O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Relembrando as preferências da maior geração de portáteis: Top 10 dos mais vendidos no NDS / PSP (EUA e Japão)

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.415
Reações
104.056
Pontos
2.419
Depois do top 10 dos jogos mais vendidos nos consoles da geração passada, resolvi agora relembrar a maior geração de portáteis que tivemos, com o NDS e o PSP. Segue o top 10 de cada plataforma nos EUA e Japão. O que acham dos gostos dos americanos e japas? E qual plataforma tem o melhor top 10 em cada região?

Top 10 NDS EUA (Não incl. bundle)


01.New Super Mario Bros (Nintendo)
02.Mario Kart DS (Nintendo)
03.Nintendogs [Todas as versões] (Nintendo)
04.Pokemon Diamond / Pearl (Nintendo)
05.Super Mario 64 DS (Nintendo)
06.Pokemon Black / White (Nintendo)
07.Pokemon HeartGold / SoulSilver (Nintendo)
08.Mario Party DS (Nintendo)
09.Brain Age: Train Your Brain in Minutes a Day (Nintendo)

10.Brain Age 2: More Training in Minutes a Day (Nintendo)

Monopólio dos jogos first-party com as figurinhas carimbadas de sempre Mario e Pokemon, acompanhadas dos fenômenos Nintendogs e Brain Age, que aliás criaram polêmica na época sendo chamados de non-games pelos jogadores hardcore.

A título de curiosidade, se a lista tivesse mais um jogo seria third-party, Cooking Mama da Majesco.



Top 10 PSP EUA (Não incl. bundle)

01.Grand Theft Auto: Liberty City Stories (Take-Two)
02.Need for Speed: Most Wanted 5-1-0 (Electronic Arts)
03.Grand Theft Auto: Vice City Stories (Take-Two)
04.Midnight Club 3: Dub Edition (Take-Two)
05.Star Wars: Battlefront II (LucasArts)
06.God of War: Chains of Olympus (Sony)
07.Crisis Core: Final Fantasy VII (Square Enix)
08.SOCOM: US Navy SEALs: Fireteam Bravo (Sony)
09.Need for Speed Carbon: Own the City (Electronic Arts)

10.SOCOM: US Navy SEALs: Fireteam Bravo 2 (Sony)

No PSP o domínio foi third-party com 7 jogos. A Sony marcou presença com God of War e dois games da série SOCOM.

Dada a grande diferença em base instalada, o jogo mais vendido do PSP fica abaixo do décimo do NDS.



Top 10 NDS Japão (Incl. bundle)

01.New Super Mario Bros (Nintendo)
02.Pokemon Diamond / Pearl (Pokemon Co.)
03.Pokemon Black / White (Pokemon Co.)
04.Animal Crossing: Wild World (Nintendo)
05.Brain Age 2: More Training in Minutes a Day (Nintendo)
06.Dragon Quest IX: Sentinels of the Starry Skies (Square Enix)
07.Mario Kart DS (Nintendo)
08.Pokemon HeartGold / SoulSilver (Pokemon Co.)
09.Brain Age: Train Your Brain in Minutes a Day (Nintendo)

10.Tomodachi Collection (Nintendo)

Quase um monopólio da Nintendo novamente (incl. Pokemon), mas Dragon Quest IX que é uma das maiores franquias do país marcou presença.



Top 10 PSP Japão (Incl. bundle)

01.Monster Hunter Portable 3rd (Capcom)
02.Monster Hunter Portable 2nd G (Capcom)
03.Monster Hunter Portable 2nd (Capcom)
04.Monster Hunter Portable (Capcom)
05.Dissidia Final Fantasy (Square Enix)
06.Metal Gear Solid: Peace Walker (Konami)
07.Kingdom Hearts: Birth By Sleep (Square Enix)
08.Crisis Core: Final Fantasy VII (Square Enix)
09.Final Fantasy: Type-0 (Square Enix)

10.Phantasy Star Portable (Sega)

Monopólio third-party, sendo que a Capcom e a Square-Enix entram com 4 jogos cada. As quatro primeiras posições sendo da mesma franquia deve ser algo único (ou quase?) na história dos games. Incrivel como Monster Hunter marcou a plataforma.

