Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!
Moore sabotou o Dreamcast o quanto pode para subir na carreira.
O hype do ps2 era muito grande, mas após as pessoas terem experimentado o ps2 as vendas do Dreamcast voltariam a crescer e ele poderia ter terminado em segundo, pois já tinha mais de 7kk em vendas antes do gc e xbox chegarem ao mercado. força sega.
- matriz japones deseja vender o console acima do preço e com lucro ou sem subsidio (estratégia da Nintendo, a qual é usada hoje por sony e ms, que era mais certo a ser feito)
- Moore se opõe '' eles não vão estragar a o lançamento americano''
- Stolar é demitido, Moore assume a liderança , Dreamcast é vendido com perdas (e a Sega já tava no laranja)
- muitos jogos são lançados em curto espaço de tempo (desarmando a sega para a disputa futura com ps2 e gc)
- cortes de preços sistemáticos ão feitos ( descapitalizando a sega e tornando o DC não viável)
- Moore sugere que a Sega devesse abandonar o mercado, manipula um teste para fazer parecer que a marca sega era sem relevância
- Moore fecha contrato de exclusividade dos jogos de DC com a novata microsoft e enterra mais de 10 jogos da sega (somente no ps2 e gc que os jogos da sega prosperam)
- Moore se torna executivo do xbox, sendo o unico a subir com a queda do DC
Um dos piores lixos já lançados.
Pra falar a verdade, a SEGA é uma grande vergonha desde o mega drive.
Apesar de ter histórico forte com jogos de corrida zoados, tipo Mario Kart e Crazy Taxi - inclusive jogando em alto nível -, foi somente no Dreamcast que pude apreciar um jogo de corrida com proposta mais realista. Tudo culpa do Test Drive Le Mans, que era incrível jogando sozinho ou com mais 3 amigos.
Aí consegui entender e curtir mais a proposta do Gran Turismo 2 e seguir curtindo o estilo, até chegar aos simuladores de fato, no PC.
TDLM conheci somente em 2002, coisa que me deixou com início tardio para jogos do tipo. Antes, GT não me agradava.
Hoje, por culpa do TDLM, estou com esse setup no PC:
Visualizar anexo 87652
Ferrari F355 Challenge apenas reforçou o processo. TDLM foi a virada de mesa. hueahuahuaehua
O meu VMU foi 50 reais tbm, lembro que era exatamente esse preço.Caramba 500 conto paguei 130 no Paraguai em 2.000, já o VMU 50 reais na época um dinheirão num memore card com telinha.
Quem planejou todo o lançamento americano do Dreamcast, inclusive deu ordem a sua concepção, foi Bernie Stolar.
Vamos aos pontos e fatos.
1) Stolar só aceitou ser presidente da SoA se pudesse encomendar um novo console, Nakayama deu o aval.
2) O Saturn ia muito mal em vendas no ocidente, chegou um ponto aonde em 97 muitos jogos eram cancelados, o console morreu em meados de 98 e segundo ele, a Sega não tinha como ficar bancando o console morto.
3) Os atritos com a SoJ e potencialmente o cancelamento a muitissimo contragosto do Sonic X-Treme teve que levar a criação do DC.
4) No Japão, foi vendido na faixa do preço que a Sega quis, era o equivalente a 250-300 dólares, mas o Saturn vendeu bem lá e durou até 2000, a matriz queria 250 pra lucrar de imediato no ocidente, o problema é que a região ficou sem um console por um ano e meio e isso queimou a imagem da Sega em níveis cavalares.
5) O presidente da matriz, Isao Okawa, nunca gostou do ramo de consoles, e inclusive tentou sabotar o lançamento americano, queria que o console fosse vendido somente online e em 2000, Stolar conseguiu se impor, mas era muita briga a ponto de ele ser demitido faltando muito pouco pra sair (acho que foi um mês antes ou semanas).
6) A lineup de lançamento japonesa do Dreamcast foi fraquissima, acho que só Sonic Adventure e o Virtua Fighter 3tb prestaram, e o último, com ressalvas. Ou seja, lançar o mais rápido possível entre reigões talvez não fosse uma boa ideia. Lançar em 9/9/99 era perfeito porque já tinham software de qualidade produzido tanto pelos estudios internos, quanto de terceiros, por isso que foi um console que valeu a pena comprar desde o inicio naquelas regiões, já outros ótimos jogos estavam para sair semanas a poucos meses depois.
7) O caso do Moore: Ele simplesmente manteve o que deu, bastou o lançamento do PS2 no Japão que as vendas começaram a sofrer, ai chegou final de 2000 na América do Norte e Europa, pronto, o DC sofreu em todo o mundo, não deu outra.
TDLM eu fiz a corrida de 24h cara, foi o único jogo até hoje que tive a pachorra de fazer isso
E) Lançamento americano em 9.9.99 semanas antes Stolar é demitido, e convenientemente quem assume é Peter Moore, agora como presidente interino da soa, ele se opõe aos japoneses na questão do preço (questão crucial) e determina o caríssima e inútil campanha de marketing, só a titulo de curiosidade a tercerizada era a mesma que cuidava do marketing da coca-cola, aí já viu né.
F) o Dreamcast quebra recorde de venda no primeiro dia, mas houve umas pré vendas marota para inflar isso aí, o marketing registra lucro de (me esqueci agora) porém era só marketing na verdade a sega não ganhou nada.
E a competencia desleal da Sony.Marketing inútil, HAHA. Vc mesmo diz que bateu recorde de vendas e vem falar que foi inútil.
E o Dreamcast foi recordista em vendas ao consumidor mesmo, inclusive o número dele no NPD de setembro foi o maior da história até então para um novo console.
