela entende o "bolinha" mais fácil, sei lá por qual raio de motivo.

Exatamente, quando vem criança jogar (amanha mesmo é dia dos sobrinhos virem) só falar xis,quadrado, bolinha, que já sacam.
Mas confesso que 99% do tempo falo bolinha, mesmo o certo sendo circulo, só parei para refletir sobre isso hoje, depois de mais de 20 anos jogando.
 

j0kk3r

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
12.352
Reações
16.925
Pontos
1.284
Que coisa mais baitola chamar o bola de bolinha.

É questão de costume né. Chamo ele de bolinha desde moleque.

Trabalhei numa escola uns anos atrás e achava uma boiolice chamarem mini pizza de pizzinha. Mas foram tantos anos ouvindo pizzinha que acostumei e hoje só chamo de pizzinha.

Vou fazer uma pesquisa na minha bolinha social pra ver como o pessoal daqui chama
 


j0kk3r

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
12.352
Reações
16.925
Pontos
1.284
@toad02

Vish, bateram outras dúvidas aqui kkkkk. Como é que chamam aqueles botões do meio do controle? O quadrado grande (que eu chamo de touch) e o botão que abre o SO do play (que eu chamo de PS).

E mais uma coisa:

Até hoje eu chamo o botão Options de Start


Por enquanto só bolinha:

87113
 

Julian - Talude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.804
Reações
5.608
Pontos
949
Muitas vezes usamos o termo mais fácil/rápido de falar... Convenhamos bola é mais fácil e rápido de ler, pensar, falar do q círculo. E em games aonde tempo de resposta conta, até um micro segundo de diferença pode de fato fazer diferença, até mesmo ler, interpretar e executar usar o termo "bola" é melhor mesmo...

Mas sim. Círculo é o correto se formos ser mais rígidos ao que de fato é.
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.932
Pontos
1.659
@toad02

Vish, bateram outras dúvidas aqui kkkkk. Como é que chamam aqueles botões do meio do controle? O quadrado grande (que eu chamo de touch) e o botão que abre o SO do play (que eu chamo de PS).

E mais uma coisa:

Até hoje eu chamo o botão Options de Start


Por enquanto só bolinha:

Visualizar anexo 87113

Touchpad e PS button
eu uso portugues aqui no fórum mas na vida real uso muito mais ingles entao ja acostumei chamar esses dois esse jeito, mas no xbox eu chamava o botão xbox de "botão da dash"
 

Dante Viggo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.762
Reações
3.249
Pontos
1.064
Eu chamo de "redondo". Sim, eu sei, os outros tbm são redondos.

Mas como estamos falando de Botões, que é masculino, chamo de "redondo".

É sério.
 

Insatisfeito123

Veterano
Mensagens
723
Reações
878
Pontos
128
Ué, triângulo, quadrado, círculo (Vulgo "bolinha"), xis, L1, L2, L3, R1, R2 e R3. Direcionais digital e analógicos.
 

G².

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.335
Reações
25.913
Pontos
803
Eu sempre me sentia um otário falando círculo desde o colégio. Acho que tava agindo certo esse tempo todo.
 

Insatisfeito123

Veterano
Mensagens
723
Reações
878
Pontos
128
Ouvi tem pouco tempo bolinha, em videos de youtube... :facepalm
Acho muito nutellagem, na moral.
Dá pra aceitar bola e circulo.
Eu falo circulo.
Tenho amigos que jogam desde os primórdios do PS e chamam de bola ou bolinha ou círculo. Nutellagem é chamar de círculo e não jogar, nutellagem é jogar no easy, nutellagem é reclamar da dificuldade dos jogos, nutellagem é querer checkpoint a cada esquina, nutellagem é querer jogos que te carregue pela mão, nutellagem é ficar discutindo notinhas e vendo youtuber jogar, nutellagem é ser noob e só morrer/perder no MP, nutellagem é ficar vendo vídeos para resolver puzzles etc...
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
@toad02

Vish, bateram outras dúvidas aqui kkkkk. Como é que chamam aqueles botões do meio do controle? O quadrado grande (que eu chamo de touch) e o botão que abre o SO do play (que eu chamo de PS).

E mais uma coisa:

Até hoje eu chamo o botão Options de Start


Por enquanto só bolinha:

Visualizar anexo 87113

Uma das cagadas das Sony no controle do PS4 foi com esse botão OPTION, tinha que se chamar START.

Já o SHARE eu gostei.

E o botão PS tinha que se chamar HOME.
 

Champion

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.537
Reações
16.666
Pontos
1.424
Xis, quadrado, bolinha e triangulo.


PS: engraçado é como pegou aqui esta nomenclatura e até quando a gente em outros video-games, eu tive lan house aqui na minha cidade e na época ganhei muita grana com o PS2 com o pessoal jogando: PES/WE/Bomba Patch e era febre aqui, aí agora anos depois tenho dois amigos com Xone e de vez em quando um deles chamam pra fazer campeonato de fifa na casa dele jogando no Xone e com isto chama uma galera pra jogar, e os mais "antigos" na hora de jogar estranha o controle mas como decoraram na epoca do ps2 a gente sempre fala na configuração do mesmo jeito do PS2: xis, bolinha, quadrado, triangulo, L1, L2, R1 e R2.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.590
Reações
38.844
Pontos
2.069
Xis, quadrado, triângulo, bola.

Bolinha é esquisito. O único no diminutivo...

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk
 

Phoenix Eagle

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.087
Reações
9.449
Pontos
1.454
No meu caso, depende da idade do orientado.
Eu chamo de bola, mas se for criança ela entende o "bolinha" mais fácil, sei lá por qual raio de motivo.

Por que condicionaram a diminutivo a criança em questão - alias, maioria dos adultos faz isto!

Eles não entendem que são a mesma coisa (depende da idade, claro, estou considerando criança pequena).

Evito bastante falar em diminutivo para as crianças - apesar de que escapa as vezes :klol

E o engraçado é que eles sempre vão dizer bem no comecinho "BOLA", mesmo você ensinando que é circulo desde sempre - dai, com o tempo, eles vão conseguindo discernir circulo de bola , é bem interessante esta "evolução".
 
Ultima Edição:
Topo Fundo