O jogo first-party que mais se aproxima do top 10 é Hot Shots Golf: Open Tee
 
Ultima Edição:

Uzumaki.Luffy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.896
Reações
28.667
Pontos
803
Achei essas listas fracas, porem mais interessantes que as de console de mesa que foram postadas nos outros tópicos.
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.722
Reações
22.480
Pontos
1.129
Essa predominância de jogos Nintendo no DS só acontece porque o DS só tinha jogos Nintendo e aí as pessoas eram obrigadas a só comprarem os jogos dela.

Se New Mario e Pokémon e Mario Kart tivessem saído pra PSP, teriam vendido menos do que Midnight Club 3: Dub Edition...
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.098
Reações
33.248
Pontos
1.399
Impressionante como os EUA conseguem ter um gosto horrível até em portáteis...
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.415
Reações
104.056
Pontos
2.419
Essa predominância de jogos Nintendo no DS só acontece porque o DS só tinha jogos Nintendo e aí as pessoas eram obrigadas a só comprarem os jogos dela.

Se New Mario e Pokémon e Mario Kart tivessem saído pra PSP, teriam vendido menos do que Midnight Club 3: Dub Edition...

Não é bem assim, tinha jogo third e alguns venderam muito bem. É que a Nintendo em regra domina a lista de qualquer plataforma dela.
 


Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.760
Pontos
1.219
Em outro tópico, postaram o attach rate dos portáteis.

Alguém lembra quanto era a média de cada portátil desses?

Tenho para mim que, além de ter vendido mais DS, os donos de DS compraram bem mais jogos.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.415
Reações
104.056
Pontos
2.419
Em outro tópico, postaram o attach rate dos portáteis.

Alguém lembra quanto era a média de cada portátil desses?

Tenho para mim que, além de ter vendido mais DS, os donos de DS compraram bem mais jogos.

O attach rate final do NDS no mundo foi 6.16, o do PSP 4.33 até março de 2012.

Considerando que base instalada menor favorece o attach rate devido a fatia hardcore da plataforma ser percentualmente maior, realmente foi uma diferença significativa. Mas o NDS teve um volume de jogos bem maior que o PSP, isso influencia também.
 
Ultima Edição:

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Melhor lista foi a do PSP no Japão.


Amei ambos consoles, foram meus portateis favoritos tanto o PSP como o NDS e se eu fizesse um top10 não teria nenhum desses jogos das listas americanas e seriam só jogos foda e que valem ser conhecidos. Geração excelente mas realmente... na época pessoal comprava m**** demais e não dava valor ao que merecia, então muito estúdio bom fechou as portas por causa disso.
 

Hitmanbadass

You can't handle the truth!
VIP
Mensagens
23.765
Reações
51.827
Pontos
1.564
Tirando Battlefront 2, eu terminei todos esse jogos da lista americana no PSP.
Lista do DS no Japão é melhor, no USA é PSP.
Nintendogs e Brain Age são bem ruinzinhos.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.415
Reações
104.056
Pontos
2.419
Melhor lista foi a do PSP no Japão.


Amei ambos consoles, foram meus portateis favoritos tanto o PSP como o NDS e se eu fizesse um top10 não teria nenhum desses jogos das listas americanas e seriam só jogos foda e que valem ser conhecidos. Geração excelente mas realmente... na época pessoal comprava m**** demais e não dava valor ao que merecia, então muito estúdio bom fechou as portas por causa disso.

Os GTA do PSP são legais.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.036
Reações
172.302
Pontos
1.714
Não é bem assim, tinha jogo third e alguns venderam muito bem. É que a Nintendo em regra domina a lista de qualquer plataforma dela.

O décimo colocado dessas listas do DS deve ter vendido uns 3 milhões no mínimo.

Tu pega Brain Age 2, que é o décimo da lista dos EUA. Esse vendeu 14,88kk mundialmente.

Tomodachi Collection vendeu mais de 3kk no JP e é o décimo da lista de lá
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Os GTA do PSP são legais.
Do NDS tambem.

Não legais mas "bons".
Na média.
Da pra passar de ano.

God of War: Ghost of Sparta merece lugar de honra ao lado dos jogos canonicos de console, melhor que o Ascension inclusive.
A baixa potencia do aparelho não era desculpa pra jogo ruim, até pq diferente do PSV o PSP/NDS tinham TONELADAS de jogos muito bons.

Isso é pra lembrar que essa busca maluca por hardware potente não significa jogos realmente melhores.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.415
Reações
104.056
Pontos
2.419
O décimo colocado dessas listas do DS deve ter vendido uns 3 milhões no mínimo.

Tu pega Brain Age 2, que é o décimo da lista dos EUA. Esse vendeu 14,88kk mundialmente.