No mais vc está confundindo lucro com faturamento, a Sega não anunciou lucro, ela anunciou que a arrecadação foi recorde. Em 24 horas o Dreamcast gerou $97 milhões de dólares em vendas.
Por fim vc fala do Peter Moore como se ele fosse o dono da Sega e todos seguissem as ordens dele, sendo que o cara era só o executivo de uma filial.
Pior, vc parece acreditar em uma conspiração bizarra onde o Peter Moore sabotou a Sega a mando da Microsoft e da EA e depois foi trabalhar pra elas.
Tudo isso só pra não admitir o óbvio, a Sega afundou pela sua incompetência.
Desleal pq?E a competencia desleal da Sony.
Marketing inútil, HAHA. Vc mesmo diz que bateu recorde de vendas e vem falar que foi inútil.
Por fim vc fala do Peter Moore como se ele fosse o dono da Sega e todos seguissem as ordens dele, sendo que o cara era só o executivo de uma filial.
Tudo isso só pra não admitir o óbvio, a Sega afundou pela sua incompetência.
Porque com o Saturn a sega nao tinha a grana pra compra a mesma quantidade de exclusivos da Sony, nao tinha como subsidiar o console como a Sony fazia. E nos paises do terceiro mundo a Sega nao se podia dar o luxo de deixar a pirataria comer solta so pra tirar vendas da concorrencia que nem a Sony fez.Desleal pq?
A Sega não ter dinheiro não torna a Sony desleal.Porque com o Saturn a sega nao tinha a grana pra compra a mesma quantidade de exclusivos da Sony, nao tinha como subsidiar o console como a Sony fazia. E nos paises do terceiro mundo a Sega nao se podia dar o luxo de deixar a pirataria comer solta so pra tirar vendas da concorrencia que nem a Sony fez.
bom resumo, mas tem furos pavomba, seque a Timeline
A) Stolar aceita ser presidente; e ele chamou Peter Moore que na época não sabia nada do ramo, Peter Moore
liderava o marketing do Dreamcast (mesmo no estagio embrionário)
B) Stolar disse depois que não gostou da parceria da MS com a Sega, pois segundo ele, os caras vieram aprenderam o que pode e depois saíram (não sem antes introduzir o péssimo windowsCE, inferior ao software proprietário da sega).
C) Stolar foi quem negou as exigências da EA
D) após lançamento japonês, lançamento tímido quase sem jogo, o Dreamcast sofreu dois golpes o primeiro o aguardado lançamento de FF9 no dia em que a sega iria fazer um evento do DC, ela sabiamente cancelou, o segundo golpe foi o anuncio por parte da sony da existência e das specs (vagas) do ps2, e uma data de lançamento para ''em breve'' (sugerindo final de 99 no japão) o DC tinha já havia sido lançado e não atingiu a meta de 1 milhão, ficando com 900k, ironicamente só esse anuncio, literalmente killou as vendas do DC no japão.
E) Lançamento americano em 9.9.99 semanas antes Stolar é demitido, e convenientemente quem assume é Peter Moore, agora como presidente interino da soa, ele se opõe aos japoneses na questão do preço (questão crucial) e determina o caríssima e inútil campanha de marketing, só a titulo de curiosidade a tercerizada era a mesma que cuidava do marketing da coca-cola, aí já viu né.
F) o Dreamcast quebra recorde de venda no primeiro dia, mas houve umas pré vendas marota para inflar isso aí, o marketing registra lucro de (me esqueci agora) porém era só marketing na verdade a sega não ganhou nada.
G) A Sony faz um evento denominado (esqueci o nome) onde dessa vez ela mostra o bixão, uma penca de demos exageradas e isso esfria o DC nos estados unidos, para piorara ele saí no japão no inicio de 2000 e os holofotes vão todos para ele, mas quem rouba as vendas do DC foi o PSOne, a versão redesenhada do playstation que custava 100zin.
H) após isso a sega inicia, lançamentos sistemáticos (e sem necessidade) de jogos importantes, queimando-os, tudo devidamente aprovado pelo colegão.
I) meados de 2000 as vendas do Dreamcast eram de 100k unidades mensais (segundo o proprio Moore) mas como elas eram feitas com perdas- e some a isso perdas extras devido ao corte de preço- conta não fecha.
J) setembro de 2000 Moore convoca reunião com os japoneses onde ele desconstrói a marca SEGA na cara dura, todos os lideres de criação de jogos se opõe e saem da sala, há até o incidente com o Yuji Naka.
L) ainda em 2000 Moore inicia o processo de converter a sega em softhouse, e inicia o contrato de exclusividade com a microsoft, saí o rumor do possível fim do Dreamcast na mídia
M) inicio do ano de 2001, nem 3 meses após os rumores Peter Moore confirma o fim do Dreamcast, a conversão da Sega em softhouse, uma penca de jogo promissor é cancelado e transferido para o PS2 (isso ajudou o ps2 a upar suas vendas)
N) Peter Moore é aceito em 2003 como executivo do Xbox e em 2007 como executivo da EA (empresa historicamente contrária a sega)
parece conspiração, mas enfim uma coisa é certa ninguém pode negar, alguém cresceu enquanto alguém caia.
Eu acho que varias atitudes da Sony na epoca do ps1 foram desleais provocadas pelo fato de ser uma empresa maior e abusar de sua pocisao.A Sega não ter dinheiro não torna a Sony desleal.
Eu acho que varias atitudes da Sony na epoca do ps1 foram desleais provocadas pelo fato de ser uma empresa maior e abusar de sua pocisao.