Dizem que o Hamilton também arrumou muita confusão com o Alonso quando os dois era da McLaren.
O clima azedou tanto que o Alonso não tinha a menor condição de continuar e acabou deixando a equipe.
É, mas aí é um lance bem controverso. Se nos transportarmos para a época, sem nos deixarmos levar pelo que já conhecemos do Alonso hoje a situação foi a seguinte: Alonso foi contratado a peso de ouro pela McLaren para ser o cara que iria liderar a equipe, mas junto com ele chegou um rapazinho muito veloz, uma cria da McLaren desde sempre, um fenômeno, o nome dele era Lewis Hamilton. Por mais que o Alonso se visse como o cara consagrado, o símbolo, quem deveria guiar os rumos do time, não dava para esperar que o Hamilton fosse tratado de qualquer maneira, como um mero piloto. Ele tinha sido preparado desde pirralho pela McLaren foi o único caso até hoje da equipe, então não era algo absurdo que o Hamilton, ainda que fosse novato, também tivesse alguma estima do time.
Acontece que na pista o Hamilton chegou com o pé na porta, mais ou menos como o LeClerc hoje com o Vettel. Nesse caso, entretanto, a diferença residia que não havia um desgaste prévio, o Alonso não cometia erros como os do Vettel e a equipe não preteriu o Hamilton em favor do Alonso. Este último ponto foi a causa da discórdia. Em momentos de disputa o Alonso exigiu que houvesse posicionamento da equipe em favor dele, mas os caras não fizeram isso, diferentemente até do que aconteceu com o Vettel em que, no início do ano, sim, foi dada toda preferência para ele, os testes das estratégias ficaram com o LeClerc, quantas vezes o LeClerc ficou andando na pista com pneu gasto enquanto o Vettel já tinha tido o dele trocado? Bom, quando chegou mais ou menos no meio da temporada o Alonso exigiu uma posição em definitivo da McLaren e eles não tomaram, lavaram as mãos, deixaram para que fosse resolvido na pista. Não era de se estranhar isso, pois a McLaren nunca foi muito de ter esse negócio de primeiro e segundo piloto a qualquer custo, isso era determinado pelo desempenho. Como no caso deles a coisa estava muito parelha o time não quis decidir aquilo num momento tão precoce da temporada e aí veio o temperamento do Alonso e jogou tudo por água abaixo. Ele saiu da equipe.
Note que depois ele terminou parando na Ferrari e simplesmente esmagou o Felipe Massa tanto em desempenho como em comando, mais ou menos o que ele queria que fosse feito com o Hamilton só que a McLaren não é a Ferrari. Na Ferrari mesmo que o cara esteja na frente se o tal piloto n°1 estiver atrás ele deve parar e dar passagem, mesmo que seja desnecessário. Vindo para a atualidade o que o LeClerc fez? Ele viu que não bastava ser o melhor na corrida, pois, se largasse atrás do Vettel sempre seria preterido na estratégia, sempre escolheriam estragar a corrida dele para dar a chance ao Vettel. O que ele passou a fazer? Esmagar o Vettel em treinos, passando a largar na frente e não dando chance para que uma situação dessas acontecesse, somando isso aos erros do Vettel o caminho do LeClerc terminou se solidificando. Muitas pessoas sempre previram isso aqui no tópico. Sempre falaram que o caminho para o LeClerc superar o Vettel passava por ele largar na frente dele. O garoto também percebeu isso. É bem impressionante essa temporada para quem está observando esses detalhes no desenvolvimento do LeClerc.
Por esta rápida digressão o que podemos entender:
1- Que Alonso é muito mais piloto que Vettel;
2- Que a Ferrari não é a McLaren. É uma equipe mais tradicional e tal, mas não respeita o espírito esportivo como deveria;
3- Que Hamilton e LeClerc tiveram experiências similares, mas a diferença entre eles é que o respaldo dado pela McLaren foi maior ao passo que o temperamento do Alonso contribuiu para acelerar o processo de desgaste. Com o Vettel a situação foi mais paulatina, pois a Ferrari tentou de todo jeito mantê-lo como preferencial, mas o mesmo não se ajudou e mesmo não tendo um temperamento explosivo como o do Alonso as coisas também estão degringolando.