Tomodachi Collection vendeu mais de 3kk no JP e é o décimo da lista de lá

Sim, Brain Age 2 vendeu 3 milhões nos EUA. O Cooking Mama que foi o third-party mais vendido ficou com 2.9m Mais de 20 jogos third do NDS foram million seller nos EUA.
 

erinaldobte

Veterano
Mensagens
454
Reações
584
Pontos
128
Essa predominância de jogos Nintendo no DS só acontece porque o DS só tinha jogos Nintendo e aí as pessoas eram obrigadas a só comprarem os jogos dela.

Se New Mario e Pokémon e Mario Kart tivessem saído pra PSP, teriam vendido menos do que Midnight Club 3: Dub Edition...
Rapaz, apaga isso. Que vergonha alheia
 

IuriXtremeSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.124
Reações
19.625
Pontos
803
Não sei porque o pessoal pega no pé com o fato da Nintendo vender milhões de jogos nos seus consoles, se hipoteticamente ela fosse Third party, acha mesmo que não iria entrar na lista dos mais vendidos em outras plataformas não-nintendo?
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.415
Reações
104.056
Pontos
2.419
Não sei porque o pessoal pega no pé com o fato da Nintendo vender milhões de jogos nos seus consoles, se hipoteticamente ela fosse Third party, acha mesmo que não iria entrar na lista dos mais vendidos em outras plataformas não-nintendo?
É pelo fato de ela dominar tanto a venda de software nos seus sistemas que sobra pouco para as thirds.

Mas na realidade se a Nintendo lançasse menos jogos, não acho que isso iria se traduzir em grande crescimento para as thirds, iria sim é reduzir o interesse do público pelas suas plataformas.

Quem compra sistemas Nintendo quer os jogos first, o resto é só um plus. É diferente de quem compra Playstation e Xbox, nesses sistemas os jogos third são fundamentais.
 

Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
VIP
Mensagens
28.082
Reações
39.526
Pontos
1.564
Ambos, DS e PSP foram monstros demais, foram os melhores portáteis que já tive e ainda possuo ambos, grande lista de RPGs, games memoráveis de cada portátil, a Sony fez com o PSP o que não conseguiu com o Vita e tb o 3DS sendo um ótimo portátil não chega aos pés do DS na minha opinião.

Acho que nunca mais teremos uma dupla como DS e PSP, vai ser a mesma coisa que houve com Snes x Mega Drive.....nunca irá ter rivais com tanta qualidade e rivalidade entre ambos....

njzmtNh.jpg
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.415
Reações
104.056
Pontos
2.419
Ambos, DS e PSP foram monstros demais, foram os melhores portáteis que já tive e ainda possuo ambos, grande lista de RPGs, games memoráveis de cada portátil, a Sony fez com o PSP o que não conseguiu com o Vita e tb o 3DS sendo um ótimo portátil não chega aos pés do DS na minha opinião.

Acho que nunca mais teremos uma dupla como DS e PSP, vai ser a mesma coisa que houve com Snes x Mega Drive.....nunca irá ter rivais com tanta qualidade e rivalidade entre ambos....

njzmtNh.jpg
Vc importou do Japão?
 

Preguiça

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.875
Reações
12.318
Pontos
779
Monopólio dos jogos first-party com as figurinhas carimbadas de sempre Mario e Pokemon, acompanhadas dos fenômenos Nintendogs e Brain Age, que aliás criaram polêmica na época sendo chamados de non-games pelos jogadores hardcore.

Teve isso na epoca?? :kkk

Nao lembro disso, mas é impressionante como sempre inventam um malabarismo pra explicar as enrabadas da Nintendo. Na epoca do Wii inventaram que ele nao concorria com os demais, agora tem o papo de que Switch nao é console de mesa, e por aí vai... :klol
 
Ultima Edição:

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.415
Reações
104.056
Pontos
2.419
Teve isso na epoca?? :kkk

Nao lembro disso, mas é impressionante como sempre inventm um malabarismo pra explicarem as enrabadas da Nintendo. Na epoca do Wii inventaram que ele nao concorria com os demais, agora tem o papo de que Switch nao é console de mesa, e por aí vai... :klol
Sim, começaram a falar que o NDS estava vendendo para não jogadores com esse tipo de jogo e o PSP era o portátil para gamers.

O início dessa geração de portáteis foi uma guerra entre os fãs, os sonystas alimentaram uma expectativa real de que o PSP seria o vencedor.
 
Topo Fundo